quinta-feira, 21 de abril de 2016

Estudo Dirigido 2 - Preparatório para Prova



O Estudo pode ser feito individualmente ou em até cinco membros em um grupo. Recomendo, fortemente, que não se utilize a prática de separar as atividades pelos colegas. Todas as temáticas do estudo estão contempladas na prova. Assim, se você deixar de pensar uma das questões, certamente estará menos preparado. O Estudo serve exatamente para que você possa recordar o conteúdo e fazê-lo conjuntamente com os colegas, tirando dúvidas e reforçando o conhecimento.

Relembro que, se todas as questões do Estudo cairão na prova, nem todas as questões da prova estão no Estudo. Para estudar melhor, visite o Plano de Aula, que também está aqui no SOL/Moodle ou no impresso entregue em sala, e relembre o conteúdo. Na coluna à direita do plano verá as páginas e os textos referenciais e verá que não é muita coisa. Para reforçar, releia as suas anotações do caderno. E converse com os seus colegas durante a realização do Estudo Dirigido.

Aproveito para dar dois recados sobre os comentários avaliativos: 1) na próxima segunda-feira, dia 25, não haverá novo post, para que você se dedique ao Estudo Dirigido e 2) na próxima quarta-feira, dia 27, é o último prazo para comentar os cinco primeiros posts e ainda tentar algum pontinho (veja as regras no cabeçalho do blog).

Bons Estudos



1)    Quais as diferenças entre motivo, incentivo e impulso? Dê exemplos.


2)    A partir do anúncio da Dove, abaixo, expliquem a utilidade da Tipologia

3) Preencham quadros com as palavras-chaves de cada teoria motivacional (Behaviorismo, Psicanalítico, Humanismo, Cognitivismo). As palavras podem se repetir:
          Afeto
          Aprendizagem
          Arquétipo
          Auto-realização
          Condicionamento
          Conflito
          Conflito
          Conhecimento
          Crenças
          Ego
          Erro
          Estima
          Expectativas
          Experiência
          Fisiologia
          Frustação
          Gratificação
          Gratificação
          Hábito
          Id
          Identificação
          Impulso
          Inconsciente
          Meio-ambiente
          Necessidades
          Observação
          Opinião
          Pensamento
          Percepção
          Processos mentais
          Projeção
          Pulsão
          Punição
          Raciocínio
          Recompensa
          Relacionamento
          Repetição
          Segurança
          Sexo
          Sublimação
          Superego
          Valores

  4) Vocês vão apresentar ao cliente (o ministério das cidades) a peça abaixo:




O cliente, no entanto, não poderá recebê-los e vocês terão que enviar a defesa via e-mail.

Como sabem, os bons publicitários buscam as motivações do seu público-alvo (no caso da peça, os motoristas) para entendê-los e acionarem suas motivações. No entanto, o que são as motivações é tema de visões diferentes, dependente de cada teoria.

O estudo solicita, portanto, que façam a defesa da peça publicitária utilizando-se dos argumentos das teorias sobre motivação até agora estudadas: behaviorista, psicanalítica, humanista e cognitivista.

Não precisam ser defesas muito elaboradas, apenas para que possam resgatar suas anotações e o entendimento sobre a visão de cada uma das maneiras de se ver as motivações. Podem fazer um quadro como o de baixo. E usar as palavras do exercício anterior.

Teoria
Argumento
Behaviorista



Psicanalítica



Humanista



Cognitivista


 
 


5) Indique quais as influências exercidas em nós que determinam nosso consumo:



Utilize peças publicitárias de revistas ou jornais:
6)   Selecionem um anúncio de revista com ênfase aparente em cada uma das características psíquicas do adulto (Id, Ego e Superego) (total de três anúncios). Justifique a escolha em poucas palavras. 
7)   Selecionem um anúncio com ênfase aparente em cada um dos processos de negação ou expressão de nossos desejos (projeção, identificação e sublimação) (total de três anúncios). Justifique a escolha em poucas palavras. 
8)   Selecione um anúncio que exemplifique os arquétipos de Carl Jung. Justifique a escolha em poucas palavras
9)   Selecione dois anúncios e exemplifique os dois tipos de freios. Justifique em poucas palavras.
Atenção: Os anúncios podem ser coincidentes
(ou seja, um anúncio pode servir para ilustrar dois ou mais itens acima). Só não se esqueçam de numerar para que se possa avaliar sobre cada item.