domingo, 17 de outubro de 2010

Cauda Longa



Prezadas e Prezados,

esse video, sugestão de nossa coleta Talita Leonel, responde algumas questões, mas deixa uma pergunta importante aberta: como vocês, profissionais de comunicação e analistas de comportamento, devem atuar neste "novo mundo"?

25 comentários:

  1. Este "novo mundo" está cada dia mais cheio de novidades, e por isso se atualizar passar a ser uma obrigação.
    São tantas as ferramentas de comunicação, que o plano de mídia tem que ser feito com muito cuidado e atenção, para realmente atingir o público desejado.
    Uma marca tem que agregar um valor muito importante por trás de qualquer produto que possa lançar, para que realmente ela conquiste o mercado. Difícil saber é se mesmo com todos o tipos de cuidados e pesquisas, uma marca ou produto vai conseguir conquistar um público tão exigente como os de hoje em dia. Mas uma coisa é certa, quanto mais criatividade, mais inovação, mais modernidade e mais interatividade, maiores são as chances de sucesso.


    Lívia de Castro Bosco

    ResponderExcluir
  2. Este "novo mundo" nos deixa quase encurralados, pois estamos diante de enxurradas de informações que chegam na velocidade da luz vindas de todas as direções, muitas delas, e, posso arriscar, a maioria, vindas de usuários, os mesmos que há [pouco] tempo atrás apenas recebiam. Agora nós estamos quase no mesmo patamar de igualdade, pois não existe o responsável por produções de conteúdo, afinal todos podem fazê-lo a qualquer momento e de qualquer forma.
    Traçar perfis sociais torna-se ainda mais difícil, as pessoas estão misturando-se por gostos, preferências e desaprovações de uma forma incrivelmente dinâmica, passando de um a outro grupo com grande rapidez e facilidade.
    Diante deste veloz movimento, que vai para todos os lados, acredito que a forma mais fácil para os profissionais de comunicação é estar dentro da roda, estar inserido, junto com todos sem se dividir e se selecionar, pois somente dentro dos novos formadores de conteúdo é possível entender como tudo se processa e evolui. Somente assim é possível encontrar formas novas, estudar e analisar como este universo funciona.

    ResponderExcluir
  3. Este "novo mundo" é um grande desafio para os profissionais de comunicação,pois a cada minuto novas tecnologias surgem. Para enfrentar este desafio, temos que fazer parte deste mundo globalizado, temos que entendê-lo para então podermos produzir.
    Ao mesmo tempo que o mundo é rodeado por diversas informações, cada pessoa tenta ser única,o que torna mais difícil a definição de um público alvo. Com isso, o profissional de comunicação tem quer ser mais dinâmico ainda para suprir as necessidades dos consumidores.
    O desafio que os profissionais de comunicação estão enfrentando agora é só o início de uma série de novos desafios que eles terão que enfrentar, já que o mundo globalizado e da informação vai se complementando com o passar do tempo.

    Camilla Vidal- 6º Período PP Noite

    ResponderExcluir
  4. É um grande desafio para os profissionais de comunicação, ainda mais que as novas midias tecnologicas a cada dia se torna tambem mais especifica direcionada a um determinado publico. Hoje a globalizaçao coloca vc antenando com tudo que esta acontecendo em praticamente em tempo real, mas temos que entendê-lo estuda-los pois so assim vamos saber como atingir o objetivo maior que é o publico. hoje a informaçao, ou melhor a distribuiçao da imformaçao esta em todos os lugares, e cada um de nos buscamos aque nos convem a mensagem ela é unica no entendimento de cada um mas ao mesmo tempo global, onde todos temos o acesso a ela. O profissional tem que ser agil pensar rapido para que de uma maneira mais clara e objetiva. o mecanismo tecnologico de transmiçao de informaçoes a cada dia se modificara aperfeiçoando e direcionanda a mensagem para um determinado grupo de pessoal até sua personalizaçao completa, o início de uma série de novos desafios do mundo globalizado e da informação.

