quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Tamanho (de gadgets) é documento



Por Metro - 2/10/2013

Pesquisadora testou comportamento com base em eletrônicos

A professora Amy J. C. Cuddy, da Havard Business School (EUA), aproveitou um momento de ócio na fila de check-in no aeroporto, para criar uma tese, a "iPosture: the Size of Electronic Consumer Devices Affects our Behavior" (iPostura: o Tamanho do Dispositivo Eletrônico Afeta nosso Comportamento, em inglês).

A pesquisadora observou que quanto maior era o aparelho, mais atitude as pessoas tinham. Intrigada, Amy se aliou a outro pesquisador, Maarten Bos, e observou em seu estudo o comportamento de 75 pessoas, que tinham que realizar tarefas em um dos quatro dispositivos da Apple: computador de mesa, laptop, tablet e iPodTouch.

Como Amy já havia percebido na fila para embarcar, sua pesquisa provou que quanto maior o gadget, mais segura é a pessoa que o manuseia. Conforme os participantes, Amy saía da sala dizendo que ia buscar o pagamento, mas não voltava. Com base na reação dessas pessoas, ela concluiu que enquanto 94% dos usuários de iMac iam atrás dela, apenas 50% dos que usaram iPod Touch tiveram a mesma atitude.

E você, qual o tamanho do seu aparelho?

Prezadas e Prezados, primeiro deem sua opinião sobre os resultados desta pesquisa no que condiz o comportamento do consumidor. Depois, exemplifique por experiência própria ou a partir de sua observação se esses resultados se repetem, ou contradizem, o que a pesquisadora registrou.

39 comentários:

  1. Segundo a análise de Amy, o comportamento do consumidor, variava de acordo com o gadget que ele estava manuseando, assim eu acredito que a diferença dos que usavam o iMac para os que usavam o Ipod Touch era a portabilidade e a comodidade, por poderem interagir com o objeto de maneira mais próxima, se sentiam menos encorajados a tomar uma atitude, sendo o tamanho um facilitador para que o individuo se distraísse mais facilmente. No entanto o que podemos perceber atualmente é que as pessoas tem se apegado cada vez mais á tecnologia, assim quando o dispositivo é menor, é possível prever que a pessoa irá se locomover e resolver seus problemas com o aparelho do lado, para qualquer lugar que for vai levar o dispositivo. Um exemplo visível disso são encontros com amigos em um bar, as vezes estão todos sentados na mesa, se distraindo com as redes sociais, por intermédio dos celulares, quem tem um dispositivo maior provavelmente não vai querer leva-lo consigo para a mesa de um bar. Enfim não acredito muito na hipótese do tamanho do dispositivo ser o impulsionador das atitudes. Mas sim o conteúdo que se passa nele, ser julgado mais interessante para o usuário, do que tomar determinada atitude.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o tamanho do gadget mostra um pouco da personalidade das pessoas, mas temos que verificar também a real necessidade de cada um. Hoje o mundo está tomado por aparelhos com fácil portabilidade e que nos da informações com apenas um toque na tela. Isso resulta em comodidade e acesso rápido a informações, então se eu tenho um macbook, ou um iphone, vai depender do quanto gostamos de mostrar para as pessoas o que consumimos e o que temos para consumir nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, achei a pesquisa sem fundamento, o tamanho dos aparelhos em nada tem a ver com as atitudes ou falta das mesmas. Além do quê, a pesquisa foi feita com um nicho de consumidores de apenas uma marca (Apple), tenho mais convicção que o resultado foi pura coincidência e nada mais. Pois, se você utilizar a lógica, pessoas que tenham aparelhos menores, como um IPOD ou IPHONE, teriam maior facilidade para se locomoverem, logo, a suas idas atrás da pessoa em questão, seria mais fácil, do que uma pessoa que porta uma IMAC, por esse último ser mais trabalhoso para andar, em suma, acho que os aparelhos são utilizados pelas pessoas, devido a outros interesses, como maior desempenho, visualização dos serviços necessitados, trabalho ou diversão. Marcus Maximiano, 6° PP, Noite

