quinta-feira, 9 de junho de 2016

Estudo Interdisciplinar - PDV



  • Formar grupos de até 5 (cinco) estudantes ou realizar individualmente;
  • Visitar um ponto de venda direta (supermercado, loja, ambientes culturais como museus e cinemas) e fazer as análises solicitadas nas três questões abaixo:


    • (aqueles que fazem a disciplina Pesquisa e Opinião de Mercado, no turno da manhã, poderão utilizar o mesmo grupo e o mesmo local do trabalho do Cliente Oculto)
    • (a turma da noite poderá usar o mesmo local do Estudo Dirigido 4)

1. Eliana Karsaklian (2008, p. 232-233) afirmou que há alguns estímulos importantes no PDV (Ponto de Venda), a partir de algumas regras (deixar tocar, ter espelhos, deixar que o cliente faça descobertas, proporcionar diálogo e que ele seja reconhecido). Leiam ANTES de irem ao local e depois relatem se essas regras foram cumpridas pelo estabelecimento.

2. Oshima (2015), no texto que estudamos, diz que agora as pessoas estão preferindo comprar experiências, ao invés de produtos. Aponta quatro razões para isso: nossa necessidade de convivência e compartilhamento, capacidade de adaptação, possibilidades de comparação imediata e relação mais tênue com o arrependimento. Na visita, indiquem se essas razões aconteceram e justifiquem a resposta. 

3. Depois de retornar, sair do local, quando estiverem fazendo o relatório do trabalho, escrevam sobre o que ficou do Processo de Informação. Porque depois? Porque só depois vocês poderão saber se efetivamente passou por todo o Processo: exposição, atenção, decodificação, aceitação e retenção. Descrevam o que ficou na memória e porque vocês acreditam que o que estava no local assim favoreceu?

ATENÇÃO: como esse trabalho vale 10 pontos, o rigor será maior e, portanto, a profundidade das respostas, assim como a conexão com os conteúdos da disciplina serão os principais requisitos de avaliação. Além disso, cada erro de português irá tirar 0,5 pontos.

Entrega até o dia 28 de junho, impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário