segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pesquisar o comportamento do consumidor é fundamental para inovar

 
Estudos aprofundados e rotineiros são essenciais para que as marcas avancem em relacionamento com compradores. Tema, novo no Brasil, ainda encontra barreiras entre teoria e prática

Por Isa Sousa - Mundo do Marketing - 11/10/2012

Rio de Janeiro - O estudo aprofundado e rotineiro do comportamento do consumidor é a principal ferramenta para que as empresas se posicionem - ou reposicionem - de forma assertiva no mercado. Mais do que produtos e serviços avançados e de qualidade, é necessário avaliar o que pensa e o que realmente deseja quem compra. Ainda que óbvio para alguns grupos, as pesquisas são as principais fontes para que a inovação seja uma aliada, e não uma inimiga, das marcas.

No Brasil, o tema de é relativamente recente, mas começa a avançar em um cenário de transformações econômicas e sócio-culturais. Nesse contexto, temas como globalização e sustentabilidade ganham destaque, além da compreensão por parte das marcas de que o consumidor é um formador de opinião. É ele quem vai determinar, por exemplo, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), comunicação e construção de estratégias de marketing. Mais do que vender, é preciso fidelizar e conquistar clientes.

Por parte das organizações, a atenção é para um cenário mais competitivo, onde é fundamental colocar em prática o que se tem bem determinado na teoria. “As marcas têm que entender de maneira mais profunda que esse caminho da pesquisa, de entender o consumidor, é essencial, até mesmo pela sofisticação do mercado brasileiro. Tanto o consumidor se tornou mais exigente, como a concorrência aumentou. E o insight de melhorar e se aprimorar vem da pesquisa, das lacunas e das formas como os compradores lidam com os produtos”, avalia Maribel Suarez, professora do COPPEAD/UFRJ.

Entre as marcas que entenderam o processo de diálogo, estão cases de sucesso do Nintendo Wii e da Apple, que não necessariamente têm as melhores tecnologias, mas conseguem gerar desejo. “A mudança de linguagem está na forma de compreender o produto. No caso do videogame, eles criaram algo que não é parado, apático, que as pessoas jogam sentadas. Existe ali uma atividade física. Os iPhones também não são os mais desenvolvidos do mercado, mas o consumidor tem vontade de ter um pela forma que a marca trabalha. Uma alteração na visão do que se vende cria uma inovação em relação à concorrência, que não está conseguindo perceber”, completa Maribel.

Entre o papel e a ação

Apesar da compreensão de que pesquisas aprofundadas do comportamento do consumidor são fundamentais para que as marcas realizem ações de inovação, a grande barreira no Brasil ainda é colocar em prática o que se sabe em teoria. Boa parte da dificuldade se deve ao entendimento errôneo de que é necessário priorizar o olhar da empresa e não o do consumidor, que é exatamente quem vai gerar o faturamento.

Outro desafio é especificar as formas de interação. “Os grupos precisam sair da cadeira e olhar a realidade dos clientes. Não só por meio das pesquisas, mas todas as formas de interação, como nos pontos de venda e na internet. Não existe outra forma. É preciso entender plenamente a realidade de seu público, a classe ao qual pertence e suas necessidades específicas”, avalia Maribel Suarez.

Esse “olhar para fora” também será fundamental ao se avaliar o desempenho de grupos concorrentes. “Não se pode ficar só no sucesso dos últimos anos. As empresas precisam entender as mudanças e estar à frente. Uma regra fundamental é que a inovação representa a dinâmica da competição. Quem é líder precisa inovar para se manter na liderança e quem não é, precisa inovar para conquistar mercado”, afirma a professora.

Redes sociais servem como ferramenta de pesquisa

Mais do que uma opção, a atuação das marcas nas redes sociais se transformou em uma obrigação. Além de estarem ligadas à inovação, já que são formatos recentes de comunicação, as mídias sociais são fundamentais também no processo de compreensão do comportamento do consumidor.

