sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Namorado é quem liga grupos sociais diferentes, diz estudo do Facebook

Representação gráfica da rede social de um indivíduo baseado em suas conexões do Facebook; indicado pela seta amarela o indíviduo (cônjuge ou namorado) que faz a ponte entre dois grupos diferentes com maior concentração de amigos
Representação gráfica da rede social de um indivíduo baseado em suas conexões do Facebook; indicado pela seta amarela o indíviduo (cônjuge ou namorado) que faz a ponte entre dois grupos diferentes com maior concentração de amigos

Do UOL 28 Outubro de 2013 - 22:52

Quantidade grande de amigos em comum não é o que contribui, mas sim indivíduos que fazem a ponte entre grupos de amigos diferentes


Não é um número maior de amigos que as pessoas têm em comum que contribui para que um casal se encontre e se apaixone. Pelo contrário: são os indivíduos que fazem a ponte entre grupos sociais diferentes que se tornam o parceiro amoroso de alguém. A afirmação é de um estudo que analisou mais de 1,3 milhão de usuários do Facebook feito nos Estados Unidos. As informações são do blog "Bits", do "New York Times".

A pesquisa, feita em parceria entre Jon Kleinberg, cientista da computação da Universidade de Cornell (EUA), e Lars Backstrom, engenheiro-sênior no Facebook, selecionou aleatoriamente perfis de pessoas com ao menos 20 anos, com 50 a 2.000 amigos, e que diziam estar em um relacionamento na página da rede social.

Isso representa a análise de cerca de 379 milhões de nós na rede de relacionamentos e 8,6 bilhões de links. Os dados foram usados anonimamente – a pesquisa durou dois anos no total.
Ao representarem graficamente as conexões que uma pessoa tinha (entre amigos, colegas de escola, de faculdade e trabalho, entre outros), os pesquisadores observaram um fenômeno que chamaram de "dispersão". Embora os cientistas vissem a aglomeração mais densa de conexões em nós da rede social de uma pessoa, a ligação entre elas é na maioria das vezes feita por uma ponte específica. Essa ponte (um nó), em geral, é o parceiro amoroso do indivíduo.

Para testar a validade da afirmação, eles criaram um algoritmo (fórmula matemática) baseada na descoberta. O algoritmo encontrou o parceiro amoroso de uma pessoa de forma correta em 60% dos casos. "O cônjuge ou namorado é a ponte entre diferentes mundos sociais de uma pessoa", explica Kleinberg.

Uma das descobertas mais surpreendentes da pesquisa foi que, nos casos em que o algoritmo errou ao apontar o parceiro, os relacionamentos amorosos em questão não estavam indo bem.

Segundo a pesquisa, um casal sem alta "dispersão" de relações na rede social tem 50% mais chance de terminar o relacionamento nos próximos dois meses que casais com alta "dispersão".
Estudos assim podem ajudar o Facebook a criar um feed de notícias mais "personalizado" para cada usuário, identificando os "nós" mais relevantes da rede de contatos da pessoa, frisa o "Bits". Backstrom é o engenheiro encarregado desse recurso da rede social.

Prezados e Prezadas, deem sua visão sobre a notícia e opinem sobre a influência dos grupos sociais nas manutenções das relações afetivas, em especial no mundo virtual.

 

 

40 comentários:

  1. Achei a notícia bastante interessante, a questão das redes socias sendo tratadas de uma maneira diferente foi uma grande sacada.
    O estudo dos 'nós' que se estabelecem no facebook, conforme estudado condiz bastante com a realidade em sua grande parte dos resultados.
    Mesmo com uma margem de erro, os resultados mais certeiros foram surpreendentes, conseguiram condizer mais com a realidade do que se imaginava.
    Atualmente o facebook, tem um papel importante nos relacionamentos afetivos de hoje em dia, antigamente se dizia muito de assumir o namoro para os pais da garota e coisas mais tradicionais, hoje em dia grande parte de usuários da rede social acaba se importando mais com a presença de um status no facebook de 'relacionamento sério' do que aspectos tradicionais que já foram bastante utilizados no passado.
    De certa forma o facebook pode ou não colaborar com um relacionamento, tal mérito fica em prol do usuário, que vai utilizar as redes sociais positivamente ou não!

