segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Kaiser aposta em ação digital para mudar percepção da marca


  Cervejaria HEINEKEN - Kaiser - Geladeira que posta (pt) from The Festivals on Vimeo.
  
Degustação às cegas e interação pelo Facebook impactaram milhares de pessoas em apenas um dia; Case foi escolhido destaque de agosto pelo IAB Brasil

Release publicado em Inteligemcia - 28/08/2012

Visando mudar a percepção de marca de uma das cervejas mais tradicionais do mercado brasileiro, a Kaiser e a agência F.biz desenvolveram uma ação interativa com uma geladeira que tirava fotos e postava as imagens no perfil do Facebook das pessoas que interagiam e na Fan Page da Cervejaria HEINEKEN. Em apenas um dia de ação, foram tiradas centenas de fotos e milhares de pessoas foram impactadas, além de ter gerado inúmeros posts discutindo a textura e o sabor da cerveja “desconhecida”. Pela criatividade, o case foi escolhido pelo IAB Brasil como destaque do mês de agosto.

A agência encheu a geladeira interativa com garrafas de cerveja sem rótulo e os consumidores eram convidados a participar de uma degustação às cegas para experimentar a “Cerveja bem Cervejada”, produzida pela Cervejaria HEINEKEN, e comentar o que realmente acharam do produto. Como as pessoas não sabiam qual era a cerveja, estavam livres de quaisquer conceitos anteriores sobre a marca.

Dias depois, quando a campanha entrou no ar, todos ficaram sabendo que tinham provado a Kaiser, que passava a ser produzida pela Cervejaria HEINEKEN. Quem gostou do sabor curtiu no Facebook e manteve sua opinião positiva. Um vídeo que conquistou mais de 210 mil visualizações completou a ação: o humorista Fabio Porchat conversou com consumidores para captar sua percepção sobre o novo produto.

“O grande diferencial dessa ação é que ela permitiu que a experiência de degustar uma cerveja fosse compartilhada em tempo real com centenas de pessoas. Ou seja, não foi só uma degustação nem só uma geladeira que postava fotos. Conseguimos juntar as duas coisas e fazer com que uma simples experimentação de produto tivesse um impacto multiplicado pelo número de amigos do Facebook”, afirma Lisi Kindlein, diretora de Criação da F.biz.

Prezadas e Prezados, como trata-se de um release é aberto para o questionamento. Dêem sua opinião sobre a ação mas também sua própria percepção sobre o produto.

33 comentários:

  1. E importante saber que as ações interativas das empresas em redes sociais, fazem uma grande diferença ao alavancar alguma marca ou produto. As redes sociais ocupam espaço relevante no universo corporativo e tomaram proporções que extrapolam este espaço.
    Podemos perceber na ação da Heineken, para promover a Kaiser.
    Com esta interação feita com o consumidor, cerveja e Facebook fez com que todo este processo proporcionasse um ambiente atrativo, capaz de facilitar e encantar os usuários e compradores. Claro que não podemos esquecer do fator surpresa que todas as pessoas independendo da sua classe sempre gostam de serem desafiados, neste caso, descobrir qual cerveja que estaria na prateleira e experimentar e poder assim postar seus comentários no face fez com que o publico postasse e dividisse suas ideias junto com outras pessoas e com isso a Heineken conseguiu o que queria, em um dia varias pessoas comentaram sobre a nova cerveja, postando pontos positivos. No final desta campanha a Heineken mostrou o rotulo, mudando assim o status que a Kaiser tinha perdido alguns anos atrás com seus consumidores.
    Achei muito interessante a ação, além de ter sido interativa foi diferente e fez com que todos pudessem interagir e hoje com a informatização, tudo ocorre e acontece rapidamente. Esta ideia de interatividade passa a ser uma característica de um processo que além da possibilidade de comunicação proporcionou um ambiente atrativo capaz de facilitar e encantar os usuários que participaram desta campanha.
    A participação e interatividade do consumidor fez a diferença para campanha.