O diferencial, no entanto, é que estas redes não podem ser vistas como pertencentes à área de estratégias de marketing tradicionais. “É preciso entender que a relação é a mesma com o consumidor, seja na internet, na loja ou na rua. As pessoas trabalham há anos com o dinheiro no banco, que é uma forma ‘virtual’, e com o dinheiro no bolso e ninguém fala ‘tenho R$ 50,00 reais na minha carteira e R$ 5 mil de dinheiro digital’. Portanto, o pensamento das marcas tem de ser integrado e se desdobrar em diversos ambientes”, define a professora Maribel Suarez.

O tema comportamento do consumidor e mídias sociais será, inclusive, um dos debates durante o 4º Encontro Internacional COPPEAD de Comportamento do Consumidor, que será realizado no dia de 30 de Outubro, no Rio de Janeiro. Entre os especialistas estão confirmados Robert Kozinets, professor da Schulich School of Business, no Canadá, e Johanna Moisander, coordenadora do programa de Doutorado em Comunicação Empresarial na Aalto University School of Economics, autora do livro Qualitative Marketing Research: A Cultural Approach.

Prezadas e Prezados, façam uma co-relação entre essa reportagem e o que estamos vendo em sala de aula.

 

28 comentários:

  1. Acredito que assim como visto em sala de aula dependendo do produto oferecido como celulares e outro eletronicos o seu publico vive em grupos onde é de extrema importancia que para "estar" nesse grupo essa pessoa tem que adquirir determinados produtos.
    Por isso a importancia das pesquisas para saberem exatamente onde é esse grupo e o que esse grupo usa, qual a impostancia para eles ter aquele produto.
    Com isso fica mais fácil para o dono da marca atingir seu publico alvo.

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  2. Tecnologia, Pesquisa, Consumo e Comunicação. O que podemos ver são características que definem os novos grupos de consumidores. A tecnologia passou a ser algo desejado pela maioria onde a pesquisa irá proporcionar melhores detalhes para analise desse comportamento.
    O consumo dos meios tecnológicos percebidos no decorrer dos anos e essa aproximação com da tecnologia como alternativas de comunicação, aumentam as possibilidades de interação com o público e definição de quais grupos cada individuo tem suas participações. Exemplo básico seria o facebook que consegue mostrar as relações dos indivíduos com família, grupos de estudos, amigos, grupos de interesses sobre determinado produto, entre outras coisas.
    O que temos são novas fontes de pesquisa disponíveis pela necessidade de relacionamentos sociais com o caminho encurtado pelas redes sociais.

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  3. Para uma empresa desenvolver e comercializar um determinado produto é de suma importância que ela compreenda seu consumidor e as modificações diárias que são sofridas por este determinado grupo no qual se encontra inserido, sendo elas por analises e criticas deste mesmo produto ou de outros que no caso diretamente ou indiretamente o atinge., modificando as percepções.

    Nos dias atuais, o consumidor avalia com grande importância o valor agregado a estes produtos, pois, os mesmo produtos os posicionam perante a sociedade e nos grupos nos quais estes indivíduos estão inseridos, criando uma imagem na qual o mesmo gostaria de estar implantado.

    Em um passado não muito distante, as empresas enxergavam as redes sociais como algo negativo, principalmente sendo utilizadas pelos próprios funcionários em horários de serviço, sendo assim, motivo de muitas demissões. E com tudo no mundo da voltas, hoje estas mesmas empresas procuram especialistas e software de pesquisas de presença online para poder analisar o modo como seu publico alvo além de agir à enxerga. Para poder criar estratégias que harmonizam com os valores e percepções deste consumidor.

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  4. Um trecho do texto que achei interessante diz: “Boa parte da dificuldade se deve ao entendimento errôneo de que é necessário priorizar o olhar da empresa e não o do consumidor, que é exatamente quem vai gerar o faturamento.” Relaciono a reportagem com o que estamos vendo em sala de aula pela forma como as empresas tem se prestado a entender melhor as transformações no comportamento do consumidor e está buscando de várias formas, principalmente através de pesquisas a compreensão desses diferentes comportamentos. Hoje as empresas vêem o consumidor como um formador de opinião e com isso aumenta cada vez mais a necessidade de uma aproximação com o seu público-alvo. Para se ter a fidelização e atrair novos clientes são necessário mais do que oferecer produtos e serviços de qualidade, é preciso saber quem é o seu público-alvo, quais são as suas necessidades e o que o cliente espera receber ao adquirir aquele determinado produto. As redes sociais tem sido uma das maiores aliadas em todo esse processo, tanto de aproximação quanto de compreensão do desejo do consumidor.