    FABIANO SENA
    PUBLICIDADE PROPAGANDA 7 PERIODO NOITE
    PROFESSOR CLAUDIO.

    ResponderExcluir
  5. Este "Novo Mundo" em minha opnião não se trata mais de um "novo mundo" e sim do "Mundo Real" onde se tem liberdade para "quase" tudo, e como o próprio vídeo disse: "...eles de fato tem poder e as marcas preferem não subestimar o poder de 1 milhão de pessoas com a chave da fábrica."
    E como profissionais de comunicação e analístas de comportamento, devemos estar sempre online nesse mundo e ainda devemos estar antenados com sustentabilidade, e responsabilidade social, estando sempre colaborando e interagindo de forma efetiva.



    Alberto Hodge
    7° Período Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  6. Este "Novo Mundo" em minha opnião não se trata mais de um "novo mundo" e sim do "Mundo Real" onde se tem liberdade para "quase" tudo, e como o próprio vídeo disse: "...eles de fato tem poder e as marcas preferem não subestimar o poder de 1 milhão de pessoas com a chave da fábrica."
    E como profissionais de comunicação e analístas de comportamento, devemos estar sempre online nesse mundo e ainda devemos estar antenados com sustentabilidade, e responsabilidade social, estando sempre colaborando e interagindo de forma efetiva.



    Alberto Hodge
    7° Período Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  7. Acredito que as transformações estão sempre acontecendo, nós assustamos com a geração C e nossos pais se assustaram com a nossa geração, e junto com a mudança das pessoas, está também a mudança do mercado, da tecnologia, dos profissionais. É inevitável a mudança, devemos acompanhar as transformações e considerá-las boas, afinal, quem é resistente ás mudanças fica esquecido, como marcas que não se atualizaram e foram substituidas por outras ''modernas''. O Ideal é como empresa estar sempre fazendo um planejamento, para acompanhar e prever as mudanças do mundo e dos consumidores, e como profissionais estar sempre fazendo uma reciclagem em seus conhecimentos, por que a cada dia surgem novas informações que substituem as antigas.
    Talita Palhares Leonel

    ResponderExcluir
  8. O mercado de trabalho vem exigindo um profissional que tenha um bom nível de conhecimento dos conteúdos formais e que esteja em contínuo processo de aperfeiçoamento, que o capacite a compreender e agir em um mundo globalizado e competitivo. Esta é a “nova realidade” da geração C que está cada vez mais ligada ás novidades tecnológicas. Mas não cabe só aos profissionais adotarem medidas de qualificação para este novo mercado, as empresas devem ser reestruturar de modo que possam crescer para enfrentar desafios futuros. O cenário é de competição e vai vencer aquele que melhor estiver preparado e que apresentar a melhor diferenciação.

    Renata Lopes - 6º PP noite

    ResponderExcluir
  9. Esse video mostra as dificuldades e oportunidades do novo mercado para as empresas e os publicitários. Cada dia mais devemos nos preocupar e nos adaptar as novas mídias e aos novos métodos de publicidade. A minha forma de enxergar esse novo mercado é como uma grande oportunidade. Pois cada vez mais temos a chance de alcançar um público maior e com menos gastos e menos dificuldades, já que em uma mesma ferramenta temos públicos de vários tipos. O mais importante é manter sempre atualizado, pois a cada momento surgem novos meios de chegar a esse público. O mercado existe, agora depende de nós para conseguir um resultado positivo. Aquele mais mais se empenhar em estar por dentro das novidades, com certeza será o que mais de destacará na sua atuação. O desafio está lançado.


