terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Facebook já tem 149 milhões de usuários nos EUA

E 70% deles acessam o site todos os dias.

Por Daniel Pavani (sugerida pelo Prof. Flávio Jannone)

Em um evento ontem, a relações públicas do Facebook nos Estados Unidos, Sarah Personette, anunciou que a página de relacionamentos já possui 149 milhões de usuários ativos no país, sendo que 70% deles acessam seus perfis diariamente.

Personette ainda lembrou que em 2009 os números do Facebook no país chegavam a “apenas” a 100 milhões, conta o site Tech Crunch. Vale destacar que no censo de 2008, a população do país foi determinada como sendo cerca de 303 milhões de habitantes, ou seja, praticamente metade da população americana possui um perfil na página de relacionamentos de Zuckerberg. Infelizmente, ainda não existem maiores informações sobre as fontes utilizadas por Personette.

Entre os outros países que possuem um grande número de usuários estão a França, com 22 milhões de perfis e 65% de acessos diários; o Reino Unido, com 29 milhões de usuários; e a impressionante Suécia, com 4 milhões de usuários e 71% de acessos diários. Vale lembrar que a população do país nórdico em 2009 foi estimada em 9,3 milhões, o que torna este número de usuários do Facebook tão expressivo quanto o dos EUA.

No Brasil, os números do Facebook continuam crescendo, mas o Orkut, da Google, ainda não foi destronado. Um relatório do ano passado da conceituada comScore (goo.gl/ZrjXp), indicava que no mês de agosto de 2010 o brasileiro passava 20% do tempo de internet em redes sociais. O Orkut ainda reina, com 36 milhões de acessos únicos, enquanto o Facebook chega a incríveis 9 milhões, já que em 2009 este número estava em torno de 1,5 milhão.

Prezadas e Prezados, o que essa tendência tem a dizer sobre a mudança ou não do Comportamento do Consumidor?

32 comentários:

  1. Com a democratização do acesso à internet, os consumidores passam a ter uma maior facilidade para encontrar informações sobre produtos e serviços.
    O comportamento das pessoas está cada vez mais voltado para os "hábitos virtuais", dessa forma as redes sociais se tornam uma ferramenta que vai além do relacionamento interpessoal. As pessoas usam a rede para reclamar, elogiar, compartilhar experiências e também fazer amigos. E dentro da rede, a pessoa passa a ter uma certa propriedade e a disseminação da informação é rápida e crescente.
    O crescente uso das redes sociais é um fato que não pode ser ignorado, principalmente pelas empresas que pretendem ter presença e relevância digital.
    Portanto, ter um planejamento estratégico virtual é fundamental para as empresas, pois o target de milhões de produtos e serviços está inserido no ambiente digital.

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  2. É muito importante que o ambiente digital comece a ser levada a sério pelas empresas, pois o crescimento deste ramo é gritante e evidente.

    Estabelecer uma relação agradável e próxima dos clientes, oferecer vantagens para os usuários da rede, oferecer informações mais detalhadas sobre os produtos ou serviços ofertados, tudo isso deve ser levado em consideração, já que os consumidores passam muito mais tempo navegando na internet do que frequentando lojas e centros comerciais.

    As corporações precisam quebrar a barreira do online/offline e se instalarem de vez nas redes sociais. Devem criar um perfil para ser realmente um "amigo" do usuário. A promoção lançada há minutos atrás pode ser curtida e compartilhada já nos próximos minutos, as sugestões dadas pelos clientes podem ser respondidas prontamente e a empresa pode, enfim, criar uma relação de proximidade com todos os seus stakeholders.

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  3. Cada vez mais, o neoconsumidor busca as redes sociais para compartilhar experiências de compra, buscar mais informações sobre um determinado produto e, principalmente, para trocar opiniões com os seus contatos sobre este produto.

    Além disso, as redes sociais estão se tornando um espaço para surgimento de críticas e reclamações sobre determinados produtos. Grandes redes, como o Grupo Pão de Açúcar estão investindo em pessoal especializado para monitorar as redes sociais das empresas do grupo.

    Não podemos mais ignorar o consumidor que utiliza as redes sociais, pois trata-se de um consumidor ativo que compartilha suas opiniões sobre os produtos que adquire e, como todos nós sabemos, caso seja uma opinião negativa, esta pode se espalhar rapidamente, queimando a imagem do produto.

    Luiz Cláudio Lessa
    PP Noite

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  4. As redes sociais estão cada vez mais importantes. Tornaram-se uma ferramenta de relacionamento e aproximação entre as pessoas, que estão cada vez mais envolvidas no mundo online e, portanto se informando mais.

