Ideia é estimular hábitos sustentáveis por meio do bom humor
Por Nádia Pontes - Colaboração para a Folha, em Frankfurt - Folha de S. Paulo - 31/12/2014.
Ao chegar em casa, uma adolescente flagra os pais fazendo sexo, apoiados sobre o sofá da sala. Depois da troca de olhares constrangidos, a garota apaga a luz. A cena faz parte de um vídeo assistido por mais de 2 milhões de pessoas no YouTube, mas não se trata de um canal erótico. É uma campanha do Ministério de Meio Ambiente da Alemanha.
A estratégia é usar o bom humor para estimular o espectador a adotar pequenas ações mais sustentáveis. Com o vídeo do flagrante do sexo, a ideia é economizar eletricidade. A Alemanha quer reduzir o consumo em 5% nas residências, o que representaria uma economia de cerca de 7 terawatt-hora por ano --o total gerado por uma usina movida a carvão.
Outros dois "spots" compõem a campanha estatal. Num deles, um homem é devorado por zumbis ao cortar grama no quintal. Do lado de dentro da casa, sua mulher toca flauta. Incomodada pelos gritos que vêm do lado de fora, ela trava a janela e ignora o ataque dos mortos-vivos.
A mensagem por trás da brincadeira lembra que manter as janelas fechadas no inverno, que começa em dezembro na Europa, é importante para economizar em aquecimento doméstico. Esse hábito poderia evitar a emissão de 4,55 milhões de toneladas de gás carbônico por ano, diz o ministério.
A escolha de uma linguagem mais liberal para falar de sustentabilidade, por enquanto, não provocou protestos da ala mais conservadora. "A aprovação é espetacular", diz à Folha o porta-voz do ministério, Michael Schroeren. "Quem não gosta dos filmes não precisa assistir."
Para o ministério, a abordagem mais cômica não atrapalha a comunicação. "Proteção climática é um assunto sério, mas isso não quer dizer que devemos tratar desse tema somente de forma séria e amarga", defende o porta-voz do ministério. "O tema também é complexo, e isso exige que ele seja tratado com mensagens descomplicadas que tenham a ver com o cotidiano das pessoas."
É o que as autoridades alemãs tentam com a campanha: fazer com que cada um contribua para diminuir a poluição, as emissões de gás carbônico e, assim, preservar o meio ambiente. "Não é preciso muito esforço, só um pouco de atenção e reflexão", afirma Schroeren.
Os filmes de 30 segundos estão disponíveis na internet e também são exibidos em salas de cinema da Alemanha, mas podem ser entendidos pelo público internacional com facilidade. "Não é preciso falar alemão para compreender os vídeos, eles falam por si, não importa se o espectador está na Alemanha ou no Brasil", opina Michael Schroeren.
Na sua opinião, qual a importância do sexo e do humor no comportamento do consumidor e qual a sua eficácia?
Acredito que há nada errado ao tratar um assunto com humor e sexo. Aliás, acho que é uma forma inovadora, às vezes polêmicas, mas sobre tudo objetiva.
ResponderExcluirAssim como as propagandas das mulheres, essa propaganda com o incentivo de economizar energia também veio com o intuito de quebrar paradigmas.
A ideia de usar o humor na publicidade alemã, que é um tanto quanto burocrática, vem para mostrar como é fácil economizar energia em nossa rotina e nos nossos atos mais comuns. A propaganda usa uma linguagem fácil e clara, causando bastante impacto, que nesse caso mostra-se que foi positivo.
Isadora de Andrade P. Fernandes - 6º período - PP - Noite
O sexo e o humor são de grande importância para atingir o consumidor. O sexo esta presente na vida da grande maioria das pessoas seja diretamente ou indiretamente. alem do mais é algo que sempre chamou muita atenção e vende bem. O o humor também é algo que sempre é bem vindo pelos consumidores, tornando ainda melhor o dialogo com o consumidor.
ResponderExcluirA presença do humor e do sexo nas campanhas publicitárias é de grande importância, pois, ambos são elementos que possuem grande aceitação do público, amenizando a forma de captar a mensagem, não sendo vista como “mais uma propaganda” que cobra dos cidadãos, mas sim uma campanha irreverente, em que todas as vezes que um indivíduo deixar a luz da sala acessa vai lembrar do “spot” e brincar, torna a obrigação uma diversão.
ResponderExcluirO sexo e o humor são fatores presentes no cotidiano dos seres humanos, seja direta ou indiretamente. A publicidade utiliza estas características para avaliar o comportamento do consumidor, como por exemplo os pensamentos, sentimentos, ações e as influências sobre eles. Atualmente, propagandas com este tipo de mensagem são melhor aceitas, levando em consideração a cultura e a sociedade. É do ser humano integrar o humor e sexo às suas atitudes naturais e corriqueiras. Com isto em mente a publicidade consegue fixar melhor sua mensagem, correlacionando o humor e o sexo com a mensagem a ser passada. A eficácia se torna maior e de fácil entendimento, associando algo comum a uma mensagem mais "pesada". É algo mais assertivo, porém pode ser perigoso e sair fora do esperado, por isso é importante avaliar todas possibilidades e entender o target para conseguir atingir com total clareza e sem distorção do assunto.
ResponderExcluirJefter Barony - 6º Período - PP Manhã
Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã
ResponderExcluirAtualmente estamos muito estressados e com a utilização de humor nas propagandas faz com que as campanhas sejam criadas para descontrair o público, transmitir alegria, proporcionar um momento de felicidade e por um instante as pessoas podem viver um sonho de consumo, sem culpa. Nós brasileiros somos conhecido pelo bom humor e por termos espírito alegre e isso reflete em nossas propagandas. Além de atrair a atenção, o humor muitas vezes é usado como uma ferramenta para persuadir os telespectadores e motivá-los o entendimento da mensagem desejada pelo anunciante.
Eu gosto muito das propagandas que contém uma dose de humor, e na maioria das vezes, a meu ver, estas têm destaque em meio a tantas outras. Isso acontece, pois o uso do humor chama mais atenção do espectador, melhora a disposição para assistir o anúncio novamente e tende a ter pouca informação.