    ResponderExcluir
  4. Achei a pesquisa um pouco sem logica também. Quando os aparelhos são maiores você tem uma maior visibilidade pra ver e manusear. Quando o aparelho é pequeno você fica mais limitado, mas isso na impede que o aparelho seja inferior ou que faça mais que o aparelho maior.
    Alguns aparelhos também são feitos para satisfazer as necessidades das pessoas, exemplo: No dia a dia a pessoa usa os telefones pois são pequenos e são mais práticos. Para trabalhos ou alguma coisa que exija mais ferramentas são usados aparelhos maiores, Por isso não acredito na pesquisa acima. As pessoas usam os aparelhos conforme a necessidade independentemente do tamanho.

    ResponderExcluir
  5. Nao achei muito fundamento nessa pesquisa, primeiro por que foi realizada com um numero pequeno de pessoas, mas acredito que hoje nao vivemos mais sem esses dispositivos eletronicos seja ele grande como um computador ou um celular como os smartphone, se manter atualizado virou um habito nessa nova era o que podemos perceber com essas mudancas que nossas personalidade pode ser alterada com o tempo de acordo com o numero de horas que ficamos nesses dispositivos levando ate algumas pessoas ao vicio.

    ResponderExcluir
  6. Bom, se considerarmos a ironia de que, no passado, quanto maior o celular era, pior! Hoje. claro que a imagem mudou, depois de um certo tempo, se não me engano, com a chegada do xperia da sony, essa visão de celular grande ficou melhor, e mais "legal". É a evolução. A pesquisa é um pouco fútil, realmente, porque eu acho que vai mais por questão de gosto. Hoje, considerando todo o comportamento e o que se vê, não acho que seja questão de tamanho e sim de marca. Um tablet da Apple é grande mas mesmo assim, um Iphone 5C hoje é muito mais legal, a discussão real entre as pessoas não é "meu celular é maior que o seu" e sim, "eu tenho um Iphone" ou "eu tenho um samsung galaxy s4". Querendo ou não, a comparação continua fútil, mas, dentro do comportamento do consumidor, o nível de necessidade de ser igual ou estar na moda, ainda é muito grande, e sempre será.

    ResponderExcluir
  7. Passa tempo interessante para esperar longas no aeroporto!
    Talvez a pesquisa de Amy queira nos dizer que uma pessoa que compra um gadget menor, com a intenção de leva-lo à todos os lugares, possua menos segurança, pois teria medo de sair de perto de seu aparelho.
    Um usuario de iMac, por ser uma pessoa mais segura, como mostrado na pesquisa, teria mais coragem de se separar de seu aparelho e ir atras de seu pagamento.

    ResponderExcluir
  8. Ana Carolina M Rocha9 de outubro de 2013 às 11:33

    Concordo com a pesquisa... acho que essa pesquisa seria útil para melhorar a tecnologia e segmentar o público alvo de cada tipo de eletronico... acho que é uma questão de tendências tamanhos de aparelhos celular/tablets... daqui a pouco a "moda" vai ser celular pequeno de novo a varias dessas pessoas da pesquisa vao optar por aparelhos menores deixando a pesquisa sem fundamentação.


    ResponderExcluir
  9. Laíse Ribeiro Dutra - PP Noite9 de outubro de 2013 às 11:49

    Tem um outro lado tbm, as pessoas hoje usam os dispositivos como "bengalas", assim como alguns fumantes usam o cigarro como algo que supram suas angustias, inquietudes etc. O mundo e corrido nos fizeram pessoas mais angustiadas e com pressa de tudo e estar sempre conectado, sempre com um dispositivo a mão tornou-se fundamental. Já no caso da pesquisa, acredito que nao o tamanho, mas sim a marca do aparelho dê mais confiança as pessoas.

