segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ipsos aponta que consumo está mais humanizado



Crise mundial é o eixo da mudança de comportamento

Por Kelly Dores - PropMark - 10/12/12 10:59

O consumo é o maior paradigma da sociedade contemporânea. A conclusão faz parte da “6ª Onda do Observatório de Tendências da Ipsos,” estudo que capta as tendências de comportamento e consumo nas principais capitais do mundo. A tendência mais marcante este ano foi batizada de Know Your Rights (Conheça Seus Direitos) — a emergência do socioeconômico. “A base dessa tendência é o consumo, que na verdade é um paradigma da sociedade contemporânea, pois ela está alicerçada no consumo”, explica a coordenadora geral do Observatório de Tendências da Ipsos, Clotilde Perez.
Outro ponto central é que, por causa da crise, as preocupações com o social e a economia cresceram dentro do conceito de sustentabilidade, deixando um pouco estagnada a atenção com o meio ambiente. “É um reajuste por causa dos problemas econômicos. Na Rio+20, por exemplo, o debate sobre o meio ambiente não foi o que teve mais repercussão, e mesmo os desdobramentos da conferência giraram em torno da discussão sobre os índios e Belo Monte, dimensões mais sociais”, pontua.

O consumidor foi classificado em três grandes eixos: Crítico — relacionado a posturas mais radicais, como o anticapitalismo; Ético — uma preocupação maior com possíveis abusos em relação a mão-de-obra, direito dos trabalhos e dos consumidores; e Sofisticado — busca por qualidade. “O que a gente percebeu é que, nos últimos anos, esse eixo crítico começou a se diluir e houve uma fusão entre o crítico e o ético. O comportamento dominante é de que não adianta consumir produtos orgânicos se o consumo for excessivo, ou comprar de empresas que não respeitam o trabalhador”, exemplifica Clotilde. Também por causa da crise, a percepção é de que o luxo começa a se voltar para o básico e fica mais austero. “As grandes marcas de luxo continuam crescendo, mas muito em função do core business”.

As mudanças de hábitos de consumo nas 23 cidades pesquisadas durante o ano pela Ipsos também chamam a atenção — foram analisados 11 países, entre Brasil, Alemanha, França, Dinamarca, China, Chile e Argentina. Um exemplo é a compra de roupas por quilo em Paris ou a venda por dose (e não por embalagem) de protetor solar nas praias do Nordeste. “Mais do que entrevistas, fizemos imersões em espaços públicos, visita a lojas, galerias, restaurantes e outros locais. No Brasil, a criatividade do empreendedor nordestino foi o destaque, enquanto na França a mensagem é de que não importa a grife, mas uma calcinha não pode custar mais do que uma jaqueta nas lojas que vendem por quilo”, destaca Clotilde. Ao mesmo tempo em que o consumo se “humanizou”, ele não é mais visto como vilão e é apontado pelos governos como uma solução para a crise mundial. “O tom é de que o consumo pode ajudar a economia. Em função da crise, o estímulo ao consumo é uma saída que os governos estão buscando”, ressalta.

No Brasil, outra tendência verificada é de que o houve uma expansão do conceito de consumo para além do ato de comprar, com as pessoas  buscando mais a satisfação pessoal e abrindo espaço para investimentos em educação, lazer e cultura. “Aquele primeiro momento de consumo material que se deu entre as classes emergentes passou. Aqui no Brasil há, por exemplo, três milhões de aplicativos de idiomas para o celular. De fato começa a haver um movimento para essa dimensão pessoal”, finaliza a coordenadora da Ipsos.

Prezadas e Prezados, dê a sua opinião e relacione algum outro exemplo de mudança de comportamento de consumo que acredita estar acontecendo.

64 comentários:

  1. De fato as pessoas começaram a ver o que está acontecendo com o mundo. É preciso mais gentileza com a natureza e com o próximo. Talvez essa forma de consumir sem pensar já não esteja valendo a pena, é muitas perdas no meio de todo o processo. Será que as pessoas precisam de uma crise em escala mundial pra notar que as coisas assim não estão dando certo? Acho que da pra reeducar a partir de agora. E com atitudes simples. Algumas pessoas já aderiram de fato a bicicleta como um meio de transporte. Cada vez mais se vê aquecedores solar na casas das pessoas. E a reciclagem está em alta, muitos arquitetos estão se dando bem com essa nova tendência. As pessoas precisam compreender que o reciclado, o mais barato, o mais econômico, não é questão de pobreza ou falta de qualidade, e sim, uma nova forma de consumir de forma consciente.

    ResponderExcluir
  2. Os eixos Crítico,Ético e Sofisticado não me representam. Creio que seria possível haver outros eixos que exemplificassem mais detalhadamente os consumidores. Nos últimos anos vemos que uma das grandes mudanças no comportamento do consumo é a escolha de produtos inovadores que não diferenciam muito das versões anteriores. A estratégia de brand equity que promovem lealdade a marca pelos consumidores. Entre outras mudanças como a era digital (produtos descartáveis em menor tempo possível).

