quinta-feira, 22 de maio de 2014

Estudo Dirigido V - Envolvimento e Situação de Compra




Prezadas e Prezados,

Formem duplas (ou façam individualmente) e desenvolvam as seguintes atividades:

1) Leiam o item 3.2.3, “O Envolvimento”, do livro Comportamento do Consumidor, de Eliane Karsaklian, e construam um quadro com “perfis de envolvimento” (conforme modelo de Laurent e Kapferer, da pag. 203, da 2a edição, que dá como exemplo o automóvel). Utilize como exemplo um produto ou serviço (exceto automóveis). A partir deste quadro, elenque possíveis problemas de comunicação e possíveis soluções estratégicas.

2) Leiam o item 3.4, “A Situação de compra”, que vai se referir a um método que a autora denomina da “construção de “repertórios” de situações”. Estabeleçam um produto ou serviço (exceto bebidas), pesquisem e debatam sobre as diversas situações típicas para o seu consumo e construam um quadro com um inventário de situações de consumo como o quadro 3.4. A partir deste quadro, elenque possíveis problemas de comunicação e possíveis soluções estratégicas. 

3) Leiam o item 3.4.1, “Consequências comerciais”, visitem um ponto-de-venda (PDV) e descrevam o seu “clima” ou “atmosfera” suscetível “de afetar a percepção de um produto ou de um serviço”, como explica a autora. De preferência, utilize as regras descritas no texto como estimuladoras ao consumo para justificar suas respostas (tocar, espelhos etc.). Agreguem, se quiserem, fotos do PDV pesquisado para melhor ilustrar. Essa atividade, por ser externa, substituirá a última aula de sábado, que serve como reposição do período da Copa do Mundo.

Tal trabalho vale 4 pontos, podendo ter mais 4 conforme a qualidade do exercício (tem que ser muito bom!). Esses 4 pontos extras só serão computados à nota se forem necessários para completar os 70 pontos da disciplina e, assim, escapar da prova alternativa.

Entregar, IMPRESSO, até os dias 9/6 (turma noite) e 10/6 (turma manhã), impreterivelmente.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Estudo Dirigido IV - Influências dos Grupos


Prezadas e Prezados,

Esse foi o Estudo Dirigido agendado para o dia 3 de maio (turma noite) e 6 de maio (turma manhã) para ser feito em sala e em grupo. Para aqueles que não puderam comparecer, o exercício poderá ser feito INDIVIDUALMENTE e entregue no dia 9 de maio (turma noite) e 14 de maio (turma manhã).

1)   Posicione cinco produtos e/ou serviços em um gráfico (como o acima) sobre influência dos grupos no uso do produto/serviço e na escolha da marca (lembrem-se da nossa aula, que pode ser também conferida no livro), conforme seu ponto de vista, justificando, como nos exemplos da figura.

Cigarro: o uso do cigarro e a marca a ser consumida são fortemente influenciados pelos grupos porque se trata de um hábito social.
Cuecas: o seu uso não necessita da pressão do grupo, mas o uso tem uma certa influência na escolha da marca, embora não muito forte para a maioria dos consumidores, pela inexistência de visibilidade. O que tem, inclusive, incentivado a 'moda' entre uma parcela pequena de jovens das calças baixas que mostram a marca no elástico. É uma tentativa de 'puxar' o produto para um ponto mais acima da tabela.
Perfume: há uma relativa pressão do grupo para o uso do perfume, embora em grande parte seja uma opção pessoal ligada à personalidade. Mas a escolha da marca é fortemente influenciada pelos grupos de referência.
'Chapinha': os grupos sociais femininos fortemente influenciam seus membros para o uso do produto/serviço, mas ainda não há a pressão forte para a escolha da marca (ou do salão), embora tenha crescido com o tempo.

