Da Redação - TelaVivaNews - 09/11/2010
A Tele System Eletronic do Brasil lançou a Pocket TV do Timão em parceria com o Corinthians. O aparelho de bolso tem tela de 3,5 polegadas e pesa 130g, receptor de TV digital no sistema ISDB-TB One-Seg, gravador de vídeo programável (até cinco horas de programação de TV em cartão SD de 1Gb) e estação multimídia completa. Fabricado na Zona Franca de Manaus, o aparelho traz o emblema do time na embalagem, na bolsa protetora e no próprio aparelho. Ao ser ligado, a tela de abertura também faz alusão ao clube e o usuário pode assistir a um slide show com imagens do Memorial do Corinthians.
Luís Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians, afirmou que o lançamento da TV portátil, como uma das ações no ano do centenário do time, tem a ver com a proposta do clube de facilitar o acesso do corinthiano ao desempenho da equipe. Com ela, o torcedor pode ver os jogos do time quando são exibidos na TV e outros conteúdos da TV digital aberta em qualquer lugar onde haja sinal disponível. “É algo que vai se popularizar e espalhar”, observa. Marco Szili, diretor geral da Tele System, explicou que a área esportiva é a que tem maior apelo para a mobilidade e a parceria com o Corinthians, por meio do licenciamento da marca, é uma aposta neste segmento.
Prezadas e Prezados, comentem a notícia a partir das idéias de grupos e classes sociais que discutimos em sala.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
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O diretor geral da TeleSystem, diz em popularizar e espalhar a tv digital, por meio desta nova invenção que o corinthians agregou sua marca. Quanto as classes sociais, podemos dizer que este produto estava mais proximo de classes A, e agora vai estar proximo a todas as outras classes, por envolver um Time de futebol, que têm fãs de todos os níveis sociais. As pessoas, por se tratar se um time, não terão preconceito em aceitar o produto, independente dele ter ou não valor baixo. As classes sociais se tornam determinantes para o mercado, pois o comportamento que se estabelece dentro delas pode determinar o poder de decisão de compra de todo o grupo. Neste caso todo o grupo tomará a decisão de compra pelo produto estar ligado ao time de futebol.
ResponderExcluirTalita Palhares
Baseado nos estudos de grupos e classes sociais nota-se que a TV de Bolso Costumizada é para um público de grupos secundários pois tem como objetivo principal o Corinthians, mais com relação as classes acredito que esse aparelho nao seja acessivel a todas as classes pois trata-se de um aparelho modreno o qual deverá ser caro tornando-se inviável as classes menos favorecidas.
ResponderExcluirAlberto Hodge
7° Período - Publicidade e Propaganda, Noite
Essa novidade de exclisividade para os torcedores do Corithians, hoje pode ser direcionado para o publico de calsse A, mas nao me assusto de daqui alguns anos isso ser comum a todas as classes. Quantos produtos que antigamente era de total exlusiviade para calsse A e hoje ate a C e D ja possui . Hoje isso pode ser um produto bem seleto mas creioque ainda será bem popular essa tecnologia.
ResponderExcluirKeylla Paiva 7 pp
O lançamento deste produto atinge primeiramente os grupos secundários, que é basicamente a torcida do Corinthians. Mas acredito que ela também possa atingir grupos primários, nas reuniões de família, almoços entre amigos, sempre podendo utilizar a Pocket TV a qualquer momento.
ResponderExcluirUma TV que provavelmente só atingiria a Classe A, agora com essa ligação com o time, todos os torcedores vão querer ter uma. Pelo menos as classes A, B e C que torcem para o Corinthians vão querer e poder ter uma, mesmo com formas de pagamento diferentes.
Bom para o Corinthians, e bom para a Tele System. Aumenta a torcida, contribui com o time e aumenta as vendas.
E o melhor de tudo isso é que até quem não torce para o Corinthians vai querer ter uma dessa.
Eu também quero uma!
