quinta-feira, 17 de outubro de 2013

No 'Dia de Sair do Armário', publicitária diz que empresas ignoram o mercado


Por Lincoln Chaves - G1 - 11/10/2013 07h40 - Atualizado em 11/10/2013 07h40

Anna Castanha cita números do consumo LGBT: 'Giram R$ 150 bi ao ano'. Criado em 1988, 'Dia de Sair do Armário' é comemorado nesta sexta (11).

Celebrado pela primeira vez nos Estados Unidos há 25 anos, 11 de outubro é conhecido como sendo o “Dia de Sair do Armário”. A data, comemorada nesta sexta-feira (11), faz alusão à expressão popular que define o momento no qual se assume a homossexualidade. O ato de “sair do armário”, porém, é algo que depende do ambiente familiar no qual a pessoa está inserida e de uma sociedade que ainda tem características “patriarcais”. É o que vê a publicitária Anna Castanha, fundadora de uma agência especializada em consultoria de marketing para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais). E segundo ela, essa resistência fecha os olhos de empresários para o potencial deste mercado no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS), o universo LGBT movimenta R$ 150 bilhões por ano. Além disso, uma pesquisa da “Out of Now Global”, também especializada neste universo, mostra que mais de 80% destes consumidores estão inseridos nas classes A e B. “Como a maioria dos casais homossexuais não tem filhos, há duas rendas, grandes, unidas em uma mesma casa. Então, sobra dinheiro para investir em artigos de luxo, cultura, boa alimentação e viagens. Os ramos gastronômicos e de turismo são fortes”, conta Anna.

A publicitária destaca, também, o poderio de consumo do universo LGBT observado na Parada Gay de São Paulo. Na edição de 2012, por exemplo, foram movimentados R$ 188 milhões. Os gastos dizem respeito à hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. “Cada turista gasta, em média, US$ 140 (R$ 308) na semana da Parada. Só nas roupas, especificamente para a data, chegam a gastar até R$ 2.500. Isso mostra que esse público quer se divertir em alto estilo”, enumera.

Os números, no entanto, ainda não são suficientes para convencer as empresas a dirigir serviços ao público LGBT. A influência da “sociedade patriarcal”, na visão de Anna, além do receio de perder pontos com a clientela atual. “A maior parte das empresas pensa assim: se fizer uma comunicação voltada para o público homossexual, o que os clientes heterossexuais vão pensar? Não estarei denegrindo a imagem (da empresa)? Não vai virar uma bagunça? Então, na verdade, por carregarem preconceito, acabam tendo uma visão míope e deturpada, deixando de investir em um segmento promissor. Deixam pesar a visão pessoal, ao invés da empreendedora”, critica.

O cenário já foi pior, afirma. “Cada vez mais se observa uma maior tolerância. As pessoas de mais idade vêm de uma educação diferente, apegada a certos padrões e regras, mas os jovens lidam de forma mais natural com a homossexualidade. A mídia tem colaborado, por meio de novelas e filmes”, analisa a publicitária, embora reconheça o peso que ainda é exercido pela sociedade na decisão de sair ou não do “armário”.

Um tipo de pressão que, para Anna, só atrapalha. E é aí que entra a importância da data comemorada nesta sexta-feira. “Quando você sai do armário, sem ter de esperar que o outro o aceite, você não se esconde mais. Passa a ter orgulho de quem você é. Vira uma pessoa livre. Quando você não se esconde, mostra que é uma pessoa normal, que não tem uma "doença". A data (“Dia de Sair do Armário”) traz esse encorajamento para que outros também se assumam. A comunidade LGBT é muito unida”, conclui.

Prezadas e Prezados, estudando sobre grupos sociais, e a partir do exemplo da nota acima, o que devem os profissionais de comunicação ficar atento para o melhor exercício de suas atividades?

