O Instituto Data Popular e a Serasa Experian divulgaram nesta terça-feira (18) um estudo que divide a nova classe média brasileira em quatro perfis: promissores, batalhadores, experientes e empreendedores.
O Data Popular considera como pessoas pertencentes à classe média aquelas com renda familiar mensal de R$ 1.694 a R$ 3.094.
Cerca de 108 milhões de brasileiros, ou 54% da população, fazem parte desse grupo atualmente. Se formasse um país, a classe média brasileira ocuparia a 12ª posição em número de habitantes, à frente, por exemplo, de Alemanha, Egito e França.
Para dividir esses consumidores em quatro perfis, o Data Popular e a Serasa Experian consideraram apenas aqueles que têm mais de 16 anos, ou quase 77 milhões de pessoas.
Jovens, solteiros e com carteira assinada
O que o estudo classifica como "promissores" são, em sua maioria, solteiros, com ensino médio completo, idade média de 22,2 anos e emprego com carteira assinada. Eles totalizam 14,7 milhões de pessoas e gastaram, juntos, R$ 230,8 bilhões, principalmente com beleza, veículos, educação, entretenimento, itens para casa e tecnologia.Para eles, a vida é feita de oportunidades e o acesso a crédito ajuda a melhorar a condição financeira. Segundo o estudo, porém, mais da metade, ou 51% das pessoas que se encaixaram nesse perfil, já tiveram algum descontrole financeiro.
Os "batalhadores" são, segundo o Data Popular e a Serasa Experian, 30,3 milhões de pessoas (39%). É o maior grupo e o que mais consumiu no ano passado: suas despesas chegaram a R$ 388,93 bilhões. Eles têm idade média de 40,4 anos.
São pessoas que veem, no emprego, o caminho para a estabilidade e para a realização de sonhos e desejos. Integrantes desse grupo gastam seu dinheiro sobretudo em turismo nacional, veículos, eletroeletrônicos, imóveis, movéis, eletrodomésticos e seguros.
Aposentados que se mantêm no mercado de trabalho
Outro perfil detalhado pelo estudo tem 20,5 milhões de pessoas (26%) e classifica os integrantes com "experientes".São pessoas com idade média de 65,8 anos, muitas aposentadas. Para eles, o momento pós-aposentadoria pode ser sinônimo de depressão e preconceito por parte dos mais jovens. Por isso muitos se mantêm no mercado de trabalho.
O seu consumo anual é de R$ 274 bilhões e está relacionado a turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e eletrodomésticos.
Já os "empreendedores" são 11,6 milhões de pessoas (16%) com idade média de 43 anos e maior escolaridade do que os demais. Eles valorizam a liberdade e consideram que o trabalho deve ser responsável pelo sustento, mas é importante fazerem uma atividade de que gostam.
É o grupo com maior renda per capita e seu consumo total chegou a R$ 276 bilhões no ano passado. Os principais gastos foram com educação, eletroeletrônicos, turismo internacional, tecnologia, veículos e entretenimento.
Nova classe média gastou R$ 1,17 trilhão em 2013
O estudo "Faces da Classe Média" demorou um ano para ser finalizado e tem por objetivo ajudar empresas, agências de publicidade e governos a elaborar ações com foco nesses consumidores.Segundo o estudo, a nova classe média brasileira gastou, no ano passado, R$ 1,17 trilhão. Essa camada da população foi responsável por movimentar 58% do crédito concedido no país no ano passado.
A expectativa, segundo o estudo, é que, até 2028, 58% dos brasileiros façam parte dessa camada da população, o que vai significar 125 milhões de pessoas dentro de uma população total estimada de 216 milhões de habitantes.
Prezadas e Prezados, mais do que responder a pergunta do título, faça uma ligação entre a reportagem e o que discutimos em sala quando falamos sobre grupos sociais, com uma análise crítica.
Karoline Paiva Alves
ResponderExcluir6º Período de PP – Noite
Encaixo-me no perfil da classe batalhadora. Pois estou sempre buscando melhorar e correr atrás do que quero e preciso. Nunca me acomodei com as coisas e aproveito as oportunidades que surgem. Para se encaixar em algum grupo social é preciso ter afinidades e gostos em comum, por isso, muitas pessoas escolhem aquilo que gostam e que acham que vai dar certo. Tentamos nos identificar e nos tornarmos aceitos na sociedade por meio desses grupos que influenciam fortemente as atitudes e escolhas da vida.
