quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Consumismo: A Ditadura de Superficialidade



Por TV UOL - 30/12/2014

Na década de 50 nós consumíamos 5 vezes menos do que hoje e não éramos menos felizes por isso. Na década de 70, cerca de 70% das famílias dependiam apenas de uma renda para manter-se.

Hoje, mais de 70% das famílias dependem de duas rendas para manter o mesmo padrão. Ou seja, o luxo do ontem tornou-se necessidade do hoje.

O consumismo tem sido uma ditadura implacável.

Mas, o que é consumismo? É você comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para impressionar as pessoas que você não conhece.

Prezadas e Prezados, essa última frase, geralmente, é atribuída, de forma pejorativa, ao trabalho do publicitário, no sentido de que o nosso trabalho é fazer com que aconteça: fazer com que os outros comprem o que não precisam, com o dinheiro que não tem, para impressionar as pessoas que não se importam com você. Assista ao video e dê sua opinião sobre o que motiva as pessoas ao consumismo e qual o papel do publicitário nesta equação.

82 comentários:

  1. Algo que conseguimos facilmente notar em nossa sociedade atual são pessoas cada vez mais adeptas ao consumismo, mesmo que na maioria das vezes de forma inconsciente.
    É certo que a influência da propaganda é alta, e que o papel da publicidade seja quase que dar marteladas diárias na cabeça do consumidor sobre determinado produto/serviço/vantagem, mas é certo também que questões psicológicas fazem parte dos vilões que assombram o indivíduo no ato de consumo.
    Existem as pessoas que compram algo que não precisam e nem usam por pura influência de marketing, grupo social, mídia, entre outros. Como também temos aqueles que não percebem o consumo exagerado e até aqueles que consomem cientes de um futuro problema financeiro ou algo do tipo, mas o prazer/desejo momentâneo é suficiente. "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" (fica a indicação pra quem nunca assistiu), é um filme que ilustra bem esse assunto de comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem.
    De qualquer forma, acredito que o consumismo, seja ele motivado por meio social, publicidade/marketing, compulsividade e até mesmo hobby, é algo pessoal.

    Jean Lucas - 6º Período - PP Manhã

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  2. Observo que um dos fatores que induzem as pessoas a consumirem em excesso pode estar ligado ao uso de redes sociais. As pessoas querem mostrar o que elas possuem na intenção de criar um ethos cool na internet, quase que numa busca pela aceitação da sociedade.
    Além disso, a publicidade/marketing se aproveita disso e usa de pequenos artifícios para aumentar o desejo por certas coisas que o consumidor deseja quando por exemplo quando você faz uma busca de um produto/serviço e começa a “chover” informações sobre seus desejos em sua página principal do facebook, por exemplo. Assim eles conseguem fixar ainda mais o desejo do cliente naquele momento, praticamente obrigando que ele adquira aquilo que quer.

    Bárbara Carvalhaes- 6º período - PP manhã

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  3. O consumo, de uma forma geral, é necessário, tanto para nossa existência quanto para o processo de desenvolvimento econômico, entretanto, quando acrescentamos o sufixo ismo na palavra, essa prática se torna uma “doença”. Compramos produtos não por sua necessidade, mas sim pelo desejo: Desejo de ter o “top de linha”, ou ter aquilo que ninguém ainda tem, ou simplesmente por que todo mundo tem. É um raciocínio sem lógica!
    Não acredito que a grande parcela de culpa seja somente da publicidade e sim das grandes empresas. Antigamente, a geladeira era quase que um membro da família, algumas pessoas possuem suas geladeiras de 1900 e bolinha até hoje! Em contra partida, se formos a uma loja de eletrodomésticos HOJE e comprarmos uma geladeira top de linha, é bem provável que, daqui a no máximo 5 anos, ela já estará apresentando defeitos, isso se ela já não vier com os famosos defeitos de fábrica.
    Em vista disso, precisamos reaver nossos conceitos e deixarmos de ser levados pelo materialismo, pelas empresas, e até mesmo pela publicidade; saber filtrar o que é necessário e o que é desejo.

    Aline Simões Sutil - 6º período - PP manhã

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  4. Acredito que o que motiva o consumismo é a necessidade de aceitação, pertencimento e de estar atualizado (na moda). E é a partir dessa necessidade que a publicidade trabalha, transformando-a em desejo. A necessidade e o desejo juntos criam o consumo desenfreado de hoje.
    Se a sociedade não fosse tão imponente, o consumo hoje seria resumido em apenas necessidade de sobrevivência.

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  5. Hoje muito mais que uma necessidade o que consumimos se tornou questão de status e aceitação na sociedade, as pessoas não consomem para sobreviver fisicamente, mas para que seu status sobreviva. A marca ou produto que uma pessoa usa pode ser julgado de forma boa ou ruim pela sociedade, e todos querem ser incluídos ao grupo que julgam legal ou até mesmo superior. A publicidade está nessa fábrica de desejos criando vontades e até mesmo decidindo o que é melhor ou não para que você entrar/ se manter no determinado grupo que você quer.
    Bárbara Lessa Mourthé de Alencar - 6 período - PP manhã

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  6. O consumismo vem crescendo cada vez mais na história da humanidade. As pessoas estão consumindo por mero desejo, não por necessidade, tudo por “status” e aceitação. É a velha expressão “ter para ser”, acreditam que para serem melhores e aceitos em um grupo, elas precisam daquele carro que saiu ou o celular de última geração.
    Vendo esse consumo desenfreado a mídia e a publicidade se apoderam disso para influenciar as pessoas a comprarem seus produtos/serviços, fazem com que as pessoas acreditem que precisam daquilo, mas na verdade no fundo, a pessoa sabe que conseguiria viver sem. Não acho errado a publicidade fazer isso, pois a pessoa ainda tem o direito de escolher se quer ou não comprar, o problema é apenas quando a publicidade é abusiva e está em todo lugar, sem dar espaço para a pessoa pensar a respeito.

    Letícia Lessa M. de Alencar - 6º período - PP manhã

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  7. Hoje, as pessoas vivem para o outro e com o desejo de obter status. A palavra ''sobrevivência'' a muito tempo foi esquecida. Dessa forma, o consumismo impera. O consumismo, na minha concepção hoje é desenfreado e motivado pela publicidade e pelo desejo do homem ser o seu próximo. Muitas vezes esquecemos das nossas ideologias para se colocar no ambiente geral.E isso é e não é positivo para nós da publicidade. Porque podemos abusar dessa concepção, focando no desejo do consumidor e o forçando a consumir e consumir.E podemos também perder o consumidor que continua a seguir suas ideologias. É preciso ter um equilibro na publicidade e atentar que o consumidor é mutável. E que o consumismo pode a longo prazo se tornar inexistente e o que era visto e idealizado nos tempos primatas voltar com força total.

    Laura Helena Silva Reis -6 período - PP Noite

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  8. Acredito no que foi dito na última aula de que as pessoas mesmo que inconscientemente são levadas pelos seus desejos. As pessoas são levadas por questões culturais e às vezes por se sentirem realizadas a comprarem seus desejos, não levando em consideração se possuem condição ou não de ter aquilo.
    A publicidade não leva uma pessoa a administrar mal sua vida por divulgar produtos. E também -as vezes- não tem problema em ter algum produto -que você não necessita- bonito e moderno que foi divulgado na TV, se você tem possibilidade de tê-lo.
    O que quero dizer é que o publicitário tem que continuar seu trabalho. Não é porque uma pessoa vai comprar algo sem dinheiro, que não se pode divulgá-lo. Afinal, sempre tem alguém que vai realmente precisar daquilo e para comprar, busca as informações na publicidade feita sobre aquele determinado produto. Afinal, publicidade não e só divulgação, é informação.
    Consumismo não é consequência da publicidade, é consequência de pessoas que não sabem administrar sua vida por comprarem aquilo que não precisam, com o dinheiro que não tem, para pessoas que não conhecem.
    Ainda, fugindo um pouco do assunto, gostaria de fazer uma observação do vídeo que achei interessante: ele mostra o relacionamento das pessoas com os objetos e de certa forma com as pessoas também. Já que hoje em dia o relacionamento entre as pessoas estão cada vez mais distantes e fúteis, onde não se conserta uma relação, apenas se desiste dela. É isso. E o vídeo é um amor, adorei!
    Gabriela Samanta dos Santos | 6° período | PP noite

