segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cai nº de famílias com dívidas, diz CNC

Proporção de endividados cai e percepção ante endividamento melhora. Famílias estão mais otimistas em relação à capacidade de pagar débitos.

Por G1 - Economia - 23/10/2014
 
O percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 60,2% em outubro, queda de 2,9 pontos percentuais em relação a setembro, quando o índice foi de 63,1%. Em relação a outubro de 2013, houve recuo de 1,9 ponto percentual. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Acompanhando a queda do percentual de famílias endividadas, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso (inadimplentes) diminuiu na comparação mensal, de 19,2% em setembro para 17,8% em outubro. Houve redução também em relação a outubro de 2013, quando esse indicador alcançou 21,6%.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes, apresentou diminuição em ambas as bases de comparação, alcançando 5,4% em outubro – o menor patamar da série histórica do indicador – ante 5,9% em setembro de 2014 e 7,3% em outubro de 2013.

“A cautela das famílias em relação ao consumo, adicionada à proximidade das festas de fim de ano, faz com que mais consumidores quitem suas dívidas. Entretanto, entre as famílias com dívidas, o comprometimento da renda com o pagamento aumentou, acompanhando o custo elevado do crédito”, diz Marianne Hanson, economista da CNC.

Entre as famílias que relataram ter dívidas, 61,9% têm renda de até 10 salários mínimos e 52,4% têm renda maior que 10 salários mínimos. O tempo médio de atraso é de 58,5 dias, e o tempo de comprometimento com a dívida é de 6,9 meses, sendo que 28,1% estão comprometidas com dívidas até três meses, e 31,5%, por mais de um ano.. A parcela média da renda comprometida com dívida é de 30,5%.

O cartão de crédito é responsável por 74,7% das dívidas, seguido do cheque especial, com 6,1%; do cheque pré-datado, com 1,8%; do crédito consignado, com 5,1%; do crédito pessoal, com 9,3%; de carnês, com 17,3%; financiamento de carro, com 14,1%; e financiamento de casa, com 8,7%.

De acordo com a pesquisa, houve não apenas diminuição da proporção de endividados, mas também melhora da percepção em relação ao endividamento, com menos famílias relatando estar muito endividadas.

Seguindo a redução do nível de endividamento das famílias, houve redução também nos
indicadores de inadimplência. O perfil mais favorável, concentrando-se em modalidades de
risco mais baixo e prazos mais longos, melhorou a percepção das famílias em relação ao seu
endividamento e manteve a inadimplência em patamares baixos. Também houve melhora na
percepção das famílias em relação à capacidade de pagar débitos em atraso, alcançando o menor nível da pesquisa, que teve início em janeiro de 2010.


Prezadas e Prezados, a partir da nota acima, qual é para você a importância da percepção na análise do comportamento do consumidor. Lembre-se do que estudamos em sala e o que está no livro.

70 comentários:

  1. O novo cenário fez com que a classe C emergente aprendesse a ser mais exigente, considerando os juros pago e tendo noção do real valor pago pelo que compra e o que quer comprar. Hoje, com renda maior, a nova classe média passou a representar uma parte maior na sociedade ativamente.

    LBA/PP 6º

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  2. Os consumidores estão mais cuidadosos com seu dinheiro, de maneira que preferem comprar a vista do que se enrolar em crediários e pagar juros altos. Estão querendo comprar mais e a tendencia é que esse cenário de dividas caia a longo prazo.

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  3. Acredito que os consumidores esteja mais cuidadosos com seu dinheiro, no sentido de pagar a vista do que ficar dividindo.
    As pessoas estão percebendo que fazer divida já não é bom, estão vendo que as dividas só fazem eles perderem mais dinheiro, devido as juros e etc.
    Os consumidores estão ficando mais espertos, entendendo dos procedimentos e não querendo mais fazer dividas, tentando quitar o mais te pressa possível, para poder adquirir novas coisas sem dividas e pagando a vista.
    Bruna Lopes Guimarães - LBA/PP

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  4. Acho que essa pesquisa nos permite analisar o consumo dentro do modelo econômico adotado pelo governo brasileiro nos últimos anos, e que vem recebendo enormes críticas devido ao incentivo exacerbado ao consumo, e consequentemente ao endividamento, principalmente da “nova classe média” criada pelo governo Dilma. Resta saber se há uma nova consciência dessas pessoas quanto ao controle aos impulsos, esses que tão perigosamente são derivados desse modelo econômico e movido pela concessão de crédito, e facilidade nos financiamentos.
    Bruno Henrique dos Santos Figueiredo – 6 período – PLBB – Noite.

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  5. É importante destacar que o endividamento não está relacionado à incapacidade de pagamento, refere-se apenas à presença de crédito, empréstimo e financiamento que serão responsáveis pelo aumento no estoque de crédito e, conseguintemente, do endividamento.

    Na minha opinião a expansão da oferta de crédito nos últimos anos teve um aumento expressivo, as principais causas foi aumento dos prazos, diminuição das taxas de juros e incentivo do governo como a redução do IPI estes fizeram com que as famílias brasileiras ficassem com alto índice de endividamento e atingisse patamares nunca antes experimentados, de fato o maior acesso ao crédito pode trazer benefícios como o aumento do poder de compra, mas também sabe se que a divida em um determinado nível o devedor pode não conseguir arcar com a mesma.

