domingo, 8 de março de 2015

Tendência publicitária trata mulheres como seres humanos, enfim






"Quando o mundo os chama-los de chefes e o mundo nos chamar de mandonas, chicoteai-o. Quando falarem que eles são persuasivos e falarem que somos agressivas, chicoteai-os. Quando eles fizerem seu trabalho de pai e forem chamados de dedicados e você fizer seu trabalho de mãe for chamada de egoísta, chicoteai-os. Não deixe que rótulos te segure. Seja forte e brilhante." Tradução livre.


Especial para Folha de S. Paulo - Edição 8.3.2015







Em 2013, a Pantene colocou no ar a campanha "Shine Strong", que apontava como homens recebiam adjetivos edificantes por apresentarem certas características pelas quais mulheres eram em geral depreciadas. Se ele lidera, ela é mandona. Se ele é extremamente dedicado ao trabalho, ela é egoísta.

A campanha foi um dos focos do movimento conhecido como Femvertising, mistura em inglês das palavras feminismo e publicidade.

Nele, os anúncios inspiram e reivindicam mais poder para a mulher ao invés de contribuir para a manutenção de suas inseguranças. E a Pantene, ao apostar num retrato mais complexo das mulheres, teve um aumento de 3% em sua participação no mercado, faturou US$ 25 milhões em aparições na mídia e teve mais de 46 milhões de visualizações no YouTube.


Uma das pioneiras desse tipo de publicidade foi a Dove, que há quase 11 anos criou sua campanha "Pela Real Beleza", que denunciava o uso de Photoshop nas imagens e trazia modelos com corpos diferentes dos das modelos.

Campanha Always: "Você é incrível. Você é impossível de parar. E você pensa como uma garota. Reescreva as regras." Tradução livre.
Outras marcas que entraram nessa recentemente foram Always, com a campanha "Like A Girl" (como uma garota, em inglês), que desafiou estereótipos negativos associados ao sexo feminino, e "Under Armour", com Gisele Bündchen declarando "I Will What I Want" (farei o que eu quiser, em inglês).
Campanha Under Armour: "Quebre o modelo suavemente", "Ela não é nada especial". Tradução livre.

Femversiting responde a uma preocupação da publicidade em falar com as mulheres: sabe-se que elas são maioria na internet e que seu poder de decisão de compra é maior que o dos homens.
O movimento é ainda uma resposta a um fenômeno que vem se repetindo na publicidade: anúncios que passariam despercebidos agora são duramente criticados.
Campanha Body: O Corpo Perfeito: Propaganda Original

Campanha Body: O Corpo Perfeito: reação na internet


"O corpo perfeito", slogan original da campanha das lingeries Body, da Victoria's Secret, lançada em novembro do ano passado, precisou ser mudado após protestos em redes sociais que denunciavam a mensagem como danosa "à imagem que as mulheres têm de seus corpos".

Neste ano, a Skol mudou sua campanha de Carnaval depois que a frase "Esqueci o não em casa" foi alvo de protesto na internet por ser considerada uma forma de apologia ao estupro.

Criar produtos que levem a mulher a sério, que a tratem como alguém inteligente e responsável, é a novidade que tem dado mais resultados --sociais e financeiros.

Prezadas e Prezados, comentem as experiências positivas e negativas das campanhas citadas, a partir do que os publicitários supostamente pensaram sobre os comportamentos femininos: onde as campanhas acertaram e onde erraram?

82 comentários:

  1. Analisando as propagandas, podemos perceber que muitas propagandas estão sendo feitas por publicitários e empresas conscientes da situação feminina na atualidade. A Pantene, por exemplo, fez uma ótima propaganda instigando as mulheres a não deixarem ser rotuladas por homens e passarem a assumir sua identidade e característica, que muitas vezes é denegrida apenas pelo seu sexo. A Always lançou uma comprovação de que o mundo é tão machista que até corrompe as próprias mulheres que crescem achando que ser “coisa de mulher” é pior do que ser ‘coisa de homem”, pondo a prova da influência machista e alertando a não deixarem isto acontecer. A Under Armour utilizou da figura pública da Gisele para mostrar que até a modelo mais bem paga do mundo sofre com o mundo machista e que há diversas pressões e rótulos colocados sobre ela. O apoio que a mulherada sente nesse sentido é ótimo e marcante. Ponto para as agências realizadoras dessas propagandas.
    Quanto a Dove, é inegável que seus publicitários já estão conscientes sobre a questão do orgulho feminino, entretanto, para sua propaganda ficar mais perfeita, além das diferentes etnias, também deveriam ter diferentes corpos. Todas as modelos são magras.
    Agora, verdadeiras mudanças devem acontecer nas propagandas do Corpo Perfeito e da cerveja Skol, seus publicitários passam uma imagem negativa e apenas fazem a marca perder a credibilidade com aquelas que detém grande parte do poder de compra.

    Lucas Santos Gomes – 6° período manhã

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  2. A campanha alltype da Pantene teve uma boa pegada para as mulheres, mostrando como a mesma característica pode ser lida de diferentes maneiras apenas por causa do gênero. Entretanto, o modo como foi escrito leva a uma segunda interpretação que diz que as mulheres são superiores e que os homens devem ser chicoteados devido a sua característica. Talvez fosse melhor evidenciar mais como os homens e as mulheres são equivalentes e que estas características são boas a todos.
    Já a campanha da Dove merece parabéns. Além de ser a favor das mulheres, ela também é etnicamente correta, uma vez que mostra mulheres de todas as etnias. Nesta empresa, os publicitários já se deram conta de como as mulheres tem um forte poder de compra.
    A campanha da Always é emocionante e mostra como as próprias mulheres quando crescem, acrescentam um ar que denegra a expressão “Como uma menina”, de tanto ouvirem e conviverem no mundo majoritariamente machista. A agência realizadora da campanha conseguiu acertar um ponto muito importante na realidade feminina.
    A Under Armour mostra a Gisele lutando como se estivesse extravasando todas as pressões que ela sofre diariamente. É um apoio da marca que compreende todas as dificuldades que as mulheres passam. Uma ótima e marcante propaganda.
    Já a campanha do corpo perfeito foi um verdadeiro tiro no pé e foi maravilhosamente contestada. Definir um padrão de beleza no corpo feminino nos dias atuais é algo estúpido de se fazer. As mulheres cada vez mais estão menos temerosas e confiantes a enfrentarem o mundo do jeito que são.
    A campanha da cerveja Skol foi muito contestada no carnaval pela apologia ao estupro. Vendo a propaganda, pode-se imaginar que ela foi feita por homens antiquados e que ainda insistem em usar a mulher como objeto sexual masculino.

    Jéssica Nascimento de Souza - 6° PP AM

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  3. Embasada nas campanhas publicitárias acima, acredito que as empresas que lidam mais com o público feminino estão realizando certas mudanças para que, de alguma forma, possam agradar seu público alvo, e de certa forma isso é bom, todos saem ganhando, a empresa, as pessoas que adquirem determinado produto e/ou serviço, os publicitários responsáveis pela campanha, entre outros. As empresas Pantene, Dove, a Under Amour e Always estão de parabéns! Acredito que a Dove saia na frente devido à suavidade e delicadeza das peças, mostrando para o público que sim, nós somos bonitas sem precisar seguir regras ou padrões de beleza, só o sorriso das atrizes já diz tudo.
    Já a campanha da Victoria’s Secret é de total falta de respeito com o público feminino, sendo essa uma das empresas que mais lida com este tipo de público e consequentemente a que mais erra, pois sempre procura mostrar corpos esbeltos das modelos, como se aquilo fosse um padrão para nós mulheres; como diz o próprio anúncio, como se fosse “o corpo perfeito”. Nota zero para a Victoria’s Secret, que recebeu uma resposta a altura das mulheres na internet.
    A campanha da Skol, a meu ver, não é só uma campanha que faz apologia ao estupro, pois a frase não possui gênero (se é feminino ou masculino), mas isso não quer dizer que estou de acordo com ela. Essa campanha tinha como objetivo mostrar as pessoas que elas devem “extravasar” no carnaval, mas isso inclui esquecer o não para tudo, induz as pessoas a, por exemplo, fazerem o uso de drogas, dirigirem alcoolizados, beijarem alguém forçado, e inclusive aos estupros. Os responsáveis por essa campanha foram infelizes com essa proposta, o carnaval é uma data com altos níveis de mortes, estupros, roubos; uma empresa incentivar os usuários de seus produtos a “perderem a cabeça”, é com certeza um erro sem igual.


    Aline Simões Sutil - 6º PP manhã

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  4. As campanhas da Pantene , Always , Dove e Under Armour acertaram nessas campanhas de modo que defendem as mulheres do jeito que elas são, não exigindo que estas se enquadrem nos padrões de beleza e comportamento rotulados por pessoas antiquadas que dominam grande parte da sociedade. Desde modo, as marcas mostram que estão antenadas na realidade em que nos encontramos e tenta reforçar a ideia de que isso será cada vez mais comum.
    Enquanto isso a marca Victoria’s Secret continua utilizando mulheres magras como estereótipo de beleza sendo que atualmente o corpo perfeito/bonito está associado em ter “pernão, bundão, peitão”. Não digo isso por apoiarem estes rótulos de perfeição, mas apenas ressaltando o ponto em que a marca está presa a determinadas coisas.
    Já a Skol parece que nem pensa na possibilidade de parar de usar a mulher como seu objeto sexual de venda e lança uma campanha na qual induz o publico ao descontrole em época de Carnaval e ao desrespeito as mulheres. Lançar uma campanha como esta é não pensar que ela pode gerar efeito nos comportamentos alheios, uma vez que pensamentos desrespeitosos como este é um dos fatores responsável da violência contra a mulher.

    Bárbara Carvalhaes - 6º PP manhã

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  5. Não acho que em todo esse tempo tenha ocorrido uma grande mudança na forma de representar a mulher na publicidade. O que mudou é o policiamento a que hoje estamos expostos. Tornou-se condenável retratar a mulher a partir de uma visão puramente sexista.
    Não é que a publicidade esteja mais machista, pelo contrário. A questão é que só agora, com as redes sociais, essa discussão sobre a imagem da mulher (não só sobre a mulher) deixou de ser um assunto restrito às universidades, aos movimentos feministas e a fóruns mais fechados. Em uma sociedade mais evoluída, percebe-se hoje que uma série de marcas (Comercial FIAT 2011), prefere mostrar mulheres independentes, maduras, com poder de decisão e liberdade de escolha. É o reflexo de uma sociedade que já rejeita os estereótipos mais grosseiros, mas a Skol e muitas outras marcas de cerveja ainda insistem em serem desrespeitosos e machistas de forma incansável. A Always e Dove se mostraram um grande modelo a ser seguido, e a Pantene não fica para trás também, só deveria ser corrigido alguns pequenos detalhes em sua campanha, que ao meu ver, para valorizar a mulher, não é necessário diminuir o homem, e vice-versa.

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  6. As campanhas mais bem sucedidas trazem exatamente de experiências ruins do dia de hoje, por exemplo, estereótipos, subjugação, domínio dos homens, etc.

    É visto que cada vez mais, não há espaço para tais pensamentos devido a uma crescente ascensão da mulher. As campanhas acertam em explorar esse lado, valorizando de forma correta, colocando a mulher em seu devido lugar, ao lado do homem. Não abaixo e nem acima.

    De certo modo essas campanhas trabalharam o comportamento, estudaram a forma leve de abordar e as palavras corretas para atingir o objetivo, acertos, erros em não escolher bem as palavras como a Skol e dar um sentido amplo de conotação contrária ao consumidor.

