quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Galileo está chegando

Por Roberto Saraiva - Revista Superinteressante - Especial Tendências - Ed. 269-A

O GPS enfrenta sua maior crise. Não tem problema. Seu substituto já foi definido e é muito melhor.

O GPS subiu no telhado*. Mas já tem um substituto quase pronto para ocupar seu lugar: a rede europeia de satélites Galileo. Como o GPS, é um sistema de posicionamento global capaz de dar latitudes e longitudes precisas em qualquer ponto do mundo. Ou, em outras palavras, que consegue fazer o mais perdido dos taxistas achar o endereço mais escabroso.

O Galileo tem algumas vantagens que vão ser sentidas na prática. Uma delas é que os aparelhos localizadores são capazes de trocar informação com o satélite, em um diálogo de dados (o GPS apenas recebe). Nas ruas da cidade, isso quer dizer que o sistema pode detectar pontos de tráfego intenso e recomendar uma via mais desafogada ao motorista. Hoje, o GPS usa apenas um chutômetro que recomenda vias secundárias (na real, becos e vielas) para fugir de engarrafamentos. O Galileo também envia sinais de S.O.S - úteis para exploradores perdidos na selva ou gente em perigo em qualquer lugar.

Outra diferença é a precisão: em vez dos atuais 15 metros de diâmetro, o Galileo promete uma acurácia que chega a 10 centímetros. Isso permite, por exemplo, que fazendeiros controlem colheitadeiras a distância - até mesmo de fora da fazenda.

Mas a grande vantagem é que o Galileo não vai substituir o GPS. Pelo contrário: os sistemas são compatíveis, o que reforça todos os atributos doserviço. O Galileo custará 3,4 bilhões de euros e deve ficar completo em 2013.

* S.O.S no espaço
O GPS, sistema militar usado para guiar desde mísseis até taxistas paulistas, está passando por um momento delicado. Sua verba sofreu cortes em anos recentes, o que prejudicou a conservação dos 31 satélites. O conserto vem. Só que não é certo que ele possa ser feito sem prejuízos ao serviço.


Prezados, vocês são capazes de imaginar o impacto dessa nova tecnologia na criação e adaptação de produtos e serviços e no respectivo comportamento do consumidor?

18 comentários:

  1. Como toda tecnologia ligada a um âmbito global, evoluções tem que ser feitas, o Galileo segue em partes a idéia da web2.0, onde não só se recebe informações, mas podendo se contribui para um melhor conteúdo final. Ou seja, cada usuário terá como enviar conteúdo para o satélite e assim informar pessoas que ainda não estejam circulando na mesma área.
    Como na TV Digital é questão de tempo até um aparelho substituir o outro, acredito que no começo sim deve se utilizar os dois, mas que no futuro o GPS acabe caindo no esquecimento.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em 2013 o sistema oferecerá ao público um sistema de localização alternativo ao GPS e incrementará os serviços europeus que dependem de coordenadas geográficas.Está previsto para o ano que vem o lançamento de outros quatro satélites, que farão parte da constelação que servirá de apoio para o serviço.
    Segundo o site http://www.jornaldefesa.com.pt/conteudo “o Galileu tornou-se mais uma “pedra no sapato” na relação transatlântica. Segundo alguns autores, a razão principal para a criação do Galileu, para além das relações políticas, foi a falta de confiança nos EUA.
    Existem ainda suspeitas que o verdadeiro motivo para a criação do Galileu se prende com vantagens comerciais ou para ganhar algum controlo sobre as atividades militares americanas. O predomínio do conceito de não proliferação na era pós Guerra Fria, reforçou a predisposição americana de prevenir que outros adquirissem capacidades militares ou de ocupação do espaço extra-atmosférico, que encaixa perfeitamente nas preocupações européias de monopolização americana do espaço.”

    ResponderExcluir
  4. Rosivaldo Pereira Gonçalves

    Acredito que com a chegada dessa tecnologia as empresas poderão ter uma nova ferramenta para anunciarem, como esse aparelho é muito preciso as empresas poderão comprar espaços publicitários mostrando sua localização. O consumidor terá o poder de ser fiel a marca e chegar até a ela onde ela estiver mais próxima, mesmo desconhecendo o território onde o individuo se localiza.

    ResponderExcluir
  5. Se vivemos em um mundo moderno, produtos e serviços tornarem-se cada vez mais modernos é apenas conseqüência. Uma das grandes vantagens da tecnologia é possibilitar a mudança e melhoria nos produtos e serviços, dessa forma trazendo aos consumidores boas novidades, que é o caso do Galileo. É uma grande novidade que surgirá com muitas vantagens ao consumidor final, e qual consumidor não gosta de novidade? Ainda mais quando se trata de algo que realmente interessa para compra, aí sim os consumidores investem seu dinheiro de forma satisfatória e as empresas buscam a melhor maneira de estarem “antenadas” a era da modernidade.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não sei ate que ponto isso poderá atingir no nosso dia a dia, pois a Google anda fazendo "coisas" muito mais simples e sempre deixam todos boquiabertos. O "simples" Google Street View já esta deixando muita gente de cabelos em pé devido a "tamanha tecnologia". Deixando-as ate duvidosas em relação ao poder desta ferramenta se realmente será real.

    Acredito que o gps não cairá em desuso, devido ao custo benefício. Com tamanha facilidade de se comprar um carro/moto ou qq outro transporte, muita gente sem dinheiro acaba conseguindo comprar um veiculo, porem não investira em algo tão complexo e provavelmente caro. O gps já pode ser comprado por R$200,00(modelo mais simples).