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite!
    Em minha opinião não seria o tamanho do aparelho que fazia com que as pessoas não tivessem atitudes, mas sim as funcionalidades dos aparelhos onde um aparelho menor como o Ipod faz com que a atenção dos usuários seja mais direcionada devido à interação que o aparelho proporciona e no caso dos aparelhos maiores com uma gama menor de funcionalidades o usuário acaba tendo poucas opções de usos e assim tento uma percepção maior dos acontecimentos ao seu redor. No meu caso eu utilizo os dois aparelhos e me sinto com muito mais atitudes com o aparelho menor pois com ele posso me locomover mais facilmente e ate mesmo ter informações com maior facilidade, esse texto é importante para verificar as nossas atitudes frente as essas novas ferramentas onde como no caso dos telefones com acesso a internet e rede sociais vem tirando a concentração das pessoas e ate mesmo o relacionamento olho a olho onde vem inclusive prejudicando muito relacionamentos como tenho percebido com pessoas que convivo no dia a dia.
    Denis Felício PP Noturno.

    ResponderExcluir
  11. O mundo hoje segue para um caminho completamente digital. As pessoas estão tão acomodadas aos meios de comunicação e tecnologias que se pudessem não sairiam de suas casas. Uma observação para o fato é que ao mesmo tempo que estas novas tecnologias proporcionam uma aproximação maior das pessoas acabam com a mesma intensidade afastando-as. De acordo com a pesquisa mostrada acima, podemos perceber que as pessoas que possuíam aparelhos mais interativos e consequentemente maiores não se sentiram afetadas com a demora da pesquisadora, pois estavam acomodadas e extremamente a vontade para não sair do lugar. Neste caso, sair de onde estavam as tiraria da zona de conforto que estão acostumadas. As pessoas que possuíam aparelhos menores e menos interativos se sentiram mais incomodadas em esperar. Acho relativo isso se repetir e não entro em contradição. Depende da situação e do local em que os envolvidos estarão.

    ResponderExcluir
  12. A pesquisa realizada tem um cunho bastante interessante, pois querendo ou não esse tipo de análise baseada no comportamento do consumidor de acordo com o tamanho de seu gadget é bem curioso.
    O que a pesquisa nos mostra é que usuários de gadgets de porte maior, mesmo possuindo-os ou apenas portando-os no momento da pesquisa se sentem seguros quando seus aparelhos são maiores, como um macbook ou algo do tipo, ou seja elas portam um aparelho de porte grande e sentem-se confortáveis de utiliza-los em ambientes públicos sem receio de perda ou serem visados, por isso se dispuseram em ir atrás da pesquisadora no teste do dinheiro.
    Ainda é bem curioso a temática usada, porém válida.

    ResponderExcluir
  13. Essa pesquisa mostra um pouco da nossa realidade e como estamos caminhando em relação as tecnologias e suas portabilidades. A pesquisa mostra o que de certa forma vivenciamos praticamente todos os dias. Aparelhos pequenos que nos proporcionam mais interatividade, praticidade e além de acrescentar em nossos status, eles nos exige mais atenção. Já os aparelhos maiores exigem menos, além de chamarem menos atenção do consumidor. Talvez pelo fato de já conhecermos bastante sobre o uso. Mas achei a pesquisa com pouco sucesso, pois teria que ser em várias situações e conter uma quantidade maior de pessoas para avaliação da pesquisa.

    Lorena Kelly Brandão Silva - 6ª Período - Noite - PP

    ResponderExcluir
  14. Concluir que houve um juízo de valor quanto ao poder, quanto maior e mais estrutural for a minha arma, mais protegido e bem informado estarei, sei lá uma viagem essa matéria. Mas acredito na hipótese de que quanto mais sofisticado ou mais tecnológico for estarei mais informado e mais avançado, mas acredito que independentemente, do tamanho do aparelho, teremos que ser capazes de criar nossas atitudes e caráter, mas percebemos que ficamos desleixados quanto as regalia favoráveis a nós, ou seja quanto mais fácil, mais relaxados ficamos.