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  9. O consumismo leva o indivíduo a comprar algo de uma forma ilimitada e sem necessidade, ou seja, comprar roupas, eletrônicos, viagens e outros tipos de serviços, sem qualquer limite. Grande parte dessa ambição, é graça a publicidade. Sendo que não e só culpa desse meio, mas, grande parte das pessoas chegam a ser doentes por tanto consumir. A publicidade faz a parte dela, como divulgar produtos de algumas empresas, mostrar grandes promoções em canais de televisões, e até mesmo ir pessoalmente para mostrar o produto a ser vendido, pode ser dizer que as vezes chega a induzir o consumidor a efetuar a compra. Então, é fato o desejo da sociedade buscar coisas novas, inovadoras e sempre ficar atualizado com a tecnologia que muda a cada dia que se passa. Acredito que hoje há uma grande necessidade das pessoas consumirem coisas que não são de grande relevância, apenas consomem por um simples fato de sobreviver no mundo tão inovador. Resumindo, a publicidade é fundamental para influenciar nas atitudes das pessoas, no modo de ter e até mesmo no modo de ser.
    Helena Alvarenga Santana - 6º período - PP manhã

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  10. Desde a déc. de 70 muita coisa mudou, tanto o modo de pensar das pessoas como a forma de viver e os produtos inseridos no mercado. Mas o que proporciona o crescimento do consumismo e essa mudança na cabeças das pessoas desde a déc. de 70?
    Ao meu ver é inevitável que isso aconteça, pois vivemos no capitalismo e é natural que aconteça esse crescimento. O Homem é produto do meio, vive, consome o que está próximo dele.
    A publicidade está nesse sistema como uma "ferramenta" para ajudar a disseminar a ideia de consumir, promovendo cada vez mais a ideia central do sistema em que vivemos. Não vejo como uma coisa horrível, é simplesmente inevitável que aconteça.

    Lucas Medeiros | 6º Período - PP - Noite

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  11. O consumismo pode está ligado ao status, onde uma pessoa compra algo que para ela não tem valor nenhum, mais efetua a compra por conta de querer se enquadrar em um grupo social e se sentir aceito ou por querer está sempre andando com a tecnologia já que hoje a cada dia tem algo mais novo e moderno no mercado. Muitas vezes também pode ser por prazer, ou seja pessoas que compram desesperadamente para se sentir bem. A publicidade só mostra o lado melhor de um produto, criando desejos e vontades no consumidor, mas não obrigando a comprar, cabe a ele essa decisão.

    Rayanne Vieira- 6º Período- PP Manhã

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  12. O que faz as pessoas hoje praticar o consumismo, é o famoso status social.
    É você querer ser, quem não é.
    E o objetivo dos publicitários é fazer você, sentir o desejo de comprar, de consumir aquilo que você não precisa, mas você sente a necessidade de comprar, e a necessidade mais o desejo gera o consumismo.E assim aumentará seu status social, um exemplo são os produtos da Apple, que no meu ponto de vista é mais um status do que uma necessidade.

    Isabella Rodrigues Miranda - 6° Período - PP - Noite

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  13. Vemos facilmente o consumo exagerado na sociedade atual. Não conseguimos mais consumir apenas o que precisamos para supri as necessidades básicas. Uma grande parte da sociedade abusa no consumo como forma de ser aceito em um determinado grupo. Sempre em busca do melhor produto, da melhor marca e com a ajuda da publicidade transformamos nossas necessidades em desejos e cadê vez mais nos tornamos mais consumidores.

    Izabela Luiza - 6° Período - PP - Manhã

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  14. São vários os fatores no qual motivam o consumidor a consumir cada vez mais.Cito alguns exemplos:Inovação,marca,praticidade,qualidade,preço,tecnologia,embalagem, entre outros. Mas o que considero o mais importante nos tempos de hoje é a DIVULGAÇÃO.As centenas de vezes que o produto é passado na mídia, pessoas famosas usando o produto entre outras. A porcentagem de pessoas sem acesso a mídia hoje em dia é bem menor do que na década de 50, lembrando que nos tempos de hoje temos muito mais variedades de produto,preço etc.. Nos tempos de hoje comprar se tornou muito mais prático, você não precisa de sair de casa para efetuar uma compra, pois a internet esta ai para isso. Antigamente tudo era mais difícil.
    O papel do publicitário é fazer que brote o desejo no consumidor de consumir aquele produto. Seja com a embalagem,inovação,preço,qualidade, frases que ficção na memória do consumidor.

    Atc Gabriela Lopes Ferreira- 6° Período PP- Noite

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  16. São varias as motivações que levem o individuo a comprar, dentre elas existem significados como status, sucesso, prazer e felicidade. Em alguns casos, ouso dizer, na maioria deles, o status social é a carta na manga para convencer ao consumista a comprar cada vez mais produtos, sejam esses necessários ou não. Geralmente o individuo consumista se deixa convencer pelo poder da mídia e gasta de forma exacerbada, gerando grandes endividamentos.

    A publicidade entra com o papel de colocar na cabeça do consumidor a necessidade por determinado produto. As campanhas e peças publicitárias não se prender a vender produtos, na verdade a publicidade se encaixa no papel de vender estilo de vida, para assim influenciar o individuo pela mídia. É importante ressaltar que a mídia é a responsável por ditar as regras de tendencias e a publicidade é responsável direta por despertar o desejo de compra.

    Tamires Serra - 6º - PP - Noite

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  17. Não sou a favor de extremismo em qualquer âmbito. Seres humanos tem em sua essência, algo chamado ambição. Que o faz levantar todos os dias, trabalhar para pagar suas contas e planejar seu futuro. O faz buscar conhecimento, informação, para evoluir. Afinal somos uma espécie que evolui. Não vivemos como nossos ancestrais, pois ouve uma evolução. E logo, precisamos evoluir em outros âmbitos. Temos produtos, serviços, que evoluem a todo tempo. O que quero dizer é que no vídeo, o personagem teve a opção de trocar de produto. E não o fez por questões de valores pessoais, afetivos, e preferiu trocar a peça que estava quebrada. Existe milhões de pessoas que pensam assim? Sim. ÓBvio. Da mesma forma que existem pessoas que trocam de aparelho como trocam de roupa. O que precisa ser COMPREENDIDO é o que faz a pessoa mudar ou não, é muito mais pessoal, do que simples rótulos de consumistas ou não, econômicos ou gastadeiros demais. O que pode ser consumismo pra você, pode ser necessidade para o outro. As pessoas sempre foram ambiciosas e sempre serão.O limite desta ambição, quem decide é você. E quem precisa além de compreender, mas também entender, somos nós, publicitários.

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  18. Hoje vivemos em um mundo capitalista, onde a maioria das pessoas são movidas para ter o que a sociedade impõe e diz ser o melhor. As pessoas não ficam satisfeitas com o que tem porque todo ano é lançado um novo produto, e aquele que você comprou há um ano atrás, se tornou ultrapassado. Acredito que na década de 50 as pessoas consumiam 5 vezes menos porque se produzia 10 vezes menos. Estamos em uma década marcada pela tecnologia, que se produz cada vez mais e todos querem estar atualizados, trazendo assim as necessidades e desejos. Produtos e serviços que antes eram considerados supérfluos, hoje se tornaram essenciais, se tornaram necessidade. Os valores da sociedade foram mudando junto com sua evolução. O papel do publicitário é divulgar da melhor forma um produto e fazer com que o consumidor aflore seus desejos e necessidades. A publicidade não quer trair os consumidores, sua função é atrair, mas o próprio consumidor se perde por querer ter aquilo que não pode, por achar que é necessidade o que não é, apenas por status e para ser "bem visto" pela sociedade.

    Rafaela Damasceno - 6° - PP - Noite.

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  19. Acredito que, inúmeros fatores ocasionam o consumismo exacerbado, entre eles, necessidade,prazer, inveja, distração e compulsão. Creio que, o que está diretamente ligado ao consumismo é a busca pelo prazer. Tudo o que fazemos na vida temos o prazer como combustível. Atualmente, a sociedade leva uma vida cada vez mais corrida, cada vez com menos tempo para desfrutar de atividades prazerosas e isso resulta na compra compulsiva por produtos que não precisamos adquirir naquele momento, mas que nos fornecem a sensação de harmonia e alivio. É claro que o dever da publicidade é vender mais, é dar ganhos ao cliente, mas e preciso saber que esse consumo pode ser consciente e que a publicidade pode disseminar esses valores e não apenas vender uma falsa sensação de felicidade.

