segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O novo consumidor engajado


Por Roberto Naime - Portal EcoDebate, 04/12/2014

Descrever o novo consumidor, sob a dimensão do marketing é relativamente fácil, basta buscar uma pesquisa bibliográfica mínima. São homens e mulheres de qualquer idade, com mentalidades independentes, individualistas, com maior grau de informação e que ambicionam obter, por meio de suas aquisições, a sensação de autenticidade, de exclusividade.

Este conceito vai além da aquisição. Comprando produtos com a imagem de socialmente justos e ambientalmente responsáveis, os consumidores desejam ser percebidos desta forma dentro da sociedade em que vivem.

Desejam fazer da sua atitude de consumo, um gesto que seja percebido como de engajamento nos princípios de eficiência econômica, preservação ambiental e equidade social que caracterizam os princípios da sustentabilidade.

Essas mudanças vêm acontecendo desde o final da década de 60 e são o tema central de A Alma do Novo Consumidor, um livro de David Lewis e Darren Bridges.

Este novo consumidor valoriza aspectos mais subjetivos nos produtos e a informação subliminar que a aquisição do produto transmite aos demais membros da comunidade. Compreender os fatores que o motivam pode significar o futuro de uma empresa e do seu trabalho.

No caso ambiental isto é bem claro. A nítida ênfase das propagandas das organizações financeiras, setor mais pujante e lucrativo da atual economia não deixam dúvidas. Todas as instituições, em maior ou menor grau, optam por uma estratégia de comunicação que valoriza a responsabilidade sócio-ambiental em suas mídias.

Como se não bastasse a diversidade de produtos nas prateleiras, multiplica-se a isto a diversidade de conceitos que cada um deles transmite. Os bancos mostram claramente que a opção pela responsabilidade sócio-ambiental veio para ficar. Algumas empresas de petróleo e fabricantes de automóveis mais ousados também aderiram a esta comunicação. Para que não haja dúvidas, citam-se os bancos do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, entre as empresas de petróleo, a Petrobrás e a Ipiranga (com estratégia de cartão carbono zero no cartão dos postos de combustível da distribuidora, assim como o HSBC) e a Fiat no setor automobilístico.

Assistir a estratégia de comunicação destes grupos, nos variados tipos de mídia não deixa dúvidas.
O livro de Lewis e Bridges (A Alma do Novo Consumidor, David Lewis & Darren Bridges. M. Books, 214 págs.) desvenda, ainda, as estratégias dos cool hunters, aqueles que “adivinham” as tendências de consumo ou seja os denominados conhecedores.

Este grupo influencia o consumidor por estar “próximo” a ele, ainda que sejam celebridades. A tradicional propaganda boca a boca continua existindo e sendo importa, e atualmente, versão high tech, se vale muito da Internet para impulsionar ou jogar um produto na lama. São eles, muitas vezes, os responsáveis pela formação de um novo mercado consumidor.

Dentro deste contexto a adoção dos novos valores, que sejam eticamente comprometidos, socialmente justos e ambientalmente responsáveis, ganham uma dimensão nunca imaginada, pois além da influência pessoal, existe a poderosa ferramenta da internet, ainda não bem dimensionada, que faz uma grande diferença.

A internet é particularmente relevante nas faixas de consumo mais elevadas e no público com acesso a rede, que cresce em proporção logarítmica dentro da sociedade.

Portanto não esquecer ou negligenciar, o novo consumidor, cujas características são bem conhecidas e no qual as influências éticas, sociais e ambientais são claras, já existe, não é só de alta renda como argumentam os simplórios e não pode ser manipulado pela primariedade de mídias descomprometidas.

Prezadas e Prezados, esse texto fez parte de um concurso público que pedia que marcasse a questão correta:


A) expor um ponto de vista sobre a nova sociedade de consumo que cada vez mais se preocupa com a ética e os valores  comerciais. 
B) propor  um  novo  comportamento  do  consumidor  perante  a  tradicional  boca  a  boca  que  ganha  força  nas mídias  internacionais. 
C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão  do novo público. 
D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora  nos cidadãos na atual sociedade. 
E) atentar para o fato de que o consumidor de hoje está engajado em um comportamento consumista que valoriza a  tecnologia e tudo que deriva dela. 

Na sua opinião, qual é a resposta correta e porque? 

78 comentários:

  1. C- "alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público."

    Na minha opinião esse é o propósito do texto porque já no segundo parágrafo o autor menciona qual é a necessidade do consumidor dentro do conceito da sustentabilidade, ele menciona que o fato de consumir de uma empresa que comercializa bens com discurso sustentável, o consumidor deseja ser percebido da mesma forma na sociedade em que está inserido.

    Durante o discorrer do texto o autor menciona cases publicitários de grandes marcas que se posicionaram de tal maneira em seus mercados e obtiveram êxito, algo que reforça a idéia de alertar as empresas sobre essa nova postura do consumidor em relação a como ele recebe a mensagem que a empresa emite.

    E por fim o autor ressalta a importância de não negligenciar os novos comportamentos de consumo desse novo consumidor, bem como crava como inexistente o poder de manipulação que as mídias que não se preocupam com o fato desse comportamento ser mutável acreditam ter.