    Felipe - PP - Noite

    ResponderExcluir
  3. Se analizarmos afinco a questão do consumo, chegaremos a conclusão que as pessoas não compram, ou adquirem um produto pelo simples fato do querer, mas, porque fulano , siglano e beltrano têm tal produto. E o que seria apenas um consumo ser torna uma doença, pois, as pessoas começam a comprar sem precisar, por competição ou status. Para as empresas é uma grande jogada de marketing, tornar o consumidor doente, para a humanidade se transforma em uma grande perda. Perda de caráter, de ética, de moral, de respeito, chegando até a falta de amor ao próximo e a si mesmo. Por questões políticas passamos a investir na sustentabilidade, no bem social, o que deveria ser de "graça", se transforma em um negócio super lucrativo. Acredito que há recursos favoravéis a todos, o que falta é mudarmos o conceito que compras à quilo é sinal de pobreza. E qual a riqueza que precisamos no momento? o que precisamos consumir com urgência?
    Aliny Silva, publicidade 6° período noite.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que com o fácil acesso a informação as pessoas se tornaram mais críticas e mais exigentes em relação a marcas. Se antes era a propaganda que garantia a venda de um produto, hoje a opinião de terceiros influencia muito.
    Dessa forma o consumo passa a ser menos elevado, ao passo que se pesquisa mais e se busca outros diferenciais, não só o preço.

    Outro exemplo que percebo é que como temos acesso a sites de compras internacionais, podemos ver como a carga de impostos no Brasil é grande, estimulando a compra fora daqui, mas isso nem sempre é tão simples, diminuindo o consumo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. De fato o mundo vive em um consumismo exagerado.Os consumidores estão consumindo cada vez mais acarretando grandes danos os meio ambiente.Compramos as vezes pelo simples fato de estamos adquirindo tendências, moda,status,competitividade em nos mesmos e por esta suprindo uma carência de gastar e adquirir bens materiais.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que com a chegada da Web 2.0, as pessoas começaram a perceber que suas exigências eram ouvidas, pois a interação com o fabricante de determinado produto era bem maior, uma pessoa que tivesse insatisfeita com algo poderia compartilhar não com uma ou duas pessoas essa insatisfação mais com milhares de pessoas conectadas a rede. Por isso vemos tantos produtos sendo lançados no mercado e buscando interação com os seus possíveis consumidores. Uma tendência que vejo crescendo no Brasil as compras em sites estrangeiros confiáveis como o Ebay, além de ter acesso a produtos que não temos aqui, conseguimos esses produtos com preços mais baixos devido à alta política de impostos do nosso governo, além de comprar com pessoas educadas que sabem o que você quer, e como lhe atender da melhor forma possível.

    ResponderExcluir
  8. Realmente mudar o foco do consumo pode não ser a melhor solução para o consumismo excessivo eminente na atual sociedade, a solução seria uma reeducação do consumo, já que sabemos que tudo em excesso não é legal.Mudar os hábitos e rever valores seria um bom começo para essa mudança, mas isso requer empenho da sociedade e principalmente do governo. Mudar o tom da comunicação, agregar valor ao "ser" e não ao "ter", poderia sim erradicar a realidade consumista. Apesar do peso que o consumismo tem na sociedade, principalmente na vida de pessoas que tem um ritmo super acelerado, que estão sempre realizando atividades simultâneas, essas pessoas têm despertado para a importância de aproveitar de forma saudável os pequenos momentos livres que têm.O convívio de qualidade com a família tem sido ressaltado, mas ainda assim percebemos que no meio dessa ideia diferente de se aproveitar a vida ao máximo, o consumismo ainda tem se infiltrado.Isso precisa mudar.

    ResponderExcluir
  9. O consumismo no Brasil tende a aumentar, as coisas estão ficando mais facies de serem compradas e de acharem. Essa mudança de abito e um reflexo disso, pois os consumidores estão tendo uma forma diferente de comprar as coisas. Um outro exemplo seria a opção de muitos consumidores em comprar de empresas que sabem que são ecologicamente corretas ou que ajudam em alguma causa. PP - Noite

    ResponderExcluir
  10. O consumismo no Brasil tende a aumentar, as coisas estão ficando mais facies de serem compradas e de acharem. Essa mudança de abito e um reflexo disso, pois os consumidores estão tendo uma forma diferente de comprar as coisas. Um outro exemplo seria a opção de muitos consumidores em comprar de empresas que sabem que são ecologicamente corretas ou que ajudam em alguma causa. PP - Noite

    ResponderExcluir
  11. A cada dia que passa o consumidor está mudando seus hábitos, porém o consumismo aumenta. A forma de escolha e venda está mudando mas ela é inversamente proporcional ao aumento do consumo. Um exemplo disso é a internet que possibilita uma grande possibilidades de compra de diversos produtos e serviços e faz com que a quantidade desse consumo aumente.

    Anderson Leão – PP - Noite

    ResponderExcluir
  12. Concordo que o consumismo tende a aumentar e em especial aqui no Brasil, penso que o poder de compra das pessoas aumentou muito de alguns anos pra cá, e esse é um fator influenciador para esse aumento, outro fator que pode ser levado em conta é a tecnologia qu explora cada vez mais a ambição do consumidor.

    Hoje em dia a maioria das pessoas não querem ficar pra trás em termos de novidade, mesmo pessoas de classes menos favoráveis, mas que estão em ascensão como, as classes B e C, buscam produtos cada vez mais tecnológicos e consequentemente ficam no topo do consumismo.

    Há exempo da preocupação das empresas em relação a determinados grupos de consumidores, a Malwee criou uma campanha sustentável, especialmente para aqueles consumidores que buscam uma postura mais ética das empresas. O mote da campanha é “Eu Abraço Sustentabilidade com Estilo”. Além disso eles utilizam também outro slogan “Vire tendência: é tempo de sustentabilidade com estilo”.

    Com isso, penso que as empresas estão encontrando seu espaço dentre os vários grupos de consumidores existentes, e consequetemente o consumo não deve diminuir tão cedo.