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  20. Ter ou não ter, eis a questão!
    Na sociedade em que vivemos (pós moderna, tecnológica), cheias de opções e novidades. Não dá para imaginar viver sem consumir nada além do básico? Impossível!
    Em minha opinião, o que motivos às pessoas ao consumimos além do estritamente essencial. É o desejo que está atrelado o sentimento de necessidade, de satisfação, de prazer.
    Considerando esta perspectiva, o papel do publicitário é procurar das necessidades e desejos que influenciam as pessoas a compra, exemplo: Jornal Nacional divulga a comercialização de carne no Brasil em péssimas condições. Logo em seguida (no intervalo do jornal). Um propagando da FRIBOI, mostrando todo o processo de fabricação até o consumidor final (QUALIDADE)! Será?
    Enfim, no exemplo acima o papel do publicitário foi aproveitar o problema (comercialização de carne em péssima condições), e propor o remédio através do anuncio do produto, magicamente carregado de representações (mídia/propaganda).

    Álvaro Augusto

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  21. O mundo de hoje é capitalista , cada coisa nova
    que chega no mercado , pessoas vão e compram
    para mostrar para o outro que ele tem esse produto,
    pode ser ate um motivo de ostentação.
    Na publicidade um produto novo que passa na tv,
    muitas pessoas querem ter esse produto.
    Se for uma propaganda boa de se ver ai pessoas
    compram esse produto.Se não porque não testar.

    Cecilia Rodrigues - 6º Período - PP - Manhã - UNA

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  23. Thiago Henrique de Oliveira - PP 6º Período Manhã

    O consumismo é algo que está presente em todas as classes existentes hoje no mundo. O que motiva todo este consumismo, é a competição das pessoas por terem algo de ultima tecnologia, últimos lançamentos sendo roupas,acessórios e utilidades. O avanço da tecnologia motiva a divulgação desses novos produtos, fazendo com que os consumidores compram compulsivamente a todo momento ou então agendando a sua data de compra, por algum objeto de uso que não está nem perto das suas necessidades existentes no momento. O papel do publicitário é usar essas tecnologias para fazer uma divulgação de todos esses produtos em lançamento, mostrando todos os seus benefícios para a sociedade, deixando a escolha para cada consumidor se deve ou não adquirir estes produtos.

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  24. O consumismo gera em nós uma especie de ansiedade, e a forma de aliviar isso é consumindo, assim as pessoas acabam tendo que entrar nesse ciclo para se enquadrar com a sociedade que os rodeiam. O publicitário é somente uma ferramenta de validação da propagação das ideias que o mercado comanda.
    Tinha escrito um grande (e belo) texto mas sei la, deu erro aqui e nao deu pra postar e (como sempre) nao copiei como backup. Entao isso ai é um resumo do que tinha escrito...

    Luiz Eduardo Rezende Tavares - 6ºPP Manhã

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  25. Somos todos capitalistas, e com os avanços da tecnologia e a Publicidade/ Marketing instigando uma necessidade de produto/serviço, somos impulsionados a compra ou a solicitar tal serviço. Acontece que essa publicidade ela não te obriga a nada! Temos direito da escolha de forma consciente ou não. A criação e valorização social de padrões de comportamento é outra dimensão importante do consumismo. Para atingir o padrão de sucesso e boa vida, inúmeras pessoas investem seus esforços para adquirir bens que não necessitam. Mais assim como a Flavia Caldeira, acredito que a necessidade de materialização depende do valor de cada um. Como mostra no vídeo, o homem preferiu ficar com a geladeira por que ela havia um valor especial para ele, mais outra pessoa, poderia trocar a geladeira por vários motivos e valores.


    Jéssica Martins da Silva | 6º - PP - Manhã

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  27. O consumismo está muito ligado ao chamado Status. Hoje as pessoas consomem mais por uma motivação Ser do que necessariamente ter, muitos acreditam que precisam ostentar para se sentirem parte da sociedade. A publicidade tem a função de informar e divulgar, essa divulgação cria em algumas pessoas o desejo de consumir, acredito que publicidade ela instiga, mas não obriga ninguém a comprar e a se endividar. Hoje o desejo por status, faz com que algumas pessoas percam o controle financeiro e até emocional e comecem a ostentar um status, compram coisas que não precisam , por um valor que não podem pagar, por um simples desejo de se sentir percebido por uma sociedade que que ele já está vive.

    Patrícia Pereira de Souza - 6º PP - Noite

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  28. O que motiva: O "obter", o "ter", a questão de posse do consumidor, mesmo não precisando, mesmo não tendo a necessidade, como já diziam os Titãns "Capitalismo selvagem". E nós publicitários, queremos isso, gostamos disso, iremos fazer o impossível para conseguirmos! Para vender o que as pessoas precisam e principalmente o que elas não precisam, pois quanto mais difícil, mais o consumidor quer e mais caro custa. A chave para um bom consumidor, é dar valor, é saber esperar, pois tudo tem uma hora, e na vida, nem tudo convém (nem tudo podemos), bem, não de imediato.

    André Soares Ferreira - RA: 31226925 - 6º PP Noite

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  29. Acredito que o que leva a pessoa ao consumismo é a necessidade, prazer, compulsão ou sedução entre outros motivos. Não importa se o fator é externo ou interno, cultural ou psicológico, o fato é que por trás de toda compra há um comportamento. Tal comportamento que psicólogos e publicitários procuram entender/compreender. Por isso a necessidade do publicitário estudar o comportamento do consumidor, para buscar as informações de acordo com o desejo das pessoas.
    Já dizia o psicanalista francês Jacques Lacan: “O homem é único animal que não deseja exatamente coisas, deseja desejos, goza pelo fato de desejar.”.

    Isadora de Andrade P. Fernandes - 6º PP - Noite

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  30. O rato está para a ratoeira assim como o ser humano está para o consumo. Ficou vago né? Então vou explicar:

    " Só me diga quanto vale a tua pele
    Quanto vale teu sorriso?
    E as lembranças contidas em sua mente?

    Já estão vendidos os teus valores
    Falo dos valores reais, Morais
    Nem restam vestígios do que teve um dia

    As vezes espero que o tempo não passe
    Pra que você não se perca
    Dopado e comprado
    Por rótulos de tenho e não tenho
    Que iludem e encantam se tornando sonhos

    E aos poucos o homem que consome
    Vai sendo consumido

    Então só me diga o quanto te vale
    Pra que se jogue num vale
    De riquezas insossas

    Por mais que eu não queira
    Ainda que esteja no fundo do vale
    Espero que fale"

    - CARLOS, Cledilson

    Acredito que o ser humano consome para seduzir alguém ou a si mesmo. Continua sem entender? Agora vai:
    Todos o seres humanos nascem “limpos”, ou seja, sem nenhuma opinião formada, mas todos nascemos com o instinto natural, que são somente dois, a vontade de sobreviver e seduzir. Sobre sobrevivência, creio que todos já sabem, então irei falar somente sobre a sedução. Quando criança, choramos para seduzir a mãe para sermos pegos em seus braços, damos um sorriso e mesmo parecendo sem motivo, eu afirmo que não é. Mesmo sem saber ou raciocinar fazemos o mesmo para seduzir e ganhar um sorriso de volta.
    Como é da natureza humana tentamos seduzir a os amigos, parentes, namorada(o) e até mesmo desconhecidos, pois está no nosso instinto querer seduzir, pode ser em troca de algo ou apenas pelo próprio prazer.
    O tempo passa e o ser humano muda, mas seu instinto permanece, antigamente o consumismo era uma questão de sobrevivência e com o passar do tempo foi se tornando uma questão de sedução, parte disso, pode-se dizer que é culpa da publicidade.
    O rato está para a ratoeira assim como o ser humano está para o consumo. Mesmo sabendo que não é correto (provavelmente vai se dar mal), o instinto não deixa com que faça diferente e vá direto para a armadilha. E por isso às vezes compramos o que não queremos com o dinheiro que não temos para seduzir alguem que não conhecemos.

    Kaique de Jesus Gonçalves - 6º PP - Noite

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  31. Vivemos hoje na chamada "sociedade do consumo", somos levados a comprar aquilo que nem sempre necessitamos. O consumismo é a compulsão que leva a pessoa a comprar de forma ilimitada, e está relacionado na maioria das vezes à aceitação do indivíduo em determinado grupo ou classe.
    Nós publicitários temos a missão de influenciar, seduzir, convencer o consumidor, transformando o desejo em necessidade. Mas o que torna a pessoa consumista é a escolha que ela faz perante a tantas oportunidades de consumo.