Lívia de Castro Bosco
Como o texto não cita nada em relação a quanto custa essa TV portátil, vou levar em consideração que o preço será acessível para o público destinado.
ResponderExcluirParticularmente, acho incrível como os clubes brasileiros ainda estão engatinhando em relação ao marketing esportivo e exploração da paixão de seus adeptos. Onde mais uma instituição encontraria tamanha fidelidade, paixão e aceitação dos seus "consumidores" que não o futebol?
Existem é claro algumas exceções, como o próprio Corinthians, que vem aprendendo ao longo dos anos, usar a paixão da "fiel" torcida em benefício monetário para o clube. Há muito tempo, o torcedor deixou de ser fonte de renda apenas pelos ingressos e pela compra de camisas.
Se colocarmos o torcedor como exemplo em todas as teorias que estudamos na matéria, vamos ver muito mais vantagens e facilidades para aceitação de qualquer coisa que venha com o escudo de um time do que qualquer outro tipo de consumidor.
Imagine então, uma tv portátil onde você poderá assistir, mesmo no estádio, os lançes da partida de um outro ângulo. Se realmente o valor for acessível e esse produto for vendido como um produto para o futebol, será um sucesso. Já que irá substituir o eterno "radinho" de pilha nos estádios.
Muito interessante a idéia de um time popular criar um produto que atende as necessidades do consumidor FIEL do corinthians. Pode ter certeza que a nação corintiana vai adquirir esse produto,mesmo que o preço seja caro. A torcida é uma das maiores e é composta por diferentes classes, mas a maioria é de origem pobre o que pode alterar as expectativas dos profissionais de marketing envolvidos nesse projeto.Na minha opinião a classe menos favorecida não será um impercilho, nem que eles deixem de comer irão adquirir esse produto. Afinal são loucos pelo corinthians!!!
ResponderExcluirLuana Aquino 6º PP/ noite
Na atualidade é possível assistir televisão pelo celular, pelo notebook, e até mesmo dentro do carro. Acredito que a TV portátil lançada pelo Corinthians, pode alcançar seu objetivo, porque mais importante que o próprio aparelho portátil, é a paixão dos torcedores Corinthianos em possuir um aparelho que carrega a logo do seu time,o que não pode ser oferecido por nenhum dos outros aparelhos de TV portátil.
ResponderExcluirPosso dizer que a criação desta TV Portátil foi muito interessante, para a divulgação do Time e também do produto. Com a evolução tecnológica já podemos assistir TV onde bem entendermos. Acredito que os fabricantes alcançaram o público que eles desejam. Não apenas as classes mais favorecidas como todas as classes. Pois hoje a população da classe C, por exemplo, já possui um aparelho que tem TV Digital. O envolvimento do fabricante com o time do Corinthians é apenas uma jogada de marketing, em breve outros times vão se agregar deste novo equipamento.
ResponderExcluirA idéia de aproximar os torcedores ao time, como disse o diretor de marketing do Corinthians, é algo que pretende ultrapassar os grupos secundários, transformando a ligação e relação do torcedores em algo mais próximo e até de certo modo afetivo. Como os torcedores já estão incluídos nos grupos secundários, é interessante pensar que os mesmos também podem fazer parte dos grupos primários, estando inseridos nos laços afetivos com o time.
ResponderExcluirPriscilla Serradourada dos Santos - 7º período - noite
Abraços
Olha, esse nao é apenas um produto eletronico, mas sim um produto eletronico esportivo onde envolve umas das maiores ou a maior torcida do pais(pelo menos a mais fanatica) isso faz com que o produto alcance todos os seguimentos de publico ou todas as faixas social. o torcedor do corinthians é formada por sua grande maioria por pessoas com baixo poder de compra e aquisitivo, mas devido ao fanatismo muitos ultrapassam seus limites quebrando o seu perfil social e buscam de forma alucinada satisfazer seu fanatismo pelo clube. esse grupo pode se dizer que é mais primario que secundario devido as emoções e sentimentos aplicados ao clube e mesmos os que se encaixão no secundario faz com que essa esporte se misture a todo momento trazendo um conflito de sentimentos ao mesmo.