    ResponderExcluir
  7. Podemos imaginar vários serviços a partir dessa nova tecnologia, seria possivel fazer seguros de carros mais eficientes, fichar os animais de reservas florestais para saber se estão sendo capturados por caçadores, colocar em crianças no shopping para que não percamos ela de vista e tenhamos mais tranquilidade, entre outros serviços.
    O GPS não vai perder o seu lugar, mas com certeza o serviço vai ficar mais barato.

    ResponderExcluir
  8. Não podemos negar que o Galileu é sim uma evolução, mas como todo tipo de nova tecnologia que apresenta melhoras significativas em questões funcionais, acredito que no começo vai alcançar um grupo bem restrito de consumidores. Creio que a necessidade, como estudamos na matéria, é uma das etapas definidoras pra compra.
    É o exemplo do celular por exemplo, existem celulares que oferecem milhões de funçoes diferentes. Claro, várias pessoas sonham em ter esse aparelho moderno, mas outras continuam usando os modelos antigos, somente para fazer ligação. Eu acho que pra grande população urbana ainda vão continuar usando o GPS como uma ferramenta, claro, que ele não tem todas as funções nem a mesma precisão que Galileu apresenta, mas ele atende as pessoas atualmente. Sem contar em outros recursos, como foi citado acima o Google Street View, que pode cobrir essa necessidade de mapear o território.
    Vamos ver se cola não é?

    ResponderExcluir
  9. Gilvan Gomes

    Creio que essa nova tecnologia poderá ser mais uma ferramenta para nós publicitários e para as empresas, e de quebra uma ajudinha para que
    não sabe onde almoçar, onde se hospedar, hum guia comercial e de endereços. Mas se podemos verifcar hoje uma tecnologia bem mais "simples", são poucas pessoas que tem, imagine uma dessas tecnologias em que se gasta 3,4 bi de euros, quanto chegrá ao consumidor final. Mas sempre quando chega uma tecnologia nova, pelo menos vai baratear a antiga, talves teremos acesso ao ultrapassado GPS.

    Mas a União Européia quer somente evoluir o produto ou medir forças tecnologicas com os americanos,dizem que irá ter um apagão do sistema atual, será verdade ou simplismente especulação e abertura de mercado.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Thiago Campos

    Minha mãe ia adorar um desses no meu celular!!

    Agora sério:

    O GPS já foi uma invenção fantástica, mas o galileo poderá ser usado na automatização de quase tudo que se move.

    Com um nível de precisão tão avançado, poderá ser usado para a criação de ônibus automáticos, metrôs, navios, até mesmo aviões.

    Apesar de poder criar uma revolução nos meios de transporte, poderá causar a eliminação de postos de trabalho.

    Mas continuo com a opinião de que realmente trará mais vantagens do que desvantagens.

    ResponderExcluir
  12. É uma grande novidade que surgirá com muitas vantagens ao consumidor final,mas acredito que o gps não cairá em desuso, devido ao custo benefício.E o aspecto positivo que poderemos pensar com o lançamento desse novo produto e que sempre quando chega uma tecnologia nova, pelo menos vai baratear a antiga, e assim talves teremos um facilidade de maior acesso ao ultrapassado GPS.

    ResponderExcluir
  13. Com esse advento e por se tratar de uma tecnologia muito mais precisa que a do GPS.Penso que o universo de utilização será muito maior que o do GPS de hoje.As empresas e o ambiente macro poderam se beneficiar dessa tecnologia.Por que poderemos ter uma fiscalização muito mais precisa de nossas matas.Alem de monitoramento com um custo muito menor e a chance de abordar o infrator com maior certeza.Por ser um sistema que opera com uma margem de erro de apenas 10 cm.Podemos com isso pensar em inúmeras serviços e produtos destrinchados dessa nova tecnologia.

    ResponderExcluir
  14. Natasha Surette

    o Gps tem trazido muitas vantagens para a população.
    Dias atras vi um documentario policial na Tv fechada e o uso do GPS na busca pelo assissino foi essencial, por causa do celular que tinha o mecanismo o fugitivo foi achado.
    Por isso que sou totalmente a favor do uso do GPS acredito sim que ele veio para ajudar e facilitar a vida de todos.
    Quanto ao Galileo nao posso falar pq ainda não conheço seu uso.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O Galileo poderá causar uma revolução não só no meio automobilístico, mas também no meio agrícola era uma tecnologia muito útil e desejada. O GPS já é muito explorado atualmente, mas o Galileo terá mais precisão, alem de colaborar com o consumidor que terá mais recursos ao seu favor.
    Stephanie Paula Valadares Alvares

    ResponderExcluir
  17. Acredito nos benefícios que o Galileo pode trazer pensando em uma visão mais ampla, como já foi comentado pelos colegas acima, será de grande utilidade com relação a cobertura do meio agrícola, no meio automobílistico, dentre outras vantagens que ele possa trazer de magnitude maior. Porém, é questionável a questão de privacidade como foi citado pelo Daniel. Será que esse recurso é ideal também quando se trata de pessoas?
    Acredito que não.

    ResponderExcluir
  18. Por se tratar de uma ferramenta melhor que o GPS, pois ele terá uma precisão maior com acurácia de 10 cm de diâmetro enquanto que o GPS trabalha com uma margem de 15 metros de diãmetro, será de grande valia para diversos ramos. Hoje, já possuímos uma tecnologia que não é bem trabalhada, mas possui um leque de opções para rastreamento. Por exemplo, com a telemetria aplicada em caminhões de carga, dá para se precisar o quanto de combustível se está gastando, o quanto que foi gasto de lona de freio, como se consumir menos, dá pra saber até o quanto que o caminhoneiro abriu a porta ao sair do caminhão. Lembrando que a telemetria é o plus do rastreamento. Por isso, acho que será de grande valia para o consumidor em geral a chegada desse novo aparelho de posicionamento global.

    ResponderExcluir