segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Estudo Dirigido III - Novas Mídias e Consumo

PEÇA ÚNICA Protótipo de um  tênis de gesso impresso com a tecnologia 3D. No futuro, ele poderá ser  produzido em casa   (Foto: Rogério Cassimiro/ÉPOCA)
PEÇA ÚNICA
Protótipo de um tênis de gesso impresso com a tecnologia 3D. No futuro, ele poderá ser produzido em casa (Foto: Rogério Cassimiro/ÉPOCA)

Principais orientações:

* Trabalho Individual
* Consulte suas anotações, o livro base da disciplina, os textos no Material Didático onde há textos específicos, vá à internet....
* Alguns textos para Estudo: Lafloufa (SOL e http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/02/pode-confiar.html), Spinacé e Gabriel (SOL e http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/06/como-ser-baltruista-na-era-do-selfieb.html), Barifouse (SOL e http://revistaepoca.globo.com/ http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/10/nova-revolucao-industrial-muda-forma-como-os-objetos-sao-criados-produzidos-e-consumidos.html
* Dia da entrega: 16 de novembro (Turma LBA) e 18 de novembro (Turma LBB) - IMPRESSO 

Responda as questões abaixo:
 

1)      O que podemos chamar de 'novas mídias' e o que eles se diferem das 'velhas mídias' no consumo enquanto elas mesmas como objetos de consumo?
2)      As 'novas mídias' criam novos comportamentos de consumo ou ampliam/destroem os tradicionais comportamentos?
3)      A propaganda tradicional, antes do surgimento de novas mídias baseava-se no tripé televisão-rádio-mídia impressa, tendo, na marginalidade, a publicidade externa, e tinha como principal função a exibição de peças publicitárias. Na sua opinião, o que mudou?

4)      Responda as três questões abaixo e justifique, em poucas linhas, a sua resposta.

Quando as capacidades de memória e de transmissão aumentam, quando são inventadas novas interfaces com o corpo e o sistema cognitivo humano, quando se traduz o conteúdo das antigas mídias para o ciberespaço, quando o digital comunica e coloca em um ciclo de retroalimentação processos físicos, econômicos ou industriais anteriormente estanques, suas implicações culturais e sociais devem ser reavaliadas sempre." (LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 25.)
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O comunicador social opera como mediador entre o excesso de conteúdos e a construção de informações no ciberespaço.

PORQUE

II. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento das informações, nota-se crescente centralização da produção e do consumo de conteúdos na Internet.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)     As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)     A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)    As asserções I e II são proposições falsas

Justificativa:



O avanço da era digital desobrigou o consumidor de frequentar o ponto de venda. Esse fato traz uma responsabilidade adicional ao varejo: a de tornar o ponto de venda uma fonte de prazer para o consumidor. Adiciona uma obrigação ao varejo tradicional. A presença do consumidor final deve ser não só uma fonte de aquisição do produto, mas de lazer, prazer, informação e especialização." (RODRIGUES, V. Varejo na era digital: seu negócio está mudando. Você já sabe o que fazer? São Paulo: Globo, 2006, p. 209. (adaptado)

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I.                   Com o avanço da era digital, o autosserviço tende a desaparecer, porque o ponto de venda torna-se um lugar agradável para o cliente, como ocorria no varejo tradicional.
II.                A utilização dos meios eletrônicos na comercialização de produtos mudou o conceito de varejo.
III.             A Internet permitiu ao cliente adquirir produtos de uma forma rápida e confortável.

É correto o que se afirma em

a)      II, apenas.
b)      I e II, apenas.
c)      I e III, apenas.
d)      II e III, apenas.
e)      I, II e III

Justificativa:







A ideia de meios de comunicação estanques foi erodida pelas tecnologias de comunicação e suas apropriações. Na cultura da convergência, velhas e novas mídias colidem, mídia corporativa e mídia alternativa se cruzam, o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis." JENKINS, H.Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009 (adaptado).

Considerando o comentário apresentado acima, qual das seguintes situações seria adequada como orientadora da publicidade de uma pequena padaria em um bairro de classe média emergente de uma grande cidade brasileira?

a)      A publicidade para a padaria é secundária; importando a qualidade do produto e a do serviço e, portanto, é suficiente a propaganda boca-a-boca.
b)      A publicidade deve reforçar a marca da padaria em relação às demais e considerar as práticas de comunicação dos clientes.
c)      Essa publicidade deve contar com um programa de televisão que, veiculado por um canal comunitário, seja retransmitido, posteriormente, na Internet.
d)      Essa publicidade deve envolver redes sociais digitais, mensagens de texto para celulares e planos de fidelização.
e)      Como se trata de publicidade de uma commodity, devem ser enfatizados o preço e a proximidade entre o local de venda e o consumidor

Justificativa:

 

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