Por Amauri Segalla e Fabíola Perez - Revista Isto É - Ed. 2210 - 21/03/12
Prezadas e Prezados, analisem esses
gráficos publicados em reportagem da revsta Isto É e façam a sua
própria análise sobre o comportamento do consumidor neste momento do Brasil.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
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Este gráfico mostra exatamente o atual momento que vive o Brasil em termos de consumo, os brasileiros estão comprando mais, mas, sobretudo comprando melhor, com qualidade. Como vimos no gráfico, o Brasil é o quinto país mais otimista do mundo, isso significa que estamos com predisposição para comprar mais. As classes B e C são responsáveis por quase 80% do consumo das famílias brasileiras, isso porque as pessoas não estão com medo de ariscar e compram de acordo com a sua vontade, a alimentação ficou melhor, muitas famílias vão em busca dos melhores produtos, a tecnologia é um setor extremamente produtivo e hoje em dia essas classes já conseguem conciliar todas as contas do mês- luz, aguá, alimentação, despesas com carro, lazer e educação, isso só está sendo possível em função da grande fase que estamos vivendo no setor econômico do país, a população possui uma infinidade de benefícios para conseguir crédito fácil e menos burocrático, temos mais possibilidades para adquirir os produtos e as lojas estão cada vez mais chamativas, vejo isso tudo como uma grande oportunidade para nós publicitários/marketing, todo o ambiente de consumo está super favorável a nós, agora é apostar nas possibilidades e despertar cada vez mais o desejo de compra.
ResponderExcluirÉ imperdível, uma TV de LED 60 polegadas por apenas 12x sem juros. A lavadora mais moderna do mercado, por um preço que cabe no seu bolso...
ResponderExcluirÈ assim que os clientes são seduzidos para as promoções de condições imperdíveis, saldões para acabar e dos donos de menores preços. Com a economia brasileira aquecida o brasileiro vai descobrindo quanto e bom ter as coisas que ele sempre idealizou.
Facilidade de crédito e prestações gigantescas faz com que a classe C experimente cada vez mais coisas que antes não eram possíveis. As empresas de olho nisso estão de portas e braços abertos e o cafezinho bem quentinho só aguardando os clientes chegarem para fechar a compra.
Como pode ser visto na matéria, no gráfico de consumo por classe, a classe C tem uma participação de 50,3% no total de vendas de cigarros e a classe A tem 23,7% no total de vendas de CDs e DVDs. Já a classe B esta em busca da ascensão para a classe A e aposta em educação como mostra o gráfico eles representam 58,3%. Os principais setores estão adorando essa nova avalanche de consumo. Mas no âmbito geral, o sonho da casa própria continua dominando a mente dos brasileiros. A realização deste sonho se torna bem mais fácil com os programas do governo e as facilidades que as construtoras apresentam para a compra do primeiro imóvel.
Mas diante de tanta facilidade tanto para compra, tanto para credito, é preciso cautela. Ate a Regina Cazé em seus comerciais para a Caixa Econômica Federal sobre empréstimos pede isso: “Agora gente, por favor, não pode pirar e gastar mais de 30% da sua renda em prestação”. Pois o sonho pode se tornar pesadelo. Mas de acordo com os gráficos, o brasileiro esta sabendo como administrar bem essa oportunidade, tanto que um levantamento feito pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado no ultimo dia 24 de outubro diz que cerca de 61% dos brasileiros desejam utilizar o 13º para pagar dividas. Desse montante cerca 75% devem usar o dinheirinho extra para pagar as dívidas com cartão de crédito e cheque especial. Mostrando que o brasileiro esta aprendendo a lidar com suas despesas. Tomara que continuemos assim.
