segunda-feira, 5 de maio de 2014

Por que o Facebook é azul?

Por Leo Widrich, Do Buffer Blog especial para o Administradores.com, Essa notícia foi sugerida pela estudante Natália Archanjo

Por que o Facebook é azul? De acordo com a revista The New Yorker, o motivo é simples. É porque Mark Zuckerberg é daltônico e não percebe a distinção entre vermelho e verde. Isso significa que o azul é a cor que ele enxerga melhor. Em suas palavras, Zuck diz: “azul é a cor mais rica para mim. Eu posso ver tudo em azul”.
Não é tão científico, certo?  Bem, embora o caso do Facebook não seja “o caso”, existem vários bons exemplos de como as cores de fato influenciam nossas decisões em uma compra. Afinal, a visão é o sentido que se desenvolveu com mais força nos seres humanos. É natural que 90% da avaliação de um produto correspondam ao quesito cor.
Então como as cores nos afetam e o que é a ciência das cores no marketing de verdade? Como nós também estamos querendo melhorar o Buffer*, essa foi uma parte essencial para aprendermos mais. Vamos mergulhar em alguns dos estudos mais recentes sobre o assunto.

Primeiro: você consegue reconhecer as marcas online levando em conta apenas as cores?

Antes de mergulharmos na pesquisa, aqui alguns ótimos experimentos que mostram como a cor sozinha é poderosa. Baseado apenas nas cores dos botões, você consegue identificar a qual companhia pertence cada um?
Exemplo 1 (fácil):


Exemplo 2 (fácil):


Exemplo 3 (médio):


Exemplo 4 (difícil):


Esses são exemplos do designer do Youtube, Marc Hemeon. Eu acho que mostra o verdadeiro poder das cores, mais que qualquer estudo consegue. Quantos você consegue acertar? Todas as respostas estão no final do texto**.

Quais cores despertam quais sentimentos em nós?

O que as cores despertam em nós nem sempre é óbvio. A Logo Company desenvolveu um ótimo quadro explicativo sobre quais cores são melhores para determinadas empresas e o motivo. Aqui alguns bons exemplos:
PRETO

Qualidades
definido, confiável, forte, poderoso, preciso, profissional, direto
Melhor para
construção, corporações, petróleo, financeiras, moda, manufatura, cosméticos, mineração, marketing, comércio
VERDE

Qualidades
natural, orgânico, jovem, nutritivo, instrutivo, educacional, aventuroso, ecológico, calmo
Melhor para
medicina, ciência, governo, recrutamento, negócios ecológicos, turismo, recursos humanos
AZUL
Qualidade
credibilidade, calma, limpeza, foco, profissional
Melhor para
medicina, ciência, utilidades, governo, planos de saúde, tecnologia, recrutamento, negócios, justiça, tecnologia da informação, dentistas, corporações

Especialmente se nós dermos uma olhada no que as maiores marcas estão usando, muitas escolhas se tornam óbvias. É claro que todas essas empresas têm o objetivo de despertar uma emoção específica:
1

Especialmente quando queremos comprar algum produto, as cores podem representar um papel essencial. A empresa de análises KISSmetrics criou um infográfico sobre a ciência das cores e como elas influenciam nossas compras.
Especialmente o papel do verde se destaca como a cor mais relaxante e pode ser utilizada para tornar o processo mais fácil. Na verdade nós não escolhemos essa cor intencionalmente para a Buffer, mas ela tem se saído muito bem até agora.
Em uma segunda olhada, também percebi que o preto é bastante utilizado em produtos de luxo. Claro, é sempre óbvio se pensarmos bem. Aqui o infográfico completo:
Como melhorar o seu marketing com o uso das cores
2

Isso parece mero entretenimento, mas o que de fato pode ser aplicado nos sites ou apps? A resposta ainda está por vir a partir de alguns bons camaradas da KISSmetrics. Se você está construindo um negócio cujo objetivo é atrair mulheres, aqui um conselho da KISSmetrics para você:
- Mulheres amam: azul, roxo e verde
- Mulheres odeiam: laranja, marrom e cinza
mulher


Caso o aplicativo seja voltado apenas para homens, as regras do jogo são um pouco diferentes:
- Homens amam: azul, verde e preto
- Homens odeiam: marrom, laranja e roxo
homem


Outro bom experimento da Performable (agora HubSpot), quis saber se apenas mudar a cor de um botão faria diferença. Eles começaram com a simples hipótese de escolher entre duas cores (verde e vermelho) e tentaram adivinhar o que aconteceria.