Podemos perceber que hoje em dia é impossível não estar em um grupo social ou até mesmo em vários grupos. Faz parte da cultura e ficar de fora é como ser excluído da sociedade. Não devemos julgar as pessoas pelo que elas gostam ou estilos e sim pelo caráter e pelo que ela representa para você. Hoje em dia é comum ser críticos e acabar analisando alguém pela aparência, sendo que isso não nos fala nada que devemos saber sobre outra pessoa. Ter uma tribo é fundamental para conseguir amigos e viver bem consigo mesmo.
PP Noite 6º Período
ResponderExcluirCertamente me encaixo no grupo dos promissores. Apesar de atualmente não estar com um emprego com carteira assinada, esta será uma tendência para o próximo ano ou mesmo próximos meses, contudo, me encaixo nas informações referentes a gastos.
Quanto à classificação dos grupos o que se pode perceber é uma sociedade cada vez mais poderosa financeiramente e com disposição para consumir cada vez mais apesar de todos os alertas quanto ao consumo desenfreado. Os promissores estão iniciando a sua atividade financeira e por isso ainda não conseguem fazer uma boa administração dos recursos o que influi na informação de descontrole financeiro por parte deste grupo. Quanto aos Experientes é altamente perceptível a atividade dos membros deste grupo na sociedade. Tanto na economia quanto no mercado de trabalho, isto se deve a um grande fator que é o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Os Empreendedores são minoria mas detém um alto poder aquisitivo. o fato de serem poucos pode ser definido pelo nosso sistema educacional. As escolas e instituições de ensino brasileiras não preparam os alunos para empreenderem mas sim se tornarem mão de obra do mercado. Justamente este fator define o último grupo, os Batalhadores. São maioria por não terem vivido este momento em que estamos onde o empreendedorismo começa a ganhar força. Em sua maioria são da geração baby boomers filhos da 2ª guerra e foram se construindo como pessoas em um momento que o país necessitava de mão de obra para impulsionar as indústria e o PIB.
Ana Beatriz Alves
ResponderExcluir6º período - noite
Pertenço à classe dos promissores, por já ter me formado no ensino médio e trabalhar, contando com minha própria renda. Infelizmente, ainda não tenho condições de me sustentar sem auxílio familiar, mas tenho o suficiente para juntar dinheiro, pagar minhas contas e colaborar em casa.
A ascensão da classe média fez total diferença na economia e este "bum" ainda reflete em nossa realidade. Começou com a abertura de crédito, maior oportunidade com os programas governamentais e as possibilidades ampliadas, como comprar carro.
Os grupos ajudam a determinar personalidades e as relações interpessoais, assim como o papel dos indivíduos na vida dos outros. Ou seja, como casa um influencia o outro.
A separação dos grupos e essas ramificações da classe média só mostra como isso muda a sociedade e influencia de forma geral.
Me encaixo no grupo dos 'batalhadores',pois acredito que o trabalho enriquece o homem,não apenas no sentido financeiro,mas no sentido teórico e pratico também,e pretendo crescer na minha carreira através dos estudos.Mas acredito que não precisamos nos encaixar em apenas um grupo específico,podemos ter características de cada um,pois futuramente me vejo no grupo dos 'empreendedores'pois me preocupo com a liberdade e a flexibilidade também .
ResponderExcluirEssa divisão também nos ajuda como comunicadores a atender a seguimentos de grupos diferentes na hora de anunciar. Uma empresa de turismos por exemplos deve entender seu nixo de mercado para sua mensagem chegar a seu público alvo de forma direta dentro desses grupos segui mentados da classe média.
Michelly Diniz
ResponderExcluirPP - 6º Período - Noite
Me encaixo no grupo dos "Batalhadores", porque o trabalho é uma fonte de aprendizado , pois nos leva a realização financeira e pessoal.
Acho que, uma pessoa se encaixa em mais de um perfil entre esses citados.
Mas o grupo dos "batalhadores", tem os gastos olhando para o futuro, pois o dinheiro é direcionado a bens materiais em realização a desejos, sonhos e o principal a estabilidade, onde vamos caminhando com os "pés no chão", na realidade.
Por isso é o maior grupo, procurando a estabilidade, todos querem um futuro garantido, com o veículo para qualquer eventualidade e o imóvel próprio que garante segurança. Assim vivem melhor e mais tranquilos.
Essa divisão de grupos, nos ajuda na hora de nos comunicarmos com determinado público.
Esses grupos se resumem em, os gastos estão cada dia maiores, e mais promissores, pois estamos cada dia mais pensando em uma vida mais realizada.
Juliana Cordeiro de Carvalho
ResponderExcluirPublicidade e Propaganda 6º Período - Manhã
É interessante observar como promissores e empreendedores gastam em educação e batalhadores e experientes não. Isso mostra que as pessoas em geral estão compreendendo que o estudo leva à ascenção social, e que níveis mais altos de educação levam à empregos melhores e mais bem pagos, e até a facilitar e articular a montagem do próprio negócio. Mesmo que a descrição do batalhador diga exatamente isso, vê-se que o trabalho é muito mais prioritário que o estudo no caso deste perfil.