    Francielle de Souza Lima- 6º Período- PP/LBB- Noite

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  6. Talvez as pessoas estejam mais seguras de seus investimentos de acordo com seu ganho mensal, analisando de acordo com a percepção que consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas. Realmente não sei fazer nenhum outro comentário desse texto, já que qualquer coisa que tenha %, índices, e essas coisas ligadas a economia fazem meu cérebro bugar , e mal assimilo as informações do texto.

    Camila Coelho - 6º Período- PP/LBA

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  7. Bruno Eduardo Vieira Lopes30 de outubro de 2014 às 04:41

    Eu acredito que hoje as pessoas estão mais cuidadosas em relação ao seu dinheiro, comprando menos com cartão para ter um certo controle e não gastar a mais do que pode, com isso preferem pagar tudo de uma vez do que ficar dividindo tudo que vai comprar. Com isso os consumidores não querem fazer nenhuma dívida mais querem ter esse controle para a nossa sociedade.

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    1. Bruno Eduardo Vieira Lopes30 de outubro de 2014 às 04:46

      Eu acredito que hoje as pessoas estão mais cuidadosas em relação ao seu dinheiro, comprando menos com cartão para ter um certo controle e não gastar a mais do que pode, com isso preferem pagar tudo de uma vez do que ficar dividindo tudo que vai comprar. Com isso os consumidores não querem fazer nenhuma dívida mais querem ter esse controle para a nossa sociedade. No meu caso eu prefiro comprar tudo de uma vez do que ficar dividindo as coisas, fica mais fácil para você se organizar do que ficar todo individado.

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  8. Está cada vez mais caro ficar endividado. Os juros estão aumentando e com ele o valor para quitar um dívida também aumenta. O que o consumidor está pensando com isso é que quanto mais ele ficar endividado, mais ele terá que pagar para quitar essa dívida depois. Portanto ele passa a fazer mais compras à vista, e passa a quitar dívidas que já tinham antes que os juros aumentem mais.
    Além disso, o final do ano está chegando, e com ele o tão esperado Natal. Essa época do ano muitos consumidores acabam se endividando mais ainda com festas, comprando presentes, e fazendo viagens. Então as dívidas estão sendo quitadas para não acumular com as dívidas de fim de ano.

    Rafael França - PPLBB - 6º período - Noite

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  9. Hoje em dia muitos já estão tendo consciência de que comprar demasiadamente com crédito atrapalha o controle de renda e acabam se embolando cada vez mais e com isso percebem que é as vezes melhor esperar alguns meses para realizar tal compra de uma maneira que não se enforque tendo que faze mais dívidas para pagar dívidas. Fora que se deixar pra comprar a vista e um pouco mais pra frente, temos um desconto, as vezes não muito significativo, porém de pouco em pouco conseguimos nos ajeitar financeiramente.

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  10. A meu ver a percepção neste caso é do tipo seletiva. Os meios de comunicação exibem cada dia mais matérias e notícias sobre pessoas com casos no SPC e similares e assim as pessoas vão tomando consciência e percebendo que é melhor comprar menos e "dormir com a cabeça tranquila" e adquirir seus bens aos poucos quitando os primeiro antes de adquirir outros.
    A parte do texto que diz que “A cautela das famílias em relação ao consumo, adicionada à proximidade das festas de fim de ano, faz com que mais consumidores quitem suas dívidas."

    Também nos mostra a percepção limitada ao tempo das pessoas. As famílias economizam durante o ano para poderem aproveitar as promoções no final.

    Uma das definições do dicionário para a palavra percepção é: "ato ou operação da inteligência" e acho que esse significado semântico é o que melhor caracteriza o significado de percepção para as famílias neste texto.

    Ana Raquel - LBA

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  11. Acredito que a percepção do brasileiro quanto a economia está mudando. Não considero os números tão expressivos assim, mas a mudança da mentalidade é sim um fator interessante de ser notado.
    Com os avanços tecnológicos e a velocidade da informação,percebemos que as pessoas estão mais "Ligadas" no que acontece no mudo, sobre todos os assuntos. A economia, não foge disso. O ano de 2014 está com a inflação alta e as previsões de 2015 não são favoráveis.
    Com esse grande acesso a novas informações, é de se esperar que a percepção econômica da população mude.
    Pedro H. Santa Rosa. 6° Periodo LBB Noite.

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  12. Para Vavra(1993, p. 108) a percepção é como as pessoas vêem e interpretam no ambiente. Precisa-se, portanto, que este seja valorizado e explorado de forma adequada. Como as pessoas vêm muitos estímulos (anúncios) estas tendem a selecionar aquelas que acreditam que irão satisfazê-lo. Cabe, portanto, aos profissionais aplicarem técnicas que permitam que o estímulo da empresa se sobressaia sobre os demais.
    Os consumidores estão ficando cada dia mais seletivos. Isso se deve ao fato de que à cada dia,aumenta o acesso à informação, e a preocupação com endividamentos escandalosos. A publicidade fica à cada dia também mais criativa, buscando de todas as formas atender as necessidades do cliente, e entregar à ele, aparentemente, o que ele precisa. Os clientes mais exigentes, publicidade mais exigente, ciclo paralelo.