    Nesse contexto acredito que alem de alertar o autor teve a intenção de propagar essa nova tendência de comportamento afim de quem sabe promover uma real mudança na forma como as empresas tentam persuadir seu target.

    Carolina Maia / PP - SL 24

    ResponderExcluir
  2. Como o próprio texto diz, hoje o consumidor valoriza questões sociais e ambientais na hora de consumir um produto ou serviço. Se tornou uma tendência de mercado. A forma como divulgam e discutem sobre estes produtos/serviços tem sido cada vez maior através do boca-a-boca e da internet. Muitas (talvez na maioria) das vezes, um produto/serviço é um sucesso ou um fracasso pela repercussão do contato entre os consumidores.
    Ou seja, as empresas têm de levar altíssima consideração as formas como os consumidores se comunicam, as tendências de mercado e como se posicionarão diante disso.
    Tendo em vista o que o texto diz e as mudanças que as empresas devem fazer para obter o sucesso, a questão que mais se encaixa com a minha lógica de raciocínio é a letra (C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    Pois há uma necessidade de mudança para adequação ao público e obtenção de lucros, consequentemente.

    Renata Lima - LBB - Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  3. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    O texto ele mostrar como os consumidores vem mudando e se preocupando bastante com as questões sociais e ambientais!! Empresas que se mostram empenhadas a isso conseguem ter uma grande vantagem, pois com o uso exacerbado da internet, qualquer falha de qualquer empresa se tornará uma grande tragédia, ''queiamando'' seu filme.

    ResponderExcluir
  4. Com base no meu entendimento, a resposta correta é a: (C) - "alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público."

    O texto apresenta conceitos e necessidades com as quais o consumidor se preocupa e valoriza, discorrendo sobre as maneiras como grandes empresas se posicionaram diante desta nova postura para obter resultados significantes, afim de se adequarem a esta mudança e na forma como a empresa se relaciona com o seu consumidor.


    Thaís M. Oliveira - LBA - Sala 16

    ResponderExcluir
  5. C) Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    O mercado consumidor esta em constantes mudanças, por causa dos avanços tecnológicos e da facilidade de transmissão e discussão de informação entre as pessoas. O texto mostra exatamente essas mudanças, como o consumidor vem se comportando, e principalmente o impacto que essas mudanças tem causado sobre as empresas e em suas relações com o consumidor. Uma forma de alertar sobre a forma de persuasão do novo público.

    Izabella Lopes - LBB, noite, sala 24

    ResponderExcluir
  6. Resposta C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    De forma à contribuir com o meio ambiente, as mudanças nas empresas são notórias. Os valores que cada empresa emprega sobre seus produtos em ser altamente sustentáveis para que os consumidores se sintam familiarizados com a ideia, está cada vez mais ganhando espaço no mercado.

    Bruna Ribas - LBA - sala 16

    ResponderExcluir
  7. E) atentar para o fato de que o consumidor de hoje está engajado em um comportamento consumista que valoriza a tecnologia e tudo que deriva dela.

    A tecnologia é tudo aquilo que melhora a qualidade de vida das pessoas e do planeta em forma de tratamento relativo ao que consumimos e depois descartamos. Quanto mais as tecnologias desenvolvem mais as empresas tem estado atentas ao que o consumidor passara a consumir mediante aos seus valores e status

    Matheus Mamede - LBB noite sala 24

    ResponderExcluir
  8. Resposta correta: C) Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Para conseguir alcançar esse novo público no mercado, as empresas devem sim adequar sua postura, ideais e sua forma de comunicação de acordo com suas características. Falar com seu alvo usando a mesma linguagem é fundamental para conseguir se comunicar e, portanto, vender.

    Mariana Loschi Salomão
    Publicidade e Propaganda - LBA - noite

    ResponderExcluir
  9. Resposta correta: (c) Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    No texto, os aspectos observados sobre o comportamento do consumidor e a forma com que eles são citados, informam que existe um novo cenário e que as empresas precisam se adaptar a ele para que continuem atuantes nesse mercado.

    Para que a marca continue a vender sua identidade e buscas a identificação do consumidor com o seu conceito, o autor alerta: o consumidor tem buscado valores e comportamentos diferenciados.

    Fernanda Magri - PP 6º período LBA Noite

    ResponderExcluir
  10. Restosta : C)Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.


    Pois no próprio texto é citado que há realmente um novo perfil de consumidor e que as empresas devem compreender as motivações desses consumidores. Sendo assim as empresas devem se modificar e entender ao seu público-alvo criando assim uma motivação e personalidade que se assemelhe com á desse consumidor para que assim haja sintonia, e alcance.

    Deborah Kellen- PP -LBA; Sala:16

    ResponderExcluir
  11. meu ponto de vista e a letra E-Atentar para o fato de que o consumidor de hoje esta engajado em um comportamento consumista que valoriza a tecnologia e tudo que deriva dela. Esta questâo retrata consumido que busca informamçâo antes de compra um determinado produto sendo mais dificil para as empresas conveser no pdv.
    Fabiano d dias LBB noite

    ResponderExcluir
  12. A alternativa correta é a letra (C):
    Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    O texto demonstra a mudança dos consumidores diante das questões ambientais e sociais, e o impacto que essas mudanças tem executado nas empresas.