Infelizmente a previdência social falha do nosso país faz com que o perfil do experiente continue no mercado, mesmo depois de aposentar, para manter seu padrão de consumo. Isso, de certa forma, faz com que falte emprego para profissionais mais jovens.
Com certeza faço parte do grupo dos batalhadores pois me vejo como um trabalhador que busca no trabalho uma fonte de aprendizado e também a uma realização financeira e pessoal.
ResponderExcluirvejo assim porque hoje em dia existe u grande número de pessoas buscando a realização de sonhos, desejos e principalmente uma estabilidade e um futuro bem promissor. sendo assim podemos reafirmar que essa divisão de classes e suas ramificações através de uma sociedade influencia e se deixa ser influenciada.
Ricardo Pierre Bonfim de Lemos
ResponderExcluirPublicidade e Propaganda-6ºPeriodo-Noite
Além de me encaixar no empreendedor , tambem possuo uma pequena parte dos batalhadores, ja que de certa forma a atual disponibilidade e acesso ao credito facilita nossas ações nos levando a atuar de forma que possamos encaixar na sociedade e nos ver no mercado mais atuantes.O trabalho estimula o nosso motivo de vivência, pois é através de seu estimulo que adquirimos um status social no qual possamos obter nossas comodidades e alinhar nossa forma de liberdade com a forma de trabalho.O fator classe tambem interfere nesse momento ja quem em sua maioria os jovens entre 22,2 conforme descrito acima querem possuir um status similar aos que ja possui este status, ou seja, influenciando as demais classes, e não definimos mais como o motivo de ter uma marca ou uma roupa melhor, é o fato de termos uma posição mais avantajada aos olhos de um consumidor.
Diogo Ribeiro de Faria
ResponderExcluir6º período - Manhã
Estar inserido em um certo tipo de grupo específico é meio estranho para mim. As pessoas possuem características e comportamentos individuais que podem ser vistos em mais de um grupo ou até mesmo em nenhum, dependo dos pontos observados e evidenciados pela pesquisa. No meu caso, não acho que pertenço fielmente à nenhum dos grupos da matéria. Me identifiquei apenas com os empreendedores devido à valorização pela liberdade e gosto pela educação.
Mesmo considerando a divisão da sociedade em grupos muito generalizada, acredito que para certos fins seja interessante e válido. Como no caso da publicidade, em que não podemos agradar a todos individualmente, mas abordando e representando características que sejam comuns na maioria da população, podemos ter uma repercussão e efetividade maiores.
Os batalhadores, experientes, promissores e empreendedores foram a si classificados por apresentarem uma história própria e aspectos particulares em comum compartilhados entre os integrantes. Para as Ciências Sociais deve haver um objetivo em comum para a caracterização de um grupo. Assim, há os que pretendem continuar no mercado de trabalho como os experientes e a expectativa de um futuro melhor como os batalhadores. Outro elemento que caracteriza um grupo é a sua multiplicidade.
Entretanto para um que um aglomerado de pessoas seja um grupo é necessário atender, ao mesmo tempo, três critérios: estar em contato, considerar-se mutuamente como membros de um grupo e ter algo importante em comum. No meu ponto de vista, não considero que a maioria das pessoas inseridas nessas divisões da pesquisa estejam em contato e se considerem mutuamente como membros.
Isabella Moema
ResponderExcluir6º período - manhã
Batalhadores. Acredito que o estudo e trabalho ajudem a alcançar o prestígio social dentre outras coisas. O tipo de consumo desse grupo também foi que mais se encaixou com o meu.
Avaliando o texto de acordo com o aprendido em sala de aula sobre o consumo em grupo percebemos que a Classe C é avaliada não como um grupo pleno mas como um grupo formado por outros subgrupos com perfis bem distintos.
Essa pesquisa nos ajuda a compreender a intensidade do consumo da classe C e como ele se divide, dessa forma fica mais fácil desenvolver uma comunicação adequada para cada seguimento.
Como visto em sala de aula vários são o fatores que determinam a formação de grupos sociais, uma vez que um individuo se identifica com um grupo e é acolhido ele exclui ( pelo menos por determinado tempo ) características que pudessem situa-lo em outro grupo, ex: Um roqueiro se identifica mais por usar roupas pretas e descarta a opção de usar abadá.
Apesar dos subgrupos da Classe C estarem bem definidos eu penso que ainda existam características que possam ser mescladas e esse exemplo que foi aprendido em sala de aula não se aplica a pesquisa. Penso que 4 perfis para dividir uma classe consumidora tão intensa e com tanto poder seja pouco e que talvez possam existir mais perfis.
