terça-feira, 14 de maio de 2013

Quando os Flinstones vendiam até cigarros



Fred e sua turma são, até hoje, o desenho animado mais popular e mais utilizado para vender produtos

Por Shareen Pathak, do Advertising Age - Meio & Mensagem - 04 de Abril de 2013 • 12:26


Entre todos os personagens de desenhos animados já utilizados para vender produtos, continua sendo intrigante que uma família pré-histórica tenha sido a mais popular. Além de ter usa própria marca de vitaminas, os Flinstones usaram sua influência para fazer propaganda de produtos que certamente não existiam na Idade da Pedra: cigarros Winston, KFC e Dove, para citar alguns. A precisão histórica, como se vê, nunca foi um forte do desenho animado, que durou seis temporadas, entre 1960 e 1966, afinal de contas, Fred e sua turma frequentemente também celebravam o Natal.

Quando a animação foi ao ar, os cigarros Winston eram um dos patrocinadores. Isso pode ter acontecido porque originalmente o desenho foi comercializado para adultos. Vale lembrar que Fred e Wilma foram um dos primeiros casais a aparecer na cama em horário nobre (e que estava subentendido que Barney e Betty tiveram problemas para conceber filhos, o que levou à adoção de Bambam). E os anúncios também flertavam com um pouco de machismo: em um deles, Barney e Fred assistiam suas esposas realizando um volume pesado de tarefas. “Eu odeio vê-las trabalhar tão duro”, disse Barney. Fred, então, sugeriu que eles saíssem até o quintal para que não fossem obrigados a vê-las trabalhando e pudessem fumar seus cigarros.

Naqueles tempos, a publicidade já estava integrada à narrativa – o que hoje chamamos de product placement. E geleia de uva, aparentemente, combinava com cigarros. Um comercial dentro de outro mostrava Fred assistindo à televisão quando a geléia de uva Welch´s aparece no televisor. Em outro, Pedrita, a filha de Fred e Wilma, pediu um suco de uva e, embora a marca não tenha sido explicitamente mencionada durante o desenho, a empresa passou a comercializar seus vidros ilustrados com os personagens. O laboratório Miles (hoje Bayer), fabricantes de Alka Seltzer, fez Fred ligar para sua “mama” (nunca vista, aliás) para perguntar onde estavam os antiácidos. No final dos anos 1960, o laboratório apresentou sua vitamina Flinstones.



Em 1970, o Congresso norte-americano aprovou uma lei que proibia as propagandas de cigarro na TV e no rádio. Embora eles nunca tenham mostrado o Barney sofrendo de câncer no pulmão, em 1986 os Flinstones fizeram um anúncio de interesse público para a Associação Americana de Câncer. Mais tarde, as referências ao patrocinador Winston, foram retiradas da abertura da primeira temporada do desenho.

Fred e Barney também chegaram a falaram alegremente sobre a cerveja Busch, em um curto vídeo promocional feito para os funcionários da empresa.



E, mais recentemente, em 2005, Wilma apareceu em uma campanha publicitária da Ogilvy & Mather de Chicago para a linha de produtos Dove Hair Styling, ao lado de Jane Jetson outras personagens de animação. “Meu cabelo ficou preso na Idade da Pedra”, disse Wilma. A campanha impressa mostrou-a fabulosa, com os cabelos soltos e volumosos. E com alguns quilos a menos, também?



Prezadas e Prezados, o que a trajetória dos Flinstones no ensina enquanto comportamento do consumidor?

65 comentários:

  1. O desenho sempre foi muito popular, e com o passar dos anos sua popularidade foi agregando credibilidade aos Flinstones e consequentemente aos produtos associados a eles. Ao longo do tempo a série animada foi evoluindo até chegar à classe média de muitas famílias de hoje em dia, além de transformar personagem em celebridade mundial, o eu que acredito ter muito a ver com o comportamento do consumidor, que cria uma "intimidade" com o personagem que é nada mais nada menos que uma celebridade, e relaciona os produtos usados por eles como melhores que os outros, e inconscientemente pode ser pensado que se uma família da “idade da pedra” consome, eu também posso consumir.

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  2. Acho que os personagens criam uma relação de proximidade e identificação com diversos públicos. Apesar de serem personagens da idade da pedra os Flinstones tem desejos e motivações bem modernos. Trabalham, se divertem e estão em busca do"American Way of life".

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  3. Atrelando o os Flinstones a matéria da disciplina podemos perceber que os desenho mostra um grupo familiar e o desenvolver de situações cotidianas a esse grupo.
    A utilização de publicidade no desenho foi voltada para os hábitos de consumo dos personagens que são inspirados no nosso dia a dia e em situações que vivemos hoje, que no desenho são ilustradas de forma irreverente por se tratar de uma família pré-histórica. Acredito que a estratégia das campanhas que utilizaram o desenho como veículo foram de associação ao cotidiano e imposição ao hábito de consumo.

