- Formar grupos de até 5 (cinco) estudantes ou realizar individualmente;
- Visitar um ponto de venda direta (supermercado, loja, ambientes culturais como museus e cinemas) e fazer as análises solicitadas nas três questões abaixo:
- (aqueles que fazem a disciplina Pesquisa e Opinião de Mercado, no turno da manhã, poderão utilizar o mesmo grupo e o mesmo local do trabalho do Cliente Oculto)
- (a turma da noite poderá usar o mesmo local do Estudo Dirigido 4)
1. Eliana Karsaklian (2008, p. 232-233) afirmou que há
alguns estímulos importantes no PDV (Ponto de Venda), a partir de algumas
regras (deixar tocar, ter espelhos, deixar que o cliente faça descobertas,
proporcionar diálogo e que ele seja reconhecido). Leiam ANTES de irem ao local e depois relatem
se essas regras foram cumpridas pelo estabelecimento.
2. Oshima (2015), no texto que estudamos, diz que
agora as pessoas estão preferindo comprar
experiências, ao invés de produtos. Aponta quatro razões para isso: nossa necessidade
de convivência e compartilhamento, capacidade
de adaptação, possibilidades de
comparação imediata e relação
mais tênue com o arrependimento. Na
visita, indiquem se essas razões aconteceram e justifiquem a resposta.
3. Depois de retornar, sair do local, quando estiverem
fazendo o relatório do trabalho, escrevam sobre o que ficou do Processo de Informação. Porque depois?
Porque só depois vocês poderão saber se efetivamente passou por todo o
Processo: exposição, atenção,
decodificação, aceitação e retenção. Descrevam o que ficou na memória e porque vocês acreditam que o
que estava no local assim favoreceu?
Entrega até o dia 28 de junho, impresso.
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