    Elas estão buscando cada vez mais empregar em seus produtos maneiras de serem altamente sustentáveis, de forma a conquistar consumidores que buscam essa proposta.

    Se as empresas quiserem continuar no mercado, elas precisam alcançar esse novo público se adaptando a essa posturam, de forma a conseguir se comunicar com eles diante desse novo cenário que estão buscando.

    Camila Thaís Espinula - LBA Noite - Sala 16

    ResponderExcluir
  13. "D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade."


    Acredito que o texto mostra exatamente essa questão, onde ele aborda a mudança do consumidor, que hoje, se preocupa muito com os valores implícitos dos produtos ou serviços oferecidos, assim, escolhendo o que mais entrega os valores que ele prioriza.

    Apesar do texto também servir de alerta para as empresas, ele também mostra que muitas delas já se atentaram a essa mudança, e estão se adequando a esse novo consumidor, que atualmente se tornou exigente não só na qualidade e preço, mas também na imagem, compromisso e responsabilidade das empresas fabricantes e fornecedoras.

    E com isso, ele também deixa um outro alerta, no sentido de que esse comportamento já penumbra em grande parte da população, e não deve ser deixado de lado. Observar as novas tendências, e na influência da internet no meio social, também são pontos que devem ser analisados com mais atenção, para assim entender melhor esse novo consumidor que cada vez mais está engajado, responsável socialmente e ambientalmente e que não se deixa mais influenciar apenas pelo ato da compra.

    Letícia Nayane de Almeida Freitas | Publicidade e Propaganda, LBB - noite

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    No meu ponto de vista o texto informa que o consumidor está mais engajado e mais preocupado com as atitudes da marca que ele segue, este consumidor que se preocupa com as informações divulgadas pela marca é o mesmo que influência muitas outras pessoas e o texto mostra que as marcas devem cuidar deste consumidor. O autor cita o livro de David Lewis e Darren Bridges que traz um estudo atual sobre o novo consumidor, traz informações a respeito da tecnologia que influencia e transforma o consumo, traz informações sobre as escolhas que são feitas pelos jovens consumidores e convida à uma analise sobre o seu comportamento, como pode ser visto no trecho "Compreender os fatores que o motivam pode significar o futuro de uma empresa e do seu trabalho".

    Kleber de Andrade | LBA noite | sala 16

    ResponderExcluir
  16. Com base no artigo, acredito que a resposta correta seja a alternativa D.

    O texto apresenta a forma como o novo consumidor busca, cada vez mais, transformar o seu ato de consumo para que seja percebido perante a sociedade dentro de princípios relacionados a eficiência econômica, preservação ambiental e equidade social, caracterizados pelos princípios da sustentabilidade.

    E, além disso, há as grandes organizações, que já estão propondo novas formas e se posicionando para atender as necessidades dos novos consumidores.

    Régis Marley - LBA noite - Sala 16

    ResponderExcluir
  17. letra (C):
    Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Através de alguns cases de sucesso, o autor do artigo denota algumas características do novo consumidor, cujo ainda NÃO é possível caracteriza-lo de forma concreta. Mas, que esse novo consumidor busca a satisfação além do produto e através da tecnologia está apto a buscar ou contribuir sua opinião imparcial sobre os produtos que consome.

    ResponderExcluir
  18. Com base na interpretação do texto:

    C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Tamires Serra NOITE PP

    ResponderExcluir
  19. De acordo com o texto, acredito que a melhor alternativa é a letra D - “mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.” - Pois, as empresas precisam se adequar ao novo modelo de consumidor para que possam entender a sua postura ao realizar a compra e conseguir atender suas necessidades.

    Thais R. de Freitas - LBB Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  20. De acordo com a leitura do texto, a resposta correta seria a alternativa C (alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.)

    Pois mostra que os novos consumidores estão mais antenados, e busca empresas que preservem o meio ambiente, faça ações sociais, e o trate de uma maneira exclusiva. E através de exemplos mostra empresas que já mudaram sua forma de agir e que vem ganhando o publico de maneira positiva. Assim os novos consumidores são atraídos pelas motivações e valores que a empresa transmite.

    Gabriela Ketren LBA Noite

    ResponderExcluir
  21. Acredito que a questão que melhor descreve a questão abordada no texto é a D) “mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.”

    O texto mostra a mudança de comportamento do consumidor durante o processo de escolha do produto e as posturas que as empresas vêm adotando para conseguir atrair a atenção dos consumidores, uma vez antes que esses consumidores consideravam apenas os aspectos diretos dos produtos e das marcas, hoje eles consideram seus aspectos subjetivos, correlacionando com temas como bem estar social e ambiental.