    ResponderExcluir
  15. Concluir que houve um juízo de valor quanto ao poder, quanto maior e mais estrutural for a minha arma, mais protegido e bem informado estarei, sei lá uma viagem essa matéria. Mas acredito na hipótese de que quanto mais sofisticado ou mais tecnológico eu for, estarei mais informado e mais avançado, mas acredito que independentemente, do tamanho do aparelho, teremos que ser capazes de criar nossas atitudes e caráter, percebo que ficamos desleixados quanto as regalia favoráveis a nós, ou seja quanto mais fácil, mais relaxados ficamos. Victor Hugo T. A. Salgado

    ResponderExcluir
  16. Igor Gustavo Mendes dos Santos10 de outubro de 2013 às 06:21

    A pesquisa acima está um pouco sem lógica, o tamanho de determinado aparelho não influencia muito na vida de uma pessoa. O que pode facilitar é a forma como vai manusear e comodidade de aparelho. Quanto maior o aparelho, mais atenção e desconforto para guardar ele irá trazer. Os pequenos aparelhos são mais práticos e incomodam menos, pois são discretos e não chama muita atenção. Porém vai do gosto e necessidade de cada pessoa, qualquer aparelho vai atender uma necessidade que a pessoa deseja realizar no seu dia dia, tudo que consumimos, tem um objetivo de satisfazer e realizar um desejo ou necessidade de qualquer pessoa. Igor Gustavo - PP - 6º periodo.

    ResponderExcluir
  17. A pesquisa realizada, na minha opinião, está um pouco fora da realidade. O tamanho do dispositivo que a pessoa utiliza não representa necessariamente o seu nível de segurança. Antigamente, a tecnologia necessitava de aparelhos maiores, e com o passar do tempo esses aparelhos foram diminuindo e a tecnologia aumentando, e isso não quer dizer que as pessoas que passaram a consumir esses aparelhos menores não eram seguras. Ao longo dos anos, a "moda" dos aparelhos menores foi desaparecendo e assim foram surgindo novamente os dispositivos maiores, que, por mim, não teriam como influenciar no nível de segurança de uma pessoa. Por exemplo, possuo dispositivos grandes e pequenos. Em casa utilizo os aparelhos maiores, e ao sair de casa levo comigo os dispositivos menores, e isso não faz com que eu me sinta mais inseguro ao utilizá-los. Na minha opinião, a necessidade das pessoas em ter aparelhos maiores não interfere no nível de segurança.

    Thiago Galindo Roza - 6º PP Noite

    ResponderExcluir
  18. Não sei se entendi errado, e lendo os comentários dos colegas, fico mais em dúvida ainda, mas vamos lá! Pelo que entendi e interpretei o texto, a pesquisa de Amy é algo extremamente intrigante justamente pela aparente "falta de lógica". A pesquisadora concluiu que quanto MAIOR o aparelho, MAIS atitude a pessoa tem. Ou seja, o usuário de iMac teve a postura de ir atrás dela ver o que aconteceu mais do que o usuário de iPod Touch, por exemplo. O que Amy concluiu, ao meu ver, foi que os dispositivos, e consequentemente seu tamanho e funcionalidade, são capazes de refletir uma personalidade mais segura e ativa. As pessoas transferem e refletem suas emoções no consumo. As teorias que estudamos em sala apontam esse aspecto humano de tentar sanar uma angústia, um medo ou uma rejeição através de outros comportamentos. A pessoa que compra um iMac, ela pode ser insegura, tímida ou retraída, mas a posse daquele item a torna mais segura. Assim como o pavão que gosta de exibir suas penas, somos nós que compramos o celular maior e mais legal pra ser aceito e o carro esportivo do ano pra passar a imagem de cool. Antes, comprávamos algo que coubesse em nossa personalidade. Hoje é o consumo que define quem seremos.

    ResponderExcluir
  19. Ao meu ver essa pesquisa foi muito específica por se passar no aeroporto, local que as pessoas se utilizam de meios eletrônicos para passar o tempo ou ir adiantando alguma coisa. Creio, que não é o tamanho que influência as atitudes das pessoas, mas sim, sua funcionalidade e o quão entretidas elas estão. Utilizamos essas tecnologias com dependência, para suprir nossas angustias, ansiedade entre outros, e quanto mais mobilidade temos, mais tempo ficamos com esses aparelhos.
    Um exemplo dessa dependência tecnológica é que as pessoas dificilmente desgrudam dos aparelhos, levando-os para qualquer lugar, quando vai dormir, comer, no banheiro e etc.