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  4. Um desenho popular voltado para o adulto tende a ter menos restricões e os criadores aproveitaram que na epoca existia pouca sensura para poder divulgar esses produtos e com isso tendo uma ligação grande com seu publico que foi mantendo ao longo do tempo.

    Anderson Leão - PP - Noite.

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  6. O caso dos Flinstones na TV mostra o que acompanhamos em diversos tipos de programas televisivos. O product placement usado com sutilidade para inserir marcas é comumente usado em desenhos, filmes e novelas, e sugerem que os comerciais de 30" não são suficientes para vender alguns produtos.
    Pois nada mais apropriado do que inserir uma marca ou produto em um determinado programa favorito de milhões de espectadores (ainda mais se esses espectadores fazem parte de seu público-alvo). E se o personagem favorito usa aquela marca de camiseta, certamente queremos comprar. Pois esse conceito parte da premissa de que nosso comportamento como consumidor é baseado no que outros estão usando ou comprando, e que o produto que aparece na TV tem sempre "credibilidade", ainda mais quando no programa preferido.

    Felipe Mendonça - PP - Noite

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  7. Boa jogada de marketing ao utilizar desenho animado para atingir o público de forma direta, sendo que mostra o cotidiano de uma família. Baseando nisso, os Flinstones, como se trata de um desenho bastante popular, consegue atingir o público através de seus personagens de forma branda e ao mesmo tempo impactante, despertando o interesse do telespectador a saber qual o produto que tal personagem está divulgando.

    Klaus Roger - PP - Noite -6°

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  8. Os indivíduos se identificam com os personagens da ficção; seja em novelas ou desenhos animados.
    Os Flinstones é uma família da idade da pedra, mas com motivações semelhantes com as que temos nos dias de hoje.
    Algumas empresas não perderam tempo em inserir seus produtos no cotidiano dos Flinstones, pois eles passavam credibilidade para as pessoas.
    Referente ao comportamento do consumidor:como eles se identificam com personagens da ficção como foi dito anteriormente, nós como publicitários, devemos aproveitar essas oportunidades de forma inteligente para o nosso cliente.

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  9. Hoje em dia se um desenho animado vendesse produtos como os que os Flinstones seria com certeza barrado pelo Conar. Pois desenhos infantis vendendo cigarros e cervejas é um absurdo. Creio que hoje os adultos, principalmente os homens, se identificam com este tipo de desenho pois ainda existe neles essa coisa de mulher fazer tudo e ele somente cuidar da casa, verdadeiros homens das cavernas. Isso leva a ter esse comportamento como consumidor nos dias de hoje. PP -Noite

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  10. Hoje em dia se um desenho animado vendesse produtos como os que os Flinstones seria com certeza barrado pelo Conar. Pois desenhos infantis vendendo cigarros e cervejas é um absurdo. Creio que hoje os adultos, principalmente os homens, se identificam com este tipo de desenho pois ainda existe neles essa coisa de mulher fazer tudo e ele somente cuidar da casa, verdadeiros homens das cavernas. Isso leva a ter esse comportamento como consumidor nos dias de hoje. PP - Noite

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  11. Como o desenho foi ficando famoso e sendo reconhecido pelo mundo todo com uma alta aceitação pelos seus expectadores, os anunciantes se aproveitaram disso e lançaram as propagandas dentro do desenho ou utilizando os personagens em seus comerciais para divulgar seus produtos. E isso acabava por aproximar a marca / produto dos telespectadores, justamente pela forma como estes se identificavam com os personagens e queriam se identificar ainda mais utilizando os mesmos produtos que eles consumiam.

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  12. No texto fica claro que o fator emocional com os personagens, influenciam e muito o comportamento do consumidor. A estratégia de testemunho usada na campanha do produto Dove, por exemplo, mostra claramente que personagens tão presentes e bem aceitos pelo público, são permitidos entrarem na publicidade, dando credibilidade à um produto sem fugir da finalidade principal deles, que é o entretenimento.

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  13. A publicidade sempre esteve presente em filmes. Porém, não imaginava que até em um desenho da década de 1960!
    As mensagens, na maioria das vezes, eram passadas de maneira subliminar, mas mesmo assim eram passadas!
    O desenho hoje, é visto por crianças, mas quando era passado de maneira inédita, era voltado para adultos. E provavelmente, empresas que utilizaram dele para fazer propaganda, tiveram um bom retorno. Enfim, publicidade está presente onde você menos espera.

    Paulo Henrique Campos Marques - PP - Manha 5/6º período

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  14. Como o desenho Flinstones sempre foi muito popular, com uma grande influencia na população, acredito que os produtos utilizados por eles nos desenhos, foi criando uma grande credibilidade na sociedade. Com isso a publicidade dentro do desenho aumentou para vender mais os produtos inseridos nas imagens do desenho.
    Mesmo com uma mudança de publico, os flinstones vendiam estes produtos, como cigarro, pois antigamente o publico alvo eram os adultos, não as crianças como hoje em dia. E o desenho acabou sendo uma especie de divulgação do produto para sociedade, o que poderia ou nao influenciar o comportamento de cada pessoa.