    Diego Siuves – LBB SALA 24

    ResponderExcluir
  22. Penso que seria a opção C , pois para ser um consumidor consciente é importante questionarmos as marcas e os produtos que consumimos, nos informando sobre as empresas por trás delas. Assim, podemos privilegiar as empresas ambientalmente corretas e penalizar as que não são deixando de comprar os produtos das mesmas.

    Guilherme Andrade / P.P Noite

    ResponderExcluir
  23. Penso que é a D) porque o texto informa sobre a postura do consumidor atual, a sua preocupação e suas preferências, e que está cada vez mais engajado nas tecnologias e atento a tudo que se passa ao seu redor e no mundo com a ajuda da internet. Há empresas que já se alertaram sobre esse novo consumidor e fazem o possível para agradá-lo e manter a sua fidelidade, se comprometendo com os seus anseios e desejos, numa busca constante de mantê-los perto e satisfeitos.
    Maria Avelar, 6º PP, LBA, Una Noite.

    ResponderExcluir
  24. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público. A cada dia os consumidores estão vendo mais de perto a evolução da empresa e o que ela representa. O novo público não se contenta com pouco ou nada, ele quer ver de onde veio aquilo, e caso a empresa vacile a imagem ficara manchada e esses novos consumidores não irão mais procurar tal produto ao mercado.

    Daniela Mariana - LBB noite PP

    ResponderExcluir
  25. Possivelmente a alternativa D), pois o texto mostra e deixa claro que o novo consumidor, ao escolher produtos/serviços, pensam em aspectos éticos, sociais e ambientais. Assim como diversas empresas vêm já trabalhando esses aspectos em ações estratégicas de comunicação/marketing.
    Ícaro Silva, LBB - Sala 24 - Noite

    ResponderExcluir
  26. Na minha opinião letra D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.
    Nos dias atuais os consumidores estão mais preocupados com o sistema ecologicamente correto. E as empresas saem na frente quando aderem ao processo sustentável.As estrategias de marketing das empresas que já possuem o sistema estão cada vez mais visíveis e que ao ver do consumidor a preferencia de compra será pela empresa que se preocupa pelo bem estar de toda a sociedade e destaca seu compromisso nas mídias e em seus produtos.
    Joyce - LBB - Sala 24 - Noite

    ResponderExcluir
  27. D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    O texto, não somente descreve o comportamento e perfil dos novos consumidores, como também relata as formas e estratégias adotadas por algumas empresas que fazem parte do grupo de influência dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  28. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    O texto se refere ao consumidor de hoje, que busca nas marcas nao somente a utilidade daquele produto, mas também o status que aquela marca irá lhe proporcionar perante a sociedade, sendo assim as empresas devem focar não somente nas funcionalidades de seus produtos, mas também no nome da marca e o que ela representa para os consumidores.

    Jael Paula - sala 24 - LBB

    ResponderExcluir
  29. A resposta correta é a letra C, por que a proposta do texto é alertar empresas sobre esse novo consumidor, que é engajado nas mais variadas causas e capaz de ser um grande influenciador do meio ao qual pertence. É visível a forma como o novo consumidor tem feito grandes marcas se posicionarem no mercado a favor ou contra determinados assuntos. A mudança não é necessariamente proposta de forma radical, mas o texto deixa claro que é necessário que as empresas entendam e passem a pensar nesse público. No geral, acredito que a mudança irá acontecer naturalmente.

    Patrícia Fernandes Miranda - Sala 17 - LBA/Noite


    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    Acredito que o texto acima é, sobretudo, uma análise do novo comportamento de consumo, baseado nos princípios da sustentabilidade. O texto chama a atenção tanto para as características deste consumidor, quanto para as adaptações realizadas pelas empresas, principalmente no que diz respeito ao seu posicionamento de comunicação, para se adequar a este novo perfil de consumidor. Além disso, o texto salienta que a internet tem importante papel no fortalecimento deste perfil de consumo, uma vez que esta amplifica e intensifica o MKT boca a boca.

    Raquel C. S. Batista - LBA - PP - Noite

    ResponderExcluir
  32. Letra "D". O novo consumidor nasceu ao meio a sustentabilidade. O consumidor respira e consome responsabilidade sustentável. Empresas reavaliarão suas estrategias diante desse novo consumidor, que pesquisa e procura tranquilidade quando o assusto é fazer um mundo mais reutilizável e reciclável. A preocupação dos consumidores com um futuro melhor fez com que empresas criassem produtos novos para estes consumidores, empresas que acompanham com as mudanças de consumidores estão conseguindo colocação no novo mercado sustentável.

    Natália Rodrigues- LBA - NOITE

    ResponderExcluir
  33. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Conforme o próprio texto está informando o consumidor está cada vez mais preocupado com a forma pela qual a empresa está engajada ao mostrar os seus serviços diante disso as empresas devem tomar cuidado em suas ações para atingir o seu publico.

    Stefani Moura

    ResponderExcluir
  34. D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    O texto fala em como o consumidor ao comprar, para "pesar" menos na consciência, está se interessando pelo mercado sustentavél. Ou seja, o consumidor opta por comprar produtos da empresa que é conhecida por praticar a sustentabilidade, esse assunto que atualmente é muito discutido e atual , está fazendo diferença na hora de consumir. E claro, que as empresas notando esse comportamento, buscam se adequar para o consumidor e ai conseguem melhor se colocar no atual mercado e com a propaganda boca a boca e a fama que é feita, fidelizar os cliente e prospectar novos.