    ResponderExcluir
  13. Os hábitos de consumo das pessoas, estão cada vez mais sofrendo mudanças. Um exemplo disso são as famílias, que antes optavam por fazer a "compra do mês", onde compravam tudo aquilo que julgavam necessário para esse período. Hoje em dia não é muito comum ver esse ato e sim as pessoas indo as compras na hora que precisam e comprando somente aquilo que julguem necessário para aquele momento. Podemos dizer que isso se deve a correria de vida que as pessoas levam na atualidade, onde cada vez mais, permanecem menos tempo em casa.

    ResponderExcluir
  14. O consumidor se tornou mais exigentes com o passar dos anos, pois seu poder aquisitivo melhorou muito. No passado ao irmos as compras procurávamos por produtos baratos e que comportasse o nosso orçamento. Hoje estamos mais seletivos pois procuramos qualidade e não preço, vale a pena lembrar que a influência de outras pessoas que também nos leva a busca de outros produtos, pois sempre é bom ouvir de alguém conhecido que o produto é bom. E se o produto bom! Por que não compra-lo? Então posso dizer que o a opinião de terceiros é um grande fator que nos influencia a consumir produtos que nem mesmo conhecemos.

    ResponderExcluir
  15. É fato que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a toda a cadeia envolvida na aquisição do produto final. Hoje, temos pessoas que acompanham um produto ou serviço desde sua fabricação até a sua distribuição nos pontos de vendas.

    Os três perfis destacados realmente existem. Indo além, acredito que algumas pessoas costumam flutuar entre os três modelos, sendo mais exigentes em relação a determinados segmentos de consumo.

    Em relação aos novos comportamentos de consumo, vejo várias mudanças. Um bom exemplo são aquelas que envolvem compras online. Antes, esta prática era utilizada apenas para produtos de bens duráveis, como televisores e computadores. Hoje, entretanto, não existem mais limites para o que será consumido. Por exemplo, temos pessoas que realizam todas as suas compras de supermercado online, bastando apenas escolher os produtos e determinar um endereço de entrega.

    ResponderExcluir
  16. Acho importante essa interação e cobrança dos consumidores em relação aos produtores sobre respeitar o meio ambiente e a forma como fabricam seus produtos sem afetá-lo, considero uma evolução da nossa sociedade quanto a sermos mais responsáveis com nosso planeta.

    Um novo comportamento é o uso da web 2.0 para promover essa responsabilidade de consumidor para consumidor até atingir os produtores a ponto desses produtores tornarem sua produção mais transparente, buscando a aprovação desses consumidores e também pedindo opiniões sobre mudanças nos produtos ou confecções de novos produtos com base naquilo que eles acreditem ser corretos

    ResponderExcluir
  17. A classificação dos 3 eixos encaixa perfeitamente no perfil do consumidor.
    Como sempre ouvimos desde pequenos: o consumo deve ser consciente, dando prioridade para o que realmente precisamos, fazer pesquisa de preços e principalmente fazer economias porque o futuro é incerto.
    Um exemplo claro de mudanças é a compra pela internet. Cada vez mais o uso vem aumentado e de diversos produtos; tem gente que compra até vestido de noiva.

    ResponderExcluir
  18. Hoje, pessoas do mundo inteiro são mais informadas. Temos cada vez menos analfabetos e mais pessoas estudadas, informadas, formadoras de opiniões, informatizadas e conectadas. Também estamos na era da sustentabilidade. Inúmeros congressos acontecem no mundo inteiro e nos alertam para a preocupação ambiental. É dito, constantemente, que se continuarmos nesse ritmo em poucos anos não teremos mais água suficiente para todos e que o aquecimento global tende a aumentar cada vez mais. Portanto, é natural que mais e mais pessoas estejam mais conscientes e prefiram comprar produtos em lojas que agem dentro da ética. E que as empresas adotem processos que agridam menos o meio ambiente.
    A busca pelo conforto em se resolver, praticamente, tudo sem sair de casa leva às pessoas ao computador para pagar contas, comprar produtos e contratar serviços. É o auge do e-commerce. Se antes as pessoas resolviam tudo pessoalmente e depois passaram a tentar resolver questões pelo telefone, hoje quase tudo se resolve pela internet.

    Cleonice Silva - Publicidade e Propaganda - 5º Período

    ResponderExcluir
  19. A pesquisa realizada acima, aponta justamente o que acontece nos dias atuais. Com o avenço de novas tecnologias as pessoas tendem a ficarem mais informadas e a consumirem mais. A busca por qualidade de vida e status social, são protagonistas dessa grande mudança da sociedade.

    A tendência atual, é a compra pela internet, sites de compra coletiva, e outro fator que que tende a crescer e a compra por redes sociais.



    ResponderExcluir
  20. Como foi citado na reportagem ,o consumidor foi classificado em três grandes eixos: Crítico — relacionado a posturas mais radicais, como o anticapitalismo; Ético — uma preocupação maior com possíveis abusos em relação a mão-de-obra, direito dos trabalhos e dos consumidores; e Sofisticado — busca por qualidade.

    Cada vez mais as pessoas estão ficando mais exigentes e tendo uma preocupação e participação na aquisição do produtos.Podemos perceber que estamos utilizando o marketing 3.0 que é preocupado com valores,sustentabilidade,origem dos produtos e a sociedade mais consciente do seu papel.