    ResponderExcluir
  2. As redes sociais tem um papel fundamental na vida das pessoas, mas não exclui o contato que devem ter pessoalmente, com elas é possível desde conseguir um novo emprego até um grande amor (que coisa romântica! s2), o fato é que no mundo atual, quanto mais contatos, quanto mais network, quanto mais "pesquisa de campo" mais fácil é conseguir novas possibilidades para a vida pessoal e profissional. O mundo está mais comunicativo, os grupos sociais nos permitem encontrar pessoas diferentes do nosso convívio o que é ótimo, logo nos motiva e nos atrai para o diferente, assim fortalece o vinculo entre os grupos e nos permitem estar em contato com outro mundo, fora de nossa realidade e praticas, sendo as redes sociais muitas vezes o canal para melhorar por exemplo o Marketing e a comunicação de um determinado produto, ao estar mais próximo dos grupos sociais que usam ou possivelmente usariam o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. A pesquisa acima é bastante interessante, e bem elaborada, mas os resultados são inconstantes, pois nem sempre há possibilidade de conhecer ou frequentar determinas pessoas ou lugares. Ou seja, pode ser que o casal dê certo mesmo não tendo 100% de vinculo com o companheiro. Mas como a rede social aproxima as pessoas, são raros esses casos, já que com a grande exposição conhecemos diversos grupos sociais através das nossas preferências e informações pessoais.

    Ana Cláudia G. de Castro - PP /Noite - 6º Período.

    ResponderExcluir
  4. Essa pesquisa vêm para nos mostrar que nossas redes sociais servem de fonte para analisar nossos comportamentos e nossas relações mais profundamente.
    É interessante, e instigante, saber que a alta ou baixa dispersão mostrada na pesquisa mostra como estão os relacionamentos "sérios" das redes sociais.
    A pesquisa é relevante e nos faz pensar em como agir e usar nossas redes sociais.

    ResponderExcluir
  5. Igor Gustavo Mendes dos Santos5 de novembro de 2013 às 03:37

    A pesquisa é de grande interesse, pois trata-se de um assunto que hoje todos estão por dentro é o fato das redes socias. Quanto mais pessoas estiver em seu vinculo de amizade melhor. Você nao precisa ter um contato direto com todas elas, a chance de encontrar um pessoa a qual queira relacionar e colocar um relacionamento sério pe grande, pois milhares de pessoas estará vendo suas atualizações, fotos e etc. É um meio mais fácil de comunicar, a informação chega mais rápido e o resultado vem imediato, por isso as redes sociais vem cada vez crescendo no mundo, tornando a informação desejada cada vez mais eficaz, obtendo a satisfação de quem publicou determinada informação. O marketing aos poucos esta entrando nas redes socias, fazendo divulgação de propagandas, anúncios e informações ao público desejado.

    ResponderExcluir
  6. Os grupos sociais de fato interferem e influenciam as relações afetivas. Este processo de influência também pode ser percebido no nosso dia a dia, em um grupo social de trabalho ou mesmo familiar, não necessariamente precisando de um olhar virtual para ser analisado. No mundo virtual a visão que temos é mais ampla e direta, pois podemos enxergar como tudo ocorre de forma mais explícita, os caminhos, ligações e nós, são organizados através de formas visuais, tornando assim mais perceptível a detecção de grupos sociais.

    ResponderExcluir
  7. O resultado da pesquisa mostrada na notícia publicada foi extremamente coerente ao que realmente acontece em relação aos grupos sociais.
    Eles se interlaçam de maneira ágil e objetiva a fim de adotar um vínculo entre esses grupos. Ou seja, é realmente uma ponte traçada entre maneiras diferentes de pensar e/ou agir.
    De uma forma geral, o Facebook colabora para uma interação virtual mais rápida e certeira entre a diversidade social que convivemos.

    ResponderExcluir
  8. Curiosamente interessante! Confesso que não imaginei que fosse me surpreender tanto (pro lado bom da coisa) essa pesquisa.
    É uma forma completamente diferente de se ver, analisar e entender o facebook e sua influência nos relacionamentos, mas eu ainda acho pouco plausível conseguir definir tão bem uma relação através de cálculos matemáticos. Pra quem acredita e vive disso, é mais fácil conseguir enxergar e até interpretar através variáveis envolvidas. Fora isso, sou mais de crer na forma tradicional das coisas, embora tenha achado interessante e até bastante convincente a forma com que se dão os "nós" por intermédio do facebook.

