sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Exercício ExpoUna


Prezados, assistam uma das palestra que irão acontecer nos dia 23/11 ou 26/11, no horário das 19 horas, sobre empreendedorismo e façam uma resenha, abordando aspectos pessoais, postando aqui.

19 comentários:

  1. Muito mais que uma palestra, o encontro com a aluna, do 4º periodo(ultimo do curso) de Gestão de RH, a Elen Lúcia Rosa foi um bate papo muito rico. Diferente do que está escrito no post do Prof. Claudio o encontro foi sobre empregabilidade.
    A Elen nos mostrou como devemos nos preparar para uma entrevista de emprego. Destacou que tudo começa com a "criação" de um bom curriculo. Deixou claro que nem sempre um curriculo cheio de experiencia, atividades e ex-empregos é um bom curriculo. Para mostrar como fazer um bom curriculo simulamos a criaçao do curriculo do Rosivaldo Gonçalves Pereira, no qual participou da apresentaçao comigo. Vimos passo a passo de como montar este curriculo. Ficou claro que cada vaga "merece" um curriculo especifico. A Elen disse: "Pode ser mais trabalhoso, mas cada vez que você adaptar seu curriculo dentro dos pré requisito da vaga, sua chances aumentarão."

    No stand haviam dois "livrinhos" dando dicas de emprgabilidade, estes impressos tambem abordavam os itens ditos pela Elen, complementando o nosso bate papo.

    A conversa aconteceu no stand 04 e durou por volta de 1h.

    ResponderExcluir
  2. Natasha Surette

    Como o Ignus disse, foi um bate papo super interessante, com bastantes dicas na formulação de curriculo, dicas na hora da entrevista, como se portar diante de perguntas embaraçosas na entrevista.
    Os livrinhos que estavam no stand são bastante interessantes, é uma forma de guardarmos estas dicas que a Elen nos deu, ele é um guia completo para que no futuro proximo possamos a fazer curriculos melhores para que nossas chances aumentem.

    ResponderExcluir
  3. a conversa com a aluna do 4º periodo de Gestão de RH, a Elen Lúcia Rosa foi um bate papo muito interessante, e o tema que foi falado foi sobre empregabilidade.
    Primeiramente ela nos mostrou passo a passo como montar um otimo curriculo,e que cada vaga merece um tipo de curriculo, existem varios modelos para se apresentar um otimo curriculo, e que devemos adaptar nosso curriculo dentro dos pré requisito da vaga desejada.
    Havia 2 livros em cima do stand, que nos da uma visao muito grande sobre empregabilidade, o ideal e ter a conversa com quem sabe para depois ler os livros e estar bem informado sobre um tema que nos afeta bastante.
    Gostei muito, e achei bastante constritivo.

    ResponderExcluir
  4. Thiago Campos

    As dicas do pessoal do curso de Gestão de RH, especialmente para mim, foram de muita ajuda, pois agora estou saindo do estágio e estou em busca de uma próxima oportunidade. Eu pensava que já tinha uma ideia certa de como montar meu currículo, mas ela mostrou que, além do currículo condizer com o candidato, ele deve principalmente condizer com a vaga. Dar mais destaque às características específicas para a vagaa a qual você se candidata, mas sem esquecer de incluir suas outras aptidões, o que pode ser usado inclusive como critério de desempate.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Concerteza,foi um ótimo bate-papo,com a aluna do curso de gestao de RH,ela soube nos explicar mto bem,como se portar em uma entrevista de emprego,o que falar,como responder as perguntas,e como montar com mais cuidado e criatividade um curriculo,pois ele faz a diferença,e cada area deve ter o seu curriculo próprio.E sempre colocando,cursos extras,dentre outros conhecimentos que vc venha a ter.Dicas importantes,para nós que procuramos um estágio,ou emprego.

    ResponderExcluir
  7. A "palestrante" passou um pouco sobre os conceitos basicos para se portar numa entrevista de emprego e como montar seu curriculo de forma dinâmica e eficiente, é importante salientar que não é uma formula e sim uma forma de se preparar. Ela mostrou que para cada empresa você deve refazer seu curriculo para ficar mais "chamativo", e se preparar para a entrevista treinando as respostas e preparando perguntas, os entrevistadores gostam de pessoas interessadas pelas empresas. As dicas passadas são importantes para aumentar a chance de ser empregado, e com o passar do tempo e maior experiencia adquirida nas entrevistas, a chance de se conseguir o emprego fica cada vez maior.

    ResponderExcluir
  8. Creio que foi de grande valia a conversa que tivemos com a estudante Élen por se tratar de uma pessoa que vivencia a área e possui vasto conhecimento para nos direcionar na confecção de um bom currículo. A nivel de aspecto pessoal, uma orientação importante passada pela estudante de Gestão de RH que corrigi em meu currículo, foi o tópico Objetivos Profissionais que sempre incluí em meus currículos na parte final e ela informou que esse é o primeiro tópico que deve ser inserido no currículo.

    ResponderExcluir
  9. A conversa com a convidada Elen, nos mostrou a importância da apresentação do currículo bem feito para cada vaga específica. Que para cada exigência, devemos adaptar as informações, dando destaque as experiências profissionais e cursos que vão ser aproveitados no emprego oferecido. E também como se portar na entrevista, como responder a perguntas importantes. Com certeza isso nos ajuda não só para conseguirmos emprego, mas também para ter a visão do empregador. O que é importante para entendermos como são os critérios avaliados na entrevista e no currículo.

    Vinícius Soares.

    ResponderExcluir
  10. O bate papo com a Elen, estudante do curso de Gestão de RH, foi bastante proveitoso em relação a dicas de empregabilidade. Ela nos apresentou como deve ser feito um ótimo currículo, para ter maiores chances de conseguir uma vaga de emprego, deu dicas também de como fazer uma boa entrevista de emprego.

    Em relação às dicas de currículo, um ponto me chamou bastante atenção, "Quais objetivos devemos atingir?" E foi pontuado quatro objetivos: 1- COMUNICAR CLARAMENTE SEUS OBJETIVOS; 2- DEMONSTRAR POR QUE VOCÊ ESTÁ APTO A DESEMPENHAR A FUNÇÃO PRETENDIDA; 3- APRESENTÁ-LO COMO PROFISSIONAL ORGANIZADO E AMBICIOSO; 4- FÁCIL LEITURA - FRASES CURTAS. Ótimas dicas para melhorar o currículo. Uma questão que pessoalmente eu tinha dúvida é a necessidade de colocar foto no currículo, será que ajuda ou não? Elen pode esclarecer essa dúvida: "Esse recurso é opcional. Nossa sugestão é que sua foto seja utilizada apenas quando solicitado pela empresa”. Bom, nesse ponto eu faço corretamente. =D

    Já em relação à entrevista, fica uma dica de suma importância: "O domínio da arte de ser entrevistado requer, além da prática propriamente dita, a reflexão sobre quatro dimensões, 1- Estratégia de abordagem; 2- Perguntas freqüentes; 3- Conduta ao longo da entrevista; 4- Atenção aos detalhes. Essas foram, para mim, as melhores dicas.

    ResponderExcluir
  11. O que achei de mais interessante no que a Elen disse foi que você colocar várias experiências no seu currículo que foram de curto prazo nem sempre é bom, porque parece que você não consegue permanecer em um emprego por muito tempo.

    Outra coisa que achei que foi uma super dica foi adaptar o objetivo profissional do currículo para a área em que está da vaga. Ás vezes nos prondemos em fazer só aquilo que queremos e depois percebemos que perdemos boas orportunidades de ingresso profissional por causa das nossas próprias restrições.

    ResponderExcluir
  12. Diferente da opinião de muitos aqui em cima eu achei o debate/”palestra” bem inútil, acredito até que tenha sido por causa da bagunça do expouna.
    Mas enfim, o que ela comentou com agente, não foi muito diferente do que o pessoal com experiência em RH nos diz os devidos cuidados básicos que devemos ter em nossos currículos. Pois é a base quando solicitamos uma entrevista de emprego. Coisa que todos nós já deveríamos saber pela vasta repetição na criação do currículo para ser enviado pra diversas empresas à procura de alguma vaga.
    Depois da conversa sobre o currículo ela comentou sobre os comportamentos que se devem ter em uma entrevista, que por mais que seja saturado e varias pessoas te orientam a mesma coisa, é importante para ter a devida postura em uma conversa com a pessoa que estará te avaliando.