    Daniel Alves - 5 período - manhã

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  32. Como discutido em sala de aula, percebemos grande fluxo e incentivo do consumismo que vemos nos dias de hoje no chamado "status", pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas como seremos vistos pelo outro e deixando de lado em muito das vezes como queremos parecer para o outro.
    O consumismo como estudado, está ligado no gastar além do que deve, mesmo sem ter condições, mas estar bem apresentável muitas vezes para quem pouco vai te perceber ou nada irá perceber, mas com o que estamos de fato preocupados? Será que valerá mesmo a pena vivermos a mercê do "e se"? Pois vivemos um impulso descontrolado procurando influenciar a opinião dos outros quanto a nós, mas que quase sempre, dá errado. Perdemos oportunidades confiando nas influências que o Marketing supostamente nos apresenta como sendo a melhor escolha.
    A indústria trouxe o bum do desenvolvimento e da tecnologia, sendo que ao mesmo tempo que apresenta uma maior diversidade de produtos, a tecnologia aguça a necessidade do status e desperta a vontade do ser reconhecido e exaltado.
    Como publicitário, percebemos a oportunidade de entrar no mercado consumidor de forma que os desejos estão presentes só precisando ser atiçados, atacando a fragilidade intima do consumidor, motivando e despertando ainda mais seu desejo.
    Frederico Inácio - PP/manhã

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  33. O consumismo na sociedade atual é muito latende e preocupante. Atribuo essa mudança de postura se comparado a década de 70 parcialmente ao bombardeamento de informações e opções de consumo, sua facilidade em adquirir bens e serviços e posteriormente a necessidade do individuo de se sentir parte de um determinado grupo social e a busca desesperada pelo prazer.
    É coerente assumir que a influencia da propaganda é gigantesca, os meios de comunicação de massa trabalham de forma ordena e atingem o seu publico Target, facilitando ainda mais o tal consumismo.
    Além disso, pode se contar com a obsolescência programada, fenômeno industrial esse que programa o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Faz-se assim com que o consumidor adquira um nome modelo, afinal de contas “ninguém quer permanecer com algo ultrapassado”.
    Thais Oliveira PP/Noite

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  34. Se basearmos a nossa análise de consumismo sob a ótica de épocas, com certeza perceberemos uma grande diferença nos hábitos dos consumidores. Porém, com a evolução da tecnologia, temos que pensar que esses mesmos hábitos mudaram em outro momento quando começaram a surgir novos produtos com características tecnológicas, um efeito novo que conseguiu otimizar a rotina do ser humano com a praticidade e agilidade que em outras épocas não existiam.
    Com isso, o que antes parecia não fazer diferença no dia a dia, hoje torna-se peça fundamental para o estilo de vida da sociedade, estimulando portanto, o aumento de cada vez mais produtos que modificam hábitos. E o crescimento disso, é o que vemos hoje: um descontrole por parte do consumo.
    A tecnologia sempre vai trazer algo que as pessoas ‘’precisam’’, já que lá traz elas perceberam que ter algo que facilite mais a vida funciona. Por isso, muitas vezes essas mesmas pessoas continuarão a consumir produtos e serviços que muitas vezes não necessariamente precisam, mas em seu subconsciente acostumado com o estilo de vida proposto pela coletividade, fará que isso ocorra constantemente sem que elas percebam.
    Esses fatores de consumo implica na construção de uma sociedade ainda mais independente com o poder de compra e teoricamente desenvolvida, mas muito mal disciplinada. Uma vez que os canais midiáticos mostram a elas o que elas tem que ter para estar enquadrada em um padrão social. E tudo isso parte da nossa missão como profissionais de comunicação que faz esse mercado girar, o problema é que muitas vezes nós mesmos tomamos do nosso próprio veneno e nos enquadramos nessa mesma cultura por simplesmente ser parte da construção dessa nova geração de consumidores, que consomem não somente produtos diversos, mas muita informação e serviços pagos.

    Filipe Ribeiro PP/Noite - 6º Período

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  35. Desejo versus necessidade, qual a diferença entre elas? No passado essa questão não era necessariamente tão questionável, isto porque a sociedade se bastava com o que possuía, ou seja, os bens de consumo eram adquiridos com o pensamento em sua durabilidade, em seu tempo quase indeterminado de validade. Hoje você não escuta seus pais, familiares falarem " nossa essa tv tem x anos." Isto porque ao decorrer dos anos, compramos já sabendo que aquele bem de consumo não terá uma vida útil muito grande,onde muitos consumidores compram compulsivamente trocando o necessário por um simples desejo. Podemos encontrar vários culpados para este grau de consumismo, no qual se destacam a Revolução Industrial, a Revolução Tecnológica, a nós mesmos comunicadores que somos responsáveis por envolver o público ao êxtase da compras, mas a culpa maior está na a ganância, prazer, cobiça onde o ser humano quer comprovar ser melhor que o outro e este devaneio pelo consumismo de deve a si próprio.

    Jéssica Amata Silva Carvalho Cota PP/Noite - 6° Período

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  36. Nos anos 70 o consumo era essencial assim como é essencial hoje, porem hábitos foram mudados ou ate mesmo evoluídos. Antes o que era cômodo ter apenas uma televisão na casa já não é algo que geralmente acontece na casa da maioria das pessoas. O consumo é algo inerente ao ser humano, parte das necessidades básicas do homem, como comer. Agora o consumismo, afeta parte da população, que pode ser visto com negativo, mas o ato de comprar aquilo que não é de necessidade básica parte do próprio consumidor, fazendo assim a publicidade um meio de tornar mais desejável que ele já tem o anseio de possuir.

    Luíza Ruas Drummond - PP/Manhã - 6° Período

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  37. No passado o consumo não era tão exagerado, pois como a tecnologia não era avançada na época, não existia muitas variações de produtos, então as pessoas se satisfaziam com o essencial e com o que atendiam suas necessidades. Já ao contrario, nos dias de hoje com o avanço da tecnologia houve um crescimento em diversas áreas da indústria dando as pessoas várias opções, e com isso veio uma gama de produtos com o proposito de simplificar o dia a dia, então a cada mês sempre surge algo novo fazendo com que as pessoas comprem cada vez mais e em muitos casos, esses produtos acabam sendo irrelevantes para elas, mas como é algo novo e esta na "moda" é o que acaba propagando o consumo desacerbado. Sendo também que em alguns casos a culpa nem sempre é dos consumidores, pois, os próprios produtos estão sendo comercializados com certo prazo de validade, fazendo com que as pessoas sejam obrigadas a trocar determinado produto que muitas vezes poderiam durar anos.

    Pedro Henrique Martins Torres - PP/Manhã - 6° Período

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  38. Acredito que o aumento da influência dos meios de comunicação na vida das pessoas ao longo dos anos foi um importante fator para o aumento do consumismo, mesmo que a renda delas não acompanhassem tal. As pessoas são "bombardeadas" com estímulos para comprar, desde o momento que acordam e ligam a televisão, saem de casa e veem uma propaganda atrás do ônibus, outdoor ou em qualquer outro lugar (jornais, sites, etc). Até mesmo nos filmes existe o "product placement", espécie de propaganda velada com a exposição de produtos usada pelos personagens, que é mais um estilo inconsciente para o consumo. Cabe às pessoas saberem conviver em um mundo cada vez mais consumista sem se deixar ser influenciado.

    Lucca Mattos Melo - 6º período manhã

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  39. Pode-se notar que o vídeo mostra que o consumo sem necessidade não é a única saída que temos, pois muitas vezes trocamos algo pelo novo e mais caro, criando assim grandes dívidas. O que motiva as pessoas ao consumo é a necessidade de ser aceita em algum grupo e a demonstração de poder do indivíduo para com a sociedade. Além de que as pessoas tentam preencher algum vazio existente fazendo compras e estourando seus cartões com a ajuda do crédito com a mesma desculpa de sempre “eu mereço”. Tudo é consumo, mas deve-se consumir com consciência e bom senso. “Segundo o Serasa, o número de pessoas inadimplentes bateu recorde no ano de 2014, aponta ainda que 57 milhões de brasileiros têm dívidas em atraso”
    Com a evolução das indústrias, as coisas dificultaram em relação ao consumo. Antes existia apenas um produto para cada necessidade do indivíduo, hoje vemos no mercado diversos produtos de várias marcas e uma disputa enorme entre elas. Com inserção da mulher no mercado de trabalho houve um aumento de renda nas famílias, já que antes só o homem era o provedor. Com isso as famílias têm uma renda maior e pensam que podem gastar mais do que deve.

    Gabriela Moreira Colen - 6° Período/Manhã

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  40. Hoje vivemos na '' era consumo", onde muitas pessoas se satisfazem com status e esteriótipos formados pela sociedade. A vontade de consumir é maior do que necessidade . Com o aumento da tecnologia e lojas virtuais, comprar nunca foi tão fácil, dessa forma o consumo fica mais acessível para aqueles que antes tinham que se locomover.
    O que não havia antes era a concorrência no mercado, os lojistas/ fabricantes começam a trazer novidades e preços baixos para estarem no mercado de forma significativa, com isso os consumidores passam a obter bens que antes não existiam ou era inacessíveis.
    Voltando a sociedade atual, permanecemos com a "necessidade" de querer sempre produtos inovadores com preços baixos para uma satisfação pessoal ou social.

