quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Web 2.0 afeta comportamento do consumidor e apóia empresas, diz estudo

Por Redação do IDG Now! - 25-10-2007

Interatividade ajuda a desenvolver produtos, vender e fixar marcas

Um estudo da Booz Allen Hamilton, revelado nesta quarta-feira (24/10), mostrou, por meio de referências do movimento de Web 2.0, que a atual interatividade online afeta o comportamento do consumidor e cria oportunidades às empresas.

Segundo o levantamento, 50% dos internautas mundiais acessam sites de relacionamento. Dessa forma, serviços que englobam o conceito de Web 2.0 totalizam mais de 420 milhões de usuários.

As redes sociais têm considerável freqüência de acesso. Dos brasileiros, 76% revelam este comportamento, liderando o ranking no qual segue a Alemanha (73%), Estados Unidos (71%) e Inglaterra (41%). No Oriente Médio, a assiduidade ainda é baixa - apenas 15 de usuários.

O estudo também mostrou que há tendência ao acesso destas plataformas fora das residências. Na Alemanha, 86% dos usuários do MySpace acessam este site fora de casa. Já no Brasil, o total é de 67%.

Dos membros desta rede social, 50% possuem menos de 25 anos de idade, e 24% têm de 35 a 49 anos de idade.

Destes mesmos integrantes, mais da metade criou seu próprio conteúdo. Nos Estados Unidos, a incidência foi de 78%, no Brasil, 70%, e na Inglaterra, 51%.

Há pouca preocupação destes usuários com a privacidade e segurança dos dados. No Brasil, 58% permitem livre acesso as mensagens enviadas pelo MySpace - não só aos amigos, mas a qualquer usuário. Na Alemanha, 73% têm a mesma atitude.

O estudo revela que, em todo o mundo, em torno de 50% dos usuários da Web 2.0 confiam em recomendações alheias - sejam elas de conhecidos ou não. Um pouco acima da média, com 56%, estão os brasileiros.

A era da interatividade também influencia as compras online - 40% dos usuários se mostram confiantes em opiniões alheias.

Baseadas nestas indicações, as empresas têm em serviços do tipo uma grande oportunidade para desenvolver produtos com custo menor, graças aos fóruns online e outras plataformas onde os usuários revelam o que querem.

Além disso, surgem novos canais online para vendas e marketing, além da interatividade possibilitar a criação de um serviço de atendimento eficiente na internet.

A facilidade em criar vínculos com os consumidores também aumenta com a interação.

O estudo ocorreu entre agosto de 2006 e janeiro de 2007, com 4.600 pessoas no Brasil, Oriente Médio, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Prezados, o que vocês podem comentar sobre essa notícia?

16 comentários:

  1. A vinda da web 2.0 deu outra cara para a internet, deixando como o cenário da comunicação atual, todos os receptores são igualmente transmissores. As redes sociais fizeram um ótimo trabalho para a super valorização da internet, tanto que qualquer um hoje em dia possui uma conta em algum desses serviços, algo que serviu para englobar as pessoas mais afastadas da internet para dentro dela.

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  2. Como dito na ultima aula, a web 2.0 veio para mudar muitos costumes dos internautas. A maioria deste publico ja armazena seus dados/docs na propria web, ficando dispovel em qq pc e/ou lugar. Porem os hacker´s utilizam desta ferramenta para beneficios proprio. Ja que a maioria das pessoas nao buscam se proteger, as açoes desses criminoso acaba sendo facilitado. Um dado que surpreende é que 82% dos twitteros clicam em link enviados pelos demais. (Dados: "casodogalo.com")

    Um pequeno video resumo sobre este post, assistam no youtube: "Rafinha web 2.0", excelente video.

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  3. Antigamente a internet era cercada de sites estáticos, onde era preciso aguardar algumas horas e até mesmo dias para se obter a resposta através deste meio. Com a chegada da Web 2.0 uma parte destes sites coloram aplicativos para melhorarem esta relação entre emissor e receptor. Agora ambas as partes interagem de forma simultânea através de comentários, miniblog’s e outras ferramentas existentes neste mundo virtual que está entrando cada vez mais no mundo real.
    Para o mundo comercial é de suma importância saber o que determinadas pessoas acham de seus produtos e serviços, e tão importante quanto isso é a possibilidade de divulgação gratuita que este meio permite.
    Enquanto muitas pessoas estão começando a entender o que realmente é a Web 2.0, estudiosos já se falam de uma nova geração da web, a chamada web semântica ou web 3.0 que cruzará todos os dados através de um maquinário envolvendo matemática e engenharia que analisará todos os dados entre si. Se com a web 2.0 os consumidores já estão sendo vigiados pelas empresas, imaginem quando a tal Web 3.0 estiver em pratica?
    Mais informações sobre web 3.0 podemos encontrar neste blog http://www.webtuga.com/web-30/
    Rosivaldo Pereira Gonçalves