Não somente a mudança (melhoria) de classe social, mas também as facilidades que temos para adquirir produtos tem nos tornado cada vez mais consumistas. Ainda há preocupação com o básico, alimentação, saúde e higiene, mas o crescimento no consumo de produtos como TVs, celulares, smartphones, tables e carros devido às facilidades tem sido extrema e mostra que a população sente necessidade de se integrar neste meio de consumo. Vejo a busca pelo conforto, pelo status e pela "recompensa" própria (eu trabalho muito e vou comprar, pois mereço), Mas percebo também que a população se preocupa com as dívidas. Ou seja, o povo brasileiro tem se tornado mais organizado e mais consumista ao mesmo tempo.
ResponderExcluirA ascensão da classe C trouxe inúmeras mudanças para todos os setores da sociedade moderna. Possuindo melhores condições econômicas esses indíviduos vão mais as compras,enchem seus carinhos de novos produtos e serviços. A facilidade de crédito é um dos fatores responsáveis por tais mudanças desses consumidores. Possuindo condições de empréstimos, cartões de créditos, aberturas de contas bancárias esses novos consumidores como mostrado no gráficos movimentam o mercado imobiliário,o automobilistico (principalmente quando o governo favorece, reduzindo o IPI, mas também o varejo com a compra de eletrodomésticos, eleletrônicos e muitos outros produtos deste segmento.Enfim, acredito que o crescimento do mercado nacional se deve a nova classe C que gostam de consumir, que são conhecedores dos seus deiretos e mais exigentes para com o mercado.
ResponderExcluirNão somente nessa reportagem mas no nosso cotidiano, conseguimos observar o grande avanço da classe C com relação ao consumo, com a grande facilidade de dividir as comprar e a pouca informação de que muitas vezes eles estao pagando dois produtos ao invés de um a classa C vem mudando ate mesmo a forma de divulgações de algumas marcas que criam outros produtos da mesma rede para esses consumidores. Acredito que isso venha acontecendo em função da classe C nao ser mais tao "pobre" como viamos atigamente, ela hoje tem seu papel importantissimo na economia nacional.
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ResponderExcluirO gráfico apresenta uma realidade nacional de compra nos últimos anos. Primeiramente houve alterações nos hábitos de consumo da população brasileira, isto é passaram a consumir mais, além de buscarem em grande maioria produtos e serviços de melhor qualidade. Independente da classe social ou da localização geográfica que se encontra o consumo vem numa crescente nos últimos anos.
ResponderExcluirUm setor que podemos destacar que foi de grande relevância para o aumento no consumo, foi o da tecnologia, principalmente na compra e na procura por aparelhos celulares.
A região Sul e Sudeste continua consumindo mais em comparação com as outras regiões Brasileiras. Em contrapartida as Regiões Norte e Nordeste, crescem mais neste quesito. Fato que deixa claro que este mercado é bastante promissor para investimentos futuros, por parte dos empresários.
A classe C impulsionou bastante esse aumento no consumo, isto ocorre porque houve um aumento da renda dos Brasileiros, o crédito disponível no mercado e da consciência na hora da compra passou a demandar diversos setores da economia nacional, concentrando os investimentos das empresas para esta grande fatia do mercado.
O gráfico apresenta as alterações dos gastos dos brasileiros. Provavelmente, devido o crescimento (ou surgimento) da nova classe C.
ResponderExcluirPodemos justificar o cenário devido o aumento do consumo graças as facilidades de acesso à produtos, melhorias nas condições de pagamento e a ascensão de classe (aumento da renda familiar).
Como exemplo, podemos utilizar algumas medidas governamentais como a redução do IPI para eletrodomésticos da linha branca e carros nacionais e redução dos juros bancários (BB e Caixa).
Com a mudança no fator econômico no país, a população principalmente a classe C que obteve mais facilidade na compra, tendo mais benefícios, realidade que a cada dia que passa vem aumentando e com isso a população esta passando a comprar com mais freqüência e podendo obter produtos de mais qualidade. Mas o consumo e geral todas as classes unos últimos anos passaram a consumir mais. A tecnologia também e um fato que esta cada dia mais em evidencia e crescendo e beneficiando como, por exemplo, o de celulares. Com esses fatores nos publicitários temos que trabalhar em cima para cada vez mais aumentar o desejo de compra do consumidor.