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  5. Analisando o texto e o que foi passado em sala: posso dizer que o consumidor está mais exigente, ele entende o que acontece na relação consumo- publicidade. E as empresas não devem apenas lançar produtos novos. Deve-se saber a quem direcionar este produto e se existe mercado para ele, a competição atualmente é enorme. O consumidor sabe que a publicidade está sempre mandando mensagens e ele pode aceitá-las ou não. A pesquisa entra como uma ferramenta que facilita a compreensão do que o consumidor busca naquele momento dentro do contexto social e cultural (ser humano que sofre influência de grupos). Mas para o campo de pesquisa evoluir, as empresas tem que começar a vê-la como um investimento e não como gasto de dinheiro.

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  6. Trazendo a reportagem para o conteúdo visto em sala de aula podemos dizer que pesquisar o comportamento do consumidor nada mais é do que explorar suas necessidades e motivações, ao se entender o que o consumidor busca, já se tem um processo bem encaminhado para convence-lo da compra. Como cada consumidor tem personalidade e percepção próprias, saber como identificá-las e compreendê-las é tarefa que exige vários tipos de estudos aprofundados, primeiramente é preciso entender o indivíduo consumidor para depois criar soluções inovadoras dentro das organizações que buscam satisfazer seus clientes.

    À quem ainda não acredite no poder das mídias sociais e sua influência no mercado . Mas para aqueles que já estão atentos aos novos moldes de compra e consumo pode perceber a força que as redes sociais exercem tanto para o relacionamento, como para o comportamento dos consumidores. Através dessas mídias, é possível entender a segmentação do seu público, analisar a aceitação de seus novos produtos e serviços e, ainda, descobrir novos mercados e as formas de se inserir neles. Além de poder estar ‘próximo” do seu cliente e saber os interesses e o que ele busca.

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  7. A reportagem nos diz que o posicionamento utilizado por uma empresa deve ser o mesmo em todos os ambientes e meios de comunicação.
    Não se pode adotar uma postura conservadora no institucional e outra inovadora nas redes sociais. Se não teremos uma esquizofrenia entre a imagem e a identidade da empresa.

    Para criar um melhor posicionamento e estratégias de mkt devemos levar em consideração o consumidor e seu comportamento de compra. O que ele quer e espera da marca/produto e como podemos satisfazê-lo.

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  8. O que percebemos é que hoje a marca que não olhar para o seu consumidor perderá espaço no mercado. A velocidade das transformações no mundo vem sendo cada vez mais rápida. Logo os produtos no mercado passam a se se tornar obsoletos , e cada dia que passa os desejos e necessidades dos consumidores vão se alterando na mesma proporção.
    Contudo, as empresas devem parar de ter propagandas publicitárias, produtos e serviços que trabalham apenas a questão de vendas. Sem ao menos entender o que o publico exige. Compreender o que cada consumidor pensa, sente,ou seja, estudar o seu comportamento de consumo. Empresas que desenvolvem este método conseguem causar uma identificação com o consumidor, fato que resulta em vendas.
    O mundo mudou, e com ele as pessoas, sobretudo o consumo das mesmas, por isso todas as marcas e empresas devem acompanhar este ritmo, buscando compreender cada vez mais os gostos, valores, do seu publico.E desenvolver produtos e serviços, que satisfaçam a verdadeira necessidade dos mesmos.

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  9. Segundo a reportagem as empresas ao passar a imagem ao consumidor tem que mater a mesma mensagem. O mundo vem tendo grandes transformações, e a publicidade tem de acompanhar, consequencia disso o consumidor pode mudar de gostos, hobby com facilidade. Uma boa pesquisa pode resolver essa tipo de situação mostrando as empresas que o publico nao quer apenas comprar mas também ser "entendido", estudando assim o comportamento desses consumidores. O consumo não é mais como antes...