ResponderExcluirFabiano Sena de Oliveira
Publicidade Propaganda
Noite
Professor: Claudio
7° Periodo
A Tele System Eletronic do Brasil foi super inteligente ao vincular seu produto ao time do Corinthians. As pessoas têm o costume de comprar algo que além de estar na moda seja útil e prático. Por ser um produto que esta ligado a grupos de classes mais altas, estes para não se destoarem do restante, sofrem pressão para adquirir o produto. Foi uma ótima sacada pegar o meio de comunicação mais utilizado no Brasil e aliá-lo ao esporte mais querido pelos brasileiros. Aqueles que puderem adquirir o produto irão levar para os estádios ao invés de rádios, Tv’s.
ResponderExcluirRenata Lopes 6ºPP - noite
Bernardo Leão 7PP
ResponderExcluirÉ uma piada?????kkkkkkkkkkkkk
O diretor da telesystem deve ter ficado louco, 100 reais até que poderia ser popularizar o produto mais ao pesquisar o preço do mesmo (400 reais), notei que ele fez esse produto para ficar encalhado na loja ou para loucos mais loucos mesmo(Mais esses loucos tem que estar rasgando nota de 100) para comprar uma TV nesse preço, pois um celular que tem TV Digital e muitas outras funções de uma boa marca custa hoje 400 reais, uma tv digital de 22 polegadas custa 600 reais. Quem é que vai comprar uma TV de 10 polegadas por 400? kkkk Piadaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Classe social para compra da TV Telesystem de 10 polegadas do corintias = a Galba Velozo Consumers
A idéia do Corinthians de criar o Pocket TV do Timão, aparelho de bolso para os torcedores do time, foi uma grande estratégia de marketing do Corinthians. Pois os torcedores do time são fiéis e mesmo que não tenham interesse nesse tipo de produto, vao querer comprá-lo pelo simples fato de ser do seu time de coração. Eles vão comprar para ajudar a engrandecer seu time e para que possam ter acesso mais fácil aos jogos e a todos os eventos que acontecem relacionados ao time. Este por ser um produto mais caro, é correlacionado a classe social A, porém por se tratar de futebol, ele passa a dar acesso a todas as outras classes pois todos os torcedores vão querer adquiri-lo e se esforçar para que possam tê-lo.
ResponderExcluirTAMIRYS GABRIELA GOMES MOURA - 6 PERÍODO - PP - NOITE
A ideia de transformar um produto pouco aceito e inviável à niveis sociais mais baixos em um produto esportivo, infiltrando desta forma em um grupo bem restrito, pode funcionar muito bem. Desta forma, a empresa não perde seu primeiro público, de classes de consumo mais altas, e ainda infiltrando nesse novo grupo esportivo de fãs por futebol (neste caso específico, do corintians) ganha terreno para lançar novos produtos com uma enorme facilidade.
ResponderExcluirO mercado publicitário deve seguir o exemplo e se adaptar a uma nova forma de publicidade, cada vez mais personalizada, mais pessoal, interativa.
o futebol no brasil é alvo de um comércio altamente lucrativo. São produtos de todo tipo que ganham potencial de venda apenas pelo símbolo do time estampado. A área de marketing nos times estão cada vez mais criativas e apelativas para chamar cada vez mais os torcedores para se aliar intimamente ao time e desta forma movimentar mais o mercado do futebol através do licenciamento de produtos.
ResponderExcluirIsabella Pereira Amorim PP noite/ 6o Período
A ideia de apropriar-se da marca de um time de futebol brasileiro é muito boa, pois vivemos no país do futebol, e as torcidas são grupos secundários muito fortes. Levar produtos diferenciados para esse público é genial, pois foge os tradionais, como as camisetas, bonés, mascostes. Assim o torcedor pode ter algo diferenciado dos demais torcedores, um produto teoricamente do "Corinthians", em que ele pode acompanhar os jogos, programas e ter entretenimento no bolso.