Fernando Roesberg 6°PP Noite
ResponderExcluirMe vejo na classe dos empreendedores, pois sempre prezei a flexibilidade e a liberdade no trabalho, portanto sempre procuro ter ideias e executa las, sendo o meu próprio "patrão". Mas como todo brasileiro me encaixo em algumas coisas da classe batalhadora.
O que vimos na sala de aula que essa pesquisa fatiou as as classes em apenas 4 e se não formos generalizar, cabe muitas outras que não foi mencionada na pesquisa.
Carmem Aparecida da Silva.
ResponderExcluir6°PP manha.
Faço parte do grupo dos batalhadores. Estou sempre correndo atrás do que preciso e quero, além de estar sempre em busca de aprendizado e minha realização financeira e pessoal.
Hoje em dia é impossível não estar em um grupo social, todos nós estamos em busca de realizações de sonhos ou desejos e principalmente em uma estabilidade futura. Todos nós queremos um futuro garantido, como veículo para qualquer eventualidade, imóvel e segurança, isso para vivermos melhor e mais tranquilos.
Esses grupos se resumem em unicamente em gastos e gostos, e estão cada dia ficando maiores e mais promissores, pois, estamos cada dia mais pensando em uma vida realizada.
Ana Paula Souza Teixeira 6 º periodo P.p
ResponderExcluirApesar de não obter carteira assinada me classifico no grupo dos promissores, pois é já trabalhei em empresas como estagiária, recebia e a gastava em diversas coisas o meu próprio dinheiro.
Com essa pesquisa podemos destacar o crescimento da classe media brasileira e como a cada dia vem surgindo novas divisões de classes e grupos, que apenas as divisões básicas não são mais suficientes para determinar os consumidores e a forma de atingi-los
Juliana Anacleto Ferreira
ResponderExcluir6° Período de PP - Noite
De acordo com as classificações acima, acredito que me encaixo no perfil de ‘batalhadores’. Através da minha renda, procuro realizar meus sonhos e desejos, sem medir muitos esforços.
Os grupos sociais se formam a partir de interesses e características em comum, sejam eles de cultura, hábitos, necessidades e etc. A pesquisa divulgada auxilia na compreensão do poder de compra da classe C,e, os agrupa de acordo com sua intensidade de consumo. Entender como se comportam os indivíduos que compõem os grupos da classe C, pode facilitar na criação de uma relação mais estreita com cada grupo.
Fernanda Ferreira Freihah
ResponderExcluir6º período PP, manhã
Apesar de ainda não ter uma carteira assinada, me identifico no grupo dos promissores, pois estou correndo atrás dos meus objetivos e de um emprego fixo que me independente dos meus pais.
Com todo estudo feito em sala de aula juntamente com essa pesquisa podemos perceber que a classe média brasileira cresce cada vez mais e ganha mais poder de consumo.
O que o comércio tem que fazer, é acompanhar esse crescimento, e os que não acompanharem, vão acabar ficando para trás, pois acredita-se que a classe média não vai parar de crescer e tende a consumir mais e mais.
Karine Gonçalves
ResponderExcluirPP-6º/ Manhã
Me encaixo na classe dos promissores. Apesar de não ter carteira assinada atualmente, os dados restantes batem com meu perfil.
Todos os grupos citados, inseridos na classe média, possuem grande poder de consumo. Possivelmente, os experientes e empreendedores têm condições de compra mais propícios em relação aos outros grupos, mas isso não significa que estes não atuam no mercado do consumo. Outro fato interessante, é observar que alguns grupos acreditam na educação como forma de ascensão pessoal e social, o que é extremamente relevante vindo de um país como o Brasil, que nunca teve, de fato, um investimento nesse setor. Visto pela publicidade, essa divisão de grupos pode se mostrar eficaz ao identificar os gostos e valores prezados por cada um destes, tendo assim, a oportunidade de agradar mais facilmente visando cada público.
Estou em uma fase de transição, acredito estar um pouco no grupo dos promissores e passando entre os batalhadores e empreendedores, por acabar de sair de um emprego me aventuro agora em busca se realização pessoal e abertura de negócio próprio. Estudo no período da manha e procuro me atualizar em cursos no período da tarde, por tanto com esta variedade de tarefas me deparo em diversos grupos sociais, aqueles com que convivi na época que trabalhei no shopping, outro grupo dos amigos que se reúnem para trocar a boa conversa, aqueles que se reúnem apenas para jogar bola, dentre outros.
ResponderExcluirAbsorvo assim enumeras experiências diárias!