45 comentários:

  1. Eu acho um bom investimento, se considerarmos que hoje esse assunto, de homossexualismo é visto positivamente, como inclusive, um ato de coragem e amor. Ser gay hoje, é legal, é tudo. O mundo é gay, colorido e lindo, e essa é a visão de muitas pessoas hoje. Existem os preconceitos e sempre existirá. Existem os que ainda não podem por sofrerem processos, homofobia é crime e pra mim, está no nível de racismo (o que não estava antigamente). Diante de tantos fatos e tanta aceitação, para as empresas seria um lucro imenso investir em LGBT de qualquer forma que seja. A empresa ficaria ainda, com fama de social, ética, humanista, defensora e sua fama seria extremamente positiva.

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  2. Eu tenho pra mim que a sociedade ainda é muito presas em conceitos, e as pessoas tem medo de se sentir ''diferentes'' e tem também a famosa ''o que os outros vão achar?!''. Porém as coisas estão mudando, mesmo eu achando que o ser humano ainda é resistente a mudança, as coisas estão caminhando, temos alguns lideres que conseguem influenciar outros. Se aceitar do jeito que é, seguir suas escolhas sem se preocupar com julgamentos é o futuro presente.
    E com tudo a publicidade, comercio, tem que acompanhar esse momento, mesmo porque essas transições tendem a crescer.

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  3. Pelo que o texto mostra e o que já sabemos, é que o público LGBT deixou de ser um pequeno nicho de mercado para se tornar um setor promissor para o capitalismo. Além do número de pessoas que "saem do armário" aumentarem cada dia mais, elas tem um poder aquisitivo atraente para as empresas, e com isso elas poderiam lucrar muito, trabalhando diretamente para esse target, porém, a maioria das empresas tem receio de perder os atuais clientes ou se queimarem no mercado, pelo fato de ainda existir grande preconceito na sociedade. O que os comunicadores devem fazer, é atentar para esse público que é grande e está avido por novos produtos, as vendas para a comunidade LGBT é uma grande tendência para os próximos anos! Marcus Maximiano, 6° PP, Noite.

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  4. O mercado cada dia mais evolui e se torna mais diversificado, isso abre portas para novos projetos e novas implementações.
    Como mostrado na reportagem o publico LGBT é grande, participativo e possui renda. Muito do que impede as empresas de investirem nesse grupo é o pensamento antigo de que sua empresa poderia ser mal vista caso tivesse uma parte de sua atenção para o publico homossexual, uma grande perda.
    Mas o mundo esta mudando e as pessoas com a mente fechada estão morrendo e dando lugar para as próximas gerações, mais flexíveis e mais abertas.

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  5. A publicidade deve sempre estar atenta ao seu público alvo. Mas o que poucos sabem é que além do esforço que nós profissionais temos de fidelizar nossos clientes, também temos que nos preocupar em observar os possíveis públicos alcançáveis. No caso acima, o público LGBT está ligado a um grupo social que sofre preconceito por grande parte da sociedade. Na visão de um publicitário empreendedor, este público não pode ser julgado pelo seu estilo de vida ou grupo a que pertence, neste meio ele é um consumidor como outro qualquer. Para que isso não atrapalhe a convivência com outros clientes (fiéis) – que poderão se sentir ofendidos – é preciso que o publicitário ou agência pense com cautela as estratégias que serão utilizadas.
    Como complemento para o que discutimos ontem em sala, segue abaixo link de uma animação muito interessante sobre relacionamentos.

    http://www.brainstorm9.com.br/40705/web-video/animacao-usa-baloes-como-metafora-para-relacionamentos/

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  6. Atualmente o Brasil vive um momento diferente em sua história, onde as pessoas desejam se mostrar verdadeiramente como são, expondo suas necessidades e anseios de uma maneira mais profunda, se pararmos para observar a população de 20 ou 30 anos atrás poderemos constatar melhor essas mudanças. O profissional de publicidade deve encarar essa nova era como uma chance a mais de lucratividade, atentando á seu publico e possíveis compradores, pois independentemente de raça, credo, opção sexual, todos são consumidores e possuem os mesmos direitos. Esse é o momento de investir em novas tendências, em uma comunicação mais versátil, menos rígida e que de fato possa atrair os compradores. Observar as características do grupo social é a melhor forma de criar uma propaganda eficiente e que consiga atingir o objetivo de comunicação e venda.