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  10. O tema e bastante interessante e é realmente o que estamos passando nos dias atuais, e fazendo uma co-relação com o conteúdo em que estamos vendo em sala de aula, podemos perceber que e de muita importância que a empresa faça uma pesquisa sobre seus consumidores buscar entender o que o consumidor esta buscando, principalmente dentro daquele produto, serviço etc. Analisando essas questões do comportamento a do consumidor a empresa pode gerar então soluções e aperfeiçoar seus produtos sua marca para satisfazer seus clientes. E a mídia e uma aliada nos tempos de hoje e gera muita influencia, principalmente as redes sociais e dentro dela podemos saber a aceitação do publico em relação a determinados produtos e marcas, e poder ta inserindo em um novo mercado.

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  11. A reportagem mostra o quanto é importante conhecer o comportamento do consumidor e ao mesmo tempo mostra que as empresas precisam aprender a ouvir o cliente para obter sucesso.

    Os exemplos citados como, por exemplo, o IPHONE mostra o quão é importante isso. Como a própria matéria diz o telefone não tem nada de excepcional, mas a marca traz consigo um reconhecimento, um status, o que acaba causando uma boa imagem entre os consumidores e com isso fazendo com que os mesmos tenham a vontade de possuir um produto da marca. Buscar se aperfeiçoar cada vez mais também é essencial. Não adianta achar que seu produto fez sucesso hoje que ele vai fazer pra sempre, ainda mais em um mundo como o nosso onde as coisas mudam quase que na velocidade da luz.

    Por fim o texto chama a atenção para um erro que é cometido pela maioria das empresas. O atendimento via internet. Grande parte delas acha que o atendimento pela internet tem que ser rápido e eficaz, mas nas outras plataformas como telefone ou pessoalmente não precisam ter a mesma qualidade.

    A campeã nesse tipo de pratica na minha opinião é a operadora Oi. Para fazer uma reclamação pelo telefone o cliente pode passar por aborrecimentos com atendentes despreparados e que sempre dão informações desencontradas e errôneas, já pelo Twitter da operadora o atendimento ocorre quase que em tempo real, com informações corretas e em alguns casos com uma ligação da empresa para o cliente dando mais informações sobre como o problema do mesmo será solucionado.

    Agora vem a pergunta, porque isso não ocorre em todas as formas de atendimento da empresa?
    O mais estranho é que eles sabem disso mas não acontece uma mudança.

    Com certeza prevalece o que foi dito na reportagem: “Boa parte da dificuldade se deve ao entendimento errôneo de que é necessário priorizar o olhar da empresa e não o do consumidor, que é exatamente quem vai gerar o faturamento”.

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  12. As grandes empresas devem compreender que quem consome é o grande crítico de seus produtos. Saber o que eles desejam ou não gostam é necessário para que possa-se ter uma produção ou uma campanha de acordo com as necessidades do cliente afim de que o mesmo sinta-se atraído pelo produto em questão. Para alcançar os desejos do consumidor vê-se na pesquisa um meio importantíssimo para recolher tais informações. Vemos também que sim, as redes sociais tem sido de grande valia quando podemos perceber através do que a pessoa acessa e torna explícito em suas redes seus gostos. O mundo está em constante mudança e todos devem acompanhá-la e a melhor maneira de acompanhar as mudanças é buscando informação.

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  13. Desde que li essa matéria na Exame visualizei que ela fala de uma maneira resumida, o legado principal que a matéria de Comportamento do Consumidor deixa para nós: não adianta estudantes e futuros profissionais de Publicidade e Propaganda idealizarem uma campanha sem conhecer para quem está falando, quem é a pessoa que deve ser atingida e se sentir interessada pela mensagem.

    A maioria das empresas hoje em dia, ao meu ver, não investem nesse tipo de pesquisa o quanto deveriam e acabam se compreender o porque do fracasso ou não de uma estratégia de comunicação.

    As redes sociais são sim, como citado na matéria, uma fonte inesgotável desse tipo de informação, mas como sabemos, por mais que na teoria as redes sociais são as novas mídias, repleta de informações e possibilidades bacanas, a realidade é que ainda não estamos aptos para explora-las como deveríamos e continua-se a fazer campanhas olhando-se para "dentro" e não para "fora".