ResponderExcluirO consumo em nosso país mudou consideravelmente, produtos como celulares com tecnologias atuais e com valores entre: US$ 100,00 a US$ 300 e tv’s de tela finas são gastos como em lugar nenhum do planeta.
ResponderExcluirJá no setor global de carros, assustadoramente o Brasil esta em quarto lugar no ranking de consumo. E o que mais me assusta é que o pais tem o valor mais alto deste item do mundo. A classe média, responsável por quase 80% do consumo das famílias, trocou carros com motor 1.0 por veículos mais potentes. Valores de carros com a potencia entre 1.0 a 2.0 aumentou 10,74 e ainda se encontra em crescente, já os carros acima de 2.0 obteve um aumento de 21,14.
Itens como cosméticos e cerveja também estão sendo liderados obtendo a posição de terceiro lugar.
Este fenômeno que estamos observando diariamente é alimentado pelo enriquecimento da população. Os brasileiros estão comprando mais e com qualidade.
Mas fica uma pergunta que não quer calar, o cenário do destino do dinheiro dos brasileiros são divididos da seguinte maneira:
35,9% em habitação, 19,8% em alimentação, 19,6% em transporte, 5,5% em vestuário, 1,1% serviços pessoais, 2,9% despesas diversas, 2,4% higiene pessoais, 2% em recreação e cultura, 0,5% fumo.
Como um país em crescente como colocados em dados, podem apenas gastar 3% da distribuição das despesas das famílias, sendo que, em media uma escola particular custa R$ 600,00 e já o nível superior R$ 850,00 ?
Vejo todos estes dados como ouro de tolo, não precisamos de um povo deslumbrado com novos produtos e tecnologia, precisamos de um povo preparado, que invista em educação, saiba planejar a longo prazo, preparado para imprevistos. Que não seja enganado num financiamento a perder de vista com taxas de juros absurdas.
Os gráficos mostram que pela pirâmide de Maslow os Brasileiros tendem a priorizar a segurança com os 35,9% do dinheiro destinado a habitação.
ResponderExcluirOs hábitos do consumo mostram que nos últimos meses tem gastado em entretenimento fora de casa, o que na piramide estariam em relacionamentos. A maioria da população esta distribuída nas classes B e C que são a tendencia econômica do consumo.
Outro fator interessante está na forma de pagamento, dinheiro prevalece mas em seguida vem o cartão de crédito de terceiros, o que nos leva a pensar como isso funciona, quem empresta pra quem? Pode ser também uma forma de manter as aparências diante da sociedade.
As Classes A e B são as mais frequentes em shoppings, tendo quase 30% da população mais frequente nesses locais e consumindo regularmente pelo padrão econômico estabelecido.
É notável o crescimento da renda no país o que automaticamente aumenta o consumo. A classe com mudança notável foi a C com 40 milhões de novos integrantes acrescentando novos produtos a sua lista de compras onde em destaque também vem os produtos eletrônicos. Esses produtos abrangem o status social na pirâmide de Maslow e incluindo várias pessoas a grupos sociais.
No geral o que podemos notar é uma novo avanço no consumo, onde as classes principais no país buscam em primeiro lugar a segurança, em seguida relacionamentos e auto-estima.
O consumidor brasileiro de 2012 não é o mesmo de até bem pouco tempo atrás. Com mais dinheiro no bolso, os clientes ficaram mais exigentes e passaram a dar valor a detalhes que já não podem ser ignorados pelo mercado varejista. E com as facilidade em comprar hoje produtos que antes somente a classe A e B tinham acesso hoje a Classe C, com diferentes maneiras e facilidades de pagamentos conseguem simplesmente se dar o luxo de ter dentro de casa o mesmo que o restante das classes.