Para verde, a intuição deles foi: verde passa ideia de natural e meio ambiente, é amplamente utilizado nos sinais de trânsito para sugerir “siga” ou o movimento em frente.
Para vermelho, as conclusões foram: a cor vermelha, por outro lado, comunica excitação, paixão, sangue e atenção. Também é utilizada como sinal de pare. Vermelho também é conhecido por chamar atenção.
Então, no teste A/B entre verde e vermelho, a cor campeã certamente foi a verde, por ser mais amigável. Isso foi o que eles acharam. O botão vermelho superou o verde por 21%.


É importante ressaltar que nada foi mudado, além da cor do botão: mais pessoas (21%) clicaram no botão vermelho, que no verde. Todo o resto continuou igual na página. Então foi a cor que fez a diferença.
Isso me fez pensar. Se nós fossemos ler todas as pesquisas antes desse experimento e perguntássemos a cada pesquisador qual versão se sairia melhor, tenho certeza de que a maioria responderia verde. Não tanto.
Na minha empresa, a Buffer, nós conduzimos vários experimentos para melhorar nossas taxas de conversão por meio da mudança das cores. Embora os resultados não fossem tão claros, nós vimos uma grande mudança. Uma hipótese é que para uma ferramenta de compartilhamento em redes sociais, o uso das cores seria menos uma barreira para conseguirmos cadastros.
Apesar de todos os estudos, generalizações são extremamente difíceis de fazer. Qualquer mudança que você fizer, trate primeiro como uma hipótese e veja qual o experimento funciona de fato para você.
Último fato rápido: por que hyperlinks são azuis? Isso é algo que sempre me interessou e é de fato uma boa história. É para dar o melhor contrate entre o azul e o cinza dos websites.
Aqui está uma explicação completa:
“Tim Berners-Lee, o grande inventor da web, é conhecido também por ter feito os hyperlinks azuis. O Mosaic, um antigo browser de internet, dispunha as páginas em um fundo cinza (horrível) e o texto preto. A cor mais escura disponível na época, que não era o mesmo preto do texto, era a cor azul. Então, para destacar os links no texto, e ainda assim mantê-los fáceis de ler, a cor azul foi selecionada.”
(Bennet Feely, Quora.com Discussion)
Eu acho extremamente fascinante a maneira como manipulando um fator tão simples como uma cor podemos interferir tanto na experiência das pessoas. O que você descobriu em termos de cores e marketing? Eu adoraria ler suas ideias sobre isso. Deixe seu comentário.
*Aplicativo social que agrega diferentes redes sociais e foi desenvolvido pelo autor do artigo.
**Respostas do desafio: Exemplo 1: Facebook, Exemplo 2: Google, Exemplo 3: Flickr, Exemplo 4: LinkedIn
Leo Widrich é o co-fundador do Buffer, um mecanismo inteligente para o compartilhamento de conteúdos no Twitter e no Facebook. Outros textos do autor sobre eficiência e satisfação dos clientes no blog do Buffer. Siga-o no Twitter. Ele é um cara legal!

Prezadas e Prezados, dêem sua opinião o quanto detalhes como cor (e outros) interferem na Situação de Compra. 

51 comentários:

  1. Thomas Martins Passos de Carvalho
    6º PP Manhã

    Concordo com a postagem e acho bastante interessante. Cores distintas podem nos remeter à vários aspectos como sentimentos, lembranças e momentos vividos. Fatores como esses podem interferir na escolha de um produto/serviço ou outro. Tudo faz parte de uma questão sensorial que "afeta" nosso psicológico e interferem nossas ações, nossas motivações.

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  2. Diogo Ribeiro de Faria
    6 PP Manha

    Como demonstrado no artigo acima acredito que as cores influenciam bastante no ato da compra de um consumidor. Elas provocam reações que vão levar o indivíduo concluir, rejeitar ao passar despercebido por um produto. A cor deve ser condizente com a Função da empresa, no mercado de trabalho, e com o que ela quer passar ao seu publico. A cultura do local também difere quanto a utilização das cores. No Japão por exemplo, o branco representa o luto, enquanto no Brasil, representa a paz. Portanto tudo deve ser pensado e testado antes.O layout do site como um todo e o texto também devem ser pensados, assim como o relacionamento com o cliente, facilitando as etapas de compra (rapidez), e transmitindo confiabilidade, possibilitando várias formas de pagamento. Mencionar as taxas de frete, prazo de entrega, taxas adicionais, informações de contato, depoimentos de outros consumidores são importantes também para que o consumidor realize sua compra com sucesso e saia satisfeito.

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  3. Isabella Moema
    6 período - PP manhã

    Sempre achei muito importante o trabalho das cores na Publicidade. As cores transmitem estímulos visuais muito fortes que quando trabalhados e combinados corretamente podem otimizar resultados. As cores também aguçam sentidos e é importante saber trabalhar com elas pois podem ser prejudiciais para alguma venda caso trabalhadas de forma incorreta, por exemplo: Uma cor vermelha em um cartaz escrito apenas "Corra! 50% de desconto" é mais impactante do que se o cartaz fosse amarelo.