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  2. Eu achei a ação simplesmente GENIAL, pelo fato de gerar automaticamente uma mídia espontânea, já que a foto/mensagem é postada automaticamente no perfil dos participantes e por firmar a nova fase e novo modo de produção da cerveja, que agora leva o selo de qualidade de uma marca de muito prestígio no segmento como a HEINEKEN.

    Para mim, que antes já consumia KAISER como 3ª opção, o produto continuar o mesmo, uma quase BRAHMA. No entanto, o esforço de marketing usado no teste cego foi de sucesso pelo fato de as pessoas nem hesitarem em questionar o sabor da cerveja que estavam consumido, só pelo fato de já a associarem à HEINEKEN.

    ALBERTH FRANCONAID
    0922610

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  3. A ação de divulgação da "nova" Kaiser foi sensacional!
    Muito bem planejada, e contemplando os pilares da conectividade e engajamento social.

    Não participei da ação, mas ao ver a propaganda informando que a cerveja "ruim" agora era produzida pela cervejaria "boa", resolvi dar um voto de confiança e experimentar (pela primeira vez) a kaiser.

    Achei ela bem agradável. Não virou minha cerveja favorita, mas hoje se chegasse num bar e nao tivesse brahma e nao faria mais cara feia pra kaiser.

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  4. Não é de hoje que os famosos testes cegos servem para lançar uma nova cerveja no mercado. Só que a Heineken inovou e foi muito feliz na sua escolha, utilizar o Facebook, (a rede social do momento) para esta ação, foi uma ótima ideia.
    Com esse teste cego acredito que além de conquistar as pessoas que fizeram a degustação, ela também “atingiu” os contatos destas pessoas, uma vez que com uma boa aprovação da mesma, o amigo fica curioso para saber: “Como será o novo sabor da Kaiser?”. Acredito também que a associação da Kaiser a Heineken pode levar aos consumidores a darem uma nova chance, a fazer uma nova avaliação do produto. Particularmente nunca fui de reprovar cerveja por sua marca (exceto aquelas que ninguém nunca ouviu falar ou aquelas que realmente são ruins).
    Ainda não provei a nova Kaiser produzida pela cervejaria Heineken e por ai vai, mas acredito que para uma cervejaria tão famosa colocar seu nome em um produto, ele realmente deve ter melhorado bastante em relação ao antigo.

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  5. Atualmente as ferramentas de comunicações sociais são as formas mais fáceis de interação e integração de pessoas. O fato de utilizar um rede on-line de comunicação já está sendo comum, mas a forma com que é utilizada vai ditar a qual resultado você pretende chegar.
    A campanha da Kaiser foi uma integração de comunicação e equiparação. O resultado seria obvio, mas o peso da marca Heineken pode ter sido um fator impulsionador para inserir status nos itens de consumo dos consumidores participantes.
    Sucesso? Momentâneo, ainda será preciso tempo para saber se o novo produto irá ganhar realmente o mercado ou não.

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  6. O case pode ser considerado interessante pela cervejaria Heineken usar sua força para apoiar a nova marca da kaiser sem unir as marcas. Com o intuito de não misturar as marcas e lançar a nova Kaiser, com a real impressão que a pessoa vai ter do produto. Ou seja a nova marca vai contar com o apoio mas terá de andar sozinha. Pelo fato de ser teste as escuras a pessoa não se apega a pré conceitos e está aberta a realmente provar o produto e sentir o que ele lhe passou. Em relação a redes sociais, é interessante destacar a força que esta comunicação, não só como propagandas mas como fã pages cria para as empresas. Hoje existem departamentos exclusivos para cuidar da parte de mídias sociais em agências e os clientes pagam para que alguém alimente a sua fã page no face book as vezes pela falta de conhecimento, ou por não ter tempo para cuidar da página. A internet cresceu muito atualmente e é difícil pensar em uma campanha que não utilize mídias sociais.