    Publicidade não deve ter sentido muito subjetivo, o publicitário precisa saber motivar as emoções e sentidos da forma que ele quer.

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  7. O assunto " mulher" está em evidência, as mulheres estão cada vez mais expandindo sua parcela no mercado/sociedade (se impondo).
    Então como essa mudança de pensamento está acontecendo e por sinal é algo positivo para sociedade, as empresas tem de acompanhar o raciocínio, fortalecendo o "poder" da mulher, como foi bem proposto pelas 4 primeiras marcas apresentadas no post, mostrando o que as mulheres realmente são e como podem ser retratadas no dia-a-dia.

    Não sei se por pura inocência ou se foi com o objetivo de "'desmerecer" a mulher mas as 2 ultimas marcas (Skol e Victoria's Secret) pecaram em seus anúncios pois provavelmente não analisaram bem o campo em que seus produtos impactariam. Como consequência as mulheres "caíram matando".

    Lucas Medeiros - 6º Período - Noite - PP

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  8. Com base nas campanhas citadas, é fácil notar que esse tipo de publicidade é uma via de mão dupla, onde as empresas que tem como publico alvo a mulher podem exalta-la, ganhando seu publico e ainda a mulher sai ganhando ao ver de alguma maneira o seu espaço sendo reconhecido até mesmo nas publicidades das empresas.

    Além de dar alguns passos para a frente na evolução do espaço e conquistas das mulheres, é também uma forma da empresa falar diretamente a linguagem das mulheres, e com isso interferir de forma positiva no poder de decisão de compra.

    A internet mudou a maneira de recepção das pessoas para com os produtos e estreitou os laços do consumidor com a empresa (quando o assunto é mídia bem feita, é claro ). O papel da internet muda totalmente a imagem da empresa caso ela não esteja participando de forma correta na rede, ou seja, de forma resumida, os anúncios que só comentávamos em casa ou com alguns amigos, hoje, são percebidos e comentados na internet, tomando uma escala muito maior de importância e cuidado ao fazer uma campanha.

    A Dove além de pioneira, trata a beleza real com maestria, ao colocar em sua campanha modelos diferentes do que normalmente vemos por aí. É de fato complicado apontar onde a campanha errou, tendo em vista o tratamento excepcional dado ao assunto.

    Já a Always ao tratar o poder da mulher desafia e coloca a prova os estereótipos negativos, ou ditaduras do que a mulher pode ou não fazer. Uma forma de atingir de maneira mais agressiva, mais clara, a always conquista seu publico, por travar batalhas diretas com o preconceito ou o desmerecimento para com a mulher. Outra campanha onde é impossível apontar erros.

    A Victoria's Secret sentiu "na pele" o que é o poder da internet perante as causas ( ou as campanhas ) e por isso, após lançar uma propaganda original que ofendeu ou não agradou algumas mulheres, a empresa teve que pensar rápido e fazer uma resposta a altura. É difícil falar que a original foi um erro, ao ver que a campanha está bem montada, acredito que isso tenha sido algo neutro, um erro neutro que não mudaria tanto o poder de venda, porém, o acerto estava na resposta adequada, ouso dizer que hoje a empresa que não sabe de forma adequada e rápida responder aos seus potenciais clientes pela internet, é uma empresa em processo de falência, por isso, a Victoria's Secret, ao final, acabou ganhando do que perdendo pontos.


    Alguem avisa pra Skol que estamos no séc. XXI?! Se isso foi uma tentativa de humor, errou feio, errou rude. Fico na torcida para que a ideia tenha sido outra e que nós ( eu e um monte de gente ) tenhamos entendido errado. Não é de hoje que essas propagandas que somente menosprezam o valor da mulher são julgadas e criticadas, e ainda assim, mesmo sabendo que a chance de dar errado é quase certa, ainda tem empresas que teimam em insistir? O mundo muda e a forma como deve ser feita a publicidade muda com ele.


    Tamires Serra - 6º - PP - Noite

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  9. Pantene - "Shine Strong"
    ACERTOS: Retrataram como a sociedade se comporta em relação às mulheres em diversas situações. Visto este problema, a campanha tomou como base os esteriótipos e incentivou a mulheres e até mesmo a homens a não se calarem com tais situações e reagirem perante a sociedade.
    ERROS: Tomam a violência como forma de combater a intolerância e machismo ao retratar o chicote, que historicamente é uma ferramenta de tortura principalmente vinculada a negros e escravidão.

    Dove - "Pela Real Beleza"
    ACERTOS: A imagem de mulheres perfeitas funcionou até algum tempo, mas a sociedade mudou e seu comportamento perante a mídia também. A aceitação pelo real e pelas imperfeições se tornou algo digno de se levantar bandeiras. A campanha da Dove usa destes fatos para alavancar suas ideias e traz o fato de que as agências de publicidade abusavam do photoshop para retratar as mulheres, trazendo uma imagem midiática contrária à realidade.
    ERROS: Não há erros de execução nesta campanha, talvez pequenos detalhes, como pequenos photoshops para retoques, poderiam deixar mais natural ainda as modelos.

    Always - "Like A Girl" e "Under Armour"
    ACERTOS: Estas duas campanhas, assim como as outras, visam rever os esteriótipos relacionados às mulheres. A empresa foi feliz em suas aplicações, e usaram uma atriz global para fortificar a marca e o conceito.
    ERROS: Sem erros aparentes.

    Victoria's Secret - "The Perfect Body"
    ACERTOS: A marca não acertou em nada, apenas continuou a ideia de rotular como mulheres devem ser segundo a mídia para serem aceitas por seus companheiros e pela sociedade.

    ERROS: A Victoria's Secret é uma marca elitizada e a imagem de elite, brancos, bonitos, magros vem se estendendo pela sociedade há anos e é aceita por muitas pessoas. Visto que este é um conceito bastante atrasado e sem base alguma, a marca deveria rever seu marketing e começar a pensar na sociedade que está emergindo, uma sociedade que com a ajuda das redes sociais não aceita mais de bom grado este tipo de propaganda.

    Skol - "Carnaval"
    ACERTOS: Permeando a cultura do estupro e mantendo a postura de marcas de cerveja ao colocar a mulher como objeto sexual masculino a campanha acertou em nada.
    ERROS: A campanha poderia ter tido outros rumos, com mias inteligência e diligência, mas preferiram seguir o caminho mais comum. Após a repercussão nas redes sociais a marca se retratou, porém tarde demais, o estrago já havia sido feito.

    Estamos caminhando a passos lentos para uma comunicação que converse com a mulher sem a necessidade de objetificar ou estereotipar, falta muito, mas ainda vamos chegar lá.

    Jefter Barony - 6º Período - PP - Manhã

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  10. Ao criar uma peça publicitária, é importante saber qual o publico se quer atingir, e a partir daí qual a melhor forma de transmitir a mensagem. Nas campanhas acima vemos vários pontos de vista sobre a imagem da mulher na publicidade. Na campanha da Pantene, Always, Under Armour e principalmente a Dove, conseguimos ver o lado positivo dessa imagem projetada, elas mostram a diversidade e não colocam como certo o padrão de beleza ou um determinado tipo de comportamento. Mostra que não se devem aceitar rótulos impostos pela sociedade. Totalmente contrario da campanha da Victoria's Secret e da Skol que traz um lado negativo. Expor o padrão de beleza como perfeito e correto o de mulheres magras e com cabelos lisos, é uma forma ruim de chegar ao publico feminino com biótipos diferentes como vez a Victoria’s Secret. Como também não foi correto a utilização da frase “Esqueci o não em casa”. Acredito que foi um descuido da Skol. Pra mim a frase escolhida não foi uma apologia apenas ao estupro como já foi dito, e sim a vários fatores considerados como errados ou ilegais.

    Izabela Luiza – 6° período, PP Manhã

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  11. O mundo mudou muito desde que a mulher tomou consciência de sua independência e poder de decisão, e passou a se perceber como um ser humano que tem os mesmo direitos dos homens que até então eram tidos como cabeça, chefe da família, e lado forte da relação.
    Desde então, cada dia mais as mulheres alcançam novas conquistas, e se tornam ainda mais autônomas, fortes, trabalhadoras, chefes de lares e d enações. Com esse cenário, as mulheres cada vez mais são responsáveis pela decisão de compra, e a publicidade tem que se atentar para isso, e acompanhar todas essas mudanças, o que de fato tem sido feito em parte, pois mesmo depois de tanto aprendizados e cases de sucesso e de fracasso ainda é possível ver campanhas totalmente equivocadas, que chegam até mesmo a discriminar a mulher, como podemos observar no case da Skol, que utilizou a ideia de “se permitir “ inadequadamente, dando uma interpretação de apologia ao abuso sexual e também ao estupro, e na minha opinião jamais deveria ter utilizado esse mote para a campanha. Já Victoria's Secret foi na contramão do que fez a Dove e a Pantene em suas campanhas, colocando uma imagem de corpo perfeito para as mulheres, o que na verdade está relacionado com um padrão de beleza, fazendo com que qualquer mulher, ainda que considerada bonita, mas que estivesse fora desse padrão se sentissem constrangidas e até mesmo sofressem preconceito em virtude disso.
    A publicidade tem que falar com cada target de forma diferente e adequada, entendendo esse público feminino, suas motivações, seus desejos e expectativas ao utilizar o produto anunciado

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  12. Estamos vivendo uma época de revoluções. A mulher está cada vez mais se expressando e reivindicando seus direitos, e a publicidade, com seu dinamismo, é obrigado a ser capaz de acompanhar essas mudanças, se não é massacrado com protestos e até processos...
    É importante um profissional dessa área estar atento ao que é veiculado na peça, de maneira a deixar mais claro e sem abertura para interpretações duplas, pois com o advento da internet uma noticia ruim espalha muito mais rápido do que antigamente.
    É papel do publico cada vez mais pressionar as propagandas para sair coisas realmente criativas e que cative ambos os lados sem ataca-los.

    Luiz Eduardo Rezende Tavares - 6º periodo - Manhã

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  13. O feminismo não está mais restrito a grupos e movimentos e é um assunto presente na sociedade e na publicidade. Ao contrário de antigos anúncios que mostravam uma mulher frágil e inferior ao homem, hoje é ressaltado a força da mulher. Ainda sim, algumas campanhas não acompanham mudanças do pensamento da maioria da população. A campanha da Victoria's Secret mostra um padrão totalmente equivocado afirmado pelo título de “The perfect body”, causando protestos em redes sociais e uma resposta, fotos de diversas mulheres mostrando o verdadeiro “perfect body”. A Dove, precursora de uma campanha que exibe padrões diversos já criticava esse tipo de publicidade feita pela Victoria's Secret. Marcas como Always e Pantene também mostram mulheres como elas realmente são e procura atribuir um perfil forte a elas. A campanha da Skol também foi alvo de protesto após o título “Esqueci o não em casa” ser considerado uma apologia ao estupro. Pertencemos a uma sociedade mais crítica que não aceita mais estereótipos, sexismos e racismo. Campanhas devem ser realizadas sem margens para segundas interpretações e mulheres devem ser mostradas de forma independente, com poder de decisão e principalmente liberdade de escolha, mas nunca inferiorizando os homens e sim sendo mostrados de igual para igual.