    ResponderExcluir
  20. Lendo a matéria e lendo os comentários eu realmente não consigui ver lógica na pesquisa. Creio que se fosse analisar tamanhos de aparelhos eu focaria nas funcionalidades, comodismo e etc, para tirar conclusões não apenas o tamanho. Realmente quanto menor o aparelho mais fácil de ser tornar útil, nos tempos de hoje o consumidor opta por comodismo e praticidade como prioridades. Mas sinceramente a personalidade do ser julgada pelo tamanho do aparelho não considero muito assertiva, creio que essa questão é muito mais complexa e envolve outras questões.

    ResponderExcluir
  21. Digamos então que a conclusão é: quanto maior o Gadget, maior o Status e mais confiante o usuário se sente. Apesar de ser o resultado de uma pesquisa de observação (geralmente bem confiáveis), acho uma avaliação um tanto rasa para definição de personalidades. A relação entre tamanho, status e confiança foi avaliada em um momento específico. Será as mesmas pessoas observadas em outras situações se comportariam da mesma forma?

    ResponderExcluir
  22. O Comportamento das pessoas referente a tecnologia mudou radicalmente, antigamente era feio ter telefones ou o que quer que seja grande, tinha que ser tudo pequeno, moderno, que coubesse no bolso. Hoje em dia quem tiver um aparelho maior está por dentro, está na moda. A pesquisa feita mostra realmente isso em como as pessoas estão preocupadas com a tecnologia, principalmente em marcas e conteúdo. Estão por dentro de tudo, seja de um Notebook ao telefone, o que querem é estar com os melhores aparelhos, não importa preço, o que importa é a imagem que irão passar para a sociedade, ou seja, procuram sempre estar conectados, ligados a tudo e todos. O mundo Hoje gira em torno de comodidade, modernidade, praticidade e conteúdo... São essas características que um aparelho tem que ter para os jovens e adultos da atualidade. Pois para serem um individuo seguro, sem medo, e etc... Tem que comprar um aparelho de lançamento, pois é ele que vai definir e passar para as pessoas a minha personalidade, quem eu sou, como sou... Não estão olhando dentro mais, comprando para o seu total prazer e sim para ficar "bonito na fita" para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci o nome... rs
      Ana Cláudia Gonçalves de castro, 6° Período - Noite

      Excluir
  23. Quando fala em tamanho dos Gadgets , diz-se que quanto maior mais seguro o indivíduo se sente. Acredito que essa relação está ligada ao poder , já que pessoas que possuem aparelhos grandes , que normalmente são mais caros , são pessoas com status elevado .Pessoas mais ricas se sentem mais segura em relação a vários aspectos .Já que se sub entente que o dinheiro paga quase tudo . Logo , aqueles com aparelhos atualizados , de ultima geração , que estão cada vez maiores vão se sentir superiorizados , o que torna o perfil desses consumidores pessoas com iniciativas, como aconteceu neste caso da pesquisa .

    Mara Poliane -PP Noite

    ResponderExcluir
  24. Nossa maneira de andar, roupas, acessórios, estilo de vida e etc, condiz para formar a nossa personalidade e isso é caracterizado por tudo que utilizamos ou fazemos. A tecnologia represente muito bem esse lado. Pessoas com carácter forte, expressivas e seguras de sí mesmo irão buscar sempre possuir bons aparelhos e claro, o tamanho faz toda a diferença. Isso pode ser explicado em estudar comportamento de pessoas tímidas, no qual elas preferem se camuflar na sociedade, utilizando alternativas sutis para que não fiquem destacadas diante de uma situação.

    ResponderExcluir
  25. Na minha opinião acho que não tem nada a ver comparar o tamanho do Gadget com a personalidade de alguém. Acho que primeiro temos que entender as necessidades de cada um para saber o que é mais preciso para elas, como tem algumas pessoas que as vezes precisam de um smartphone maior por questões de visão ou porque simplesmente acham bonito e querem agradar a si mesmo. Então e invalido eu basear a personalidade de alguém em cima de qualquer aparelho tecnológico.