O apelo sexual também é comum nas propagandas, seja com exibição de corpos com pouca roupa e/ou comportamentos sexuais. Pode acontecer que na utilização da imagem do sexo nas campanhas, haja mais distração do que obtenção de lembrança da marca anunciada. E isso não é bom, pois a campanha tem que ser relevante para a imagem do anunciante. Mas as informações sexuais utilizadas nas campanhas também podem agir nos consumidores através da persuasão (assim como acontece com o humor), da provocação e da que ela realiza no espectador. O sexo na propaganda influencia também as atitudes sobre a marca do produto anunciado e as intenções comportamentais e principalmente através da intenção de compra.
Portanto, concluo que tanto o humor quanto o sexo, de modo geral, são bem aceitos pelo público.
** Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã
Não a nada de errado ter sexo no humor ,
ResponderExcluirdo jeito que o cliente pede oque a criação deve
fazer é isso mesmo !!!
Cecilia Rodrigues - pp , 6º Manhã
A maneira como o cliente está se sentindo em relação aos seus problemas pessoais ou um evento que lhe proporcione alegria influenciará o comportamento de compra dele.
Acredito que o Sexo e o humor são as principais “armas” para uma campanha passar a mensagem necessária para seu público alvo. O humor tem o poder de se espalhar, criar um bordão que fique na cabeça das pessoas. Já o sexo atrai a atenção das pessoas. Porém o publicitário tem que tomar cuidado ao colocar o humor, ou sexo da maneira correta para que estas “estratégias” não passem um pouco do limite e se torne defeitos de uma campanha. Humberto 6º período –Publicidade e Propaganda – Manhã.
ResponderExcluir
ResponderExcluirUtilizar o humor (na dose certa) em uma campanha é uma das melhores táticas, pois é o jeito mais fácil de fixar a propaganda e a ideia a ser transmitida na mente do consumidor. Do mesmo jeito isso acontece com o sexo, apesar que o uso deste já está um pouco abatido pelo fato de diversas marcas ter este como sua principal arma de venda, ele ainda consegue fixar a atenção do consumidor pelo fato de estar presente no cotidiano da maioria da população. Se o uso de ambos os quesitos separadamente já funcionam, juntos eles conseguem um retorno maior, principalmente pelo fato de o sexo ainda ser um tabu para algumas pessoas e com isso o humor envolvido na campanha ajuda a quebrar um pouco disso.
Bárbara Carvalhaes - 6º PP - manhã
Se tem uma coisa que faz uma campanha ficar gravada no consumidor é o humor e o sexo mesmo este ainda sendo um tabu para nós, claro trabalhando esses dois de uma forma sensata para não ficar algo tão pesado, a campanha utilizada na Alemanha mostra exatamente isso, usaram o sexo e o humor de uma forma com que a massagem fosse passada com clareza e que puxasse a atenção do público.
ResponderExcluirRayanne Vieira - 6º Período PP - manhã
O humor e o sexo vêm sendo amplamente utilizados pela mídia há décadas. São ótimas ferramentas para se promover e estimular as vendas de uma marca ou um produto. Polêmicos ou não, de um modo geral, o público se sente atraído por esses dois temas e por esse motivo, campanhas publicitárias baseadas em humor, sexo ou até mesmo em ambos geralmente têm um retorno financeiro a altura do que seus anunciantes esperam.
ResponderExcluirMarcelo Fiuza Sánchez
Publicidade e Propaganda - 6° período/ noite
O humor não é só uma maneira mais gostosa de lidar com certas situações, como tira o impacto/choque de certas alertas e mensagens, o que se deve prestar atenção é em não confundir o humor com seriedade do assunto. O tom engraçado não tira a seriedade do assunto abordado. E quanto ao sexo, desde que na medida, obviamente, sempre foi uma maneira vendável e atrativa para produtos, ideias e princípios.
ResponderExcluirSexo e humor são temas que agradam e despertam a atenção do consumidor, ainda mais quando usados juntos sem ser pejorativo, de maneira leve e descontraída, como na campanha de Meio Ambiente da Alemanha.
ResponderExcluirO fato de tratar assuntos sérios e importantes de forma bem-humorada e com algo mais quente como o sexo, gerar melhor entendimento e aceitação do público, portanto melhores resultados.
Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana.
Franciele Souza – PP / 6° período- noite
Sexo e humor são dois assuntos que estão a todo momento presente na sociedade. Unir os dois em um comercial ao meu ponto de vista só pode gerar frutos positivos.
ResponderExcluirUma campanha pra alertar as pessoas sobre o mau uso da energia e afins. Se fosse algo tradicional poucas pessoas visualizariam e passariam para frente. Agora algo inovador que utilize sexo e humor? Vira viral e atinge o intuito.
Ao meu ver é totalmente válido, vendável, atrativo, motivacional, engraçado, inovador. SENSACIONAL!
Kaique de Jesus PP - 6º período - Noite
O humor e o sexo são armas poderosíssimas na mão da comunicação.
ResponderExcluirSão temas agradáveis à toda a sociedade, mas devem ser introduzidos com cautela pois existe uma linha muito tênue entre exagerar e acertar na mosca.
O humor pode ser usado como um pequeno ponto de virada (cômico) na campanha, e o sexo não precisa ficar preso no ato sexual como no vídeo apresentado neste post, o sexo pode ser introduzido de diversas formas, em um olhar, gesto, fala, etc... de forma sutil que nosso subconsciente consiga detectar.
Eu sou totalmente a favor do uso dessas ferramentas para deixar as campanhas mais atrativas e eficazes.
Lucas Medeiros , PP - 6º Período - Noite
Na sua opinião, qual a importância do sexo e do humor no comportamento do consumidor e qual a sua eficácia?
ResponderExcluirO humor ajuda a enfrentar temas que são tratados como tabu, ajuda a desmistificar as coisas e se tornar uma referencia para nossa mente, no subconsciente, que aquela atitude antes chata está ligada aquele video engraçado.