    Larissa Venturini Oliveira
    PP - LBB - Noite 6º Período

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  13. É visível que a forma como os brasileiros estão respondendo ao ambiente econômico está mudando. E isto leva a crer que sua percepção com relação ao consumo também está. Antes de ficar endividado para satisfazer qualquer necessidade, o brasileiro está pensando duas vezes, e está escolhendo se manter com as finanças em dia. O acesso à informação talvez seja um dos fatores que esteja tornando nossos consumidores cada vez mais seletivos na hora da decisão de compra.

    Jéssica C. Araújo Gomes - PPLBB - Noite

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  14. É possível perceber, observando o comportamento do consumidor, que houve mudanças na forma que a sociedade está lidando com a economia. Isso está visível na diminuição de endividados no Brasil, que mostra que os brasileiros estão cada vez mais conscientes e comprando de forma mais segura e parcelando menos suas compras. A tecnológica, trazendo informação mais rápida e para outros grupos da sociedade, ajudou nessa transformação que acontece hoje no comportamento do consumidor, mostrando outro lado e conscientizando mais na hora da compra.

    Bruno Ferreira - 6p PLLBB - Noite

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  15. A percepção do consumo no Brasil está mudando. Com a melhoria da telecomunicação e o acesso a internet, os consumidores monitoram suas contas bancarias com mais freqüência, comparam preços e adoram promoções.

    Victor Galuppo - PPLBB - Noite

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  16. Acredito que o que vem ocorrendo com a sociedade, é uma generalizada percepção temporal da economia. De modo que, o Brasileiro passou a visualizar com mais cuidado o seu ritmo de consumo, evitando gastos desnecessários ou uma perda de controle dos mesmos.

    Vitor Timóteo - 6ºP - PLLBB - Noite

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  17. A situação econômica do país vem sofrendo mudanças e a forma de consumir também está mudando. Apesar das facilidades nos créditos e financiamentos a pesquisa nos mostra que os consumidores têm mudado sua percepção quanto a economia e controlado seus impulsos na hora das compras. Acredito que a globalização, os avanços tecnológicos, são um dos fatores que contribuíram pra este cenário, uma vez que as pessoas possuem cada vez mais acesso a informação.

    Carina Alves Pires LBB-Noite

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  18. O maior envolvimento do brasileiro com o seu orçamento mostra uma maior conscientização da população acerca do modelo de consumo que é utilizado atualmente, o fato de o cidadão comum ter um entendimento de custo, valores e despesas mostra um lado positivo da globalização econômica e mostra uma faceta otimista do cidadão brasileiro.

    Lucas gomes- LBB-sexto período

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  19. É notável que a percepção dos brasileiros em relação aos seus proprios gastos está sedo efetiva na contenção dos seus gastos. Acredito que com um maior e melhor acesso à informaçao possibilita esse controle e conscientização, pois é incontestável que, nos dias de hoje, se deixar ficar endividado sai muito mais caro e prejudicial ao bolso. Sou da política de que pagar a vista é sempre melhor, a não ser em situações extremas, pois ai não carregamos essa responsabilidade e o "tormento" de ter que se policiar e limitar pois tem um dívida pendente, e por já ter esse habito não me sinto tentada a parcelar as coisas ou dividir os pagamentos.

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  20. Cada pessoa tem um jeito de objervar tudo que a envolve e isso não muda quando o assunto é 'consumismo'. As pessoas estão observando mais e percebendo que a melhor forma de ter uma vida sem dividas é gastando de forma consciente. Isso vem acontecendo com o aumento das informações e a conscientização através da mídia.

    A percepção neste caso é seletiva, se a pessoa vê que realmente está gastando muito, ela ouvirá a mídia e deixará de gastar tanto, colocando em pratica o comportamento defensivo, que é quando sentimos que estamos sendo ameaçados de aluma forma.

    Drielle Fonseca - LBA/Noite

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  21. Numa sociedade onde o consumo é um fator extremamente presente, acho muito válido que as pessoas tenham consciência dos seus gastos de forma racional.

    O país vem passando por momentos difíceis no que diz respeito à inflação, e este assunto está sendo retratado pela mídia de forma gradual, por isso acredito que a população esteja mais consciente e realista do que pode ou não pode ser gasto, e qual a melhor maneira de se fazer isso. Como o autor estudado propõe, a percepção é a maneira como vemos e interpretamos as coisas ao nosso redor, por isso algumas pessoas estão tendo maior responsabilidade na hora de consumir, e isso é extremamente válido.

    Vejo essa mudança como algo bem positivo, e considero relevante ressaltar que a informação é sempre uma ferramenta extremamente importante para que as nossas escolhas sejam bem feitas.

    Dayane Almeida Silva, PP - LBA - 6° Período - Noite.