    A internet nos dá voz ativa, habilidade de se relacionar, opinar e obter respostas. Devido essas tendências, observamos um novo comportamento no consumidor, que é influenciado na maneira de comprar, modo de vida, trabalho e relações.

    Hoje as pessoas buscam ficar sempre conectados, o smartphone é um exemplo de como elas estão procurando novas tecnologias que facilitem o acesso à internet de qualquer lugar, isso mostra como o ambiente digital está totalmente em evidência e crescendo cada vez mais.

    Janaína Bueno
    6º Período - P.P / Noite

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  5. Com o advento da facilitação ao crédito, os brasileiros têm mais acesso a computadores e a internet.

    Atualmente as redes sociais não são meramente locais destinados a diversão, são também um local para relacionamento profissional e pessoal onde cada um tem seu espaço para opinar e questionar.

    Além da facilidade de informação (empresas, serviços, preços,etc.) que a internet proporciona, o consumidor possui voz ativa e consegue através de relacionamentos onlines, exaltar ou rebaixar uma marca.

    As empresas por sua vez deverão estar mais atentas, pois o consumidor tende a ficar cada dia mais exigente com o poder da divulgação de sua opinião nas mãos.

    Adriana Lucas
    6º Período - P.P / Noite

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  6. o consumidor esta cada vez menos fiel aos canais tradicionais de compra.
    A partir da decada de 80 quando a internet passou a atingir a população geral as coisas começaram a mudar graças a praticidade e eficiência dos sites de busca, compra e redes socias. as pessoas não escrevem mais cartas, não fazem pesquisas em livros, não compram mais CD's e não precisam mais sair de casa para fazer compras.
    de acordo com o site http://www.papodeempreendedor.com.br/ 73% dos internautas já utilizaram a web para fazer comparação de preço e 53% dos consumidores brasileiros ja ficam incomodados se suas lojas preferidas nao venderem também pela internet.

    com esses números o marketing tradicional já começa a perder espaço para novas midias, obrigando as marcas a reverem suas estratégias de comunicação.
    As redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas. Não so as grandes empresas mas as pequenas também devem tirar proveito desses espaços, hoje em dia a internet e considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem. Com um custo extremamente baixo e possível divulgar a marca, produtos, promoções e criar vínculos com os clientes conhecendo seus hábitos e desejos.
    acredito que as empresas que não aderirem ao "mundo virtual" acabaram sendo esquecida e/ou substituídas por empresas presentes na web

    Renata Delfim
    PP 6º Período manha

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  7. As redes sociais surgiram de repente e garantiram seu espaço na vida da população mundial. A seis anos não imagináva-mos que estaríamos tão ligados a um sistema irresistível e tão fácil de ser acessado como estamos hoje. É quase impossível experimentar a vida "on-line" e não gostar a ponto de se inscrever em grande quantidade de redes de relacionamentos, blogs e ferramentas para compras virtuais.

    É importantíssimo à todas as empresas que buscam a inserção no mercado atual tenham um plano de ação específico para o mercado virtual, o público está informado e exigente. Então, olho aberto às oportunidades.

    Gabriel Aires
    6ºPP / Noite

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. A internet tornou os clientes muito mais exigentes.Por este motivo, maior parte das empresas não só aqui no Brasil,mas em todo o mundo,estão super preocupadas com as mudanças que estão ocorrendo no comportamento do consumidor, trazidas pela internet. E para não ficarem de fora buscam interagir nas redes sociais, porém, sem nenhum planejamento, o que é um risco muito grande para suas marcas. Esse risco se dá porque não há total controle na rede, aliás, há bem pouco controle sobre a repercussão de certas ações, o que expõe as empresas a conseqüências muitas vezes indesejáveis. Essa falta de controle se deve ao processo atual de geração de conteúdos, que pode ser feito por qualquer um, bem como sua disseminação na web, que ocorre de forma extremamente rápida, devido ao alto grau de relção entre as pessoas.

    Tamiris Lopes
    6°PP/NOITE

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  10. Para a publicidade as redes sociais pode ser consideradas mais do que mais uma ferramenta de veiculação, mas também um ambiente de estudo dos consumidores, pois em suas comunidades os usuários deixam bem explicitas seus gosto, atitudes e tendencias de consumo.

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  11. A cada dia o número "consumidores" que se agregam a vasta comunidade das redes sociais cresce espantosamente, sendo que as empresas se empenham rigorosamente nessa mudança de comportamento e disponibiliza cada vez mais nesses meios formas de anuncios e serviços de entretenimento para que seja apresentada e consumida por essa grande massa expressiva que de uma forma ou de outra gasta boa parte de seu tempo conectados.