    Luiz Felipe - 6ºPP noite

    ResponderExcluir
  10. André Matos 7º período - PP Noite1 de novembro de 2010 09:28

    Estamos mais uma vez comentando sobre um assunto eminente em nossa vida: a Globalização. Hoje compramos qualquer produto, em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. A variedade está grande e somos bombardeados pela comunicação, porém algo vem ficando mais claro, e esse algo é o comportamento das pessoas, existem formadores de opiniões que acabam influenciando os demais, acredito que o papel dos comunicadores além de descobrir tais formadores de opiniões é descobrir seus comportamentos hábitos e oferecer na fonte aquilo que desejam comprar.
    A comunicação tem o papel de deixar algo conhecido, um produto ou serviço, assim desenvolvendo essa tarefa apontando para o lado certo atingirá de maneira mais eficaz seus objetivos.
    Trabalhar para o grupo de pessoas certas com os comportamentos observados e analisados parece ser uma fórmula com um grande potencial. Globalização é igual a bombardeio de conteúdo, produtos e serviços, grupo de formadores de opiniões é igual a maior número de pessoas atingidas e maior sucesso em seus objetivos. É bom trabalhar direcionado de maneira correta e coerente, para isso a pesquisa e observação é uma ótima ferramenta. Se destacar para um grupo seleto e específico de indivíduos é mais fácil que para um todo generalizado, ou seja, para atuar nesse novo mundo obtendo sucessos é preciso buscar o acesso de maneira inteligente, específica e direcionada às pessoas que são tidas como lideres e estão em foco perante as demais, a partir daí o acesso aos outros indivíduos torna-se apenas uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu nasci, ainda não existia internet do jeito que vemos hoje. Mesmo assim me acostumei e cresci junto à globalização. Não considero esse "novo mundo" um desafio para mim. Acredito que pra área de comunicação é até mais fácil utilizar desse meio e aumentar as novidades, por ser um instrumento muito fácil e que já faz parte da vida dos novos consumidores! Difícil é pra própria área de tecnologia. Como trabalho e fiz cursos nas duas áreas, posso dizer que ter um site hoje ou anunciar em redes sociais é mais simples que agradar com a navegabilidade e usabilidade. Do que adianta ter ótimas estratégias de comunicação na internet, se a parte burocrática/usual não atende a vida fácil e prática desses novos consumidores? Eles querem é pratidade e não ter com que preocupar. Talvez, desafio seja para captar as pessoas que não têm costume com a tecnologia. Mas pra elas existem outras formas de conquistas!

    Marcela Gonçalves - 6ºPP - Noite

    ResponderExcluir
  12. Ana Cláudia Lopes - 6º PP Noite

    Vivemos em um mundo onde a cada dia surgem coisas novas voltadas para a tecnologia e este mercado cobra cada vez mais capacitação de seus profissionais. Para um profissonal da comunicação o importante é estar sempre antenado com as novas tendências, se especializar mais e buscar entender principalmente as vontades desses novos consumidores.

    ResponderExcluir
  13. O mundo com o qual vivemos hoje, nos exige cada vez mais que estejamos conectados e antenados com a tecnologia e com os novos meios. As pessoas devem estar conectadas para que possam se interagir e conviver bem. Não somente isso, a sociedade exige. Para se conseguir um emprego é exigido no mínimo um conhecimento básico com estas novas tecnologias. A sociedade está mudando e esta mudança deve ser acompanhada passo a passo para que não estejamos atrasados, devemos ser antenados com tudo o que acontece a nossa volta.

    TAMIRYS GABRIELA GOMES MOURA - 6 PP - NOITE

    ResponderExcluir
  14. Bernardo 7PP

    Eu sinceramente gostava mais do mundo antigo, a vida não era tão corrida, não tinha tanta concorrencia, as crianças saiam na rua pra se divertir, as familias sentavam junto na mesa de jantar, as pessoas se conheciam de verdade, ao inves de se conhecerem superficialmente, a mulher tinha valor proprio, a moralidade existia, o amor não era demode e a vida era mais colorida, as pessoas eram mais magras e comião coisas saudaveis, ganhar dinheiro era mais facil pra quem trabalhava duro.
    Mais como cunsumidor eu agradeço, as coisas são mais faceis de se comprar é mais facil olhar o preço, mais facil comunicar com quem tem o produto e perguntar se é bom de verdade!
    Mais ainda assim sinto saudades....