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  7. Achei essa campanha excelente, e acredito que os testes cegos dão credibilidade ao produto quando eles são aprovados pela maioria. Acredito que isso acontece para provar que a maioria das pessoas consomem determinados produtos (como no exemplo da cerveja) pelo que a sua marca representa e não pelo sabor ou qualidade em si. Ao compartilhar o resultado positivo no Facebook, a informação chegou a um número de pessoas muito grande em pouco tempo e nada melhor que isso para um produto que sofreu mudanças e precisa ganhar confiança e atrair novos consumidores. Eu ainda não experimentei a nova Kaiser, e não tenho um pré conceito sobre algo que ainda não conheço, mas se o produto é bem visto nas redes sociais eu acredito em sua qualidade, pois no Facebook é fácil saber se a grande maioria aprova ou não, já que se não fosse bom a Kaiser poderia ter “queimado o próprio filme”.

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  8. A campanha realizada pela agência para a Kaiser foi a melhor escolha para resolver seu problema de reputação.
    Ações quando bem sussedidas geram enorme repercussão e simpatia pela marca e o teste cego por ser uma espécie de pesquisa impacta e influencia o publico a acreditar em seu resultado. A junção destes pontos ao fato da ação possuir associação com o Facebook, que atualmente é com certeza a rede social mais influente do país e do mundo, garantiu o sucesso da campanha.

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  9. A estratégia adotada pela F. Biz e Kaiser foi inteligente a partir do ponto vista que o público-alvo já tinha um pré-conceito com relação a marca da cerveja Kaiser.
    Aliar duas ferramentas da comunicação, ação de degustação com a ação no facebook de postagem de fotos e compartilhamento foi original e bem pensada, pois ali foram feitos comentários a respeito do produto. Um dos processos de decisão de compra, no comportamento do consumidor, é ouvir o que as pessoas têm a dizer a respeito sobre determinado produto. Sendo assim, os depoimentos positivos de pessoas comuns podem fazer com que aguce a curiosidade de outros consumidores potenciais em provar a cerveja Kaiser já que houve essa nova formulação em seu sabor e forma de fabricação. Eu mesma fiquei curiosa em saber qual é o novo sabor da Kaiser. Se é perceptível ou não essa mudança.

    Tainá Porfírio

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  10. A estratégia seguida pela F. Biz e Kaiser foi perspicaz, em função da associação de três fatores; o uso de uma conotação negativa que a marca possuí revertida e justificada ser por falta de conhecimento do próprio consumidor, a união com o peso do nome Heineken obtendo uma boa aceitação em campo, e finalizando com as mídias sociais também foi um grande achado, pois cada vez mais tem se tornado uma forma de interação e integração de pessoas.
    Eu ainda não provei a nova Kaiser, acredito ser por certo pré-conceito ou medo de trocar uma cerveja costumeira por uma “recente”, mas assumo que estou bastante curiosa para experimentar, devido ao vídeo acima e pelo fato da Heineken agora colocar seu nome no produto, qual não ocorreria se fosse um produto de baixa qualidade.

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  11. Esta ação em minha opinião foi bastante interessante visto que a mesma tenta entrar em compasso com os avanços tecnológicos oferecidos pelos meios de comunicação das últimas décadas. A escolha da rede social facebook, nada mais é que uma avaliação feita quanto a sua popularidade e as suas ferramentas de disseminação de informações feitas em rede.
    Outo ponto interessante avaliado como estratégia de marketing, é que como se trata de uma questão comercial que almeja o objetivo de vendas, nada melhor que o teste as cegas, para o segmento de comidas e bebidas. Já no caso da cerveja kaiser, serviu para mostrar o seu novo posicionamento e apresentar a qualidade do sabor, de forma bastante interativa, desta forma reforçando todas os adjetivos confirmados pelos os consumidores da cervejaria Heineken , o qual a Kaiser faz parte.
    Acredito que os sabores, texturas de cerveja pouco se alteram, o que muda na mente do consumidor são as propagandas, como as marcas estão sendo inseridas no mercado e de qual forma elas se perpetuam. O consumidor diz gosto desta o daquela é por uma simples questão de relação com marca. Ex: Toda vez que jogo bola no bar lá da esquina, todos tomam um Skol ou Bhrama ou Quando nos reunimos com a família tem sempre uma Bhrama na mesa, e a partir dessas relações estabelecem gostos sem ao menos saber se elas realmente são as melhores.