    Roberta Saturnino - PP NOITE. Sala 24

    ResponderExcluir
  35. Na minha opinião, a resposta correta é a letra C:
    "Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público."

    As empresas devem apropriar suas posturas e estratégias de comunicação para conseguir alcançar esse novo público e consequentemente vender. Cada vez mais o consumidor tem se importado com a maneira de como as empresas mostram seu serviço.

    Marina Dell'areti - LBA - PP

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Resposta correta:
    C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Justificativa:
    Como citado no texto "o novo consumidor valoriza aspectos mais subjetivos nos produtos e a informação subliminar que a aquisição do produto transmite aos demais membros da comunidade." A partir disso as empresas e organizações precisam traçar estratégias convincentes, não só mais vender um produto, mas sim vender produto, ideia e consequência, porque hoje, nós ao consumirmos, nos preocupamos muito com a reputação daquela marca.
    Marianne LBB

    ResponderExcluir
  38. Alternativa correta:

    (C) Alertar as empresas sobre a postura do
    novo consumidor e promover uma mudança
    radical na forma de persuasão do novo público.

    como o texto menciona as mudanças vêm acontecendo
    desde final da década de 60.
    Pois o novo consumidor valoriza os aspectos mais
    intangíveis o que motiva um consumidor é o primeiro
    passo para o sucesso de uma empresa.

    Arthemis Raftopoulos
    Publicidade Noite

    ResponderExcluir
  39. Letra D. Acredito que o texto mostra e expõe uma postura nova e diferente do consumidor e das empresas no mercado ultimamente. Nele, é possível entender como o consumidor valoriza cada vez mais os princípios em que o produto ou serviço oferecem, objetivando o seu destaque perante a sociedade, utilizando novas atitudes de consumo, como por exemplo mostrar o uso de uma marca que esteja valorizando a preservação ambiental, a sustentabilidade e a responsabilidade sócio-ambiental. É possível ver que no texto, eles mostram a postura das empresas nos dias de hoje, como elas se relacionam no comportamento do consumidor e valorizam suas prioridades na sociedade.

    Camila Torres - PP/LBA Noite.

    ResponderExcluir
  40. Alternativa D. Mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na
    atual sociedade.
    Pois atualmente a maior parte das pessoas está se importando com o futuro do planeta, cuidar hoje, para ter amanhã e mediante esse comportamento, as empresas se veem no dever de se adaptarem a esse novo pensamento/comportamento, justamente para serem mais bem vistas e escolhidas em meio à concorrência, quem estiver melhor e mais engajado
    nas causas sociais e ambientais, ganham a simpatia e confiança do consumidor que optará por ela. Até porque muitas empresas causam impactos ambientais muito agressivos e necessitam mostrar que estão fazendo algo para reparar tais danos, e tendo em vista que a tecnologia e a internet estão bem acessíveis, uma marca pode ser promovida ou arruinada a partir de declarações de pessoas que se sentiram lesadas de alguma forma, tornando isso também um alerta para que as empresas se preocupem com a imagem que seu consumidor tem dela.

    Cláudia Ferreira Alves LBB Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  41. D) Mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    O texto traz justamente essa reflexão. Buscando explicitar por meio de exemplos práticos novos padrões de consumos recorrentes na sociedade atual. Esse novo panorama do mercado é reflexo de uma sociedade em constante mudança, mais preocupada com a situação ambiental do planeta e consciente a respeito dos produtos.

    Lucas Megale Pereira LBB Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  42. D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.
    Acredito que o texto alerta sobre essa nova etapa do novo consumidor, de como ele busca através dos produtos adquiridos outros valores, e sendo assim as empresas precisam caminhar junto com essa relação, para atender as necessidades do seu público.
    Cada vez mais os consumidores estão engajados e atentos a tudo relacionado a uma empresa, através da tecnologia e informações disponíveis, a preocupação com um futuro melhor e mais sustentável vem crescendo e assim as empresas acompanham essa tendência.

    Isabella Alves LBA

    ResponderExcluir
  43. A resposta correta é a C:
    alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Conforme apresentado no texto as mudanças no comportamento do consumidor vem ocorrendo desdo final dos anos 60. Os consumidores tem adotados valores intangiveis e e a motivação do consumidor é o primeiro passo para uma empresa obter sucesso.

    ResponderExcluir
  44. Resposta D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    O texto mostra a mudança de hábitos dos consumidores ao adquirir determinados produtos/serviços, bem como a percepção das empresas diante deste novo consumidor que têm novos conceitos sobre o que vão adquirir baseados na sustentabilidade e originalidade.

    Matheus Felipe - LBA PP Noite

    ResponderExcluir
  45. LETRA C - alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    As empresas querem conquistar cada vez mais clientes, de preferência fiéis a marca. O status que aquela marca lhe proporcionará na sociedade é um fator que pesa na hora da escolha. Por isso é importante que a marca seja respeitada e mostre seus valores de acordo com suas funcionalidades e características. Assim ambos, consumidor e marca, irão conquistar juntos o sucesso através das mudanças necessárias para o novo público .

