domingo, 20 de setembro de 2009

Prevendo a nova onda

Por Thomas H. Davenport e Jeanne G. Harris - HSM Management - publicado na Revista TAM nas Nuvens - no. 21 - set/2009

Ao contrário do que prega o senso comum, não é tão difícil descobrir o que o consumidor vai querer amanhã; Basta que as empresas empreguem as sofisticadas técnicas de previsão e recomendação disponíveis e invistam em novas tecnologias do gênero.

Confira o restante do texto.

Prezadas e Prezados, vocês concordam com as teses levantadas no texto? O que mais lhe chamou a atenção?

16 comentários:

  1. Concordo com as teses, inclusive, nas grandes empresas de tecnologia e entretenimento, já existem tais setores que cuidam dessas previsões. Um exemplo de produto que será lançado seguindo as previsões, é o novo XBox 360 Project Natal, da Microsoft. É um vídeo game onde você não precisa usar controles para jogar, você joga com movimentos reais. Diferente do Nintendo Wii, onde você faz os movimentos, mas precisa estar segurando um controle para que a interação seja feita. No novo XBOX, a câmera identifica e interpreta os movimentos do jogador e transmite para o jogo. É possível até mesmo conversar com um personagem virtual.
    Outro exemplo de produto é o iPod.

    O que mais chamou a atenção no texto foi ver a análise feita por Will Smith e seu empresário. Podemos observar realmente que os filmes de mais sucesso são os que tem mais efeitos especiais. Acredito que os efeitos permitam às pessoas fazerem nos filmes, aquilo que não conseguimos fazer normalmente. E isso é o que atrai tanto a atenção dos espectadores.


    Taí o vídeo do XBOX 360 Project Natal http://www.youtube.com/watch?v=p2qlHoxPioM

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a tese levantada no texto. A partir de análises e estudos do comportamento dos consumidores é possível prever o que eles esperam quando se trata de algum lançamento de produto ou serviço. Chama muito mais a atenção dos consumidores quando de alguma forma "foge" da realidade no qual vivem e interagem com o meio. Hoje a busca pela interação entre consumidor e produto/serviço é constante nas empresas quem querem ganhar dinheiro e diferenciar-se no mercado.
    Chamou-me muita atenção no texto, que apesar de 2007 ter sido um ano terrível para muitas estréias de cinema, "Eu sou a lenda" ganhou milhões de dólares principalmente por ousar do surreal, cativar e conhecer o público de uma forma ou de outra.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a tese. Hoje uma coisa que tem a mudar na publicidade, é a valorização do planejamento. As empresas e agências cairam na real, estão vendo que nesse novo mundo onde o consumidor que procura a informação as propagandas "bonitinhas" nao vão funcionar mais.

    O planejamento tem se destacado justamente por esse ponto, ele estuda as novas tendências de mercado, colocando no papel tudo o que passa hoje na cabeça do consumidor e pra qual caminho vai seus interesses.

    As grandes agências estão contratando empresas terceirizadas especializadas nesse tipo de trabalho, como é o caso da BOX1824(www.box1824.com.br), que é uma empresa que nasceu em Porto Alegre e hoje tem reconhecimento nacional de seus estudos de consumo.

    Pra uma empresa ter sucesso em um lançamento de um novo produto é preciso que ela conheça profundamente seu cliente, perquisando seus gostos, suas preferências, para saber qual tipo de produto atenderá o desejo de todos

    ResponderExcluir
  4. Acabo de perder meu comentario pela dificil metodologia de salvar comentarios neste blog.
    Tentando recaptular:

    Acredito que este gosto do consumidor seja mutavel. Assim como o ator, todos deverao conhecer o gosto e desejo do seu publico-alvo. Porem esta pesquisa tem que ser constantes. Aproveitando o exemplo do ator, acredito que se um novo ator que esteja começando fizesse esta mesma pesquisa, o resultado seria diferente. Mesmo sabendo da fidelidade do publico por um genero/produto, acredito que o mesmo sofre influencias do meio e torna seu gosto ou mais amplo ou, pelo menos, mutável.

    ResponderExcluir
  5. Sim, o texto levanta uma tese completamente correta. Por dois motivos, primeiro o consumidor leva com sigo um padrão, já é hipoteticamente prevista a sua reação, pois não é muito adepto a mudanças, tanto dizia Eliane Karsaklian em seu livro Comportamento do Consumidor “Os consumidores suportam mal as mudanças de marca, de conceito e de estilo publicitário”. Ou seja, ele sempre optará pelo estilo que já é conhecido.
    Por outro lado é importante dizer que pelo lado da tecnologia muitos cidadãos são completamente sedentos por novidades. Sempre querendo estar por dentro do que acontece no ramo. Em uma produção quanto mais usufruir de efeitos e técnicas especiais, mais chamará a atenção, pois são estes que despertará o imaginário e o mundo fantasioso destes indivíduos.

    ResponderExcluir
  6. Pode se dizer que tudo segue um padrão, por que o ser humano precisa deles para não ficar louco. Por mais que o futuro seja incerto, geralmente ele segue padrões que podem ser encontrados no passado, cada geração pensa de uma maneira, mas existem filmes e musicas que conseguiram se manter apesar das gerações tão distintas (Rolling Stones, vivendo a vida adoidado) eles conseguem ser "atemporais".