O sexo ainda é o risco por dar outras conotações para uma parcela considerável, ou passar uma imagem divergente da empresa. Em todos os casos são ferramentas poderosas mas que devem ser bem trabalhadas para que não distoem do posicionamento da empresa e da mensagem. Caso contrario lembraremos da situação mas não da mensagem,
Hoje querendo ou não a população já estão consumidos e cansados por chamadas e comerciais "governamentais" para tais temas mencionados nos vídeos acima, com os mesmos padrões estabelecidos sempre. Utilizar um ar mais descontraído, aplicando o humor e sexo que andam hoje lado a lado como temos visto nos cinemas, teatros, porque não por em uso também temas considerados sérios pela sociedade. Ao mesmo tempo é de deixar de mão abordagens com personalidade, personalidades fechados, dramáticos que transmitem uma ideia de estarmos sendo jugados, se estivermos ou não economizando. A sociedade precisa visualizar coisas diferentes, situações diferentes, "reais" e incomuns para convence -los do mesmo e a aplicar situações engraçadas e fora da realidade como os zumbis ocorre um aprisionamento de atenção,que proporciona resultados mais positivos para tais assuntos abordados.
ResponderExcluirJéssica Amata S.C. Cota - 6°período - noturno
O interessante sobre essa campanha na Alemanha é que ela usa de um artifício nada convencional e que dificilmente seria aceito aqui no Brasil. Mas particularmente acho que os comerciais a serem analisados são geniais e usam das melhores armas que a publicidade tem: o humor. Mas não de forma convencional fugindo totalmente no velho roteiro "Governo conscientiza a população". São essas que ficam gravadas na memória do telespectador. Por exemplo, quem assistir ao comercial não necessariamente vá comentar com seus amigos pelo fato de ser uma campanha de conscientização, mas comentará sobre o clímax dos comerciais. Os pais fazendo sexo, a mulher ignorando seu marido sendo devorado por zumbis e etc..
ResponderExcluirFernanda Leonel Gomes - 6º período - manhã
A utilização do humor e do sexo em campanhas publicitárias é algo bastante utilizado, e o que muitas vezes trás o sucesso. Se tratando de dois seguimentos que estão presente no dia a dia de muitos, a aceitação das campanhas se usado de maneira correta é alta. O mais importante é a forma como vão ser mostrado os segmentos, sem extrapolar e com cuidado para não perder o foco da mensagem ou idéia a ser transmitida é algo que não devemos esquecer na hora da produção.
ResponderExcluirIzabela Luiza – 6° período PP – Manhã
Não podemos negar que as campanhas do governo normalmente são feitas de uma maneira direta para a sociedade, por exemplo: Mostrando que quando a torneira está muito tempo aberta, a água pode acabar; Quando a luz fica durante horas acesa sem motivo, a conta vem mais cara (essas são maneiras diretas de envolver o consumidor, a sociedade não precisa pensar para entender o recado da propaganda).
ResponderExcluirMas a Alemanha resolveu trabalhar de uma maneira "indireta" para atingir a sociedade, e que acabou dando certo. As pessoas muitas vezes precisavam pensar para entender o recado da propaganda e logo se admiravam na criatividade da mesma. Nos dias de hoje o mundo gira em volta do humor e de um assunto na maioria das vezes polêmico que é o sexo, mas como na Alemanha não existe tal preconceito em relação a esse tema, as propagadas foram aceitas de maneira satisfatória pela sociedade alemã e o governo conseguiu passar a mensagem de maneira clara e inteligente.
Gabriela Moreira Colen 6º Período - Manhã
O sexo e humor é algo bem frequente na publicidade, esta deve ser colocada de forma cuidadosa, pois um deslise pode fazer essa propaganda se virar contra a marca, mas se a abordagem for feita da forma correta poderá ter uma resposta muito positiva, já que são duas coisas que chamam muito a atenção do consumidor, que faz com que este preste atenção no que a propaganda está falando, este se tornando um consumidor em potencial.
ResponderExcluirBárbara Lessa - 6 período PP - Manhã
O sexo e o humor na propaganda vem sendo usado a muito tempo, sejam eles mais explícitos ou implícitos em pequenos detalhes, a questão é que essas estratégias sempre funcionaram, se não funcionassem elas não seriam utilizadas até hoje. Utilizar o sexo e o humor em propaganda governamental na minha opinião foi uma boa sacada, pois tirou aquele esteriótipo que propagandas governamentais tem que ser chatas e sérias, tratando assim dos assuntos de uma forma diferente e conseguindo chamar a atenção do público para o problema.
ResponderExcluirLetícia Lessa - 6 período PP - Manhã
Como dito em sala de aula, o ser humano tende a fazer "piada" de uma situação triste ou preocupante e como Freud diz: tudo é relacionado com sexo.
ResponderExcluirUtilizar os dois (humor e sexo) em uma campanha, não poderia ter um resultado diferente.
O publicitário deve inovar ao criar novas campanhas. E em campanhas de conscientização que são sempre sérias, ao se deparar com uma forma divertida de abordar esse tema , as pessoas dão uma atenção especial a ele. E isso vale para campanhas que visam só vender um produto também. Afinal, quem não gosta daquela velha propaganda do bombril, por exemplo, que vende um produto, mas faz piada e entretê o publico com seu conteúdo.
Na minha opiniao, para vender uma ideia ou um produto, é preciso obter a atenção do público primeiro. E uma ótima forma de ter isso é com humor e sexo.
Mas vale ressaltar que o publicitário também tem que ter "maldade" ao fazer esse tipo de propaganda para não parecer preconceituosa, sexista, racista e/ou homofóbica.
Gabriela Santos - 6 período - Noite
Ambos mexem com os "sentimentos" fáceis de lidar, bem mais que a razão. Estimular, seduzir, captar a atenção e acender a faísca do consumidor, utilizando os sentidos, tanto básicos como o sexo, quando para os críticos com o humor são ótimas escolhas dependendo de qual o objetivo da ação/campanha. Exemplo: Fazer com que o consumidor compre chocolate na páscoa é bem mais simples e fácil que durante o ano, pois o porque de comprar especificadamente nessa época, se ele já compra durante o ano, é praticamente ignorada pelos sentidos/sentimentos, pelo simples fato que nessa época, é a época de chocolate. Enfim, induzir pelo sentimento é uma boa aposta, e ainda com o sexo e humor, é tiro certo sabendo fazer bom uso.