    ResponderExcluir
  15. Podemos dizer que esse novo mundo, tem mais opções e informações para os consumidores. Com esse bombardeio de informações os consumidores querem sempre adquirir produtos ou serviços com tecnologia avançada. Hoje em dia a tecnologia e a comunicação andam juntas, podemos fazer compras sem sair de casa, entra em contato com uma pessoa querida sem necessidade de enviar carta, podemos dizer que hoje realmente vivemos em um "mundo novo". Precisamos sempre nos aperfeiçoar porque com o passar do tempo as coisas mudam, e para conquista um bom emprego e necessário se qualificar, de acordo com as exigências do mercado.
    Brena Paula 6° PP

    ResponderExcluir
  16. Nesse exato momento surge no mercado um novo produto, isso graças a evolução tecnológica e ao mundo globalizado. Surge uma nova geração digital interligado com o mundo. Hoje posso ir em Paris, na China, num restaurante(deliverys)em sair de casa, basta estar conectado.Posso até opinar na produção de um produto.Por um essa nova cara do consumo é positivo porque dar acesso as várias pessoas, mas por outro o consumo é maior, sendo necessário uma política de sustentabilidade. Hoje as empresas precisam preocupar em atender esses novos consumidores que estão cada vez mais ativos e informados e também com o meio ambiente. Hoje os profissionais da comunicação precisam entender os novos programas e os novos consumidores.
    LUANA AQUINO 6º PP/ NOITE

    ResponderExcluir
  17. Nesse exato momento surge no mercado um novo produto, isso graças a evolução tecnológica e ao mundo globalizado. Surge uma nova geração digital interligado com o mundo. Hoje posso ir em Paris, na China, num restaurante(deliverys)em sair de casa, basta estar conectado.Posso até opinar na produção de um produto.Por um lado essa nova cara do consumo é positiva porque dar acesso a várias pessoas, mas por outro o consumo é maior, sendo necessário uma política de sustentabilidade. Hoje as empresas precisam preocupar em atender esses novos consumidores que estão cada vez mais ativos e informados e também com o meio ambiente.Os profissionais da área de comunicação precisam entender os novos programas e os novos consumidores.
    LUANA AQUINO 6º PP/ NOITE

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho o livro A Cauda Longa e ja o li, claro, depois que entrei na agência Filadélfia Comunicação, que foi meu primeiro emprego na minha área. Quando entrei na agência a primeia coisa que eles me perguntaram foi sobre este livro. Portanto, não pensei 2 vezes,comprei -o e já passei para 2 pessoas, amigos meus que também cursam publicidade.
    A idéia principal é mostrar a nova forma radical da cultura e do comércio, um novo mercado surge diante nossos olhos e com isso faz com que esses nichos sejam mais fragmentados possíveis.

    RAFAEL PAZ 6 P - PP NOITE

    ResponderExcluir
  19. Estamos nun mundo de muita
    tecnologia e informação de
    facil acesso.Com isso as
    informações passaram a nao
    mais ter uma base de
    confiabilidade de conteudo.
    Nos tornamos pessoas dependentes
    do Pc,dos blog's,msn, orkut ,
    twitter entre
    outras redes sociasi.
    Essas ferramentas tomaram
    um lugar em nossas que
    deixamos de realizar outras ou
    ate mesmo fazemos tudo
    junto com a rede conctada.

