terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mudança de comportamento do consumidor faz crescer outros canais de distribuição


Por Jamille Menezes - Newtrade -11/08/2011

Nos últimos anos o comportamento do consumidor mudou, assim como a sua maneira de comprar e de escolher onde comprar. Essas mudanças têm impacto direto no varejo e tem feito crescer, não só o varejo de vizinhança, mas também o formato Cash andCarry. Durante palestra sobre os canais de distribuição proferida na ABAD 2011 Recife ontem (10), Olegário Araujo, diretor de atendimento ao varejo da Nielsen, falou sobre as transformações ocorridas no varejo, nos últimos anos.

Segundo ele, basicamente existem cinco fatores que ditam as transformações do varejo: a economia, a tecnologia, a sustentabilidade, o consumidor e a demografia. Dentro deste contexto o ponto de venda é o meio para atender as necessidades do consumidor e para isso é preciso saber quais são elas. "As estruturas familiares estão mudando e é preciso conhecê-las. Entender só a que nível social este consumidor pertence já não ajuda mais. Ele quer ser conhecido também por seu estilo de vida", disse Araújo.

As mudanças na economia do País tiveram impacto direto neste novo perfil e comportamento do consumidor. "O varejo reflete as necessidades da sociedade. Em 1994 a inflação ficou sob controle e isso influenciou no desenvolvimento do pequeno varejo. Em 2007, houve um maior desenvolvimento econômico e cresceu o número de supermercados de vizinhança e de Cash andCarry. Todas estas transformações na sociedade impactam diretamente o papel de cada formato de loja", afirmou.

As mudanças no comportamento de compras também se refletem na frequência de compras e no tipo do canal. Nos últimos anos os consumidores estão indo às compras com mais frequência. Segundo dados da Nielsen, em 2008 foram 106 idas ao PDV e em 2010, foram 123.

A participação do Cash andCarry também cresceu. De cada 100 brasileiros de todas as classes sociais que foram às compras, 22 realizaram compras no Cash andCarry e o Nordeste foi onde este formato mais cresceu. O estudo na Nielsen mostra ainda que as categorias mais importantes do Cash andcarry foram cerveja, com 6,9% de participação, refrigerantes com 5,7% e industrializados de carne, com 5%.

Prezadas e Prezados, quais seriam as mudanças apontadas pela Nielsen? E o que é Cash andCarry? Qual a opinião de vocês sobre essas mudanças?

27 comentários:

  1. O Cash and Carry, seria a liberdade do consumidor, onde ele mesmo olha os produtos, escolhe e leva o que quer.
    Como o estudo da Nielsen apontou é importante os supermercados se adaptarem ao estilo de vida dos consumidores, aderindo produtos que seguem esse estilo de vida.
    O número de supermercados de bairro hoje aumentou bastante, existem até redes como o Carrefour que investiram em supermercados desse tipo, o Carrefour Bairro.
    O custo/benefício que o supermercado traz para o consumidor é muito maior que um açougue ou um bar da vizinhança. A diversidade de produtos, geralmente nos comércios pequenos existem apenas duas marcas de um determinado produto enquanto no supermercado existem seções de carne, de refrigerante, produtos de limpeza e etc. E os preços dos supermercados são melhores, os tipos de pagamento, cartões de créditos, cheques e os cartões das redes que muitas vezes atribuem descontos aos produtos.

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  2. As grandes mudanças apontadas pela Nielsen tem relação com o consumo. O consumidor não pode mais ser classificado pela sua classe, mas sim pelo seu poder de compra. Ele que quer ser "conhecido pelo seu estilo de vida". Isso altera a forma de ver o consumidor e abrange muito mais outras classe além da A que hoje, consomem também em grande escala devido as facilidades da atual economia. Ou seja, faz-se importante compreender as necessidades do consumidor, que mudaram drasticamente. O Cash and Carry da ao consumidor maior liberdade de escolha ao dispor produtos ao seu alcance de forma que o mesmo pode tocar o produto antes da compra. além de ser um facilitador para o comprador, é também para o dono de pdv que não precisa pagar um funcionário somente para atender. Essas mudanças fazem parte do crescimento global, tanto de formato aquisitivo quando em formato cultural, pois vem acompanhando as mudanças de forma diretamente proporcional. Hoje precisamos de velocidade, preços bons e variedades que é o que o Cash and Carry nos proporciona.

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  3. A Nielsen aponta que as idas aos pontos de venda estão aumentando a cada ano. E que dentre os tipos de pdvs, o Cash And Carry tem se destacado.