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  7. Sarah Paranhos Esteves - 6 período - Noite

    Hoje em dia a sociedades está ficando mais flexível cada dia mais com o homossexualismo. O que era tratado antes como "anormalidade" ou até mesmo doença hoje já é bem mais aceitável e a publicidade, de certa forma, vem contribuindo para essa aceitação ser de todos. A publicidade tem um poder relativamente alto na sociedade, do mesmo jeito que hoje em dia já vimos vários filmes e novelas hoje em dia com personagens homossexuais, o mercado para o universo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) está crescendo bastante com tudo isso, com essa transição entre preconceito e aceitação, a publicidade tem seu papel de ajudar nisso. Deixando de lado os preconceitos, a publicidade tem muito o que acrescentar para fazer com que as pessoas não vejam mais outras pessoas com indiferença só pela opção sexual dela.

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  8. O número de homossexuais está cada vez maior no mundo, ou seja, é um público muito grande e gasta dinheiro com coisas boas, alimentação, roupa e etc. É um público que se preocupa com cada detalhe, e se não tivermos uma mente aberta, infelizmente iremos perder dinheiro, temos que começar a pensar em agradar este público que é exigente mais que consome muito mais que os heterossexuais. Mas infelizmente é muito complicado as empresas aceitarem fazer uma campanha voltada para este público, por medo de queimar o filme e etc, mas não podem pensar desta maneira, o povo comenta, tem ainda um certo preconceito, mas isso está ficando normal, a cada dia que passa vamos nos adaptando a este gosto, a esta escolha e ai deixamos de lado o preconceito e começamos a enxergar com outros olhos, e podendo assim, perceber que este público é muito importante e que não tem diferença entre eles, são normais como todos, tem desejos, vontades, sonhos... enfim, querem consumir e realizar tudo que tem direito, e isto é direito da publicidade de fazer com que realizem, que inclua eles nesses sonhos... Enfim, estamos passando por mudanças, e com isso se não mudarmos vamos sofrer muito, pois não vai adiantar fechar os olhos para os homossexuais, temos que encarar e fazer com que se sintam dentro do grupo também, pode ser impossível, pois tem certas diferenças mas não é impossível.

    Ana Cláudia G. de Castro
    PP - Noite - 6° Período.

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  9. pode ser impossível, pois tem certas diferenças mas não é impossível.

    Corrigindo:
    Pode ser impossível, pois tem certas diferenças... Mas conseguimos nos adaptar a elas sem ter que exclui-los.

    Ana Cláudia G. de Castro
    PP - Noite - 6° Período

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  10. Igor Gustavo Mendes dos Santos23 de outubro de 2013 às 03:26

    O público LGBT cada dia vem crescendo e conquistando o mercado. As pessoas que estão relacionadas a esse grupo nada mais querem ser felizes e respeitadas como todos, porém hoje algumas pessoas não aceitam esse tipo de comportamento na sociedade. Como descrito no texto acima, o consumo feito por eles é muito grande e que ajuda a girar o capital de todo mundo, pois gostam de se vestir bem, fazer as melhores viagens e ter as melhores coisas. por isso a publicidade tem que esta sempre ligada a esse assunto e tipo de sociedade que vivem, pois ao falar desse assunto gera um grande repercussão, sendo uma fato ocorrido a favor ou contra. O mundo vem sofrendo mudanças de comportamento, nem por isso podemos desrespeitar o proximo, todos somos iguais e temos o livre direito de seguir o que desejamos. Como esse grupo sua tendencia é só crescer, consequentemente o giro de capital, a publicidade voltada a essa classe sua tendencia é só crescer no mercado. Igor Gustavo - PP - 6º Período

