quarta-feira, 7 de março de 2012

Estudo Dirigido I - Consumo

APENAS PARA AQUELES QUE NÃO FIZERAM EM SALA DE AULA:

TEXTOS: CONSUMO: A FORÇA QUE MOVE A ECONOMIA, DE FABIANE STEFANO
                 QUER PAGAR EM QUANTAS VEZES? DE CRISTIANE MANO
PUBLICADOS NA REVISTA EXAME, EDIÇÃO 972, DE 28/7/2010 – PAGS. 20-37
(estão no Material Didático, no SOL)

APÓS A LEITURA DOS TEXTOS, RESPONDA AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1.    EM RELAÇÃO AOS NOVOS CICLOS DO CONSUMO, A PARTIR DAS TRÊS TENDÊNCIAS DE ASPIRAÇÕES, DÊ OUTROS EXEMPLOS DE SERVIÇOS E PRODUTOS DE CONSUMO QUE TERÃO IMPULSO, ALÉM DOS CITADOS NA REPORTAGEM, PARA CADA UMA DAS TENDÊNCIAS.

2.    PELA PRIMEIRA VEZ, OS EMPRÉSTIMOS ÀS PESSOAS FÍSICAS SÃO MAIOR DO QUE PARA EMPRESAS. MAS HÁ MUITA MARGEM PARA CRESCER AINDA MAIS. EM QUE DIREÇÃO VOCÊ ACREDITA QUE DEVERÃO CRESCER MAIS (EMPRÉSTIMOS PESSOAIS, FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS, DE IMÓVEIS E CARTÃO DE CRÉDITO...)? PORQUE?

3.    QUAIS AS OPORTUNIDADES E OS RISCOS PARA O CONSUMIDOR COM A FACILITAÇÃO DO CRÉDITO?

4.    NAS REPORTAGENS, HÁ ANÁLISES EM VÁRIOS CAMPOS. MAS, PARA O MERCADO PUBLICITÁRIO, QUAIS SERÃO AS OPORTUNIDADES?

5.    E OS RISCOS?

6.    EM QUE ASPECTO AS MUDANÇAS APONTADAS NAS REPORTAGENS AFETARAM A SUA VIDA E DA SUA FAMÍLIA

7.    NAS REPORTAGENS, HÁ EXEMPLOS DE CASOS PESSOAIS. CONTE ALGUM CASO DE ALGUÉM PRÓXIMO QUE TEVE SEU COMPORTAMENTO AFETADO.

8.    POR FIM, FALE SOBRE SENTIMENTOS DOS CONSUMIDORES. O QUE ESSA MUDANÇA PODE AFETAR NO EMOCIONAL DAS PESSOAS DE TODAS AS CLASSES?

3 comentários:

  1. 1.O crescimento acelerado do consumo brasileiro levará a população usufruir de novos serviços e produtos do mercado. Acredito que a nova cesta de consumo será composta pela preocupação com a beleza e saúde, que aumentará a procura por cirurgias plásticas, por academias, yogas, acupunturas, dentre outros serviços e produtos associados à estética. Outro setor em crescimento será os dos produtos de grife, os famosos produtos de marca, os originais, a procura por produtos exclusivos da elite é almejada pelas classes em acessão, não significando que os produtos de grife acabarão sendo massificados, acredito que terá uma maior aquisição destes produtos pelos novos ricos.
    2.Creio que os empréstimos à pessoa física continuarão crescendo em todos os setores, contudo, o crescimento mais significativo será no financiamento de imóveis. A ascensão da classe C contribui muito para o crescimento do setor, pois esses consumidores muitas vezes buscam a realização da casa própria ou adquirir um imóvel melhor, maior, dentre outros motivos.
    3.A facilidade de crédito proporciona ao consumidor a oportunidade de concretizar seus desejos e objetivos. É a chance de muitos brasileiros vivenciarem novos hábitos, consumir novos produtos, adquirir bens por muito tempo almejado. Entretanto, consumir "sonhos" custa caro, exige muito esforço e risco, e um desses riscos são os parcelamentos intermináveis, que por sua vez escondem taxas altíssimas de juros. Com tanta facilidade no mercado o consumidor é levado a gastar mais do que ganha, realizar um compromisso que matematicamente esta fora do seu orçamento, isso muitas vezes resulta em inadimplência, uma dor de cabeça desnecessária.
    4.O mercado publicitário é promissor com a movimentação do mercado, se determinada marca vendia apenas para classe D, hoje vai ter que atender as necessidades da nova classe C (seus antigos consumidores) trabalhando para sua fidelização (já que a concorrência aumenta) e conquistar a nova classe D(antiga classe E).As mudanças no mercado aumentará a necessidade por publicidade e o mercado publicitário por sua vez tem que acompanhar o ritmo e exigências dos consumidores.

    ResponderExcluir
  2. 5. Um das grandes dificuldades da publicidade atualmente é “vender seu produto”, as mudanças nas ultimas décadas trouxe consigo um grande numero de informações, que por sua vez vem deixando os consumidores mais exigentes, conhecedores sobre produtos e serviços. O caminho que a publicidade deve seguir é acompanhar o ritmo do consumidor, se ficaram mais exigentes temos que suprir suas expectativas.
    6. Como não pertencemos a nata da sociedade mineira e pouco menos a brasileira, a facilidade de credito contribuiu significativamente para a aquisição de bens e serviços para minha família. O cartão de credito é indispensável, é valido para adquirir produtos supérfluos a algo de valor. Sem duvidas nenhum, a facilidade de credito oferecida atualmente, é investida para melhorias na casa, na educação, e na nossa vida social.
    7. Possuo um casal de amigos que são casados há cerca de 20 anos, e no inicio da união as condições financeiras eram precárias, ele era ajudante geral de uma pequena empresa de reflorestamento e ela dona de casa. Sei que passaram por diversas dificuldades e fizeram inúmeros sacrifícios para chegar ao lugar que atualmente estão. Acompanhei por alguns anos seu crescimento, ele galgou de posto no emprego e com planejamento conseguir estabilidade financeira. Com seu esforço e a facilidade de credito existente no mercado, atualmente João e Ana movimentam a economia nacional, ele passou de funcionário a sócio da empresa, possuem um bom imóvel e alguns bens, e hoje investem na educação da primogênita. Eles são focados em seus objetivos, mas as mudanças na economia contribuíram significativamente para suas conquistas.
    8. Atualmente a sociedade está marcada pelo individualismo. Pensamos, gostamos excessivamente de nós, e nem nos importamos se nossas ações irão afetar o outro. Aas transformações tecnológicas, sociais, econômicas, enfim, as mudanças contribuem e contribuíram para tal sentimento.Com a facilidade de crescimento financeiro a situação tende a piorar, pensemos: Se possuo dinheiro, posso ir aos melhores lugares, ser bajulado quando preciso por diversas pessoas, posso abrir mão de muitas coisas principalmente da convivência coletiva.

    ResponderExcluir
  3. Sou professora na unb e gostaria de saber se podes me disponibilizar o texto Interface a cara brasileira. Grata

    ResponderExcluir