    Nesse modelo, a compra é realizada sem interferência de um vendedor. O comprador pega o produto na prateleira e vai até o balcão para pagamento. Assim, garantem a liberdade do consumidor e a economia dos custos com empregados.

    De acordo com os dados informados na reportagem, podemos aferir que os supermercados são o principal Cash and Carry no Brail.

    Devemos prestar mais atenção no pdv, ao invés de nos concentrar apenas na mídia impressa e digital.

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  4. Acredito que hoje necessiatamos de mais agilidade e variedade que é o que o Cash and Carry nos proporciona, facilitando nossa vida de consumidores.
    Acredito também que com esse crescimento de consumo de outras classes além da classe A os pdv tem que ter tudo para esses publicos, muitas vezes os clientes preferem ter atendimento sem um vendedor para te dar instruções, tendo uma liberdade maior dentro das lojas o que é um ponto positivo também para o empresário que necessita cada vez menos de vendedores em seus estabelecimentos.

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  5. O texto apresenta o novo modelo de compra dos últimos anos. Primeiramente temos que reforçar que realmente houve grandes alterações no perfil de compra dos consumidores. Essas mudanças aconteceram em ambientes diversos e, de forma geral, e acabaram tornando os clientes e consumidores mais exigentes e seletivos. Neste novo cenário eles passaram cada vez mais esperar maior qualidade de produtos e serviços, mais facilidade em seus acesso, além de forma de pagamento mais agradável a seu bolso.Outro fator segundo o texto que altera o comportamento de consumo é a influência da economia, da tecnologia e do próprio consumidor. O consumidor se tornou mais independente procura ter acesso as suas necessidades de forma imediata, o “famoso self service” ou como no próprio texto diz o Cash and Carry. E neste novo formato de compra as organizações necessitam se adaptar.Questão que na maioria das vezes acarreta na dispensa de vendedores, e dos antigos padrões de vendas . Esse novo modelo de marketing depende fortemente da compreensão do seu público-alvo dos seus valores e hábitos, deve-se principalmente conhecer o seu estilo de vida. Para que se permaneça neste mercado pouco estável.



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  6. Segundo a Nielsen as transformações no varejo se dão em cinco fatores, a economia, a sustentabilidade, a tecnologia, o consumidor e a demografia. Vários fatores vêm contribuindo com essa mudança, mas entre elas é destacada a questão econômica como o próprio texto diz.
    Com a inflação sob controle houve um maior crescimento no setor de pequeno varejo, aumentaram os chamados supermercados de vizinhança e o chamado Cash and Carry que nada mais é do que lojas que vendem produtos em grandes quantidades e com pagamento em dinheiro. O consumidor tem livre acesso aos produtos, o próprio cliente vai ate a prateleira, escolhe qual o produto melhor lhe atende e efetua a compra, sem a interferência de promotores de venda e ou funcionários do local onde a compra esta sendo efetuada. Em Belo Horizonte este tipo de pratica pode ser visto no Decisão Atacadista.
    Os comerciantes devem estar atentos as mudanças no comportamento do consumidor, quem consegue enxergar isso primeiro sai ganhando, foi se o tempo em que ter aquela linda promotora andando atrás de você perguntando se você vai comprar determinado produto era importante na escolha do cliente. Hoje estamos mais exigentes, mais curiosos e independentes.

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  7. A sociedade está mudando e junto a ela está mudando o comportamento do consumidor. A forma como as compras são realizadas não se limitam as tradicionais, os canais de compras estão se modificando para se adaptar ao perfil do consumidor que sofre mutações em seus hábitos de acordo com as mudanças ao seu redor. O Cash and Carry é um exemplo de adaptação à este novo perfil de consumidor.
    Cash and Carry é uma expressão similar a “Pegue e Pague’, é um sistema de compras onde o consumidor escolhe, compra e leva o produto sem auxílio de funcionários do comércio. É uma enorme vantagem para consumidores práticos, decididos e independentes e vantagem também para pequenos comerciantes que não possuem verba para investir em funcionários.

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  8. Mudanças no comportamento do consumidor que estão se manisfestando de uma maneira perceptível: compra em lojas estilo, quitandas, armazéns e distribuidoras.
    O aumento do poder aquisitivo da classe C e o fato das pessoas ficarem menos tempo em casa. As pessoas trabalham, estudam e saem no fim de semana então a tendência a comprar apenas o essencial e voltar a loja mais vezes para repor este produto é grande. As pessoas compram a quantidade que pretendem consumir daquele produto e depois retornam a loja e compram mais.