    Caio César- 6º PP Noite

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que isso é uma "tendencia" que vai e volta, porque, antigamente quando lançou o aparelho celular eles eram gigantes e conforme o tempo se passou eles foram diminuindo. Bom nos dias de hoje tem muita gente que prefere um celular bem grande. Isso é porque tudo mudou muito, e se você não ficar por dentro das "tendencias" você é considerado ultrapassado, isso porque a tecnologia cresceu muito e a facilidade de informações sobre estas tecnologias esta bem mais acessíveis do que antes.
    De acordo com a pesquisa pelo meu ver, as pessoas procuram e gostam dos produtos maiores porque é um produto que chama mais atenção, pelo fato de ser bem maior e tem uma visibilidade de primeira pelo consumidor mais rápida.

    Késsia Mie Parreiras Nakao - PP Noite 6º

    ResponderExcluir
  27. A pesquisa da Amy é algo bastante diferente e por isso é tão interessante. A conclusão foi que quanto MAIOR o aparelho, MAIS postura firme a pessoa tem. Sua observação foi, ao meu ver, que os dispositivos, através de seu tamanho e funcionalidade, são capazes de trasnmitir uma personalidade mais segura em seus usuários. As teorias analisadas em sala apontam mostram nossas tentativas de transferir ossas ansiedades através de outros comportamentos. Nossas relações de consumo definem quem somos/seremos

    ResponderExcluir
  28. No meu caso, para escolher um aparelho, pouco importa o tamanho dele. De forma alguma julgo minha personalidade a partir do assessório que possuo. O principal para mim são as funcionalidades e qual o propósito que esse aparelho servirá para mim. Não adianta em nada possuir um grande aparelho que segundo essa teoria me traria mais atitude, se não terei como utilizá-lo, carregá-lo, etc. Em suma, acho que não é uma pesquisa na qual eu levaria em questão, pois assim como para alguns materiais eu prefiro aqueles que tem tamanho maior, há casos que os compactos são aqueles que me chamam atenção.

    Arthur Alves - PP Noite

    ResponderExcluir
  29. Percebe-se que Amy avaliou a segurança que o indivíduo possui de acordo com o tamanho do aparelho, segunda a pesquisa muitas vezes quando temos uma um aparelho portátil acabamos ficando estagnados ou acomodas e quando alguém está em um computador ou aparelho maior tem mais segurança de si. Acredito que não é o tamanho do gadgets que define e sim a necessidade do indivíduo. Hoje eu prefiro o Iphone para o dia a dia o o computador para trabalhos e etc, sendo assim utilizo os dois, portanto minha personalidade irá variar? quando estou com o Iphone sou menos segura? Acredito que isso vai mais da personalidade de cada um do que o tamanho do gadgets que tem, pois este a pessoa compra por facilidade, pois de que adianta ter um celular grande e não conseguir no bolso, ou ter um celular pequeno e não conseguir fazer o que precisa?

    Kivia Conceição Oliveira Gois 6º PP

    ResponderExcluir
  30. Eu acredito que hoje, o tamanho do aparelho não interfere em nada. O iphones estão dentre os menores smartphones disponíveis para a compra e mesmo assim as pessoas possuem muita segurança e estima por eles. O que gera a segurança é a quantidade de aplicativos que lhe permite ou não fazer tudo pelo aparelho. No meu caso, apenas o trabalhos escolares, são feitos fora do aparelho. Utilizo meu telefone para fazer todas as tarefas on line, e ele não está dentre os maiores aparelhos do mercado, mas seus aplicativos e funcionalidade me passam segurança suficiente para não precisar de um complemento.

    ResponderExcluir
  31. Acredito que o tamanho do aparelho não interfere tanto assim na personalidade das pessoas, um aparelho maior pode ser por mais utilizado, ou dar a falsa impressão de que as pessoas se sentem mais confiantes por ser um aparelho parecido com o convencional PC, telas grandes, alta definição, fácil manuseio, mas não acredito que interfere de tal forma a ponto de dizer que uma pessoa que utilize aparelhos menores tenha menos atitude que uma que utiliza os maiores, até porque no local que a pessoa em questão estava era muito mais fácil para a pessoa que utiliza iphone ir atras dela, do que a pessoa que utilizou os aparelhos grandes.