    Keylla Paiva
    7 pp noite

    ResponderExcluir
  20. Hoje o “novo mundo” exige pessoas mais antenadas com os novos meios e com a evolução da tecnologia. Precisamos de profissionais que possam interagir e fazer parte deste mundo globalizado, temos que conhecer bem o que realmente está sendo pedido, para realizar e produzir melhor. Os profissionais de comunicação devem atuar de forma clara, objetiva, com dinamismo, atendendo as reais necessidades dos consumidores. Lembrando sempre que a Sociedade cresce junto com esse novo mundo, por tanto, é necessário acompanhar essa evolução de perto para conhecer esse novo consumidor que atua cada vez mais nesse novo mundo.

    Paola Nascimento
    7° Período Publicidade e Propaganda - Noite

    ResponderExcluir
  21. Com o avanço rápido da tecnologia e o acesso as informaçoes em um piscar de olhos, estamos vivendo em um "Novo Mundo", o mundo das transformações, da acessibilidade, do avanço, do conhecimento, da interaçaão.
    Toda mudança traz a ameaça do novo, do medo, do desconhecido, mas também a oportunidade da experimentação, do sucesso, da curiosidade, da inovação.
    Este novo cenaário atinge as pessoas de formas diferentes, para muitos podem ser ameaças e para outros uma grande oportunidade, para toda e qualquer mudançao essa paradgma ira existir, cabe a nos mesmo saber diferencia-los.

    ResponderExcluir
  22. Antes de sermos Publicitários, somos Comunicólogos, isso nos dá quase uma obrigação de conhecer e participar dessa (nem tão nova assim) nova forma de comunicar.

    E para conhecer de verdade esse "novo mundo", só participando dele. E existem duas formas de "participar"; produzindo e compartilhando conteúdo ou "consumindo" conteúdo.

    É impossível se formar um profissional hoje que não entenda ou não se insira nesse mundo. Somos obrigados a conhecer tudo isso pois é lá que estão os consumidores do nosso "trabalho". É lá que vamos encontrar quem vai comprar o produto que nós vendemos para nossos clientes.

    Não há como fugir disso.

    ResponderExcluir
  23. Acredito que com esse novo mundo, surge uma nova visão e abordagem por parte da publicidade. As empresas precisam descer um pouco de seu pedestal, de sua superioridade, e passar a ser mais "amiga", mais interativa e mais aberta com seus clientes. Temos que abrir espaço para os usuarios se tornarem produtores, e disseminadores de nossa marca e produtos. A experimentação, criatividade e inovações são muito importantes nesse momento.

    ResponderExcluir
  24. Estar "antenado" nas novas tendência é a melhor forma que o publicitário tem de ser certeiro na hora de atingir o consumidor. É preciso novas ideias para um mundo que está constantemente em mudanças. Hoje o próprio consumidor pode ser o próprio veículo de mídia na hora de divulgar um produto. Facebook hoje é o maior exemplo de que nós mesmos somos a mídia,a publicidade, o jornal e o informante. E é uma mídia que está cada vez mais ganhando maior tempo das pessoas, podendo chegar até mesmo na frente da TV em relação ao público jovem. Portanto é preciso criatividade e inovação para atingir os consumidores.
    Isabella Pereira Amorim PP Noite/ 6o Período

    ResponderExcluir
  25. Este "Novo Mundo" talvez não seja tão novo assim. As mudanças tem acontecido quase que diariamente. Quando nos deparamos com a comparação do mundo na época dos nossos pais, na época da nossa infância e contrastamos com os dias de hoje, chega a ser um pouco assustador. Tudo mudou e muda muito. O acesso as informações aumentou consideravelmente o que torna tudo de uma forma muito horizontal. A publicidade tem um papel cada vez mais diferenciado e de alto nível, deve ser cada vez mais aberta, direcionada de maneira particular para cada público e principalmente abrangente. O que para nós, futuros publicitários é um belo aperitivo desafiador.

    P.S. Talitinha, parabéns pela indicação do vídeo.

    Lidiane A. Gomes - 6 PP - Noite

    ResponderExcluir