ResponderExcluirO acesso ao crédito e melhores salários mostram um novo comportamento desta classe, que antes deste favorável cenário financeiro escolhia os produtos de uma gôndola baseado no preço. Hoje é a qualidade que define a compra. E este consumidor está adquirindo cada vez mais produtos de informática, entretenimento
A classe C esta sendo atingida por um marketing aspiracional, o antigo sonho da classe C agora consegue virar realidade.
A classe C continua em evidência principalmente após o notório crescimento de consumidores que migraram de classes mais baixas. Muito se fala da melhoria da renda, das ofertas de crédito e até de planos do Governo que realmente favorecem este público, como o bolsa-família, por exemplo.
Com esse deslocamento, a classe C tornou-se a maior em número absoluto de pessoas na pirâmide social brasileira. A aceleração do crescimento econômico, o controle da inflação, a ampliação do crédito, a elevação da renda, o aumento real do salário mínimo e a expansão dos programas sociais de transferência de renda estão reproduzindo no Brasil um fenômeno típico de sociedades avançadas
A facilidade hoje de conseguir um empréstimo ou financiamento pode ser uma das consequências do alto nível de consumo dos brasileiros hoje, mas é importante citar também que certos produtos e serviços deixaram de ser apenas um sonho de consumo, mas fazem do bem estar do consumidores.
ResponderExcluirTemos vários exemplos , como a TV que antes o que importava era ser colorida, hoje vem com vários adjetivos, estes que fazem a diferença sim durante o uso da mesma .A viagem para praia no final do ano é item indispensável para boa parte das famílias brasileiras. O almoço de domingo em um restaurante bacana, além de diversão é sinônimo de folga da cozinha para as mães.
É claro que boa parte dos números citados nos gráficos são de certos produtos que caíram no modismo, quando não se tem necessidade, mas o fato de estar no topo do mais citados levam a compra. Porém o que perceber claramente é de que os brasileiros hoje se importam com o seu bem estar, com suas vontades e anseios.
Juntando a facilidade de crédito mais essas vontades é como diz o ditado “junta a fome, com a vontade de comer”.
Analisando o gráfico e a ilusão da sociedade brasileira que agora ela pode comprar mais. Chega-se a dois pontos realmente importantes. A renda da famílias não aumentou tanto ao ponto que qualquer um pode ter um carro 0 km como é apregoado em propagandas. Em algum ponto elas estão reduzindo o seu consumo. Que seja na alimentação para ter a oportunidade de mostrar que comprou um carro zero. O nível de compra é maior sim mas o nível de endividamento da população brasileira também é alto. Com esse crédito maior a família pode sim viajar nas férias mas, acredito que o consumidor deixou de ponderar um pouco a duas perguntas básicas: Eu tenho condições de pagar por esta viagem? O dinheiro está mesmo sobrando? Vejo que o consumo está sendo feito por impulso e sem pensar no futuro não tão distante.
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ResponderExcluirÉ do conhecimento geral que a classe C cada vez mais se destaca no mercado das compras. A facilidade de compra e a forma de exposição dos produtos aliados ao crédito fácil e prestaçoes que "cabem" no bolso do consumidor,faz com que essa classe cada vez mais adquira produtos antes inimagináveis. O que deve ser avaliado é se realmente vale a pena encarar carnês giganstescos e se essas prestaçoes não vão comprometer de alguma forma o consumidor e fazer com que um desejo se transforme em um trastorno.
ResponderExcluir(Pollyanne Viana)
A ascensão econômica no Brasil mudou a forma de consumo dos brasileiros. Como se pode visualizar nos gráficos a vendas de produtos e serviços mais sofisticados disparou e aguçou o desejo de compra de todas as classes sociais.
ResponderExcluirAntigamente o consumo das décadas anteriores era baixo se comparado com os dias de hoje. Com o aumento da população o consumo também expandiu. As classes sociais também apresentaram incremento no que se refere ao consumo.