    Luíza Ruas Drummond - 6º período - Manhã

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  14. O sucesso da campanha da Dove, está na criação de um conceito inovador com o intuito de mostrar para o público como é o corpo da maioria das mulheres no mundo e que elas não precisam mudar a aparência para se sentirem bonitas e realizadas. No anúncio, as modelos demonstram alegria e usam um biquíni branco para mostrarem sua satisfação perante o seu corpo. As campanhas da Dove e Pantene, possuem um discurso diferente das demais que sempre prometem mudar as mulheres, dado que, a Pantene usou as palavras para proporcionar mais poder a mulher e incentiva-lá a ser mais forte. Essas empresas conseguiram ouvir o que as mulheres desejavam há tempos, por essa razão os anúncios obtiveram uma repercussão positiva. Em contra partida, a campanha veiculada da Victoria's Secret, “The Perfect Body”, ocasionou vários protestos em redes sociais, visto que, não condiz com a realidade das mulheres e propõe que o corpo perfeito são os corpos magros das modelos mostradas. A Skol também descuidou-se ao veicular a campanha do “Esqueci o não em casa”, creio que a empresa não tinha o intuito de exaltar o estupro mas algumas mulheres se sentiram ofendidas e protestaram através da internet. Logo após as manifestações a Skol agiu de forma correta e retirou e modificou o anúncio.

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  15. O mundo de hoje em dia não esta mais o mesmo e as pessoas que sofrem de alguma forma com as mensagens publicitarias que são passadas, estão tomando conta de que isso pode ser alterado e corrigido de acordo com a realidade. As marcas Pantene , Always , Dove e Under Armour, estão mostrando para a sociedade que as mulheres não foram feitas para ter um tipo certo de corpo, de beleza e padrão para seguir mas sim para ser o que elas quiserem, fazer a real beleza do seu próprio gosto. Não devemos rotular e sim aceitar todos como são, o que não foi o caso da campanha da Victoria's Secret, que define qual é o corpo perfeito para uma mulher. A skol por si, apostou em uma frase grosseira para o carnaval, dando a ideia de que tudo é mais fácil por ser uma data comemorativa. Isso acabou gerando debates nas paginas de internet, na qual as mulheres se sentiram ofendidas e tratadas como fáceis. Os publicitários tem que tomar muito cuidado com as palavras que irão dizer e de qual forma ela vai ser dita, pois as pessoas mudaram e estão indo atrás dos seus direitos.

    Thiago Henrique de Oliveira - 6° período PP Manhã

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  16. A publicidade vem se adaptando às exigências da sociedade e entre elas está uma maior realidade na propaganda e menor exaltação dos estereótipos do que seria uma mulher perfeita. A publicidade vem trabalhando isso, como já dito no texto acima a Dove trabalha muito isso, em várias de suas campanhas, ela ressalta que a mulher é perfeita do que jeito que é. A mulheres cada vez mais querem se ver na propaganda, querem se identificar ao ver um anuncio. As mulheres hoje já não aceitam mais esse comportamento, então a propaganda é obrigada a se adaptar para não ser alvo de críticas negativas e até mesmo perder seu público.
    Bárbara Lessa Mourthé de Alencar - 6° período PP Manhã

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  17. A Victoria Secret ainda não se adaptou às mudanças da sociedade e vem fazendo campanhas que para as mulheres não são aceitáveis, ressaltando que o corpo perfeito é aquele magro escultural. Já as outras campanhas que fogem a esses estereótipos são totalmente aceitáveis e é além de agradar o público, pode trazer uma imagem positiva à marca, como é o caso da Dove que já é vista como uma marca que apoia as mulheres a serem como são, se sentirem lindas independente do que é imposto pela mídia.
    Bárbara Lessa Mourthé de Alencar - 6° período PP Manhã

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  18. As mulheres de muitos comerciais não se parecem nem um pouco com a realidade, elas são super magras, com o cabelo liso e muitas vezes loiras de olhos azuis. Por isso as campanhas Pantene , Always , Dove e Under Armour acertaram quanto suas campanhas, elas mostram a diversidade da mulher, tanto nos corpos quanto cores, mostrando que qualquer uma é bonita a sua maneira. A campanha da Victoria’s Secret errou ao colocar as mulheres tão estereotipadas e impondo um corpo perfeito, dando a entender que as mulheres tem que ser como as da campanha.
    Com o poder das redes sociais o machismo tem sido cada vez mais combatido nas campanhas, como o da Skol em que usa-se o título “Esqueci o não em casa”, esta gerou protestos nas redes sociais até que a campanha foi retirada do ar. Em muitas campanhas de cerveja a mulher ainda é vista como objeto sexual, mas aos poucos elas lutam contra isso, para garantir que não sejamos mais vistas dessa maneira.
    Houve uma pesquisa em que muitas mulheres citaram a atriz Dira Pais, garota propaganda da Activia, como o tipo de mulher certa para estrelar campanhas, pois a mulheres disseram se sentir mais parecidas com ela, já que ela não tem uma beleza parecida com “photoshop” e parecer uma mulher “normal”.
    Letícia Lessa Mourthé de Alencar - 6° período PP Manhã

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  19. É interessante ver a mudança de posicionamento ao que se refere a imagem da mulher, pois, o que percebemos nos comerciais de hoje em dia é a busca mesmo que ainda de forma implícita e não assertiva em alguns casos a valorização do sexo feminino. Campanhas que antes utilizavam as mulheres somente como peça de composição de cena, hoje em dia dão espaço e valor a imagem delas.
    Digo no sentido de, como antigamente as agências buscavam mulheres com as medidas perfeitas e se preocupavam em expor somente o corpo perfeito e hoje, a preocupação é em atingir a mulher real, alta, baixa, magra ou gorda e assim expõem a mulher com suas qualidades e também imperfeições.
    Com as mudanças também vem os acertos e os erros, por isso ainda vemos campanhas que saem como um tiro no pé, pois ainda e talvez sempre será de certa forma difícil agradar a todos, fazendo com que campanhas vão parar nas redes sociais em forma de chacota ou protestos mesmo. Mas ao que se era visto, podemos crer que muito ainda será modificado, fazendo assim com que a mulher se veja mais prestigiada e respeitada e não somente uma peça de composição de cena.
    Frederico Inácio - PP/Manhã

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  20. A partir das campanhas apresentadas pode-se observar um grande esforço de marcas grandes (e com certa relevância no mercado) em colocar a mulher em evidência, com uma imagem forte, independente e, acima de tudo, real. Essa tendência observada pode ser relacionada a valorização do fato de que muitas mulheres conquistaram seu espaço por esforço próprio. A publicidade teve sua evolução tardiamente em relação à representação da mulher, mas um avanço pode ser observado.

    Nas campanhas apresentadas, destacam-se os seguintes itens:

    - Campanha Pantene, Dove, Allways e Under Armour
    As campanhas se assemelham por mostrar o outro lado da mulher, diferente do que se é costumeiramente visto na publicidade. As mulheres nos anúncios são apresentadas em sua forma real, e não a idealizada socialmente. Essas mulheres são fortes, bonitas a seu modo e não correspondem ao estereótipo frequentemente retratado em anúncios publicitários. Elas representam o anseio de muitas mulheres e muitas militantes que há anos lutam pelo direito de se verem representadas na mídia, não apenas como mulher, mas como chefes, atletas, governantes, e até mesmo modelos, mas em seu mundo real.

    - Campanha “The Perfect Body” e Campanha Skol
    As duas últimas campanhas vão ao caminho contrário das citadas acima. Elas, ao invés de trabalhar com o real corpo feminino e com a liberdade de escolha da mulher, recaem sobre estereótipos físicos e no caso da Skol, incita o ato de estupro, crime infelizmente tão comum sofrido pelas as mulheres. Para as marcas isso soa como algo completamente negativo. Mesmo sendo grandes nomes, com uma fatia grande de mercado, muitas consumidoras se manifestaram contra essas campanhas, o que gerou um buzz negativo para as marcas – elas acabam sendo lembradas por erros que ferem os direitos da mulher e sua imagem. No caso da Skol, a campanha ficou marcada como sendo em prol do estupro. Publicitariamente falando, será algo difícil de contornar.

    A conclusão que pode ser tirada ao olhar para todas essas campanhas é a de que as mulheres conquistaram (e ainda conquistam) muitos direitos, mas isso ainda entra em conflito com diversas outras questões. Os passos curtos de uma mudança podem ser vistos, mas ainda há muito que se caminhar em termos de representatividade. A publicidade como uma porta-voz de grandes empresas, deve caminhar juntamente com a luta das mulheres, e acompanhar o avanço da sociedade na questão de direitos.

    Por Thaís Martins Guerra, aluna do 6° Período de Publicidade e Propaganda do turno da manhã.

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  21. As campanhas colocadas em questão buscam como principal propósito romper com certos paradigmas tão intrinsecamente ligados a nossa sociedade, cuja conotação, claramente negativa, serve apenas para segregar mulheres que aparentemente não tiveram "a felicidade" de se enquadrarem ao padrão de perfil físico socialmente imposto. A mensagem é basicamente a mesma para cada uma das peças publicitárias. Ao as analisarmos, observamos que, além de terem como objetivo trabalhar a autoestima feminina de forma positiva, buscam também exaltar a real necessidade das mulheres se aceitarem como elas são, sem se tornarem escravas da manipulação tão evidente e muitas vezes negativa, presente nos meios midiáticos. A beleza é algo subjetivo e não construído através de referências superficiais de moda e comportamento. Campanhas que são planejadas e veiculadas com essa mensagem preconceituosa, muitas vezes nada implícita, devem sim, ter como constante contrapeso o protesto simples, elegante e natural daquelas campanhas que ousaram justamente ir contra essa moda de rotulação de corpos e padrões femininos.

    Marcelo Fiuza Sánchez
    Publicidade e Propaganda - 6° período/noite

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  22. Acho que tanto o feminismo quanto o machismo formas de rotular as pessoas. Na verdade acho este assunto uma grande bobagem. Se um Homem pegar todas é garanhão. Se for uma mulher é uma piranha. Olhando do outro ponto de vista. Um homem olhando uma mulher é um tarado. Uma mulher olhando um homem é simplesmente uma observação. Como publicitários temos que pensar em todos esses pontos. Já que hoje em dia não se pode falar mais nada porque tem sempre aquele grupo que se “ofende”. Esses pontos podem ser o segredo do sucesso ou fracasso de uma campanha.

    Humberto de Jesus. Publicidade e Propaganda 6º período - Manhã .

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  23. Pantene -
    Ponto para a marca! Apoio a seu público alvo de se impor e não se rebaixar, mostrando que não precisa estar a baixo, mas sim a altura e pra isso tem que se impor.
    De negativo, talvez a forma agressiva que tenha sido mudar a resposta das mulheres "a sensibilidade" das pessoas conta muito na hora da interpretação. Acertaram em cheio, o aumento de sua participação no mercado e reflexo de uma boa campanha! Bem estruturada e pensada.

    Dove -
    Caso parecido com o da Pantene, mas com um tempo a mais de "carreira" em defender seu publico, as mulheres, algo certo e muito positivo, valorizando e demonstrando que todas são belas e cada uma é unica, beleza universal é "papo furado".

    Always -
    Uma ótima alusão a questão de estar segura, algo que o produto "oferece", de ter orgulho em ser uma garota, em não se esconder e não se diminuir, não é EGO, mas sim dizer "não somos mais fracas ou inferiores, vocês correm, nós corremos, vocês chutam, nós chutamos", a chave da campanha foi claramente "se dê o valor, não seja menor"!

    Under Armour -
    Super apelativo e objetivo! A imagem de uma mulher estar fazendo algo considerado "pesado e coisa de homem" foi o tiro certo, que teve uma ótima conversa com a chamada da campanha "I Will What I Want".

    Body -
    Tiro no escuro! Super ao contrario da campanha da Dove! Ao invés de valorizar sua própria beleza, novamente vem a ilusão das passarelas e os esteriótipos voltam a atacar! Erraram feio, tão feio, que bem mais que criticas fortes, uma resposta a altura!

