segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O conteúdo importa

Resultado de imagem para hipnosis tv
Por Hélio Schwartsman - Folha de S. Paulo - 28/08/2016


Para o PT e parte da esquerda, a mídia é um dos responsáveis pela queda de Dilma Rousseff. No discurso petista, os principais meios de comunicação se uniram às elites conservadoras para derrubar um governo que vinha fazendo reformas de caráter popular.

Tais proposições me parecem frágeis, mas o que pretendo hoje é discutir outra coisa: o poder da imprensa de modificar a realidade. O que subjaz à narrativa petista, afinal, é a ideia de que o governo ia razoavelmente bem, mas que essa percepção foi bloqueada por vontade da mídia.

Não há dúvida de que os meios de comunicação exercem algum tipo de influência. Caso contrário, não valeriam de nada, não seriam procurados por quem tem algo a dizer nem por anunciantes. A questão relevante aqui é se conseguem ir além de refletir o mundo real, moldando até certo ponto as percepções do público, e se tornam capazes de criar realidades ao bel-prazer de seus controladores.

Um autor caro à esquerda, Karl Marx, pensava que não. Num texto de 1842 para o "Rheinische Zeitung", afirmou que a imprensa livre é tão responsável por alterar as condições do mundo "quanto o telescópio do astrônomo é responsável pela incessante moção do Universo".

Para sustentar o contrário é preciso supor que as pessoas não passam de fantoches que fazem tudo o que a mídia lhe ordena. Ora, o que os estudos mais modernos sugerem é que somos seres bastante influenciáveis, por fatores às vezes tão improváveis quanto a música que toca ao fundo. O poder dessas interferências, porém, está longe de absoluto. Elas alteram a proporção de pessoas que responde de um jeito ou de outro aos exercícios propostos pelos pesquisadores, mas só raramente levam alguém a fazer aquilo que não quer.

Um bom marqueteiro até pode convencer alguns incautos de que titica de cachorro é uma iguaria culinária. Mas dificilmente vai ficar rico vendendo isso. O conteúdo importa.

Pessoal, neste momento em que discutimos em sala de aula as várias visões sobre nossos comportamentos, em especial a psicologia behaviorista, podemos ampliar sobre o que o articulista disse, especificamente em relação ao consumo? Qual a opinião de vocês sobre os argumentos do autor?

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Estudo Dirigido 1 - Teorias Comportamentais e a Motivação

Resultado de imagem para teoria comportamental


Instruções:

1)      Façam GRUPOS, num total de SEIS grupos. Cada grupo irá apresentar sobre cada uma das teorias comportamentais/psicologia do comportamento abaixo: 


Temática
Data Apres. LBA
Data Apres. LBB
Referências
Psicologia Behaviorista
29/08
25/08
Karsaklian, p. 26-27
Psicanálise I – Freud e Anna Freud
31/08
30/08
Karsaklian, p. 28-33, 
40-41; O Livro da
 Psicologia, p. 92-99, 
111 (SOL), Ferreira 1 
(SOL e  
Psicanálise II – Jung
31/08
30/08
Karsaklian, p. 28-33; 
O Livro da Psicologia, 
102-107 (SOL), 
Psicologia Humanista
5/09
6/09
Karsaklian, p. 33-38
Psicologia Cognitivista
12/09
8/09
Karsaklian, p. 27-28, 
47-72, Castro (SOL)
Psicologia Evolucionista
14/09
13/09
Ferreira 2 (SOL e http://tab.uol.com.br/dna)
 

2)      Façam uma pesquisa usando as referências do plano de ensino e outras que encontrarem na internet, respondendo a seguinte pergunta:
Como a (uma das temáticas acima) entende o que nos motiva?”

3)      Façam uma apresentação em power point, de até 30 minutos, contendo, no mínimo:
a.      A resposta a questão;
b.      Principais teóricos encontrados;
c.       As qualidades da teoria e a aplicabilidade hoje;
d.      Limitações da teoria;
e.      Explicar os objetivos de uma peça publicitária pelos argumentos da teoria;
f.        Referências bibliográficas (exceto Wikipédia).

Tal esquema acima, inclusive, poderá ser utilizado para fazer o roteiro dos slides. Ou seja, com seis slides, se resolve!

4)      Critérios de avaliação:
a.      7 pontos pela pesquisa e apresentação
b.      3 pontos uma autoavaliação do grupo sobre a participação dos componentes.

5)      Entregar uma versão impressa dos slides (versão econômica) com o nome dos componentes do grupo.

6)      Alerta: os conteúdos apresentados pelos grupos e acrescentados pelo professor SERÃO OBJETOS DE ESTUDO da primeira prova da disciplina.