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  15. Que grandes marcas se aproveitam da popularidade de desenhos como os Flincstones para vender seus produtos. Já que a maioria dessas pessoas se identifica com o estilo de vida deles, ou seja, um chefe de família que trabalha duro, e quando chega a casa quer o seu jantar pronto, assistir tv e tomar uma cerveja. Aproveitando-se desse estereótipo as grandes marcas veem ali uma oportunidade de anunciar o seu produto para um público que está disposto a absorver o que viver dos programas ou desenhos que ele gosta.

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  16. Parece óbvio, mas é válido salientar que a publicidade está onde o público está, então utilizar o desenho Flinstones, que é símbolo de produto bem aceito pelo público, para divulgar produtos que faziam parte da rotina da família é mais que uma jogada de marketing, é jogar pra ganhar o público que já aceitou o desenho.O grande desafio seria encaixar produtos condizentes com a rotina dos Flinstones e isso as marcas souberam associar.E publicidade é isso, ganhar o consumidor,e usar essa estratégia de projeção, e admiração, com certeza é uma grande jogada publicitária e que costuma dar muito resultado quando bem utilizada com personalidades que encantam o publico-alvo de determinado produto.

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  17. Na época a censura era menor e o desenho em ascensão levou os produtos diretamente a casa dos consumidores, e isso naquela época era super normal, tendo em vista que aqui no Brasil jogadores de futebol como Gerson fez um comercial para os cigarros Vila Rica que virou um clássico. Com a mudança da cultura e a leis que passaram a proibir certos tipos de comerciais, certos tipo de produtos tiveram que criar novas formais e novos meios de comunicação para atingir seus clientes.

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  18. Os comerciais testemunhais sempre garantem uma boa aceitação, quando bem feitos. O desenho tinha um grande público, o público em ascensão garantia um bom retorno para o anunciante. O ponto é que os anunciantes, conseguiram uma fórmula em que a marca fosse vinculada a um produto de boa aceitação no mercado, e consequentemente nas mãos dos consumidores. Os Flinststons são mais um exemplo de marca usada para fazer comerciais testemunhais.

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  19. A trajetória dos Flinstones deixa clara a constante mudança nos hábitos, preferências e comportamentos dos consumidores. Ao longo dos anos as propagandas feitas pela turma dos Flinstones foram se adaptando às necessidades do público norte americano. Se tratando de um desenho animado simpático e interessante, voltado a adultos, foram bem pensadas suas utilizações pelo meio publicitário. (Tereza Coelho 6º período PP noite)

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  20. O desenho por ter um grande público consegue atingir uma grande faixa de consumidores, desde a década de 60 até as mais recentes como a do Dove, porém as restrições feitas na década de 60 sobre as propagandas eram bem menores do que as atuais.O padrão de propagandas feitos pelo desenho, mostra a mudança no padrão de consumo do consumidor e consequentemente a mudança no padrão de propagandas do desenho.

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  21. A publicidade dentro do desenho animado Os Flinstones foi utilizada em uma época em que as celebridades, sejam humana ou personagens de filmes e desenhos, sempre faziam propagandas enaltecendo os produtos dos patrocinadores (mesmo que fosse por meio de Merchandising). Isso atrai os consumidores para entrarem na vida cotidiano desses olimpianos, que usam tais produtos para terem status, aceitação, credibilidade, etc.

    Veja o caso atual da cerveja Duff: a marca de cerveja está no mercado e tendo uma grande aceitação pelo público, isso acontece pelo fato da marca ter uma enorme visibilidade no desenho Os Simpsons (desenho voltado para adultos como Os Filnstones). A Duff chegou a pouco no mercado brasileiro e já está vendendo igual água, com isso, vemos que o uso de personagens de desenhos animados para fazer propaganda de um produto, pode ser melhor aceito do que se fosse uma pessoa, sujeita a falhas e que em alguns casos até pode dar uma imagem ruim ao produto.

    Fernando Carvalho - PP - 6º período - Noite

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  22. A matéria traça um histórico interessante entre o padrão comportamental da estratégia publicitária. Neste período, já era conhecido a influencia que a publicidade exercia no publico, pelo seu poder de persuasão através de personagens cotidianos. Ainda em 1960 o desenho e o comercial já utilizaram de métodos publicitários ate hoje usados, porém de maneira mais subliminar. Com o passar do tempo começaram a ocorrer restrições e censuras no conteúdo e proposta dos comercias, a fim de preservar o consumidor “passivo”. O ensinamento ou evidencia proposto nos vídeos nos mostra como a comunicação esta veemente atrelada ao comportamento do consumidor, aos hábitos culturais da sociedade do seu tempo. Nos dias de hoje, apesar de ainda ultrapassado, vemos esse tipo de comercial sendo utilizado por veículos como novelas de TV. Porém, surgem outros mecanismos para eficiência da comunicação, como o porta dos fundos, grupo de comedia que tem lançado vídeos no youtube. O grupo Porta dos fundos tem utilizado a sublimidade como estratégia de marketing publicitário de maneira eficiente e discreta. Estas mudanças, sejam de canal divulgador ou estratégia de comunicação, devem acontecer simultaneamente de acordo com os interesses da sociedade e seus interesses.
    Thiago Ventura - PP noite