    ResponderExcluir
  9. As relações afetivas atualmente sofrem bastante influência do mundo virtual e essa pesquisa apenas comprova esse fato. Porém, para que essa influência seja positiva, depende quase inteiramente do usuário. Achei a notícia bem interessante, pois apresentou resultados certos e que podemos perceber no dia-a-dia.

    Thiago Galindo Roza - 6ª PP Noite

    ResponderExcluir
  10. Já faz algum tempo que as redes sociais ocupam um espaço importante em nossos grupos sociais. O resultado da pesquisa mostra um resultado que de certa forma não me surpreende, isso porque grande parte das interações que fazemos no Facebook são feitos através de uma conexão que possuímos. Entretanto, é importante ressaltar que independentemente dos nossos "nós" nas redes sociais, os grupos sociais que pertencemos influenciam em nossas escolhas, sejam elas amorosas ou não. Porém nas redes sociais é mais fácil agregar novas pessoas ao seu grupo social. Quando fazemos parte de alguma rede, sempre fica aberto nossos interesses, o que gostamos, etc. Em suma, cada vez mais voltamos nossas interações para o mundo virtual, porém ainda acho que as interações pessoais que temos são mais fortes e influenciam mais do que as que possuímos no mundo virtual.

    Arthur Alves - 6º PP Noite

    ResponderExcluir
  11. A pesquisa é interessante, claro que não é 100% confiável e sempre existem as margens de erro, mas, por mais que existam essas margens de erro, não exclui totalmente a importância e veracidade da pesquisa. Sabemos hoje, que as redes sociais são de grande influência social e influenciam também no comportamento. Á o que muitos dizem que para haver esse contato, é necessário também um contato pessoal, lógico. Mas muitas das vezes uma rede social se torna um local de muito mais proximidade e intimidade de alguém do que pessoalmente. Sabemos disso pelo fato de que, quando se navega na internet, uma pessoa tem muita mais coragem do que diz e faz em uma rede social, muito mais do que ela teria se fosse pessoalmente. Enfim, hoje, a maior rede de grupos sociais que existem, são no facebook, e com isso, se tornam totalmente possíveis essas influências de grupos para as relações afetivas de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  12. As redes sociais hoje em dia podem ser vistas como mapas dos indivíduos de uma sociedade, elas nos mostram mais do que somos, elas mostram quem queremos ser para as outras pessoas.
    A pesquisa nos mostra que relacionamentos dependem de uma dissipação das relações para serem saudáveis e construtivas, talvez misturar-se um pouco em outros grupos ajude um individuo a não ficar na repetição do seu proprio grupo sempre, tornando-o mais feliz.
    Afinal para alguem que todo dia come filé ter um gostinho de carne moida vai ser bom hahaha

    ResponderExcluir
  13. A matéria nos mostra que com o uso maçante das redes sociais, a sociedade aderiu uma nova maneira de se relacionar em vários setores, e uma delas, é o relacionamento. Antigamente para começar um namoro, as pessoas tinham em mente que o pretendente deveria gostar das mesmas coisas, ter os mesmos amigos e frequentar os mesmos lugares. Mas com o passar do tempo, esse pensamento foi perdendo força e os relacionamentos entre pessoas totalmente opostas e com gostos diferentes, é até procurado por grande parte das pessoas que desejam sair da monotonia, o facebook utilizado na matéria, serve para mostrar uma tendência dos dias atuais, aonde é fundamental, cada um ter o seu espaço, com seus gostos e amigos diferentes, afim de expandir sua linha de convivência e receber estímulos diferentes e de vários lugares, afinal, o ser humano está em constante mudança e deseja sempre novas experiências para que não careça de repetições chatas e desnecessárias. Marcus Maximiano, 6º PP, Noite.

    ResponderExcluir
  14. A internet por varios momentos nos mostra o quao dentro de nossas vidas ela está, as redes sociais não são diferentes, essa pesquisa é mais uma prova disso, é como se fosse um outra "ser" direcionando as pessoas a outras pessoas e por ai vai..
    A publiciade pode aproveitar dessa situacão pois fica mais fácil cada vez mais fácil atingir o publico alvo em campanhas.

    ResponderExcluir
  15. Essa pesquisa nos mostra que podemos sim, conhecer um indivíduo e suas atitudes de acordo com o grupo social que pertence (se ocorre influência ou não).
    Como a maioria das pessoas atualmente se comunicam, conhece pessoas, tem suas atividades voltadas para uma rede social. Uma empresa pode usar essas informações, essa pesquisa de mercado, para reconhecimento do seu consumidor, seu target.
    Achei essa matéria super interessante, so confirma o que já sabemos, que o mundo virtual, a visibilidade é grande e podemos demonstrar muito através dele. Nos alerta também, a revisar o uso de rede sociais, já que ficamos tão expostos.