ResponderExcluirAndré Soares Ferreira - RA: 31226925 - 6º PP Noite
Podemos dizer que tanto o sexo quanto o humor tem que ser bem trabalhado na publicidade pois para o povo alemão lidar com essa exposição e uma forma mais tranquila, já na nossa sociedade brasileira e uma forma diferente porque a sociedade acha que isso e uma coisa que não deveria se mostrar na nossa televisão. Qualquer tipo de exposição que e relacionado a sexo ou sexo com humor que tenta passar uma mensagem positiva para todos e levada ao ‘’julgamento’’ pela sociedade. Mas ao criar a propaganda devemos ter muito cuidado para poder incrementar o humor e o sexo de uma forma que passe uma mensagem e que a pessoa perceba que aquelas imagens não só mostra algo sobre sexo ou humor e sim um recado positivo para sociedade, mas o publicitário tem que saber colocar a frase ou a chamada certa pois qualquer erro pode atrapalhar toda a campanha e voltar contra ela mesma.
ResponderExcluirThiago Gonçalves Duarte / 6 ° período Noite
Não era comum usar o sexo em comerciais para abordar nenhum tipo de assunto, pois para a sociedade era delicado tratar de um tema tão íntimo. A publicidade hoje quer quebrar tabus e acredita que a mente das pessoas está aberta para tratar com normalidade um comercial que tenha sexo. Esse tema de alguma forma vai alcançar e intrigar as pessoas, alguns vão achar engraçado, interessante, descontraído, pois o sexo é algo que mexe com o íntimo e com as emoções, mas não vai agradar a todos pelo fato de que alguns ainda vão se espantar e achar invasivo. O humor sempre é interessante quando é usado em assuntos mais "sérios", isso ajuda a dar leveza para o assunto e desperta muito mais a atenção. Estimula as pessoas de forma positiva, é muito melhor tratar algo sério com humor. Lembrando que tem que saber usar os dois temas, para não soar de forma negativa. Por serem temas que mexem com as emoções e sentimentos, é uma linha tênue que usando de forma adequada pode ser um sucesso, pelo contrário será um fracasso.
ResponderExcluirRafaela Damasceno / 6° período Noite
Sexo e Humor são dois elementos que se bem trabalhados possuem gigantesca aceitação do público, uma vez se são fatores presentes no cotidiano dos seres humanos. A campanha Alemã se saiu bem, reconstruiu a forma de inserir uma mensagem seria, sem que deixasse de passar efetivamente as suas preocupações e intenções com a propaganda: estimular o espectador a adotar pequenas ações mais sustentáveis. Acho válido a mistura de tais elementos, entretanto deve ser dosado para que não fuja de seu principal objetivo (viralizar uma campanha de forma positiva ), por isso, é importante analisar com cuidado o Target para diminuir os erros e não dispersar do real propósito da campanha.
ResponderExcluirThais Oliveira PP 6° NOITE
Sexo e Humor são dois elementos que se bem trabalhados possuem gigantesca aceitação do público, uma vez se são fatores presentes no cotidiano dos seres humanos. A campanha Alemã se saiu bem, reconstruiu a forma de inserir uma mensagem seria, sem que deixasse de passar efetivamente as suas preocupações e intenções com a propaganda: estimular o espectador a adotar pequenas ações mais sustentáveis. Acho válido a mistura de tais elementos, entretanto deve ser dosado para que não fuja de seu principal objetivo (viralizar uma campanha de forma positiva ), por isso, é importante analisar com cuidado o Target para diminuir os erros e não dispersar do real propósito da campanha.
ResponderExcluirThais Oliveira PP 6° NOITE
Usar o sexo e o humor em campanhas publicitárias são válidas, desde que tenha um limite. E acredito que é uma das melhores ideias para fixar a mensagem na cabeça do consumidor é utilizar essas duas ferramentas.
ResponderExcluirIsabella Rodrigues Miranda - PP - 6ºperíodo - Noite.
Na publicidade, usar temas como o sexo e o humor para criar campanhas publicitárias é normal e válido. São ferramentas que agregam o produto/serviço, mas que precisam ser usadas com cuidado para não ferir o target principal. Acredito que sejam bem aceitas por uma maioria,devido sempre relatar situações reais do ser humano e com um cunho engraçado. Utilizar dessas ferramentas fazem com que o consumidor grave a mensagem mais facilmente e dessa forma o consumo ou propagação do produto/serviço sejam grandes. Tornando a publicidade eficaz.
ResponderExcluirÉ necessário apenas não extrapolar e abusar da criativadade.
Laura Reis
PP
6º Período
Noite
O sexo sempre e bem vindo na publicidade e ainda acompanhado do humor vira uma dupla perfeita, interessante e agradável. Freud diz que tudo é relacionado com sexo, acho que se não for ofensiva e agressiva, com certeza conseguira atrair e atingir um grande público. O maior desafio da publicidade e conseguir reunir em uma propaganda elementos atrativos, sexo e humor sempre estiveram na lista dos mais aceitos pelo publico consumidor ate porque isso e um tema cotidiano e básico na vida de qualquer um. Creio que sexo e humor juntos ou separados sempre serão bem aceitos pela sociedade consumista.
ResponderExcluirDayanna santos PP Noite 6º P
A mensagem a ser passada é de grande importância. Portando o sexo e o humor foram
ResponderExcluirusados de forma não pejorativa, despertando o interesse e a atenção do consumidor.
Melhorando os resultados e trazendo sucesso para propaganda.
Ao meu ver foi uma ótima ideia, uma ideia nova, fazendo mais uma vez não apenas o sucesso
da propaganda mas como dos resultados por ela obtidos.
Arthemis Raftopoulos
PP - 6 Periodo - Noite
Tendo em vista que o apelo sexual chama a atenção e ainda por cima usado em boa causa, não vejo problema nessa campanha. Não adianta usar uma linguagem difícil para se comunicar com um público que se interessa por outra forma de se comunicar.
