quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aneel autoriza internet através de rede elétrica

Por Thássius Veloso - Tecnoblog - 25/08/09

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nessa terça-feira a última regulamentação necessária para que o serviço de banda larga através da rede elétrica, chamado de PLC (Power Line Communications), possa começar a ser comercializado no país.

Na regulamentação da agência está previsto que as concessionárias de energia elétrica poderão vender banda larga e também televisão por assinatura através da eletricidade. No entanto, essas empresas não poderão permitir que o serviço prejudique a qualidade do fornecimento de energia elétrico.

Outro ponto que a Aneel aborda é a necessidade provedores. Sim, também na internet através da rede elétrica será preciso contratar um provedor de acesso à internet à parte, o que é considerado por diversos analistas como absolutamente desnecessário, uma vez que o provedor de acesso apenas autentica aquele usuário na rede.

Parte dos ganhos obtidos pela concessionárias de energia elétrica serão levados em conta durante os reajuste periódicos da tarifa da eletricidade, o que poderá levar, no futuro, a uma queda no preço pago pelo consumidor pelo fornecimento de energia.

As concessionárias interessadas em prover esse tipo de acesso à internet deverão entrar em contato com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e pedir autorização para operar o serviço.

[Atualização às 18:43] O G1 publicou um infográfico muito interessante que explica como a internet através da rede elétrica funciona. Clique aqui para acessá-lo. [O Globo/FOL]

[Atualização às 20:55] Aqui no Tecnoblog nós também já explicamos como o PLC funciona. Para acessar o post sobre o assunto, clique aqui.


Prezados, em quê essa nova tecnologia pode afetar o comportamento do consumidor brasileiro?

19 comentários:

  1. Thiago Campos

    Apesar do consumidor Brasileiro ser um pouco receoso quanto às novidades desse tipo, é bem provável que a internet por energia elétrica se torne comum nos lares brasileiros, CASO ela realmente seja mais barata que os atuais sistemas de banda larga disponibilizados no mercado. Se o preço e velocidade de conexão se mantenha o mesmo, pra quê mudar?

    Supondo que o sistema seja mais barato, com os mesmos atributos das bandas largas atuais, e também haja possibilidade da diminuição do preço da energia elétrica a médio/longo prazo, será ótimo para os consumidores principalmente das classes B e C, pois o gasto economizado com esses serviços será revertido em compras de outros produtos e serviços, como melhores computadores para aproveitar a internet, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Segundo Gerson Rolim diretor-executivo da Câmara-e.net(Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e representante da Câmara no MIS (Movimento Internet Segura), a quantidade dos consumidores eletrônicos em um país é proporcional ao número de usuários de banda larga.Então a expectativa é que com o PLC,haja um aumento do acesso à internet banda larga,aumentando o número de consumidores on-line,e consequentemente as vendas,já que se espera que haja redução de custos do serviço de banda larga e que não haja aumento dos gastos de energia.O PLC também benefia pequenos e médios comércios disponibilizando para eles ferramentas que hoje são utilizadas na maioria das vezes em grandes empresas.

    Stephanie Paula Valadares Alvares

    ResponderExcluir
  3. Apesar de muitas desvantagens, essa nova tecnologia caminha para o mesmo rumo que o maioria, unificação. Transformar a rede de telefonia, internet e elétrica numa linha só é mais um passo para a evolução.
    A facilidade, entretanto, é enorme.
    Em outras palavras, vai começar uma briga pra ver quem consegue provar qual é a melhor tecnologia de internet desse tipo, mas enfim acho sim uma nova tendencia para o mercado globalizado.

    ResponderExcluir
  4. Essa nova tecnologia ajudara os consumidores em ambos os lados, primeiro pela concorrência de banda larga que forçara as empresas de hoje reduzirem o seu preço ou melhorar o serviço de banda, para que o consumidor tenha vantagem de consumir o serviço tradicional, e por outro lado, com o crescimento da rede via eletricidade, é uma possibilidade a mais de baixar os preços no consumo da eletricidade e com isso focar em outros gastos.
    Essa e outras tecnologias a pouco tempo estão se propagando em maior escala no território brasileiro, tanto que em menos de 1 ano tivemos o aumento absurdo de qualidade do serviço mas com a permanência de preço de mercado. Exemplo aqui em BH é a GVT que em menos de um ano quintuplicou a sua distribuição de dados, dando suporte para transferência até 100mb para usuários físicos. Tendo captado uma grande porcentagem de clientes em tão pouco tempo.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o uso da rede de energia eletrica facilitara o acesso da internet em algumas regiões do Brasil, antes não atendidas. A Annel determinam que 90% do lucro obtido pelas distribuidoras com a exploração da tecnologia PLC terão que ser repassados aos consumidores de energia elétrica, se isso realmente acontecer o consumidor devera ter uma economia em ambas as contas, na de telefonia e na de energia.
    Ainda de acordo com a Annel nova tecnologia deverá estimular a concorrência e ampliar a oferta do serviço de internet via banda larga, justamente pela cobertura da rede elétrica ser maior do que outras tecnologias. Esse é mais um passo para globalizar o acesso a internet.