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  11. Podemos perceber que, mesmo com o público LGBT movimentando grande parte da renda do país, o preconceito ainda fala muito impossibilitando muitos empresários de investir nesse seguimento. A preocupação com o que o público hétero vai achar faz com que ainda gere esse tipo de mentalidade deturpada e atrasada.
    O mundo tem sofrido grandes mudanças, com isso, futuramente (num futuro bem próximo, acredito eu) esse tipo de pensamento não será mais aceito em nosso meio e o público LGBT conseguirá, de vez, o espaço que merecem

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  12. Os empresarios precisam abrir os olhos e ver que eles precisam mudar seus conceitos sobre o publico LGBT. Se eles sao os que movimentam grande parte da renda no pais, porque nao investir neles.. porque usar o argumento de que "o que as pessoas vao achar" como desculpa? è preciso que os profissionais estejam atententos a esse tipo de situção. O grupo LGBT merece seu espaço no grupo social nao pelo dinheiro que ganham e investem, mas sim porque sao pessoas normais que merecem ter seu espaço na sociedade como qualquer pessoa. E que os empresarios acordem pra esse tipo de informação, porque quem esta perdendo sao eles.

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  13. O público LGBT vêm crescendo ainda mais e conquistando seu lugar na sociedade, e consequentemente no mercado.
    Em base nas pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Turismo para gays, este público é extremamente valorizado em termos econômicos ultimamente.
    A publicidade, nesse caso, é favorecida, pelo fato da grande evolução e um passo a frente para a melhoria da aceitação do público LGBT, obviamente evidenciando de maneira cautelosa e inteligente suas tendências, conceitos e valores.

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  14. Acelerar para criar um mundo inovador quanto a isso, já que valores em verba expressos são altos, nada melhor do que investir em seus segmentos, mas antes deixar o preconceito século passado. Mas acredito que os profissionais de comunicação, quando se trata de movimento LGBT, são mais antenados a isso, devido um grande aspecto liberal que carregam consigo a favor de uma vida sem fronteiras. O fato é planejar estratégias e tirar as ideias do armário junto ao público LGBT, e se relacionar a esse meio com ideias criativas para de fazer partes desses 150 bilhões.

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  15. ^
    ^
    Victor Hugo Tadeu Aguiar Salgado
    PP - 6ºP - Noite

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  16. Como foi abordado no texto o público LGBT está numa crescente se tornando cada vez mais um mercado em crescente avanço, apesar do preconceito de algumas empresas as mesmas estão perdendo a chance de seguir o fluxo e conseguir maiores lucros voltados para esse mercado, precisam pensar de forma empreendedora e não apenas pessoal, o texto mostra que é o mercado adequado a se investir hoje em dia.

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  17. Acredito que nos como futuros publicitarios devemos ficar atentos a todas as mudanças que ocorrem com os consumidores, suas escolhas podem mudar com o tempo ou suas formas de pensar, esse publico por ex. antigamente nao investia em si, hoje podemos ver um grande crescimento e procura por serviços buscando uma melhoria de vida, o que é normal de qualquer pessoa, não cabe a nós descrimina-los por consequência de nossas origens e crianções, acredito que se ficarmos cada vez mais atualizados nesses seguimentos em que nem todos gostam de investir, teremos muito a ganhar e o consumidor também

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  18. Bom Dia

    Luiz Felipe Valério Alves - 6º periodo.

    O profissional de publicidade tem que ter um pensamento diferenciado pelo fato de comunicar com diversos públicos, isso exige que o mesmo esteja disposto a tratar todos com igualdade. O mercado evolui tornando-se mais diversificado a cada dia, trazendo ao comunicador novas oportunidades de desenvolvimento, o cuidado com uma comunicação não flexível deve ser ainda maior, uma vez que são diversos os públicos aos quais nos publicitários podemos atingir através das nossas campanhas. Devemos ver isso como uma chance de criar variáveis dentro de um mesmo ramo, é preciso porém um olhar observador que faça com que o nosso publico se sinta alcançado independentemente do seu credo, raça ou opção sexual. Atualmente vemos que assim como a publicitária citada analisa uma tolerância maior por parte dos mais velhos e uma olhar mais natural por parte dos jovens, o que facilita para empresas que buscam criar uma comunicação, produtos e serviços voltados diretamente para o publico LGBT. “ O público dos sonhos” é o que diz Tamit Duarte dono de uma pousada para publico gay em Florianópolis, ele percebe a lucratividade neste publico pelo fato de não terem filhos e uma renda conjunta. De um modo geral dados comprovam que este público viaja de três a quatro vezes por ano, 30% a mais do que outros turistas, e que este mercado cresce 20% ao ano. (JORNAL HOJE, 2012). Contudo, acredito que este seja um mercado promissor e que aqueles que conseguirem observar e tratá-lo do modo que merece, tem grandes chances de ser bem sucedido independente da opinião dos demais.