ResponderExcluirLucca Melo - 6 periodo manha
Quando o sexo e o humor são utilizados de maneira inteligente, podem ser bastante efetivos na absorção de mensagens por parte do público. Sem esquecer os valores éticos e respeitando o limite que separa o bom humor do mal gosto, é inteligentíssimo usar de tais artifícios. As pessoas já vivem realidades duras e almejam por atividades que as retirem da mesmice e dos problemas diários. O humor alivia a alma e esfria a cabeça, além de ser muito mais memorável por ser algo divertido e que será de desejo ser lembrado, para ser contado aos amigos por exemplo. Quanto ao sexo, este deve se ter um pouco mais de cuidado ao ser utilizado, uma vez que ainda existem muitos tabus e conservadorismos. Preceitos e machismos que podem expor negativamente a marca ou ofender aqueles que ainda não se sentem a vontade em abordar tal assunto em público. Ele também é muito facilmente levado ao lado luxurioso e têm uma linha muito tênue entre o divertimento e o desrespeito. Em suma, estes com certeza são atrativos que chamam a atenção do consumidor e influenciam em seu comportamento.
ResponderExcluirJéssica Souza - 6° período manhã
Sexo desperta curiosidade. Humor facilita a recepção. Se não funcionasse, ninguém faria o uso.
ResponderExcluirQuando passamos uma mensagem, queremos que ela chegue e principalmente que ela seja ouvida. Nós gostamos de rir, e são poucos aqueles que dirão que não gostam. Propagandas ligadas ao sexo tem, por sua grande maioria, cenas ou contextos constrangedores, em que nós inconscientemente tentamos dividir o nosso próprio constrangimento com outro, criando em nossa cabeça a imagem e/ou figura de que tal eventualidade é vista como algo comum. E se é comum, logo, não é constrangedor. Ou seja, ambos podem estar diretamente ou indiretamente ligados, pois o humor é uma das formas que usamos para descarregar, ou nos livrar de qualquer sentimento de culpa, seja ele relacionado ao sexo ou não. Logicamente foi pensado em usar esses temas nestes comerciais, para que gerasse um conforto dos receptores ao receber tal aviso de forma descontraída. Se é certo ou errado, depende do referencial. Se analisarmos que, estamos tão ligados ao humor e sexo, e olharmos para outras propagandas, veremos que o tema é mais do que batido. Porém, minha opnião é que o ser humano gosta da repetição, mesmo que inserida em outro contexto. E tem dificuldade com o novo. Logo, caminho para o publicitário é encontrar a medida entre “repetição” e o “novo”.
Lucas Santos Gomes – 6º Período/Manhã
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que o humor e o sexo são dois itens que usados corretamente em campanhas são lembrados facilmente, simplesmente pelo fato de várias pessoas no mundo viverem uma vida estressante, trabalho, preocupações, rotina, são alguns itens que acabam deixando a vida monótona, e quando um consumidor é abordado com humor ou algo que lhe agrada a mensagem do emissor chegará espontaneamente ao receptor.
ResponderExcluirNa minha opinião campanhas com tais ferramentas são bem aceitas pelo público, mas contanto que seja sensata e clara, assim não desvinculando o foco da mensagem ou ideia transmitida ao consumidor.
Outro assunto que é válido lembrar são quando essas ferramentas são utilizadas em campanhas que se tornam polêmicas, sendo bom para a marca/produto, pois querendo ou não todos os tipos de públicos vão ouvir falar sobre, de certa forma, se uma pessoa nunca usou um produto de tal marca ao certo já ouviu falar.
Ana Carolina Freitas - 6° Período - PP - Manhã
Sabe-se que o humor e o sexo são bastante utilizados em comerciais, influenciando de maneira cômica e chamativa as diversas propagandas. Esse tipo de publicidade carrega consigo um discurso persuasivo de grande poder, com a finalidade de chamar a atenção do seu público para as qualidades do produto/serviço ou informações a serem transmitidas. O objetivo principal desse tipo de publicidade não é de informar e persuadir de maneira cômica e bastante chamativa.
ResponderExcluirPelo fato das propagandas também terem pouco tempo para serem apresentadas nas mídias acredito que a publicidade encontrou essas ferramentas para chamar a atenção do seu publico e assim talvez convencê-lo com a informação que esta sendo passada.
Harieni Maia - 6° Período - PP - Manhã
O humor tem sido muito utilizado nas campanhas publicitárias devido à sua aceitação. Variadas são as abordagens neste estilo. Isso prende o espectador e, consequentemente, consegue transmitir a mensagem na íntegra. Uma forma descontraída e cômica de fazer chegar ao público uma mensagem que, por muitas vezes, são de extrema importância. Como diz o porta-voz do ministério, Michael Schroeren, uma mensagem séria não necessariamente deve ser transmitida como tal. Uma pitada de humor pode favorecer bastante na comunicação.
ResponderExcluirAluno: Rogério Dias
Turma: PP - 6º Período - Noite
1. Por se tratar de um tema considerado 'Chato' e de difícil entendimento, ás mensagens publicitárias foram pensadas exatamente para prender a atenção do telespctador.Na minha opinião a importância do sexo foi fundamental, pois gera curiosadade no telespecador e vontade de assistir o comercial até o final,e o humor facilita a percpção.
ResponderExcluirGabriela Lopes Ferreira- 6° Período- Noite.
ResponderExcluirUma excelente forma de chamar a atenção do público é através do humor e do sexo, como dizia Freud “Tudo é relacionado com o sexo” e isso é valido ate hoje. Achei fantástica essa campanha, pois ela utiliza meios não convencionais para alertar a população sobre o consumo excessivo de energia elétrica. Propagandas divertidas tendem a ser memorizadas com mais facilidade pela população e na maioria das vezes obtém o sucesso esperado.
Sexo e humor são dois temas que estimulam o prazer no ser humano. Quando usados corretamente, tem grande eficácia.
ResponderExcluirContudo não se pode exagerar, pois isso pode causar efeito contrário no público com o passar do tempo. Esse é o caso das propagandas de cerveja, que tiveram que mudar, mesmo que pouco, o padrão de publicidade, pois o público mudou sua percepção quanto a estes comerciais.