Thomas Martins Passos de Carvalho
ResponderExcluir6ºPP manhã
Atualmente acredito estar no grupo dos batalhadores e dos empreendedores, tenho corrido atrás de alguns projetos e sonhos, alguns bem visionários até mas, palpáveis. Alguns fatores me possibilitam também ser um pouco promissor. Projetos pessoais vem recheados de muito esforço, batalhas e riscos para sua concretização e assim que me encontro no momento.
Nada vem fácil.
Laura Luiza Soares Papa
ResponderExcluir6º período PP - Manhã
Apesar de não trabalhar com carteira assinada eu acredito que me encaixo na categoria dos promissores pois faço alguns trabalhos como freelancer e estou à todo momento buscando a realização dos meus objetivos.
A classe média hoje em dia é grande detentora do poder de compra no nosso país, logo, as empresas que souberem se adequar aos novos consumidores terão sucesso nessa nova realidade, pois, elas estão possibilitando cada vez mais a entrada de consumidores de classe média no mercado, fazendo com que esse público cresça cada vez mais a partir do momento que eles se vêem com a possibilidade de consumir algum produto ou serviço que, há um tempo atrás, provavelmente apenas pessoas com alto poder aquisitivo poderiam consumir.
Yasmin França
ResponderExcluirPublicidade e Propaganda - 6º período - Manhã
Acredito que faço parte do grupo dos Batalhadores, os estudos na minha opinião é o que mais ajuda a conseguir um trabalho que possa trazer a estabilidade que procuramos para realizar nossos desejos, o que me fez identificar também foram os itens de consumo, já que estou sempre comprando algo eletronico, e viajo várias vezes ao ano.
Como foi passado na sala, um grupo só é grupo quando atendem três critérios: estar em contato, considerar-se mutuamente como membros de um grupo e ter algo importante em comum. Para se classificar uma classe é necessário observar quais são esses objetivos que é em comum com todos.
Mas em muitos critérios utilizados para classificar as classes, se observarmos não faz sentido algum, por isso é necessário sempre estar atualizando e pesquisando antes de aplicar uma pesquisa.
Luciano Teixeira Reis
ResponderExcluir6º Período PP -Noite
Com certeza me encaixo no grupo de ''Promissores'', pois não me vejo em um emprego fixo. Tenho a necessidade de aprendizado. Fico num lugar até perceber que ficou monótono o trabalho, não me passa na cabeça virar um trabalhador alienado a sua vida. Me preocupo muito com a minha liberdade de criação e de liberdade de expressão, odeio uniformes e exigências de 'marketing pessoal' que são muito necessária em alguns locais de trabalho. Me sinto parte deste grupo de ''promissores'', pois atendo aos 3 critérios.
Faço parte dos batalhadores com certeza,procuro batalhar visando o meu futuro e uma estabilidade,procuro trabalhar muito agora e alcançar o que almejo para depois ficar mais tranquilo e comprar o que desejo.André pp 6º periodo
ResponderExcluirMe vejo no grupo dos Batalhadores. "O emprego e o estudo são o caminho para a estabilidade e acessão social. Expectativa de um futuro melhor para geração seguinte" Isso define bem... Quanto ao que foi falado em sala, para se classificar uma classe é necessário observar quais são os objetivos em comum com todos e atender aos três critérios "se considerar mutuamente como membro de um grupo, ter algo importante em comum e estar em contato",
ResponderExcluirAndré Dani Araújo Curi
ResponderExcluir6º Período - PP - Manhã
Me encaixo no grupo dos empreendedores pois valorizo a busca da realização dos sonhos agregado ao gosto pela atividade.
A divisão dos grupos é um pouco vaga, e as vezes, nos vemos no meio das classes, porém, para a publicidade é muito útil para atingir um certo publico com eficacia.
Bruno Dayrell Lopes
ResponderExcluir6º Período - PP - Noite
Me encaixo no grupo dos "empreendedores", uma vez que trabalhamos para o sustento, necessidades básicas e foco na nossa liberdade e a parte da realização dos sonhos. Essas características são de fato construídas de acordo com o grupo do qual cada um faz parte.
Um grupo acaba induzindo o ser humano a entrar em outros e consequentemente seus gostos e escolhas serão em partes similares.
Natália Godinho dos Santos
ResponderExcluir6º Período - Manhã
Apesar de não ter todas as características descritas para este grupo no texto, acredito que me encaixo no grupo dos batalhadores, pois me identifico com a questão de ver no emprego o caminho para a estabilidade e para a realização de sonhos e desejos.
Essa divisão de grupos é importante para nós como comunicadores, pois facilita a entender os diferentes tipos de consumidores existentes. Ainda assim, é no mínimo arriscado separar as pessoas em grupos baseando-se em dados tão superficiais. Essa divisão acaba sendo muito genérica pois de acordo com o que vimos em sala, para ser realmente um grupo é preciso que as pessoas estejam em contato, considerem-se mutuamente como membros de um grupo e tenham algo importante em comum.