    Bruna Sotte - P.P. 6ºP. Noite

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  41. O ser humano sempre teve consigo a vontade de evoluir. Então, com a tecnologia em expansão, a moda ajudando as pessoas a demonstrarem sua personalidade, produtos que podem ser personalizados, faz com que esse desejo de evolução aumente. Além disso, as indústrias já fazem os produtos com prazo de validade reduzido, para fortalecer ainda mais o consumismo. Nos últimos tempos, o ele ganhou um aliado, as redes sociais, que vêm crescendo rapidamente. Nelas, muitos se importam apenas com “status”, consumindo para se sentirem aceitos. Assim, esse desejo passa a se tornar uma necessidade. No entanto, como foi mostrado no vídeo, há aqueles que não se deixam influenciar, e acabam priorizando a afetividade.

    Aline Borges - 6º período PP - Matutino

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  42. Em pleno século XXI o consumismo é algo que está mais do que presente em nossas vidas, porém não podemos encarar isto apenas como algo ruim porque é através dele que movimentamos nossa economia, geramos renda e ajudamos os menos favorecidos. A palavra trivial perdeu o sentido, pois temos nossas particularidades e o que é necessário para um pode não ser para o outro,vivemos em busca constante de satisfação pessoal e um dos itens desta satisfação é aceitação da sociedade, o ser humano em si está cada vez mais carente, mais egocêntrico e é onde entra o consumismo buscamos nos bens materiais alguma válvula de escape do stress do cotidiano para sentirmos melhor, isto é algo natural do ser humano buscar a felicidade à qualquer preço, por isto o publicitário tem uma visão distorcida em relação à sociedade. O nosso papel é transformar desejos em necessidades, porém cada um tem que impor o seu limite e ver até onde pode ir e o quanto pode satisfazer os seus desejos e/ou necessidades.

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  43. A publicidade exerce um papel de extrema importância nas relações de mercado ao disponibilizar e disseminar informações valiosas sobre produtos e serviços aos consumidores. As empresas, em sua ampla maioria, utilizam-se desse meio para garantir a ascensão de suas vendas e, consequentemente, o lucro. As peças publicitárias e sua técnica comercial atuam quase que imperceptíveis na esfera do imaginário em cada um de nós. E toda a sutileza empregada em seu discurso é reconhecidamente o principal elemento de persuasão psicológica e sedução, fundamentais na formação de opinião e de perfil do consumidor. Sua função é lidar com o imaginário, vendendo não só o produto, mas o sonho mais íntimo que se encontra dentro de cada indivíduo. A propaganda se utiliza de mecanismos que reforçam além de nossas necessidades de consumo, nossas crenças e valores sociais, o desejo, o prazer e o poder. Nós, como futuros publicitários, precisamos ter consciência a respeito da necessidade de se redirecionar nossos trabalhos, visando um apoio efetivo no atendimento aos critérios da sustentabilidade e ao consumo consciente.

    Marcelo Fiuza Sánchez - P.P. 6° período/ noite

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  44. A publicidade existe desde que existem coisas para serem vendidas. Não a vejo como a vilã da história.
    Nós, publicitários, não somos responsáveis pelas opiniões, mas somos responsáveis por influenciar na decisão final. A publicidade não cria necessidade, mas cria desejo nas pessoas. Antigamente existiam poucas opções, mas hoje com a globalização, o acesso a informações e as novas marcas, as pessoas, cada vez mais, querem consumir.

    Bárbara de Araújo - PP 6° período/ manhã

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  45. A publicidade tem um papel importante na sociedade, convencer. Agências criam comerciais inesquecíveis e de alta qualidade, que fixam em nossas mentes. A apologia ao consumismo é feita abertamente, mas não é em si uma coisa ruim, se torna algo pejorativo quando os limites são ultrapassados. Os comerciais influenciam de maneira tênue e consistente, e quando aliado à irracionalidade consumista se torna uma máquina poderosa em destruir economias. Manipulação não, mas a forte influência é a chave que, aliada a uma cultura capitalista selvagem, torna o mundo mais consumista. Mídias sociais e os meios de comunicação transmitem essa cultura da compra exagerada, forçando aqueles que se encontram nela a se comprometerem em colaborar e estar de acordo com a sociedade local. Cultura, sociedade e antropologia são estudos base para aprofundamentos mais teóricos em consumismo, e de acordo com alguns, a tendência é que tudo se estenda ainda mais para o "lado negro" do consumo. Publicidade é importante e seus profissionais não são os responsáveis pelas escolhas de compra, há apenas uma questão que pode ser trabalhada, apresentar o produto como ele é e não com toda pirotecnia e máscaras feitos para divulgar. O problema em se criar um novo sistema como este descrito aqui é que os anunciantes jamais aceitarão perder vendas. Vivemos na ditadura do dinheiro, impossível derrubar quem se encontra no poder há mais de dois mil anos.

    Jefter Barony - PP / 6° Período / Manhã

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  46. O consumismo é diferente de consumo que significa adquirir produtos para satisfazer necessidades reais do indivíduo, já o consumismo é o ato de adquirir produtos supérfluos muitas vezes de maneira compulsiva.
    Acredito que o problema do crescimento de uma sociedade cada vez mais consumista está ligado a vários fatores como: O avanço da tecnologia que a cada dia lança novos produtos com mais funções e design diferente, o crescimento do poder de compra das pessoas ligado a muitas formas de pagamentos e inúmeras ofertas, e também as redes sociais que favorecem a exposição das pessoas, levando a ostentação, ato que por sua vez também alimenta o consumismo.
    Não vejo a publicidade como responsável pelo consumismo, ela apenas apresenta da melhor maneira possível os produtos, o consumidor que compra por ver um status social no produto é porque o desejo por esse valor já faz parte dele, consumidor, consciente ou inconsciente.

    Franciele Souza - PP / 6° Período / Noite

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  47. Vivemos em uma sociedade moderna hoje, onde o novo sempre será o alvo (o melhor). Nossa sociedade atual, é uma sociedade que busca sempre se atualizar, que alem do atual ( o novo) planeja o futuro e se arrisca a pensar o que ainda esta por vim. Hoje, quando uma empresa varejista pensa em resgatar algo velho para vender no mercado, já pensa em adaptá-lo para os dias atuais de hoje, fazendo que aquilo vire um circulo vicioso para o consumidor, pois aquela peça, sempre será inovada. Penso que a sociedade que é consumista, temem em ser tachadas de uma sociedade ignorantes e desatualizadas que não buscam novação no mercado. Acho que a publicidade varejista é algo que intimida a população e reforça isso.


    Guilherme Andrade - PP/ 6° Periodo / Noite

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  48. Vivemos em um sociedade que cada vez mais caminha cegamente para um consumismo desregrado e um consumidor sendo bombardeado o tempo inteiro por esteriótipos que são criados graças a esse a esse conceito. Com tantos estímulos consumistas, pessoas que não possuem essa caraterística, acabam por ser envolvidas e assim gastando o que não tem com o que não precisa para ter uma sensação muitas vezes de prazer mas também de conseguir se encaixar em algum grupo em que ele julga estar separado dos demais, ou seja, uma elitização dos valores de compra com produtos mais novos e mais caros e sempre vinculados a status na sociedade.
    Não acho que essa situação vai se modificar, pois o que vemos e uma geração nova mas já com o consumismo enraizado.

    Bruno Moreira Pinheiro - PP/ 6º Período / Manhã

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  49. Em inglês existe um termo chamado “Shopaholic”, ele é designado a aquelas pessoas que são viciadas em comprar. Elas não controlam seus impulsos e sempre compram coisas que não precisam e se sentem melhor quando fazem compras, independentemente se já estão inteiramente endividadas. Só mesmo nessa sociedade capitalista e extremamente midiática é possível surgir tal doença, que necessita até de grupos de ajuda para ser superada. Apesar da persuasão que muitas vezes a publicidade exerce, seria injusto dizer que são os publicitários a causa dessas compras exageradas. É verdade que eles querem divulgar e aumentar a venda de produtos, mas cabe ao consumidor a decisão final. Sem a divulgação publicitária, diversas pessoas que querem satisfazer suas necessidades, não saberiam da existência do produto e deixariam de comprar. Não é sempre que a compra é supérflua, muitas vezes ela é necessária. Aqueles facilmente induzidos a compra desenfreada, cabe o exemplo do filme “Shop a Holic” que conta o drama de uma moça viciada em compras e põe até seu emprego em risco por conta disso.