A expansão do consumo se deve a diversos fatores, dentre eles as mudanças nos padrões sociais do Brasil. Esse padrão possui como características principais a combinação da expansão média anual da renda nacional per capita e a queda na desigualdade pessoal da renda. Simultaneamente, registra-se a redução média anual nas taxas nacionais de desemprego e de pobreza, com forte elevação do salário mínimo e o aumento nos anos de escolaridade. Esses fatores deixaram os consumidores mais confiantes e seguros para elevar seu consumo.
Se comparado com demais países, os brasileiros estão entre a população mais otimista do mundo. Grande parte deste otimismo é motivado pelo enorme número de pessoas que mudaram de classe e continuam mudando.
ResponderExcluirO fato do poder de consumo ter aumentado drasticamente também é fator relevante. Atualmente os consumidores possuem poder de compra e crédito com muito mais facilidade, pode-se parcelar desde a compra de uma simples peça de vestuário à compra da casa própria.
Enquanto as classes inferiores consomem focando em produtos diversos, as classes superiores consomem com foco em subir de classe.
Porém, com tanto poder de compra é necessário darmos atenção às dividas e para não comprometer o orçamento.
Acredito que o aumento do consumo no Brasil - principalmente da classe C- é uma consequência dos últimos acontecimentos políticos e econômicos. A ascenção de uma pessoa vista por muitos como representante dos desfavorecidos e o aumento da capacitação profisional e da oferta de emprego talvez sejam o motivo desse otimismo dos brasileiros. Apesar do rápido aquecimento do consumo, não vejo a população gastando desenfreadamente - como aconteceu nos EUA na década de 60. Mas se o governo continuar fundamentando a economia no consumo, provavelmente a lucidez na hora da compra vai se tornar produto em falta no mercado.
ResponderExcluirO poder de consumo da população da classe C cresceu e com isso ela passou a ter facilidade de crédito e compras. Passou a consumir produtos, serviços e frequentar lugares que antes não tinha acesso. Hoje grande parte da população brasileira pertence a classe C e cada vez mais produtos antes direcionados as classes AB, fazem parte se suas vidas.Acredito que isso seja reflexo da diminuição nas taxas de desemprego, melhoria na educação, pelo maior acesso á cursos superiores e também pela diminuição no número de filhos por casais. Os consumidores estão mais confiantes em seu poder de consumo, mas acredito que hoje são feitos bem menos investimentos pensados no futuro do que á alguns anos atras.
ResponderExcluirO consumismo, felizmente ou infelizmente (depende do ponto de vista) que move o mundo, sem ele tudo para. Prova disso que o consumo mundial vem cada vez mais em uma crescente e no Brasil não é diferente. Uma das vertentes que mais impulsiona essa crescente é a ascensão da classe C, essa ascensão faz que cada vez mais aumentam a liberação de créditos e assim impulsiona mais ainda o consumismo. Mas tudo tem um porém, essa facilidade em liberação de crédito e consumismo elevado deixa sempre um risco ao país para crises financeiras. Cada vez mais as pessoas estão se individando e ficam sem saída, devemos ter mais consciência. Ponto positivo no Brasil é a taxa de desemprego sempre caindo, com isso dinheiro gira mais, dinheiro faz dinheiro e dinheiro gera oportunidades, oportunidades geram negócios e negócios geram empregos. Seguindo esse círculo contínuo, o país se desenvolve e junto consigo a sua população.
ResponderExcluirAss.: JEAN MAX
A ascensão de consumo da classe C é um fato comprovado. Este fato se deve ao aumento de renda das classes, não apenas da C.
ResponderExcluirCom os gráficos podemos ver que cada vez mais a população investe no consumo voltado para o lazer e vestuário, mas ainda assim grande porcentagem da renda é para habitação, alimentação e transporte. Não só o aumento da renda, mas acredito que as facilidades de pagamento oferecidas pelo mercado é algo que atrai e propicia o consumo.