De acordo com as classificações, me encaixo no momento, no perfil "batalhadores". Procuro utilizar do meu salário para realizar os meus desejos e sonhos no momento, sem medir esforços para isso. Saber em qual grupo você se encaixa é de grande importância, isso é determinado pela classe social, desejos, maneiras de agir, pensar. Com isso delimitamos em qual tribo nos encaixamos, através de nossos desejos.
ResponderExcluirJuliana Dias Manoel- 6º Período manhã PP.
ResponderExcluirFato que me encaixo no meio empreendedor. Super valorizo minha liberdade e acredito nos meus sonhos, afinal se eu não sonhar e realizar esses sonhos ninguém fará isso por mim. Acredito que minhas características se dão pela vivência que tive, acredito que é até "hereditário"esse empreendedorismo porque sigo meu grupo social familiar.
Bruna Moraes PP manhã
ResponderExcluirMe encaixo no perfil de empreendedor. Cresci vendo meus pais donos dos próprios negócios e por isso com total liberdade. Quando penso no meu futuro profissional e mentalizo minhas prioridades, a liberdade sempre vem em primeiro lugar.
Mesmo com a simplicidade de separar a sociedade em 4 perfis, o estudo mostra como somos tão parecidos, tão iguais, e cabemos dentro de caixinhas. Claro que nossas similaridades uma hora viram diferenças e são esses conjuntos de coisas que nos definem e nos fazem únicos.
Maira Hess
ResponderExcluirPublicidade - 6º Período - noite
Apesar de me enquadrar no perfil dos Promissores tenho atualmente repensado esta escolha. Atualmente tenho visto muitas pessoas escolherem ambos os perfis, possuem estabilidade no emprego e investem em seu próprio negócio. Culturalmente Brasileiros possuem uma cultura de Batalhadores, o que nos leva a querer seguir este caminho. Geralmente os pais são os grandes influenciadores nesta questão, pais concursados, filhos concursados, pais empreendedores, filhos empreendedores, mesmo porque cada caminho possui benefícios e desvantagens e estímulos positivos e negativos contribuem e muito neste processo.
Arnaldo Oliveira- PP MANHÃ
ResponderExcluirMe encaixo no perfil dos batalhadores, assim como muitos brasileiros, Acho que é de nossa sociedade essa questão de correr atras da realização dos sonhos. Por outro lado, as vezes me vejo em outros grupos, como os empreendedores. Os grupos sociais vão além de recursos financeiros, hoje em dia acredito que o que faz uma pessoa pertencer a um grupo são seus interesses em comum e seu intelecto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMarco Túlio de Assis Morais
Excluir6º PP - Noite.
Me identifico no perfil dos Batalhadores, pois sempre acreditei que o trabalho e estudo são a chave para conseguir chegar onde você deseja, e podemos observar que muitos também possui essa visão. Para se identificar em um grupo, é preciso que se encaixe com a forma de pensar dos demais componentes desse grupo, por os grupos ajudam na definição do que comprar.
Barbara Monique
ResponderExcluirPP - 6º período - noite
Os perfis sociais variam por detalhes e a cada estudo surgem novas formas de separar as classes. Acredito que me encaixo no grupo dos batalhadores por estudar e trabalhar em busca de estabilidade. Mas concordo muito com a parte que fala sobre acesso ao crédito nos promissores, isto vem facilitando o acesso a muitas coisas que a maioria não teria, mas também para os que não têm controle, e é o que mais ocorre, o crédito em abundancia abre espaço para as dividas. As pessoas tem melhorado de vida graças a facilidade de conseguir crédito, hoje em dia não podemos distinguir as classes pela quantidade de tvs por exemplo, seja a vista ou com grande prazo, todos tem acesso e o modo de divisão de classes deve ser sempre repensado.
Embora essa pesquisa levante diversos perfis, com características definidas, é complicado, ao meu ver, que possamos separar com qualidade as pessoas usando essas caracterizaras de grupos sociais, Uma vez que me vejo no grupo batalhador, por estar montando uma empresa, buscando minha estabilidade e tantando realizar meus sonhos, também possuo algumas caracterisitcas que foram empregada nos demais perfis. Talvez essa seja uma dificuldade a mais para que se possa analisar o perfil dos consumidores e tambem explica a demora de mais de um ano, mencionado no texto, para se ter uma pesquisa dessa e que atendesse as agencias e governos. Tentar classificar a própria classe média em um grupo, levando em consideração a renda apresentada já é por si uma tarefa difícil.