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  23. Ao fazer a junção do irreal com o real, as propagandas feitas com os Flinstones, mostrou ao consumidor que esses mundos estão interligados, passamos pelo ID, Ego e Super ego no nosso dia a dia ou ao longo da nossa vida, de uma maneira muito real e surreal, almejamos ser pessoas diferentes do que somos, o nosso EU passa do que somos para o que gostaria de ser, para o que gostaria de ser perante as pessoas, e ao mesmo tempo esse EU irreal se torna cada vez mais próximo de nós mesmos, pelo fato da constante busca do que a mídia impõe. Esse desenho pode ser da época das cavernas e o presente é o tecnológico, o moderno...porém, nos deparamos sempre com a época das cavernas, com o passado, para vivermos o presente e observarmos o futuro.
    Aliny Silva, Publicidade 6° Período Noite

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  24. O desenho Flinstones sempre foi muito popular,e sempre com muito audiência. Acredito que os seus produtos são resultados de um grande trabalho feito diariamente. O desenho por se só já consegui atingiu um grande números de pessoas desde muitos anos ate os dias de hoje,acredito também que essas propagandas envolvendo o desenho é uma sacada que resulta, resultados positivo a marca e a credibilidades ao programa.


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  26. Apesar de se tratar de um desenho que acontece na idade da pedra, é fácil perceber como os Flinstones mantinham hábitos “modernistas” e tinham uma rotina como qualquer família, apesar das restrições tecnológicas da época. Isso consequentemente faz com que o consumidor acabe se identificando com os personagens. O desenho por décadas foi sucesso, e continua sendo até hoje nos dias atuais e, devido ao sucesso, uma grande parte de consumidores é atingida com propagandas dos anunciantes, justamente pelo identificação que ocorre por parte do consumidor.

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  27. Essa matéria mostra como s meios de comunicação são influenciados pela publicidade, esse desenho se mostrou como referencia para a população, pois tem personagens familiares de fácil identificação, a publicidade percebeu isso e utilizou para divulgação, com as restrições de certos tipos de comerciais foram mudando e até sumindo esse tipo de publicidade, mas o mercado não desistiu desse tipo de divulgação, vemos isso em novelas e seriados de pessoas simulando no cotidiano o uso do produto como propaganda

    Rosiane Nunes de Oliveira PP noite

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  28. Os Flinstones desde o seu lançamento, conseguiu se consagrar e ultrapassou gerações, sendo um desenho popular até os dias de hoje. Na década de 60, quando ele foi lançado, havia muito mais liberdade para os anúncios publicitários, o que permitia os anunciantes explorarem os diversos espaços disponíveis para suas propagandas. Utilizar de um desenho como os Flinstones para anúncios publicitários, na minha opinião, era uma grande sacada, pois a grande maioria das pessoas, se identificavam com os personagens, que possuíam hábitos de consumidores bastante semelhantes aos da vida real. E até hoje as pessoas se identificam com personagens de filmes, novelas, e podemos perceber o quanto é forte a propaganda nesses meios.

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  29. Os Flinstones foi um desenho que atingiu um sucesso imenso e acredito que quando isso acontece, passa a ser um caminho para a publicidade de produtos e serviços, que foi o que aconteceu. A pessoas passam a achar uma identificação com os personagens e passam a querer consumir os produtos que são mostrados, e foi isso o que aconteceu e acontece ate hoje. Porém hoje em dia é mais abrangente as opções de divulgação de marcas, produtos e serviços. Hoje em dia a gente ve esse metodo em novelas, filmes, séries, desenhos, etc. E as pessoas estão sempre ligadas em tudo isso, já que querem sempre se destacar entre outras.

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  30. Eu quando criança adorava assistir aos flinstones, e me identificava muito com o desenho, mesmo sabendo que era ficção que não podemos dizer sequer que existiu.O desenho nos estimulava a ter desejos de produtos que não tínhamos condição de consumir, pois fazia com criássemos uma intimidade e nos motivava a consumir produtos que eram similares aos divulgados no desenho. Acho que por isso o desenho era tão popular atingia um grande público.

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  31. Antes de qualquer coisa, é importante destacar a importância do desenho. Os Flinstones é uma das animações mais conhecidas e assistidas em todo mundo. Na minha opinião, uma das melhores características desta produção é o fato de não ser temporal, ou seja, é capaz de agradar e se adaptar a qualquer audiência, independentemente da época em que for transmitido.