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  14. A reportagem coloca assim como a matéria que estamos estudando, a importância de entendermos o comportamento do consumidor, quais as preferências dele e o mais importante, em minha opinião, o porquê das preferências. A partir desse entendimento, o profissional de comunicação juntamente com as empresas podem enxergar oportunidades para inovar e lançar algo que ainda não tenha sido feito, aprimorar técnicas e funcionalidades, como exemplifica o caso da Apple que não possuía a melhor tecnologia, mas enxergou a melhor forma da aplicabilidade.
    Outro ponto super importante destacado na reportagem é a utilização das Redes Sociais como plataforma de pesquisa do consumidor e como que a mensagem que em outras plataforma deve ser a mesma dita nas Redes Sociais , lembrando sempre da importância de adequar a linguagem ao meio utilizado.

    Tainá Porfírio

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  15. A matéria expõe a real necessidade das empresas olharem principalmente para seus consumidores, pois afinal, são eles quem trazem lucros a elas. Os produtos/serviços devem ser baseados em experiências vividas pelos consumidores, para mensurar as opiniões a pesquisa é a principal aliada da inovação, através dela poderemos analisar as experiências positivas e negativas do consumidor com uma marca, produto ou serviço.
    O consumidor deixou de ser apenas o comprador de um produto e passou a ser um formador de opinião, então, com isso a fidelização do consumidor se torna essencial para prospectar novos compradores.
    Os consumidores andam em constantes mudanças e as marcas precisam acompanhar este cenário que é modificado a todo tempo. A interação com o consumidor e é primordial para um resultado positivo, pois assim as marcas conseguirão atender as necessidades e expectativas dos consumidores.

    Rayssa Dalariva

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  16. "Entre as marcas que entenderam o processo de diálogo, estão cases de sucesso do Nintendo Wii e da Apple, que não necessariamente têm as melhores tecnologias, mas conseguem gerar desejo. “A mudança de linguagem está na forma de compreender o produto..." Durante a leitura esse trecho levou-me a refletir como podemos ser criativos e profissionais atendendo e compreendendo o consumidor.
    Creio que o nosso erro como comunicadores é sermos incompreensivos quanto a realidade do público-alvo. Criamos, planejamos, argumentamos mas não sabemos reconhecer e nos adaptar com as mudanças cotidianas ocorridas nos últimos tempos, tornamos ferramentas aliadas em verdadeiras vilãs da comunicação como por exemplo a pesquisa e as redes sociais. Conhecer, estudar o consumidor e seu comportamento é essencial para que possamos perceber as necessidades do outro, do consumidor a fim de atendê-los e conquistá-los.

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  17. Como sempre tenho dito, não somos mais consumidores passivos e exigimos tratamento privilegiado para adquirir algum produto ou serviço. Demorou um pouco mas as empresas e prestadoras de serviços começaram a acordar para essa nova realidade e resolveram investir em pesquisa e relacionamento com o consumidos.
    A internet tem sido, na minha opinião, uma grande precursora de fontes de dados para esse tipo de pesquisa. As redes sociais emanam conteúdo ligados às marcas e caso elas se interessem, existem diversos softwares que as ajudam a se aproximar do seu potencial consumidor, ou até fidelizar ainda mais aquele cliente,

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  18. Entender a fundo o que o consumidor pensa e quer ou deseja é muito favorável quando pensamos em estratégias. Pesquisar o comportamento do consumidor nos ajuda como comunicadores na area de publicidade a perceber o que ele gosta, o que ele gostaria de ter e fazer, para que vendamos a ele algo que nem ele esperava de gostar, isso faz com que o entendimento do cliente seja favorável para ambas as partes, para o cliente em poder comprar algo que goste e ao vendedor que consegue simpelsmente sem muito esforço vender o produto.
    Levando em consideração a globalização e facilidade de propaganda e de comnicação e de contato com o cliente ate mesmo de longe, conseguimos verificar como este novo apoio que temos na midias soiais pode incluenciar todo um Mercado. As redes sociais hoje estao fazendo o mesmo que antigamente o radio fazia e que ate hoje a Televisão faz, muda o comportamento do consumidor. Os consumidores são influenciados sim por tudo que é acessível na nova mídia e se deixam levar pelos anúncios e propagandas e hoje as redes sociais estão sendo o novo veículo de comunicação para estes consumidores.Com estas mídias pode-se definir o tipo de publico que existe, segmentar o mesmo e simplesmente escolher qual classe trabalhar e depois ter contato sempre direto com o cliente pre e pos compra. E para atrair novos clientes as redes sociais simplesmente ajudam a entender o que o mesmo busca e gosta.
    Hoje o consumidor tem um papel muito importante nas empresas é um formador de opinião é ele que decide o que comprar e hoje as empresas estudam o comportamento deste novo consumidor para atingir sempre o que ele deseja fazendo com que o mesmo seja sempre fiel.