João Pedro Pereira Gomes Teles 6° Período - Manhã
Acho super valido tratar o assunto SEXO nas propagandas e qualquer tipo de assunto, sendo devidamente exposto para os bons entendedores. É um tema comum que devia ser tratado com mais frequência, menos censura e preconceitos. O humor é uma forma agradável de atingir o consumidor, por ser uma descontração e agradável de se ver e entender sempre.
ResponderExcluirThiago Henrique de Oliveira - 6 período - Manhã
O anúncio faz uso do sexo e do humor, estratégia usada em muitos comerciais para chamar a atenção do consumidor, principalmente em um assunto de tamanha importância: A economia de luz. Acho válido o uso dessas estratégia pois, de modo cômico e inusitado, o consumidor acaba memorizando mais esse tipo de propaganda. Porém deve ser usado com cautela para que a mensagem principal ainda seja da economia de energia e não "comercial do sexo".
ResponderExcluirLuíza Ruas Drummond- 6 período - Manhã
Acho bem válido o uso do sexo e do humor em campanhas publicitárias, desde que tenham um limite. O humor ajuda na recepção e aceitação, já o sexo aguça a curiosidade. Esses temas devem ser usados com atenção e cautela para que a campanha em vez de trazer uma mensagem ou vender um produto, cause algum tipo de constrangimentos
ResponderExcluirPatrícia Souza - 6º Período PP NOITE
Hoje em dia usar o sexo e o bom humor nas propagandas sempre geram um bom resultado quando usado na medida certa. Acho muito pertinente esse tipo de estratégia, sendo que o assunto sexo está na cabeça das pessoas vinte quatro horas por dia.
ResponderExcluirPedro Henrique Martins Torres - 6º Período - Manhã
O humor que é usado nas campanhas publicitárias hoje em dia, esta em alta no mercado. Acredito que as empresas que adotam este tipo este tipo de roteiro em suas campanhas publicitárias querem sair do clichê de passar uma mensagem com divulgação mais séria do seu produto, para uma mais mensagem mais apelativa e satirizada. Assim, as empresas conseguem mostrar as desvantagens quando você não tem ou adquire aquele produto ou serviço, fazendo com que o publico se divirta da situação sem perder a credibilidade de sua mensagem.
ResponderExcluirGuilherme Andrade
6° Período - Publicidade e Propaganda – Noite
Acho que tratar assuntos sérios de forma bem humorada faz bem para a população no geral, pois vai quebrando alguns paradigmas e falso-moralistas. Não sei bem como funciona o mundo da publicidade alemã, seu público e suas normas, mas creio que esse tipo de campanha seria ideal para aproximação com o povo brasileiro. Não gostei da idéia em si, mas ousada. E ousadia faz a população refletir.
ResponderExcluirDiego Melo Franco - 6o período/pp/manhã
O sexo e o humor são importantes para persuadir e interessar o consumidor. O sexo é presente na vida da maior parte das pessoas, seja de maneira direta ou indireta. Além de ser um tema que chama muita atenção e bastante vendável. O humor também é algo que conquista seu público, tornando ainda melhor a interação com o publico.
ResponderExcluirCyro Villela - PP - Manhã
A utilização do humor para a aproximação do publico para com as peças é muito valido pois através dele nós conseguimos expor assuntos muitas vezes sérios mas com a suavidade que o humor possui a mensagem fica mais fácil de ser absorvida pelo consumidor. A utilização do sexo tem seu risco pois a linha entre o sensual e o mal gosto e muito tênue, mas e um assunto do cotidiano das pessoa o que o torna uma estrategia de venda.
ResponderExcluirBruno Moreira Pinheiro - PP - Manha
Usar o sexo sem ser apelativo e o bom humor que seja para conscientizar, vender uma ideia ou enfatizar algo é sim uma estratégia válida, porém creio que tem que ser sutil. Por exemplo, no vídeo acima, não foi agressivo nem vulgar, mas conseguiu demonstrar o propósito para o qual foi destinado.
ResponderExcluirFilipe Ribeiro - PP 6° Período / Noite
Partindo do que Freud falava, Sexo está relacionado a tudo. Já o humor vem para facilitar a memorização e torna esses assuntos tidos como “chatos” mais amigáveis, sendo assim a campanha acertou em cheio. A linha que divide a questão do sexo entre o obsceno e sensual é perigosa, mas em minha opinião, nesse caso eles acertam na dosagem e deixaram o objetivo principal muito claro.
ResponderExcluirAline Borges PP 6º Período / Manhã
Sexo e humor são coisas que atraem todas as pessoas porque chama atenção. Quando você acha algo engraçado, você simpatiza com aquilo e acaba digerindo melhor a mensagem que foi passada.
ResponderExcluirComo já comentado pela colega à cima, assuntos "chatos" como a sustentabilidade, quando vistos de outra forma, passam a ser mais amigáveis e podem, inclusive, acabar se tornando assunto entre jovens que têm mais dificuldades em abraçar as causas.
Bárbara Araújo - 6° Periodo - PP/Manhã
Sexo e humor são sem dúvidas, ao meu ver, uma das melhores estratégias para abordar alguns assuntos. Com humor, um bom humor, inteligente e eficaz. Tudo se torna mais fácil de assimilar, e leve. O sexo por vez, é algo que deveria ser tratado e não vulgarizado, pois quando é retratado de forma sútil é bastante pertinente. O que acontece, é uma falta de bom senso em alguns casos. Como tudo na vida, é preciso medir as consequências e os limites. Como usar, com quem usar, o que usar, deve ser analisado. Porém, um pouco de ousadia, nunca fez mal. Principalmente na publicidade, em que devemos ser diferentes e ousados cada vez mais. Mas tudo com bom senso. Resumindo.
ResponderExcluirA utilização do humor e do sexo é valida desde que não seja pejorativo e vulgar, o sexo e o humor desperta o interesse das pessoas, pois faz parte do dia-dia de todos com a boa utilização do sexo e o humor nas propagandas você possui uma melhor aceitação com o seu publico.