    Giullyane Lindozo

    ResponderExcluir
  21. Devido ao excessivo consumo dos brasileiros é importante a busca de informações que a maioria possui sobre a compra, devolução, conserto, informações como data de validade e etc. Esse consumo excessivo resulta em alterações de métodos de venda, exemplo, antigamente, o pão era vendido em unidade e hoje em dia é vendido em Kg. Outro exemplo é que o consumidor economiza na compra de qualquer produto pela internet, pois, na compra realizada na loja, ele gasta tempo, transporte, paga o lucro da loja e do funcionário vendedor. Atualmente, de acordo com grandes fontes de informações via internet, TV, rádio e outras mídias, muitas pessoas preferem não consumir em locais que existem péssimas condições de trabalho para o seus funcionários, exemplo MC Donald’s, Oiapoque, Nike e outros, de acordo com relatos de pessoas que vivenciaram trabalhando e/ ou comprando nesses locais. É importante buscarmos as fontes dos locais que consumimos para podermos ter mais argumentos para exigirmos os nossos direitos.
    Jussara Pereira, 6º Período, PP, Noite.

    ResponderExcluir
  22. Consumir deveria ser um ato consciente, frio e racional, seja na compra de produtos ou serviços. Se assim fosse, a interessante ideia francesa de roupas vendidas a quilo, para que uma calcinha não valha mais que uma jaqueta, seria obsoleta. Ninguém iria comprar impulsionada nem motivada pela vaidade e/ou status. De uma forma ou de outra, parece que a população mundial está tendo um consumo mais consciente: segundo notícias, só nos Estados Unidos, o número de adeptos ao vegetarianismo dobrou no período de um ano. (Tereza Coelho 6º período PP noite)

    ResponderExcluir
  23. Acredito que os consumidores, em sua maioria, não estão preocupados se os produtos ou serviços adquiridos irão afetar de alguma maneira o meio ambiente ou o social. Acho que o documentário "A história das coisas" mostra isso, o frenesi que os consumidores estão vivendo está piorando a situação do meio ambiente. Cada vez mais compramos coisas que não necessitamos, e a internet facilita esse aumento do consumismo.

    O maior exemplo de mudança de comportamento de consumo são os sites de compra coletiva, o consumidor adquiri produtos e serviços com descontos que podem chegar até 90%. No Brasil, o uso de ofertas em sites de venda coletiva está afetando diretamente o consumidor jovem, que vê na internet o melhor local para se comprar.

    Fernando Carvalho - PP - 6º período - noite

    ResponderExcluir
  24. Acredito que boa parte dos consumidores não estão muito preocupados com o meio ambiente, o próprio texto relata o pouco caso do ser humano em relação ao meio ambiente. A tendência entre os brasileiros é comprar pela internet o meio mais rápido e mais seguro para muitos deles, hoje em dia ficou fácil adquirir certos produtos pela comodidade e facilidade que os meios oferecem, creio que essa tendência só vai aumentar

    ResponderExcluir
  25. Acho que as pessoas começaram a se preocupar meio tarde de mais com essa questão. E mesmo assim, na minha opinião, é uma preocupação superficial. As pessoas procuram comprar de marcar e/ou empresas que se dizem sustentáveis ou dizem respeitar seus empregados, mas no final continuam comprando compulsivamente e descartando objetos que ainda poderiam durar um bom tempo, sem se preocupar se depois aquilo vai afetar ou não o meio ambiente. Pode ser que esse seja apenas o começo da mudança e, futuramente, essa preocupação se torne algo realmente relevante, mas eu só pergunto uma coisa: será que até lá o mundo vai ter sobrevivido?

    Simone Silveira Venzel - 6º período - noite

    ResponderExcluir
  26. O estilo de consumo mudou muito nos últimos anos. As pessoas agora não são apenas influenciadas com as marcas, mas sim também com o que elas podem oferecer o que elas estão fazendo para ajudar o meio ambiente e a economia. Os consumidores estão pesquisando mais, usando todas as plataformas de pesquisa, como a mais forte que é a internet, mas também ainda o famoso boca a boca. Mas isso não faz o consumo diminuir, pelo contrario só esta aumentando pelo fácil acesso que as pessoas têm dos produtos.

    ResponderExcluir
  27. Entendo que o consumidor está mais atendo á tudo que é lançado no mercado, a internet proporcionou isso,o cliente já chega a loja com a pesquisa feita, já sabendo o que é o produto como ele funciona, o cliente já sabe o que quer comprar, tornando assim o cliente mais exigente na hora da compra
    Rosiane Nunes de Oliveira PP noite

    ResponderExcluir
  28. Com o passar do tempo e com o surgimento das novas tecnologias, o consumidor vem mudando seus hábitos e tem se tornado mais exigente e preocupado com questões que antes passavam desapercebidas. Podemos ver mudanças na forma de compra, por exemplo. A internet se tornou um grande aliado do consumidor, que muitas vezes prefere fazer suas compras através dela.

    ResponderExcluir
  29. Quanto mais acesso as informações mais cobrados e cobrança faremos, com isso também vem a influencia. Ao acessarmos uma página na internet podemos ter acesso a uma noticia e logo a um comentário, antes de formarmos uma opinião para a notícia que acabamos de ler, já estamos lendo a opinião de outra pessoa, fazendo com que sua opinião seja totalmente influenciada. Isso acontece também com o consumo, as pessoas cobram porque alguém começou a cobrar. Percebi que fazer venda de produto pelo facebook é algo que tem gerado bastante resultado, pois a pessoa posta uma foto do produto e mesmo as pessoas que não vão comprar acabam comentando e com isso influenciando outras pessoas a fazerem a compra.

    ResponderExcluir
  30. O hábito das pessoas tem mudado consideravelmente em relação ao consumo, as pessoas analisam mais na hora de comprar, estão mais exigentes e realmente críticos.
    Porém o consumo ainda é grande, pois o aumento do uso da internet para esse fim também tem contribuído para esse crescimento. Hoje há muitos sites de compras que facilitam a vida do consumidor e tornam-se preferência no momento da compra.

    ResponderExcluir
  31. A cada dia, o consumidor fica mais exigente. Ao efetuar uma compra, seja mesmo pela internet. Em outros tempos teorias de compras desenvolvidas pelos proprios brasileiros eram relevadas, diferentemente de hoje, onde se apegam em seu direito aos mínimos detalhes. Isso tem grande parcela de contribuição da poderosa web 2.0.

    Klaus Roger - PP - 6° periodo Noite

    ResponderExcluir
  32. Ao meu ver, acho que todo esse processo acontece de forma positiva e é bem vindo. Apesar de acontecer de forma gradativa, caracterizando uma forma de comportamento e não um modismo, isso representa uma transformação do consumidor e que terá impacto a médio e longo prazo. Um exemplo claro de mudança de comportamento é o hábito que os compradores estão incorporando de adquirirem produtos que possuem refil, consequentemente gasta-se menos (por ser mais em conta), diminui o volume de lixo e matéria prima utilizada para fazer embalagens. Esta é uma das práticas que abrangem a preocupação social, ambiental e ecônomica dos consumidores.

    ResponderExcluir
  33. é óbvio que a tendência com o passar dos anos é que os consumidores fiquem muito mais exigente em relação a tudo que ele for consumir. Os três perfis citados, existe, porém, não acredito que seja algo bem dividido. As pessoas mudam com o tempo, hj em dia ainda não é muito comum o consumidor antes de comprar algo pensar se está fazendo o bem ou não para o meio ambiente por exemplo. Simplesmente compra e se satisfaz. Ou seja, as empresas que devem adotar as possíveis estrategias de vendas e de postura pensando pelo lado ambiental. Futuramente, acredito que tanto o consumidor quanto as empresas vão caminhar juntos nesse aspecto, e quem não se adaptar e fizer o melhor para o "mundo" irá ficar pra trás.

    ResponderExcluir
  34. Já tem um tempo que os consumidores se tornaram bastante exigentes com relação ao consumo, e acho que isso vai aumentar ainda mais, já que a tecnologia e o grande sistema de comunicação estão inovando a cada ano. E um dos pontos que acredito que vai mudar cada vez mais é o fato das empresas estarem cada vez mais se preocupando com as questões sociais e ambientais, que não for se adequando a esses novos padrões, vão ficando pra trás.

    ResponderExcluir
  35. Acredito que a mudança tecnológica, juntamente com o acesso fácil à informação, possibilitou essa mudança no comportamento do consumidor. Porém essa preocupação com o sustentável ainda é pouco explorada, não só no Brasil, mas na maioria dos países, principalmente os de 3º mundo.
    Uma mudança perceptível no comportamento do consumidor é que hoje o consumo de serviços é muito maior, como por exemplo, internet, tv a cabo, conta de celular, telefone, estacionamento, etc..
    Daniele Augusta 6º período PP - Noite

    ResponderExcluir
  36. Com o avanço das tecnologias alterando a forma de se comunicar força uma mudança de comportamento quase que diariamente, através das curtidas, dos compartilhamentos e novos posts e redes sociais reformulando uma linguagem interativa com grande poder de persuasão, com isso algo que seja de suma importância ontem hoje ou daqui a um mês não têm mais, dando a vez para outros virais, matérias, aplicativos ou forma de compra, como acontece com as compras coletivas quando foi lançada teve alto poder de persuadir os consumidores por preços baixos e desejos realizados, então houve uma mudança de comportamento na forma de fazer compras mesmo havendo uma grande parcela dos consumidores que são céticos em relação às compras online, pelo medo de fraude, mas quando experimenta a compra online e descobre a comodidade não resistem à tentação de fazer mais e mais compras, pagamentos e reclamações serviços de sac.
    Michael Ezequiel

    ResponderExcluir
  37. O acesso a informação, com o advento do avanço tecnológico tem trazido vantagens para o consumidor, porém tem acarretados mudanças em seu comportamento, principalmente quanto suas preferências de compra. Porém, como vimos em sala, os grupos também exercem influência em cima dessas preferências.
    Uma alteração no processo de compra é o pagamento feito com cartão de crédito, apesar de ser uma prática relativamente nova, tornou-se uma grande preferência no ato de compra, inclusive, existem pessoas que nem andam com dinheiro na carteira.

    ResponderExcluir
  38. Com o avanço das novas tecnologias as pessoas tendem ter acessos ás informações e acontecimentos e o poder aquisitivo que vem melhorando com o passar dos anos, dessa forma é inevitável o aumento em consumo. A partir deste contexto as os consumidores buscam por bem-estar, melhor qualidade de vida, status e produtos personalizados.

