tag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post7204422506668724609..comments2023-03-27T02:14:57.957-07:00Comments on UNA Comportamento do Consumidor: A querela psicanalítica do consumoCláudio Magalhãeshttp://www.blogger.com/profile/12232419032536005987noreply@blogger.comBlogger87125tag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-22105418721384824882017-12-05T16:42:50.442-08:002017-12-05T16:42:50.442-08:00O texto aborda o consumo como elemento que ajuda a...O texto aborda o consumo como elemento que ajuda a definir a identidade individual e os diferentes níveis em que isso pode ocorrer. Nesse caso até a rebeldia é uma forma de consumo(narcisística, diga-se) como sintetizado no seguinte trecho:<br /><br /> Sem passado nem futuro, desdenham tanto dos ideais de progressivo ajustamento quanto das aspirações de inovação regressiva.Fernanda Pequenonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-4106124401378569602017-12-05T12:22:51.355-08:002017-12-05T12:22:51.355-08:00A sociedade sempre teve, não necessidade, mas um d...A sociedade sempre teve, não necessidade, mas um desejo de consumir mais do que deveria. Isso ocorreu principalmente quando a classe C ganhou um poder de compra significativo.Procuramos copiar a todo tempo tudo aquilo que demonstre superioridade, isso porque nos sentimos bem ao elevar um status social mesmo que por aparência, o problema nisso são as frustrações. As pessoas criam um sentimento de "satisfação pessoal" em volta do consumo. As pessoas criaram um vicio através da compra que sempre é renovado.<br /><br />Camila LBBcaah._alves@hotmail.comhttps://www.blogger.com/profile/04605359680171334793noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-23631456994405785702017-10-03T14:39:15.755-07:002017-10-03T14:39:15.755-07:00Mesmo estando em 2017, ainda é de se admirar que b...Mesmo estando em 2017, ainda é de se admirar que boa parte dos consumidores ainda se comporta como no seculo passado. Com tanto acesso fácil a informações, ainda é possível encontrar pessoas agindo como massa de manobra controlada por ídolos, ícones, artistas e propaganda. Pode se considerar o lado emocional como o causador do impulso de compra, porém quem toma essas atitudes, provavelmente vai utilizar este mesmo critério em outras tomadas de decisões, até mais importantes, durante a sua vida. Quem sabe, talvez as gerações futuras nasceram com alguma evolução cerebral que não se deixaram agir por sentimentos ou impulsos atrasados. Por que tentar mudar o comportamento, com certeza é algo muito mais difícil do que a evolução natural.Thiago Neves de Abreuhttp://aplicativo.pro/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-56534256237069900022017-10-02T19:53:56.166-07:002017-10-02T19:53:56.166-07:00O consumo conspícuo tem se mostrado cada vez mais ...O consumo conspícuo tem se mostrado cada vez mais nos dias de hoje, onde a busca por aceitação e status tem sido algo crescente e muitas vezes até impositiva. As pessoas tem se preocupado mais em mostrar que podem ter determinado produto, do que em ter exatamente aquilo que precisam e que é suficiente para suprir suas necessidades básicas. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14597213121638883149noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-9707782563969915702017-10-02T14:47:38.418-07:002017-10-02T14:47:38.418-07:00O texto mostra que o consumo ajuda na construção s...O texto mostra que o consumo ajuda na construção social de um ser humano, onde muitos o utilizam para se reafirmar através de uma essência, seja para fugir de uma realidade pré-estabelecida que no momento em questão, não diz respeito à autoafirmação do sujeito. é, no fim das contas, a grande necessidade de autoafirmação, de ser visto como alguém relevante para a sociedade. Adequando à nossa realidade atual e a nossas discussões em sala, podemos usar o exemplo do iPhone para tal, que é um produto de alto consumo, trazendo um discurso de afirmação para a sociedade. <br />Kurt Cobain, Michael Jackson e Lady Gaga, exemplos usados no texto retratam bem esta necessidade. Três artistas que revolucionaram a cultura e o consumo com o entretenimento, e no fim, ambos estavam ligados ao desejo íntimo de serem relevantes e se utilizaram de artifícios do próprio consumo para se afirmarem na história. Cintia Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/00240737429824578029noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-56177648699270139352017-10-02T13:53:26.254-07:002017-10-02T13:53:26.254-07:00O conceito de consumo conspícuo , mostra o que rea...O conceito de consumo conspícuo , mostra o que realmente somos, sempre queremos consumir algo até alem do que precisamos,consumimos um eterno enlatado de multicores e tamanhos que causam uma exacerbação do desejo eternamente insatisfeito . o consumo é a confusão de que o consumo não basta queremos sempre algo mais.