    ResponderExcluir
  6. Este sistema, apresentado com fisl 8.0,nada mais é que um aparelho que converterá o sinal de internet em rede elétrica,que depois sera reconvertido por outra maquina, similar a um modem. Acredito que teremos os mesmo "probelmas" da TV digial, pois ambos necessitam de uma aparelhagem apropriada.
    Mas, assim como o Luis Cunha, acessor de Relaçao Institucional da Procempa; acredito que facilitara o acesso a internet, já que 98% das residencias possuem rede elétricas (fonte:terra.com).
    Além de, possivelmente, aumentar o numero de conectados; a velocidade da inetrnet tambem deve aumentar. A internet discada funciona numa velocidade de 56mil bites/segundos, a internet a cabo funciona com 2milhões bites/segundos, ja a internet via rede eletrica foi testada, em um bairro em Porto Alegre com 120mil moradores, numa velocidade de 45milhoes bites/segundos. O projeto é oferecer a internet com velocidade de 200milhoes bites/segundos. Como a maioria dos projetos brasileiro, ainda demorará muito tempo para que a populaçao conheça todas as caracteristicas desta proposta.

    ResponderExcluir
  7. Ah, outro fator de merece destaque é a praticidade que terimos com este metodo, pois poderimos conectar nosso pc e notebook´s em qualquer tomada. Acredito que afetará diretamente o sistema wi-fi.

    ResponderExcluir
  8. A internet pela rede elétrica já é uma realidade no Brasil. E assim como qualquer novidade, a primeira reação dos consumidores é de como será oferecido tal novidade, como teremos acesso a essa novidade, quanto pagaremos por isso, entre outros questionamentos...Mas esses são respondidos na medida que for amadurecendo o projeto.

    Vejo a internet pela rede elétrica, um grande passo para a acessibilidade ao "mundo web", de forma que atinja o número de pessoas que ainda não estão "conectadas" e principalmente pela praticidade de conectar de qualquer lugar que tenha uma tomada. Como a rede elétrica chega a quase todas as residências, o potencial de penetração desta tecnologia é enorme, podendo chegar a lugares onde hoje não existe banda larga pela linha telefônica ou por rede de TV a cabo. Somente este aspecto já torna o PLC atrativo para o público em geral. Mas há discussões em torno dessa novidade para avaliar a segurança na rede, a eficácia do produto e principalmente se o custo para adiquirir será alto.

    E como isso pode afetar o comportamento do consumidor brasileiro? Acredito que os consumidores brasileiros estão deixando realmente a passividade e tornando-se cada vez mais ativos. A internet via rede elétrica, se realmente tiver mais vantagens do que o esperado, os consumidores passarão a ser mais "conectados", ousados, conhecedores do novo, seguidores do mundo cada vez mais globalizado.

    Basta agora saber como será o modelo comercial da internet via rede elétrica e o que vai ser oferecido para os consumidores finais.

    ResponderExcluir
  9. Com está tecnologia os consumidores terão mais poder de compra pela internet, terão mais informações sobre produtos, acesso a lojas que não tem espaço físico em sua região e outros benefícios que antes não podiam ter devido ao alcance da área cabeada disponibilizadas pelas concessionárias.

    Agora todos os quartos, salas, cozinhas, e até os banheiros da casa poderão alimentar os computadores com o sinal da internet, sendo assim possibilitando novos aparelhos de funções diferentes conectados a internet ao mesmo tempo. Será que vai ser um absurdo controlar determinados eletrodomésticos de um lugar totalmente distante? Imagine você trabalhando em um escritório e lavando sua roupa via internet mesmo não estando em casa? Com certeza isso afetará de uma forma positiva na vida dos consumidores.