    Sobre a trajetória da publicidade vinculada ao desenho, é interessante notar seu caráter mutável e adaptativo. Quantos segmentos diferentes de produtos foram anunciados neste tempo? E mais: todos bem encaixados no contexto do programa.

    Além disto, é importante destacar que as mudanças no mundo foram refletidas diretamente no programa. Enquanto o fumo era uma coisa incentivada, ele encontrou um bom ponto de divulgação no programa. Com o tempo, esta prática caiu e o desenho se readaptou. Hoje, num mundo em que a estética é uma das coisas mais promovidas, os Flinstones conseguiu oferecer uma oportunidade de divulgação de produtos deste segmento, fortalecendo assim o seu aspecto de adaptação.

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  32. Através das informações acima podemos perceber claramente o comportamento do consumidor ao decorrer do tempo, e como de certa forma as propagandas da época influenciavam o consumo com atualmente também influencia, mas como a única referencia que grande parte da população era a televisão, concerteza a influencia era maior. Tanto para lado negativo quanto para positivo, pois quando os mesmos personagens fizeram a propaganda inversa, ex: não fume grande parta da população aderiu a esse conceito.

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  33. Os Flinstones é um desenho bastante conhecido, antigamente, podia-se fazer propagandas desse tipo, até com produtos que hoje são considerados prejudiciais a saúde. Dessa forma, vimos o avanço da sociedade. Vale lembrar que o desenho Flinstones conseguia alcançar públicos de classe social e idades bem diferentes, fazendo que diversos tipos de pessoas o tivessem como referência.
    O importante não é apenas o desenho mostrar algo considerado "errado" atualmente. E sim, que depois que a sociedade percebeu que não era correto, o desenho se adaptou a nova forma, fazendo com que a sociedade acreditasse no que estava se passando. E o que era 'bom' nem sempre irá continuar 'bom'.

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  34. Os Flinstones é um desenho antigo e que conquistou grande público, adulto e infantil (eu adorava quando criança e já tive bonequinhos deles). Porém, na década de 1960 e no U.S.A. esse desenho só tinha como o foco o público adulto, onde conquistou cada vez mais sucesso, podendo usufruir desse sucesso para vender produtos e propagar a imagem do patrocinador, por ser um desenho criativo, inteligente e que apresenta um modelo de vida da “Idade da Pedra” e com uma cultura de vida moderna de uma família da década de 1960. Então, de acordo com a modernização da cultura e com o cenário da comunicação atual, os modelos de propaganda teve que se adaptar à cultura da época, na escala:
    Propaganda de cigarro – cerveja – geléia – cosméticos.
    A propaganda produzida com os personagens do desenho teve que ser adaptada de acordo com a cultura atual do consumidor (público adulto e infantil) e, com as leis da comunicação.
    Jussara Pereira, 6º Período, PP, Noite.

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  35. Embora, associamos desenhos animados a crianças, Os Flinstones possuía um conteúdo mais adulto, mas que “caiu” no gosto da meninada. Como o cigarro já foi indício de prazer e status era comum se ver comerciais com atores e/ou personagens famosos.
    O trecho em que mostra o comercial com a geleia de uva, em minha opinião, mostra a importância do diálogo entre a empresa com o possível consumidor. Outro fato que podemos perceber é o machismo presente no desenho, sobre o papel da mulher na sociedade. São elas que cuidam de toda a casa cabendo aos maridos, Fred e Barney, apenas trabalhar fora para sustentar a família. São, portanto reflexos da sociedade na década de 1960.
    Cleonice Silva - Publicidade e Propaganda - 5º período

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  36. A abordagem publicitária de venda do tabaco, nas décadas entre 60 e 80, eram a favor do hábito, ou seja, sinônimo de status, beleza e poder.
    A partir da década de 90, com as mudanças das leis de venda do cigarro e das descobertas dos males à saúde, a abordagem publicitária se tornou o contrário, o hábito de fumar se tornou dos vilões e dos excluídos. O desenho dos Flinstons pode nos mostrar essa transição, relacionado ao comportamento do consumidor.
    Irene do Carmo - PP - noite

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  37. Diante da grande trajetória que o desenho demonstra, pode-se perceber claramente a grande influência que ele exercia na sociedade. A publicidade soube identificar essa questão rapidamente e a utilizou para conseguir patrocínios para o desenho e consequente aumentar o volume de vendas dos mais variados produtos.

    Os Flinstones, eram considerados como família modelo para vários telespectadores, mesmo que a época transmitida pelo desenho fosse a mais pré-histórica possível, os produtores não se abatiam e miravam exatamente no alvo certo de vendas.

    Em relação ao comportamento do consumidor, pode-se observar que a facilidade de adaptação que o desenho continha era bastante estratégica, quando podia divulgar o uso do cigarro livremente, ele o fazia, quando veio a proibição, ele se reinventou com novos produtos, sempre tendo a sua válvula de escape, e é nesse panorama de adaptações que nós profissionais de comunicação devemos nos inserir para alcançar o público alvo.