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07929897953753585433noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-53166840480200194752017-10-02T13:53:16.910-07:002017-10-02T13:53:16.910-07:00O conceito de consumo conspícuo , mostra o que rea...O conceito de consumo conspícuo , mostra o que realmente somos, sempre queremos consumir algo até alem do que precisamos,consumimos um eterno enlatado de multicores e tamanhos que causam uma exacerbação do desejo eternamente insatisfeito . o consumo é a confusão de que o consumo não basta queremos sempre algo mais.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07929897953753585433noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-31406484655638778552017-10-02T13:45:25.724-07:002017-10-02T13:45:25.724-07:00O texto explica que o termo consumo conspícuo (Veb...O texto explica que o termo consumo conspícuo (Veblen em 1899), se baseia no comportamento daquele consumidor que consome não pela necessidade mas sim pelo desejo pessoal de obter status com determinado produto/marca, um consumo voltado para externo para obter realizações internas do ego. O interessante que é um conceito já centenário, porém, é um comportamento muito atual.<br /><br />gabriela maia<br />lbaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-54267802824190524002017-10-02T11:28:50.484-07:002017-10-02T11:28:50.484-07:00O que consumir a decisão do que consumir e o consu...O que consumir a decisão do que consumir e o consume partem dos nossas vontades , nossas preferências , e ate mesmo a necessidade de se encaixar em um publico que e fiel a determinado produto. Esses padrões de consumo, não servem somente para demonstrar poder aquisitivo, mas também evidenciar uma identidade através do produto.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04616273843684295338noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-2436606395893663452017-10-02T09:34:38.196-07:002017-10-02T09:34:38.196-07:00O conceito de consumo conspícuo diz que o consumid...O conceito de consumo conspícuo diz que o consumidor adquire novos comportamentos de consumos além dos critérios básicos de necessidade. O consumo por determinada marca que atribui status a quem compra ultrapassa os limites da necessidade,ou seja, a necessidade fisiológica de se verstir, por exemplo, às vezes não é suprida, o consumidor não está satisfeito apenas em comprar uma simples roupa, ele quer comprar aquela marca que está em alta no mercado da moda, aquela que as celebridades usam, aquelas que os influnciadores digitais recebem para divulgar para o seu público. E assim cria-se um conceito de que é necessário consumir produtos que te agregam status para que o indivíduo se sinta pertencente ao meio que vive.Henrique Louishttps://www.blogger.com/profile/12973267267930515855noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-71753191185607536242017-10-02T07:27:10.412-07:002017-10-02T07:27:10.412-07:00Ingrid Maria Rodrigues Duarte
RA 31511753
Quem n...Ingrid Maria Rodrigues Duarte<br /><br />RA 31511753<br /><br />Quem nunca comprou um produto porque um influenciador disse que é bom que atire a primeira pedra.<br /><br />Hoje em dia é normal a gente ver produtos ou serviços que são utilizados não pela sua utilidade mas sim pela sua divulgação isso é resultado do que podemos chamar de consumo ostentatório porque as pessoas usam para mostrar que tem não por necessidade. Eu mesma já fiz isso! Uso um batom da Sabrina Sato porque acho chique ter um batom dela.O comportamento do consumidor muda com o tempoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-65074215997739343492017-10-01T19:32:52.599-07:002017-10-01T19:32:52.599-07:00Pare e pense: o que ao seu redor foi comprado por ...Pare e pense: o que ao seu redor foi comprado por um impulso social imposto ou que foi comprado por que realmente te representa. Somos cercados de pressões sociais, seja para manter um posicionamento, um status, para despertar a luxuria ou a inveja. Nossos hábitos de compra cercam o desejo. Nossos bens de consumo dita quem somos na sociedade, e daí entra a autenticidade, sendo o ponto que você vai contra a maré e realmente se expressa através do que adquiri (mesmo que tenha alguma referência quanto a isso, é genuíno). De resto, estamos acorrentados no fluxo. Matheus Marmohttps://www.blogger.com/profile/17397400280282092900noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-52322708833463928792017-10-01T18:57:21.558-07:002017-10-01T18:57:21.558-07:00A sociedade tem se tornado consumista dia a pós di...A sociedade tem se tornado consumista dia a pós dia, nao temos interesse mais em custo benefício, e sim e estatus, compramos para nos destacar das outras pessoas, pagamos mais caros por certos produtos/serviços apenas pela exclusividade, e não pelo benefício, e isso tem sido um grande mal para a nossa sociedade, precisamos repensar se isso vale mesmo a pena ou não.