    ResponderExcluir
  16. Hoje a internet é capaz de fazer coisas que ate nos duvidamos. As pessoas hoje publicam tudo sobre sua vida pessoal na internet, aproveitando essa brecha as empresas realizam as pesquisas utilizando como recurso o facebook. Através desses dados criamos um mapa de nós mesmos... assim fica fácil das outras pessoas nos mapearem facilmente.
    A pesquisa acima só confirma o que todos nos sabemos.. as redes sociais estão cada vez mais fortes.
    Vimos que as redes sociais podem influenciar ate nas relações afetivas, afinal é através dela que queremos mostrar para todo mundo quem somos.

    ResponderExcluir
  17. Sarah Paranhos Esteves - 6 período - Noite

    Achei a pesquisa bastante interessante e mostra o quanto nossas redes sociais podem "dizer" sobre a gente, sobre nosso jeito de viver, nosso relacionamento na rede social com amigos, namorados (as) entre outros. Mas não concordo 100% que "um casal sem alta "dispersão" de relações na rede social tem 50% mais chance de terminar o relacionamento nos próximos dois meses", como diz no texto, acho que o circulo de amizade de ambos pode influenciar no namoro sim, mas nem sempre influencia e nem sempre influencia tanto, justamente pela diversidade de jeitos das pessoas, de casais, de amigos. Mas concordo que as redes sociais tem o "poder" de afetar relacionamentos (namoro, amizade, entre outros).

    ResponderExcluir
  18. Quase uma comprovação de que "os opostos se atraem", a pesquisa é interessante, apesar de tratar de um assunto delicado a ser estudado: sentimentos.
    De fato, a sociedade está mais crítica (de forma característica, não pejorativa) e mais comunicativa, principalmente no mundo jovem, o que faz com o que o diferente seja atrativo e agregue valores e conhecimentos pessoais e profissionais.
    Os jovens da geração Y tem a capacidade de aceitar o novo e o diferente com facilidade, fazendo com que novos grupos sociais somem ao seu individualismo.
    As redes sociais facilitam este acesso ao que é diferente e, principalmente para o Facebook que tem grandes objetivos em se tratando de crescer como empresa e engrandecer seus valores, é cada vez mais importante entender e "sacar" o comportamento humano de modo geral - lembrando que existem as exceções.

    Lorrayne Mara - 6º PP Noite

    ResponderExcluir
  19. Interessante a pesquisa pois nos mostra como podemos nos enganar com alguns pensamentos onde entendemos ou pensamos que a base dos relacionamentos são por parte de conhecidos ou dos mesmo grupos onde mantemos algum tipo de vinculo. Em minha opinião as redes sociais tem tido um papel importante para que grandes partes dos relacionamentos possam acontecer pois é nele que temos a oportunidade de nos relacionar e de conhecer pessoas com os mesmos tipos de interesse ou ate mesmo os mesmos tipos de amigos em comum o que pode levar a um relacionamento mais duradouro por existir informações sobre a vida pregressa que possa contribuir na escolhas dos parceiros. Acredito também que como e quando existe essa ligação os relacionamento possam ser mais duradouros devido a confiança empregadas a esses tipos de redes sociais devido a exposição do casal o que faz com que essas pessoas sejam expostas e caso algo saia do normal seja facilmente exposta.

    ResponderExcluir
  20. Com as redes sociais novas formas de relacionamento foram se estabelecendo. Na atualidade o facebook vem aproximando pessoas de uma forma mais rapida e superficial ao mesmo ponto que atrapalha alguns relacionamentos, e complicado compreender como funciona para parte das pessoas, aproximando grupos diferentes, pessoas que talvez nunca tivessem a chance de se conhecer pela forma dita como convencional, ,mas que foi facilitada pela rede social virtual , e da mesma forma que aproxima solteiros e solteiras separa casais pela grande facilidade de contato entre as pessoas na rede.
    Pedro Diniz

    ResponderExcluir
  21. O resultado da pesquisa me surpreende um pouco, não raro percebo casais se desligando do facebook por um dos dois, ou os dois, não saberem lidar com as "intevenções" e/ou exposição.