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  19. Primeiramente o profissional de publicidade tem que ter uma mente aberta em relação a diversidade de público que existe.O público gay hoje em dia está cada vez maior, e como consequência dominando o mercado consumista.Percebe-se que os homossexuais são mais vaidosos e caprichosos em relação a beleza , tanto pessoal e física quanto com casa, carro , com bens .Com isso , o publicitário precisa ter um olhar mais sensível para perceber essa necessidade e trabalhar em cima desta característica .Como é citado no texto , por não terem uma família tradicional com filhos, o dinheiro que seria investido para tal , acaba sendo aplicado de outra maneira,como viagens e luxo. O que torna a demanda elevada e benéfica para o mercado comercial .Acima de tudo temos que nos livrar de todo preconceito e qualquer outro tipo de barreira que faça com que tratemos esse público indiferente. Temos que tratá-los diferente sim , no ponto de vista comercial ,porém com respeito.

    Mara Poliane -PP Noite

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  20. WELLINGTON LUIZ - 6º PP/NOITE30 de outubro de 2013 às 15:22

    Devido o apoio da mídia, a cada dia que passa o público LGBT aumenta sucessivamente, e é evidente que não podemos “tampa os olhos” ou ignorar a mudança que esta havendo na sociedade.
    Diferente de antigamente, hoje é comum encontrar homossexuais sem medo de se assumirem, exemplo é a “Parada Gay” que ocorre anualmente e ganha mais simpatizantes a cada ano.
    Em uma visão capitalista, o público LGBT é um bom alvo de capitação de lucro, porém muitas empresas ainda tem receio de associar a marca ou serviços com o “mundo gay” devido muitos ainda terem uma ideologia conservadora.
    Acredito que em um futuro próximo haverá muitas empresas com este foco, devido o aumento do público LGBT que é incentivado pela mídia, mas atualmente existe este “preconceito” devido o mundo ainda esta digerindo esta informação, certo e errado, gerada há muito tempo atrás pelos nossos antepassados.

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  21. Ao longo dos anos, o público LGBT foi ganhando mais espaço em vários segmentos de mercado, e, com isso, movimentando um valor enorme. O profissional de publicidade deve ter a mente aberta ao tratar com esse tipo de público e tentar enxergar as situações com uma visão mais diferenciada. O público LGBT tem como característica sempre estar antenado quanto às novidades, e isso o torna um cliente com potencial ainda mais elevado. Sendo assim, ao dedicar uma publicidade direta para o público LGBT, o profissional de publicidade tende a alcançar um mercado ainda maior.

    Thiago Galindo Roza - 6º PP noite

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  22. A necessidade de compreender o mercado está cada vez mais sendo cobrada dos publicitários. É necessário portanto, estar atendo ao que acontece nas diferentes classes sociais tanto de atitudes como de escolhas. O ideal é compreender essa modificação e separar o que se aplica ou não em determinado produto. é inevitável reconhecer que o mercado LGBT cresce cada dia mais, porém a propaganda e/ou campanha deve sim ser destinada à eles porém quando o produto também tem essa mesma sequência pois, não adianta também aproveitar que o mesmo cresce se o produto em questão não tem nenhuma característica que faria destinar toda uma campanha ou parte dela à esse público. Na verdade, como em qualquer outro planejamento deve-se descobrir seu público alvo e fazer sua campanha voltado ao mesmo seja ele LGBT ou não.