    ResponderExcluir
  39. A nova tendência do comportamento social tem como base a sustentabilidade, a ética e a humanização. As pessoas estão começando a compreender que ao pensar no outro e no mundo estarão fazendo o bem para uma vida mais próspera, social e justa. O que eu pude observar é que campanhas de humanização, como as passeatas de ciclistas contra a violência no trânsito, o movimento da "Marcha das Vadias" contra o abuso sexual, o questionamento dos jovens da política brasileira, são novas formas de comportamento e atitudes que modificam o consumo de bens e serviços. O consumo de redes sociais, campanhas da internet e produtos sustentáveis,são alguns exemplos dessa mudança.
    Irene do Carmo - PP - noite

    ResponderExcluir
  40. Algo que vem acontecendo já há alguns anos e talvez já seja comum, mas ainda considero uma mudança decorrente da mudança de pensamento dos consumidores:
    - Pessoas que classes mais baixas se preocupam em comprar eletrodomésticos, TV's, celulares atuais entre outros em vez de comprar uma casa (imóvel duradouro).
    - Cinema sempre foi um serviço de elite, mas a pouco os cinemas baixaram seus preços para atrair mais consumidores, os cinemas começaram a ser frequentados por classes mais baixas e as mais altas mudaram seus hábitos. Para mudar novamente seu público, com o surgimento do cinema 3D, cinemas de BH aumentaram seu preço, elitizando novamente seu público. Não só o preço faz esse papel, como também o local onde se encontra. Exemplo, shoppings como Pátio Savassi e Diamond Mall por si só já são pontos justificáveis de elitização do público frequente.

    Maria Clara Ferreira
    Publicidade e Propaganda - 6º/manhã

    ResponderExcluir
  41. Acredito que esse novo comportamente de consumo esta ligado a essa nova tendência de sustentabilidade, preocupação ambiental e social, hoje em todos os lugares, empresas seja de qual for o produto ou marca existe essa preocupação, de ser implantado esse novo conceito, e estar fora disso hoje em dia tanto como empresa ou consumidor é estar regredindo. Tênencias e conceitos também apontam formas de consumo,isso acaba sendo bom nos dias atuais pois de forma geral as pessoas se preocupam mais com seu bem estar e do mundo e acabam sendo mais criticas e seletivas ao optarem por consumir determinados produtos, isso ja aponta uma não tão nova mas forte mudança de comportamento que são os habitos de consumo, produtos antes elitizados, vistos como itens de luxo para classe C por exmplo, hoje muitos ja são consumidos com igualdade por varias classes, isso se da ascenção dessa classe que só faz crecser e a facilidade ao acesso ao consumo graças a essas nova tendência e forma e de consumir.

    Maylla Martins, PP, 6° perido, noite.

    ResponderExcluir
  42. Os paradigmas do consumo fazem parte de todos os nossos comportamentos, isto vem acontecendo eminentemente, e tem tido o poder de provocar mudanças em toda sociedade. A satisfação pessoal vem sendo um fator predominante e faz com que as empresas identifiquem e faças seus produtos se encaixando nessas individualidades. Visto assim, produtos como carros já utilizam desse comportamento do consumidor para vender. Os famosos opcionais são escolhidos pelo cliente, fazendo com que seja colocado somente o que lhe interessa e convém pagar.

    ResponderExcluir
  43. O consumo hoje não é mais um vilão como diz a pesquisa. Ele está humanizado visto que, favoreceu o crescimento do país, e salvou o mesmo da crise mundial.Hoje o consumidor está consciente que não se pode pagar por um produto mais do que ele vale,e que investir em educação, lazer e cultura, traz mais satisfação pessoal do que o simples ato de comprar.

    ResponderExcluir
  44. O fato de haver ou não um consumo em excesso está totalmente interligado pelas influencias sofridas por um determinado grupo.
    Se hoje o consumidor é critico ou exigente demais a cerca de determinado produto ou marca é por conta das influencias sofridas pelo grupo, por mais que não pareça hoje em dia o consumo é muito mais coletivo do que individual no sentido de que você consome algo ou por indicação ou para incluísse em um grupo. O consumo não é algo consciente e unicamente do individuo, pois raramente se é feito uma compra por si só. Sempre buscamos o coletivo seja em uma opinião de um amigo, parentes ou até mesmo de um desconhecido.
    PP, noite 6º período

    ResponderExcluir
  45. A evolução do consumo e principalmente do consumidor a um ponto de ser formada uma identidade para o consumidor mostra que realmente saímos de meros trocadores de mercadoria para investidores conscientes do que estão adquirindo.Em todas as três categorias de consumidores apresentadas no texto, fica claro que independente de qual categoria se encaixe, toda a população consumidora agora é consciente do que quer, do que procura, e não se trata mais só do que o produto, mas também do que ele tem a oferecer e como oferece.

    Alex Junio Costa, 6° periodo, PP/manhã

    ResponderExcluir
  46. A conscientização relacionando compras ao meio ambiente aumenta a cada dia e, faz com que as pessoas tomem maior conhecimento antes de fazer determinada compra ou escolher certo produto. As pessoas acabaram ficando mais exigente em relação à empresas e não fazem compra que não seja consciente, sem pensar no futuro e na sustentabilidade.
    E acredito que a cada dia as pessoas busquem também a facilidade na hora da compra, por exemplo o uso da internet, sites de compra coletiva, redes sociais e outro.

    ResponderExcluir
  47. Com a crescente preocupação do consumidor com a qualidade de seus produtos de desejo, a inovação precisa ser rápida e objetiva, mas com isso as pessoas estão perdidos entre caminhos distintos, que para mim não se comunicam completamente. por exemplo, os smartphones que a cada dia são lançados com mais rapidez, e trazem poucas diferenças, só ajudam a produzir mais aparelhos que em algum momento serão descarados de maneira inapropriada. Mesmo que algumas empresas tentem ter uma consciência social e ambiental, o consumidor ainda não está acostumado com tal postura fazendo com que o consume cresce que que apenas se fidelize uma marca, oq ue no caso é bom em grande maioria para as empresas.