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09719802614515323990noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-41975640556010388082017-10-01T18:28:40.536-07:002017-10-01T18:28:40.536-07:00O consumo, a decisão do que comprar e o que consum...O consumo, a decisão do que comprar e o que consumir, vem dos nossos desejos, da nossa definição de prioridades e também do desejo de mostrar que eu componho determinado público que consome determinado produto. Não somente para ostentar poder financeiro, mas, muitas vezes para se mostrar pertencente de determinado perfil que o produto transparece em sua essência.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-59263462615407626982017-10-01T18:00:37.027-07:002017-10-01T18:00:37.027-07:00O consumo define quem somos. O bíblico "diga ...O consumo define quem somos. O bíblico "diga me com quem tu andas e te direi quem és" nos tempos pós modernos seria melhor adaptado por "diga-me o que consomes e te direi quem és". Não é exatamente novo. Os hippies se identificavam pelo consumo. Michel Mafesoli, na decada de 80, usou o conceito de tribos urbanas para definir os Punks em um fenomeno que precedeu o advento da Internet(que veio a reforçar os laços identitários via consumo).Thiago Souza Pennanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-67551470123028605802017-10-01T17:17:06.013-07:002017-10-01T17:17:06.013-07:00Mesmo sendo uma ideia introduzida em 1899, notamos...Mesmo sendo uma ideia introduzida em 1899, notamos o consumo conspícuo em nosso cotidiano ainda. Podemos ver pessoas que através do consumo, tentam se afirmar socialmente. E com isso me lembrou da teoria humanista, o ser humano não se veste apenas por necessidades básicas como segurança, mas também por necessidades psicológicas, como uma afirmação social. Ou seja, através do consumo ele quer se identificar com outros, fazer parte de um quadro social, se sentir realizado.Gabriel Espíndolanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-73794216635067299132017-10-01T15:26:29.756-07:002017-10-01T15:26:29.756-07:00Diz muito sobre o desejo e a necessidade, é algo q...Diz muito sobre o desejo e a necessidade, é algo que vivemos todos os dias, é um tal de a gente sair gastando atoa por aí e a maioria das vezes porque somos motivados por toda essa publicidade, que impulsiona o desejo e a vontade de ter algo, que, nem seja de uma necessidade fisiológica mesmo.<br /><br />Estamos destinados e viciados com esse comportamento consumista, que é facilmente vencidos por nossas emoções, por nossos sentimentos, afetos etc.. <br />Assim como o físico e a mente padecem de doenças, o nosso "corpo" financeiro também, é muito mais correto culpar o governo, a inflação, os juros altos, que corrigir nossos descuidos.<br /><br />Obcecados por esse descontrole causado pelo desejo psíquico, que não é uma forma de suprir uma necessidade e sim de uma vontade de se ter algo em que o consumidor foi motivado a ter, e as vezes nem os leva a satisfação total no final. Vinícius Leonardonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-34867691975105435112017-10-01T14:18:26.965-07:002017-10-01T14:18:26.965-07:00O ato do consumo não é somente impulsivo ou plenam...O ato do consumo não é somente impulsivo ou plenamente consumista pelo simples ato e efeito de consumir. <br />O que consumimos está diretamente relacionado a quem somos, como somos, em que circulo social estamos inseridos, quais nossos grupos sociais etc.<br />Nossas escolhas de consumo estão diretamente relacionadas a aspectos subjetivos intrínsecos ao sujeito. O grupo que ele faz parte influencia em seu consumo assim como a imagem que ele quer transmitir e também a que grupo ou status social ele almeja alcançar.<br />O consumo tem também um aspecto estético, entenda como aparência, e que ele deveria ser tido para tornar as nossas aparências aparentes.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08978219880752031433noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-51123449013244925782017-10-01T11:40:27.029-07:002017-10-01T11:40:27.029-07:00É um fato que a aparência do produto influencia mu...É um fato que a aparência do produto influencia muito da escolha por tal, porém também temos a necessidade de suprir uma necessidade social de esta na moda consumindo o que a grande maioria consome, estando assim dentro de um ciclo social.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/00935347706446275535noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-7621094929087398472017-10-01T11:03:59.650-07:002017-10-01T11:03:59.650-07:00O que pude observar do texto, em comparação das au...O que pude observar do texto, em comparação das aulas que temos, é sobre a necessidade do consumo sob suas várias formas e camadas.<br />Ou seja, algumas pessoas transformam o consumo de formas de suprir suas necessidades, afetos, sentimentos etc. Outros, como algo que precisa ser alcançado para a pessoa se sinta bem consigo mesma e encontre a "real satisfação".<br />Ao mesmo tempo, vemos um análise psicológica, tratando de como o simples consumo não preenche lacunas de satisfação, como no caso do Kurt Cobain.