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  12. Boa noite pessoal.
    Todos nós que trabalhamos com comunicação já sabemos que as ferramentas digitais como as redes sociais estão crescendo a todo vapor. Não somente o Facebook mas todos os outros seguem o mesmo caminho, é natural do ser humano a vontade de se comunicar e conhecer o novo.
    Esse grande crescimento vem de encontro ao consumidor e também aos empresários. As maiores empresas trabalham com o monitoramento das redes sociais, pois elas sabem o poder dessas ferramentas como forma divulgação e de acompanhamento do mercado, seja com a intenção de vender ou de proteger a marca.
    Eu acredito que essas ferramentas terão um peso cada vez maior com a democratização da informação e com o maior número de usuários conectados.
    A troca de informações entre consumidores se tornou mais ágeis e confiáveis, eu considero essa uma das maiores mudanças no comportamento dos consumidores.

    abraços pessoal.

    André Ferreira Santana

    6º período pp manhã

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  13. O fenômeno das redes sociais tem crescido de maneira estrondosa em todo o mundo. As grandes empresas devem aceitar essa nova realidade e pensar em como usar a força dessa tendência para incrementar os negócios.

    Uma maneira de se fazer isso é utilizar as redes sociais para atrair a participação desse novo consumidor, criando perfis nas redes que mais possuem usuários. Assim, elas estarão mais próximas desse público e poderão compartilhar com ele as experiências vividas com seus produtos e/ou serviços.

    Fazer o monitoramento das redes sociais também é importante para as empresas, pois é lá que muitos dos consumidores se expressam e trocam informações sobre produtos, serviços e marcas.

    Mas, para uma empresa se destacar em meio a estes consumidores, é necessário criar uma interação satisfatória com eles, oferecendo vantagens e informações mais precisas em relação aos produtos ou serviços oferecidos, uma vez que eles estão cada vez mais exigentes.

    O comportamento deste consumidor muda a cada dia, pois a todo instante ele está sendo influenciado e bombardeado com novas informações, de todos os tipos e por todos os lados. As empresas precisam estar mais atentas a isso, pois as redes sociais oferecem informações valiosas em relação a este consumidor, e é daí que elas podem desenvolver formas de se comunicar mais eficientes para este tipo de público.

    Fernanda Fráguas Magalhães
    6º Período PP - Noite

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  14. As redes sociais são muito mais do que meios de relacionamento interpessoal. São fontes de entretenimento, com baixo nível de complexidade para o usuário (característica da TV, por exemplo).
    Os negócios nessa plataforma devem buscar esse perfil de consumidores, que evitam ter trabalho para resolver as mais diversas demandas do seu dia.
    A comunicação deve ser feita de forma clara e objetiva, de modo a conquistar o maior número de clientes em potencial.

    Bruno Jacomini Miranda

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  15. Esse artigo debruça sobre a tendência do novo consumidor emergente; o consumidor 2.0 que já não são mais passivos e possuem o fabuloso poder de influenciar outros com o uso da internet. Esse consumidor possui particularidades que não podem ser ignoradas pelas empresas que anseiam pela sobrevivência de suas marcas; eles pesquisam informações sobre a marca, produto e/ou serviço, avaliam e gostam de colaborar com conteúdos interativos, são formadores de opinião e grande influenciadores. Eis a era do consumidor 2.0, imersos numa geração absurdamente livre e inteligente, que anseiam incessantemente pela experimentação e que estão amplamente conectados com suas escolhas pessoais. Tempo em que a escolha se faz co-construtora e coadjuvante das marcas

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  16. Cada vez mais, as pessoas estão se comunicando via internet e o crescimento das redes sociais se deve, principalmente ao fácil acesso. Com essa facilidade, o comportamento do consumidor perante à essa tendência, está mudando constantemente, pois o mesmo consegue ter acesso à muita informação, ficando mais crítico em relação à tudo que é oferecido à ele.

    Também é válido lembrar que com o crescimento das redes sócias, há uma maior facilidade para as empresas na hora de se informarem mais sobre o perfil dos seus consumidores, pesquisando sobre seus interesses e tentando cada vez mais melhorar seus produtos/serviços oferecidos, seu atendimento, gerando um público mais satisfeito, fiel e conquistando novos consumidores. Ouvir a opinião dos consumidores também é muito importante para melhorar cada vez mais o que está sendo oferecido.