Um dado que me impressionou no gráfico foi a forma de pagamento em dinheiro como modalidade preferida dos brasileiros, imaginava que fosse o crédito.
Com os dados apresentados, podemos notar a classe C como importante responsável pelo avanço econômico brasileiro.
Rayssa Dalariva
De acordo com a reportagem vemos que o brasileiro de forma geral no primeiro gráfico gasta-se mais com o entretenimento fora de casa.
ResponderExcluirJá no segundo gráfico somos capazes de identificar como que a classe C se torna expressiva no ato de consumo de forma geral e como que a região norte do país passa a ser um mercado potencial por esse consumo acelerado.
No último gráfico podemos verificar como é hábito de consumo de algumas classes sociais como elas gastam seu dinheiro e quais as preferencias que cada uma delas possui.
É notória a diferença do comportamento de compra e as preferencias de serviços e produtos entre as classes A, B, C e D e como o acesso ao crédito a classe C fez com que a mesma se tornasse um público potencial para o mercado do consumo de produtos e serviços das diversas esferas.
O aquecimento economico alavancado pelo governo através das linhas de crédito facilitadas e do juros cada vez mais baixos tem sido, na minha opinião, os maiores influenciadores do consumo no país. A Classe C emergiu de uma maneira muito consolidada e agora já está chegando a vez da Classe D também mostrar as caras. Ainda há muito o que se aprender e educar no que tange as questões de fidelidade ao crédito e responsabilidade com as dívidas.
ResponderExcluirOs limites de crédito no país subiram muito e a classe C se tornou a maior classe e a bola da vez, transformando a pirâmide das classes em um losango.
ResponderExcluirCom esta ascensão, a classe C passou a procurar por itens de consumo até então fora de sua realidade.
Junto a isto, o Brasil ter reagido positivamente à crise norte americana e européia de 2008, contribuiu ainda mais para a confiança do consumidor brasileiro, que neste período viu o IPI sobre diversos produtos cair e as chances de consumos melhorarem.
RA: 0922610
A partir dos dados apresentados pelos gráficos podemos afirmar que a maior parte da renda do brasileiro hoje se destina à habitação (quase 40%) e às necessidades básicas (alimentação, transporte, saúde, vestuário, educação e higiene, juntos são 57,5% da renda dos brasileiros). De fato isso se deve às crescimento do mercado de imóveis e às facilidades para se adquirir a casa própria com os programas de financiamento e crédito facilitado. O restante é destinado a atividades de recreação(2%), despesas diversas(2,9%), consumo individual(1,1) e ao fumo(0,5).
ResponderExcluirAs regiões sudeste e sul são as que apresentam maior média de gasto por mês, 3135,00 reais e 3.030,44 reais respectivamente, isso devido ao alto custo de vida das regiões metropolitanas e também por concentrar as maiores rendas do país. Em contrapartida a esses dados o consumo nas regiões norte e nordeste acelera e a expectativa de crescimento em números são maiores do que a média nacional de 13,5%. O nordeste apresenta média de 24,1% e o norte 26,5%, talvez o fato das regiões concentrarem boa parte das classes C e D do Brasil explique tal fato, pois sabe-se que as classes B e C juntas são responsáveis por quase 80% do consumo e que sozinha a Classe C é responsável por mais da metade dessa porcentagem (52,4%) enquanto a classe D apresenta média de 20,6% do total consumido pelo país.
Em relação aos hábitos do consumidor nos supermercados, podemos dizer que que os dados do primeiro gráfico se confirmam quando 23,4% dos produtos mais procurados nos supermercados fazem parte da alimentação básica do brasileiro (arroz, feijão e macarrão) e 79% dos produtos complementam a mesa da população divididos entre frios (quase 14%), bebidas (12%), carnes (7,6%), frutas e verduras(6,1%). Além da alimentação há segmentação dos produtos procurados por classe. Pouco mais de 20% das vendas de artigos culturais como cds e dvds são da classe A. Além do consumo de cultura os gastos da classe A são também de artigos de decoração, veículos e produtos financeiros.