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  4. As cores passam junto com elas opostos e diversos sub significados por trás delas. Através das cores as marcas podem garantir resultados positivos ou negativos para agregar a sua marca.
    Cada cor possui um significado para agregar a cada tipo de propaganda. A escolha das cores afeta o nosso sensorial, podemos sentir fome, preguiça, paz e tranquilidade através de cores.

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  5. Quando estudei psicodinâmicas das cores descobrir o quanto elas são fundamentais em uma boa escolha. Através delas conseguimos obter vários resultados em uma propaganda , marca etc..
    A escolha certa de uma cor para divulgar a sua marca , ou fazer que a sua propaganda atinga em cheio o seu público alvo é fundamental, as cores conseguem agregar valores através das suas escolhas.

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  7. Fernando Roesberg, 6° PP Noite
    O trabalho com as cores é fundamental no meio da publicidade, pois as cores emitem sentimentos, curiosidade, atenção, distração, lembranças boas ou ruins entre outras. Portanto no lançamento de qualquer produto ou marca devemos ter muito cuidado com o que realmente queremos transmitir com aquela mensagem. A mensagem tem que ser sincronizada com as cores para obter os resultados desejados, afinal no meio de tantas cores fica fácil em nos perdermos nos significados que cada uma quer emitir.

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  8. Karoline Paiva Alves
    6º Período de PP – Noite

    As roupas nos chamam a atenção não só pelo modelo, as cores são fundamentais e podem definir a compra. A influência das cores pode mudar nossa escolha e até mesmo nos fazer gostar mais de uma roupa. Direta ou indiretamente podemos ver as atitudes de compradores em relação às compras. À primeira vista, nos apaixonamos pelo modelo, logo depois pensamos em qual cor comprar, ou qual cor se adequa melhor ao nosso corpo. Quando queremos muito uma peça específica, acabamos por comprar a cor disponível na loja. Quando a cor não agrada, e não tem outras opções, é possível que a pessoa escolha outra peça que satisfaça o desejo de compra. Podemos não entender e não saber o sentido disso, mas com certeza já vivenciamos alguma experiência em que a cor fez toda a diferença na escolha. O gostar e a praticidade também são grandes modeladores na hora da compra.

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  9. Quando nascemos os pais já nos identificam como azul homem e rosa mulher. Desde pequeno vamos criando preferencia pelas cores, mas estas cores também transmitem sensações que sentimos na natureza. Por exemplo: Azul pode passar sensação de céu, água, que dar sensação de tranquilidade; Vermelho, sangue, fogo, podemos perceber q seja quente ou perigoso.
    Quando saímos já sabemos o que queremos, porém as cores podem influenciar de modo que nem percebemos. Roupas a estação de clima pode diferenciar que cor usar, o carro para vender depois pode dificultar na venda, então podemos dizer que a cor influencia na compra, porém percebemos o porque escolhemos determinadas cores.

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  10. Juliana Anacleto Ferreira
    6° Período PP - Noite

    Acredito que o estudo das cores é de extrema importância! Entender o que cada uma significa e o que transmite para as pessoas ajuda a aguçar os sentidos e a construir uma identidade visual. É importante ressaltar que, apesar de possuírem significações, gostos são particulares, e, portanto, fogem às generalizações.

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  11. Maira Hess
    Publicidade - 6º Período - noite

    Sim, existe de fato a influência das cores em nossas decisões de compra e preferências por determinadas marcas e modelos, tudo parte do estudo da cromoterapia que relaciona sentimentos e sensações com cores frias ou quentes.Observamos constantemente o uso da cor laranja em restaurantes, cor que estimula o apetite e a cor verde ou azul clara em hospitais, cores que transmitem calma e relaxamento. Todas as grandes marcas usam e é notável a composição das cores com a estratégia de marketing.

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  12. Ana Beatriz Alves
    6º período - noite

    Quando aprendemos direção de arte, entendemos a importância de cada cor para impactar as pessoas. Por exemplo, para atingir pessoas mais velhas, é preferível utilizar cores mais sóbrias, como verde, azul e cinza. Para atingir jovens, cores vibrantes como vermelho e laranja.
    A estrutura de cores utilizada na publicidade faz toda diferença, porque trata-se de mexer com o psicológico.
    As cores pra mim tem papel fundamental para representar minha personalidade. Gosto de cores mais fechadas, mas tenho roxo como cor preferida. Gosto de estampas em roupas, mas nada que seja espalhafatoso para não fugir do meu estilo.

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  14. Por me interessar por divulgação visual,já tinha lido alguns artigos que falam justamente como a cor é um detalhe essencial quando se faz uma peça publicitária,seja física ou digital,inconscientemente despertam sentimentos nas pessoas,que podem ser de repulsa ou de conforto.
    Na hora da compra isso é muito importante,pois se uma loja de roupa decidir pintar suas paredes de vermelho por exemplo,com certeza suas vendas podem ir lá em baixo,pelo simples fato que:as clientes não iriam se sentir confortáveis de permanecer e um ambiente que as geram sentimento de atenção,urgência,incomodo...e não conseguiriam permanecer na loja nem mesmo para experimentar as roupas que desejar.
    Já o preto por passar elegância,geraria um certo conforto e acolhimento nas clientes nessa loja.

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  15. Jessica Pinheiro
    6º Período - Manhã

    Para criar á identidade visual de um produto além do design as cores é a base para a identificação, percepção e interesse do consumidor para o mesmo. O profissional de comunicação deve saber utilizar e aproveitar as cores e suas características para destacar o seu produto dos outros. As cores influenciam inconscientemente na compra dos produtos, saber utilizar com sabedoria gera um resultado positivo para as vendas.

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  16. Andrezza Magalhães - PP Noite11 de maio de 2014 às 15:23

    Super interessante. Através das cores é possível despertar interesse e chamar atenção do consumidor, pra isso deve-se utilizar as cores que de fato são impactantes para o seu tipo de propaganda ou para divulgação visual de uma marca. Isso tudo na verdade, faz parte de uma questão sensorial que "afeta" nosso psicológico e interferem "motivações" e "ações".

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  17. Berkciara Marinho – PP 6º Manhã
    Certos tipos de cores pedem destaques em materiais diferentes. É claro que não existe uma regra definida, até porque hoje são tantas variações que você pode encontrar de tudo. Às vezes, para determinada empresa, mudar a embalagem ou modificar a cor e/ou design de um produto já é algo que influencia a experiência da compra do consumidor. Hoje mesmo se vê diferentes tipos de produtos coloridos, calças, geladeira, tênis etc. o que atrai o consumidor a se sentir satisfeito sem generalizar.

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  18. André Dani Araújo Curi
    6º Período - PP - Manhã

    Detalhes como cor, textura, acabamento da embalagem, são muito importantes para a decisão final de compra, e que na maioria das vezes é inconsciente nesse quesito, eles interferem em como o consumidor vai se sentir ao adquirir o produto, passam uma mensagem, mesmo que oculta, sobre valores da empresa/produto.

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  19. Bruno Dayrell Lopes
    6º período - Noite

    Como o próprio texto exemplificou, as cores alteram e contribuem para decisões/escolhas. Há estudo das cores, seus significados e suas aplicações, afinal tudo interfere nas decisões de compras, desde o clima ambiente as cores e formatos das "embalagens".

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  20. Karine Gonçalves
    6ºP- Manhã

    A escolha das cores para cada produto/serviço é fundamental na área da publicidade. São elas que vão despertar ou não nossa percepção para determinado segmento; por isso, elas devem estar de acordo com o que quer se passar ao anunciar o produto. A escolha da composição das cores para as marcas já pode ser visto há muito tempo e todas as grandes empresas sabem da importância de tal adaptação para suas estratégias de marketing.

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  21. Poliana Rodrigues 6°P Manhã

    Como dito no artigo, creio que as corem influenciam muito na compra de um produto. Elas despertam a atenção do consumidor fazendo eles obterem ou não determinado produto.

    Para escolher a cor, deve-se levar em conta a função da empresa e do produto, como foi explicado acima (ex: Azul: Confiança / Preto: Equilibrio) por isso é muito importante que seja realizado um estudo antes de qualquer criação de embalagens e logos de empresas.

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  22. Ana Paula Souza Teixeira - P.p - 6º Período

    Ao ler o texto e com as informações aprendidas em sala de aula, podemos ver a vários fatores, podem influenciar positivamente ou negativamente o consumidor na hora de compra.
    Para ter obter o maior retorno possível uma empresa alem de olhar as cores que melhor sem encaixam com o seu perfil e com a ideia e emoção que ela quer passar para o seu consumidor, ela também pode trabalhar na ideia de qual é a melhor forma de se promover ou divulgar seus produtos e servições, por exemplo, através de VTs que fixam na memoria do consumidor de forma amigável transmitindo segurança, ou ate mesmo um outdoor chamativo que se destaca da maioria e assim sendo lembrado mais facilmente. Todos esse fatores influenciam e colaboram na hora da decisão de comprar, todo o consumidor tende a escolher uma marca que ele lembra, conhece ou remete alguma sensação como, segurança, confiabilidade entre outros.

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  23. Natália Godinho dos Santos
    6º período - Manhã

    As pessoas se sentem mais confortáveis ou não quando expostas aos diferentes tipos cores existentes. Nós comunicadores precisamos estar sempre atentos a esses detalhes já que uma simples troca de cor pode influenciar os consumidores em sua decisão de escolher um produto/ serviço. O significado das cores é algo interessante e até mesmo surpreendente, como mostra o texto acima. É preciso ter um bom conhecimento sobre o assunto na hora de desenvolver uma campanha para não cometermos erros em nossas escolhas.

    A composição como um todo é algo que tem que ter harmonia aliando símbolos, tipografias, a distribuição das mesmas e principalmente as cores utilizadas, tendo em vista que é o primeiro item que nos chama atenção. Uma peça seja ela qual for, só vai “conquistar” os consumidores se for estrategicamente pensada e trabalhada para se destacar das outras.

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  24. Fernanda Ferreira Freihah
    6º período PP - manhã

    Assim como diz o texto, acredito que as cores podem influenciar e muito na decisão de compra.
    Para escolher as cores adequadas de certos produtos ou serviços, é preciso que se faça um estudo antes para saber quais cores devem ser usadas, de acordo com o significado de cada cor. Se a empresa que passar segurança, use azul, se quer passar credibilidade, use preto, e por assim vai.

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  25. Com certeza a cor é um fator muito observado pelos consumidores! Estas análises de cores que vimos acima tem todo sentido. Nós consumidores prestamos muita atenção nas cores dos produtos que vamos comprar, e associamos as cores com a qualidade, com a conservação e credibilidade do produto. Por isso quando for criar alguma marca, é preciso ter o cuidado e atenção, para o consumidor se identificar com o que você usou para criar sua marca.

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  26. Juliana Cordeiro 6º período - Publicidade e Propaganda - Manhã

    Feliz ou infelizmente, cores não interferem em absoluto na minha situação de compra pois sou daltônica também. Em muitos casos, enxergo a cor que foi posicionada pela marca com uma intenção específica, de outra maneira. Por exemplo, não reconheci nenhuma das marcas pelo esquemas de cores apresentados em botões, além do Facebook. Mesmo assim esse estudo se mostra muito interessante, pois diferentes daltonismos anulam e confundem diferentes cores, e de certa forma, isso ainda assim faz com que o estudo de cores faça sentido. Por exemplo, para alguém que não enxerga o vermelho, não existirá estímulo na forma de juventude e coragem por essa cor. Desta forma, talvez esse estímulo seja gerado pela cor cinza (ou qualquer outra que seja vista). São especulações interessantes de se criar do ponto de vista daltônico.

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  27. Carmem Aparecida da Silva
    6º período PP - manhã

    As cores transmitem estímulos visuais muito fortes, e elas podem nos remeter aos vários sentimentos como: curiosidade, atenção, distração, lembranças boas e ruins e a momentos vividos. Fatores como esses podem interferir na escolha de um produto/serviço. Quando conseguimos trabalhar e combinar corretamente essas cores podemos ter resultados surpreendentes na hora da venda.

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  28. Através das cores as marcas podem passar o que elas pretendem conseguir através de tal rede, levando em conta valores da marca, o público que vai atingir; relacionado à idade, classe social, sexo, interesses, entre outros aspectos de tribos. Escolhendo a cor certa para divulgação de sua marca, ou propaganda irá influenciar muito no resultado, por exemplo: a cor vermelha é mais quente, forte, dando uma sensação de ansiedade, adrenalina; a verde está ligada a ecologia, marcas que tem haver com o meio ambiente; o azul traz calma, tranquilidade, facilita a concentração e não é cansativo. E claro, como a primeira impressão é a que fica, e as cores são grande parte das marcas e o que elas querem passar, escolher a cor certa será de grande importância.

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  29. Yasmin França - 6º Período - Manhã

    Eu particularmente adoro estudos sobre as cores e sua influencia na publicidade. Acredito sim que elas influenciam e muito, seja no vermelho do McDonalds que te dá fome,ao roxo e preto em artigos de luxo.
    Se utilizar bem e com as combinações certas, acredito que a empresa e seu produto podem atrair muitos clientes.

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  30. Juliana Dias Manoel-6º Período manhã PP.

    Adorei a matéria e super me identifiquei. Qndo se fala de cores sou bastante suspeita pra falar. Amo cores. Quando vou comprar alguma coisa logo levo em consideração até a cor da etiqueta de preço do produto. Acredito que as cores influenciam deforma positiva e negativa no ato em que o consumidor irá comprar porquê ao meu ver, tudo que é chamativo atrai olhares. Se a pessoa não gosta ou não ver cores secundárias por exemplo, uma cor pelo menos irá chamar atenção o que fará com que ela leve o produto, principalmente um produto que há necessidade de compra-lo.

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  31. Bruna Moraes PP manhã
    Sou uma pessoa muito visual. Gosto muito do que é belo aos olhos e esse fato aumenta principalmente na escolha das compras. A estética desde da loja a embalagem do produto. Não importo de pagar mais pelo que é mais bonito. As cores com certezas influenciam na beleza da peça, mas o texto mostra um outro lado: que o nosso subconsciente também tem suas preferências quanto as cores. Não é novidade pra mim que as cores tem poderes e quando bem utilizadas fazem total diferença.

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  32. Laura Luiza Soares Papa
    6° período PP - Manhã

    As cores definitivamente tem um papel fundamental no nosso consumo. Uma cor pode lhe chamar atenção para um lado positivo ou negativo e pode ser o determinante para a aquisição ou rejeição de algum produto.
    Os profissionais da publicidade devem trabalhar em cima do que geralmente atrai o cliente, como por exemplo no setor alimentício onde a cor vermelha é bastante usada por gerar o estímulo da fome.
    As cores acabam desempenhando um papel de ferramenta nesse auxílio às empresas na conquista do consumidor.

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  33. A matéria sobre as cores só confirmou o que já tínhamos estudado. As coroes influenciam e muito o consumidor na hora da compra. Eu como publicitário, reparo muito a loja, a vitrine, os vendedores, e as embalagens. Uma loja com uma vitrine com adesivos com cores muito fortes e um layout ruim, me afasta dali. Do mesmo modo acontece com outros consumidores... Cade ao marketing usufruir desses estudos de cores para atrair melhor o seu público alvo.

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  34. As cores são realmente algo fascinante. eu particularmente gosto muito de laranja (contradizendo a imagem acima) e tenho um a facilidade ou mesmo abertura maior a consumir produtos que usem esta cor. Se todo mundo seguisse os conselhos deste post não haveriam tais produtos pois segundo o texto acima, ambos os sexos não gostam desta cor. Contudo outro bom exemplo de que há várias exceções a estas regras é o teste dos botões verde e vermelho.

    A influência que as cores certamente tem sobre a decisão de compra é algo incontestável. Imagine um creme dental com uma embalagem marrom! As pessoas automaticamente ou inconscientemente já associam o verde e o azul utilizados nos cremes dentais a refrescância e a limpeza. Mas o que eu sempre me pergunto é, e se nossa memória simplesmente não guardasse este tipo de informação?
    Certamente veríamos embalagens de todos os tipos de produtos em inúmeras cores e os consumidores comprando qualquer marca por não identificarem a sua favorita pela embalagem.

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  35. Ricardo Pierre Bonfim de Lemos
    6º Período / Publicidade e Propaganda / Noite

    Não há duvidas quanto a influência que sofremos sobre as cores no ato da compra.Isso não reflete apenas em momentos de compra, e sim em toda nossa vida, como por exemplo o time para qual torce, a pessoa ela sofre influência do próprio time no momento em que esta comprando uma roupa ou um calçado, por ter afinidade com a cor do time para qual torce.Como cada cor tem sua especificação, trabalhando o ambiente correto fica mais facil de atingir o publico despertando não só a curiosidade, como o interesse e finalizando com o desejo de obter algo devido a confiança, credibilidade e atração que a cor passa para o consumidor final.Quando vimos o vermelho e o amarelo, de cara ja pensamos no Mc Donald , ou o azul, vermelho e branco, remetemos a Pepsi.São varios os fatores que nos leva a decidir por um produto inicialmente apenas pela percepção.

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  36. Barbara Monique
    PP - Noite - 6º período

    As cores são encantadoras se utilizadas corretamente como já estudado em outras matérias, e isso pode ser um fator determinante no ato da compra. Acredito que as pessoas em sua maioria são muito visuais, não compram só pela função do produto em si, mas pela sua embalagem. Como publicitários devemos saber utilizar as cores, como posicionar cada elemento, tudo conta no final, os detalhes seduzem consumidores.

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  37. RAFAELLA TEIXEIRA CARMO DE OLIVEIRA 6ºPERÍODO/MANHÃ

    Bom, de inicio quero dizer que eu também achei que o botão verde ‘’venceria’’. O verde é calmo, é algo que indica que podemos ir em frente... Enfim, achei que ele ganharia por dar mais segurança ao consumidor. Visto que o vermelho transmite um sentimento de atenção, alerta, pare, eu achei que seria um tipo de bloqueio aos olhos de quem fosse clicar. Mas vendo o significado da cor, a resposta vencedora ‘’vermelho’’ faz todo sentido. Vermelho é urgência, coragem, juventude, são características que induzem ao clique realmente.
    Fora essa questão, o estudo das cores além de legal (quase um passatempo) é também muito válido quando se trata da publicidade, escolher a cor correta para um negócio significa mais chances de lucro. E a cor deve ser escolhida também não somente pelo seguimento do negócio, mas também de acordo com o seu publico alvo.

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  38. Luma Coelho 6º período | PP – Manha.
    E inquestionável que a cor e um fator essencial na produção de um produto e que terá uma forte influencia na hora da compra, pois a cor e uma característica forte de estímulos.
    Entretanto acho que rotular as cores muitas vezes pode não funcionar, classificar cores como sendo exclusiva de um determinado campo de mercado é classificar demais as cores. Ou ate mesmo julgar as cores que mulheres e homens odeiam cortando assim a possibilidades do uso das cores em determinado produto e precoce demais, ou fazer qualquer tipo de layout baseado nas cores que julgaram ser do gosto do publico e achar que agradou e arriscado demais. As cores têm influencia sim, mais também tem que combinar com a marca, com a forma da embalagem, com a proposta e mensagens que a empresa quer passar. Contudo devemos prestar atenção nas cores sim, porem sem deixar de lado outros fatores que são também fundamentais.

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  39. Thiago Silva
    6° Período - PP - Noite

    O poder das cores no cérebro humano é inegável, há estudos mais aprofundados ainda sobre como se comporta o cérebro de cada um diante de certas cores. Consumidores impulsivos são os alvos principais de certos segmentos como Fast-food e outlets.
    Há indicadores que mostram que a questão local e cultural podem influenciar na percepção das cores, e na reação do consumidor ao se referir ao produto ou marca. O que devemos saber é que hoje a publicidade é formada por pequenos tijolos que formam um todo, a cada geração se torna mais complexo entender e saber lidar com o público, o ideal então é não deixar faltar nada na hora de expôr sua marca.

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    Respostas
    1. Como dito no texto acima, a escolha da cor para o produto ou serviço é fundamental. Há várias pesquisas que comprovam o quanto a cor altera nossa reação a determinada exposição. Pensando assim, não seria interessante para um restaurante, por exemplo, utilizar cores escuras ou com tonalidades do marrom, porque pode remeter a diferentes ideias, enquanto maioria utiliza cores como o verde que remete à saúde.

      Erick Vinícius de Oliveira Saraiva - PP - Manhã

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  40. Thiago Vaz Morais de Resende
    6° Período PP - Noite

    As cores são realmente um passo à frente para a venda de um produto ao consumidor. A escolha das cores pode trazer tanto o sucesso quanto o fracasso e isto é a sólida demonstração da influência que as cores possuem sob os olhos do consumidor. Também não posso deixar de dizer que, nem sempre, se pode apostar totalmente em uma cor. Tudo utilizado em excesso, é negativo. Como a cor mostarda, que usada em excesso trás a sensação de desconforto estomacal, mas na dose certa é ideal para os estabelecimentos alimentícios, pois aguça a fome de forma significativa. Sendo assim, a escolha das cores é tão importante quanto a escolha do próprio produto, pois as boas e más sensações são trazidas a nós instantaneamente.

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  41. Por outro lado, o consenso sobre a necessidade de qualificação oferece uma interessante oportunidade para verificação do levantamento das variáveis envolvidas. Do mesmo modo, a consulta aos diversos militantes deve passar por modificações independentemente das novas proposições. Por conseguinte, a competitividade nas transações comerciais representa uma abertura para a melhoria de alternativas às soluções ortodoxas.

    José Fernando Publicidade noite 6º período

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  42. O cuidado em identificar pontos críticos no novo modelo estrutural aqui preconizado nos obriga à análise do impacto na agilidade decisória. Do mesmo modo, a consulta aos diversos militantes deve passar por modificações independentemente do processo de comunicação como um todo. O que temos que ter sempre em mente é que a crescente influência da mídia estimula a padronização das formas de ação.