    Lucas Santos Gomes – 6° período manhã

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  50. Ser consumista não é algo ruim. Todos nós precisamos consumir em nossa sociedade capitalista. Entretanto, o consumismo exacerbado que endivida as pessoas não é saudável. Apesar da culpa quase sempre ser posta em cima dos publicitários, é errado dizer que é ele quem faz este fenômeno acontecer. As pessoas compram porque desejam satisfazer suas necessidades e desejos, o publicitário apenas divulga o produto que pode satisfazer essa vontade do cliente. O problema surge quando é falha a educação e as pessoas começam a sentir a necessidade de comprar o que não precisam apenas por status ou para se sentirem melhor. Hoje em dia há uma carência de personalidade que faz com que as pessoas pensem que produtos vão fazê-las mais felizes. A necessidade de se encaixar em um grupo muitas vezes é maior que o poder de compra e a carência de consciência da dívida associada aos cartões de crédito.

    Jéssica Nascimento de Souza – 6° PP AM

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  51. Izabella Leite _ 6º Período - Manhã

    Atualmente grande parte do mundo vivencia um sistema de capitalismo que está a cada dia mais forte e a sociedade está a cada dia mais consumista, não apenas para suprir suas necessidades básicas como alimentação e vestimentas, mas em grande parte para manter-se sempre atualizada com as novidades do mercado, que são lançadas a todo momento. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico é pautado pelo aumento do consumo que objetiva o lucro.
    Hoje em dia há uma grande disponibilidade de recursos tecnológicos, temos também o crédito, que contribui para a facilidade de acesso ao consumo. Não é mais necessário sair de casa para realizar o ato de consumir, pois através de um “click” e um cartão de crédito pode-se comprar os mais variados produtos pela internet, pelo telefone ou até mesmo pelo inúmeros aplicativos de smartphones. Tais recursos e o avanço da tecnologia demostram o quanto está acessível e facilitado o consumo, pois estes motivam a divulgação e a compra de novos produtos.
    O capitalismo e o consumismo, com todas as suas ferramentas e facilidades tem feito grande parte da sociedade como “refém”. Pois vivemos hoje em uma sociedade em que as pessoas são definidas ou classificadas de acordo com seus pertences/bens. E diante disso, a pessoa em muitos casos, tem que ter a roupa da moda, o smartphone “top de linha” para pertencer ou se inserir em determinados grupos. Ou seja, para pertencer a determinado grupo tenho quer consumir os eles consomem.
    Tudo isso leva a uma reflexão: O que é mais importante hoje? O que é levando em conta na sociedade e nas relações interpessoais, o caráter e a personalidade da pessoa ou se ela tem uma roupa bacana e/ou um iPhone? E infelizmente vejo que para grande parte da sociedade você vale o que tem e não o que é. Esse são reflexos da ditadura do consumismo, uma sociedade que tenta se preencher através do consumo exacerbado.

    Izabella Leite _ 6º Período - Manhã

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  52. O ser humano, tem por sua natureza, querer ser melhor do que o próximo e o capitalismo propicia ao consumismo.
    Nos últimos anos tem ocorrido um avanço muito rápido da tecnologia e com este avanço também cresceu o desejo do consumismo.
    Cada vez mais produtos novos são jogados no mercado fazendo com que os antigos sejam descartados. E tudo isso por quê? Simples, para ser melhor visto pelos outros membros da sociedade.
    Esse consumismo deve-se também à publicidade, que indica em seus comerciais o benefício de status aos produtos, ou seja se comprar o produto terá melhor visibilidade perante a sociedade, atendendo ao narcisismo humano.

    João Pedro Teles 6º Período - Manhã

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  53. A vontade de comprar de forma ilimitada e sem necessidade, vêm crescendo cada dia mais. Não importa o gênero, idade ou poder aquisitivo, a vontade se torna maior.
    A quantidade de peças e objetos adquiridos muita das vezes nem chegamos a usa-ló podendo até trazer um desiquilíbrio na vida financeira. Toda essa vontade e desejo que o consumidor tem vem de um trabalho, pesquisa e estudo da área de publicidade, para fazer da sua propaganda um sucesso de venda.

    Arthemis Raftopoulos - 6° PP - Noite

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  54. O consumismo contemporâneo e refletido pela era do status, onde quem tem mais e melhor, e considerado parte da sociedade. Mas acredito que a publicidade não e a grande vila da historia, pois atrás de toda a sedução que ela transmite ela não tem o poder de força ninguém a comprar o que não quer. Existe sempre atrás de uma compra uma vontade escondida do consumidor, o mais fascinante e que a publicidade ta ali só pra dar o empurrãozinho final, dar coragem ao consumidor, pois ela age em cima da tendência do momento e partindo da idéia de que nossa sociedade e representada pelo que possui, a publicidade e só mais uma desculpa dos consumistas frenéticos e exagerados. E sim eu fiquei com pena da geladeira do vídeo...
    Dayanna dos Santos -6º PP Noite.

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  55. Com o passar do tempo, como o próprio titulo do texto já diz estamos em uma ditadura de superficialidade, onde vivemos de aparências e quanto mais temos, mais queremos. Não vejo que só o profissional de propaganda tem o papel de criar essa necessidade no ser humano de ter e poder "exibir"o que tem. Com o tempo isso vem se tornado uma forma comum de se viver, a própria industria, sem necessidade de propaganda já lança e lança novos produtos para subistituir os que foram lançados ontem, e com essa ação de consumir sempre o novo já cultivada em nossas cabeças acabamos cedendo e fazendo o que não podemos. O profissional de publicidade consegue sim e também deve fazer com que essa necessidade se torne ainda mais forte, pois é nosso trabalho, nosso ganha pão, por assim dizer, mas também são criadas campanhas de consumo consciente e não vejo que toda responsabilidade de um consumo desenfreado seja alocada sob a área de propaganda mas várias outras. Hoje existem até grupos de apoio e tratamentos psicológicos relacionados a esse tipo de consumo e são tratados como disturbios. Na minha opinião existem vários fatores que motivam as pessoas nesse tipo de consumismo, fatores psicológicos(existem pessoas que para sair de uma depressão nada melhor do que comprar coisas), fatores sociais(famosa ostentação) e também a necessidade de atualização devido a nossa era técnologica. E nesse momento o que vejo como "culpa da publicidade" é apenas a necessidade social, onde a propaganda mostra que quando mais/mais novo melhor você será, melhor sera seu status na sociedade e isso aumenta cada dia mais ovolume de pessoas consumistas. Mas por outro lado vemos também cases de propaganda que fazem totalmente o oposto, ao inves de atrairem clientes e os tornarem fidelizados a marca, acabam afastando devido a sua agressividade. Por fim, todos temos responsabilidade por esse aumento no consumo da sociedade, nós publicitários mas também nós consumidores.

    Diego Ribeiro - 31229715
    Publicidade e Propaganda / Noite

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  56. Na atual ditadura consumista, somos seduzidos a comprar itens que, nem sempre, são vitais para a nossa sobrevivência. É normal do comportamento humano querer ter uma boa aparência, um bom carro, um celular de ultima geração, a casa dos sonhos, o que faz com que vivamos em função de ter bens materiais que nos proporcione prazer, status e cause inveja aos outros. Um fator importante na sociedade consumista é a propaganda, ferramenta indispensável na hora de atrair o consumidor a adquirir um determinado produto. No entanto, não é correto falar ou concluir que o consumismo seja culpa do publicitário. O publicitário tem a função de divulgar, fazer com que um produto seja conhecido pelo publico alvo, potencialmente alavancando vendas. Mas isso não significa que um individuo compre produtos, de forma inconsequente e descontrolada, simplesmente pelo poder de sua propaganda. Devemos ter consciência e controle ao realizar uma compra, analisando o que é ou não necessário; o consumismo é culpa do próprio consumidor, que deveria conhecer suas prioridades, e não do publicitário ou da propaganda (consciente). Consumir é vital, movimenta a economia de uma sociedade. Consumir desenfreadamente é um problema psicológico do consumidor, que vai além do poder da propaganda.

    Klytia Moura, 6° período PP, Manhã

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  57. Consumismo é algo que causa controvérsias, porque ao mesmo tempo que as pessoas têm necessidades, muitas vezes adquire-se coisas por puro desejo e capricho. O bom não é ter algo que você precisa, ou por que é útil, mas sim algo que os outros desejam ter. Por ser desejado por outros esse objeto tem mais valor. Acontece é que por trás do consumo existe a ostentação, uma busca por um status social, além de poder preencher um vazio interior, uma busca constante de reconhecimento do outro e de si mesmo.Na sociedade atual para ser é preciso ter aquilo que é oferecido, desejado pelos meios de comunicação como algo bom e necessário a qualquer custo. Somos o que temos.