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  22. As pessoas estão mais certas de que o credito não é facilidade e sim descontrole, as pessoas estão juntando mais dinheiro para que possam adquirir bens e não precisar se endividar para pagar, sabemos que o numero de pessoas com nome no SPC ainda é alto, mas de pouco a pouco isso vai acabando, as pessoas estão passando a adquirir bens pagando antes, o mundo do consumo é muito grande, as promoções e as tentações de compra esta cada vez mais agressivas, as pessoas estão cada vez mais responsáveis na hora de consumir, isso é ótimo.
    Washington Júnio PPLBB NOITE

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  23. Percebemos que os consumidores estão mais preocupados com suas finanças. Estão mais cuidadosos na hora de comprar e evitando certos desgastes financeiros e emocionais. Mas a pesquisa se refere ao fim deste ano, geralmente os consumidores estão mais preocupados com o fim do ano, algo do tipo, fechar o ano sem dívidas ou amenizá-las.

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  24. De acordo com a nota acima é possível perceber que o comportamento do consumidor está modificando, antes a inadimplência no Brasil era muito maior e agora está diminuindo. Isso demonstra que o consumo está mais responsável e é devido a fatores como maior informação, além do período econômico atual.
    Este é uma fato positivo, pois mostra que a população está mais consciente sobre a forma de consumir.

    Cláudia Pereira Oliveira PPLBB-noite

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  25. O Artigo apresentado relata a mudança no comportamento do consumidor que estava habituado a se endividar sem se programar para evitar esses excessos, ressalta também a importância de alterarmos nossos estímulos emocionais que afetam diretamente na nossa percepção, para que cada vez mais possamos ter atitudes mais conscientes e menos instintivas!

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  26. Sendo a percepção uma forma de entender o ambiente, o brasileiro está começando interpretando o cenário econômico de maneira diferente. O acesso à informação, a alta dos juros e a economia do Brasil em decadência estão contribuindo para que os impulsos sejam controlados para favorecer o contexto, no caso a situação financeira pessoal a médio e longo prazo. Ou seja: evitar exageros no consumo para ter uma vida mais equilibrada financeiramente no presente e também no futuro.

    Breno Costa - 6P LBB/NOITE

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  27. É engraçado dizer, mas o consumidor parece que esta ficando mais inteligente com relação a sua vida financeira, como mostra os dados apresentados no texto. A percepção de que fazer compra com cada vez menos parcelas e consequentemente menos juros, é uma forma de se livrar das intermináveis dívidas que vão virando uma bola de neve. Muito desta consciência se deve as experiências negativas que as famílias tem passado durante os anos, não podendo viajar em datas comemorativas, não podendo comprar presentes e usar o dinheiro para o lazer. Hoje em dia o 13° por exemplo e visto como um aliviador de dívidas, e muitas das famílias se programam para não cair nessa.

    Jonathan eustaquio PP-NOITE--LBA-6 Período

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  28. Acredito que tem grande importância a analise do comportamento do consumidor porque através dos comportamentos de outras pessoas que os consumidores vem deixando de ser inadimplentes, eram tantos casos divulgados de inadimplência que os consumidores estão tomando consciência para que não aconteça o mesmo com ele .
    E com chegada do fim do ano as pessoas tendem a querer terminar o ano bem e começar ano bem e assim ficam se vigiando o ano todo para que não vire uma bola de neve. E hoje em dia esta tendo mais informação sendo o consumidor mais informado ele acaba sendo mais estabilizado.
    Raniery Santos Fernandes LBA NOITE

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  29. Ainda que exista uma grande facilidade em compras a partir do credito, as pessoas andam percebendo que essa ja não é mais a melhor forma já que causa um excesso ilusorio de compras causando "bolos" de dividas. A partir dai então, entra o conceito da percepção seletiva, os consumidores perceberam os gastos excessivos e estão passando a economizar, comprando de forma consciente.
    Marianna Alves Peixoto de Melo 6° Período - LBA Noite

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  30. hoje em dia os consumidores estão mais prevenidos em relação ao consumo excessivo, eles so compram o necessário, a preocupação e a falta de dinheiro estão fazendo com que os consumidores fiquem mais atento aos gastos e ninguém pretende entrar ano devendo por causa dos gastos feitos durante um ano todos as vezes por ilusão de compras sem necessidades.
    André Damião PP NOITE

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  31. Mesmo com o crédito cada vez mais fácil, a diminuição do inadimplentes (mesmo que ainda pequena) é excelente.

    Mostra que os consumidores estão mudando sua percepção , possívelmente devido a experiências anteriores, seja com ele ou com pessoas próximas.

    Porém o grande vilão ainda é o cartão de crédito, que, na minha opinião, é o mais fácil de contrair dívidas. Este por exemplo é o meu caso, sou um consumidor mais controlado do que já fui anteriormente, mas a facilidade das compras on-line, aliadas ao cartão de crédito ainda me prendem.