ResponderExcluirAnderson Soares Mendes 7º Período
A idéia do Corinthians foi uma grande estratégia de marketing, tendo o objetivo de fidelizar e aproximar cada vez mais os torcedores ao time. Podendo oferecer o acesso mais fácil aos jogos e eventos do time do seu coração. Essas torcidas organizadas são grupos secundários, mais podem se tornar um grupo primário, por causa da ligação dos laços afetivos com o time. Como é um produto diferenciado, mais caro é direcionado mais para a classe A, mais como estamos falando de futebol, e os torcedores brasileiros se envolvem de cabeça, muitos não querem nem saber o preço, o que realmente importa é a paixão pelo seu time.
ResponderExcluirPaola Nascimento
7° Período - Publicidade e Propaganda, Noite.
A criação da Tv de bolso do corinthias com certeza foi uma jogada de marketing muito interessante, principalmente para os torcedores fanáticos. Isso possibilita que o acesso ao jogos e dados do time seja possivel em diversos lugares e em várias situações. Como todo produto que é lançamento, de início este aparelho estará acessivel mais facilmente para as pessoas da classe social A, pois irá vir com um preço mais elevado. Mas com o passar do tempo e as diversas inovações que vão surgindo, este aparelho estará disponível para outras classes adquirirem com maior facilidade, já que o preço costuma diminuir. Mas vale lembrar que a grande consumidora hoje é a classe C que compra grande parte de seus produtos em diversas parcelas. Quanto aos grupo sociais, este produto será de maior interesse para aquelas pessoas que fazem parte de um grupo que gosta de futebol, onde este aparelho será "aceito mais facilmente".
ResponderExcluirA TV portátil personalizada para os corintianos é uma estratégia interessante a fim de fidelizar ainda mais o torcedor, atingindo principalmente grupos segundários relacionados ao time. Outro ponto positivo é a acessibilidade ao produto para pessoas de classes econômicas menos favorecidas, uma vez que este tipo de produto era privilégio das classes econômicas mais elevadas.
ResponderExcluirLorena Moreira - 6º Período noite
Essa idéia do diretor de marketing do Corinthias é ótima, para a sua torcida, isso ajuda nas vendas dos produtos, relacionados ao time. É uma maneira prática e fácil para assistir um jogo do timão, isso deixa o torcedor mais próximo do seu time, e seus jogadores preferidos do próprio time. O grupo relacionado ao Corinthias, não terá nenhum preconceito em comprar o produto, será um produto com uma venda ótima porque está adequado com o perfil da torcida.
ResponderExcluirBrena Paula 6° PP..
Apesar da idéia inicial de criar a Pocket TV do Timão, como uma das açoes do centenánio do clube, segundo afirma Luís Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthias,com o intuito de criar maior interação entre o torcedor e time, tornando o acesso mais comun entre as diversas classes de torcedores do time.
ResponderExcluirNao podemos deixar de ressaltar, que esta foi uma jogada de marketing, levando o acesso ao torcedor, e ao mesmo tempo agegando valores a marca, atraindo cada vez mais os consumidores de grupos secundários, e garantindo maior visibilidade entre os demais.
Hendy de Matos - 7º PP / Noite.
Grande estratégia de fazer essa "parceria" entre time de futebol (Corinthias) e o aparelho Pocket TV, TELE System Electronic do Brasil. Estamos no Brasil, o país do futebol na era digital, e não tinha jeito melhor de mexer mais uma vez com a "cabeça" do consumidor apaixonado pelo time. Isso traz fidelização de torcedores consumistas, divulgação, ampliação de mercado, e outros. Não teria melhor slogan para usar: "Eu nunca vou te abandonar".