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-60397066733942460442017-10-01T10:44:16.952-07:002017-10-01T10:44:16.952-07:00Utilizar a Lady Gaga nessa comparação é realmente ...Utilizar a Lady Gaga nessa comparação é realmente uma relevante consideração de como o consumidor passou a querer adquirir mais que um produto, e sim experiências, conceitos, aprendizados que fizesse com que ele se sentisse compreendido da forma que realmente desejava e finalmente amparado. Eu particularmente me dei conta disto quando tive a oportunidade de ir em um show dela, e pra mim, foi mais que um show, foi um evento de uma grandeza sem igual, onde eu saí de lá renovado, principalmente nas minhas visões de mundo, primeiro pela questão da diversidade de estilo, pessoas, segundo pelo empoderamento que ela trazia em suas performances, sempre dizendo que o nosso país era o país da diversidade cultural, que não podíamos desistir de lutar nunca porque não há nada que nos possam parar de ser quem desejamos ser. E não só esses exemplos, como outros também me fizeram acreditar que o show não foi apenas um produto que eu paguei e consumi, eu saí de lá com uma diferença de pensamento totalmente positiva e com uma vontade maior ainda de lutar por tudo que eu acredito. E é justamente para este caminho que nós consumidores estamos indo, querendo mais que produtos e serviços, querendo experiências. A partir desse relado é que vemos a importância que influenciadores como a Lady Gaga faz com que arraste multidões para os seus eventos, e eles consequentemente não se arrependerão de por impulso ter seguido alguém que os apoia, que os acolhe.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05467407249626683502noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-12571314875350250182017-10-01T08:23:04.339-07:002017-10-01T08:23:04.339-07:00Nosso comportamento de consumo excessivo tem muita...Nosso comportamento de consumo excessivo tem muita influência em nosso comportamento. Esse texto me fez lembrar muito sobre a aula do id, ego e superego, me lembrou muito a assimilação das decisões de compra e decisões de impulso ou não sobre algum tipo de produto. Demonstra também a questão de que se é necessário ou não realizar a compra, mostrando que nós somos facilmente influenciados e influenciadores.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03967045626557311333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-5964674182087034412017-09-30T18:04:41.345-07:002017-09-30T18:04:41.345-07:00O texto demonstra a eficiência de pesquisar não só...O texto demonstra a eficiência de pesquisar não só o comportamento do consumidor mas levar em conta o que leva o consumidor a ter aquela atitude afinal essa motivação pode fazer com que você tenha uma definição de persona mais clara e consequentemente uma comunicação mais assertiva.<br />Como vimos no texto, a motivação para se usar uma mesma categoria pode ser completamente diferente, por exemplo ao usar uma categoria de diferenciação a classe rica busca reafirmar sua superioridade,enquanto uma classe emergente busca se reafirmar em uma classe econômica superior e se desvincular a sua classe econômica inicial. Cecilia Vieira Marques-LBAnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-82398892496340816262017-09-30T15:23:52.237-07:002017-09-30T15:23:52.237-07:00O consumo ostentatório pode ser explicado com rela...O consumo ostentatório pode ser explicado com relação direta de divulgação das marcas, criando desejo, relação de poder e mostrando ser indispensável. As pessoas começaram se apoderar do momento e do poder de compra, se tornando extremamente consumistas ambulantes e alienados. Como explicado no texto, existem 3 tipos de ideais modernos para o consumo, todos com características destoantes, mas o foco permanece o mesmo: o consumo. Seja ele “guiado” ou não, o sentimento de compra é enraizado em nós, uma vez que somos bombardeados constantemente por propagandas e divulgações de produto/marca, onde incitam o “necessário” tornando-nos presos nesse universo conspícuo desenfreado. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02298694019338980190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3077547976258854209.post-69374763672650340502017-09-30T11:59:03.567-07:002017-09-30T11:59:03.567-07:00O texto me recordou um poema visto em sala “Eu eti...O texto me recordou um poema visto em sala “Eu etiqueta”, onde justamente aborda assuntos que são relatados neste texto, sobre a questão do consumismo desenfreado as vezes servindo como formas de preencher um vazio que na maioria das vezes não sabemos o real motivo. As grandes marcas aproveitam disso, para lançarem novos produtos para fazerem campanhas que motivam e incentivam ao consumo, abordando na maioria das vezes a questão do status, trabalhando o ID, EGO e o SUPER EGO da forma que for mais vantajosa para ela<br /><br />LBB-NOITE<br />31513053Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14363379736988621722noreply@blogger.com