    FERNANDO HENRIQUE BASTOS DA SILVA - LBA NOITE

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  32. Durante muitos anos, fomos vítimas de juros exorbitantes e da ilusão do cartão de crédito. Com o passar deles, passamos a ficar mais cuidadosos com nossas dívidas e percebemos o perigo do cartão de crédito (pois, durante muito tempo, compramos no crédito, acreditando termos sempre mais dinheiro do que realmente tínhamos. Dessa forma, nossas dívidas só aumentavam, junto com os juros.)
    Ainda, o aumento da classe C fez com que esse número de famílias endividadas diminuísse tanto.
    Clarice Nogueira Mota - LBB

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  33. O consumidor está ficando cada vez mais consciente desde o momento da compra até na forma de pagamento. Por mais que as dívidas ainda existam em grandes números, os consumidores estão conseguindo controlar cada vez mais o fluxo de gastos. Visando o fim do ano, com a chegada do décimo terceiro salário e as festividades, as pessoas se preparam cada vez mais para poderem gastar de forma mais consciente. O maior caso de dividas se dá pelo uso excessivo do cartão de crédito, pois o poder de compra proporcionado pelo mesmo gera uma enorme satisfação e possibilidade para diversos tipos de clientes, mas esta definitivamente não é a melhor forma de realizar qualquer tipo de pagamento.

    Victor Marinho Ribeiro - LBB - Noite

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  34. Os dados comprovam que pouco a pouco as pessoas estão consumindo de forma mais inteligente, consciente e controlada. E isso é bom para todos, mesmo que o consumo desenfreado tenha uma queda a inadimplência também cai e o dinheiro gira e afasta a crise do crédito. A percepção e o comportamento dos consumidores mudaram e hoje eles percebem os transtornos se se estar endividado e tem um melhor planejamento financeiro, o que deixa o mercado mais equilibrado. Elaine Neves - LBA

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  35. Os consumidores de forma geral como aponta a pesquisa estão mais atentos a sua vida financeira, planejando mais e consumindo conforme sua situação permite, evitando assim dívidas que não possa quitar e as altas taxas de juros. É importante que esse comportamento se mantenha e cresça, para um mercado mais saudável.
    José Carlos Luz - LBA

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  36. O poder de consumir não é mais uma novidade, e suas sugestivas compulsões também não. As pessoas criaram conceitos e consciência de como fazer uma gestão de decisão na hora da compra.

    A inadimplência do passado pode ter construído um valor de responsabilidade nos consumidores. Os livres créditos já não são tão tentadores, e tais ofertas não são vistas como oportunidade, e sim, opção.

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  37. É interessante perceber como o ambiente interfere na maneira como consumimos. O poder de compra conquistado pelas classes menos favoricida pode ter sido responsável por essa mudança. Mesmo com uma economia instável, o brasileiro está tendo cada vez mais oportunidade para planejar seus gastos e assim, fugir dos financiamentos. A democratização da informação, mesmo que lenta, leva aos lares a importância da saúde financeira.

    Conquistar o poder de compra foi um processo tão lento que hoje é super estimado. O brasileiro quer consumir cada vez mais e sabe que o caminho certo para isso é cuidar de sua saúde financeira!

    Diobert Souza - PP - LBA - Noite

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  38. Podemos perceber que o Consumidor está passando a se preocupar mais com sua vida financeira, e por isto está mudando a sua postura na hora do consumo. Apesar das facilidades de compra existentes hoje, o consumidor esta tendo a percepção, que mesmo existindo essas facilidades, o valor da divida acaba ficando alto no final de tudo, e causa um endividamento devido o seu consumo. Por isso que a inadimplência vem diminuindo, devido as percepções do consumidor diante dessa situação, e a sua mudança de comportamento, evitando gerar futuras dividas optando em utilizar o pagamento no débito.

    Ana Clara Fulgêncio - PP - LBB - Noite

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  39. A classe C esta cada vez mais exigentes e cuidadosos, por ser a classe que mais vem crescendo no mercado atualmente. O consumo das famílias com cartão de crédito diminui, visto que o cartão é responsável por mais de 50% das dívidas. As pessoas estão optando por compras no dinheiro ou no débito automático. Como estudado na teoria cognitivista, fazemos nossas escolhas por meio da percepção, pensamento e raciocínio que faz com que refletimos mais antes que comprar qualquer coisa. Mas, com a chegada do 13° salário e as festas de final de ano as pessoas tende a gastar mais e a renda ficar mais comprometida. Mas conforme mostrado no texto acima, as famílias estão aprendendo a lhe dar com o consumo exorbitante e dando preferências a outros meios de pagamentos que não comprometa tanto o salário no final do mês.

    Rafaela Barbosa - PP - noite 6° período

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  40. De acordo com o texto podemos analisar que a sociedade vem sendo mais cuidadosa com o uso do credito e o endividamento, ou seja, o brasileiro teve um aumento de poder de consumo, principalmente nas classes mais baixas, criando uma necessidade cada vez maior de consumo que gera a necessidade de ter maior cuidado na gestão financeira, tendo a percepção que o uso da linha de credito e os juros não valem a pena.

    O texto ainda ressalta esse fator fora do comum devido a chegada do fim de ano, o aumento do numero de ofertas e também a oportunidade de gastar com o 13º salário, mesmo assim o consumo tem sido consciente e vem diminuindo assim o numero de famílias endividadas.