    Entretanto, ao analisar por outro ângulo, é possível perceber uma certa obviedade nas conclusões, afinal, nada mais justo que as relações de amizade mais significativas sejam através de um parceiro amoroso... se é amigo do meu "affair", é confiável... ou ainda, ter em meus contatos um amigo do meu companheiro(a) é muito providencial em vários aspectos.

    Laíse Ribeiro Dutra, 6º periodo, noite.

    ResponderExcluir
  22. Pesquisa bastante interessante; primeiro que foge dos modelos de pesquisas feitas em redes sociais tradicionais, e segundo que mostra como a interação nas redes sociais tem intervenção na nossa vida cotidiana, muito mais que imaginamos. O fato de sair do obvio e começar a analisar o comportamento de uma forma ampla, é de muito aproveito para estudos e conclusões sobre nosso meio de convívio. Claro que não podemos levar a ferro a fogo essas conclusões, mas que faz sentido, com certeza.

    ResponderExcluir
  23. A pesquisa, feita de forma diferente das normais, mostra como a interação nas redes sociais está cada vez mais influente nas nossas vidas... Até para nos relacionar afetivamente estamos dependentes das redes sociais, até porque é uma forma de "fazer a escolhe certa" através da análise do perfil, forma de se relacionar das pessoas. Achei bem interessante. Cada vez mais as redes sociais nos servem de bases para pesquisas muito interessantes.

    ResponderExcluir
  24. Bem fundamentada a pesquisa, mas é meio claro que durante o convívio amoroso com alguém os amigos/conhecidos do seu parceiro acabam fazendo parte do seu grupo social e vice-versa. Isso é interessante até pelo fato de que a opinião dos amigos sobre o namoro é sempre levada em consideração, principalmente do início da relação, então deve-se conquistar não somente o parceiro mas também os amigos dele. Com o tempo os laços se estreitam e as afinidades aparecem cada vez criando uma base mais sólida a esse grupo social, que pode sobreviver unido mesmo após um eventual término da relação.
    Fernando Silva, PP6N

    ResponderExcluir
  25. Confesso que fiquei um pouco confuso quanto à pesquisa feita, mas entendo que a alta dispersão seja o foco interessante para relações mais duradouras, pelo fato de estarem em espaço diferentes na rede virtual. Casais menos dispersos no mundo das redes sociais tem uma forte tendência para entender as coisas com uma visão diferente, sejam nas curtidas, comentários, cutucada entre meios de se relacionar com o outro, acredito que hoje as redes sociais têm uma sabedoria fenomenal para entender nossas ações, mas não tem a capacidade de entender nossas intenções. Posso concluir que a pesquisa realizada por Kleinberg e Backstrom será válida na intenção de refinar os feeds e personalizar o conteúdo, se esse é o foco para preservar o relacionamento.
    Victor Hugo Tadeu Aguiar Salgado – 6º Período de PP - Noite

    ResponderExcluir
  26. Acho extremamente relevante a pesquisa e concluo que as interações nas redes sociais acabam por refletir as reais. Vou me explicar: a gente vive dizendo que o casal que gosta das mesmas coisas, ficam junto o tempo todo, não tendo o tempo "sozinhos" para se relacionarem com outros amigos, acabam caindo na monotonia e o relacionamento não perdura. E creio que seja bem isso que a pesquisa retratou. Os parceiros como "nós" de grupos diferentes nos mostram que o relacionamento duradouro acontece com pessoas que se conectam com realidades diferentes das do seu parceiro, todos os dias. Nesse caso, a "dispersão" aproxima e não separa os casais. No âmbito da comunicação, encontrar esses "nós" é a melhor estratégia para as marcas conversarem com públicos distintos, de maneira eficaz. Por isso, a personalização dos feeds é uma ótima estratégia.

    ResponderExcluir
  27. As redes sociais hoje tem um poder tão grande que são capazes de manipular a vida de qualquer cidadão, caso ele permita. Na matéria vemos como tem sido menos intensa e livre as maneiras de se iniciar um relacionamento. O facebook, como foi citado, serve para interligar pessoas que tenham interesses comuns e diferentes. É um universo para abrir o leque de relacionamentos interpessoais com novas experiências. E a pesquisa mostra isso no cotidiano do cidadão.