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  17. O acesso à internet facilitado, faz com que o número de usuários em redes sociais aumente. Acredito que as redes sociais são os principais motivos para se gerar interesse do usuário pela internet no Brasil.
    São influencias que vem tanto de pessoas que convivem com esses usuários, quanto dos meios de comunicação.
    São estas mesmas influencias que fazem com que o usuário prefira determinada rede social, no momento o Orkut. E são exatamente essas influências que estão fazendo com que o número de pessoas, que antes tinham o Orkut e MSN como rede de relacionamento principal, migrem para o Facebook e Twitter.

    O acesso às redes beneficia o consumo, pois o usuário se torna um consumidor mais acessível e torna a internet uma mídia essencial.

    Bárbara Soares PP/N

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  18. Com a facilidade de acesso a internet , a nova forma de comunicacao da sociedade mudou, se ate a pouco tempo o email era apenas a unica forma de interacao , as redes sociais vieram com um perfil totalmente diferenciado.Hoje pela facilidade de acesso a internet trouxe um novo perfil de consumidor.
    Pela facilidade de acesso , a disponibilidade de interacao com fotos videos e compras esse novo consumidor merece uma nova forma de persuassao.Pois alem de mais exigente , sao perfis de usuarios totalmente diferentes.Pois com as redes sociais o usuario escolhe o que lhe interessa e nao e obrigado a ter apenas uma programacao ou assunto como a tv e o radio.
    Com esse novo mercado as redes sociais tem buscar nova forma de satisfazer seu publico.


    Thiago Junio PP/Noite

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  19. Este comentário foi removido pelo autor.

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  20. A tendência atual de maior integração de pessoas as redes sociais tende a ocasionar uma certa mudança no comportamento do consumidor.

    Com essa maior facilidade de comunicação entre as pessoas tem se ocasionado uma maximização das experiencias dos usuarios, sendo assim os consumidores acabam já adquirindo 90% do conhecimento sob determinados produtos antes mesmo de comprarem.

    Esse crescimento de público no Facebook acaba nos mostrando uma nova geração de consumidores, que antes mesmo da adquirirem produtos, já se encontram bem informados qto as desvantagens e vantagens que os produtos possuem agragadas em sua imagem.

    Camila Flores - 6º Periodo - PP - Manhã

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  21. Com 250 milhões de usuários, o Facebook é hoje o maior site de relacionamentos do mundo e o primeiro a atingir essa marca. “As pessoas compartilhavam pouco, mas a tecnologia mudou isso. De acordo com especialistas, o ponto mais positivo do Facebook é a possibilidade de ter uma plataforma de compartilhamento de mídia aumentando assima visibilidade na web.


    Patrícia Brandão - 6º Período PP

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  22. Todos nós sabemos que a tendência das redes socias é crescer cada dia mais. No Brasil isso não é diferente. A internet é cada vez mais "popular" e isso faz com quem as pessoas se interessem mais por programas de computador e na intenção de conhecer novas pessoas ou novos lugares eles começam a fazer parte das redes socias.

    O que as empresas devem fazer é aceitar a realidade desse crescimento e se adequar a essas novas tendências que estão por vir.


    Juliano Rabelo
    6º PP. Manhã

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  23. carlos Vinicius Teixeira Neto21 de março de 2011 às 16:07

    O Brasil é o país que mais cresce quando se fala em redes sociais. A primeira delas foi o sucesso espontâneo do ORKUT, hoje, praticamente "extinto" no restante do mundo, mas ainda vivo no Brasil. O facebook se tornou hoje a maior rede social do mundo, e o Brasil, claro, acompanha essa evolução.

    Em relação ao comportamento, os usuários de redes sociais, estão cada vez mais ligados às empresas, marcas, tendências, eventos, etc. Com isso, tornamos mais "certos" ao escolher quaiquer empresas, marcas, tendências, eventos, etc, pois já criamos uma imagem sobre o mesmo com base em informacoes, dicas, comentários, experiencias e análises feitos POR OUTROS USUÁRIOS, deixando um pouco de lado, por exemplo, a argumentação de vendedores sobre algum produto.

    Como usuários de redes sociais, temos que ter limites e se adequar ao cenário evolutivo.