    Kivia Conceição Oliveira Gois
    6º PP noite

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  24. Há muito tempo ouve-se falar sobre o público LGBT. A cada ano assistimos o quanto a Parada Gay de São Paulo cresce, o quanto é investido pelos turistas, muitos de fora do país. Por isso, já passou da hora dos comunicadores observarem esse mercado. Trata-se de um mercado que ainda sofre preconceitos, entretanto, da mesma maneira que os heterossexuais consomem, os homossexuais também, e muitas vezes, em proporções bem maiores. É fato que atualmente, cada vez mais, as pessoas criam aceitação para esse gênero, além de possuir uma mente mais aberta. O intuito de qualquer comunicação, é fazer com que um receptor receba-a de maneira clara, e é para isso que os profissionais de comunicação devem se atentar. Deixar de investir em qualquer mercado promissor, é deixar passar uma oportunidade de gerar lucros e fazer proventos.

    Arthur Alves - 6º período PP noite

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  25. É POSSIVEL OBSERVAR QUE O OBJETIVO GERAL DA COMUNICAÇÃO É TRAZER UM ESCLARECIMENTO AO RECEPTOR. E ESSA É A META QUE NÓS DA COMUNICAÇÃO DEVEMOS CAMINHAR. DEDICAR NOSSO TEMPO, CONHECIMENTO E INVESTIMENTO EM PROMOVER UMA COMUNICAÇÃO CLARA E OBJETIVA.

    YASMIN MOREIRA - PP NOITE

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  26. È preciso ficar atento ao crescimento desse mercado e estudar as formas de melhor abordagem. Como todo e qualquer tipo de mercado que cresça é obrigação dos comunicadores ficarem atentos para melhores investimentos e retornos, independente de ser LGBT ou não, precisamos estar abertos e investir tempo e estatégias para que possamos atender a demanda.

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  27. Através do estudo dos grupos sociais e as discussões em sala chegamos a conclusão que investir nos grupos e criar formas de comunicar-se com eles é estratégia fundamental para qualquer plano de marketing. Independente de sermos LGBT, evangélicos, pagodeiros, todos nos encaixamos em grupos sociais e quando uma marca/empresa conversa conosco de "igual pra igual", nós nos identificamos, e o consumo e fidelização torna-se uma consequência inevitável. Mas para isso, é preciso sempre procurarmos entender os mecanismos desses grupos, o surgimento de novos, e reconhecer que tais estruturas também podem ser temporárias. Sendo assim, vale a pena investir nelas ou não? É preciso abrir os olhos e estar atento às oportunidades.

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  28. Como citado por Anna, os profissionais de Comunicação, devem exercer o seu lado empreendedor e não pessoal também nas questões ligadas ao publico LGBT, até porque esse público esta a cada dia conquistando mais espaço em suas comunidades. Preconceito sempre existirá da parte de alguém, só que nós como comunicadores, não podemos demonstrar nossas opiniões pessoais durante nosso trabalho. Mostrando preconceito por esse público LGBT, nós comunicadores vamos deixar de cumprir nossa profissão, que é comunicar com todas as pessoas (independente do credo, raça, gosto..) de forma a expandir nossos trabalhos.

    Poliana Nunes Ferreira - PP 6º periodo - NOITE - ICA

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  29. Este alerta é comentado há anos. Não é de hoje que o público LGBT tem estado na mira dos empresários mais ousados e inteligentes, afinal, chega a ser matemático e elementar que o cotidiano deste público evidencia seu potencial como consumidor.

    Há riscos de uma marca ser mercadologicamente "punida" por se dedicar aos homossexuais, mas hoje em dia considera-se a postura preconceituosa uma atitude retrógrada, e por este motivo não acredito que esta "evasão" seja tão significativa assim.