    ResponderExcluir
  13. No dia 26/11, no evento EXPOUNA, um stand apresentou o tema Empregabilidade, um espaço para tirar dúvidas sobre como se portar em uma entrevista e principalmente, como conseguir ser chamado para uma.
    O currículo foi tema central das conversas que tive no stand, dúvidas antigas foram esclarecidas, como por exemplo, o tempo que devemos permanecer com o mesmo currículo. Sabemos como o mercado de trabalho esta cada vez mais concorrido e por isso, uma dica é sempre manter o currículo atualizado, inclusive de um dia para o outro, caso seu foco de emprego mude. Cada empresa tem uma necessidade e as qualificações que você citar podem ser diferenciais importantes para o contratante.
    Outra dica importante é a estrutura do currículo, segundo a orientadora do stand, o candidato deve expor primeiramente sua intenção através do objetivo e logo após citar suas experiências, isso irá gerar um interesse imediato em ler outras qualidades suas, como cursos e palestras. As palestras também foram uma grande surpresa pra mim, sempre pensei que quanto mais, melhor, mas não é bem assim, a dica é colocar uma de cada tema importante para não gerar um desinteresse na leitura do currículo. Um conselho que recebi foi tenha paciência, não saia por ai distribuindo currículos diferentes nas mesmas empresas. Por ultimo uma dica que julguei muito importante, mantenha um bom relacionamento com as pessoas a sua volta que podem lhe notar e se dedique ao máximo em apreender coisas novas.

    ResponderExcluir
  14. No dia 26/11, no evento EXPOUNA, um stand apresentou o tema Empregabilidade, um espaço para tirar dúvidas sobre como se portar em uma entrevista e principalmente, como conseguir ser chamado para uma.
    O currículo foi tema central das conversas que tive no stand, dúvidas antigas foram esclarecidas, como por exemplo, o tempo que devemos permanecer com o mesmo currículo. Sabemos como o mercado de trabalho esta cada vez mais concorrido e por isso, uma dica é sempre manter o currículo atualizado, inclusive de um dia para o outro, caso seu foco de emprego mude. Cada empresa tem uma necessidade e as qualificações que você citar podem ser diferenciais importantes para o contratante.
    Outra dica importante é a estrutura do currículo, segundo a orientadora do stand, o candidato deve expor primeiramente sua intenção através do objetivo e logo após citar suas experiências, isso irá gerar um interesse imediato em ler outras qualidades suas, como cursos e palestras. As palestras também foram uma grande surpresa pra mim, sempre pensei que quanto mais, melhor, mas não é bem assim, a dica é colocar uma de cada tema importante para não gerar um desinteresse na leitura do currículo. Um conselho que recebi foi tenha paciência, não saia por ai distribuindo currículos diferentes nas mesmas empresas. Por ultimo uma dica que julguei muito importante, mantenha um bom relacionamento com as pessoas a sua volta que podem lhe notar e se dedique ao máximo em apreender coisas novas.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Rosivaldo Pereira Gonçalves