    Carlos Vinicius T. Neto
    6º Período - PP - Noite

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  24. DANIEL ASSUMPÇÃO

    Vejo que as redes sociais de fato são uma mega tendência, pois vieram para reinar na vida das pessoas, ao que me parece, por anos. As pessoas se sentem mais ativas na sociedade, pois as redes sociais hoje não se resumem mais em encontros virtuais com amigos, mas sim em uma intensa comunicação também com o mundo dos negócios. Hoje uma pessoa pode falar o que quiser de uma empresa para milhares de pessoas, como também pode enviar um recado direto para seu artista favorito, como também pode ficar famoso de um dia para o outro simplesmente postando algo em alguma rede social. O que eu vejo, visando o mercado na internet, é que o consumidor agora tem muito mais opção de compra e ele pode por intermédio de redes sociais, comunicar com pessoas até mesmo desconhecidas, sobre a procedência do produto a ser adquirido. Isso gera uma maior responsabilidade e competência das empresas para conseguirem, em meio a tanta publicidade, conquistarem clientes.

    DANIEL ASSUMPÇÃO
    PP-NOITE

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  25. Rodrigo Costa Lemos / PP / 6º Período1 de abril de 2011 às 14:28

    Hoje em dia, as redes sociais estão sendo utilizadas tanto pra trabalho, divulgação de serviços, novos produtos, quanto para entrenimento, diversão (por possuir vários aplicativos de jogos e entretenimento). Com isso, será dificil encontrar pessoas que nao tem facebook, pela grande facilidade de mexer, pelo crescimento e até mesmo pela forma de entretenimento, todos agora fazem comentários pelo facebook, então para não se sentir fora da dos assuntos, da sociedade, várias pessoas iraõ criar contas no facebook, tendendo a crescer cada vez mais

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  26. Priscila Vedoveto 6° PP noite5 de abril de 2011 às 06:54

    Com o uso acelerado de redes sociais o consumidor, dentro das opções de pesquisa, troca de opiniões e conhecimentos oferecidos através da internet, passa a ter mais acesso a informações referentes a suas compras, tornando-se assim, mais exigente e objetivo. As empresas precisam modificar a forma de comunicação e aderir imediatamente estes meios, uma vez que os consumidores estão deixando de lado meios de comunicação tradicionais e cada vez mais imergindo no mundo online.

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  27. carlos Vinicius Teixeira Neto10 de abril de 2011 às 10:16

    pqp. após 30 minutos lendo e digitando um comentario, o blog simplesmente dá erro ao publicar.

    Carlos Vinicius T. Neto
    6º Período - PP - Noite

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  28. O uso contínuo do consumidor nas redes sociais faz com eles tenham um leque de opções de entretenimentos. Estas redes estão crescendo cada vez mais, fazendo com que a comunicação e a informação chegue em fração de segundos, minutos ou ate mesmo horas. Exemplo: A tsunami ocorrida no ano passado foi em torno de 2 horas para o mundo inteiro ficar sabendo daquele fato trágico. Com estes meios fazem com que a informação chegue muito mais rápido do que como era antigamente.

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  29. Este comentário foi removido pelo autor.

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  30. As redes sociais tem sido uma importante ferramenta para as empresas. Porque através das redes sociais em especifico o facebook, tem sido utilizado como algo de grande divulgação de seus produtos, serviços e promoções .Com isso as empresas tem ganho muito, porque é uma mídia muito barata e de auto acesso.Portanto as informações tem chegado muito mais rápido e atingindo um grande número de pessoas.
    vanessa gomes 6ºperiodo pp manha

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  31. A internet aproxima as pessoas do desconhecido, facilita a compra de produtos que não encontramos em nossa cidade e atualmente torna a compra mais confortável visto que não precisamos mais sair de casa para fazer as compras do cotidiano.
    As redes sociais têm crescido e são uma tendência, logo, as empresas começam a utilizar delas para se aproximar do seu público alvo e lançar produtos com maior alcance.
    Sendo as redes sociais canais abertos onde as pessoas podem expressar suas opiniões sobre assuntos de importância mundial ou sobre a noitada de ontem, faz com que ganhe mais espaço até mesmo que os canais de televisão, que também podem ser acessados pela internet.
    Eu vejo as redes sociais como o antigo vendedor de porta em porta, basta as empresas saberem aproveitar de forma inteligente essa oportunidade de estar próximo do seu consumidor, sem se tornar mais um invadindo a “vida virtual” das pessoas.

    Abraço

    Izabella Machado
    6º período PP/Manhã

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  32. Acredito que o crescente número de usuário diários das redes sociais em especial nos últimos 2 anos o Facebook vai ser um tipo de espelho para as empresas e fundamentalmente para as agencias de publicidade poderem se monitorar para conseguir êxito com suas campanhas.

    CAROLINA VASCONCELOS DOS REIS
    PP MANHÃ / 6° PER IODO

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