    Skol -
    Campanha tiro no pé! Em pleno carnaval dar uma bola fora dessa! Não que a campanha esteja errada!! Mas usar coisas que podem gerar duplo sentido é muito complico, na verdade, nem deveria ser usado, felizmente agiram rápido e concertaram o "mal entendido".

    André Soares Ferreira - RA: 31226925 - 6ºPP Noite

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  24. Este comentário foi removido pelo autor.

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  25. As agências publicitárias que lidam com campanhas voltadas para o público feminino a todo momento, estão mais acostumadas a fazerem mudanças para agradar o seu público alvo. Fazendo uma pesquisa de mercado, esta instituição ganha por promover um produto que não agride a índole feminina, assim acaba saindo na frente dos concorrentes, ganhando visibilidade e espaço no mercado. Empresas como a Dove por acreditar que sim, que todas as mulheres são bonitas, e que mesmo sem seguir a qualquer padrão, moda ou seguimento de beleza, mostram para o público que é capaz de fornecer uma campanha sutil e agradável aos olhos de todos.
    Umas das maiores empresas nesse seguimento é a Victoria’s Secret, mas por se tratar como uma das empresas que mais lida com esse público acaba não percebendo os erros que fazem em suas campanhas. Na vontade de faturar e aumentar as vendas, a Victoria’s Secret faz com que a mulher busque o "corpo perfeito", mostrando um padrão, moda ou seguimento de beleza, e faz com que ela seja umas das empresas mais criticadas também.
    Já a campanha da Skol vejo que eles repetiram o clichê que a mulher é um objeto sexual, e na época do carnal, onde acontece tudo. O descontrole e extravasão nesta época é enorme, isso passa do desrespeito moral e ético onde alguns comportamentos pode gerar violência a mulher.

    Filipe Bueno - 6º PP manhã

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  26. A propaganda atualmente deve ser consciente e ética. Com o avanço da tecnologia midiática, as pessoas são mais criticas, o que é muito positivo para a sociedade. E é exatamente por isso que devemos saber qual publico alvo queremos atingir, e qual a melhor forma de transmitir essa mensagem.
    O publicitário e as empreses devem ser conscientes diante da sociedade feminina hoje. Quebrando paradigmas e estereótipos rotulados pelas pessoas. Nas campanhas acima, vemos que essa mudança já vem acontecendo. A Pantene trás uma campanha feminista, colocando em evidencia nos anúncios, mais poder para a mulher ao invés de contribuir para a manutenção de suas inseguranças, instigando ela a não deixarem ser rotuladas por homens. Na campanha Always mostra como a mulher é forte independente de ser uma garota, quebrando estereótipos negativos associados ao sexo feminino. E a Campanha Under Armour trás esse mesmo conceito de mulher forte diante de um mundo machista. Agora a Dove supera a todas com a campanha “Real beleza”, colocando modelos com estereótipos diferentes (identificando mais com o seu público alvo), mostrando que a mulher é bonita sendo ela mesma, como ela é. Diferente da campanha da Dove a campanha Body: O corpo perfeito erra feio! E acaba tendo que mudar sua campanha para não geras mais protestos negativos. O slogan da campanha trás uma imagem que o corpo perfeito é aquele de “modelo”, de mulheres altas e magras. Outra campanha que também foi infeliz foi da Skol, com a campanha sexista de carnaval, fazendo apologia ao estrupo. Pedindo para que elas nunca digam não, tornando-a um objeto sexual feminino.
    Atualmente todo cuidado é pouco para a realização de campanhas, pois ela é responsável por resultados negativos ou positivos sociais e financeiros para a marca/produto.

    Jéssica Martins da Silva - 6º PP/ Manhã

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  27. Não é de hoje que a presença das mulheres na sociedade vem ganhando notoriedade. Mesmo com muitos avanços que ainda precisam ser alcançados. A mulher de hoje não é igual a mulher de 50 anos atrás. Com isso, percebemos que algumas marcas, que buscam ir além, evidencia campanhas pertinentes no âmbito de valorização da mulher. Dentre elas podemos destacar a marca Dove que nos traz a campanha, pela Real Beleza, algo que vem sendo trabalhado há tempos e ganhando cada vez mais relevância. Uma vez que trata a beleza da mulher como ela é. De forma única e eficaz. Em contraste temos marcas que ainda não deram conta que a sociedade vem mudando cada dia mais, a campanha I Love My Body é um fiel retrato disto. Um vez que trouxe como pauta padrões de beleza previamente ditados por uma sociedade covarde, massante e preconceituosa. De fato, percebemos que precisamos evoluir em muitos âmbitos da sociedade como, políticos, ideológicos, sociais para que se consiga conscientizar as pessoas, que estão por de trás das campanhas, marcas, etc. Que o painel de aceitação de esteriótipos arcaicos não são mais a realidade em totalidade. E as mudanças estão acontecendo. Dentro disso, é preciso evidenciar que não só no âmbito de igualdades de gêneros, mas em respeitos a diversas outras "diferenças" de uma sociedade, precisam ser respeitadas, valorizadas e acima de tudo, compreendidas. Para que os recados que as campanhas publicitárias precisam dar, não sejam equivocados e caiam em descrédito.

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  28. A partir das campanhas acima podemos concluir que a campanha da Pantenne, trás consigo a valorização da mulher apesar da opinião machista de alguns segmentos da sociedade. Assim como a da Dove que mostra a real beleza feminina independente de estereótipos e photoshop, usados pelas empresas para divulgar seus produtos. A campanha da Always retrata que a mulher pode se sentir livre em qualquer momento do seu dia a dia.
    Através da propaganda da Budy que teve uma repercussão negativa pelo manequim das modelos e da Skol que foi lançada no carnaval e se tornou um viral negativo pela frase: “ Esqueci o Não em Casa”, podemos perceber que o poder de persuasão e de compra está cada vez maior no publico feminino, assim concluindo que as propagandas que levam as mulheres a sério serão as que mais farão sucesso financeiro.


    Arthemis Raftopoulos Rodrigues - 6 Periodo
    Publicidade Propaganda - Noite

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  29. Não é de hoje que a presença das mulheres na sociedade vem ganhando notoriedade. Mesmo com muitos avanços que ainda precisam ser alcançados. A mulher de hoje não é igual a mulher de 50 anos atrás, hoje sem dúvidas ela possui mais voz que antigamente. Com isso, percebemos que algumas marcas, que buscam ir além, evidenciam campanhas pertinentes no âmbito de valorização da mulher. Dentre elas podemos destacar a marca Dove que nos traz a campanha, pela Real Beleza, algo que vem sendo trabalhado e ganhando cada vez mais relevância. Uma vez que trata a beleza da mulher como ela é. De forma única e eficaz. Em contraste temos marcas que ainda não deram conta que a sociedade vem mudando cada dia mais, a campanha I Love My Body é um fiel retrato disto. Em que trouxe como pauta padrões de beleza previamente ditados por uma sociedade covarde, massante e preconceituosa. De fato, percebemos que precisamos evoluir em muitos âmbitos da sociedade como, políticos, ideológicos, sociais para que se consiga conscientizar as pessoas, que estão por de trás das campanhas, marcas, etc. E que o painel de aceitação desses esteriótipos arcaicos não são mais a realidade em totalidade. E as mudanças estão acontecendo. Dentro disso, é preciso evidenciar que não só no âmbito de igualdades de gêneros, mas em respeitos a diversas outras "diferenças" de uma sociedade, precisam ser respeitadas, valorizadas e acima de tudo, compreendidas. Para que os recados que as campanhas publicitárias precisam dar, não sejam equivocados e caiam em descrédito.

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  30. O "humor" ou "senso comum" (com os "padrões de beleza") utilizado nas peças publicitarias antigamente, seriam aceitos sem problemas em campanhas como as da Victoria's Secret e Skol (que é ate atual de mais para o momento em que nos encontramos, erraram feio).
    Hoje, ainda bem, o cuidado e "maldade" dos publicitários em relação ao que falam deve ser redobrado, para não ser errado e como afronta não só ao publico alvo, mas a todos (afinal todos tem acesso a tudo hoje). Não que essa atitude fosse certa antes, mas hoje a percepção e sensibilidade das pessoas para certos assuntos esta ganhando força, e com razão. Afinal, porque a mulher deve seguir um padrão para ser vista como perfeita - como a peça da Victoria's Secret - e deve aceitar certas situações - como a da Skol- ?! Então faltou da parte dos publicitários um olhar realmente crítico e de se colocar no lugar do público de como suas peças afetariam e seriam realmente vistas.
    Já o restante das peças utilizaram dessa revolução do pensamento de valorização das mulheres para sua marca, deixando sua imagem como defensora dessas idéias que devem ser disseminadas. O da Pantene mostra que os outros devem tratar as mulheres com igualdade, e se isso não acontecer, deve-se "lutar" pela mesma. A da Dove, contrariando também a da Victoria's Secret, mostra que beleza é qualquer uma com suas particulariedades sejam elas quais forem. E as da Under Armour e Always, têm a mesma ideia que é de mostrar que as mulheres podem ser o que quiserem e ir contra os padrões que a sociedade colocou.

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  31. Só nos últimos anos temos visto grandes empresas mudarem um conceito antiquado e preconceituoso em relação às mulheres, tanto que os cases de Dove e Pantene viram novidade quando tratam as mulheres com igualdade em relação aos homens. No Brasil as marcas ainda seguem presas, no geral, aos estereótipos femininos, como no caso da Skol. Para mudar essa realidade será preciso maior conscientização da sociedade. O medo de ter campanhas mal sucedidas e "afrontar" o senso comum pode ser um fator dificultador.

    Lucca Melo
    6º período PP Manhã

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  33. As mulheres estão quebrando cada vez mais a barreira do machismo; as marcas notam essa evolução mundial e acompanham a causa - como já dito no texto, elas são a maioria e seu poder de decisão de compra é maior.
    Campanhas que dariam certo à 10 anos atrás estão sendo duramente criticadas e até removidas. O potencial consumidor está exigente, obrigando as empresas a bolarem peças realmente criativas - ao menos dignas. Essa é uma das graças que a internet unos traz, a velocidade/quantidade/qualidade de conteúdo. Mais do que nunca, a sociedade está atenta ao sexismo e rótulos nas campanhas e nas ruas.

    Diego Melo Franco - 6 período pp manhã

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  34. As campanhas publicitárias da Pantene , Always , Dove e Under Armour acertaram e muito, passando a ideia de que o padrão que foi imposto na sociedade de beleza não condiz com a marca deles, eles mostraram a diversidade das mulheres e que a marca não se importa com o padrão de beleza das mulheres, e importam com a felicidade e o bem estar da mulher com o seu corpo, a marca conseguiu repassar muito bem essa ideia e com isso ganhou muitos clientes, já na campanha da Victoria's Secret, “The Perfect Body”, erraram bastante na ideia de que “ o corpo perfeito” são os das modelos que aparecem na propaganda, eles vieram com a ideia de vender lingeries mas não conseguiram fazer com que as consumidoras se identificassem com a propaganda, causando uma revolta e fazendo uma campanha reversa o que era para ser algo positivo se tornou negativo pois as consumidoras não se viram na propaganda, fazendo com que elas não comprassem o produto, a campanha da Skol foi a mesma forma, o que seria algo divertido e que iria fazer sucesso no carnaval, mas não foi o que aconteceu, a campanha “Esqueci o não em casa” causou um retorno ruim e uma revolta nas mulheres, a mensagem que a Skol passou foi tudo que a outra pessoa pediria para a mulher a resposta seria o sim, e por isso causou a revolta.