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  12. A ideia em essência não é tão original assim, a mesma foi usada diversas vezes pelo segmento. A grande diferença no caso da Kaiser, foi utilizar uma roupagem nova e adaptada para as novas mídias.Que em termos de objetivo, acredito que o resultado satisfatório foi graças ao dinamismo da campanha.
    Ainda não provei a nova Kaiser produzida pela cervejaria Heineken, pelo simples fato de não gostar da Heinken.

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  13. Gostei da campanha. É dinâmica e envolve o público, mas concordo com o Fabrício, ela não foi inovadora, entretanto, apesar de não ser inovadora também não é utilizada com frenquência grande suficiente para não causar impacto.

    Além de ser legal pelas fotos e junção com facebook atraiu pela degustação. Duas situações que juntas ficaram poderosas.

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  14. Achei muito bacana e acredito que a F.Biz tinha conhecimento sobre o que ela estava fazendo e que no final das contas daria certo.
    A aceitação dos consumidores pelo novo sabor foi um sucesso, mas não podemos deixar de mencionar o fato de que uma parte dessa confiança creditada sobre a Nova Kaiser, se deve também ao fato de que os consumidores reconhecer o valor da Heineken e que ela não iria perder o seu valor ao investir em um produto "meia boca".

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  15. A campanha foi inteligente pois alcançou o seu objetivo principal: melhorar a imagem da Kaiser. Além disso, o tipo de mídia escolhido foi fundamental para o sucesso desse projeto pois atrai muitas pessoas de diferentes culturas e classes sociais. Não só essa marca como outras tem obtido sucesso nesse novo tipo de publicidade que cresce cada vez mais.

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  16. Efeito placebo ou não é fato que a Heineken tem conseguido alavancar as vendas da Kaiser, sendo atribuindo sua expertise cervejeira ou adicionando novos produtos à linha Kaiser, como a cerveja em barril. Utilizar as redes sociais como forma de testemonial tem resultado bastante eficiente já que:

    1 - Era uma degustação cega;
    2 - Comentários podiam ser agregados alí;
    3 - Não havia "enganação" já que posteriormente foi revelado a cerveja e segundo a propaganda mostrando o resultado do case, as percepções continuaram positivas.

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  17. Bruno Eduardo Vieira Lopes24 de setembro de 2012 às 11:52

    A campanha da Kaiser ficou muito boa. Chama muita atençao do publico em geral e todos querem uma inovaçao.E tambem ela conseguiu um objetivo de melhorar a campanha da Kaiser. Muita gente hoje tem um pre conceito em relaçao a Kaiser que nao toma por ser ruim e tals,vamos ver se agora com a campanha a cerveja tenha mais procura.
    Eu nao posso dar minha opiniao se gostei da cerveja,pois nao bebo cerveja.

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  18. Sábia é a marca que utiliza com inteligência as redes sociais. O Facebook é a ferramenta mais usada atualmente e usá-la para promover ou reposicionar uma marca ou um produto é um modo barato e rápido de atingir o consumidor. A campanha da Kaiser foi muito válida pois agregou ferramentas digitais modernas com um teste clichê - o teste cego; acredito que o sucesso da campanha da Kaiser esteja associada ao uso de práticas publicitárias simples dentro das redes sociais, outro fator relevante seria a presença da HEINEKEN associada a Kaiser, que de um modo o de outro contribui para o reposicionamento da cerveja Kaiser no mercado.

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  19. Muitos julgaram essa estratégia da marca como sendo imprória, pelos consumidores de Kaiser e Heineken serem completamente opostos, que iria denegrir a imagem da cerveja holandesa, etc. O fato é que ações bem elaboradas e pensadas em toda sua cadeia, realmente se torna eficiente e capaz de acabar com os maiores preconceitos da sociedade.