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  4. Segundo o autor Gilberto Jr.,a web 2.0 trouxe a possibilidade de não apenas interatividade,mas também de participação no conteúdo,na forma de organização,avaliação,em todo o projeto.Isso quer dizer,que as agências devem se esforçar para encontrar uma forma de entrar neste mercsdo,de forma não só interativa,mas também participativa.Muito interessante foi um projeto lançado pela 10' minutos, chamado FaleBenQ , para a BenQ-Siemens, onde o usuário é convidado a postar um filme dizendo o nome da marca do jeito que quiser, mostrando a realidade do que vimos na aula semana passada, fica visível as diferenças entre os consumidores e os públicos na criatividade de hora de brincar com o nome BenQ. É necessário entender que a sociedade,os relacionamentos e a forma da busca de informações tem mudado a cada dia,e a publicidade tende a acompanhar estas modificações.

    Stephanie Paula Valadares Alvares

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  5. Falar hoje em web 2.0 é quase que chover no molhado, devido à velocidade com a qual as informações são não só transmitidas, mas trocadas.É tudo tão rápido que nesse exato momento enquanto você lê esse post, você está vivenciando um momento na web 2.0 e que provavelmente, pode tomar uma conotação diferente em poucos dias, horas, minutos, segundos ou frames.Rsrsrs. E foi percebendo isso que muitas empresas em geral começaram a investir nessa versão de web que veio e trouxe em seu pacote básico uma série de "novas" ferramentas(MSN,ORKUT, FACEBOOK, MY SPACE, TWITTER, blá...blá...blá...etc.) que vendem suas marcas, conceitos, valores e porque não dizer produtos, enquantos os usuários se divertem ou distraem.

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  6. A interatividade da web 2.0 é uma grande ferramenta que faz com que todos os usuários se tornem emissores e receptores, simultaneamente. Todos podem ser formadores de opinião.
    As redes sociais revolucionaram completamente a internet. Qualquer que seja seu interesse, existe alguma rede social com pessoas com os mesmos interesses que o seu, e prontas para trocar experiências.
    As empresas notaram a força dessa conexão e estão cada vez mais utilizando dos recursos para divulgar os produtos e interagir com os clientes. Atualmente, as marcas não são apenas símbolos que identificam um produto. Elas estão passando a fazer parte da vida dos usuários.
    Na maioria dos casos, as pessoas não vão perder tempo entrando em "comunidades" que tratam de um assunto que não é de seu interesse para contar mentiras sobre algum produto. Por isso tantos usuários confiam nas recomendações alheias. Normalmente quando você consome um produto e gosta, ou desgosta, você compartilha sua experiência com as outras pessoas.

    Abraço.

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  7. O cenario de publicidade via web sempre foi um misterio, não era possivel medir se uma propaganda estava funcionando ou não. Quando surgiu a WEB 2.0 isso facilitou bastante, por que você sabe se uma ação esta dando certo a partir dos comentarios, que os usuarios fazem, exemplos disso, foi a propaganda do Ronaldinho Chuteira de Ouro, que gerou tanto barulho na internet que a Coca-Cola aproveitou e lançou a do Biro-Biro. A publicidade na Web é diferente da tradicional, os usuarios tem que querer fazer parte dela, funciona como um boca a boca, com isso, as estrategias utilizadas pelas agencias de publicidade tem que ser mais refinadas para atingir o seu publico alvo.

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  8. A internet se tornou hoje um meio de troca de informações mais eficiente. É impressionante como a internet em tão pouco tempo de vida, já tomou tamanha importância na sociedade.
    Antes era uma absurdo quando as pessoas ficavam 5 horas na internet, hoje não existe nada mais normal.
    As redes sociais hoje se tornaram um vicio para os internautas, nao só um vicio, mas uma ferramenta super importante na vida de qualquer um.
    E essa foi a grande sacada da Publicidade, que enchergou esse meio como uma ótima oportunidade de disseminação da mensagem. Tem como alguém explicar a super eficiencia de um viral, que em pouquissimo tempo atinge um enorme numero de pessoas, e não só pessoas, mas nichos estrategicos.
    Por isso que eu acho que a propaganda 2.0 é a propaganda do futuro.

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  9. Os consumidores da web 2.0 demonstram cada vez mais uma disposição em aceitar a opinião de outros usuários na hora da compra, isso porque as informações estão à disposição de todos a todo o momento. A privacidade na hora de escolher e comprar têm sido cada vez mais raros, exatamente porque o vinculo em redes sociais e o nível de informação o usuário vem crescendo. Estamos na era do serviço, em que o próprio consumidor faz seu produto, por isso, as abordagens tradicionais de marketing devem ser repensadas pelas empresas. Hoje, mais do que nunca a opinião do cliente é muito importante e a de seus amigos que o cercam em redes sócias também.

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  10. Muita coisa mudou com a chegada da Web 2.0 e uma dessas mudanças é a participação cada vez mais ativa dos internautas em quase tudo que é oferecido na web. Hoje é possível, guardar e compartilhar docs e informações na web, um exemplo clássico é o Google Docs, programa que possibilita um os mais usuários compartilharem informações e deselvolver trabalhos. Já os sites de relacionamentos são ferramentas principais que proporcionam essa interatividade, e os publicitários souberam utilizar disso para vender e fixar marcas.

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  11. Gilvan Gomes

    Ainda sem pouca utilização ou na dúvida de como pode-se usufluir no que se diz respeito a publicidade, a WEB 2.0 está cada vez mais presnte principalmente entre os jovens que estão interessados em troca de mensagens instantâneas, emissão e disponibilidade de conteudo o tempo todo na rede, a web a cada dia muda mais. McLuhan já dizia que a as redes estariam interligas e incurtaria distancias, mas talvez não imaginasse que a evolução chegasse até onde está e tende a evoluir como a possivel chegada da web sêmantica. Quem poderá dizer onde isso vai dar ?

    Vamos aguardar.

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  12. Com a chegada da Web 2.0 uma parte destes sites coloram aplicativos para melhorarem esta relação entre emissor e receptor.
    Estamos na era do serviço, em que o próprio consumidor faz seu produto, por isso, as abordagens tradicionais de marketing devem ser repensadas pelas empresas.
    As redes sociais hoje se tornaram um vicio para os internautas, nao só um vicio, mas uma ferramenta super importante na vida de qualquer um.

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  13. O Advento da internet e a evolução de todo o meio de comunicação digital,fez com que as empresas repensarem ou ate mesmo aprendessem o que possibilita de diferente esse nova era.Com esse advento podemos fazer milhares de coisas que antes nem pensávamos ser possível.Portanto,acho que as empresas quando antes devem se adequar a essa nova era.Pois isso possibilita ao consumidor uma interatividade muito maior que anteriormente aonde o receptor não tinha direito de dar seu comentário.Portanto com esse advento as empresas tem que ficar atenta a percepção do consumidor para não perder shere

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  14. Natasha Surette

    a web 2.0 veio pra relacionar...
    empresas a utiliam muito, dão aos consumidores ene formas de se relacionar com ela.
    a web 2.0 veio pra revolucionar o mercado internauta

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  15. Como não estar dentro da web 2.0 hoje em dia? ou melhor, por que não estar nessa geração?
    Pensando que isso pode ser improvável vem outra questão, é um método que tem se tornado tão eficaz e tão comum na sociedade que as vezes nem sabemos que estamos usurfluindo da tal web 2.0. É uma publicidade que as vezes nem o consumidor sabe identificar que está presente nela e muito menos que ela está fazendo tomar decisões. A interatividade com quem a usurflui torna esse meio algo prazeroso, algo que da valor a seu pensamento e dá valor a si mesmo, pela influência que muitas das vezes você pode exercer. Portanto, fundamental em qualquer setor hoje em dia e fonte de muito retorno.

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  16. A Web 2.0 tem repercussões sociais importantes, que potencializam processo de trabalho coletivo, de troca afetiva, de produção e circulação de informações,
    de construção social de conhecimento apoiada pela informática.
    Se na primeira geração da Web os sites eram trabalhados como unidades isoladas, passa-se agora para uma estrutura integrada de funcionalidades e conteúdo.
    O conteúdo oferecido pela coletividade é em sua maior parte produzido por eu ou por eles e por outros sujeitos que eu nunca interagi. Quando eu escrevo na Wikipedia, estou a princípio interagindo com a coletividade.
    Enfim a coletividade não é apenas um mecanismo tecnológico é um estoque digital.

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