    Regis Gobet – PP – 6º - noite

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  35. Tinha escrito um texto gigante, mas o liiiiindo do blog, ao invés de postar, me redirecionou para uma pagina pra logar e eu perdi tudo :))))))))))))))))))))))))

    Enfim, sou a favor das campanhas serem criadas como foram porque existe um publico para elas. As mulheres de hoje estão muito cheias de "mimimi" e se ofendem muito facil. Existem empresas que se preocupam com isso e reposicionam a marca para agradá-las. Outras, como a Victoria's Secret, vivem de imagem e da futilidade das pessoas, por tanto, não tem como se reposicionarem pra agradar a públicos feministas.. Já no caso da Skol, é uma marca machista... Não me surpreende uma campanha dessas, sendo que todas as outras são de mulheres gostosas de biquini na praia... No resumo da ópera, acredito que é "cada macaco no seu galho"... Então, não vejo nenhum erro nas campanhas exemplificadas acima e não vejo razão para serem alteradas.

    Bárbara Araújo - 6° Periodo - PP - Manhã

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  36. Pantene , Always , Dove e Under Armour acertaram nas campanhas por mostrarem as mulheres do jeito que elas são, não estabelecendo que elas se encaixem nos padrões de beleza e comportamento da sociedade. Assim, essas marcas de certa forma consegue valorizar a mulher, sem se preocupar com os padrões de beleza, mostrar que é comum, que é normal.
    A marca Victoria’s Secret, persiste em fazer campanhas usando as mulheres magras, com o estereótipo de beleza perfeita.
    E a Skol, como sempre usa a mulher como objeto sexual de venda, e lança essa campanha com desrespeito a mulher, aproveitando a época do carnaval, que assim consegue ajudar na violência contra mulher.

    Isabella Rodrigues Miranda - 6º Periodo - PP - Noite

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  37. As campanhas da Pantene, Dove, Always e Under Amour, acertaram em vários pontos. A começar pela ideia de que a mulher não precisa ter o corpo perfeito, rosto perfeito e cabelo perfeito.
    Eles tentam quebrar esse paradigma em que a sociedade impõe, em que as mulheres precisam se encaixar nos padrões de beleza e principalmente, de alguma forma, eles buscam mexer com o ego e a autoestima das mulheres, focando muito no seu bem estar.
    Campanhas que forem ao contrário dessas mensagens passadas, cada dia mais será alvo de críticas, assim como a Skol e Victória Secrets.

    Isadora de Andrade P. Fernandes - 6º período - Noite

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  38. Izabella Leite _ Publicidade e Propaganda
    6º Período - Manhã

    As empresas responsáveis pelas campanhas citadas estão mudando o rumo de suas campanhas, pois assim podem expandir seus produtos, e assim, atender as necessidades e desejos de todas as mulheres. As mulheres de hoje, estão se aceitando mais, do jeito que são, estão se assumindo e não se deixando levar pela “imagem de mulher perfeita”, mudando assim o comportamento diante da mídia.
    As campanhas da Always, Dove, Pantene e Under Armour apresentam a ideia de que não devemos aceitar etiquetas determinados pela sociedade. E as campanhas da Victoria's Secret e da Skol trazem um lado contrário, pois tratam o padrão de beleza como perfeito, além da segunda marca que passou a ideia de que as mulheres são “fáceis”.
    Detalhes percebidos:
    Always: As duas campanhas tratam de diferentes estereótipos relacionados à mulheres. E além, é claro, de usar nada mais nada menos que Gisele Bündchen para enfatizar a ideia, o conceito e a marca.
    Dove: A campanha da Dove, como o nome já diz “Pela Real Beleza”, usa da ideia de que não existe mulher perfeita, e utilizam de modelos de todos os estereótipos e sem photoshop (a não ser para pequenos retoques). Reforçando a ideia da “beleza real”. Achei isso genial!
    Pantene: Apresenta o comportamento da sociedade em relação as mulheres em algumas situações, mas um erro encontrado é que utilizam a palavra chicote, (objeto utilizado para “agressões”).
    Skol: Campanha simplesmente ridícula! Muito mal pensada. Marcas de cervejas mais uma vez usando da imagem sexual feminina. Mas nesta campanha extrapolou. ¬¬’
    Victoria's Secret: A marca, assim como a da Skol, também errou em tudo. Pois manteve a ideia de etiquetar como, nós mulheres, devemos ser. Ou seja, eles ditaram um padrão de beleza segundo a mídia.
    Portanto, concluo que no ponto em que defendem as mulheres do jeito que elas são, ou seja, não exigindo que haja adaptação dentro dos padrões de beleza, as maiorias das campanhas apresentadas acertaram. Deste modo, as marcas mostram que estão ‘ligadas’ na realidade em que nos encontramos. Já as outras duas marcas que não foram tão felizes assim em suas campanhas, precisam rever seus conceitos e a maneira de trabalhar com a imagem das mulheres. Quem sabe na próxima vez, não é mesmo?

    ---------------------------------------------------------
    Izabella Leite _ Publicidade e Propaganda
    6º Período - Manhã

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  39. A posição da mulher mudou muito nos últimos anos. Elas conseguiram bons cargos, ganham bem nada que se comparem ainda os homens, mas já foram muitas conquistas. Com essa conquistas o poder de compra e decisão da mulher também cresceu muito e algumas empresas perceberam isso, e das campanhas apresentadas acima a Pantene e a Dove mostraram isso. A Dove e a Pantene com essa ideia de mostrar a mulher sem retoque, sem maquiagem, sem photoshop , conseguiram se aproximar e conquistar o público feminino.
    Acredito que a a publicidade para o público feminino ainda tem muito que evoluir, pois como vimos nas campanhas acima ainda tem empresa no caso a Skol que ainda taxa a mulher como objeto sexual.
    É preciso ter a sensibilidade para vender para esse público.
    Patrícia Souza - 6º Período PP - Noite

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  40. A grande maioria das campanhas acertaram em fazer algo focando o feminismo e a força da mulher, apenas a campanha da Victoria's Secret pecou na abordagem de algo mais próximo da realidade das mulheres, expondo modelos com corpos bem distantes da maioria das mulheres, isso mostra que apesar da importância e consciência geral das pessoas a respeito da importância de quebrar padrões sobre as mulheres , ainda ha um desleixo

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  41. A publicidade tem passado por grandes transformações, e tem sido adaptada de acordo com o que o seu público alvo busca. Estamos passando por algumas mudanças de conceitos em relação a sociedade em geral, principalmente quando o assunto é a posição da mulher no âmbito social.
    As campanhas da Dove, Pantene, Under Armout e Always tiveram uma grande sensibilidade e buscaram defender a mulher da maneira que ela é, sem estereótipo, quebrando todo um paradigma criado criado do tal "corpo perfeito". Desta forma essas marcas mostram que estão atentas a realidade que estamos vivendo.
    Já a Victória Secret's ainda se prende a questão de que corpos "perfeitos" em suas publicidades atraem as mulheres, o que não vem acontecendo.
    As campanhas da Skol colocam a mulher como um objeto sexual, e mesmo depois de tantas criticas e rejeições continuam com esse tipo de publicidade, pois ainda há adeptos a esse tipo de divulgação.
    Concluo então que as marcas que tiveram sensibilidade, e buscaram se informar da atual situação social foram felizes e com certeza obtiveram sucesso. Já as outras marcas precisam rever seus conceitos para que possam atingir o seus objetivos sem ofender pessoas diretamente ou indiretamente.

    Daniel Alves - 6° período PP - Manhã

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  42. Hoje com avanço das redes sociais, as empresas conseguem um feedback muito rápido de suas campanhas, como no caso da Victoria Secret, ela ainda não tinha percebido, ou não levou em conta, as mudanças exigidas das mulheres modernas. Essa que não quer mais se encaixar num padrão de beleza, e quer ter liberdade para ser linda naturalmente.
    Já em outras empresas, como Always, Dove, Pantene e Under Armour entre outras, vem defendendo a beleza da mulher, e mostrando que para usar os seus produtos elas não precisam seguir o que é imposto como beleza pelas mídias, agregando assim um grande valor para a marca, e mostrando que está de acordo com as exigências femininas atuais.

    Aline Borges – 6º período PP / Manhã

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  43. Eu acho que quem fez a propaganda da SKOL
    foi um homem muito machista,
    É preciso chacoalhar a sociedade careta e machista. É preciso que todo mundo lute contra as formas de repressão.

    Cecilia Rodrigues 6º Período - Manhã

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  44. A campanha da Pantene "Shine Strong", mostra como a sociedade se comporta em relação as situações entre homens e mulheres, enquanto alguns homens são vistos com elogios as mulheres são criticadas. A campanha erra quando se utiliza da palavra "chicoteai-os" que se refere a chicotear alguém, assim nos levando a ideia que a violência pode ser uma forma de luta contra o machismo.

    A Always apresentou duas campanhas "Like A Girl" e "Under Armour", que ambas faz com que a sociedade passe a rever seus conceitos sobre diferentes estereótipos relacionados às mulheres, a última campanha citada conta com a ilustre presença de Gisele Bündchen, que ajuda a evidenciar a ideia, o conceito e a marca.

    A campanha da Dove é super a favor das mulheres e como o próprio nome já diz “Pela Real beleza” tenta passar para seu público a realidade, que mulheres perfeitas de capa de revistas sem algum defeito, não existe. Existem mulheres de todos os jeitos e de todas as raças que são apreciadas pelo que tem de melhor.

    Sobre a Campanha da Victoria’s Secret "O corpo perfeito" utilizou de uma campanha totalmente ao contrário da Dove e que como a Skol errou em tudo. Tentaram ditar um padrão de beleza conforme a mídia, ou seja, tentaram rotular como, nos mulheres devemos ser.

    Só para começar a Skol lançou sua campanha em pleno carnaval, com uma frase de duplo sentindo, contestada pela apologia ao estupro e acredito que não pensou que poderia causar efeitos no comportamento das pessoas, tanto no modo de pensar como na maneira de Agir, uma vez que pensamentos desrespeitosos que a frase: “Esqueci o não em casa", pode causar vários fatores responsáveis pela violência contra a mulher.

    Concluo que a partir das campanhas apresentadas pode-se observar como grandes marcas se esforçam para colocar as mulheres em evidência. A publicidade demorou a evoluir em questão da representação da mulher, mais pode ser observado um avanço.
    A Mulheres conquistaram muitos direitos, mas ainda gera muita discursão. Os passos curtos para uma mudança já pode ser visto, mas ainda há uma jornada a se caminhar em termos de representatividade.

    --------------------------------------------------------------------------------

    Ana Carolina Freitas - 6° Período - PP - Manhã

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  45. Não podemos negar que as mulheres há pouco tempo ou até nos dias de hoje sofrem por cobranças e críticas e são rotuladas pelos homens e por elas mesmas. Então as empresas aproveitaram dessa situação para criarem campanhas a favor das mulheres "elas são o que são". E desta forma, agradam o seu publico-alvo e ajudam a modificar uma mentalidade sobre as mulheres a qual tradicionalmente ela estaria sempre submetida aos caprichos de um homem. São duas grandes correntes de pensamentos e estruturas de propagandas. Se uma reforça a condição única para ser mulher, umas iguais às outras, todas magras e igualmente "perfeitas" a outra corrente defende que cada mulher é singular e por isso mesmo afirma sua condição de ser diferente.
    A Pantene produziu uma propaganda que reforça a possibilidade de as mulheres assumirem papéis sociais que desejarem. Nesse sentido ela vai na direção contrária da ainda presente propaganda que reduz a condição das mulheres à papéis estigmatizados socialmente.
    A Dove soube conduzir bastante sobre esse assunto, ela fez com que as mulheres se sentissem em "casa", ou seja, cada mulher é de um jeito e pode afirmar a sua diferença, mas a Victoria’s Secret não trabalha desta forma, ela defende que mulher que é mulher deve ser magra, atraente, cabelos perfeitos, segundo a empresa a base de perfeição é essa, muito pelo contrário das outras, que a base da perfeição é ser o que a mulher é, com o corpo que tem, do jeito que ela é.
    Da mesma forma a Skol, reduz a condição da mulher a de estar submetida a um homem, mas não podemos deixar de observar a qual público está sendo direcionada.
    _______________________________________
    Gabriela Moreira Colen 6º P-manhã

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  47. As empresas estão cada vez mais olhando para o publico feminino de uma forma diferente e percebendo que as campanhas publicitarias cada vez mais não estão agradando a partir dai marcas como a Always e a Dove começaram a pensar como poderia mudar essa situação, sendo que a maioria das mulheres diziam que não estavam se sentindo representadas na mídia, pois só viam mulheres magras, altas e loiras assim como a campanha da Victoria’s Secret onde impoe esse padrão de beleza. Essas campanhas que mostram a beleza verdadeira da mulher acertaram em cheio, pois cada vez mais as mulheres estão ganhando voz e direitos, temos que acompanhar a evolução da sociedade, antes no inicio das primeiras campanhas a mulher era somente vista como a dona de casa que está ali para servir os filhos e o marido, isso é um conceito que mudou totalmente hoje em dia. Então todo cuidado tem que ser redobrado, como aconteceu no caso da campanha da Skol, a ideia poderia ter sido direcionada para outros lados e ser tralhada de uma forma diferente, uma forma com que não deixasse o público ter esse duplo sentido fazendo com que as pessoas pensassem no estupro.

    Rayanne Vieira -6º Período - PP - Manhã

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  48. Acredito que tudo que é apresentado na mídia é o reflexo da nossa sociedade. A mídia tem a habilidade de nos mostrar os comportamentos e atitudes que estão embutidos na nossa cultura.
    As campanhas "Like A Girl" e "Under Armour" (Always), ‘’Real Beleza’’ (Dove) e "Shine Strong" (Pantene) acertaram em cheio ao dês rotular a mulher, que antes era um ser mistificado como somente sensual e submissa aos desejos e imaginações masculinas. Estas campanhas mostram um lado da mulher que vêem tomando cada vez mais força em meio a sociedade marxista e perfeccionista em relação ao corpo feminino. Já as campanhas ‘’Corpo Perfeito’’ (Victoria’s Secret) e a campanha de Carnaval da Skol com a frase ‘’ Esqueci o não em casa’’ passaram do limite com estereótipos de padrão de beleza e marxistas em relação a nova postura das mulheres com si mesmas nos últimos anos.

    Harieni Maia - 6° p - Manhã

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  49. Analisando as campanhas citadas as marcas Dove, Pantene e Always tiveram experiências positivas por passar uma imagem de respeito e igualdade para o público feminino.
    As mulheres conquistaram espaços na sociedade mas ainda lutam por igualdade e respeito, inclusive na publicidade. Campanhas como as da Body e Skol passaram uma imagem negativa de submissão e paradigma que causam danos a imagem da mulher gerando desgosto e polêmicas.
    A publicidade precisa ser consciente diante das mudanças e desejos do seu target, ainda mais se tratando do público feminino que já foi tão castigado com nossa sociedade machista.

    Franciele Souza PP / 6° período - noite

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  50. De acordo com as campanhas citadas as marcas Pantene, Always e Dove obtiveram uma feedback positivo pois os mesmos perceberam que a mulher vem tendo um destaque maior.

    Antes a mulher era a dona de casa e hoje ela é a empresária de sucesso. Elas podem fazer qualquer coisa que um homem pode. Então essas marcas citadas acima fizeram uma pesquisa e sacaram isso.

    Já as campanhas da Body e Skol continuaram na ideia de mulher ser submissa e vio um feedback negativo. Acho que foi por falta de pesquisa.

    A publicidade tem que caminha lado a lado com a humanidade. Se os costumes mudam a publicidade deve acompanhar a mudança para não causar esse tipo de polêmica negativa. A não ser que seja uma estratégia que não foi o caso.

    Kaique de Jesus PP - 6º período - NOITE

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  51. Já houve o tempo em que as mulheres aceitavam ser "diminuídas" em propagandas, mas com a evolução do conceito de feminismo na sociedade, a propaganda precisou se adequar, porém algumas marcas ainda insistem em situar as mulheres na publicidade por uma visão ainda machista.
    As mulheres de hoje desejam que sua imagem seja real nas propagandas, nada de apenas donas de casa com corpo perfeito que trazem a cerveja do marido.
    O retardo mais visível nos exemplos é o da marca Skol que tentou fazer uma piada, como se a mulher fosse obrigada a ficar com quem ela não quer, e assim acabou ganhando uma enorme e negativa repercussão na internet.

    As marcas que acertaram em cheio usaram uma linguagem que não caracteriza as mulheres em paradigmas, nem em padrões estéticos. O que faz com que elas se identifiquem e se reconheçam. Isso agrega valor e aproxima a marca do consumidor. Criando uma relação mais próxima facilitando as futuras ações.

    Alguns já aprenderam com o avanço do senso crítico e pensamentos sociais, quem ficar para traz corre o risco de gerar buzz negativo e crises para a marca.

    Harumi Yukawa PP / 6° período - noite

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  52. As redes sociais têm sido muito mais que um termômetro da sociedade. A conectividade gera debates espontâneos, expõe argumentos e permite o contraditório. Enquanto algumas empresas insistem no lugar comum, empresas como a Dove saem à frente simplesmente por descobrir o que pensam seus consumidores.

    As campanhas da Dove e Always acertaram em cheio quando focaram nas mulheres como elas se veem, e não como elas supostamente desejariam. As novas gerações estão desconstruindo toda idealização construída pelas anteriores, especialmente nos quesito estético e comportamental. Com isso, investir nesse ideal perde o sentido, e como essa evolução da comunicação acontece aos poucos, quem sai na frente se destaca. É o que a Skol precisa aprender, mas também grande parte das fabricantes de cerveja.


    Já no caso da Under Amour, a estratégia foi mais além: não só humanizaram a imagem da mulher, mas escolheram como ícone essa humanização um ícone do "wanna be" feminino: Gisele Bunchen. Na campanha, ela não apenas mostra autenticidade e autonomia, mas faz isso a custo de suor e muita força. Com pouca maquiagem e imagem quase crua, Gisele mostra uma incrível resistência física e mental, algo que se sobressai ao próprio corpo.

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  53. As redes sociais têm sido muito mais que um termômetro da sociedade. A conectividade gera debates espontâneos, expõe argumentos e permite o contraditório. Enquanto algumas empresas insistem no lugar comum, empresas como a Dove saem à frente simplesmente por descobrir o que pensam seus consumidores.

    As campanhas da Dove e Always acertaram em cheio quando focaram nas mulheres como elas se veem, e não como elas supostamente desejariam. As novas gerações estão desconstruindo toda idealização construída pelas anteriores, especialmente nos quesito estético e comportamental. Com isso, investir nesse ideal perde o sentido, e como essa evolução da comunicação acontece aos poucos, quem sai na frente se destaca. É o que a Skol precisa aprender, mas também grande parte das fabricantes de cerveja.


    Já no caso da Under Amour, a estratégia foi mais além: não só humanizaram a imagem da mulher, mas escolheram como ícone essa humanização um ícone do "wanna be" feminino: Gisele Bunchen. Na campanha, ela não apenas mostra autenticidade e autonomia, mas faz isso a custo de suor e muita força. Com pouca maquiagem e imagem quase crua, Gisele mostra uma incrível resistência física e mental, algo que se sobressai ao próprio corpo.

    Anderson Araujo - PP Noite
    6º Período

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  54. Tudo na vida, tem dois lados, duas opiniões e várias visões. Isso é apenas o livre arbítrio se fazendo presente.Na publicidade isso sempre acontece e quando se trata de publicidade e mulher o burburinho e as discussões são ferrenhas. Sempre existirá as femininistas que se revoltam, descabelam, gritam ao ver uma mídia que coloca a mulher inferiorizada pelos homens ou como objetos de desejo.E existirá também as liberais que tudo aceitam e aplaudem. Acredito que o que é necessário ter para tudo e todos é o respeito. Hoje, o homem como um todo, reclama por muito pouco e antes que algo seja produzido, divulgado, já é apedrejado, não se dá chance das coisas fluírem e receber novos olhares. Analisando, as propagandas citadas das marcas acima, percebo que muitas apenas seguem a sua identidade visual. Por exemplo, a Victorias Secrets, a marca das angels, das modelos mais lindas ( de acordo com o mundo da passarela), quando coloca na mídia uma campanha com fotos de modelos de passarelas com a frase "body perfect'' apenas segue sua identidade e sofre apedrejamento. As mulheres criticam criticam mas continuam a consumir o produto da marca, porque sabe da qualidade e sabe que ela atende todo o tipo de público, da magrinha a gordinha, e mesmo assim discrimina a campanha divulgada. A mulher deseja estar ali também e por isso grita. Eu concordo com essa atitude sim e aplaudo a ação da marca em refazer a campanha com novos modelos, mas penso que era necessário ter mais paciência e o público mudar o seu comportamento. Se não gostou do que viu, boicota e não continue a usar; acredito que assim as marcas refletiriam mais antes de produzir um material individualizado e o respeito por todos reinaria.
    Marcas como Dove, Always, Pantene que são literalmente focadas no público feminino já mudaram o campo de visão e hoje produzem um material mais rico e igualitário. Acredito que são marcas bem vistas e respeitadas pelo público por causa dessa mudança de percepção do comportamento do seu consumidor e deveriam ser espelho para as outras marcas. Penso que o respeito deva vir primeiro que tudo e isso apenas se consegue quando é reciproco. Vale a pena todas as marcas passarem a tratar o seu consumidor com um todo, dessa forma, a democracia e a liberdade de expressão se tornaram presentes.

    Laura Helena Silva Reis
    PP -NOITE - 6º PERÍODO

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  55. As campanhas da Dove, Always, Pantene e acertaram em cheio pois elas retratam as mulheres do modo como realmente são. Seres frágeis mas ao mesmo tempo extremamente fortes. Em quase todas suas campanhas essas 3 empresas conseguem realizar um trabalho impecável quanto a isso. Já a Victorias Secret, mais uma vez se equivoca e pode ate ser considerado um ‘’erro’’ essa campanha, pois a Victorias sempre retrata as mulheres do jeito que a empresa acha que elas são. Magras, perfeitas, sem rugas, cabelo perfeito, bem maquiadas... e não é bem assim, por ser uma empresa voltada exclusivamente para a classe feminina, ela deveria analisar melhor suas campanhas antes de veiculá – las. As mulheres olham para uma campanha dessas e se sentem inferiores, se sentem feias, se sente fora do ‘padrão de beleza’. Não é para isso acontecer. Mulheres são mulheres, independente da cor, do tipo de cabelo, se é magra ou mais voluptuosa, não importa. Ainda sim são mulheres, e são mulheres de verdade, não mulheres criadas para a mídia. A Skol já tem um histórico extremamente machista, sempre retratando as mulheres pegando cerveja para o grupo de homens no bar, na sala de casa e etc. Sempre com pouca roupa. Essa campanha em especial foi um horror. Ela foi veiculada no Carnaval no estado de SP e teve uma repercussão terrível. A campanha induz a ‘perda de controle’ no carnaval, ou seja ela sugere que as pessoas passam dos limites, e quem acaba sofrendo com isso, quem vira um alvo são as mulheres.