Lembro que, neste tipo de exercício, o que conta é o raciocínio e a lógica no pensamento estratégico, não exatamente uma resposta certa ou errada para aquele determinado tipo de produto/serviço. Por exemplo, há o argumento plausível de que o cigarro está cada vez sob menos influência do seu consumo pelos grupos, e se tornando uma convicção pessoal (já que os grupos, ao contrário, estão recriminando aqueles que fumam) e que também perdem espaço para a influência do grupo na escolha da marca, pelo mesmo motivo anterior, mas também pela legislação cada vez mais restritiva à publicidade.

2)     Descreva um Grupo Social, os seus critérios e suas características (de acordo como foi dado em sala e no livro).

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Por que o Facebook é azul?

Por Leo Widrich, Do Buffer Blog especial para o Administradores.com, Essa notícia foi sugerida pela estudante Natália Archanjo

Por que o Facebook é azul? De acordo com a revista The New Yorker, o motivo é simples. É porque Mark Zuckerberg é daltônico e não percebe a distinção entre vermelho e verde. Isso significa que o azul é a cor que ele enxerga melhor. Em suas palavras, Zuck diz: “azul é a cor mais rica para mim. Eu posso ver tudo em azul”.
Não é tão científico, certo?  Bem, embora o caso do Facebook não seja “o caso”, existem vários bons exemplos de como as cores de fato influenciam nossas decisões em uma compra. Afinal, a visão é o sentido que se desenvolveu com mais força nos seres humanos. É natural que 90% da avaliação de um produto correspondam ao quesito cor.
Então como as cores nos afetam e o que é a ciência das cores no marketing de verdade? Como nós também estamos querendo melhorar o Buffer*, essa foi uma parte essencial para aprendermos mais. Vamos mergulhar em alguns dos estudos mais recentes sobre o assunto.

Primeiro: você consegue reconhecer as marcas online levando em conta apenas as cores?

Antes de mergulharmos na pesquisa, aqui alguns ótimos experimentos que mostram como a cor sozinha é poderosa. Baseado apenas nas cores dos botões, você consegue identificar a qual companhia pertence cada um?
Exemplo 1 (fácil):


Exemplo 2 (fácil):


Exemplo 3 (médio):


Exemplo 4 (difícil):


Esses são exemplos do designer do Youtube, Marc Hemeon. Eu acho que mostra o verdadeiro poder das cores, mais que qualquer estudo consegue. Quantos você consegue acertar? Todas as respostas estão no final do texto**.

Quais cores despertam quais sentimentos em nós?

O que as cores despertam em nós nem sempre é óbvio. A Logo Company desenvolveu um ótimo quadro explicativo sobre quais cores são melhores para determinadas empresas e o motivo. Aqui alguns bons exemplos:
PRETO

Qualidades
definido, confiável, forte, poderoso, preciso, profissional, direto
Melhor para
construção, corporações, petróleo, financeiras, moda, manufatura, cosméticos, mineração, marketing, comércio
VERDE

Qualidades
natural, orgânico, jovem, nutritivo, instrutivo, educacional, aventuroso, ecológico, calmo
Melhor para
medicina, ciência, governo, recrutamento, negócios ecológicos, turismo, recursos humanos
AZUL
Qualidade
credibilidade, calma, limpeza, foco, profissional
Melhor para
medicina, ciência, utilidades, governo, planos de saúde, tecnologia, recrutamento, negócios, justiça, tecnologia da informação, dentistas, corporações

Especialmente se nós dermos uma olhada no que as maiores marcas estão usando, muitas escolhas se tornam óbvias. É claro que todas essas empresas têm o objetivo de despertar uma emoção específica:
1

Especialmente quando queremos comprar algum produto, as cores podem representar um papel essencial. A empresa de análises KISSmetrics criou um infográfico sobre a ciência das cores e como elas influenciam nossas compras.
Especialmente o papel do verde se destaca como a cor mais relaxante e pode ser utilizada para tornar o processo mais fácil. Na verdade nós não escolhemos essa cor intencionalmente para a Buffer, mas ela tem se saído muito bem até agora.
Em uma segunda olhada, também percebi que o preto é bastante utilizado em produtos de luxo. Claro, é sempre óbvio se pensarmos bem. Aqui o infográfico completo:
Como melhorar o seu marketing com o uso das cores
2