ResponderExcluirRAFAELLA TEIXEIRA CARMO DE OLIVEIRA 6ºPERÍODO/MANHÃ
ResponderExcluirPesquisa divide classe média em promissores e batalhadores; qual você é?
Acredito que eu tenha características do ‘’promissor’’ e do batalhador’’.
Os grupos sociais hoje estão cada vez mais com potencial de compra. Não só pelo crédito fácil que encontramos hoje, mas também porque se tem mais empregos que antigamente, as empresas que correm atrás de contratações, não mais o contrário. Então o cidadão com dinheiro na mão está preocupado em consumir aquilo que nunca consumiu. Estamos vivendo cada vez mais a ascensão da classe média. Hoje em dia uma pessoa se encaixa em vários grupos sociais distintos e ao mesmo tempo. Essa divisão em grupos facilita na hora da comunicação, pois ela pode ser mais direcionada, assim garantindo uma repercussão direta a determinado publico e maior efetividade. Lembrando daqueles três critérios: considerar-se mutuamente como membro de um grupo, ter algo importante em comum e estar em contato, essa divisão dos grupos da matéria não se relaciona muito a esse conceito fielmente, visto que está generalizando a população em apenas quatro critérios. Acredito existir mais perfis que os citados e mais diversidade entre os citados.
Luma Coelho
ResponderExcluir6º período PP- manha.
Não e possível definir ao certa a qual grupo faço parte, pois quando sempre a uma diferença seja na idade, no emprego ou no entretenimento. Em uma visão superficial me arrisco a dizer que pertenço ao grupo dos promissores, busco uma oportunidade na vida profissional, entretanto ainda me encontro na face doo descontrole financeiro. Apesar desta divisão não se encaixar perfeitamente ela e importante para definir os grupos consumidores, pois assim podemos seguir uma linha para tentar se comunicar mais diretamente com seu público alvo.
Erick Vinícius de Oliveira Saraiva - PP - Manhã
ResponderExcluirAcredito pertencer ao grupo dos batalhadores por sempre almejar algo e estar em constante busca do meu próprio aperfeiçoamento. Você sabe que faz parte de um grupo quando se sente parte da ideia deles, do que eles pensam. Acredito que isso tenha grande força na hora de influenciar na compra.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWilvis Handel Rodrigues Pio - 6º Periodo PP - Noite
ResponderExcluirMeu perfil se encaixa de maneira mais coerente com o parfil Batalhadores. Valorizo sempre o estudo e acredito que este é o caminho para uma ascenção social e crescimento pessoal.
A sociedade é segmentada e cada indivíduo participa de vários grupos ao mesmo tempo. Os gostos, desejos e necessidades vão moldando cada grupo e a forma como ocorre a interação entre os indivíduos destes grupos. Com essa segmentação, a publicidade precisa trabalhar a comunicação mais diretamente para cada grupo, pois precisa atender com um mesmo produtos diversos tipos de necessidades ou a forma como cada necessidade é interpretada pelo grupo.
Thiago Vaz Morais de Resende
ResponderExcluir6° Período PP - Noite
Faço parte da categoria de empreendedores, a minoria da população. Me preocupo com meus investimentos visando realizações de planos pessoais e profissionais. Costumo gastar meu dinheiro com algo útil para meu crescimento de acordo com o que planejo. Embora minha faixa etária não se enquadre à maioria desta categoria - pessoas mais velhas cujo a experiência da vida profissional e pessoal faz grande diferença para o planejamento de gastos -, valorizo minha liberdade, meu trabalho e minhas metas.
Com os estudos demonstrados acima, é possível concluir que a maioria da população que cessou seus estudos ou não cursou o ensino superior, não consegue controlar completamente seus gastos, por não ter a experiência de vida e a educação para o controle dos mesmos - gastos estes que se tornam cada vez maiores, pois o sistema capitalista avança a cada dia mais. Porém, os brasileiros estão se preocupando cada vez mais com o controle dos gastos, planejando mais e distribuindo melhor sua renda para que não aconteça justamente a perda de controle financeiro, fazendo com que não tenham de sacrificar planos significativos.
Jessica Pinheiro
ResponderExcluir6º Período - PP / manhã
Analisando o meu perfil, os ‘’Batalhadores’’ se encaixam de uma maneira melhor apesar de alguns itens que entram em exceção. O estudo e o trabalho sempre foram meu foco inicial e a maneira que eu acredito que podem resolver tantos os problemas sociais (com um futuro melhor para população) quanto problemas financeiros. O grupo dos ‘’batalhadores’’ fazem grandes investimentos no sentindo intelectual e financeiro, promovendo assim uma estabilidade futura.
