segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Estudo Dirigido II - Psicanálise, Teoria de Maslow e Anúncios



Trabalho é individual* e deve ser entregue no dia 02/10.

1) Selecione anúncios em revistas;

2) Selecionar um anúncio com ênfase em cada necessidade apontada pela Teoria de Maslow (total de cinco anúncios). Justifique a escolha.

3) Selecionar um anúncio com ênfase aparente em cada uma das características psíquicas (Id, Ego e Superego) (total de três anúncios). Justifique a escolha.

Os anúncios dos itens 2 e 3 podem ser coincidentes.

4) Escolha um dos anúncios e faça uma interpretação usando, como base, uma das teorias de motivação.   *exceto para aqueles grupos formados no dia 19/09.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Kaiser aposta em ação digital para mudar percepção da marca


  Cervejaria HEINEKEN - Kaiser - Geladeira que posta (pt) from The Festivals on Vimeo.
  
Degustação às cegas e interação pelo Facebook impactaram milhares de pessoas em apenas um dia; Case foi escolhido destaque de agosto pelo IAB Brasil

Release publicado em Inteligemcia - 28/08/2012

Visando mudar a percepção de marca de uma das cervejas mais tradicionais do mercado brasileiro, a Kaiser e a agência F.biz desenvolveram uma ação interativa com uma geladeira que tirava fotos e postava as imagens no perfil do Facebook das pessoas que interagiam e na Fan Page da Cervejaria HEINEKEN. Em apenas um dia de ação, foram tiradas centenas de fotos e milhares de pessoas foram impactadas, além de ter gerado inúmeros posts discutindo a textura e o sabor da cerveja “desconhecida”. Pela criatividade, o case foi escolhido pelo IAB Brasil como destaque do mês de agosto.

A agência encheu a geladeira interativa com garrafas de cerveja sem rótulo e os consumidores eram convidados a participar de uma degustação às cegas para experimentar a “Cerveja bem Cervejada”, produzida pela Cervejaria HEINEKEN, e comentar o que realmente acharam do produto. Como as pessoas não sabiam qual era a cerveja, estavam livres de quaisquer conceitos anteriores sobre a marca.

Dias depois, quando a campanha entrou no ar, todos ficaram sabendo que tinham provado a Kaiser, que passava a ser produzida pela Cervejaria HEINEKEN. Quem gostou do sabor curtiu no Facebook e manteve sua opinião positiva. Um vídeo que conquistou mais de 210 mil visualizações completou a ação: o humorista Fabio Porchat conversou com consumidores para captar sua percepção sobre o novo produto.

“O grande diferencial dessa ação é que ela permitiu que a experiência de degustar uma cerveja fosse compartilhada em tempo real com centenas de pessoas. Ou seja, não foi só uma degustação nem só uma geladeira que postava fotos. Conseguimos juntar as duas coisas e fazer com que uma simples experimentação de produto tivesse um impacto multiplicado pelo número de amigos do Facebook”, afirma Lisi Kindlein, diretora de Criação da F.biz.

Prezadas e Prezados, como trata-se de um release é aberto para o questionamento. Dêem sua opinião sobre a ação mas também sua própria percepção sobre o produto.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Discovery Kids divulga resultados da pesquisa "Razão ou Emoção: o que conecta as famílias atuais?"


Da Redação do Tela Viva News - TV por assinatura - 28/08/2012, 18h03

O Discovery Kids divulgou nesta terça-feira, 28, o resultado de sua pesquisa anual intitulada “Razão ou Emoção: o que conecta as famílias atuais?”. Realizada pelo quarto ano consecutivo, a pesquisa anual da programadora – que abordou temas diferentes em cada uma de suas edições, normalmente colocando as crianças em foco – busca entender os hábitos do novo consumidor, cada vez mais conectado, através do mapeamento da dinâmica familiar. Para isso, foram entrevistados 1.525 pais de 13 estados do país, com filhos de até dez anos de idade e que tivessem TV por assinatura em suas residências.

Segundo Marcela Dória, gerente de pesquisa da Discovery Networks no Brasil, um dos objetivos da pesquisa é entender o público da emissora, que tem crescido juntamente com o mercado de TV por assinatura: “com a penetração cada vez maior da TV por assinatura nos lares, queremos conhecer e entender estes novos espectadores”, afirma. Desta maneira, o estudo encontrou alguns pontos em comum entre os pais entrevistados, principalmente em suas preocupações: com famílias menores (61% possuem apenas um filho) e pais mais maduros e com grau superior completo, a formação educacional e moral do filho – assim como sua saúde e socialização (principalmente digital) – aparecem como preocupações prioritárias para este público.

Para separar os pais de acordo com suas preocupações e comportamentos, a pesquisa os identificou e separou em quatro tipos diferentes: engajados, observadores, interativos e participativos. Os pais engajados (40% do público entrevistado) – grupo que contempla famílias de renda intermediária com filhos mais novos – são aqueles que buscam uma conexão com os filhos através do coração, transmitindo suas próprias experiências a partir de uma interação lúdica, e acabam dando maior poder de decisão para eles. Já os pais observadores (30%) também tem renda familiar intermediária, mas seus filhos são mais velhos. Eles utilizam a intuição para entender suas necessidades, não cedendo às vontades dos filhos e adotando um perfil mais controlador.

Os pais interativos (20% dos entrevistados) – famílias com renda e nível educacional mais baixos – são mais liberais e dão maior poder de consumo aos filhos – atendendo às suas vontades tanto em suas compras quanto na programação – uma vez que priorizam atividades em que podem interagir com os filhos, que são muito presentes em seu dia-a-dia. Assemelham-se, assim, aos pais participativos (10%) – grupo composto por famílias de renda maior que também dão autonomia para seus filhos terem poder de escolha na hora da compra. A diferença aparece na hora de assistir televisão: mais preocupados com a saúde, estes pais proibem as crianças de ficarem muito tempo em frente ao computador ou à televisão, e escolhem o que seus filhos vão assistir.

Segundo os dados recolhidos, que também apontaram que 75% deste público assiste mais à TV por assinatura do que à TV aberta, foi possível constatar que não só a renda familiar, mas também a idade dos pais determina muito as conexões que eles têm com seus filhos. Desta maneira, seguindo as projeções de que até 2015 serão 22 milhões de lares com acesso a TV por assinatura (totalizando 79 milhões de espectadores), é importante saber diferenciar cada um desses tipos de pais, a fim de elaborar estratégias de comunicação para todo o público do canal.

Prezadas e Prezados, como viram a questão da tipologia ainda permanece como um referencial importante para entender o mercado. No entanto, como vimos em aula, todo método para tentar entender o comportamento do consumidor pode ser questionado, assim como seus resultados. Assim, elenque os méritos dos resultados deste levantamento assim como seus contrapontos e contraditórios.