ResponderExcluirRegis Gobet - 6º Período – PP Noite
A utilização do humor e do sexo é valida desde que não seja pejorativo e vulgar, o sexo e o humor desperta o interesse das pessoas, pois faz parte do dia-dia de todos com a boa utilização do sexo e o humor nas propagandas você possui uma melhor aceitação com o seu publico.
ResponderExcluirRegis Gobet - 6º Período – PP Noite
Campanhas publicitárias que usam as estratégias de humor e sexo, na maioria das vezes atraem muito a atenção do consumidor, sendo de forma positiva ou negativa. Quando são dosados o seu uso, tornam as propagandas mais atraentes, e assim facilitando a proximidade do produto com o público alvo. Por isso acho que nesse caso eles acertaram no uso dessas estratégias e conseguiram um retorno positivo.
ResponderExcluirDaniel Alves PP - Manhã
Campanhas publicitárias que usam as estratégias de humor e sexo, na maioria das vezes atraem muito a atenção do consumidor, sendo de forma positiva ou negativa. Quando são dosados o seu uso, tornam as propagandas mais atraentes, e assim facilitando a proximidade do produto com o público alvo. Por isso acho que nesse caso eles acertaram no uso dessas estratégias e conseguiram um retorno positivo.
ResponderExcluirDaniel Alves PP - Manhã
Acredito que são estratégias de cunho simples, apesar de que em algumas culturas possa ser chocante a utilização do sexo por exemplo.
ResponderExcluirMas o exemplo traz um tom humorístico, em que a ênfase não é no sexo em si, mas no humor que a cena provoca.
Diferentemente do Brasil, onde o sexo é normalmente relacionado a nudez, em propagandas de cunho sexista ou machista. O humor sempre presente no povo brasileiro não fica de fora, é algo que vende bem em nosso país e é bem aceito pelo público.
Em geral são dois temas muito utilizados na publicidade. é necessário um certo cuidado para que não torne a propaganda ofensiva ou pejorativa, mas que quando bem usados geram boa aceitação e buzz.
Harumi Yukawa - 6º período - PP - noite
As propagandas com essa conotação tende aumentar a intenção de compra do produto, mas acaba não gerando uma fidelização, pois atrai esse consumidor por razões irracionais. Por outro lado, quando essas expectativas geradas pela propaganda não são atingidas, pode causar uma decepção em relação ao produto/marca. Outro ponto é o empregado inadequado do apelo sexual, que também pode gerar uma reação negativa.
ResponderExcluirAcredito que funcionam bem pois atingem o espectador de forma subconsciente. o Sexo pode ser explicado por Froid como visto em aula. Os Zombies podem ser arquétipos e a representação da morte e necessidade de sentir medo do ser humano. Atingindo dessa maneira necessidades humanas implícitas que acabam por influenciar a decisão do espectador.
ResponderExcluirAngelo Araújo - 6º periodo - pp noite
Empresas que usam o bom Humor e o sexo em suas campanhas acerta em cheio, porque o telespectador esta querendo melhoras das partes não a mesmice. Acredito que de forma positiva e negativa essas empresas atraem os olhares, mas deve ser dosados para não entrar de forma negativa.
ResponderExcluirWashington junio PP Manha
Na minha opnião, pode ser chamativo e faz as pessoas entenderem bem melhor a proposta das campanhas. O bom humor ajuda as pessoas a querer ver, entender a proposta e se lembrar dela com mais facilidade. Então, usar esse tipo de proposta , com toda certeza é ótimo e só ajuda a marca, mas claro , essas campanhass,tambem tem que ter cuidado para não passar do limite.
ResponderExcluirRoberta Saturnino de Oliveira PP- Manhã APD
Na minha opnião, pode ser chamativo e faz as pessoas entenderem bem melhor a proposta das campanhas. O bom humor ajuda as pessoas a querer ver, entender a proposta e se lembrar dela com mais facilidade. Então, usar esse tipo de proposta , com toda certeza é ótimo e só ajuda a marca, mas claro , essas campanhass,tambem tem que ter cuidado para não passar do limite.
ResponderExcluirRoberta Saturnino de Oliveira PP- Manhã APD
Quando humor entra em campanhas publicitárias tem uma chance de viralizar muito grande, pois é a forma mais simples que tem para atingir o público, porém o lado sexual tem que saber ser usado, igual foi usado no vídeo acima, pois o sexo chama atenção, porém tem um risco muito maior de dar muito certo ou muito errado.
ResponderExcluirBruno Oliveira 6º período manhã
O humor esta na vida de qualquer pessoa, é difícil você ver alguém que não goste de humor. Campanhas voltadas para o humor tem uma chance muito grande de se tornar um viral, já pelo o lado do sexo tem que prestar atenção, pois o sexo como o humor estão ligados na vida de cada pessoa, e isto chama muita atenção. Esta questão chamativa faz com que o público fique mais atento a propaganda facilitando o que a propaganda quer transmitir, no caso desta a economização de energia.
ResponderExcluirFilipe Bueno - 6º PP - Manhã
O comportamento do consumidor é complexo, incluindo diversos elementos inseridos em diferentes contextos o sexo e o humor despertam o interesse, é de grande eficácia para fixar o que pretende ser transmitido essa campanha da Alemanha utilizou uma forma diferente de chamar atenção do público emitindo claramente o objetivo da mensagem.