Os grupos sociais são essenciais para distinção dos indivíduos a sociedade. Ajudando a entender as personalidades, gostos, culturas e costumes dentro desses grupos. Entendendo os grupos, você entende a sociedade e colocamos em prática a frase básica do marketing para os profissionais da área de comunicação ‘’Entender para atender‘’.
Quézia Gonçalves Barboza
ResponderExcluir6º período - manhã- P.P.
Creio que pertenço a classe dos batalhadores, pois me identifiquei com as características.
Vejo que estudando poderei encontrar o caminho para um bom emprego que me dará estabilidade. Além disso acho que em algumas partes me encaixo no grupo dos empreendedores, vejo isso na minha vontade de ter algo meu, algo que eu goste de fazer.
Muitas pessoas devem se considerar nesses grupos também, ou em grupos diferentes. Os grupos socias são importantes para separar cada tipo de indivíduo e ter uma sociedade adaptada ao seu estilo de vida e que farão coisas em comum dentro de seu grupo.
Me encaixo no momento, no perfil "batalhadores". Procuro utilizar os meus recursos para viver o hoje e realizar os sonhos no momento, e com isso não penso no futuro. Descobrir o grupo que eu me encaixo foi importante, pois iinfluencia na nossa maneira de agir e influencia nos nossos desejos. A tribo no qual eu me encaixo pode ser definida através dos meus desejos e estilo de vida.
ResponderExcluirRayane Oliveira de Paula
ResponderExcluir5º período - manhã- PP.
Analisando os perfis sociais, assim como a maioria, eu também me encaixaria em os “Batalhadores.” Pelo fato de estar cursando uma faculdade na busca de aprendizagem e oportunidade de uma carreira solida financeiramente. Mas em contra partida, também me identifico com os “Empreendedores”, por valorizar muito minha liberdade e vontade de ter um negocio próprio. No entanto acho essas divisões são superficiais, o ser humano é multifacetário, sendo ao meu entender, impossível separara-los totalmente em caixinhas.
Creio que, após a analise desses quatro grupos sociais, me encaixo no grupos dos empreendedores. Sou um cara que busco alem de uma estabilidade financeira, como forma de sustento, também busco a realização dos meus sonhos.
ResponderExcluirMesmo apôs analisar varias vezes ainda fico na duvida se realmente me encaixo nessa categoria. São todas informações muito genéricas que podem causar uma analise supérflua, sem precisão alguma e com algumas lacunas a serem preenchidas.
Stefaniny Ratto Brandão
ResponderExcluir6° período/ Manhã
Lendo o texto e de acordo com os meus conhecimentos aduiridos em sala, eu percebi que me encaixo mais na classe dos empreendedores, mesmo que a minha renda não seja compatível com essa classe e as vezes preciso realizar atividades da classe dos batalhadores, como trabalhar com carteira assinada e etc, mas me considero uma empreendedora porque acredito muito que é necessário exercer a atividade que gostamos, e por isso eu invisto em atividades freelancer como fotografar, criar, por conta própria. Porque valorizo muito a liberdade, e quero para o meu futuro continuar fazendo o que eu gosto, tendo responsabilidade, mas sem abrir mão da liberdade. E acredito muito que quando fazemos o que amamos as coisas se tornam mais leves e prazerosas, mesmo que tenha muito trabalho.
Ednaldo Junior
ResponderExcluir6° período / Noite
Encaixo-me na categoria dos promissores. Estou sempre atento à oportunidades, valorizo meu trabalho e estou sempre aproveitando meus recursos para adquirir coisas que gosto e que considero necessárias. Pertenço a alguns grupos sociais, que influenciam diretamente nos meus gastos. Como todos os indivíduos pertencentes a essa categoria tenho gastos com lazer (muitas vezes eventos que reúnem meus amigos, um dos principais grupos sociais a que pertenço), faculdade (outro grupo a que pertenço) e um pouco também com a família. Já tive experiências ruins com excesso de dívidas por dificuldade em administrar meu dinheiro, mas, em um processo de amadurecimento que considero natural, hoje consigo lidar super bem com minha parte financeira e já me sinto caminhando, mesmo que a passos lentos, para a categoria dos batalhadores.
Rafael Bresson
ResponderExcluir6º Período de PP – Noite
Encaixo-me no perfil da classe batalhadora. As pessoas se encaixam em grupos
Sociais devido as afinidades e gostos em comum. Cada vez mais estamos em grupos sociais distintos, pois precisamos trocar conhecimento e absorver informações novas. O principal motivo que faz com que as pessoas estejam nesses grupos de fato é a informação, os seres humanos por natureza precisa se comunicar e para uma organização social são criados grupos, e assim vamos entrando e saindo deles sempre que nos convém.