    Guilherme Andrade –
    6° período – Publicidade e Propaganda - Noite

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  56. Hoje em dia as mulheres vem ganhando cada vez mais o seu espaço, e acredito que a publicidade deva seguir com essas mudanças. Avaliando as propagandas citadas, percebo que a Victoria's Secret está sempre atrelada no estereótipo de que todas as mulheres tendem a ser magras e a marca não consegue se desprender disso. Agora as demais marcas em exceto a skol tentaram inserir o poder da mulher na atualidade e o seu devido valorr, a skol acabou sendo infeliz na campanha acredito que pelo cultura machista no brasil, sendo que nada mais justo as mulheres não terem aceitado a mesma. A publicidade brasileira em relação aos comerciais de cervejas, também não se desprendem de relacionar a bebida e as mulheres como objeto sexual, lançar uma campanha como essa é não pensar nas consequências futuras e isso pode acabar queimando o nome da marca.

    Pedro Henrique Martins Torres
    PP- Manhã- 6º Período

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  57. Pensando no publico feminino, algumas das campanhas citadas tem como objetivo tirar ¨tabus¨ construídos pela sociedade atual. Sendo as mesmas que mais utilizam redes sociais e compartilham essas ideias, aumentando sua auto estima e automaticamente divulgando as marcas.
    No caso da SKOL, como a maioria das propagandas de cerveja no Brasil, criou-se um estereotipo da mulher de bom corpo,bonita de biquine nas campanhas, assim, diminuindo a mulher do dia a dia e faz apologia ao estupro, foi considerada uma campanha ruim, no entanto houve repercussão. Se essa foi a intenção, deu certo.
    As mulheres estão cada vez mais atentas e não admitindo qualquer tipo de machismo ou algo do tipo.

    BRUNA SOTTE
    PP\NOITE 6ºP.

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  58. A mulher vem ganhando cada vez mais poder e espaço, no mercado e no mundo, marcas que aderirem a essa percepção e tendência certamente ganharam pontos no gosto popular, principalmente no gosto feminino que como o texto cita tem um grande poder de compra (consumo). Acho que toda essa intenção de naturalização demonstrada nas campanhas ainda esta só no começo, pois com toda essa interação instantânea causada na internet qualquer marca que sair um pouquinho da linha em relação a essa comercialização da mulher sofrera grandes criticas. As marcas que lidam principalmente com o publico feminino estão encontrando uma forma de vender seus produtos e idéias sem ir contra toda essa onda de natural e real, sem deixar de transmitir sua mensagem de cuidado e feminilidade. O poder de voz feminino esta cada vez maior e que se cuide aquelas marcas que vêem a as mulheres como apenas um objeto demonstrativo (estereotipado e sexista).
    Dayanna santos PP/Noite 6ºP

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  59. Fugir da realidade em que as marcas querem impor hoje depois da ascensão da mulher na sociedade é dar as costas para uma verdade além do óbvio.
    O papel da mulher hoje não é mais o tipo ''meu lugar é na cozinha'', muito antes pelo contrário. As mulheres querem e já estão ocupando os patamares mais altos na cadeia de objetivos em comuns na construção da sociedade, e isso porque a mudança dos hábitos e de consumo também mudaram. Elas estão bem mais independentes, seguras de si e de onde querem chegar com seu trabalho e alvos. Família nem sempre é segundo plano, elas dão conta do recado com todo o volume de atividades que assumem no dia a dia.
    O grande problema que é muitas vezes as marcas passam essa visão de forma tão exagerada que se torna negativa e gera uma experiência frustrante para aquelas mulheres que lutam por igualdade e respeito acima de tudo. A campanha como a da Skol foi infeliz em seus efeitos por simplesmente se confundir com seus propósito, na minha opinião.

    Falta consciência na publicidade e principalmente quando falamos para o público feminino.

    Filipe Ribeiro PP/ 6° período Noite

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  60. Conhecendo mais sobre as campanhas citadas acima podemos perceber que a Dove, Pantene e Always demonstrou mais respeito e igualdade ao público feminino, assim passando uma imagem mais positiva. Podemos perceber que as mulheres já conseguiram conquistar muita coisa na sociedade mais ainda lutam por respeito e igualdade entre ela, e isso e bem claro na publicidade onde a maioria das propagandas são usadas mulheres com os corpos ‘’perfeitos’’ e não mostra realmente a realidade da mulher. Campanhas como a da Skol e da Body mostra para todos uma imagem negativa da mulher gerando assim desgosto e polêmicas.
    O papel da publicidade e rever o seus conceitos e mostrar realmente o que as mulheres são independente se sejam gordas, magras, fitness e sim mostrar a realidade que a mulheres vivem na nossa sociedade já que as mulheres já sofreram tanto na nossa sociedade.

    Thiago Gonçalves Duarte / 6° período Noite

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  61. Assim como ocorre evolução em todas as áreas, ocorre também na forma como devem ser desenvolvidas as campanhas. O público está cada dia mais antenado naquilo que consome. O termo "politicamente correto", nos últimos anos, vem sendo extremamente exigido e cabe à nós, agentes da Comunicação, observar o comportamento e respeitar o ponto de vista do nosso target. Elaborar uma campanha que venda e agrade a todos é um tanto quanto difícil. Haverá sempre aquele que encontrará uma forma de levantar algum tipo de polêmica. Se a peça agrada ao público masculino, gera insatisfação ao feminino. Se satisfaz os mais jovens, preocupa os mais antigos.
    As campanhas das empresas citadas neste post, são um exemplo claro de que é praticamente impossível sair ileso de duras críticas, portanto, devemos ter o cuidado de observar melindrosamente todos os pontos de vista antes de elaborar, finalizar e veicular qualquer campanha.

    Aluno: Rogério Dias
    Turma: 6º Período - Noite

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  62. As quatro primeiras campanhas tem como público alvo as mulheres. Sendo assim a publicidade foi voltada para assuntos de interesse feminino. Despertando mais o interesse e dando espaço para que elas falem, façam e sejam elas independente de qualquer coisa. As marcas foram no ponto que tem dado muito certo, a conquista do espaço da mulher na sociedade, a voz ativa e cada vez mais a igualdade. Ainda existe muito preconceito, status, estereótipo, mas são fatos que estão perdendo forças. Esse tipo de publicidade é inteligente e eficaz para fidelizar seu público alvo.
    Na campanha da Pantene mostra que esse olhar de diferença entre o homem e a mulher tem que ficar no passado, e hoje não aceitamos mais isso. O uso do termo 'chicoteai-os' é uma metáfora, uma forma de dizer "não aceite, retruque", pois sempre fomos chicoteadas e julgadas. Os publicitários acertaram na campanha pois sabiam que iam causar impacto e satisfação nas mulheres e em todos os que apoiam a igualdade.
    A Dove sendo a pioneira desses tipos de campanha, surpreendeu e impactou de forma positiva. Os publicitários foram certeiros ao tirar esse estereótipo de comercial de mulheres perfeitas, sendo que a realidade do seu público são mulheres "normais", mas que não deixam de ser lindas, cada uma do seu jeito. Mostrar que mulheres perfeitas só existem depois do photoshop, recupera a auto estima e confiança da mulher real, da mulher do dia a dia. Isso trouxe excelentes resultados à campanha.
    A campanha da Always quebra essa ideia de que a mulher é o sexo frágil. Mostra a mulher forte, confiante, segura, e que as coisas não precisam ser fáceis, podem ser pesadas, nós aguentamos, e podemos fazer o que quisermos sem receio. Os publicitários pensaram minuciosamente no produto, pois temos que nos sentir seguras e confortáveis com o mesmo.
    A Victoria’s Secret volta com o estereótipo da mulher perfeita. A marca é voltada para o glamour e para o luxo, é um conceito da marca ser referência de beleza. Antes dava certo, pois as mulheres buscavam ser o que a sociedade impunha. Os conceitos mudaram e hoje cada vez mais as mulheres se aceitam e não admitem o fato da mídia impor que elas tem que ser perfeitas. Os publicitários erraram ao pensarem apenas no conceito da empresa e esqueceram de adaptar nos dias de hoje, causando uma repercussão ruim.
    Sem mais para a campanha da skol, errou do inicio ao fim. Se os publicitários pensaram em levar com humor ou por um lado mais descontraído, deviam ter expressado isso de uma outra forma. A campanha gerou duplicidade de entendimento, o que não podia acontecer bem no carnaval, um período que mais se luta contra violência, estupro e outros tipos de atitudes negativas. As campanhas de cervejas sempre tratam a mulher como um objeto sexual e dessa vez os olhares não seriam diferentes, eles deviam ter pensado nisso. É lamentável o fato deles pensarem que "esquecendo o não em casa" deixariam as coisas melhores.

    Rafaela Damasceno / 6° período Noite

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  63. Tendo como base os cases citados, pode ser percebida a variedade de formas de se abordar à diversidade feminina. O mundo publicitário tem apostado cada vez mais nas campanhas voltadas para mulheres, uma vez que hoje sabe-se que elas são maioria na internet e possuem um poder de compra cada vez maior. Assertivamente marcas como Pantene, Dove, a Under Amour e Always reivindicam mais poder para a mulher ao invés de contribuir para a manutenção de suas inseguranças, além de incentivá-las e demonstrar que elas podem sim, fazer o que quiserem. Sem contar com a pioneira delas a Dove que há mais de 10 anos aposta na "Real Beleza".
    Campanhas no qual definem um padrão de beleza para o corpo feminino hoje geram cada vez mais repúdio e insatisfação, as marcas Skol e Victoria's Secret foram infelizes com suas respectivas campanhas. As mulheres estão cada vez mais confiantes e ativas, o que provoca incômodo hoje é contestado e gera muita repercussão na internet e meios de comunicação de massa.
    A publicidade precisa se adaptar as mudanças pra já, é necessário uma forma de comunicação que converse de forma eficiente com esse público que tanto consome, de tantas formas o que produzimos. A imagem da mulher precisa de ser lembrada e associada a campanhas inteligentes e responsáveis.
    Thais Oliveira PP 6° NOITE

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  64. Das campanhas mencionadas acima, descreve - se um mundo com mais voz e ponto de vista aguçados onde se luta pela igualdade, sendo elas por melhores tratamentos,postura, aparências e direitos em geral. Somos espiritualmente e fisicamente diferentes, e por isso sempre terá que existir um respeito em falar, postar e julgar algo sobre alguém, pois apontar defeitos, opiniões é sempre muito fácil, difícil é argumentar o porque de tal julgamento. Sabemos e temos que respeitar o pensar,agir e as criações do próximo, pois diferentes serão. Um exemplo desse pensamento de julgamento é querer impor que a mulher bela, a certa e que deve ser seguida é a magra, uma questão hoje desafiada pelas mulheres "normais" podemos assim dizer. Os publicitários começam então a perceber que tem que atrair o olhar daquela moça ali, de cabelo cacheado, ou aquela com pneuzinho, pois são estas mulheres normais que adquirem os seus produtos e são a maioria delas. Somos todas iguais e desejamos tratamentos iguais.

    Jéssica Amata Silva Carvalho Cota - 6° Período - PP - Noturno

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  65. As empresas responsáveis pelas campanhas publicitárias acertaram em cheio ao colocarem as mulheres como os centros das atenções, guerreiras,capazes, lutadoras, e além de tudo:sem diferenciação dos homens.
    A mulher moderna tem se tornado cada dia mais segura de si e independente. Porém, infelizmente ela não é tratada assim. Á partir dos esteriótipos usados para se referir as mulheres,as empresas: Pantene,Dove e Always criaram campanhas defendendo as mulheres e mostrando o outro lado da moeda.Com isso ganharam maior admiração dos consumidores,não consumidores,homens e entre outros.

