segunda-feira, 27 de março de 2017

Em caso de emergência


 
A pílula do dia seguinte é distribuída pelo SUS. Crédito: site Nursing.

Editorial Folha de S. Paulo - 19 abr. 2017

O Sistema Único de Saúde põe à disposição das brasileiras um meio simples, gratuito e eficaz de evitar uma gestação acidental, a pílula do dia seguinte. Contudo, a situação ainda ocorre com frequência alarmante: 55% das mulheres engravidam sem planejar.

O problema é mais sério entre jovens. No ano passado, 431 mil bebês (21% do total) nascidos no Brasil tinham mães de até 19 anos —e pode-se presumir que a maioria dos casos é de gravidez indesejada.
Mais da metade delas também está fora da escola e sem emprego.

A contracepção de emergência, ao que tudo indica, não tem emprego tão difundido quanto seria recomendável. As razões para tal falha são várias, nenhuma impossível de enfrentar, desde que o poder público lhes dê a devida atenção.

Em especial no caso das muito moças, pode ser constrangedor ter de justificar-se no posto de saúde para obter a pílula do dia seguinte. Muitas acabam recorrendo à compra discreta em farmácias, recurso indisponível para as mais pobres.

Neste caso, cabe às autoridades de saúde orientar seus funcionários para erradicar exigências descabidas. Aqui e ali ainda se tem notícia de que servidores requerem a apresentação de prescrição médica, um procedimento incorreto.

Restrições morais também podem estar por trás da dificuldade para a mulher pedir (ou o profissional de saúde fornecer) o comprimido, que tem fama de ser abortivo.

Trata-se, para boa parte dos especialistas, de um equívoco: o hormônio contido na pílula dificulta tanto a ovulação quanto a eventual fixação de um óvulo já fecundado na parede do útero. Só depois dessa implantação é que se deveria falar em gravidez.

Por fim, há que prevenir um engano comum induzido pelo nome popular do método: a contracepção de emergência não funciona apenas no dia seguinte, mas pelo menos três dias após a relação sexual, ou mesmo cinco.

Tudo isso se resolve com mais esclarecimentos dirigidos às mulheres e aos servidores do SUS. É crucial fazer campanhas para divulgar o método, inclusive entre homens, ainda que não para incentivar o uso indiscriminado da pílula emergencial, que deve permanecer como último recurso, não como contraceptivo preferencial.

Ela, afinal, utiliza dose alta de hormônios, e seu uso repetido pode perturbar o ciclo fértil da mulher.
Faz mais sentido disseminar anticoncepcionais de longa duração, como implantes e DIU, que impedem a própria emergência, e preservativos, para evitar as doenças sexualmente transmitidas.

Pessoal, imagine que está sendo contratado pelo SUS para ajudar esse que é um verdadeiro problema de comunicação. Dê uma ou mais ideias para diminuir o número de gravidezes indesejáveis, a partir  a) do que estamos falando sobre Motivação em sala; b) do conhecimento que essa é uma questão que envolve inúmeros aspectos sociais, culturais, morais, religiosos.... e c) dos recursos do SUS descritos no texto.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Papelão e substância cancerígena ou exagero? O que se sabe - e o que é dúvida - na Operação Carne Fraca

quarta-feira, 15 de março de 2017

Estudo Dirigido I - Teorias Comportamentais e Motivação



Resultado de imagem para liga da psicologia da publicidade
A Liga da Psicologia da Publicidade


1)      Façam GRUPOS (tentem manter o grupo da agência/PI/Tidir do semestre anterior, se for caso – se assim for, coloquem a logo nos slides).

2)      Cada grupo irá apresentar sobre cada uma das teorias comportamentais/psicologia do comportamento abaixo:

Temática
Data Apres. Manhã
Data Apres. Noite
Sugestões de Referências
Psicologia Behaviorista
21/03
20/03
Karsaklian, p. 26-27
Psicanálise I – Freud e Anna Freud
23/03
27/03
Karsaklian, p. 28-33, 40-41; O Livro da Psicologia, p. 92-99, 111 (Ilang), Ferreira 1 (Ilang)
Psicanálise II – Jung
23/03
27/03
Karsaklian, p. 28-33; O Livro da Psicologia, 102-107 (Ilang), Ferreira 1 (Ilang)
Psicologia Humanista
28/03
30/03
Karsaklian, p. 33-38
Psicologia Cognitivista
28/03
30/03
Karsaklian, p. 27-28, 47-72, Castro (Ilang)
Psicologia Evolucionista
30/03
03/04
Ferreira 2 (Ilang)

3)      Façam uma pesquisa usando as referências do plano de ensino e outras que encontrarem na internet, respondendo a seguinte pergunta:

Como a (uma das temáticas acima) entende o que nos motiva?”

4)      Façam uma apresentação em power point, de até 20 minutos, contendo, no mínimo:
a.      A resposta a questão;
b.      Principais teóricos encontrados;
c.       As qualidades da teoria e a aplicabilidade hoje;
d.      Limitações da teoria;
e.      Explicar os objetivos de uma peça publicitária pelos argumentos da teoria;
f.        Referências bibliográficas (exceto Wikipédia).

Tal esquema acima, inclusive, poderá ser utilizado para fazer o roteiro dos slides. Ou seja, com seis slides, se resolve!

5)      Critérios de avaliação:
a.      7 pontos pela pesquisa e apresentação
b.      3 pontos uma autoavaliação do grupo sobre a participação dos componentes.

6)      Enviar os slides com o nome dos componentes do grupo para unacomportamento@gmail.com.

7) Alerta: os conteúdos apresentados pelos grupos e acrescentados pelo professor vão fazer parte do Estudo Dirigido II (+ 10 pontos), que será realizado em seguida, e também SERÃO OBJETOS DE ESTUDO da primeira prova da disciplina.


8)      À princípio, os grupos já estão se dividindo.

Mas podem mudar até o dia da apresentação, desde que não ultrapasse 7 alunos (exceto quando comprovado que faziam parte da mesma agência/PI/Tidir do semestre passado).
 


Aqueles alunos que, porventura, não participem desta atividade, farão parte de outra adiante, quando faremos um seminário sobre grupos e classes sociais. Ninguem vai ficar para trás.