    Laura Dias 5 período PP manhã

    ResponderExcluir
  48. Também concordo com a pesquisa quando diz que o consumo não é um vilão... consumir é girar a economia.
    Ao pensar em consumo percebo que realmente as necessidades das pessoas mudaram com o tempo.o consumidor antes comprava uma calça da Diesel por exemplo e um dos jargões utilizados, era que aquela era uma calça para a vida toda.
    Hoje as peças tem um valor muito mais simbólico do que de qualidade,e sendo assim os consumidores também mudaram suas posturas em relação aos objetos de compra.
    Hoje as pessoas compram para se inserir em determinados grupos ou classes .Para parecer ou não com este ou aquele idolo. Os objetos de consumo cada vez mais estão imbuidos de signos.

    ResponderExcluir
  49. Por meio de tudo isso divulgado vejo que a conscientização dos consumidores vem evoluindo juntamente com preocupação com mundo a sua volta (meio ambiente) procurando de alguma forma contribuir com um mundo melhor, se importando em adquirir produtos de empresas que também se importam com a mesma causa. Vendo que não basta ser um mero consumidor em questão, que através de suas atitudes e conceitos empresas que querem se adequar ao mercado e agradar os mesmo vão fazer as mudanças necessárias para ter como base seu diferencial entre as outras. Mostrando assim sua preocupação com o futuro da sociedade/meio ambiente integrando com o publico. [Jéssica Félix 5°]

    ResponderExcluir
  50. Acredito sim que o futuro será movido pelo consumismo, principalmente pela ascensão das classes sociais e o aumento do acesso a informação pelo avanço da tecnologia.
    Atualmente, as pessoas não querem fic
    O exemplo que temos são os das empresas que se preocupam com os consumidores criando ações de comunicação relacionadas a sustentabilidade, como por exemplo a Tang que tenta incentivar os novos consumidores (crianças) inserindo uma música e todo um contexto para que a criança cresça consciente de que o meio ambiente depende dos cuidados dela. Em contrapartida, isso faz uma influência em cima desses consumidores, gerando a fidelização à marca.
    Com isso, as empresas buscam um pedaço maior do "market share" tentando se destacar entre seus concorrentes.
    Ana Carolina, 6º período, manhã.

    ResponderExcluir
  51. Devido as mudanças do mercado os consumidores estão se adaptando também. Antigamente existiam apenas duas ou três marcas de um produto, atualmente é possível encontrar umas 10, o consumidor precisa conhecer mais o produto que ele quer consumir, e também, ter certeza do que vai comprar. Acredito que uma mudança que vem ocorrendo também,que os consumidores estão fazendo economias a longo prazo para investirem em viagens para o exterior.

    PP manhã 5º período

    ResponderExcluir
  52. Viviane Aguiar 6ºPP- Manhã9 de junho de 2013 às 17:13

    Principalmente o público que quer ter uma vida mas saudável vem diminuindo o consumo de alguns produtos como os refrigerantes. Por ter gás e sódio o consumo deste produto tem sido trocado por produtos mais "saudáveis" como as águas aromatizadas (H2OH! e Aquarius) e sucos industrializados, que são só na mente das pessoas mais saudáveis.

    ResponderExcluir
  53. Já faz um tempo que o "politicamente correto" está na moda, e isso tem alterado os hábitos de consumo de forma geral. Hoje um produto não é avaliado pelo consumidor apenas pela marca, muitas das vezes aquele produto passa por um julgamento que envolve questões como: Este produto vem de uma empresa sustentável? Como é feita a extração deste material no meio ambiente, e quais são os impactos causados?
    Acho que mudanças como estas são boas, em épocas onde o consumo exagerado vem crescendo cada dia, é sempre bom ver que os consumidores estão mais conscientes para questões ambientais.

    ResponderExcluir
  54. Acredito que a humanização do consumo tenha relação com a desmistificação do prazer de compra. Hoje as classes emergentes conseguem adquirir qualquer produto devido a concessão de crédito, o que faz com que o consumo seja mais consciente. O trabalhador assumindo também o papel de consumidor com o “poder” de compra a ele atribuído passa a ver com outros olhos o consumo, entendendo que um comportamento de compra desenfreado pode levar ao endividamento, esse efeito de desmistificação da compra de um bem de alto valor agregado faz com que o consumidor não sonhe tanto com o produto e passe a consumir mais por necessidade que ostentação e outros fatores ligados ao prazer. Dessa forma o consumidor passa a se preocupar com as questões sociais, com a reputação da marca e a origem do produto que consome. Podemos notar também uma mudança no setor de consumo da classe C, que passa a adquirir também serviços uma vez que o desejo por conquistar a compra de um bem material já não é como antigamente.

    ResponderExcluir
  55. Compreendo que o consumo não é só um hábito de itens necessários. Hoje se compra por diversos motivos: aparecer para os amigos, colegas; falar que tem etc. Hoje com a facilidade de crédito em lojas, e empréstimos as pessoas com renda mais baixa começaram a consumir mais. Claro, que temos que entender que isso também é importante, já que agora essas pessoas de classe C,D possam comprar seus itens e ir melhorando sua condição com o passar do tempo. Agora as pessoas estão mais preocupadas em saber de onde aquele produto que comprou veio, se a empresa do mesmo, age de forma correta. Isso já é uma condição boa para verificarmos o avanço do consumidor no ato da compra.