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  9. É realmente perceptível que as mudanças expostas por Olegário Araújo, diretor de atendimento ao varejo da Nielsen tem uma relação direta com o consumo. As classificações que antigamente eram apontadas como fonte de lucro certo, caiu por terra.

    Nenhum individuo quer ser mais classificado pela sua “classe social”.
    A empresa que não enxergar e basear seu produto ao poder de compra e pelo estilo de vida do consumidor, certamente não vai conseguir criar um elo persuasivo com ele.

    O conceito de Cash & Carry não é tão novo assim, o mesmo foi “apresentado” e implementado em um estabelecimento há mais de 40 anos na cidade de Mülheim na Alemanha por um professor.

    Mas, este mesmo conceito, não caiu nas graças do consumidor atoa, a liberdade, o poder de escolha, a interatividade com o produto é o novo marco do consumo global. E ambas as partes são compensatórias até mesmo para o proprietário de pdv , que não tem a necessidade de gastos maiores com no caso de um funcionário para atender

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  10. Atualmente o que esta sendo diferencial para o consumo é a forma em que são posicionados os produtos nos pontos de vendas.
    O Cash & Carry trouxe uma melhor forma de apresentação dos produtos a serem comercializados passando a autonomia para o consumidor.

    A medida em que a sociedade avançou no mercado, deixou disposto um controle de atuação para atender as necessidades. O desenvolvimento passou a ser controlado, onde a economia, tecnologia, sustentabilidade, consumidor e demografia se tornaram filtros para analises das tendencias a serem trabalhadas. Ou seja, o comportamento do consumo pode ser analisado a partir de pesquisas que englobam esses setores para um melhor desenvolvimento.

    E na minha opinião é uma forma de evitar desperdício, prever necessidades, controlar a economia e definir padrões na sociedade. Assim facilitando o desenvolvimento e poupando recursos não cabíveis na sociedade atual.

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  11. As mudanças apontadas pela Nielsen é em relação o conumo. Segundo Nielsen, o consumidor deve ser classificado pelo seu poder de compra e não por uma classe pré estabelecida como antes era feito. Pois é importante saber e compreender quais são as necessidades do consumidor que estão em mudanças constantemente. Para resolver essa questão os supermercados devem se adaptar ao estilo de vida de seus consumdiros, devem colocar os produtos que seguem cada estilo de vida de seus consumidores. Destaco que é brilhante grandes redes de supermercados a criação de supermercados de bairro. Exemplo é o Carrefour Bairro, versão menor dos grandes Carrefours.
    "Cash and Carry" é a liberdade dada ao consumidor de poder pesquisar e escolher somente o que quer adquirir.
    Acredito que cada vez mais o consumidor se torna mais exigente, buscando qualidade e atendimento personalizado nos produtos/serviços que adquirem. Porém não bastar ter qualidade no serviço prestado ou no produto vendido, tem que haver também facilidade de compra e facilidade de pagamento. JEAN MAX

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  12. Cash and carry é um sistema diferente de comercio livre, principalmente para os pequenos comerciantes. De forma geral e pejorativa o termo também é conhecido como atacarejo, um modelo que trás benefícios para quem tem pouco poder negocial junto aos fabricantes e distribuidores.

    Para Olegário Araujo diretor da Nielsen, os 5 principais fatores que contribuíram para a transformação do varejo são: a economia, a tecnologia, a sustentabilidade, o consumidor e a demografia. Isso porque o diretor afirma que as estrutura familiares estão mudando e é preciso conhece-las, não basta somente conhecer o consumidor pelo nível social mas conhece-lo sobretudo, pelo estilo de vida. Considero que os aspectos que Olegário Araujo apontou são de extrema importante e justifica inteiramente a mudança no comportamento do consumidor, pois estamos diretamente envolvidos com a economia, a tecnologia, a sustentabilidade e a dinâmica populacional. O consumo atualmente está muito ligado as novas tendências, e os fatores pessoais são aqueles que precisam ser explorados a ponto de determinar uma compra. O processo de ir ao PDV e poder escolher o produto que vai adquirir possibilitou aos consumidores uma autonomia de compra, poder selecionar os melhores produtos de acordo com o gosto, sem a interferência de um vendedor é algo único e têm se destacado. Possuímos inúmeros supermercados no Brasil e o que o texto nos passa é que prestemos mais atenção nos PDVs e que olhemos para o cash andcarry como uma nova tendência de consumo.