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  19. A co-relação que faço não seria somente da matéria de comportamento do consumidor, mas sim uma junção dela com a matéria que também estamos tendo nesse semestre de pesquisa e opinião de mercado.
    É necessário entender o seu consumidor final antes de tudo, quando se criar um produto ou campanha ela tem o objetivo de conquistar ou chamar atenção de um determinado grupo de pessoas.
    Analisar o comportamento, realizar pesquisas faz parte de um grande planejamento e aproveitar as novas ferramentas de marketing como as redes sociais pode ajudar bastante nessa analise.

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  20. Não é mais segredo que um novo grupo de consumidor existe,grupo esse cada vez ais exigente e mais certos do que querem. Entender o que esse consumidor busca e qual é a sua preferencia é um passo essencial para o sucesso de vendas de qualquer produto. Estar preparado para o que o consumidor quer faz toda a diferença na hora da escolha da compra. Acredito que as redes socias tem desempenhado um importante papel,pois passa a mensagem ao cliente e o mesmo tem o "poder" de dizer se gosta ou nao do produto e assim chamar atençao da empresa para possiveis mudanças.

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  21. As pesquisas são essenciais para que as marcas avancem em relacionamento com seu grupo de compradores. Tema de extrema relevância, mas novo no Brasil, pois ainda encontra barreiras entre teoria e prática.
    O consumidor não é mais passivo, cada vez mais busca um tratamento diferenciado. Mas, ainda existe um número elevado de empresas que não acordaram para esse novo mercado, e cada vez mais estão ficando em posição de desvantagem em paralelo as marcas com um maior know-how.
    As mídias sociais são veridicamente, uma grande oportunidade de aproximação e interação com o cliente, proporcionando às marcas a chance de se posicionarem com uma imagem mais simpática e humana. Dessa forma atualmente grande parte das empresas estão preocupadíssimas com as mudanças que estão despontando no comportamento do consumidor, trazidas pela internet. Para não ficarem fora desse mercado passam a tentar interagir nas redes sociais, porém, sem nenhum planejamento, conhecimento e pesquisa torna-se um enorme risco para marcas e não a chave para o sucesso.

    Karine Aguiar

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  22. As pesquisas são essenciais para que as marcas avancem em relacionamento com seu grupo de compradores. Tema de extrema relevância, mas novo no Brasil, pois ainda encontra barreiras entre teoria e prática.
    O consumidor não é mais passivo, cada vez mais busca um tratamento diferenciado. Mas, ainda existe um número elevado de empresas que não acordaram para esse novo mercado, e cada vez mais estão ficando em posição de desvantagem em paralelo as marcas com um maior know-how.
    As mídias sociais são veridicamente, uma grande oportunidade de aproximação e interação com o cliente, proporcionando às marcas a chance de se posicionarem com uma imagem mais simpática e humana. Dessa forma atualmente grande parte das empresas estão preocupadíssimas com as mudanças que estão despontando no comportamento do consumidor, trazidas pela internet. Para não ficarem fora desse mercado passam a tentar interagir nas redes sociais, porém, sem nenhum planejamento, conhecimento e pesquisa torna-se um enorme risco para marcas e não a chave para o sucesso.

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  23. Para garantir o sucesso ao inovar, a empresa precisa conhecer a fundo o comportamento do consumidor. É necessário saber o que o consumidor precisa e o que o consumidor deseja. Para que a empresa tenha posse dessas informações é necessário que realize pesquisas. O consumidor não pode ser mais visto pelas empresas como unico grupo padronizado, deve ser analisado como formador de opinião e questões como transformações sócio-culturais também devem ser analisadas. Quando a comunicação e as estratégias de marketing são trabalhadas a partir do perfil do comportamento do consumidor são criados laçoes de fidelização entre a marca e o cliente. A empresa precisa ter em mente que o consumidor mudou ao longo do tempo e que estas transformações continuam acontecendo. Atualmente é essencial que a empresa se mantenha presente nas redes sociais para acompanhar tais mudanças e absorver informações necessárias como pesquisa.