Isso parece mero entretenimento, mas o que de fato pode ser aplicado nos sites ou apps? A resposta ainda está por vir a partir de alguns bons camaradas da KISSmetrics. Se você está construindo um negócio cujo objetivo é atrair mulheres, aqui um conselho da KISSmetrics para você:
- Mulheres amam: azul, roxo e verde
- Mulheres odeiam: laranja, marrom e cinza
mulher


Caso o aplicativo seja voltado apenas para homens, as regras do jogo são um pouco diferentes:
- Homens amam: azul, verde e preto
- Homens odeiam: marrom, laranja e roxo
homem


Outro bom experimento da Performable (agora HubSpot), quis saber se apenas mudar a cor de um botão faria diferença. Eles começaram com a simples hipótese de escolher entre duas cores (verde e vermelho) e tentaram adivinhar o que aconteceria.

Para verde, a intuição deles foi: verde passa ideia de natural e meio ambiente, é amplamente utilizado nos sinais de trânsito para sugerir “siga” ou o movimento em frente.
Para vermelho, as conclusões foram: a cor vermelha, por outro lado, comunica excitação, paixão, sangue e atenção. Também é utilizada como sinal de pare. Vermelho também é conhecido por chamar atenção.
Então, no teste A/B entre verde e vermelho, a cor campeã certamente foi a verde, por ser mais amigável. Isso foi o que eles acharam. O botão vermelho superou o verde por 21%.


É importante ressaltar que nada foi mudado, além da cor do botão: mais pessoas (21%) clicaram no botão vermelho, que no verde. Todo o resto continuou igual na página. Então foi a cor que fez a diferença.
Isso me fez pensar. Se nós fossemos ler todas as pesquisas antes desse experimento e perguntássemos a cada pesquisador qual versão se sairia melhor, tenho certeza de que a maioria responderia verde. Não tanto.
Na minha empresa, a Buffer, nós conduzimos vários experimentos para melhorar nossas taxas de conversão por meio da mudança das cores. Embora os resultados não fossem tão claros, nós vimos uma grande mudança. Uma hipótese é que para uma ferramenta de compartilhamento em redes sociais, o uso das cores seria menos uma barreira para conseguirmos cadastros.
Apesar de todos os estudos, generalizações são extremamente difíceis de fazer. Qualquer mudança que você fizer, trate primeiro como uma hipótese e veja qual o experimento funciona de fato para você.
Último fato rápido: por que hyperlinks são azuis? Isso é algo que sempre me interessou e é de fato uma boa história. É para dar o melhor contrate entre o azul e o cinza dos websites.
Aqui está uma explicação completa:
“Tim Berners-Lee, o grande inventor da web, é conhecido também por ter feito os hyperlinks azuis. O Mosaic, um antigo browser de internet, dispunha as páginas em um fundo cinza (horrível) e o texto preto. A cor mais escura disponível na época, que não era o mesmo preto do texto, era a cor azul. Então, para destacar os links no texto, e ainda assim mantê-los fáceis de ler, a cor azul foi selecionada.”
(Bennet Feely, Quora.com Discussion)
Eu acho extremamente fascinante a maneira como manipulando um fator tão simples como uma cor podemos interferir tanto na experiência das pessoas. O que você descobriu em termos de cores e marketing? Eu adoraria ler suas ideias sobre isso. Deixe seu comentário.
*Aplicativo social que agrega diferentes redes sociais e foi desenvolvido pelo autor do artigo.
**Respostas do desafio: Exemplo 1: Facebook, Exemplo 2: Google, Exemplo 3: Flickr, Exemplo 4: LinkedIn
Leo Widrich é o co-fundador do Buffer, um mecanismo inteligente para o compartilhamento de conteúdos no Twitter e no Facebook. Outros textos do autor sobre eficiência e satisfação dos clientes no blog do Buffer. Siga-o no Twitter. Ele é um cara legal!

Prezadas e Prezados, dêem sua opinião o quanto detalhes como cor (e outros) interferem na Situação de Compra.