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  13. Hoje em dia os consumidores estão Com outra cabeça em relação a comprar, devido a vários fatores, e de acordo com Nelson isso se a 5 fatores, sustentabilidade, tecnologia, economia, demografia e o próprio consumidor. E como o fator econômico e o que mais tem influenciado as empresas de pequeno porte. Sendo assim o consumidor esta mais exigente, espera mais qualidade do produto, a facilidade em que se tem na forma de pagamento, e de seu livre acesso aos produtos se deve a mudanças dos fatores citados. Com essas novas mudanças as empresas tem que se adaptar para sair na frente e não correr o risco de perder aquele publico-alvo, pois hoje em dia os consumidores estão mais independentes.

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  14. As mudanças apontadas pela Nielsen são: a mudança no comportamento de compra, a liberdade de escolha na aquisição do produto no PDV e a evolução da economia no país como contribuição para essa nova adequação do varejo.
    Entende-se por Cash andCarry a autonomia que o consumidor possui ao entrar por exemplo em um supermercado e está exposto a diversos produtos da mesma categoria e o mesmo escolher por aquele que atende a sua necessidade naquele instante da compra, sem que o consumidor tenha que se preocupar com que tipo de explicação ele tenha que dar caso não faça a opção pelo produto que sempre foi o convencional.
    Acredito que dessa forma o consumidor aquece o mercado fazendo com que sejam lançados produtos e serviços de acordo com o seu estilo de vida e que os dois lados da moeda ganhem com isso.
    Tainá Porfírio

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  15. As mudanças apontadas pela Nielsen são na economia, a tecnologia, a sustentabilidade, o consumidor e a demografia.E dentro dessas mudanças é preciso saber quais são as necessidades do consumidor para atrai-los nos pontos de vendas. E é isso que o Cash and Carry vem a ser, é fazer chegar ao consumidor os produtos que melhor se adaptam ao seu estilo de vida. Acredito que esse novo modelo no varejo tem ampliado muito mais os canais de publicidade, que hoje não são somente a forma de divulgar e promover os produtos mas também como expor nos supermercados de forma atraente para o consumidor.

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  16. Os fatores que ditam as mudanças no mercado apontadas pela Nielsen são: O comportamento do consumidor, a economia, a tecnologia, a sustentabilidade e a demografia.

    Cash and Carry é a liberdade de escolha do consumidor, ele entra na loja vai direto ao que lhe interessa e adquire o produto de forma mais veloz sem a interferência de um vendedor. Esta forma de compra é facilitadora não apenas para o consumidor, mas também para o PDV que não possui gastos com funcionários comissionados pela venda.

    Os consumidores já vão ao PDV com o que querem em mente, e muitas vezes, procuram opções que os faça ganhar tempo, com isso o Cash and Carry não só trás a liberdade de compra do consumidor, mas é também uma maneira mais eficaz e ágil dele adquirir o produto.

    O varejo precisa se ajustar neste novo “estilo de compra” que é ditado pelos consumidores para que eles se sintam atraídos pelos produtos que são apresentados de uma maneira sutil e diferenciada.

    Rayssa Dalariva

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  17. Mesmo com o crescimento dos e-commerces e de cada vez mais as empresas estarem presentes na internet, a pesquisa nos mostra que os consumidores estão indo cada vez mais aos pdvs, inclusive nos chamados "Cash And Carry". Este modelo tem proporcionado baixo custo de investimento para mantenimento das lojas uma vez que não existe custo com atendentes.

    Entretanto, é preciso ficar atento para poder entender o porque do consumidos estar retornando aos PDV`s e abrindo mão da comodidade de comprar pela internet para podermos direcionar nossas campanhas e planejá-las da maneira mais eficaz.

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  18. Segundo a Nielsen, existem 5 fatores que ditam as transformações no mercado de varejo:
    - a economia que teve um impacto direto neste novo perfil e comportamento do consumidor;
    - a sustentabilidade, pois alguns consumidores estão mais atentos as questões ecológicas e dispostos a adquirir produtos de organizações que tenham compromisso com o meio ambiente;
    - Os conhecimentos tecnológicos são pertinentes uma vez que o consumidor vem buscando tudo aquilo que é ágil e demanda respostas e soluções rápidas;
    - Entender seu consumidor é imprescindível, compreender em que ele está focado, a forma como ele pensa e age na aquisição de bens e serviços.
    - As sutilezas que diferenciam os consumidores dentro de um mesmo grupo social são cada vez mais valorizadas, visto que eles se comportam de modo diferente dependendo de suas características demográficas.