    Existem alguns pontos negativos nas campanhas,Exemplo: Por se tratar de um assunto chocante, corre grande risco de ser criticado.

    Que foi o caso da Skol, que teve que mudar a campanha pois gerou grande revolta de: Mulheres, Homens, consumidores,não consumidores, tentando ser engraçado, gerou revolta.


    No meu ponto de vista como publicitária, percebo que cada dia mais, devemos estudar sobre o público que devo atingir e também o público que pode me condenar.

    Gabriela Lopes Ferreira - 6° Período- Noite.

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  66. A maioria das campanhas publicitarias acertaram em produzir algo focando o feminismo e o valor da mulher, entretanto a campanha da Victoria's Secret foi infeliz na abordagem de algo mais próximo do real das mulheres, enquanto as modelos divergem do padrão de estética do publico alvo, ou seja, explícitando modelos com corpos bem distantes da maioria das mulheres. Isso mostra que apesar da importância e valores é preciso desbancar os paradigmas e padrões de estética a cerca das mulheres pois ainda ha um desleixo.

    Cyro Villela - PP - Manhã

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  67. Este comentário foi removido pelo autor.

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  68. Esse tendência das marcas de valorização da mulher em relação a suas peças publicitarias tem um valor muito grande , não só em relação a imagem das mulheres na sociedade mas também como a publicidade vê a imagem da mulher. A Empresa Victoria´s Secret cometeu o erro de tentar mostrar a mulher perfeita, sendo que todas as modelos apesar da diferença de tom de pele, possuem o mesmo padrão de beleza imposto pela marca.

    Bruno Moreira Pinheiro - PP - manha

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  69. As campanhas acertam quando tratam a mulher como um ser normal, que merece respeito e admiração. Quando usam modelos com "corpos perfeitos" e, de certa forma, impõe que aquele padrão de beleza que devemos seguir acabam dando um tiro no pé, pois insultam aquelas mulheres que não seguem o padrão e que são perfeitas da sua maneira. Ser perfeita não é ter um corpo invejável e sim ter inteligencia, ser trabalhadora, cuidar dos filhos e tudo aquilo que as mulheres vem lutando por tanto tempo.

    Angelo Araújo - 6º periodo noite

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  70. As campanhas publicitarias hoje, mostram a realidade como nos queremos. as mulheres serem tratadas como tais, não diferindo as dos homens, a realidade e que muitas empresas ainda colocam paradigmas ao se tratar de padroes de beleza, como no caso da Victoria Secrets, onde as magras tem seu lugar, temos varias outras campanhas que nos mostra o verdadeiro sentido ao expor as mulheres e ao tratar elas como todos são, não diferindo dos homens.
    Washington Junio PP Manha

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  71. Creio que essas campanhas tentem acompanhar o que esta acontecendo atualmente, o poder da mulher esta aumentando, a mulher luta pela igualdade na sociedade tanto pelos mesmos direitos com o homem, quanto fisicamente por outras mulheres, já não há espaço para a descriminição das mulheres. É claro que a campanha visa vender, visa agradar as mulheres , com o feminismo e assim influencia-la a usa tal marca pela atitude, mas mostrar a realidade do desenvolvimento dos papeis da mulher é uma parte que só acrescenta á marca e ajuda as muheres a chegar (pelo menos a aproximar) da iguadade.
    Roberta Saturnino- PP Manha (APD)

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  72. A sociedade e a publicidade vem mudando no passar dos anos, porém percebemos que as campanhas estão vindo carregadas de rotularização com uma pitada de machismo. A Skol é uma empresa que o machismo está explícito, porém vem mudando isto sabendo que a sociedade está repudiando este tipo de comportamento, agora os produtos que tem o publico feminino como target, vem colocando de forma assertiva em suas campanhas a valorização da mulher verdadeira, da mulher trabalhadora, sem a padronização de medidas e nem de cor, e isto é uma clara demonstração que a nossa sociedade está mudando de forma positiva.

    Bruno Oliveira - 6° período manhã

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  73. Pantene – “Shine Strong”Dove – Anúncios que incentivam e reivindicam mais poder a mulher ao contrário de promover para manutenção de suas inseguranças. Dove - “Pela Real Beleza” Trazendo imagens realistas denunciando explicitamente o uso de Photoshop nas imagens colocando mulheres com diferentes corpos dos das modelos. Always – “Like A Girl" e "Under Armour” Sabe-se que a mulher tem o poder de decisão de compra muito maior que os homens essas marcas estão preocupadas em falar com elas por também serem a maioria na internet. Victoria's Secret – “The Perfect Body” Na falta de realidade instituíram a ditadura do corpo perfeito que é uma discussão mundial e também uma questão de saúde,nenhuma mulher tem esse tipo de corpo visão errônea passada para o público que se manifestou nas redes sociais. Skol – “Carnaval” mais uma vez foi alvo de protestos na internet considerando o slogan apelativo que faz apologia ao estupro. O novo feminismo trás a liberdade de escolha, é respeitar as decisões de cada uma, é se impor e não aceitar a mulher sendo estereotipada. Falta criar produtos,campanhas que levem a mulher a sério que as tratem como alguém inteligente e responsável.
    Mariana Cássia Santos - 6° Período / Publicidade Propaganda - Noite

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  74. Para que seja feito o uso de Femversiting nas propagandas, é preciso realizar uma grande pesquisa com mulheres reais, aquelas com milhões de características diferentes quanto ao aspecto físico e interior, e não aquelas que já estão moldadas dentro de um padrão de beleza imposto pela indústria a alguns anos. Pois, como dito acima, as mulheres são maioria na internet e seu poder de compra é maior que o dos homens e hoje como a facilidade da propagação de informação e conhecimento, as mulheres estão mais instruídas sobre seus diretos e consequentemente brigando por eles e por seu espaço reconhecido merecidamente na sociedade atual. Desta forma é possível ver marcas acertando em suas propagandas, enquanto outras estão bem longe disso.
    Marcas como Pantene e Dove ganham maior reconhecimento ao mostrar as mulheres como elas querem ser vistas e aceitas. Ao contrário de marcas como Victoria Secret's, que ainda insiste em mostrar mulheres magras dentre de um padrão numérico como se fossem corpos perfeitos, que já não é aceito da mesma forma hoje, pois a aceitação de seu próprio corpo pelas mulheres tem crescido significamente na sociedade.
    Quanto a propaganda da Skol, é certo que as marcas de cerveja, em sua maioria, insistem em manter a postura de tratar a mulher como um objeto sexual em suas propagandas, pois ainda pensa que seu público a ser atingido em maioria são os homens. porém já é considerável o número de mulheres que consomem cerveja para que essa abordagem ainda seja utilizada por algumas marcas. Não é necessário o uso da mulher como um objeto sexual para vender cerveja, pois se fosse assim grandes marcas como Budweiser, Heineken ou até mesmo cervejas artesanais, não venderiam tanto.

    Yasmim Duanni Rocha Brugger - 6º período - PP Manhã

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  75. A mentalidade da sociedade vem mudando cada dia mais , por isso a publicidade vem mudando sua forma de comunicação para que possa se adaptar para que a campanha seja mais assertiva. Algumas campanhas vem com uma rotulação mais machista. As campanhas de cervejas por exemplo são uma das que mais vem carregadas desse machismo pois tratam com um publico mais masculino, Já nas campanhas com um publico mais feminino, a campanha exalta a mulher, a sua força, sua superioridade, de que não precisam ter o corpo de modelo para serem desejadas, ou seja a mulher feminista. Mostrando assim que a comunicação vem mudando cada dia mais com a evolução mental da sociedade, pra que cada dia mais as campanhas sejam mais assertivas.

    Marcelo Assis 6º pp noite

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  76. A internet tem mudado a forma de fazer a publicidade, pois as pessoas tem muito mais facilidade de resposta e de compartilhamento da mesmo. Campanhas como a da Dove que retrata a real beleza da mulher e foge de padrões e estereótipos ditados pela moda faz com que as mulheres se aceitem, se sintam bem e bonitas, independente de seu peso, tamanho e cor, esse tipo de campanha faz sucesso porque dá voz e cria identidade com quem realmente interessa: o público alvo. Já propagandas da como a da Skol não deram certo porque seus criadores não estudaram e não conhecem a fundo seu público, provavelmente por ser uma marca que passou por uma mudança muito rápida de público e não se atentou ao senso crítico do mesmo.

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  77. As campanhas publicitarias costumam acertar quando produzem peças focadas no valor feminino, no tentando, algumas campanhas são infelizes, quando utilizam modelos com o corpo bem diferentes da silhueta da maioria das mulheres divergindo assim com o padrão estético do consumidor final. Hoje em já foram quebrados alguns paradigmas sobre a estética do corpo da mulher, mais ainda tem muitos a ser quebrado, já que não existe um corpo perfeito, mais sim uma escolha do corpo que quer se ter.
    Cintia Gomes PP\ Manhã

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  78. As empresas devem conhecer seu público e estar extremamente ligadas a suas constantes (e rápidas) mudanças que nele ocorrem. Quando não se toma esse cuidado elas correm o risco de mandar a mensagem errada ao seu público, como aconteceu no caso da Skol que teve uma repercussão negativa.
    E com a comunicação cada vez mais rápida na internet, opiniões negativas ou positivas são facilmente disseminadas, portanto deve-se haver tamanho cuidado ao falar com seu publico.

    Huda Lourena / PP - Noite

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  79. Hoje em dia as mulheres realmente estão tomando cada vez mais espaço. Estão em todas as profissões, fazendo coisas que jamais fariam a 50 anos atrás. As campanhas em favor da mulher se mostrar seu poder tem meu total apoio, elas realmente estão cada mais mais esforçadas e dedicadas a serem totalmente independentes dos homens, com isso ganham respeito a cada dia. A campanha da Skol foi totalmente infeliz, passando a mensagem subjetiva de que todas as mulheres topariam qualquer coisa no carnaval. Com razão houve revolta total por parte delas.

    Luciano Xavier de Lima - 6º PP Noite

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  80. Sendo mulher e negra acho que posso me posicionar neste comentário, não nego que se o machismo existe não é apenas por causa dos homens, mas também por causa de mulheres machistas. Luto diariamente com parentas mais velhas que vivem me dizendo como devo me portar por ser mulher e luto também com homens esdrúxulos que pensam da mesma maneira. Dei muito azar de nascer em um país que foi construído em uma colônia de exploração e permanece até hoje na mesma. O reflexo? Se é avaliado a raça, o sexo e a beleza no lugar do talento. A publicidade é o reflexo da sociedade, é como a arte, o primeiro sinal de que uma sociedade está mudando e sentindo nas mudanças que sua arte sofre.
    Ana Elisa Resende- PP-manhã 6 período

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  81. Hoje, as novidades e tendências das marcas que valorizam a mulher, em relação ao não machismo, em peças publicitárias, tem um valor enorme, porém, não só em relação a imagem delas na sociedade, mas também como a publicidade vê a mulher em si. No caso a propaganda da Budy, que teve uma repercussão ruim e negativa pelo manequim das modelos fotografadas, junto com a da Skol que foi feita no período de Carnaval, se tornou um viral negativo. Concluindo assim, as propagandas que sempre buscou levar as mulheres a sério, será as que mais fará sucesso financeiramente.

    Edgar Brito - NOITE- LBA

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