    Yasmin k. C. Moreira - - PP 6ºnoite

    ResponderExcluir
  28. Boa Tarde,

    Luiz Felipe Valério Alves
    6° perido PP

    Fiquei um pouco confuso com relação a matéria, mas diante do posicionamento de “dispersão”, acredito que pessoas que tenham maior facilidade de transitar entre grupo podem sim criar elos diferenciados que culminem em relações não só amorosas como de amizade duradoras e que tragam bons frutos. Acredito que as transações realizadas pelas redes por meio dessas pessoas podem refletir e se transformar em reais. Parceiros como “nós” diferentes podem sim dar mais certo do que parceiros de nós iguais, visto que o encontro de dois mundo diferentes causam um mix de experimentação gigantesco. De fato muitos acreditam que os opostos se atraem, mas de certa forma, acredito que a “dispersão” junta os casais mais do que os separam, de forma que casais que tenham comportamento a fins tendem a ser mais centrados e buscar um foco, na maioria das vezes em comum. Acredito que o facebook ao trabalhar com a personalização do feed faz com que os encontros sejam de alguma forma muito mais coerente, sendo assim a comunicação ganha já que o numero de usuários é enorme.

    ResponderExcluir
  29. É fato que os relacionamento nos trazem um networking, quando trata-se de pessoas mais próximas como o relacionamento amoroso, acaba que seus amigos vão aumentado devido ao fato que vão se entrelaçando, aumentado e multiplicando os contatos. Isso não ocorre tanto entre amigos pois não é sempre que todos saem juntos, porém é comum que no relacionamento amoroso seus amigos acabam encontrando, conhecendo e saindo cada vez mais com seu parceiro (a). Assim, no facebook bem como nas redes sociais em geral, o costume é de se adicionar pessoas conhecidas e portanto, quando se trata de um casal é normal que os amigos acabem virando os mesmos.

    Kivia Conceição Oliveira Gois - 6º período PP

    ResponderExcluir
  30. PAULA DE OLIVEIRA JÚLIO - PP - 6ºPeríodo Noite

    Essa pesquisa só nos confirma o quão dependentes estamos das meios eletrônicos e com eles das redes sociais, sendo um novo meio de "procurar" amigos e outros tipos de relacionamentos. O Facebook tem uma ferramenta que até te indica pessoas que podem ser de seu interesse, já que ele interliga informações pelos usuários "curtidas", acessadas, amigos em comum.
    E quando se tem um relacionamento é normal seus amigos, virarem amigos dele e vice-versa, pois essa troca de informações pessoais nos permite isso, tanto pessoalmente quanto virtualmente, sendo essencial para a manutenção do mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Hoje em dia, as pessoas procuram as redes sociais para TUDO, inclusive para achar sua 'cara metade' .
    Com isso , a pesquisa foi sucinta em esclarecer que isso é sim possível.
    Cada vez mais as redes sociais podem afetar nossa vida pessoal, e de alguma forma , alguém irá te descobrir,mesmo você não tendo um amigo direto em comum, como provado.

    ResponderExcluir
  32. Os relacionamentos estão cada dia tomando um dimensão muito maior do que acontecia a anos atrás. Com o advento das tecnologias, conhecer pessoas com os mesmos interesses superar distâncias em um relacionamento ficou mais fácil de lidar pela presença constante nas mídias sociais. Creio, que essa tecnologia vem pra suprir as necessidades de contato e relacionamento do ser humano, mas é necessário usufruir desses meios com responsabilidade e maturidade.

    ResponderExcluir
  33. Poliana Nunes Ferreira - 6º PP - Noite ICA


    A pesquisa é muito interessante, ela nos mostra como muita das vezes um relacionamento pode dar certo quando envolvido com o mundo virtual. Esses grupos sociais nos permite ser mais comunicativo com diversas pessoas que as vezes não pertencem ao nosso convivio. Independente do grupo que nós pertencemos, os amigos em comum do facebook, nos mostra que estamos a cada dia sendo influenciados por pessoas de outros grupos e que as vezes somam em nossas vidas (o exemplo do caso de você conhecer alguém no mundo virtual, o chamado ''namorado''). Sabemos hoje que a cada dia as redes socias estão influenciando nossos atos do dia a dia, então a pesquisa realizada foi só mais uma comprovação de como nos comportamos e tratamos as coisas virtualmente.