    ResponderExcluir
  56. O comportamento do consumidor tem mudado gradativamente , simultaneamente atrelado a evolução tecnológica sistêmica. A tecnologia tem mudando o modo como se vive deste a maneira como se define marca, até às experiências de compra e seu processo. Este comportamento de consumo, tanto digital quanto off line , deve ser pensado além do Status Guo. O mundo é dinâmico, as relações humanas, psicossociais também, o mercado ainda mais. As empresas e devem pensar em uma nova maneira de se comunicar, pois o processo de compra e venda vai além do produto ou serviço comprado, deve-se conquistar o engajamento, focar na fidelização deste público. Um exemplo dessa transformação de comportamento é a relação e-Commerce x SmartPhone x Mobilidade. Uma nova maneira de interação e processo de compra.

    Thiago Ventura - PP Noite

    ResponderExcluir
  57. É inegável que algumas pessoas compram pelo status que o produto vai lhe atribuir. Mas com o passar dos anos, o "bum" do aquecimento global, as pessoas estão se importando um pouco mais com a sustentabilidade e com outras questões que estão mudando no mercado, como, por exemplo, o fato de existirem muitas opções hoje em dia. O mesmo produto é vendido por diversas empresas... As pessoas conseguem crédito em lojas com mais facilidade, vendas a prazo.. Ou seja, o indivíduo está se adaptando ao novo mercado, com uma velocidade impressionante.

    Paulo Henrique Campos Marques - PP - 5/6º período- Manha

    ResponderExcluir
  58. Um grande comportamento de consumo que podemos observa no brasil e no mundo é o Crowdfunding onde em vez de você esperar normalmente que um show, peça de teatro ou projeto cultural e algumas vezes social aconteça e você compre o ingresso após o anuncio você pode de certa forma comprar o ingresso para que o evento aconteça em sua cidade e assim não apenas comprar mas participar do seu financiamento.
    Assim este tipo de comportamento é interativo, colaborativo, onde o consumidor sente parte daquilo que gosta e não apenas um espectador.

    ResponderExcluir
  59. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a cobrar das empresas a sustentabilidade. E com isso, as empresas estão cada vez mais, criando projetos sustentáveis, para não prejudicar o meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Os consumidores estão buscando entender os processos de fabricação de um certo produto para saber se ele prejudica a natureza de alguma forma.

    Podemos observar esse comportamento em empresas como natura e faber-castell que possuem projetos para preservar o meio ambiente. E também no comportamento das pessoas, que muitas, trocam o carro por uma caminhada a pé e por uma bicicleta, visando a diminuição da poluição do ar.

    PP - Manhã - 5 Período

    ResponderExcluir
  60. O consumo sempre fez parte de nossas vidas, a diferença é que hoje estamos mais conscientes em relação aquilo que compramos, nossa consciência ambiental e social também pesa muito na hora de adquirir determinado produto. O governo realmente está estimulando e muito o consumo, pois cada dia mais no Brasil temos esse absurdo aumento de impostos cobrado poe eles, que fogem totalmente da realidade de seu preço original que vendido lá fora. Acredito que podemos relacionar o consumo com as novas tecnologias por exemplo. Na medida que o tempo vai passando queremos estar fazendo contas em novas redes sociais, queremos consumir tecnologias diferentes em diferentes plataformas, posso dar como exemplo minha paixão por games. Sempre estou comprando novos consoles, atualizo regularmente seu software para rodar os novos lançamentos e sempre busco outras tecnologias que irão deixar ele mais moderno, creio que esse é um novo tipo de consumo.

    Matheus,PP, 5º Período/Manhã

    ResponderExcluir
  61. Rodrigo Viana Francisco30 de junho de 2013 às 21:13

    Quem não gosta de consumir? As pessoas hoje pensam antes de comprar alguma coisa pois como no texto fala que tudo está mais barato ok, mas compra um monte de coisa barata fica um caro, isso acontece comigo várias vezes quando saio. Acho que hoje as pessoas estão mais exigentes com as qualidades e tem que está e mesmo pois o dinheiro hoje é muito difícil de ganhar e vai embora muito fácil. E hoje com todas as reportagem e informações fáceis,as pessoas estão mais intelectuais exigem melhores produtos, exigem que as empresas se preocupe com a natureza, e se as empresas e os governos não se preocuparem com tudo isso irá ter protesto contra essas coisas, pois o Brasil acordo o povo quer a democracia.

    ResponderExcluir
  62. A sociedade vem, cada vez mais, buscando novas formas de consumo consciente, uma tendência perceptível principalmente nas grandes metrópoles, diz respeito ao estilo de vida minimalista, onde os engajados possuem poucos itens em casa, apenas os que julgam essenciais para viver. Nem sempre estas pessoas compram de empresas sustentáveis, mas no final das contas, a redução do consumo é clara.

    ResponderExcluir
  63. Gleiciane Valadares1 de julho de 2013 às 13:17

    O texto mostra que o consumidor está criando hábitos mais corretos e ambientalmente mais responsáveis. O consumo desenfreado abre espaço para para produtos que são ecologicamente mais aceitos. Além disso, o consumo tem mudado de acordo com a exigência dos consumidores e consequentemente o mercado tem que se adaptar à essas exigências.
    Gleiciane dos Santos PP Noite

    ResponderExcluir
  64. Muito se foi alertado sobre aquecimento global, falta de água e saúde, acredito que tanto foi bombardeado ideias assim que, a população começou a criar essa preocupação. Em suma, ela não só olha mais a si própria procurando por um prazer imediato, mas passou a olhar com um sentido mais futurista, isto é, preocupado com o amanhã.

    (Erick Saraiva - PP - 5º Manhã)

    ResponderExcluir