    Gabriela E. Menezes - SALA 16- LBA NOITE

    ResponderExcluir
  46. Buscando entender um pouco mais o novo comportamento de consumidores mais conscientes e de uma sociedade que busca a todo momento entender um cenario panoramico de onde esta inserido, a resposta correta e a D, que afirma mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade. Por isso devemos como comunicadores entender a todo momento o nosso consumidor, pois se vendemos algo que a midia diz que e ruim, isso tera forte impacto nas vendas da empresa anunciante. O texto fala de um conceito que gosto muito tambem que e sobre os coolhunting , ou seja, cacadores de tendencias. Estes cada vez mais seletivos e entendem tudo sobre o consumidor , entendem tanto que projetam possiveis tendencias dos nossos consumidores. Quanto mais entendermos nossos consumidores , mais entendemos nossa posicao no mercado e nossa marca nele.


    Joao Claudio Santos - SALA 16 -LBA

    ResponderExcluir
  47. D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    Acredito que a alternativa correta seja a letra D, pois no texto mostra um ambiente onde os consumidores estão mudando de comportamento, no momento de realizar e finalizar uma compra de um determinado produto ou serviço, essa conduta mais consciente com o meio ambiente trás um novo posicionamento das empresas. No texto relata sobre as atitudes alteradas das empresas com esse novo mercado, mostrando que estão sempre buscando conhecer o cliente para suprir as suas necessidades.

    Laís Ferreira Santos Fonseca LBB Noite - Sala 24

    ResponderExcluir
  48. LETRA C - alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Já no segundo parágrafo o autor menciona qual é a necessidade do consumidor dentro do conceito da sustentabilidade, ele menciona que o fato de consumir de uma empresa que comercializa bens com discurso sustentável, o consumidor deseja ser percebido da mesma forma na sociedade em que está inserido.

    O autor também ressalta a importância de não negligenciar os novos comportamentos de consumo desse novo consumidor, bem como crava como o poder de manipulação que as mídias que não se preocupam com o fato desse comportamento ser mutável acreditam ter.

    Alem de alertar, acredito que o autor teve a intenção de propagar essa nova tendência de comportamento afim de quem sabe promover uma real mudança na forma como as empresas tentam persuadir seu consumidor.

    Ingrid Freitas - LBB

    ResponderExcluir
  49. LETRA C - alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    Como o autor cita no final do texto
    a adoção dos novos valores, que sejam eticamente comprometidos, socialmente justos e ambientalmente responsáveis, esta formando de um novo mercado assim criando também um novo tipo de consumidor, onde ele observa se a empresa segue esses aspectos e com o poder da divulgação na internet nada fica escondido podendo assim a empresa perder a credibilidade com os seus clientes antigos e não cativando novos, nos como publicitário devemos prestar atenção pois com essas atitudes socioecológicas o cliente tende a consumir menos pois o consumo exagerado não faz mais sentido para esse novo publico.

    Thays Ferreira da Silva LBB

    ResponderExcluir
  50. D) Mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    É de suma importância entender que os consumidores querem mais do produto e do ato da compra,desejam que seja correto e que não prejudique o mundo,portanto as empresas devem entender esse novo consumidor e se adequar para atende-lo da melhor forma possível e manter sua marca com um valor agregado positivo.
    Gabriela Moreira PP LBB NOITE

    ResponderExcluir
  51. Eu optaria pela opção C, alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Como no próprio texto diz, "os consumidores desejam ser percebidos desta forma dentro da sociedade em que vivem." Se as empresas não notarem essa mudança no comportamento dos consumidores e a forma com que os mesmos desejam ser notados pelo seu consumo, e não promoverem essa mudança, poderão perder a confiança dos seus clientes que verão que as empresas ainda não perceberam o que eles esperam e quiza até encontrar dificuldades para alcançar novos clientes.

    Jéssica Pertence
    LBB Sala 24 noite

    ResponderExcluir
  52. D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.
    O texto mostra claramente que o atual foco está na sustentabilidade, como os consumidores estão cada vez mais em busca dela as empresas tem que se mostrar moldáveis de acordo com o que o mercado quer.
    Nathalia Cristina Dias Coelho LBB NOITE



    mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    ResponderExcluir
  53. Na minha opinião a resposta seria a letra C
    "C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público."

    Porque de acordo com o texto, o autor fala sobre a mudança do comportamento do consumidor, porque eles estão com a nova visão da sustentabilidade, então as empresas precisam adequar a esse novo consumidor no mercado, eles precisam criar coisas novas e que os consumidores estão esperando.


