quinta-feira, 22 de maio de 2014

Estudo Dirigido V - Envolvimento e Situação de Compra




Prezadas e Prezados,

Formem duplas (ou façam individualmente) e desenvolvam as seguintes atividades:

1) Leiam o item 3.2.3, “O Envolvimento”, do livro Comportamento do Consumidor, de Eliane Karsaklian, e construam um quadro com “perfis de envolvimento” (conforme modelo de Laurent e Kapferer, da pag. 203, da 2a edição, que dá como exemplo o automóvel). Utilize como exemplo um produto ou serviço (exceto automóveis). A partir deste quadro, elenque possíveis problemas de comunicação e possíveis soluções estratégicas.

2) Leiam o item 3.4, “A Situação de compra”, que vai se referir a um método que a autora denomina da “construção de “repertórios” de situações”. Estabeleçam um produto ou serviço (exceto bebidas), pesquisem e debatam sobre as diversas situações típicas para o seu consumo e construam um quadro com um inventário de situações de consumo como o quadro 3.4. A partir deste quadro, elenque possíveis problemas de comunicação e possíveis soluções estratégicas. 

3) Leiam o item 3.4.1, “Consequências comerciais”, visitem um ponto-de-venda (PDV) e descrevam o seu “clima” ou “atmosfera” suscetível “de afetar a percepção de um produto ou de um serviço”, como explica a autora. De preferência, utilize as regras descritas no texto como estimuladoras ao consumo para justificar suas respostas (tocar, espelhos etc.). Agreguem, se quiserem, fotos do PDV pesquisado para melhor ilustrar. Essa atividade, por ser externa, substituirá a última aula de sábado, que serve como reposição do período da Copa do Mundo.

Tal trabalho vale 4 pontos, podendo ter mais 4 conforme a qualidade do exercício (tem que ser muito bom!). Esses 4 pontos extras só serão computados à nota se forem necessários para completar os 70 pontos da disciplina e, assim, escapar da prova alternativa.

Entregar, IMPRESSO, até os dias 9/6 (turma noite) e 10/6 (turma manhã), impreterivelmente.

Um comentário: