segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cai nº de famílias com dívidas, diz CNC

Proporção de endividados cai e percepção ante endividamento melhora. Famílias estão mais otimistas em relação à capacidade de pagar débitos.

Por G1 - Economia - 23/10/2014
 
O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 60,2% em outubro, queda de 2,9 pontos percentuais em relação a setembro, quando o índice foi de 63,1%. Em relação a outubro de 2013, houve recuo de 1,9 ponto percentual. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Acompanhando a queda do percentual de famílias endividadas, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso (inadimplentes) diminuiu na comparação mensal, de 19,2% em setembro para 17,8% em outubro. Houve redução também em relação a outubro de 2013, quando esse indicador alcançou 21,6%.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes, apresentou diminuição em ambas as bases de comparação, alcançando 5,4% em outubro – o menor patamar da série histórica do indicador – ante 5,9% em setembro de 2014 e 7,3% em outubro de 2013.

“A cautela das famílias em relação ao consumo, adicionada à proximidade das festas de fim de ano, faz com que mais consumidores quitem suas dívidas. Entretanto, entre as famílias com dívidas, o comprometimento da renda com o pagamento aumentou, acompanhando o custo elevado do crédito”, diz Marianne Hanson, economista da CNC.

Entre as famílias que relataram ter dívidas, 61,9% têm renda de até 10 salários mínimos e 52,4% têm renda maior que 10 salários mínimos. O tempo médio de atraso é de 58,5 dias, e o tempo de comprometimento com a dívida é de 6,9 meses, sendo que 28,1% estão comprometidas com dívidas até três meses, e 31,5%, por mais de um ano.. A parcela média da renda comprometida com dívida é de 30,5%.

O cartão de crédito é responsável por 74,7% das dívidas, seguido do cheque especial, com 6,1%; do cheque pré-datado, com 1,8%; do crédito consignado, com 5,1%; do crédito pessoal, com 9,3%; de carnês, com 17,3%; financiamento de carro, com 14,1%; e financiamento de casa, com 8,7%.

De acordo com a pesquisa, houve não apenas diminuição da proporção de endividados, mas também melhora da percepção em relação ao endividamento, com menos famílias relatando estar muito endividadas.

Seguindo a redução do nível de endividamento das famílias, houve redução também nos
indicadores de inadimplência. O perfil mais favorável, concentrando-se em modalidades de
risco mais baixo e prazos mais longos, melhorou a percepção das famílias em relação ao seu
endividamento e manteve a inadimplência em patamares baixos. Também houve melhora na
percepção das famílias em relação à capacidade de pagar débitos em atraso, alcançando o menor nível da pesquisa, que teve início em janeiro de 2010.


Prezadas e Prezados, a partir da nota acima, qual é para você a importância da percepção na análise do comportamento do consumidor. Lembre-se do que estudamos em sala e o que está no livro.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Estudo Dirigido II - Psicanálise, Maslow e Publicidade





O exercício foi iniciado em sala de aula (17/10 - turma B e 20/10 - turma A) e foi em grupo de até três pessoas. Para aqueles que não estiveram neste dia (de acordo com a lista de presença), o trabalho só poderá ser individual
1) Selecione um anúncio de uma revista com ênfase aparente em cada uma das características psíquicas (Id, Ego e Superego) (total de três anúncios). Justifique a escolha. 

2) 
Selecionar um anúncio com ênfase aparente em cada um dos processos de negação ou expressão de nossos desejos (projeção, identificação e sublimação) (total de três anúncios). Justifique a escolha.

3) Selecionar um anúncio com ênfase em cada necessidade apontada pela Teoria de Maslow (total de cinco anúncios). Justifique a escolha.

Os anúncios podem ser coincidentes

Prazo de entrega: Turma A - Dia 27/10 - Turma B - Dia 30/10