    Rayana da Cunha Mendes
    LBA-Noite
    Sala-16

    ResponderExcluir
  54. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    O consumidor esta mais atento ao que vem acontecendo e o que a sua marca/produto defende . Tendo em vista sempre a sustentabilidade por isso empresas grandes estão mudando sua postura fazendo com que o consumidor veja e opte por aquela marca contribuindo com a ideia que sua empresa defende
    gleyce martins lbb noite

    ResponderExcluir
  55. Letra "C" alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    O proposito do testo é ressaltar a necessidade do consumidor dentro do conceito da sustentabilidade, ele menciona que o fato de consumir de uma empresa que comercializa bens com discurso sustentável, o consumidor deseja ser percebido da mesma forma na sociedade em que está inserido.
    O autor também ressalta a importância de não omitir-se aos novos comportamentos de consumo desse novo consumidor, mesmo que hoje em dia as mídias manipulam as pessoas, fazendo com que elas acreditem no que os veículos estão dizendo.
    Os consumidores de hoje tem um outro olhar totalmente diferente do que tinham antigamente, o mercado exige muito mais do que uma mente dentro da caixinha, as grandes empresas também estão agindo de outra forma, pois estão vendo que as pessoas de hoje em dia estão preocupando mais com o meio ambiente.

    Leane Damasceno LBA noite.

    ResponderExcluir
  56. letra C.
    Acredito a principal intenção do autor foi propagar essa nova tendência de comportamento. O que ele espera é que o impacto esteja na mudança de abordagem do publico por parte das empresas.

    Henrique Parentoni LBB

    ResponderExcluir
  57. Flávia Melgaço Rangel - 6º período LBA11 de novembro de 2015 às 14:47

    D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    Acredito que o texto mostra exatamente esse cenário atual do consumidor moderno: como o consumidor hoje é informado, independente e individualista, e também como hoje no mercado a parte conceitual é valorizada. Acredito que devido ao maior acesso à informação, os vendedores aproveitam desse privilégio para ver uma oportunidade de se diferenciar da concorrência investindo em um negócio interessante e mais rico de conteúdo. Uma vez que hoje em dia tudo que nos define está relacionado ao que queremos transmitir para a sociedade, a valorização atual da sustentabilidade também serve como um meio para transmitir uma imagem positiva para os outros.

    ResponderExcluir
  58. Segundo a interpretação do texto:

    C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    O texto faz referencia ao consumidor de hoje , que buscam em marcar não só a qualidade e o preço, mais tbm o seu status na sociedade.sendo assim as empresas devem focar não somente nas funcionalidades de seus produtos, mas também no nome da marca e o que ela representa para os consumidores.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Resposta correta: C) Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    É necessário que as empresas conheçam o novo consumidor. Esse indivíduo hoje não comprar apenas por necessidade, com a ferramenta online cada vez mais presente na vida das pessoas à empresa tem que ter a consciência de que o status da mesma será julgado na hora da adesão de uma marca, portanto não será o preço o único diferencial de uma marca, mas também como ela se comporta para seu público.

    Felipe Maciel - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  61. C - Assim como o mercado e o consumidor mudam suas formas de agir e de pensar, as empresas também devem agir dessa forma, pois assim, podem acompanhar como e o que os novos consumidores buscam e suas maneiras de de agir.
    Se elas não considerarem essa hipótese e simplesmente "pararem no tempo", irão perder mercado cada dia mais para os concorrentes que acompanharem as novas tendências e as novas necessidades do público.

    ResponderExcluir
  62. A resposta correta é a letra C.
    Pois alerta as empresas em relação ao novo consumidor, elas estão querendo conquistar cliente fieis a marca

    Sabrina Carla - LBA Noite

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. A resposta correta é a Letra C
    C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Pelo fato de trazer para o mercado o novo consumidor e as empresas construir um vinculo mais proximo ao target.

    Arthur Greis - LBB - NOITE

    ResponderExcluir
  65. D) Mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.

    O texto nos mostra como vem mudando o coportamento do consumidor em relação ao consumo de Produtos com a imagem de socialmente justos e ambientalmente responsáveis. O consumidor está mais engajado e antenado na hora de fazer as suas compras se preocupando mais com as atititudes e responsabilidades socioambientais das empresas.As empresas que se atentam a isso já são percebidas e logo se destacam pois, elaboram uma comunicação eficiente que conversa diretamente com esse novo consumidor que por sua vez,deseja ser percebido dentro da sociedade em que está inserido e essa é a nova tendência de mercado que vem se fortalecendo. O texto ressalta também o compromisso com os produtos e das mídias, e alerta para que as empresas possam aderir a essa nova postura dando a importância a esse novo tipo de comportamento para que assim possam se manter no mercado se adequando e trabalhando com estratégias de comunicação que possam conversar e atender as necessidades desse público que vem aumentando a cada dia.

    Letícia Teixeira Valadares - LBB Noite

    ResponderExcluir
  66. Acredito que a resposta correta seja a letra D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade, pois o texto mostra o surgimento de uma nova classe de consumidores que através da internet mudou seus parâmetros de valores.

    Eugênio S Ribeiro Filho

    ResponderExcluir
  67. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Com o novo comportamento do consumidor, ele passa há perceber quais são realmente, os verdadeiros valores vendidos por determinada marca.

    Mais do que produto e preço, sua origem e processo de produção começam a ser quesitos avaliados no momento da compra.