    Silvia Layse, 6° período PP, Noite

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  58. Existe uma grande diferença entre consumo e consumismos, podemos dizer que consumo é a necessidade de adquirir algum produto ou bem para satisfazer reais necessidades, por outro lado, consumismo é o ato de adquirir produtos ou bens supérfluos, sem que haja uma necessidade real.
    Não podemos dizer que a publicidade seja diretamente a grande motivação do consumidor, ela apenas desperta o desejo de querer algo que você não tem. Infelizmente ou felizmente o dever da publicidade é despertar no publico um desejo de algo que ele não tenha e que possa se tornar uma necessidade.


    Huda Lourena
    Turma: 6º período PP - Noite.

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  60. Hoje em dia as pessoas mesmo que inconscientemente são levadas pelos seus desejos. Ás vezes acabam consumindo aquele produto por alguma insatisfação que está em seu emocional e para esquecer daquilo acabam consumindo mais do que pode. O Publicitário em se, não pode parar de fazer o seu trabalho que e anunciar o seus produtos porque a maioria da pessoas acabam consumindo aquele produto sem poder, mas temos a parcela de pessoas que realmente consomem o produto porque tem necessidade e precisa dele para o seu dia a dia.Publicidade não e só anunciar algo e também passar informações sobre toda aquela campanha o que querodizer que publicidade também e informação para os consumidores.
    O consumismo exagerado que temos entre nossa sociedade, não podemos nos referir que e culpa e do publicitário em se, e sim do próprio individuo que não sabe ter os gastos corretos que a sua renda permite.Outro fator que e bom ser lembrado e que a nossa sociedade e feita de status, se um amigo tem algo bacana aquela pessoa acaba querendo comprar mesmo não podendo para mostrar que pode mesmo não tem aquela grana disponível.Em relação ao vídeo acima eu fiquei realmente com dó dela, Mas ele teve a consciência que ela tinha um preço emotivo para ele e não foi tão consumista ao ponto de comprar outra.
    Thiago Gonçalves Duarte - PP - Noite 6°Período

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  61. O consumismo hoje em dia, não vem mais de uma necessidade como antigamente, mais sim de uma necessidade de estar na moda, de ter status, de ter um prazer momentâneo ou como dizem hoje em dia para ostentar.
    Acarretando com isso um alto índice de consumo de produtos que em sua maioria não precisavam ser trocados ou ate mesmo não precisava de tê-los.
    E a publicidade tem um papel fundamental para que esse consumismo aumente cada vez mais e mais, hoje em dias as propaganda e anúncios seduzem cada vez mais os seus públicos, fazendo assim com que eles sintam o desejo de ter aquele produto novo ou de trocarem aquele que se dizem ultrapassado pelo novo produto.
    A mídia hoje “dita” as tendências, a “moda” e muito mais através de pessoas (Famosos) que usados para divulgar, anunciar, usar/consumir produtos afim de que seus “fãs” usem e consumam seus produtos. Já a publicidade tem como papel seduzir o publico para que além do papel da mídia eles consigam atrair mais consumidores.
    Marcelo Assis 6º período de PP Noite

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  62. O consumismo hoje em dia, não vem mais de uma necessidade como antigamente, mais sim de uma necessidade de estar na moda, de ter status, de ter um prazer momentâneo ou como dizem hoje em dia para ostentar.
    Acarretando com isso um alto índice de consumo de produtos que em sua maioria não precisavam ser trocados ou ate mesmo não precisava de tê-los.
    E a publicidade tem um papel fundamental para que esse consumismo aumente cada vez mais e mais, hoje em dias as propaganda e anúncios seduzem cada vez mais os seus públicos, fazendo assim com que eles sintam o desejo de ter aquele produto novo ou de trocarem aquele que se dizem ultrapassado pelo novo produto.
    A mídia hoje “dita” as tendências, a “moda” e muito mais através de pessoas (Famosos) que usados para divulgar, anunciar, usar/consumir produtos afim de que seus “fãs” usem e consumam seus produtos. Já a publicidade tem como papel seduzir o publico para que além do papel da mídia eles consigam atrair mais consumidores.
    Marcelo Assis 6º período de PP Noite

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  63. Com o passar do tempo, o leque de produtos dentro de uma mesma linha tem se tornado cada vez maior, dando uma grande variedade de opções a serem consumidas, algo que na década de 50 e 70, não era tão possível assim.
    Cada marca tem o seu top de linha, e dentro desses tops a uma que se sobressai e se torna a top dos tops. Com essa grande variedade, acessibilidade ao consumo e o crescimento pela busca de inovação que cresceu na sociedade, os produtos passaram a ter seu tempo de vida reduzido. Um celular que acabou de ser lançado, daqui a alguns meses já está obsoleto. Isso tem gerado uma busca pelo status e aceitação social, onde o ego de cada um busca sua realização no consumo excessivo por produtos novos que estejam de acordo com aquilo que é usual no momento. Assim o consumismo tem se tornado algo inconsciente e desenfreado, indo além daquilo que é necessário, pois o desejo por aceitação se tornou maior. Consequentemente as pessoas gastam comprando aquilo que não precisam com o dinheiro que não têm, tendo que sair em busca de novas rendas para arca com as consequências dos seus gastos.
    A publicidade não possui ligação direta com isso, pois ela apenas faz seu papel de ofertar/mostrar de maneira positiva o produto/serviço para o consumo. Aquele que deseja consumir que deve possuir autocontrole para não fazer parte do consumismo desenfreado que atinge a sociedade atual. Ou seja, o consumismo do século XXI está ligado muito mais a algo psíquico do que com a publicidade realizada.

    Yasmim Duanni Rocha Brugger, 6° período PP manhã

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  64. Somos bombardeados todos os dias ou até mesmo todos os momentos com propagandas incentivando às compras; liquidações, descontos e promoções são atrativos que nos faz comprar sem necessidade, às vezes pelo mero prazer de ter.
    A era tecnologia, o mundo digital influência de maneira descontrolada; preferimos comprar/adquirir o novo descartando o que se poderia concertar; demonstrando que somos consumistas para repassar uma imagem que às vezes não nos cabe, deixando levar por influências e status.
    Na sociedade do consumo do mundo atual você é avaliado pelo que possui sendo isso mais importante para alguns e não pelo seu caráter ou personalidade.

    Ana Carolina A. de Freitas, 6º Período PP Manhã

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  65. É engraçado ver meus colegas afirmando que vivemos em uma era de consumismo e perceber que vejo as coisas de maneiras diferentes.

    Acredito que estamos em um momento de realizações, mesmo que o impulso leve uma parcela desta "culpa". Por muito tempo o brasileiro(a) não teve condição de se sustentar e muito menos de realizar suas vontades.

    Todos buscamos felicidade e realizações, mesmo que isso seja em coisas. Hoje temos a chance de adquirir algo, mesmo que venha um arrependimento depois. O publicitário não imputa desejos em ninguém, ele não é capaz de manipular as pessoas como uma força Jedi.

    o desejo já está ali, a vontade também. Não consigo convencer um vegetariano a comer carne com meu AD, posso despertar a curiosidade, mas mudar seu valor com uma imagem? Difícil hein?

    Nosso trabalho é despertar a curiosidade de saber, querer conhecer mais e simplesmente mostrar porque o meu é melhor do que o da concorrência.

    Não há ditadura, as pessoas fazem o que querem, ofereço um caminho apenas, você quem decide se quer seguí-lo ou não

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  66. Este comentário foi removido pelo autor.

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  67. No vídeo, percebe-se claramente que existem possibilidades de segurarmos o impulso consumista e adiar o desejo do novo, do tecnológico. O consumismo é o desejo exacerbado de possuir mais e melhor do que o próximo. É o impulso sedutor de querer estar em uma posição privilegiada perante o outro. Eu tenho e você não tem. Existem as necessidades reais de sobrevivência e estas devem ser supridas, mas será que todas elas são realmente necessárias? Devemos responder a esta pergunta de forma coerente, observando com cautela as "necessidades" e atribuindo a elas as reais prioridades. No caso do vídeo, o personagem opta por consertar a geladeira a comprar uma nova. De forma consciente, ele priorizou outras necessidades e percebeu que comprando um novo equipamento, iria ter apenas uma versão mais recente, porém, a função principal seria a mesma, conservar alimentos.
    A Publicidade consegue gerar no consumidor um desejo em adquirir determinados produtos de forma impulsiva e, consequentemente, transformar este desejo em uma necessidade.