    Um bom profissional de comunicação deve ficar atento a todos esses fatores e, munido de uma pesquisa de mercado eficiente e demonstrada em números, sugerir ao seu cliente a melhor postura a ser adotada pela empresa. Afinal, as ações de um publicitário não devem ser direcionadas por seus ideais e muito menos por seus preconceitos, mas, sim, através de uma análise de mercado séria e imparcial sobre o assunto.

    Laíse Ribeiro Dutra - PP 6o período - Noite/ICA

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  30. Acredito sim que estamos crescendo e evoluindo com o mundo, mas ainda precisamos melhorar muito. Como a própria Anna Castanha defendeu, nossos preconceitos pessoais ainda nos atrapalham no quesito empreendedorismo e não deveria! Enquanto comunicólogos, publicitários, "bem informados" e bem servidos de conhecimentos atuais, não podemos deixar que isso influencie, ainda mais quando sabemos, por números, estatísticas, que os homossexuais estão na lista dos consumidores mais exigentes, detalhistas e desprendidos de economizar quando se quer produto/serviço de qualidade. Enfim, aposto naqueles empresários que investem nesse grupo sem medo do que seus outros clientes possam pensar, afinal, todos são clientes da mesma forma o que vai diferenciar é algo que eles fazem e gostam FORA daquela ótica o que, cá pra nós, nos diferencia sempre uns dos outros a partir do momento que não somos todos iguais.

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  32. PAULA DE OLIVEIRA JÚLIO _ 6ºPeríodo (PP Noite)

    São vários grupos sociais que estão crescendo hoje em dia e, nós como publicitários temos sempre que ficar de olho nessas oportunidades, para aproveitarmos ao máximo.
    Pesquisando sobre o tema ao máximo como no exemplo do texto LGBT para assim, descobrimos
    suas motivações, os líderes e com isso conseguir atingir da melhor maneira o público-alvo.

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  33. É uma iniciativa bacana da empresa. Como a publicitária Anna citou no texto, muitas empresas esquecem do lado empreendedor e foca no preconceito. Sendo que esse público atualmente, é mais visado, sempre existiu gays, mas não tinha tantos "saindo do armário" como acontece hoje, com mais facilidade e aceitação.
    Ainda existe o preconceito, a homofobia, e o que o público LGBT mais busca, é a aceitação da sociedade, ser tratado de forma igual e ter mesmos privilégios quem um heterossexual.
    E a empresa tendo essa visão empreendedora, lucra em todos os sentidos.

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  34. Além do grupo dos homoafetivos, outros grupos sociais vem crescendo de maneira rápida e ganhando destaque no cenário mercadológico nos dias de hoje.
    Pra tal fenômeno os profissionais da propaganda devem manter sim seu foco na evolução de tais grupos e não deixar que preocupações sem fundamentos acabem por atrapalhar os esforços para investir em determinado grupo ou público.
    O profissional deve ajudar o cliente a solucionar problemas e propor melhorias que façam com que o seu negócio tome proporções maiores e que traga resultados positivos para todos os envoltos.

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  35. Bom, atualmente cada vez mais é ciente que o mercado tende se a adaptar e saber lidar com o "novo consumidor" consumidor esse mais atento, detalhista e exigente. Mas tem que pensar e agir como empreendedor para ambos os sexos, gostos e classes mas alguns ainda se remetem ao passado, a cultura e os costumes, acredito então que se intimidam de certa forma, a fazer por onde desses grupos que cada vez mais se estendem. Indiferente do público, deve sim investir e estar atentos as necessidades para melhor atendê-los.

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  37. O público LGBT tem ganhado um grande espaço na sociedade, cada dia mais pessoas “saem do armário”. Mesmo com todo preconceito e com toda dificuldade para que sejam aceitos na sociedade, esse público vem crescendo e com um poder aquisitivo bem interessante para o mercado. Acho que com isso o mercado deveria perder o receio e dirigir mais serviços a este público, porque é interessante acompanhar as mudanças vem ocorrendo e conseguir lucrar com tudo isso.