ResponderExcluirMariana Cássia Santos - 6° Período / Publicidade Propaganda - Noite
O riso também é parte da comunicação e após essa constatação é mai facil entender que o humor pode ser um ingrediente poderoso para atrair a atenção das pessoas. Além de atrair a atenção das pessoas mais facilmente, o uso do humor pode ser traduzido como forma de transmitir através da propaganda sensações de prazer ou momentos bons. Por lógica propagandas humoristicas em geral são bem aceitas, afinal, as pessoas preferem assistir o que causa sensações agradaveis. O comportamento do consumidor perante o produto ou serviço oferecido depende tanto da forma como o consumidor trata os anuncios quanto da forma como o anúncio é mostrado, ou seja, a publicidade tem o papel de seduzir o consumidor de maneira que ele sinta vontade de ter o produto ou adotar tal postura na qual a campanha instrui. Falar com o consumidor é a razão de ser da propaganda. É preciso não só chamar atenção do consumidor como marca-lo. Nas propagandas que envolvem o humor além de passar a mensagem, é necessário fazer o consumidor rir, essa é a forma com a qual você irá marcar o consumidor. O humor diverte as pessoas, além de ser um grande aliado da criação de simpatia e elo na sociedade, por isso, as propagandas humoristicas tem capacidade de construir elo emocional com o objeto anunciado e com seu consumidor. O humor é como uma ponte para chegar até o consumidor, e chegando até ele é possivel começar uma conversa. O humor passa uma imagem mais simpática da marca. As propagandas com tom humoristico têm também poder de viralizar mais rápido, além de gerar "boca-a-boca", óbvio que todas as propagandas devem ser estudadas de maneira a serem mais acertivas e mesmo que sejam assuntos sérios há maneiras de envolver o humor sem perder a seriedade da mensagem a ser passada.
ResponderExcluirTamires Serra - 6º periodo - PP - noite
Propagandas com pegadas de humor chamam a tenção do consumidor de uma forma mais fácil, fazendo com que ele preste mais atenção na mensagem que está sendo transmitida. Desta forma, ele acaba praticando inconscientemente a ação deseja pela propaganda. Este humor pode ser utilizado de várias formas, como a cena de sexo dos pais flagrada pela filha ou o ataque de zumbi a um homem que foi ignorado pela sua esposa; desde que seja bem empregada, na medida certa sem agredir ou ofender alguém, ele será bem aceito pelo público consumidor e ajudar a fixar melhor a marca e a mensagem na mente deles.
ResponderExcluirYasmim Duanni Rocha Brugger - 6º período - PP Manhã
Campanhas com um lado mais humorístico e sexual tendem a chamar mais a atenção do consumidor ao assunto em que o anuncio relata. O humor pode ser abordado de varias formas desde que não ofenda o consumidor ou o agrida, fazendo assim que o publico aceite alem de Sr mais fácil a lembrança dos mesmos.
ResponderExcluirMarcelo Assis 6º pp Noite
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCampanhas com o apelo sexual ou para o humor chamam a atenção do consumidor para o produto ou assunto que a campanha esta tratando. Este tipo de anuncio pode ser abordado de formas a não agredir o publico, para que o publico se lembre do mesmo.
ResponderExcluirCintia PP\ Manhã
Sexo e humor são coisas que estimulam o interesse e a curiosidade; falam da vitalidade, da sedução, são arquétipos fortes do ser humano. O humor gera comentários e as pessoas gostam de compartilhar situações engraçadas. As propagandas com motivações sexuais geram desejos e identificações dos espectadores.
ResponderExcluirPor Thaís Guerra, PP/manhã.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSexo e humor na publicidade atraem a atenção das pessoas, mas deve-se atentar ao limite da utilização dos mesmos, no Brasil temos um público muito conservador que podem não entender a mensagem a ser transmitida e gerar uma imagem negativa da campanha. Acredito que para se fazer publicidade tem que se compreender profundamente o público que irá receber a mensagem, temos um exemplo da campanha da Havaianas em que a avó falava pra neta que 'namorar' era coisa do passado, e que a neta deveria se encontrar com o rapaz 'só pra sexo', a campanha foi rejeitada pelo público e retirada do ar, embora muitas pessoas se considerem modernas e não ser contra o sexo casual. A sociedade deve ser madura e crítica o suficiente para que haja sucesso em campanhas de humor e sexo.
ResponderExcluirO humor e sexo podem ajudar a atrair a atenção do público e gerar interação do público até mesmo em assuntos que não são de interesse do senso comum, como na campanha alemã que fala de consumo consciente, e repercute de forma brilhante.
ResponderExcluirHuda Lourena/ PP - Noite
Em minha opinião campanhas publicitária que utilizam o sexo e o humor com valores éticos são bastantes assertivas, além de ser fácil a absorção e memorização do público sobre a mensagem. As campanhas alemãs trás um meio não convencional a relacionar esses dois temas com algo sério, alertar os consumidores sobre a sustentabilidade. Quando esses meios têm a medida certa, chama bastante a atenção do consumidor e influência assim em seu comportamento, além de não causar uma polemica negativa sobre a propaganda ela obtém o sucesso esperado!
ResponderExcluirJéssica Martins da Silva / PP- Manhã
Acredito que o humor e o sexo, são grandes companheiros diante a uma campanha publicitária que as vezes taxamos de preconceituoso ou algo parecido, porém se conseguir atingir o público alvo em massa, podemos concluir que mesmo tendo alguns prejuízos o comportamento do consumidor tende a expandir opniões diferentes em cada caso.
ResponderExcluirO sexo e o humor devem ser altamente usados nas campanhas publicitárias. São assuntos que despertam a atenção e curiosidade dos consumidores, consequentemente se ele ver um anuncio que esteja relacionado com um dos dois, ele vai prestar atenção, no mínimo. Se for uma propaganda bem feita ainda vai espalhar o comercial boca a boca com todos seu ciclo social.São dois ótimos assuntos para prender e despertar a ação do consumidor
ResponderExcluirLuciano Xavier de Lima - 6º PP Noite
O sexo e humor são aquele tipo de ferramenta que conquista uma massa que se restringe a isso, não nego que eu usaria no futuro profissionalmente, mas me pergunto se algum dia as pessoas se darão mais valor e se interessarão por coisas mais bem boladas, pois tudo nos dias de hoje se vende com isso dês de música até o mais inoportuno dos produtos.
ResponderExcluirAna Elisa Resende- PP-manhã 6 período
Posso dizer que o sexo e o humor, são aliados, perante uma campanha de publicidade de uma marca. Ainda existe muito preconceito ou algo do tipo em relação a campanhas do tipo. Mas acho que o importante é atingir o público alvo com a campanha. No caso podemos concluir que mesmo havendo alguns prejuízos o comportamento do consumidor, pode aumentar opiniões distintas para cada caso.
ResponderExcluirEdgar Brito - LBA -NOITE