ResponderExcluirMarcela Gonçalves - 6ºPP Noite
Fazendo referências aos grupos e classes sociais, podemos levantar o seguinte quesito:
ResponderExcluirO Timão deseja inserir seu torcedor ao grupo primário através dos laços afetivos entre torcedor e time estreitando a distancia entre os dois. E a aquisição por classes econômicas mais baixas, onde o sujeito que não poderia faze-lo, devido aos laços se vira nos 30 para ter seu time do coração ao seu lado o tempo todo.
Bom, todos nós sabemos e estamos cansados de ler notícias sobre o avanço da tecnologia que cresce cada dia mais. O Avanço dessa tecnologia, mostra que podemos pensar em algo inovador que será de grande utilidade para todos nós, apenas com um estudo bem aprofundado para a criação de novos produtos e ou serviços a serem prestados pelos mesmos.
ResponderExcluirModernidade, oque pensar para poder nos diferenciar? É com esse objetivo que a Tele System lança TV de bolso customizada para o Corinthians.Não APENAS pensando em ser a pioneira deste segmento,mas claro que como todo outra organizadora do marketing de outros times, pretendem fazer para dar mais acesso aos seus torcedores, e também uma forma de fidelizar seus clientes de uma maneira amis sutil e eficaz.Uma ótima saída para aqueles que ainda não concretizaram nada, a começar a fazer um projeto para aderir a este tipo de credibilidade ao clube, ao contrário ficará pra trás.
RAFAEL PAZ 6P - PP/NOITE
Tática bastante interessante por um lado da Tele System, mas acredito que um pouco falha de outra. Envolver as pessoas usando um time como propaganda é um marketing um tanto quanto arriscado. Pois consumidores de times rivais não comprarão e logo farão mal julgamento do produto que futuramente poderia ser consumido por muito mais pessoas. O mais interessante seria uma parceria com empresas esportivas e lançar um produto que envolvesse o futebol em geral. Onde a pessoa escolheria o time favorito para receber informações mais direcionadas sobre o time selecionado!
ResponderExcluirÉ um lançamento interessante para torcedores fanáticos que acompanham frequentemente as noticias do seu time do coração. Num grupo de torcedores do conrinthians um acaba incentivando o outro a adquirir o produto, pois é um diferencial do time. Porém não é um produto acessível para todas as classes sociais devido seu custo. Logo, aqueles torcedores com melhor condição financeira conseguem adquirir o produto e se destacar perante seu grupo se mostrando com torcedor fiel e que acompanha os passos de seu time.
ResponderExcluirAna Cláudia Lopes - 6º Período Noite
Considerando a maioria dos torcedores do Corinthians e a classe social em que a maioria está inserida, acredito que esse novo produto da comemoração do centenário está fora do contexto e da realidade financeira dessas pessoas. A ideia em si, qdo vem aliada à outra que o Marketing da time está fazendo para comemorar o centenário, é excepcional pois, garante que o torcedor fique cada vez mais próximo do time, porém, deve-se pensar sempre se as pessoas que comprariam esses produtos realmente teriam condições financeiras para a aquisição do produto. Em tempos de internet,e fácil acesso à ela, produtos como esse podem ser tornar obsoleto rapidamente, e pior, antes mesmo de ser comprado.
ResponderExcluir--
Bárbara Faria
6º Periodo Noite
O diretor da TeleSystem teve uma grande sacada de consumo: associou um produto a uma paixao nacional, o futebol. Ou melhor: associou um produto a uma das maiores torcidas de futebol brasileira: a do Corinthians. Se a idéia é realmente popularizar acho que vai dar certo: se tratando de torcedor de futebol não existe um valor agregado limite: porque a paixao não tem limites. Os consumidores em grande parte podem estar consumindo um produto do time Corinthians e não um produto inovador e tecnológico. Fica a dúvida.
ResponderExcluirLidiane A. Gomes - 6 PP - Noite