    ResponderExcluir
  32. Acho que a teoria de Amy não possui tanta objetividade como foi mostrada nesta pesquisa. O tamanho do aparelho não define nem diferencia a pessoa da sociedade ultimamente. Acho que a impressão aplicada dos iphones é superior aos demais, porém, não tira a potencialidade e vantagens dos smartphones inferiores no mercado.

    ResponderExcluir
  33. Em tempos atuais, onde nos prendemos às tecnologias, um aparelho portátil de fácil manuseio pode nos dar mais segurança num ambiente social, pois podemos ficar em constante interação com as pessoas que preferirmos através das redes sociais, what's app e etc. Um aparelho maior, como o iMac, não é de tão fácil manuseio a ponto de ser usado constantemente como um iPhone, então de acordo com a pesquisa a pessoa com um iMac é mais segura, pois não faz uso em excesso do seu aparelho em um ambiente social. Mas quem garante que os portadores do IMac não possuem um iPhone e vice-versa? No meu caso utilizo notebook e smartphone em ocasiões diferentes, mas não acho que isso interfira diretamente na minha personalidade, eu uso os meus aparelhos de acordo com a minha necessidade.
    Fernando Silva - PPN6

    ResponderExcluir
  34. Andrezza Magalhães - PP Noite24 de outubro de 2013 às 13:04

    Descordo da pesquisa, vai mais do momento. Desde que atenda as necessidades de cada um, optaria por um aparelho móvel menor, mais prático e objetivo. Se estou á trabalho ou preciso de informações mais a fundo obviamente que teria preferência por um iMac.Os aparelhos são utilizados pelas pessoas, devido a outros interesses ligado a funcionalidades, visualização de serviços precisos... Não tem nada a ver com a personalidade, vai da necessidade e/ou desejo de cada um, indiferente do tamanho.

    ResponderExcluir
  35. Boa Tarde

    Luiz Felipe Valério Alves

    Acredito que o tamanho nesse caso não é documento. As pessoas tendem a se sentirem mais realizadas quando estão de posse de um aparelho de tecnologia, mas não acho que isso afeta na personalidade de ninguém. A mobilidade pode fazer com que uma pessoa se sinta segura no sentido de ter as informações necessárias ao seu alcance, o que vai direto na necessidade dela de interação, mas o tamanho do aparelho muitas vezes não traz nenhuma referencia nesse sentido. Existem aparelhos gigantes dos quais a capacidade é inferior e micro aparelhos que trazem uma capacidade enorme de armazenamento, por exemplo. Descordo da teoria de Amy, e reforço que a minha percepção de segurança está muito voltada a base dessa pessoa, como ela interage com o meio e como essas relações a afetam direta ou indiretamente.

    ResponderExcluir
  36. Não vi fundamento na pesquisa, pois a personalidade e o comportamento de ninguém podem ser definidos pelo tamanho de um aparelho. Acredito que a única influencia que isso tenha na vida de alguém é no momento de escolher o que vai ser mais pratico. Quanto maior um aparelho, melhor o manuseio, mas quando temos um aparelho menor fica mais fácil de levar pra onde quiser e ter acesso toda hora.

    Lorrayne Mara 6º PP Noite

    ResponderExcluir
  37. Concordo plenamente com a Aluna Marcela Rincon Madeira quando a mesma diz em seu comentário: "Digamos então que a conclusão é: quanto maior o Gadget, maior o Status e mais confiante o usuário se sente."
    Essa é a única lógica que vejo na pesquisa.
    Uma pessoa confiante sabe o que quer, e se ela quer, logo ela vai atrás. Independente do quão tecnológica ela seja.
    Exemplo por pessoas idosas de muita atitude que conheço, que sequer sabem ligar um gadget.

    ResponderExcluir