    Rogério Dias
    Turma: 6º período - PP - Noite

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  68. Em nossa sociedade existem muitas necessidades que estimulam e o consumismo, pois vivemos em regime capitalista. Entretanto consumir produtos muito além das necessidades fomentam as dividas e trazem malefícios a muitos indivíduos por questões monetárias (dividas).A publicidade não é diretamente ligada a isso, pois ela cumpre seu papel de mostrar e anunciar de modo com que as necessidades momentâneas dos indivíduos apenas estimulem a venda de algum produto ou serviço que ela tenha predisposição para compra-lo. Ao contrario de criar produtos que não sejam verdadeiramente necessidades básicas, mas vendendo de modo como fossem necessários.

    Cyro Villela - PP - manhã 6ºP

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  69. Se uma pessoa adquiriu um determinado produto ou serviço, apenas para impressionar os outros, isso não é inerente ao trabalho do publicitário. Pois o trabalho do publicitário consiste em despertar desejos nas pessoas, entretanto cabe ao consumidor decidir se o serviço/produto lhe é necessário, se cabe no seu orçamento, entre outras variáveis. Por isso creio que o publicitário não seja o grande vilão dessa equação.

    Lucas Diniz - PP
    6º Período - Manhã

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  70. Acredito que o crescimento do consumo apenas acompanhou o crescimento da oferta de produtos e serviços no mercado. O consumismo é um efeito causado pela grande concorrência existente e a necessidade que cada um tem para sobreviver no meio. Afinal, quem abre um negócio pensando em não vender? A publicidade entra na história como o culpada, mas pensando pelo básico do mercado que é vender, a publicidade auxilia apenas a destacar uma marca da concorrência, para que torne aquele produto ou serviço lucrativo. Pensando assim o verdadeiro vilão não seria o próprio mercado?
    O consumismo acaba sendo simplesmente a reação das pessoas imersas em um mar de opções, promoções, campanhas, propagandas e incentivos à compra e consumo. Mesmo que este seja algo por impulso, sensação de pagar menos por algo, ou simplesmente um "não posso perder essa promoção".

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  71. Com o consumismo grande parte das pessoas estão vivendo em busca do status, ou seja, cada vez mais têm uma necessidade exagerada de impressionar e de serem aceitas por um determinado grupo social.
    Mas também devemos levar em consideração que com o avanço tecnológico os objetos de consumo estão sendo modificados/feitos para se tornarem com mais rapidez descartáveis e assim inutilizados, e como a diminuição da vida útil dos objetos de consumo diminui a cada dia, acredito que devido isto várias propagandas têm surgido para persuadir seus consumidores a trocarem seus objetos por outros mais modernos que consequentemente e propositalmente irão durar cada vez menos, criando assim um ciclo vicioso de consumismo.
    Harieni Jesus Maia - PP - 6° período - Manha

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  72. O ponto principal dessa discussão é a qualidade e a durabilidades dos produtos que vem sendo produzidos de algumas décadas pra cá. A necessidade da venda contínua de produtos faz com que as empresas escolham fazer produtos cada dia mais descartáveis.
    O advento da tecnologia também influencia esse mercado. Anos após anos novas funções surgem, novas maneiras de usar e junto a isso, o desejo do consumidor de estar sempre por dentro das novidades.
    Um bom exemplo pra esse argumento é a música " State of the art " do cantor Gotye, onde fica claro que a busca pelo topo de linha consumiu totalmente a sociedade, a transformando em algo totalmente controlável.

    Anexo: Vídeo de "State of the art"
    https://www.youtube.com/watch?v=xWIKQMBBTtk

    Lujakson Alves - PP - 6º período - Manhã

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  73. Hoje em dia a motivação do consumismo não esta ligada apenas a necessidade de se obter um produto novo. O consumismo de hoje está maior pois a tecnologia esta muita avançada e a cada dia se lança algum produto com mais tecnologia e ai entra a ideia de status, ter algum produto mais novo, e a publicidade faz o papel dela que é mostrar o produto mais recente, mostrando suas tecnologias e seus diferenciais dos demais produtos. Então o consumidor fica impressionado com o produto e acaba comprando sem ter a necessidade, apenas pelo status de mostrar aos outros que possui um produto melhor.

    Regis Gobet - 6º período - PP - Noite

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  74. Há 30 anos os produtos eram feitos para durar tempo indeterminado e a publicidade não exercia tanta influencia como hoje. Hoje em dia os produtos tem "prazo de validade curto" e a publicidade ajuda nisso por despertar nosso desejo em algo que se torna obsoleto pelo lançamento de alguma coisa que exerce a mesma função com uma ou outra novidade.
    Acredito que o consumidor deve saber balancear seu desejo e necessidade para comprar aquilo que lhe atende de maneira consciente mas sem perder o desejo por algo novo.

    Angelo Araújo - 6º Período PP Noite

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  75. Facil dizer ou afirmar que hoje em dia o consumo esta nas pequenas e grandes familias, antes se tinha uma geladeira que consumia 3 vezes mais que hoje, não acredito que somos ou compramos as coisas não por necessidade, hoje tudo esta mais caro, a começar pela gasolina que esta um absurdo, mas se pararmos para pensar, o que mais vale a pena comprar um carro mais caro que economiza muito mais, ou continuar com um carro mais convencional que consome muito. Acredito que tudo hoje esta elas por elas, onde você tem o que te agrada e como disse a frase, o que agrada os outros.

    Washington Junio PP Manhã

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  77. Um dos motivos para as pessoas consumirem é o fato do produto ou serviço ser novo, as pessoas gostam de novidades e acabam consumindo algo que não precisa. Outro fato é que os produtos de hoje em dia são descartáveis, feitos para durarem pouco tempo, na década de 50 os produtos tinham uma durabilidade para que resistissem por um bom tempo. A publicidade faz com que desperte o desejo do consumidor em adquirir o produto, o que faz o consumismo aumentar cada vez mais.

    Filipe Bueno - 6º PP - Manhã

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  78. Que hoje as pessoas consomem mais que antes, é uma verdade incontestável. Esse aumento no consumo ocorre por diversos motivos: necessidades básicas, as constantes mudanças de mercado que faz com que os produtos caiam em desuso rapidamente, temos também o que é chamado de 'ostentenção' na qual as pessoas querem mostrar 'poder' através dos bens que consomem.Uma outra realidade encontrada é a facilidade e o poder de compra que é cada vez maior em todas as classes.
    A publicidade e o publicitário tem o papel de identificar seu público alvo e criar a necessidade dos mesmos adquirirem aquele produto, no entanto se a mensagem não atrai, não agrada a determinado público não ocorrerá o consumo, portanto a publicidade identifica a necessidade de seu target e cria estratégias para que aumente o consumo nesses grupos.

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  79. As pessoas estão cada vez mais consumistas, isso é fato. No mundo de hoje os seres humanos estão cada dia mais se preocupando em cuidar do seu lado exterior do que seu interior. Compram dezenas de roupas, eletronicos, etc se preocupando com a impressão que os outros tem dela. Enquanto o interior, que é o que realmente importa esta apodrecendo. A sociedade esta cada dia mais doente em relação a isso. Se exteriormente você não se enquadra com tal esteriótipo pode ser a próxima vítima de chacotas, racismo, etc. Infelizmente nosso papel como publicitário é fazer as pessoas comprarem mais e mais os produtos que vendemos. Pelo menos temos que vender produtos que achamos que vá satisfazer nosso consumidor.

    Luciano Xavier de Lima - 6º PP Noite

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  80. Embora as pessoas sejam muito consumistas, eu particularmente não me considero tanto, claro que precisamos do dinheiro para necessidades básicas, mas sempre me senti um E.T por não sonhar em ter uma mansão, um jatinho, barras de ouro e etc.
    Talvez porque o mercado atual é repleto de produtos fracos e ao meu ver sem sentido, a tecnologia nos engana (baterias de celular são um exemplo) e comidas não são saldáveis. Talvez quando melhorar a qualidade dos produtos eu me torne consumidora de carteirinha.
    Ana Elisa Resende- PP-manhã 6 período

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  81. Podemos dizer, que, existe uma enorme diferença entre o consumismo e o consumo, pois dizer que o consumo é a necessidade de ter algum produto ou algo para satisfazer suas reais necessidades e desejos, por outro ponto de vista o consumismo é o fato de adquirir o produto ou algo , sem que haja uma necessidade real. E não podemos dizer que a publicidade seja uma grande motivação do consumidor, pois ela apenas desperta o desejo de querer aquele produto que você não tem ou não pode ter.

    Edgar Brito - LBA - NOITE

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