    Guido Santana Borges PP noite 6 período

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  41. A principio a noticia parece ser boa: “cai o número de inadimplentes no país”, a percepção que temos é que os consumidores estão pagando suas contas em dia, ou até mesmo para os mais otimistas, que o brasileiro encontra-se em uma nova fase e tem mais poder de aquisição, inclusive realizando pagamentos a vista. Contudo não satisfeito somente com os dados desta matéria busquei outras informações e através de analises conclui que o numero de inadimplentes diminuiu porque o país, até algumas semanas atrás, estava em recessão, ou seja, com a economia indo mal menos pessoas consomem logo menos pessoas estarão endividadas, menos empregos, menos campanhas publicitárias, enfim esta noticia pode ser boa para maquiar diversas propagandas, assim como foi bem utilizada nos discursos políticos, mas não é tão boa o quanto parece.

    Leonardo Coimbra - 6º período - Noite - PPLBB

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  42. Boa noticia menos pessoas inadimplentes, mas para as vendas péssima noticia. As pessoas estão optando por gastar menos e quitar todas as dividas, com isso estão adquirindo oque são necessitadas básicas ou principais. E com essa opção de vida dos inadimplentes as vendas diminui cada vez mais, com isso menos vendas e menos emprego. Alguns empresas aproveita o final de ano para fazer um acordo com os inadimplentes, pois a mais facilidade de quitar as dividas, por conta do 13º salario. Depois de dividas quitas, comprar só se for a vista.
    Jéssica Ayala - 6º período- Noite - PP LBA

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  43. O comportamento do consumidor está em mudança e isso se evidencia através desses dados. O impulso do cliente é um forte estímulo interno de auto-realização que exige ação e sua ideia de comprar um produto é condicionada pelos fatores externos, como por exemplo o marketing.

    Usar métodos como colocar os produtos bem dispostos nas vitrines e promoções tentadoras, são sugestões que influenciam na tomada e decisão do cliente. Mas o marketing não se torna menos ou mais afrontoso, a pessoa que se torna menos ou mais refém das compras.

    Mariana Barros Rodrigues LBB- Noite

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  44. Acredito que essa tal mudança seja reflexo das atuais informações propagadas pela mídia, como informações sobre endividamento nos jornais e até mesmo na Web, um exemplo é o site do Serasa, que ajuda no processo para limpar o nome e da até dicas de como ser educar financeiramente.

    Creio que essa percepção seja seletiva, pois a tendência de ver aquilo nos interessa através de da publicidade e propagandas faz com que sejamos cada vez mais consumistas, mas seletivos e certeiros na hora da compra. Tendo posturas mais racionais nas horas da compra para que possa ser feito várias outras compras. O que vem influenciando cada vez mais no comportamento do consumidor.

    Roger Henrique - LBB - Noite

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  45. As novas mídias possuem uma importante influência no comportamento das pessoas. Estamos conectados 24h por dia na internet, desta forma aprendemos e ensinamos bastante através do compartilhamento de notícias, que muitas vezes não podem ser acompanhadas por alguns na televisão.

    A questão do endividamento passou a ser tratada com mais cautela pelos consumidores. Temos acesso diário aos informativos sobre a economia e, por experiência ou conhecimento de casos, o consumidor se torna mais atento, principalmente no final do ano, quando acontecem as compras de natal e, logo após, o período de maior número de contas e impostos para pagar. Até uma criança já cresce observando os adultos falando sobre as contas de final de ano. Assim sendo, o consumidor se torna mais consciente a cada dia. A informação chega mais rápido atualmente, criando um certo alerta nas pessoas.

    Gustavo Santana da Cunha - LBA - Noite

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  46. O endividamento do consumidor está relacionado ao desejo. As pessoas não necessariamente precisam de determinado produto/serviço para sua sobrevivência, mas querem consumi-lo. O consumidor percebeu o quanto a sua vida é dificultada por causa das dívidas ou mesmo o quanto desnecessário é fazer uma dívida supérflua, então ele pensa antes de comprar por impulso. A oferta de crédito não é culpada pelo endividamento, mas sim o impulso do consumidor.

    Nathália Santos Leandro - 6º p. LBB - Noite

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  47. A sociedade está mais cautelosa na hora das compras. Acredito que a mídia tem um papel importante nessa tomada de decisão, pois o consumo é algo necessário de cada individuo, o que muda é a maneira como consumir, e isso é moldado em cada individuo de acordo com o seu meio e as informações que são chegadas a ele. As pessoas estão preocupadas com o preço dos produtos, isso faz com que haja uma mudança na hora de consumir, que haja um estudo, um controle antes de comprar.

    Gustavo Mateus Gontijo - LBB - NOITE

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  48. Com a grande quantidade de informação disponível, acredito que o consumidor hoje está mais atento as formas de pagamento e suas consequências. Portanto preferem planejar melhor uma aquisição e manter o nome limpo a ter que se enrascarem em dividas.

    André Luiz de Oliveira - LBA - 6º período - Noite

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  49. Hoje em dia as maiorias das pessoas param para pensar antes de consumir alguma coisa, as noticias sobre SPC no meio de comunicação, aumenta cada dia mais e conscientiza as pessoas que o nome limpo é mais que uma simples divida de “luxo”.