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  38. Os Flintstones foi a série que tornou a Hanna-Barbera o maior estúdio de animação do mundo, é uma paródia à sociedade americana dos anos 60, época que o consumismo crescia muito. Diferente dos dias atuais, as mulheres eram donas-de-casa que cuidavam dos filhos e maridos.


    Os produtores transportaram para a Idade da Pedra o famoso lifestile americano (estilo de vida), simbolizado pelo emergente consumismo capitalista.

    A série animada Os Flintstones mostra o dia-dia de Fred Flintstone, um sujeito que é vítima de sua própria ganância, impulsividade e irritação.

    Observa-se que o comportamento do consumidor esta ligado a decada em que foi criada a série Flinstones,de certa forma é comum se inspirar nas estrelas de hollywood,em que era comum fumar e estimular o consumo de produtos.

    Giullyane Lindozo

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  39. A trajetória dos Flinstones nos mostra o quanto somos influenciados ao consumo sem perceber, não paramos para analisar que usamos determinado produto porque determinado personagem que vemos na televisão também usa.
    Porém podemos perceber que os personagens e as divulgações feitas na TV,vão se adaptando com o tempo como, por exemplo, o caso do cigarro.
    Há um tempo atras o cigarro e seu uso era "moda" e absolutamente normal seu uso e divulgação, independente de qual veiculo e qual o horário de divulgação, porém a partir de 70 com a proibição das propagandas de cigarro a divulgação desse produto entrou em outro processo e a imagem de quem(nesse caso, os flinstones)um dia divulgou o produto teve que ser dissociada desse produto.
    Podemos concluir que a divulgação anda lado a lado com o comportamento do consumidor, pois atualmente o uso de cigarros é fora de "moda" e, nesse caso, e pela proibição legislativa quem fazia propaganda sobre o produto mudou de estratégia ou mesmo deixou de divulgar o produto.
    No caso especifico dos flinstones associarem sua imagem ao cigarro poderia torná-los um mau exemplo para a sociedade e consequentemente atrapalhar as outras publicidades feitas por eles.

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  40. Utilizar os desenhos como meio publicitário, é uma jogada de marketing muito boa e que, (quase) sempre tem sucesso. Isso tudo porque, no caso de usar os Flinstones - que é um desenho famoso no mundo todo, a marca quer um reconhecimento maior e uma aproximação com o público, que vai se identificar mais facilmente com o determinado produto divulgado.
    Mesmo sendo um desenho, seu público alvo era o adulto no começo, o que não tornava a venda de cigarros um problema problema na vista dos produtores.

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  41. Nos ensina que as marcas sempre se utilizarão daquilo que está mais próximo do consumidor para fazer sua propaganda. Naquela época Os Flinstones era um desenho que chamava atenção e conquistava o carinho e respeito do público, o que consequentemente seria transferido aos produtos 'utilizados' por eles, assim como hoje é feito nas novelas. Atualmente é nelas que as empresas investem, exatamente pelo seu caráter de aproximação com o público.

    Simone Silveira Venzel - 6º período - noite

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  42. Apesar de ser um desenho com temas totalmente a frente de sua época o discurso adotado reflete reações do cotidiano, ganhando grande credibilidade entre as classes sociais e econômicas, propondo para os mídias um novo viés para impactar o público alvo como novas campanhas e produtos e comunicações internas das grandes organizações podem ver que hoje tudo e válido para chamar a atenção e aumentar o lucro, fidelizando o cliente através de formadores de opinião, portanto os desenhos são grande aliados para que isso aconteça, como aconteceu na campanha onde aparece Marge Simpson com seus cabelos totalmente alisados e sedosos em uma campanha da DOVE, servindo de propulsora para aquele nicho de público.
    Michael Ezequiel

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  43. Os Flinstones, apesar de ser um desenho inicialmente adulto alcançou um patamar muito grande e sendo uma das poucas animações que fazem sucesso ate hoje, seno assim que essa essa popularização e sucesso se tornou um grande meio de comunicação tanto para comercializar produtos quando alerta sobre os males que cada um representa. Em relação a marcas como a dos cigarros Winston utilizou o desenho para passar o conceito de originalidade e tradição como sendo o primeiro dês da idade da pedra assim as demais marca utilizam da mesma animação para que o espectador associe sua marca com conceitos como: tradição, originalidade, preferencia e modernidade. PP. 6º período noite.

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  44. Podemos perceber através das publicidades feitas no desenho, que este tinha grande poder sobre seus telespectadores e influenciava na decisão de compra. Os Flinstones foram um grande sucesso na época e criavam identificação com públicos diferentes, o que facilita bastante na hora de fazer o merchandising.