    A campanha foi muito bem sucedida, criativa e intrigante, a ponto de se tornar um viral. Claro que apenas isso não é receita de bolo para tornar a Kaiser uma cerveja mais elitizada, como é desejado, porém, penso que seja um grande começo. Acredito que com essas ações pontuais, já conseguiram um bom resultado, que a longo prazo pode significar a retomada dos picos de vendas da Kaiser nos anos 90.

    Para uma grande meta como essa, era necessário realmente uma estratégia ousada como essa, aliada a todas as mídias, como uma delas, essa campanha online. Além disso, o Facebook é uma mídia em que se estão alojadas milhares de pessoas questionadoras, disseminadoras e engajadas quando se trata de conteúdo novo como essa, que são capazes de espalhar essas novidades à milhas de distância.

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  20. Embora não conheço a cerveja Kaiser achei a ação muito criativa e inovadora, eles acertaram na escolha de redes sociais para inicio da divulgação pois no momento esta em alta, e é uma forma mais fácil de interagir com o publico. Uma escolha que deu muito certo. Acho que por ter sido um teste em que as pessoas experimentavam a cerveja sem saber de qual marca, depois ficaram sabendo que era da Kaiser, acredito que depois disso tiveram uma nova visão da cerveja, principalmente por ela ser produzida pela cervejaria Heineken que é bastante conhecida e apreciada por muitos.

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  21. A Kaiser é uma cerveja que perdeu a tradição com o passar do tempo, foi substituída por outras e atualmente está ficando cada vez mais difícil se reposicionar, levando em conta a variedade de marcas internacionais do mesmo segmento que ingressaram no mercado brasileiro. Exemplo disso, a Heineken é uma marca que conquistou seu lugar aos poucos e hoje detém um grande reconhecimento no país e no mundo.

    Dessa forma, a melhor estratégia para uma campanha de reposicionamento da marca, definitivamente seria usar a credibilidade da Heineken para. Mas a campanha foi alem disso, ela evitou o pré-conceito escondendo a marca da Kaiser inicialmente e utilizou de ferramentas inovadoras que despertassem a curiosidade das pessoas e, melhor ainda, fazendo com que elas compartilhassem sua opinião a respeito gerando mídia espontânea nas redes sociais.

    No entanto, mesmo a estratégia sendo de sucesso não se pode ter a certeza do mesmo em relação ao resultado, afina a aceitação ou não depende do público e também da qualidade do produto. Mas de toda forma a repercussão da campanha também serve como dado de pesquisa acrescentando à marca.

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  22. A Kaiser possuía uma imagem um pouco negativa com relação ao sabor. Após o reposicionamento da marca com a divulgação da fabricação pela Cervejaria HEINEKEN, a Kaiser conseguiu mudar a percepção da marca.
    A ação feita pela Kaiser realmente foi um sucesso. Além de ter gerado um viral houve uma grande divulgação pelos usuários de forma bem criativa.
    A degustação às cegas foi uma sacada muito boa também, pois as pessoas puderam se expor livremente de preconceitos e receios além de poder compartilhar a experiência em tempo real.
    A Kaiser teve um retorno muito positivo, mas correu o risco de ter o nome da Cervejaria HEINEKEN “queimado”, pois a ação expôs a marca visando ressaltar a qualidade da fabricação.