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  50. Os consumidores estão mais conscientes sobre as dividas, porém ainda não possuem total controle sobre suas finanças. Eles percebem que gastando muito, poderão ter seus nomes comprometidos em serviços de proteção ao crédito, mas ainda sim confiam que poderão pagar a divida adquirida. A percepção sobre os valores gastos está maior, mas a tentação na hora da compra supera tudo. A taxa de inadimplência pode ter diminuído, mas a percepção sobre o quanto ganha e quanto gasta ainda não está tão boa assim.

    Felipe Cavalieri - LBA/Noite

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  51. Frente aos incentivos de consumo por parte do governo e da classe empresarial com facilidades de pagamentos e juros menores a família brasileira se viu diante de uma enorme dívida a ser quitada. Grande parte da população ficou ludibriada com as ofertas e a oportunidade de possuir determinado bem que antes parecia ser impossível. Tais situações contribuíram para que a inadimplência crescesse, pois as dívidas se tornaram maiores que os ganhos. A olhar o cenário atual, percebe-se que com a proximidade das festas de fim de ano, muitos decidiram botar o pé no freio ao gastar com novas aquisições e sim quitar grande parte das contas em aberto. Fato que contribuiu para que comece a cair a inadimplência das famílias brasileiras e estas passam a dar maior importância à quitar suas dívidas sem contrair novas.

    Flávia Andrade - LBA/Noite

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  52. O endividamento das famílias brasileiras, segundo economistas está relacionada com o crescimento da economia brasileira, porém, em contra ponto, o pagamento das contas em atraso pelos brasileiros inadimplentes, mostra que as dívidas estão sendo quitadas com mais facilidade, devido as correções salariais acima da inflação, viabilizadas pela estabilidade dos níveis de emprego, e pelo movimento de redução dos juros de mercado nos últimos meses. Em relação às vendas, segundo pesquisa do SPC Brasil, houve diminuição em relação ao período anterior,e é previsto o aquecimento natural do consumo para as festividades de fim de ano.

    Aluno: Samuel Lemos de Carvalho

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  53. O consumidor tem sido mais atento, fazem pesquisas de preços e tem estudado mais as formas de pagamentos justamente nao se endividar. O ser humano percebeu que ter dividas a longo prazo e restrições de compra atrasam a processo de adquirir outros produtos/bens e desta forma tem controlado mais os seus impulsos de compras e feito compras mais
    à vista que a prazo para nao comprometer seus orçamentos.
    Leila Vieira - PPLBB 6° noite

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  54. O mundo capitalista é composto de muitas informações que tem o intuito de captar a atenção do consumidor. Com isso percebemos que o consumidor está sendo consciente na hora de gastar o seu dinheiro e realizando pesquisas, procurando produtos com o menor preço e assim reduzindo o número de dívidas segundo a pesquisa.

    LBA - 6 período

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  55. O perfil atual dos consumidores é de gastar até o limite, ou até mesmo além dele. O que acaba prejudicando bastante as pessoas.
    O fato é que grande parte do comércio abre diversas formas de pagamentos, compras, parcelamentos e créditos deixando grande parte da população com maiores facilidades de compra e ambos acabam se afundando em dividas e cobranças.
    Mais uma parcela da população vem percebendo que tudo isso facilita de imediato, mais que em a longo prazo acaba afetando na vida financeira e pessoal de forma geral. Fazendo então a melhor opção de quitar seus dividendos e fazendo novas aquisições de forma consciente.

    Júlia Castro - LBA

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  56. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta e abstrai as suas impressões sensoriais para atribuir significado para o seu meio de convívio. A percepção consiste em interpretar o meio através dos sentidos. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em nosso inconsciente. O processo perceptivo é uma ferramenta fundamental nos relacionamentos, pois aguça a interpretação de sinais interiores e exteriores provocando reflexões críticas e gerando nas pessoas a necessidade de reavaliarem suas próprias crenças. É importante para o profissional de comunicação entender a percepção do seu público, por isso conhecê-lo de forma aguçada traz benefícios para a marca ou para a empresa.

    Rodrigo Bryan - LBA PP 6º

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  57. O mercado de crédito nos dias de hoje nós da a oportunidade de comprar qualquer item desejado, compramos de acordo com nossas prioridades, necessidades e desejos. A oferta do crédito maior aos consumidores está rendendo bons resultados, já que o índice de pessoas endividadas abaixou. Cada vez mais os consumidores estão ficando mais atentos observadores e conscientes sobre suas compras. Com as festas de fim de ano a caminho, a tendência é que os consumidores gastem mais, porém com consciência para prestarem mais atenção nos preços do produto, qualidade e consequentemente terá um controle maior do orçamento.