    ResponderExcluir
  10. Gilvan Gomes

    Como toda boa notica e uma possivel melhora no país, há alguns espertinhos que querem tirar proveito da situação, como já tem diversos pedidos na anatel de abertura de empresas de telecominicações, pois não se invetirá em nada (já há uma rede montada ai fora), e se obtem um lucro de 90% do consumo. Mas possitivamente temos uma significativa melhora para pessoas que ainda não tem acesso a um computado, não sabem sequer mecheram em um mouse, e estão totalmente fora da globalização e da inclusão social, digital e outras exclusões mais. Como sempre em São Paulo o beneficio já estará disponivel para a população ainda este ano. Isso acarretará em um ganho na velocidade e no acesso que possivelmente atingirá 99% do territorio nacional. Bom para o Brasil que se iguala há outros paises que já dispões do sistema e tem boa parte da população desfrutando do beneficio de poder incluir no mundo digital.

    ResponderExcluir
  11. disse..
    Acredito que pode ser uma boa idéia,ainda mais se ficar mais barato que a atual,concerteza as classes mais baixas vão poder utilizar desse benefício,e a internet então não vai ser mais uma dificuldade para esses,e sim trazer mais facilidades.
    Agora é esperar para ver como isso vai ser acertado para nós consumidores,que somos os mais interessados.

    ResponderExcluir
  12. Alexandre Lima Gontijo
    Inicialmente, um grande benefício da internet em rede elétrica é o possível reajuste no preço da energia elétrica, considerado elevado, já que a cada dia que passa, internets que cumprem cada vez melhor sua função vem surgindo e a preços também acessíveis.
    Outro item que deve ser considerado, é o fato da internet em rede elétrica dar maior acessibilidade a áreas mais humildes onde não há cindição de oferecer uma internet rápida devido a forma de cabeamento exigir um trabalho considerável, as vezes impossíceis em áreas como essas.

    ResponderExcluir
  13. Eu acredito que o consumidor já vem se acostumando com essa convergência que já vem juntando inovando e convergindo os meios de comunicação há mais ou menos 5 anos. Claro que o PLC vai ser uma novidade, e por isso possa até gerar alguns tipos de problemas, como por exemplo a lentidão da conexão pelo numero de pessoas na rede que com certeza vai aumentar consideravelmente. A aparelhagem extra que esse eletronico necessita tambem é uma das coisas que será aprimorada com o tempo, e com a utilização desse novo meio. Mas como tudo, temos que aguardar a popularização do aparelho para ver se vai dar certo.

    ResponderExcluir
  14. Isso pode ajudar muito o consumidor brasileiro, por causa da concorrencia, as empresas de telecomunicação terão que melhorar seus serviços, para criar um diferencial, já que a energia eletrica chega em quase todo o lugar, a facilidade de conexão a internet vai ser muito grande, ainda mais se o aparelho for portatil, podendo assim, acessar em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  15. Como a grande maioria das casas do país estão abastecidas com energia elétrica, isso pode fazer com que o número de usuários da internet cresça muito. Porém, como vários moradores de "comunidades" tem o abastecimento de energia através de "gatos", é uma oportunidade para ser feita a regulamentação desse abastecimento, para poder usufruir dos serviços. Além de baratear o custo da energia convencional, aumentar a concorrência no mercado de telecomunicação e possibilitar novas maneiras de fazer uso.

    Acredito que a internet Wi-Fi não será prejudicada, pois como qualquer outro modem de acesso a rede, o sinal pode ser ligado a um roteador. Pois caso contrário, cada usuário de notebook teria de ter um modem portátil para ligar na rede elétrica, e isso prejudicaria o acesso e o custo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. o tal de Valdo ai em cima é o Sr Rosivaldo Pereira Gonçalves que esqueceu de colocar o nome! obrigado

    ResponderExcluir
  17. Penso que para o mercado globalizado esses pesquisadores tem enorme poder em ditar tendência. Ao mesmo tempo que acho que a concorrência é sadia e quem sai ganhando somos nos consumidores.Que vamos ter maior leque de oportunidades e com isso o preço deve ser um grande aliado de nos consumidores.Mais ao mesmo tempo tenho um pouco de receio pela essa tecnologia nova.Acho que podemos nos surpreender positivo ou negativamente.Acho ser precoce para ter uma conclusão clara sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  18. Natasha Surette

    com essa história da internet vir com a energia eletrica, acredito que virá uma enorme confusão para as empresas, começara uma "guerra" nesse mundo. todos virão com tudo pra tentar um lugar ao sol.

    ResponderExcluir
  19. Creio que essa nova tecnologia vai afetar o comportamento do consumidor no ponto de vista da economia. A tecnologia PLC apresenta uma grande vantagem com relação a outras
    tecnologias para transmissão de dados: a existência e utilização da infra-estrutura física já existente, pois em praticamente todos os lugares há uma rede elétrica
    instalada.

    ResponderExcluir