    ResponderExcluir
  34. No mundo de hoje as pessoas se importam mais com o status que vai estar em seu relacionamento do que estão postando. O mundo esta mais virtual do que de costumes, pois pessoas se conhecem através das redes sociais e ate mesmo tem um relacionamento por elas. A um ano atras quando se perguntava para um casal se um deles possuía um facebook a resposta era "não, porque facebook destrói relacionamentos", agora se você perguntar para estes mesmos casais eles iram responder "temos cada um tem o seu e usamos para conversar (para algumas mulheres é para mostrar para aquela menina chata que fica dando em cima do seu namorado que vocês estão felizes)".
    Tudo hoje são as redes sociais, pois são elas quem mantém as amizades mais antigas ou distantes, são elas quem nos informa de algum acontecimento bombástico, são elas quem nos mostram o que esta acontecendo no mundo e para os da área de comunicação são elas quem vem trazendo resultados e deixando os clientes felizes.
    Eu acho que elas unem as pessoas e é uma forma que as marcas usam para trazer uma proximidade com seus clientes.

    ResponderExcluir
  35. WELLINGTON LUIZ SILVA - 6º PP NOITE ICA

    A pesquisa citada na matéria é bem curiosa e interessante, pois ela nos mostra que as redes sociais que usamos diariamente são utilizadas para análise do comportamento humano. A rede social é tão importante no comportamento social, que ela tem poder de nos influência até em nossos relacionamentos afetivos. Isso nos mostra que cada dia que passa as redes sociais é utilizada para definir e entender as pessoas que estão ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  36. Interessante. De fato somos expostos pelas redes sociais, isso não é nenhum segredo. Seja por frases postadas, "curtições", jeito de viver (com os colegas, amigos, namorado) preferências... enfim, de acordo com o nosso comportamento. É um meio que nos facilita a se comunicar e se interagir rapidamente, interliga a todo momento. Mas é preciso saber lhe dar com essa ferramenta, de forma saudável e com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  37. Está claro que uma das formas de pesquisa sobre o comportamento humano é também as redes sociais. Nas redes estamos expostos e livres para que as pessoas possam nos avaliar e fazer pesquisas. Hoje os estatus que as pessoas colocam nas redes podem também não dizer muito sobre elas pois existem os chamados fakes que são perfis de pessoas que não existem. De qualquer forma nas redes sociais podemos encontrar novos amigos ou até reencontrar velhos amigos de anos que não se falavam como ja aconteceu comigo. nas redes estamos abertos para relacionarmos seja amorosamente ou não estamos expostos para o mundo ver que somos ou não.

    ResponderExcluir
  38. A pesquisa é pertinente pois permite comprovar que o uso de redes sociais facilita o acesso a um convívio cada vez mais diversificado de grupos sociais. Esse convívio, por sua vez, aumenta as possibilidades de relacionamentos com pessoas de interesses e hábitos comuns. Antes, relacionamentos fatalmente aconteceriam com pessoas vinculadas aos nossos grupos sociais mais próximos (família, escola, trabalho), que são grupos de interesses parecidos, mas que nem sempre abrangem toda a complexidade das necessidades e motivações dos indivíduos. Essa abertura e aproximação de grupos facilitada pelas redes sociais aumenta a gama de possibilidades de um relacionamento dar certo. Pois leva em conta não só o universo ao qual pertencemos, mas uma infinidade de outros aos quais aspiramos pertencer e que, talvez, sem o recurso das redes sociais jamais seria possível termos um contato.

    ResponderExcluir
  39. Atualmente as redes sociais tomou conta da vidas das pessoas, principalmente do nosso grupo social. A pesquisa é ótima, porque nos faz perceber a facilidade que temos de relacionar com os grupos sociais através das redes sociais e no próprio dia-a-dia. As redes sociais nos permite diversos recursos para utilizar, o que temos que fazer é saber usar de forma correta e com responsabilidade.

    Caio César Dias Dos Santos - 6º PP - Noite.

    ResponderExcluir
  40. A pesquisa mostra o que realmente acaba acontecendo na realidade. Quando ficamos somente entre amigos acaba que nos prendemos a aquele determinado grupo e nem sempre á entrada para novas pessoas. Pois a tendência é se transformar em um grupo fechado, onde todos se conhecem, dificultando a interação com novas pessoas. Quando se tem um relacionamento com uma pessoa que difere do grupo de amigo, acaba se tendo um encontro de grupos diferentes aumento o networking de todos envolvidos.

    Lorena Kelly Brandão Silva - 6° Período PP - Noite

    ResponderExcluir