    No dia 26 de novembro, no Evento EXPORUNA Eu, Elaine e Ignus , auxiliados pela cartilha VIVA A PRAÇA, Dicas de Empregabilidade/Currículo, tivemos um bate papo gostoso e descontraído com a Aluna do curso de Recursos Humanos da Unatec campus Liberdade, Elen Lúcia Rosa. Conversamos sobre como elaborar um currículo para atender as finalidades de gerar entrevistas e de servir como guia para nossos futuros entrevistados. Na ocasião nós destrinchamos as informações contidas em meu currículo que “sempre carrego em um pendrive” e adequamos de acordo com as dicas passadas pela estudante. Ela apontou os pontos fortes e fracos, o que era necessário acrescentar e também subtrair. Porém, ela não tinha conhecimento que o meu currículo foi elaborado por um profissional que atua no mercado a muitos anos e faz atendimento gratuito na Estação das Profissões que fica localizada na Av. dos Andradas 620, Centro. Segue o link explicando um pouco sobre a instituição:
    (http://www3.sesi.org.br/Programas/jornal/Ed_64/03_cidadania.pdf)
    Deixamos está informação em sigilo para ver a coerência entre as informações e as visões dos dois profissionais. Muitas informações batiam, porém teve algumas que ela julgou desnecessárias, que para mim é de suma importância, dentre elas, a citação sobre as funções exercidas no histórico profissional. Segundo Elen o profissional que faz o recrutamento já sabe qual função cada cargo ocupa, porém não concordamos, pois, podemos pensar que essas funções variam em cada empresa, ainda mais quando nos tratamos de agencias de publicidade como é o nosso caso. Continuamos a conversa sem contrariá-la, para sabermos onde ela iria chegar. Puxamos “sardinha” para o nosso curso e perguntamos a ela o que ela achava sobre currículos mais ousados, como estes que seguem neste link que são de profissionais que querem atuar na área de direção de arte http://www.webdesignerdepot.com/2009/05/30-artistic-and-creative-resumes/. A primeiro momento ela achou que não era uma boa idéia, pois não conhecia direito as funções de um profissional desta área. Quando explicamos a ela as funções designadas a estes profissionais ela teve uma melhor aceitação, mas pediu para que sejamos cautelosos, pois o currículo tem que ter uma versão para cada tipo de empresa, pois “um profissional que faz a triagem de um currículo para Petrobras não tem a mesma visão do que faz a triagem para uma agência publicitária” exemplificou a estudante. Perguntamos também sobre como compor o nosso portfólio de uma forma atrativa, porém ela também não tinha este conhecimento. No final do bate papo concluímos que muitas informações ali discutidas seriam agregadas nas nossas entrevistas e tomamos base de como nos preparar melhor para cada oportunidade que aparecerá, pois como a própria Elen disse “cada oportunidade é única e nossos concorrentes não querem perde-la”.

    ResponderExcluir
  17. Alexandre Lima Gontijo

    A disccussão serviu no meu ponto de vista, como uma excelente contribuição para nos prepararmos sim em uma busca de um emprego. Itens importantes e que mercem destaque em um currículo foram questionados e com certeza devemos levar em consideração na hora de se apresentar, pois seu currículo é praticamente um espelho do que você é e além do mais do que você promete ser para seu futuro chefe.
    Outro ponto importante, é que a discussão serviu não apenas para os dias de hoje na busca de um emprego, mas também como uma importante fonte de avaliação para futuros funcionários que pretenderão arrumar vaga em uma empersa em que possamos chefiar. É de grande importância pensarmos desde já em nosso futuro e na possível idéia de deixarmos nossas agências, ou qualquer negócio, na mão de profissionais qualificados, não nos encantando com qualquer currículo que possa vir a ser apresentado para nós.

    ResponderExcluir
  18. Gilvan Gomes

    Apesar das dicas serem interessantes, não é tão simples se colocar no mercado com apenas um curriculum e uma boa postura, creio que mais que isso o candidado tem que ter vivenciado alguma vez na vida essa fase de busca do 1º,2º ou 10º emprego. Crei que isso faz toda diferença. Os "guias praticos" dos dois temas estão bem detalhados e servem como parâmetro a ser seguido. Alem da bem educada e bem informada aluna ter prestado todos os esclarecimentos.
    O stand estava aparado com outros alunos ao qual não me recordo o nome, mas que cada um pode dar sua contribuição e sua experiencia propria, pois para mim é o que mais devemos levar em consideração. Claro que alem de tudo você deve saber fazer, e isso somente o tempo pode ensinar, não há uma receita de bolo que sepode aprender, ser um bom profissional é não só ter conhecimento, mas ter ética e principalmente gostar do que faz.
    As dincurções servirão para acrescentar um pouco mais e mudar algo que ainda não esteja legal na proxima entrevista, ou quem sabe essas regras já estão mudadas e teremos que reaprender como iremos nos "vender".

    ResponderExcluir
  19. PEDRO GAUDENCIO

    A conversa foi muito produtiva!Acho que para futuras entrevista saberem me impor mais sem ser sem educação.O que me cativou na conversa com o convidado foi que temos que ser bastante seguros nos nossos argumentos.Ser bastante sério mais ao mesmo tempo divertido.Acho que o currículo é nossa primeira imprensao e para isso temos que colocar todos nossos atributos de forma sutil.Para na conversa expormos nossos pensamentos e nossos objetivos naquele trabalho x ou y.Bom,penso que para minha carreira foi um bom back up.Para sabermos nos comportar em uma entrevista de trabalho.Obrigado Una por essa oportunidade de apresentar pessoas cope tentes e interessantes com esse felling do mercado e como nos apresentarmos.

    Grato.

    ResponderExcluir