    O termo “Cash and Carry” é ultilizado para denominar locais de compra em que o próprio cliente escolhe o produto diretamente nas prateleiras, comprando-o e levando-o com ele evitando assim os custos com vendedores, com transportes e com diversos tipos de serviços não essenciais.
    Acredito que com o aumento da participação dos modelos “Cash and Carry” os comerciantes tradicionais devem redobrar a atenção nas mudanças no comportamento do consumidor e nos 5 fatores apontados pela Nielsen porque atualmente o cliente está cada vez mais exigente.

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  19. Sinceramente, ainda não conhecia esse conceito de "Cash and Carry". Visualizamos esse novo negócio que se configura, mas não sabia que assim é chamado. Caracteriza-se principalmente pelo custo benefício vantajoso para o consumidor por não haver gastos com atendentes e além disso, a "inversão" dos que acreditam que as lojas online são o futuro de todos os negócios: nesse modelo de negócio, o Cash and Carry, o consumidor se mostra ainda sim interessado em ir até o ponto de venda para fazer sua compra.

    Ai é a grande chave da questão penso eu: sabemos que não é o nosso lindo anúncio na televisão que é capaz de determinar a compra, mas a metade delas (ou mais) é decidida no ponto de venda, pela disposição dos produtos, por uma abordagem, embalagem, uma ação, ou seja o que for. Pode-se estar ai o chamado para "tirarmos a bunda da cadeira" e irmos até esses locais, pensando principalmente neles quando estamos falando de produtos que eles compreendem, uma vez que lá pode estar a chave da nossa grande mídia que fará nossos esforços de comunicação bem-sucedidos.

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  20. Acredito que esse novo modelo de loja vem para atender esse novo comportamento dos consumidores que tende a gastar seu tempo com lazer, e outras atividades prazerosas para si. o crescimento desse novo "mercado" tende a ser acelerado e aceito no país já que há contribuiçao da economia, da tecnologia, da sustentabilidade, do consumidor e da demografia.Esse novo modo de vender nos poupar tempo oferecendo os serviços e produtos que buscamos.

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  21. Acredito que esse novo modelo de loja vem para atender esse novo comportamento dos consumidores que tende a gastar seu tempo com lazer, e outras atividades prazerosas para si. o crescimento desse novo "mercado" tende a ser acelerado e aceito no país já que há contribuiçao da economia, da tecnologia, da sustentabilidade, do consumidor e da demografia.Esse novo modo de vender nos poupar tempo oferecendo os serviços e produtos que buscamos.

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  22. As mudanças apresentas são relativas à nova divisão e definição dos consumidores, não separados apenas por classes (como A,B e C), mas analisados do ponto de vista do PERFIL DE CONSUMO. Onde a análise, vai além da renda. Visto que, com o limite de crédito e a remodelação constante nas classes sociais, como o crescimento súbito da classe c, o perfil de consumo de pessoas da mesma classe tem variado muito.

    Cash & Carry é um modelo de mercado onde o cliente realiza o auto-serviço sem a interferência de vendedores e atendentes, ou seja, ele escolhe livremente nas prateleiras as suas opções de compra.

    Na minha opinião, as remodelações de mercado serão sempre constante em nossa área. O importante é o publicitário saber usar das ferramentas que lhe cabe para se ressaltar dentre tantos estímulos publicitários.
    Como no caso dos Cash & Carru, investir cada vez mais em embalagens auto-informativas e atrativas, para que se tornem mais vendáveis, já que as interefências neste tipo de pdv são mínimas.

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  23. As mudanças citadas no texto envolve o consumidor e o lojista.Os brasileiros estão mais seguros em relação ao comércio virtual, obrigando os comerciantes que não dispõe de lojas on line a promoverem ações no pdv para atrair os clientes.O Cash & Carry ,por exemplo, pode ser considerado um chamariz para quem não quer perder tempo com vendedores empurrando produtos indesejados. Os números divulgados no texto provam que investir no pdv está funcionando.

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  24. Cash & Carry é quando o próprio cliente escolhe o produto diretamente nas prateleiras, evitando qualquer tipo de vendedor abordando como acontece normalmente nas lojas.
    Os novos consumidores estão diferentes de que algumas décadas atrás, hoje eles sabem o que querem e o que realmente precisam, se importam em saber se o produto realmente tem a ver com eles e os lojistas precisam entender mais a fundo seus clientes. As mudanças apontadas pela Nielsen são na economia, a tecnologia, a sustentabilidade, o consumidor e a demografia; o ponto fundamental hoje é entender o seu consumidor. Para tudo existem mudanças e neste caso os consumidores querem ser mais autônomos com suas decisões, querem ter facilidade em comprar algo e sem muita burocracia, querem ter acesso a descontos e promoções. Hoje os consumidores estão mais decididos pelo que querem.