    José Fernando Vieira
    PP
    Noite
    6º período

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  43. Assim como é apresentado no texto, a visão sem duvida nenhuma é um dos sentidos mais poderosos para ser trabalhado na comunicação, vide o processo que levou a TV, em curto prazo, a superar o Rádio e obrigando a publicidade e os programas de Rádio a se reinventarem. "Imagem não é nada, sede é tudo", slogan da Sprite por alguns anos tentou apresentar o que inevitavelmente eles mesmos aplicam ao colocar suas garrafas verdes com desenhos de gotas nos refrigerantes de sabor limão. Algo feito por todos os concorrentes que vendem produto semelhante. Muitos consumidores são conduzidos essencialmente pelas cores, seja para se localizarem ou mesmo para selecionar, afinal, muitos ja pegaram um determinado produto por engano simplesmente pelas cores serem semelhantes. Até mesmo os corredores dos mercados são determinados pelas cores dos produtos e suas distribuições, pois aquele corredor azul dos amaciantes e sabão em pó não ficam em determinado local de forma aleatória. Tudo tem um estudo e pesquisa, para nessa selva do consumo, cada marca conquiste seu espaço, sendo a visão, de longe, o primeiro passo.

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  44. Wilvis Handel - 6º Período PP - Noite

    Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes. As cores tem influências em nossos componentes físico, mental e emocional. Isso influencia diretamente na hora de escolher algum produto.

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  45. Quézia Gonçalves Barboza
    6º período - manhã - P.P.

    É mais que comprovado que as cores influenciam em partes nas decisões de compra. No caso das propagandas, por exemplo, as cores podem chamar a atenção dos consumidores, podem levar a associação da marca pelos consumidores, pode também fazer com que o consumidor reaja negativamente.
    As cores utilizadas em logotipos também são de importante escolha na hora de elabora-la, pois ela será uma das principais imagens que a empresa terá e fará com que os clientes também associem a marca a qualidade dos produtos e serviços desta empresa.
    Eu considero que as cores tem poder de nos ajudar a comprar e consumir algo. Determinada cor pode ou não me fazer comprar tal produto.

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  46. Rayane Oliveira de Paula
    5º período - manhã - P.P.

    Os publicitários devem estar atentos ao que atrai o cliente, as cores definitivamente tem um papel primordial no ato da compra. Influenciando pelo lado positivo tanto quanto, pelo lado negativo. As cores despertam sensações. Ficar atento ao que cada cor representa antes de coloca-la para algum produto é essencial para atrair os consumidores.

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  47. Temos muitas cores que já estão enraizadas na memória do consumidor como referente a uma marca ou produto especifico. Isso é algo que não podemos deixar de pensar quando criamos uma campanha e/ou logo e/ou marca e etc.
    Se realmente as cores despertam certas sensações no ser-humano devemos também nos ater a isso para não corremos o risco de perder os clientes, devido as suas sensações não levarem ao interesse e posteriormente ao consumo de uma marca ou produto.

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  48. Stefaniny Ratto Brandão
    6° período / manhã

    De acordo com os nossos estudos, leituras de artigos que fiz sobre esse assunto e também de acordo com este texto, pude perceber que as cores são importantes para o sentimento que uma marca quer passar aos seus consumidores, pois as cores nos provoca reações e sentimentos diversos, influenciando nas decisões de compras, e por isso é importante a marca conhecer mais sobre as cores, e utilizar cores que condizem com seus valores, com a identidade que se quer passar.
    Pois uma cor mau utilizada para determinados produtos pode reverter a imagem da empresa e chamar a atenção para pontos que talvez ela não queira repassar aos consumidores ou valores que não condizem com o que esta sendo passada.
    A visão é um dos nossos sentidos mais apurados, enxergamos com detalhes as cores, e ela nos provoca sentimentos, lembranças, sensações que se bem utilizadas podem nos levar as compras, ou se mau utilizadas podem nos causar repúdio a determinadas marcas.

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  49. Ednaldo Junior
    6° Período / PP - Noite

    As cores são elementos de extrema importância em nossas vidas. Desde as cores do nosso time do coração, passando pelas roupas que usamos no dia a dia até os produtos que mais nos chamam atenção nas prateleiras das lojas. Particularmente não sinto a influencia das cores em minhas compras, pelo menos não conscientemente, mas tenho uma tendência natural a evitar a cor azul (com exceção do Facebook, desse não dá pra mudar as cores, como no Orkut), por um fato muito simples: Azul me lembra Cruzeiro. E não é só o celeste envergado pelo time do outro lado da lagoa, evito qualquer tom de Azul. Mesmo o azul transmitindo, segundo o texto, credibilidade, calma, limpeza, foco e profissionalismo, é a única cor que trato como não grata em minhas escolhas.

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  50. Rafael Bresson
    6° Período PP - Noite

    As cores são elementos extremamente importantes quando falamos de decisão de compra,
    a escolha da cor para o produto ou serviço é fundamental. Mas de fato acredito que não devemos ficar preso a um manual exato de cores, pois podemos combinas significados e formar novas possibilidades sempre pensando no sucesso de um projeto visual. Sempre entender o que melhor representa seu projeto, pois assim a comunicação visual com certeza ficara mais assertiva.

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