    ResponderExcluir
  7. Gilvan Gomes

    O consumidor está acostumado a todo instante receber mais informações e ter acesso a novas tecnologias que não modifique muiot aquilo que está acostumado, mas que tenha um ganho de poder chamar a atenção. Foi muito interessante saber que Smith ficou analisou o "mercado" trabalhou para chegar entre os que estavam no topo, simplismente analisando a tendencia do mercado.
    Para se conseguir uma estatuenta, é preciso analisar o que se está se premiando e um dos quisitos é o de melhor efeito especiais. Mas as coisas podem mudar sim, de um dia para o outro como ocorreu na revolução industrial, onde tudo era totalmente diferente do já se tinah visto.

    ResponderExcluir
  8. É importante ressaltar a importância do investimento em novos serviços e produtos, pois o estudo do publico alvo é importante não só para manter o consumo, mas para trazer novos consumidores. Com a diversidade de produtos e serviços, o publico também se torna mais exigente e as empresas devem se preocupar com o investimento em novas tecnologias.
    No texto, a análise feita por Will Smith e seu empresário consideram que os filmes de maior sucesso são os com efeitos especiais e isso é um diferencial. Cada empresa deve identificar as necessidades e desejos de seu publico alvo para saber como investir em novos produtos e serviços.

    ResponderExcluir
  9. Rosivaldo Pereira Gonçalves
    Concordo plenamente com a tese levantada no texto. A tendência é de cada vez mais investidores aplicarem em estudos de pré-lançamentos para verem a aceitação do produto no mercado e principalmente moldar o produto de acordo com o consumidor. Podemos ver que isso está acontecendo claramente aqui no Brasil com o pré- lançamento do novo Fiat Mio, eles acreditam que “as idéias somadas à vontade de fazê-las acontecer vão criar um novo modelo de se pensar o futuro”. Resumindo está ação de acordo com o site http://www.fiatmio.cc/ disz que: “o Fiat Mio é um projeto participativo, onde vamos reunir todas as suas ideias sobre o futuro dos carros para criar um imenso bloco. Este bloco será a matéria prima de onde vamos extrair um grande projeto para as próximas gerações”. Dados no mesmo site mostram que a campanha teve 6785 Ideias enviadas, 9440 Participantes, 1842 Comentários. Sendo que as idéias eram divididas em categorias: Geral (2848), ergonomia (843), segurança (1695), materiais (1016), design (1605), infotainment (476), ou seja, os possíveis consumidores construíram seu próprio carro.
    Agora quanto o que mais me chamou a atenção no case é o fato de que “uma pessoa fisica” fez todo esse estudo para obter excelência nos resultados de vendas, enquanto grandes empresas ainda não abriram o olho para as ideias expostas nesta tese.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Thiago Campos

    O importante não é prever o que vai ser o produto de amanhã.

    O importante é adaptar o produto de hoje para as necessidades de amanhã, sem deixar que ele deixe de atender as necessidades de hoje.

    Às vezes isso é feito com produtos complementares à esse produto, e é então criada uma linha de produtos, cada um para uma necessidade específica, sem deixar de atender a necessidade básica para qual ele foi criado.

    ResponderExcluir
  12. Concordo claramente com o artigo por vários fatores:Um fato que comprova esse fato são empresas investindo verbas em redes sócias para entender cada vez mais o publico target dele.Alem de sempre as empresas não medirem esforços para fazer pesquisas tanto quali quanto quanti para definir posicionamento e imaginar o que será do futuro para a empresa.portanto acho que sem sombra de duvidas as multinacionais cada vez mais direcionam verbas para entender o mercado e saber o que será do futuro.Para assim não perder seu consumidor para o concorrentes.

    ResponderExcluir
  13. Natasha Surette

    Concordo com tudo o que o Pedro disse, as empresas estão focando em redes sociais, hoje é mto comum ver empresas contratando pessoas por perfil de orkut, twitter e outros.
    pesquisas também tem ajudado no desempenho da empresa.
    Sabendo o seu publico alvo, sua empresa terá chances maiores em faturamento

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a tese abordada no texto, podemos ver tal situação ocorrendo anualmente no mercado dos filmes infanto/juvenis, em Eragon, Crepúsculo, por exemplo, temos toda uma trama que se baseia na luta contra mal e um romance adolescente, alem desses há vários outros sucessos de bilheteria com a mesma idéia básica. Quanto ao que mais me chamou a atenção foi a pesquisa feita por Will Smith e seu empresário, através disso foram capazes de garantir ao ator o caminho do sucesso.
    Stephanie Paula Valadares Alvares.

    ResponderExcluir
  15. Todos nós somos diferentes e gostamos de coisas diferentes. é preciso entender o público que será atendido e o que faz os olhos desse público brilhar. Levando em consideração o exemplo dado por Will Smith, opções de filmes temos várias, desde ficcção científica aos romances, porém cada um deles tem que haver um diferencial de acordo com o gênero. Uma ficção científica, um filme de ação pode ser conquistado através dos efeitos especiais sim, porém uma comédia, um romance depende mais de um talento exclusivo de um ator. E preciso analisar com detalhes, para que saiba usar a tecnologia necessária ou até mesmo perceber que ela não é fundamental em certas ocasiões.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com essa tese e acredito que identificar o que o público deseja para oferecer exatamente o que ele procura é a forma de se fazer sucesso. Como exemplo, podemos citar as empresas que navegam nessas redes sociais pesquisando o que as pessoas estão comentando, qual o perfil de consumo delas, quais suas preferências para lançarem produtos e serviços que atendam á essas necessidades e anseios.

    ResponderExcluir