PEÇA ÚNICA Protótipo de um tênis de gesso impresso com a tecnologia 3D. No futuro, ele poderá ser produzido em casa (Foto: Rogério Cassimiro/ÉPOCA) |
Principais orientações:
* Trabalho Individual
* Consulte suas anotações, o livro base da disciplina, os textos no Material Didático onde há textos específicos, vá à internet....
* Alguns textos para Estudo: Lafloufa (SOL e http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/02/pode-confiar.html), Spinacé e Gabriel (SOL e http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/06/como-ser-baltruista-na-era-do-selfieb.html), Barifouse (SOL e http://revistaepoca.globo.com/ http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/10/nova-revolucao-industrial-muda-forma-como-os-objetos-sao-criados-produzidos-e-consumidos.html
* Dia da entrega: 16 de novembro (Turma LBA) e 18 de novembro (Turma LBB) - IMPRESSO
Responda as questões abaixo:
1) O que podemos chamar de
'novas mídias' e o que eles se diferem das 'velhas mídias' no consumo enquanto elas mesmas como objetos
de consumo?
2) As 'novas mídias' criam
novos comportamentos de consumo ou
ampliam/destroem os tradicionais comportamentos?
3) A
propaganda tradicional, antes do surgimento de novas mídias baseava-se no tripé
televisão-rádio-mídia impressa, tendo, na marginalidade, a publicidade externa,
e tinha como principal função a exibição de peças publicitárias. Na sua
opinião, o que mudou?
4) Responda as três questões
abaixo e justifique, em poucas linhas, a sua resposta.
Quando as capacidades
de memória e de transmissão aumentam, quando são inventadas novas interfaces
com o corpo e o sistema cognitivo humano, quando se traduz o conteúdo das
antigas mídias para o ciberespaço, quando o digital comunica e coloca em um
ciclo de retroalimentação processos físicos, econômicos ou industriais
anteriormente estanques, suas implicações culturais e sociais devem ser
reavaliadas sempre." (LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000,
p. 25.)
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas.
I.
O comunicador social opera como mediador entre o excesso de conteúdos e a
construção de informações no ciberespaço.
PORQUE
II.
Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento das informações,
nota-se crescente centralização da produção e do consumo de conteúdos na
Internet.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As
asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As
asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
da I.
C) A
asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A
asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As
asserções I e II são proposições falsas
Justificativa:
O avanço da era digital desobrigou o consumidor de
frequentar o ponto de venda. Esse fato traz uma responsabilidade adicional ao
varejo: a de tornar o ponto de venda uma fonte de prazer para o consumidor.
Adiciona uma obrigação ao varejo tradicional. A presença do consumidor final
deve ser não só uma fonte de aquisição do produto, mas de lazer, prazer,
informação e especialização." (RODRIGUES, V. Varejo na era digital: seu
negócio está mudando. Você já sabe o que fazer? São Paulo: Globo, 2006, p. 209.
(adaptado)
Considerando o texto acima, avalie as afirmações a
seguir.
I.
Com o avanço da era digital, o autosserviço tende a
desaparecer, porque o ponto de venda torna-se um lugar agradável para o
cliente, como ocorria no varejo tradicional.
II.
A utilização dos meios eletrônicos na
comercialização de produtos mudou o conceito de varejo.
III.
A Internet permitiu ao cliente adquirir produtos de
uma forma rápida e confortável.
É correto o que se afirma em
a) II,
apenas.
b) I
e II, apenas.
c) I
e III, apenas.
d) II
e III, apenas.
e) I,
II e III
Justificativa:
A ideia de meios de
comunicação estanques foi erodida pelas tecnologias de comunicação e suas
apropriações. Na cultura da convergência, velhas e novas mídias colidem, mídia
corporativa e mídia alternativa se cruzam, o poder do produtor de mídia e o
poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis." JENKINS,
H.Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009 (adaptado).
Considerando o comentário apresentado acima, qual
das seguintes situações seria adequada como orientadora da publicidade de uma
pequena padaria em um bairro de classe média emergente de uma grande cidade
brasileira?
a) A
publicidade para a padaria é secundária; importando a qualidade do produto e a
do serviço e, portanto, é suficiente a propaganda boca-a-boca.
b) A
publicidade deve reforçar a marca da padaria em relação às demais e considerar
as práticas de comunicação dos clientes.
c) Essa
publicidade deve contar com um programa de televisão que, veiculado por um
canal comunitário, seja retransmitido, posteriormente, na Internet.
d) Essa
publicidade deve envolver redes sociais digitais, mensagens de texto para
celulares e planos de fidelização.
e) Como
se trata de publicidade de uma commodity, devem ser enfatizados o preço e a
proximidade entre o local de venda e o consumidor
Justificativa:
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