    Lorrayne Mara 6º PP Noite

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  38. Nos últimos anos o publico LGBT tem ganhado uma grande repercussão em mídias sociais e em varias outras mídias em todo o mundo e isso tem feito com que os publicitários tenham um olhar mais profundo para a classe que como no artigo acima podemos identificar o poder de consumo dessa classe e nos publicitários precisamos nos atentar, pois esse mercado é uma grande oportunidade de mercado e para diversas empresas onde o não se cabe mais preconceitos sobre a opção ou orientação nos dias atuais.

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  39. Não acho que existam produtos diferenciados para homossexuais ou para heterossexuais. A parada gay é um caso isolado e que acontece uma vez por ano no RJ, e já é um evento segmentado, então não é preciso uma ação de marketing especial, pois já é voltada para o publico gay. Acho bastante difícil inserir um homossexual numa propaganda sem parecer estereotipado ou jocoso, mas claro que existem exceções, estas que eu vi em propagandas de grife internacionais. Então uma solução que acho viável e mais certeira é a empresa adotar um comportamento "friendly" como patrocinar eventos voltados para o público, demonstrar apoio às causas gays nas redes sociais e etc. Uma solução inteligente e que causa boa impressão no meio homossexual.

    Fernando Silva - PPN6

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  40. Chegando no conceito em que investir nos grupos sociais e criar formas de comunicação com eles é a estratégia fundamental para qualquer plano de marketing, podemos utilizar a frase ' o mundo muda, quando a gente muda'.
    Portanto, devemos levar em consideração todo tipo de mudança para elevar o mercado consumidor.
    Nesta era, no caso, o universo LGBT está ganhando as atenções, então a hora é se infiltrar mesmo neste mundo para não perdermos boas oportunidades.
    E é isso que a publicidade está fazendo.

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  41. Uma missão que toda empresa deve ter para conquistar a atenção dos consumidores, é pensar e se colocar como clientes. É necessário ainda saber que o seu negócio é movido por pessoas, ou seja, é primordial servir e comunicar tais pessoas da melhor forma possível. Excluir uma parte da sociedade tão presente atualmente, é não possui esse olhar estratégico. As oportunidades do mercado GLBT são inúmeras, mas falta informação aos lojistas e gerentes sobre esses dados.

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  42. Ao meu ver os profissionais da área de comunicação tem que ficar atento ao mercado, pois ele muda da noite para o dia. Para mim todos os profissionais de comunicação devem ficar atento as novidades, pois são elas quem iram trazer os resultados daquele momento. Conforme a nota acima se esta geração de LGBT esta no auge no momento é neles quem devem "investir" para ter o resultado esperado, é como a moda as pessoas querem andar conforme a moda do momento.

    Késsia Nakao 6 PP

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  43. As empresas devem ficar atentos aos interesses do seu público consumidor, sendo LGBT ou não. E lógico que possuem produtos são seguimentados a partir do tipo de gosto, preferência etc. O ponto que as empresas devem tomar cuidado é que se o seu público referente estiver mais voltado para o público LGBT, devem ficar atentos para que as campanhas e propagandas não fique algo separativo demais.

    Lorena Kelly Brandão Silva - 6° Período/ Publicidade e Propaganda - Noite

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  44. Os profissionais de comunicação devem estar sempre atentos aos hábitos, perfis e comportamento dos variados grupos sociais. Ter em mente que o mercado é estratificado, e não mais uma massa regida por um inconsciente coletivo, é fundamental para não deixar de lado fatias de mercado que vão ficando "desatendidas" em suas necessidades. O mercado LGBT é um ótimo exemplo disso. Por preconceito, empresas deixam de expandir seus mercados com medo de direcionar sua comunicação para todo esse potencial de consumo pouco explorado.

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  45. Como mostrado no texto o mundo LGBT se tornou muito grande, principalmente nesse mundo capitalista que são as pessoas que mais consomem hoje em dia. Os profissionais de comunicação devem ficar atentos as mudanças do mundo para poder direcionar sua comunicação de maneira que vão conseguir um resultado preciso independente do público.

    Caio César Dias Dos Santos - 6º PP- Noite.

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