    Rayssa Dalariva

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  23. Hoje em dia as marcas de cervejas estão competindo em todo canto do Brasil. Exemplo disso é aqui no estado de Minas Gerais, onde a Brahma e a Skol predominam em quantidade de vendas. Já no Rio de Janeiro quem predomina é a Itaipava, seguida pela Skol e Kaiser.
    Para sabermos disso não precisamos nem de pesquisa, basca rodar em diferentes bares nos dois estados que você perceberá rapidamente quais são as cervejas mais servidas na mesa.
    A Kaiser em uma tentativa de “UP” no Brasil, mudou toda sua estratégia, se “unindo” a uma grande marca mundial Heineken.
    Julgo bastante válida essa tentativa, pois há pouco tempo depois dessa mudança de estratégia, já se percebe que os comentários sobre a Kaiser já melhorou, o pessoal que experimenta já afirma que “dá pra tomar” e é melhor um “dá pra tomar” que um “Kaiser não desce”.
    Em minha opinião, a cerveja em si teve leve mudança em seu sabor, porém não consigo largar minha “Brahminha” de lado, precisa muito mais que uma boa campanha para me fazer trocar.
    JEAN MAX

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  24. A Heineken é a tábua de salvação da Kaiser. Antes de ter sua marca vinculada à cervejaria holandesa, a Kaiser não era bem vista por muitos consumidores. Além disso, a associação das marcas pode atrai o público de menor faixa etária ao consumo de Kaiser, pois a Heineken é reconhecida por patrocinar eventos voltados para jovens.

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  25. A ação da Kaiser criada pela agência F.biz foi muito bem planejada e conseguiu de fato uma boa repercussão nas mídias sociais. A utilização do já conhecido teste cego foi pertinente, pois as pessoas tem certo pré-conceito em relação a cerveja Kaiser. O mais interessante da ação foi interagir as pessoas do ponto de venda com o universo online em tempo real.
    Até o momento não provei a nova Kaiser, mas pretendo pelo simples fato de gostar bastante da Heineken.
    A Kaiser ainda tem grandes desafios para reverter a situação atual da marca. Mas só o fato de uma grande cervejaria como a Heineken relançar a bebida com uma leve alteração no sabor já é um grande começo.
    Thales Albuquerque

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  26. A estratégia de usar o velho teste cego em conjunto com uma atual e poderosa ferramenta social que é o Facebook, foi uma grande sacada da produção que criou à ação da Kaiser. Grande parte do sucesso da ação pode ser atribuída a marca Heineken, que somente com a logo na parte frontal da geladeira foi um estímulo para os participantes consumirem o produto. E posteriormente, saber que a cerveja se tratava da Kaiser e que agora era produzida pela Heineken, agregou um grande valor ao produto e despertou curiosidade a quem antes não tinha consumido o produto.

    Mateus S. Silva.

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  27. A assosiação da Kaiser com a Heineken, na minha opnião, foi uma das jogadas mais acertivas em se tratando de marketing de cerveja, pois todos sabemos que a Kaiser não está entre a preferência nacional.
    Além disso, acreito que ainda falta muito para a Kaiser ser vista de uma nova maneira no mercado, mas acho que está no caminho certo.
    A ideia de interligar o "on" e o "off" é algo que tem dado certo e fazendo com que várias marcas cresçam. E o melhor, inovaram o tão acertivo teste cego das cervejas.
    O publico cervejeiro ainda é muito resistente quanto as mudanças, mas não impossível. Se a Kaiser continuar por esse caminho, não tem como dar errado.

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  28. A assosiação da Kaiser com a Heineken, na minha opnião, foi uma das jogadas mais acertivas em se tratando de marketing de cerveja, pois todos sabemos que a Kaiser não está entre a preferência nacional.
    Além disso, acreito que ainda falta muito para a Kaiser ser vista de uma nova maneira no mercado, mas acho que está no caminho certo.
    A ideia de interligar o "on" e o "off" é algo que tem dado certo e fazendo com que várias marcas cresçam. E o melhor, inovaram o tão acertivo teste cego das cervejas.
    O publico cervejeiro ainda é muito resistente quanto as mudanças, mas não impossível. Se a Kaiser continuar por esse caminho, não tem como dar errado.