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  45. Fazer propaganda com desenhos que tem uma ótima receptividade pelo público é sem dúvida uma grande jogada de marketing. Os Flinstones, mesmo sendo um desenho que se passa pré-historia, mostra uma certa aproximação com o público que na maioria das vezes se identificavam com os personagens. A propaganda feita através desse desenho traz bastante influência para o consumo dos telespectadores, trazendo credibilidade ainda maior para a marca.

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  46. A perspectiva utilizada para promover o produto através do desenho articula uma estratégia bastante inteligente, se tratando de que, o desenho se passa em tempos pré-históricos e as ferramentas que foram usadas dispõem de uma junção de comportamentos daquela época com os tempos atuais. O fato de ter sido utilizado esses personagens para as diversas campanhas, mostra o impacto de um desenho que atinge principalmente os adultos podendo os influenciar diretamente no seu consumo. Este tipo de abordagem pode gerar nos consumidores emoções, motivações e expectativas, ainda mais por que a mensagem é passada por um desenho conhecido mundialmente.

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  47. Através desta publicidade podemos observar mesmo que ainda feita num programa de desenho animado as campanhas tinham um grande poder de influencia. Como Os Flinstones foram um ícone de grande sucesso, com espaços e exibições constantes na TV aos poucos foram criando identificações com diferentes públicos, influenciando-os na hora da compra.

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  48. A trajetória da família seguiu juntamente com os comportamentos de seus consumidores originais que seriam os americanos. Assim como no início eles eram patrocinados por uma marca de cigarro, na época a sociedade apoiava o uso, ou pelo menos não o repudiava. Depois quando o câncer de pulmão virou um assunto de interesse nacional eles resolveram retirar a logo do inicio do desenho, como se essa logo apenas degradaria a imagem do desenho.
    Ao longo dos anos, os Flinstones foram a família ideal e o que eles fazem é visto como legal, assim eles acompanham o que a sociedade acha que é ou não agradável a ser visto pelos outros, conservando a imagem já ha muito contemplada pelos fãs e famílias que acompanharam seus episódios.

    Maria Clara Ferreira
    Publicidade e Propaganda - 6º/manhã

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  49. O que eu pude perceber é a forte influência da marca quando relacionada a algo ou alguém muito popular, e nesse caso estamos falando de um desenho animado, que mesmo voltado para o publico adulto, não deixava de ser um desenho,e o mais impressionante é que foi criado na decada de 60 e como ja era forte essa associaçãoo da marca ou produto com uma "celebridade" e como ja naquela época as pessoas ja era fortemente influêncidas por isso, essa matéria só vem constatatr o que desde aquela época só veio crescendo que é como o consumidor se comporta ou faz escolhas ao serem influênciados por outros ainda mais quando isso significa ter algum status.

    Maylla Martins, PP, 6° perido, noite.

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  50. Os Flinstones eram o modelo de família americana dos anos 60.Isso explica o grande sucesso que fazia e o poder que exercia sobre o comportamento do consumidor, que se identificavam com os personagens do desenho e eram estimulados ao consumo práticados nos seus episódios.

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  51. Desde os primórdios da publicidade usa-se o que está em alta para associar a marcas e a propagandas e creio que a questão Flinstones se trata justamente disso. Como dito na postagem, desde o principio a animação era voltada a um publico adulto, mesmo se tratando de uma serie animada. E como seu tema é atemporal (dia a dia familiar fazem parte da realidade mundial e vão continuar fazendo), a facilidade de comunicação com o publico. Junte isso a popularidade dos personagens, e é um prato cheio para campanhas publicitarias. Faz parte do comportamento do consumidor reagir bem a familiarização com o que já conhece ou se identifica.

    Alex Junio Costa, 6° periodo, PP/manhã

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  52. Naquela época os Flinstones era um desenho que influência muito forte com o consumidor, era visto como um modelo de família e por isso qualquer associação de marca é uma estratégia excelente de marketing para aumentar as vendas de um produto ou serviço.

    Podemos perceber que a publicidade soube aproveitar muito dessa "jogada" e o vem fazendo até hoje, sinal que isso gera resultados.

    Em relação ao comportamento do consumidor, podemos perceber que há uma projeção da familia que em alguns momentos sofre suas desavenças, mas que para a sociedade e lida como perfeita. Ou seja, a publicidade transfere isso para um produto, fazendo com que os consumidores se imaginem como na propaganda (seguindo um modelo bem inconsciente de projeção).