    Ingrid Freitas - PP Noite - Sala 24

    Sustentabilidade começa enfim, ser mais do que uma palavra de campanha.

    ResponderExcluir
  68. Resposta – (C) Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    Como é dito no próprio texto, o novo consumidor se preocupa não só com o produto que consome, mas também com os valores que a empresa defende. Produtos socialmente responsáveis, sustentáveis e que trabalham com algum tipo de engajamento social estão dentro da preferência desse novo consumidor, que busca valores como estes na marca.

    Nayara Brandão - 6º período - Noite - LBA - Sala 16

    ResponderExcluir
  69. C) Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    É preciso identificar e pesquisar bem seu target sobre seus comportamentos de consumo para termos sucesso no impacto.

    Paulo Soares - LBA Noite

    ResponderExcluir
  70. "D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade."
    O início do texto conceitua este novo consumidor e relaciona suas motivações para aquisição dos produtos, que nas últimas décadas mudou, sendo agora mais voltada à percepção ambiental e seu desejo de parecer correto frente ao assunto.
    Suas teorias são baseadas em um livro cujo tema são as mudanças ocorridas desde 1960 no cenário mercadológico. O autor cita a opção das instituições por adequar-se ao ideal da sustentabilidade, algo visível em suas propagandas e estratégias de comunicação atualmente, exemplificando com os bancos, petrolíferas e fabricantes de automóveis. Além disso, introduz a adoção de novos valores, ética e socialmente responsáveis com o meio ambiente, para que a comunicação e a publicidade sejam mais eficazes, alertando para o desmerecimento das mídias que ainda não assumiram este compromisso.

    Charlene Duarte - turma quarta/quinta a noite

    ResponderExcluir
  71. Letra: C) Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.

    Para alcançar esse novo público, as empresas devem se adequar as exigências do mesmo, assim, modernizando suas ideias e ideais, traçando propostas inovadoras que se adeque ao publico que almeja.


    Publicidade e Propaganda - LBB - noite

    ResponderExcluir
  72. De acordo com o texto apresentando acima, acredito que a resposta D - mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade - seja a correta.

    Este novo consumidor no qual o texto fala está surgindo de uma tendência baseada em variados momentos da atualidade que gera automaticamente mudanças de comportamentos vinda de vários contextos macroambientais.

    Além disto, o texto busca alertar as empresas a como acompanhar estas tendências e estar sempre alinhada com o público.

    ResponderExcluir
  73. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    É possível perceber como o comportamento dos consumidores vem mudando. As questões sociais e ambientais vem preocupando os consumidores na hora da compra. Empresas que investem em sustentabilidade e demonstram isso para os consumidores, possuem uma grande vantagem. O texto mostra a importancia das empresas em acompanhar tendencias, de forma a estar junto ao público.

    Alana A. Nunes
    LBA _ Noite PP

    ResponderExcluir
  74. C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.


    Acredito que a resposta certa seja a Letra C pois é necessário identificar e sempre pesquisar com muito cuidado seu target. Para obter o Objetivo de uma campanha ou reconhecimento de uma empresa saber sobre seus consumidores é muito importante!


    Larissa Fernanda de Almeida
    LBA NOIte PP

    ResponderExcluir
  75. "C) alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público."
    A nova tendência de comportamento do consumidor voltada para a sustentabilidade faz com que as empresas se preocupe mais em demonstrar esse papel para a sociedade mesmo que não afete diretamente o seu faturamento.
    Junio Gomes LLB3 Noite

    ResponderExcluir
  76. Resposta C: Alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público.
    As empresas precisam sim, se ater ao comportamento do consumidor e adaptar aos seus valores. A sustentabilidade agrega valor a marca e o consumidor está atento a esse fator. É importante cuidar do nosso planeta e as empresas fazem parte contexto.

    Karina Geoffroy - PP 6º Perído Noite - LBA

    ResponderExcluir

  77. Acredito que a resposta correta seja a letra C, alertar as empresas sobre a postura do novo consumidor e promover uma mudança radical na forma de persuasão do novo público, pois o texto apresenta esse novo perfil do consumidor, e explicita que determinadas empresas já se adaptaram de forma a atendê-los adequadamente, e inclusive faz um alerta no final, dizendo tal comportamento não deve ser negligenciado e as empresas que ainda não o fizeram, devem adotar tal postura.

    Camilla Amaral - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  78. Acredito que a resposta correta sobre o texto é a opção:
    (D) mostrar um panorama do novo consumidor e a postura das empresas em relação a esse comportamento que vigora nos cidadãos na atual sociedade.)
    Uma vez que o texto demonstra e esclarece através do consumo, a nova postura e tendencia dos consumidores perante o meio ambiente e seus colaboradores, cobrando das empresas uma postura e preocupação com o mesmo por meio de cada produto ou pelo um todo da empresa. Como é citado no texto essa busca pela posição das empresa,impõe dos comerciantes se posicionar e oferecer produtos que saciam as necessidades do meio ambiente e e seus novos consumidores.
    Maria luíza corrêa leocádio -LBA-Noite- PP

    ResponderExcluir