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  25. As mudanças apontadas por Nielsen estão relacionadas aos cinco fatores por ele citados. Em relação à economia podemos ressaltar o fato das classes econômicas C e D terem tido um crescimento econômico considerável nos últimos anos e por isso têm acesso a bens de consumo que não tinham antes, influenciando diretamente o comércio e a economia do país. Além disso, a população brasileira tem maior acesso a tecnologia, o baixo custo dos computadores e as diversas formas de pagamento atrelado à popularização dos dispositivos móveis e a abrangência dos serviços de telefonia, possibilitou a inclusão digital da população desfavorecida e a facilidade à informação permitiu que os consumidores se tornassem mais conscientes. A sustentabilidade tem relação direta com o ultimo fato descrito, pois os hábitos de consumo também mudaram devido ao acesso a informação. Os clientes dão preferencias aos produtos de empresas que adotam práticas sustentáveis. Temos então um novo cenário onde o consumidor participa ativamente do processo de produção; é dado ao consumidor voz ativa através dos canais de relacionamento entre empresa e cliente. Quanto a demografia podemos dizer que o a ocupação dos centros urbanos é cada vez maior, e para atender a demanda da população que habita essas regiões faz-se necessário a expansão dos comércios. A partir dessas observações, o modelo Cash and Carry - que se baseia na disposição dos produtos em plateleiras onde o consumidor escolhe o que precisa, comprando e levando - parece ser bastante viável para atender ao público crescente nas grandes metrópoles e em cidades em desenvolvimento, pois reduz os custos com atendimento, transportes, embalagens e serviços que uma loja comum de varejo ou atacado necessitaria. Para o consumidor a vantagem é que os preços são mais baixos em relação ao comércio convencional, mas os produtos veem em embalagens maiores do que o normal. A pesquisa realizada por Nielsen ainda aponta um crescimento no consumo de produtos industrializados o que confirma a mudança dos hábitos da população e na rotina de vida. Provavelmente, o tempo dedicado para o preparo das refeições diminuiu, tendo como solução as opções oferecidas pela indústria de alimentos. Acredito que os empreendedores estão atentos às mudanças pela qual estamos passando dado o número crescente de estabelecimentos que seguem o modelo Cash and Carry (Apoio Mineiro, Mart Minas, etc) além desses os supermercados e lojas de conveniências se expandem com a mesma velocidade (Carrefour Bairro, Supermercados BH) na busca de atender a crescente demanda nos centros urbanos, adaptando-se ao estilo de vida de cada grupo.

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  26. O Cash and Carry é o modelo de varejo onde o consumidor tem total liberdade na escolha dos seus produtos, esses ficam dispostos nas prateleiras de forma que seja fácil a compra sem que seja necessário a intervenção de um vendedor. Esse modelo se encaixa perfeitamente as novas exigências dos consumidores, já que esses querem se sentir confortáveis na hora de sua compra, precisam de tempo para analisar o que devem levar já que esse hoje se preocupa mais com a economia sendo assim é necessário tempo para que se possa pesquisar os preços. Além disso também pode influenciar no aumento do consumo das pessoas, já que muitas vão às pressas nos mercados e não param para analisar os produtos apenas pegam o primeiro produto que estiver disposto mais facilmente na prateleira, ou o produto mais conhecido por ela.

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  27. Mariana Martini Ramos5 de dezembro de 2012 às 04:54

    Cash & Carry proporciona a escolha do produto pelo cliente sem a interferencia do vendedor. É um modelo de mercado bem interessante, economico e que deixa os clientes mais a vontade na hora da compra. Creio que a tendencia é que as lojas optem cada vez mais por essa estratégia e deixem a figura do vendedor apenas para um momento mais específio, cooo por exemplo, para tirar duvidas dos cliente. Nielsen ponta como mudanças a tecnologia, a sustentabilidade, o consumidor e a demografia. Percebi com esse texto, uma mudança no perfil do consumidor, que quer ficar cada vez mais independente, livre e a vontade para fazer suas compras. Ele tem acesso a internet e realiza pesquisas constantes sobre diversos produtos e não quer chegar na loja e ter as mesmas informações.

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