58% do combustível é destinado a classe b, assim como os gastos com ensino. Como forma de lazer e entretenimento 54,6% da procura pelos cinemas são dessa classe. E quase 54% com serviços automotivos. A necessidade de deslocamento é um observável na classe B, a busca por qualidade de vida levou essa parcela da população por buscar imóveis longe da agitação dos centros urbanos, porém faz-se necessário neste caso o automóvel para a locomoção até a área de trabalho, desse modo o gato com combustível e manutenção é maior nessa faixa da população.
Já a classe C tem participação na metade das vendas de cigarro (50,3%) e quase 50% no total de vendas de carne e alimentos de mercearia. O que revela é que ainda que a renda da população da classe c tenha crescido nos últimos anos a qualidade de vida ainda não subiu. O tabagismo é uma das principais causas de câncer de pulmão e estima-se que no Brasil 37% dos casos estejam relacionados ao mau hábito. Além disso o cardápio não é variado, e o consumo exagerado de carne vermelha pode trazer riscos à saúde.
ResponderExcluirA classe D e E tem participação de pouco mais de 10% em produtos como mercearia, cigarros, calçado infantil, cereais e leite. O que revela o baixo poder aquisitivo dessa parcela da população, que consome o essencial para os filhos e para a própria subsistência.
Os locais de preferencia para a compra dos consumidores da classe A e B são os shoppings Centers, juntos eles representam 56% dos frequentadores dos 430 empreendimentos no Brasil. Parece que as lojas de shopping ainda não conseguiram atrair ao público da classe C, que ainda não enxergam tais estabelecimentos como um lugar para aplicar sua renda.
O crescimento da renda da população da classe A e B impulsionou a venda de veículos mais potentes em 21,14%. Consumidores passaram a consumir mais em busca de conforto e houve uma queda nos veículos menos potentes. Entre os veículos de 1.0 e 2.0 houve um crescimento de 10,74% devido a ascensão da classe C e a mudança dos padrões de vida dessa parte da população.
Os smartphones representam o novo desejo de consumo do brasileiro, com a média de crescimento de 179% podemos explicar tal fato com a popularização das redes sociais no Brasil e o aumento das áreas de cobertura de telefonia móvel. Além dos smartphones a classe C impulsiona o comércio eletrônico e representam 61% de todos os consumidores. Entre o ranking dos produtos estão eletrodomésticos, informática e eletrônicos. O que pode ser explicado pela necessidade de inclusão social digital da classe C e dos preços baixos encontrados de eletrodomésticos no mercado eletrônico, as vezes não encontrado nos pontos de venda.
Os consumidores do Brasil e principalmente aqueles da classe C, estão ganhando maior expressividade no mercado, e claro, as empresas estão achando otimo.
ResponderExcluirO crescimento do poder aquisitivo da classe C é o principal motor da economia brasileira atual. Detém 26,9% da massa salarial brasileira, mas a participação total de 38,7%. Isso graças as formas de pagamento que hoje são mais flexíveis, mas deve-se tomar cuidado para não acumulá-las o que pode desencadear uma crise futura no país.
As classes B e C esão dominando o mercado consumidor brasileiro. Hoje a nossa economia é abastecida por essas classes, que começaram a ter mais autonomia, mais espaço no ato da compra e, por isso, consomem de acordo com seu conforto, mas sem exageros orçamentais. Por enquanto não se ouve falar em uma possível crise econômica, mas não podemos excluir essa possibilidade. O consumo desenfreado, a irresponsabilidade econômica, pode nos trazer problemas em um futuro próximo. Portanto, acredito que deva-se controlar o incentivo relacionado a compra, pra que não fuja do nosso controle quitar essas dívidas futuramente.
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