    Pedro Faria - LBB 6°

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  58. A percepção da família ao longo do tempo foi ficando cada vez mais seria e correta, hoje em dia a forma de pagamento das coisas está mais fácil. Antigamente quem tinha um carro era pessoas da classe A, com a forma de pagamento ficou mais fácil qualquer pessoa com um salário mínimo consegue comprar um carro, mas ai vem a questão, muitas pessoas começaram a se embolar em dividas sem fim e percebem que nem sempre pagar de várias parcelas ou ter um objeto que não está em seu orçamento é tão favoravel. Os consumidores ao longo da vida percebem que ficar devendo pode gerar grandes consequências. Então ficou mais fácil ter a percepção perante a divida quando a consequência negativa.

    Nathália M Duque LBA

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  59. Sendo a percepção a base para decisões de compra, o consumidor contemporâneo está mais seletivo e blindado aos estímulos recebidos. Também tem as incertezas que permeiam o cenário econômico atual, fazendo com que os brasileiros tenha mais cautela ao comprarem .
    Por fim acredito que entender a percepção seja fundamental no comportamento do consumidor, pois é através dela que descobrimos como as pessoas reagem sob os padrões de consumo .
    Paloma Oliveira LBB

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  60. Acredito que hoje em dia, as pessoas estão mais seguras e preocupadas com suas finanças. Mesmo com tamanhas ofertas em consumo, e grande parte desse consumo estimulado pelo próprio governo, o brasileiro tem se preocupado com suas movimentações e com o dia de amanha. A economia sofre mudanças, e as taxas de juros só aumentam, o que faz com que o brasileiro mantenha o pé no freio e tente ao máximo reduzir seus gastos “desnecessários” e suas dividas, e ter controle do seu ganho mensal.

    Mateus Alves – PP – LBA Noite.

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  61. As pessoas estão cada vez mais seletivas e experientes com créditos, comprando apenas o necessário, uma vez que a maior parte da população já se viu endividado, até mesmo com o credito negado na praça. Com a chegada do natal e fim de ano, datas comemorativas as pessoas necessitam estar com a saúde financeira estável, desta forma as pessoas tem mais consciência e controle dos gastos.

    André Felipe Souza - LBA Noite

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  62. Existe sim uma conscientização em relação ao crédito, mas existe também um grande incentivo (por parte da economia) para a utilização dos mesmos. Então temos dois pontos distintos: O governo que, cada vez mais, apoia e incentiva o consumidor ao crédito e o consumidor que está se conscientizando em relação às dividas. São comportamentos distintos e que, graças à percepção do consumidor, o uso de créditos está sendo mais consciente. Ou ele prefere juntar o valor total para fazer a compra, ou ele prefere utilizar o crédito somente quando ele tem consciência de que pode pagar. Essa percepção do consumidor afeta (positivamente) seu comportamento em relação ao consumo.

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  63. Este comentário foi removido pelo autor.

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  64. Como visto pela matéria, o capitalismo está em evidência. As diversas formas de se obter credito e fazer uso dele, as facilidades e praticidades interferem diretamente e indiretamente no memento real da compra. Com o crescimento classe social dominante no pais, e o incentivo que o governo proporciona, as famílias tenderiam a se individar mais, fato que não ocorre mais. Recentemente com maior procura e participação em fatores cotidianos, o brasileiro aprendeu a olhar mais para o futuro e se preparar para as ocasiões.

    Bruno Coutinho - 6 periodo LBB - noite

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  65. Hoje em dia as pessoas estão mais conscientes em relação ao crédito, evitando acumular dívidas, apesar do incentivo do governo para que o consumo aumente. As pessoas preferem juntar o dinheiro para realizar a compra a vista do que comprar a prazo. Mas se caso precise fazer compras a prazo, o consumidor só o faz se tiver certeza que poderá pagar. Estão preparados para o futuro e possíveis situações negativas.

    Letícia Alves - PPLBB

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  66. Com maior poder de compra das classes mais pobres da sociedade brasileira, as empresas fazem de tudo para que eles se rendam ao crédito fácil, mas a consciência coletiva mostra que não está fácil convencer esse público a se render a ele. Muitos já passaram por uma situação de dívidas anteriormente, graças a empréstimos e crediários, mas, com essa nova possibilidade e com esse crescimento, as pessoas adquiriram um pensamento mais maduro e já não se rendem às ofertas de parcelamento ou crédito. Optam por pagar a vista para que numa próxima oportunidade (e até mesmo necessidade) possam realizar uma compra com mais tranquilidade, sem se preocupar com o que ainda tem pra pagar.

    Felipe Augusto Oliveira de Carvalho – LBA/Noite

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  67. A diminuição do numero de endividados reflete diretamente a mudança de percepção em termos de valor que a sociedade tem.

    Se antes a classe média queria ter independente de como conseguiria o bem, hoje ela pensa em não comprometer seu futuro.
    "Gastar pouco para gastar sempre "

    Guilherme Mendes de Oliveira - 6º LBA - Noite

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  68. Cada vez mais os brasileiros estão reciclando os seus hábitos financeiros, pensando duas vezes antes de fazer qualquer divida. Acredito que essa mudança se deve ao acesso de mais informações sobre economia, e cada vez mais o tema está presente no dia a dia dos brasileiros, e assim trazendo a percepção necessária para estudos melhores de gastos.
    Rafael Bresson-PP-Noite-6 Periodo.

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