    Ana Carolina Dias
    6° periodo, PP/manhã

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  53. O desenho era de grande audiencia na época, grande popularidade dos personagens e com isso a inserção de marcar nos Finstones era sinônimo de sucesso. Mas além disso, podemos perceber as mudanças no olhar do consumidor e do próprio mercado e seu posicionamento dentro do desenho. Por um tempo foi sucesso marca de cigarro, mas em outro momento foi necessário demonstrar a consciência perante aos problemas gerados pelo mesmo.
    Com isso podemos usar os Flistones como exemplo de transição de posicionamento, não só das marcas inseridas, mas do próprio desenho e o que lhe era possível promover.
    Laura Dias 5° período PP manhã

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  54. Um desenho na medida que vai conquistando seu espaço na vida das famílias, na sociedade, ele ganha um importante papel influenciador. Os Flistones com o passar do tempo criou uma grande proximidade e identificação com os grupos familiares e começou também a ser assistido por crianças e não só pelos pais. Como o cigarro é um produto que com o passar do tempo começou a ser mal visto pelas pessoas, e sua publicidade tanto em filmes quanto em outros tipos de programas passados na tv teve que ser cortada para que não fosse mal vista pela sociedade.

    PP - Manhã - 5 Período

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  55. Acredito que a trajetória dos Flinstones mostra como o consumidor gosta de usar os mesmos produtos que seus personagens favoritos. Não só com os Flinstones, mas com vários outros desenhos. Quanto mais influencia na mídia possui um personagem mais produtos ele ira 'atrair' para seu programa e consequentemente para os consumidores. Quantos pais disseram para seus filhos comerem espinafre para ficar forte como o Popeye.

    PP manhã 5º período

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  56. Viviane Aguiar 6ºPP- Manhã9 de junho de 2013 às 16:42

    Os Flinstones mostram como a população reage quando alguém ou algum personagem conhecido pela mídia interfere na compra do produto. Esta pessoa/personagem passa confiança ao produto mostrando que se eles usam e tem determinada coisa/ situação boa o consumidor também pode ter.

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  57. Nos mostra o quanto somos influenciáveis pelas campanhas que são veiculadas usando personalidades da mídia. Independente se aquele produto em questão faz ou não bem para saúde, somos influenciados por quem o anuncia. Os Flinstones quebra paradigmas também, pois na sua época de veiculação a sociedade era muito mais conservadora do que nos dias de hoje. Acredito que essa série exerce um poder muito grande nos consumidores até hoje, porque já se passaram muitos anos e até hoje discutimos peculiaridades da série e comparamos com à atualidade

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  58. Esse último comentário foi do Matheus,5º período, PP/Manhã

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  59. Mesmo em rabiscos animados, desenhos, a influencia de personagens é poderosa mesmo sendo produtos destinados a adultos.
    Interessante acompanhar também que o mesmo desenho acompanha os costumes e aceitações de seu espectador com o passar do tempo e as mutaçoes dos costumes da sociedade.

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  60. Rodrigo Viana Francisco26 de junho de 2013 às 19:57

    Pra mim o desenho transmite algo muito bom para o comportamento do consumidor, pois eles são muito amigos, fazem tudo juntos, são muito sinceros um com o outro, e como o desenho é mais para o público mais maduro, qualquer produto que for transmito por eles irá ser bem aceito na população! E também porque o desenho demonstra mais ou menos como é a vida das pessoas na realidade e não tem coisa melhor que curtir alguma coisa algum produto com um amigo que a gente gosta muito ou até mesmo um grupo de amigos.

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  61. Toda a trajetória do desenho animado refletiu determinadas épocas na publicidade, que estavam ligadas ao comportamento do consumidor. Na época em que o desenho mostrou dois personagens fumando cigarros, este ato era socialmente aceito. Hoje em dia seria extremamente criticado.

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  62. O desenho simplesmente retratava de forma caricata algo que já existia em sua época. O desenho só reforçou os esteriótipos encontrado na sociedade. Os Flinstons, grande sucesso da década de 70,80 e 90. Serviram como garotos propagandas para os merchandisings dos produtos da época. De fato influênciano a comprarem tais serviços.

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  63. Gleiciane Valadares1 de julho de 2013 às 13:12

    As propagandas no desenho refletem o quanto a propaganda testemunhal pode ser eficiente. Fazendo com que as propagandas de cigarro fosse largamente assistidas, visto a audiência do desenho. Fred e sua turma conseguiram cair nas graças do público e desta forma, venderem quaisquer produtos que fossem relacionados à marca criada.
    Gleiciane dos Santos PP noite

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  64. Tal sucesso publicitário com a família Flinstons devido a justamente ser um grande exemplo de família tradicional e por isso tanta identificação. Mesmo ao longo dos anos, há características que são, em sua grande maioria, as mesmas. Uma mãe, um pai, filhos e um animal de estimação. Isso sem mencionar a família amiga.

    (Erick Saraiva - PP - Manhã 5º)

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  65. Aparte do que foi dito sobre as propagandas da família Flinstons podemos analisar que as propagandas em si, tem como objetivo principal influenciar seus consumidores, como os merchandiser utilizados, e a função dessas propaganda no desenho mesmo com o passar dos anos é de conseguir cria desejos de consumo. E ao mesmo tempo conseguindo mostrando a qualidade dos produtos. Vendo que através dos Flinstons conseguiriam chamar atenção dos telespectadores. (Jéssica Félix 5°)

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