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  29. A cervejaria Heineken foi bem confiante ao se abrir para a opinião do público em uma rede social, já que através desse meio as pessoas opinam "sem dó" e são transparentes em relação ao que gostam ou não, sendo assim mesmo que todo o processo tenha sido um sucesso poderia também dar tudo errado.
    Contudo, já que foi um sucesso só tenho a parabenizar a cervejaria por ter alcançado além do seus objetivos, ela conseguiu não só relançar a kaiser com muito estilo mas abrir a cabeça das pessoas para que elas possam dar oportunidades para o produto, e não apenas para os que consumiram mas também para os amigos desses que viram através do facebook, criando assim um marketing viral, que é uma das formas mais eficientes, rápidas e baratas de se divulgar um produto ou serviço.

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  30. o vídeo mostra a força das redes sociais para o desenvolvimento de campanhas. e isto é simplesmente incrível, como um universo pode gerar um repercussão tão rápida e, neste caso, um grande sucesso !
    A Haineken tem usado toda a positividade de sua marca para promover a cereja Kaiser, e juntamente com idéias bem elaboradas, como a questão do "teste cego" utilizando o chamativo da primeira cerveja, faz com que o consumidor seja levado a conhecer algo que talvez não teria curiosidade.
    acho a ação incrível e com um retorno imensamente positivo para a kaiser.

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  31. Acredito que o fato da Heineken ser uma cerveja de qualidade e prestígio que está bem posicionada no mercado, ajudou com que a cervja Kaiser tivesse uma grande aceitação por parte do público. Mesmo a nova Kaiser sendo uam cerveja boa, a estratégia de associação acaba influenciando os consumidores.
    Em relação à estratégia de marketing utilizada, acredito que atualmente é essencial criar campanhas de lançamento em mídias diversificadas,já que o mercado é composto de diversos nichos de público, e é necessário saber fazer com que a mensagem chegue a cada um deles.

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  32. Concordo com a opinião da Aline quando ela diz a respeito dos testes cegos. Eu acredito que ela esclarece bem qual a finalidade de usá-lo em uma campanha publicitária. "Isso acontece para provar que a maioria das pessoas consomem determinados produtos... pelo que a sua marca representa e não pelo sabor ou qualidade."
    Devo concordar também com a Bárbara e com o Fabrício, quando eles afirmam que a campanha não possui nenhum fator inovador. Mas como todas as pessoas citaram (e eu assino embaixo): o fato de utilizar de uma ferramenta social tão popular como Facebook, e mais ainda do espaço (perfil) das cobaias, cria uma relação de proximidade com público que se pretende atingir tornando maiores as chances de eficácia da campanha.
    Não conheço muito sobre cerveja, mas deu para perceber através dos comentários que a Kaiser não entrava na lista de preferência em uma mesa de bar. Por esse motivo, acredito que a cervejaria Heineken como suporte para o sucesso da Kaiser também pode ter sido um fator determinante para o sucesso da campanha.
    E por fim como a Patrícia disse “O consumidor diz gostar desta o daquela é por uma simples questão de relação com marca.”. Todo o saldo positivo obtido através da campanha é apenas a resultado dos fatores mencionados acima que contribuirão para a mudança da imagem da Kaiser perante os consumidores de cerveja.

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  33. É impressionante como as pessoas são muitas vezes influênciadas por outras. Como no próprio texto afirma, muitas pessoas nunca tinham experimentado a Kaiser e por possuir "fama" de cerveja inferior, muitos já a descartava. A Heineken trouxe a Kaiser uma nova identidade, como se a cerveja tivesse renascido na sua melhor forma. Essa sacada foi de extrema importância, como re-lançar uma cerveja que todos conheciam?! Talvez se a marca estivesse investido somente num relançamento o retorno da campanha não iria ser tão grandioso. A Heineken mudou tudo e criou expectativa nos consumidores. O teste cego é considerado um dos melhores teste para se firmar uma marca, pois o próprio consumidor se realiza no produto. Trabalhar expectativas e descobertas a cerca de uma marca é muito significante. Isso sem contar na credibilidade que a marca Heineken possui no mercado, o que ajudou e muito no processo de relançamento, que trouxe originalidade, tradição e qualidade a Kaiser.

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