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  24. A reportagem evidencia o que estamos estudando em sala de aula: a interpretação do público como massa não faz mais sentido. A passividade do consumidor extinguiu-se graças a adoção da internet como um canal de fiscalização e mobilização contra as empresas. Sai na frente o fabricante que descobrir as individualidades de seus clientes e saber usá-las.

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  25. Hoje em dia, para uma empresa não perder uma grande parcela dos consumidores, é fundamental que ela pesquise o consumidor em geral e aprofunde no seu público alvo. Através de pesquisas, ela consegue traçar o que o consumidor deseja e espera de sua empresa. Porém deve saber analisar suas pesquisas e não padronizar seus os consumidores. A co-relação com o que estudamos em sala é principalmente nessa parte que uma marca não pode padronizar seu público como massa. O risco em padronizar seu público é grande porque o consumidor não é mais passivo e busca cada vez mais ser bem tratado e se possível com atendimento personalizado. Resumindo, uma empresa que pesquisa regularmente, que sabe analisar e interpretar os resultados e tem pulso para fazer mudanças se necessário estará sempre a um passo à frente no mercado. Ass.: JEAN MAX

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  26. A matéria mostra como as pesquisas de comportamento de consumidor podem contribuir para o sucesso de uma marca, como citados os casos da Apple e da Nitendo. Porém, foi revelado o pensamento do empreendedor brasileiro que ainda não enxerga o consumidor como uma peça fundamental para o seu negócio e que ainda tem seus esforços voltados apenas para o lucro. Conforme visto em sala de aula, aplicar os resultados das pesquisas de comportamento do consumidor faz se mais do que necessário para garantir a fidelização e a estabilidade da empresa no futuro, visto as mudanças comportamentais dos brasileiros e o novo perfil do consumidor. As redes sociais tem relação direta com esse novo consumidor. Engajado, ele está sempre disposto a compartilhar as novidades e aberto a conversas. Porém, mais uma vez, o que se vê é o que os empresários ignoram tais oportunidades. A rede social Facebook oferece ferramentas de grande utilidade para as empresas que tem uma página em seu site. Há possibilidade de medir a audiência e ter a noção da imagem da empresa perante o público. Hoje há uma crescente adesão das grandes empresas à plataforma, mas como citado no texto, o canal não é gerenciado com a seriedade devida e parece não estar integrado aos demais canais da empresa.

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  27. A matéria ilustra o que aprendemos na disciplina de 'Comportamento do Consumidor', que é a prática de pesquisas e análises a fim de compreender melhor o consumidor e com isso obter resultados mais assertivos na comunicação.

    A interação do consumidor com a empresa tem aumentado e se tornado cada vez mais intenso com as mídias sociais, que acaba sendo um instrumento de qualidade para enriquecer a analise do comportamento do consumidor.

    Por outro lado, o mau uso ou o desconhecimento dessa ferramenta pode gerar uma visão negativa para a empresa, influenciando a relação com o consumidor final.

    Como foi pontuado na matéria: "Mais do que uma opção, a atuação das marcas nas redes sociais se transformou em uma obrigação". Com isso, entender melhor o consumidor faz com que a comunicação seja mais assertiva e gera mais resultado, quanto mais a empresa se empenha em conhecer seu consumidor mais relevante se torna a comunicação.

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  28. Mariana Martini Ramos5 de dezembro de 2012 às 05:01

    O consumidor está mudando e as exigencias estão cada vez mais superiores. Com isso, é de suma importancia que o mercado se adeque para satisfazer essas novas necessidades. Uma ferramenta que está dando muito certo são as redes sociais, pois colocam o consumidor mais próximo das marcas e com uma acessibilidade a informação dos produtos. Com isso, muitas marcas estão apostando nessa aproximação e conseguindo fidelizar e definir cada vez mais o seu publico alvo.

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