Por G1 - 13/07/2015
O serviço de transporte alternativo Uber desencadeou um movimento de taxistas em várias cidades do mundo. No Brasil, houve manifestações em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para que o aplicativo seja proibido. O argumento dos que são contra o app é que se trata de prática ilegal do serviço de táxi. A empresa, por sua vez, diz oferecer uma forma diferente de transporte, que ajuda a diminuir o trânsito e gerar renda para as pessoas.
Em meio à polêmica, o G1 comparou as diferenças entre o Uber e o táxi nos custos para o motorista e também no serviço oferecido ao passageiro, tendo como referência as cidades do Rio e de São Paulo. Confira:
Quais as diferenças de custo para os motoristas e de serviço para os passageiros:
Custos
Veículo
Uber: Arca com o custo total do veículo, em alguns casos de luxo.
Taxi: Taxistas têm isenção de alguns impostos na compra do veículo. Em São Paulo, também têm 30% de desconto nas concessionárias.
Impostos
Uber: Não tem isenção de impostos e paga ISS como MEI (Microempreendedor individual) ou Simples a cada nota fiscal emitida.
Taxi: Taxistas têm isenção de IOF e IPI na
compra de veículo e, no Rio e em São Paulo, também podem pedir isenção
de ICMS e não pagam IPVA. Cooperativas e associações de táxi de São
Paulo e taxistas autônomos do Rio são isentos de ISS.
Taxas
Uber: Não pagam taxas para órgãos públicos
Taxi: Em São Paulo, um taxista paga cerca
de R$ 255 em taxas anuais, e, no Rio, R$ 429. A cada 5 anos, precisam
fazer exame médico e psicotécnico no Detran (São Paulo: R$ 320 / Rio: R$
139)
Documentação
Uber: Não precisa ter licença da prefeitura
para atuar. O motorista se cadastra no aplicativo e encaminha ao Uber
alguns documentos, como CNH e certidão de antecedentes criminais.
Taxi: Precisa ter a licença da prefeitura.
Em São Paulo, também é exigido o Condutax, um cadastro que vale por 5
anos e custa R$ 415. Mesmo sendo ilegal, é comum o aluguel (em SP, entre
R$ 150 e R$ 200/dia) ou a venda de licenças (no Rio pode custar até R$
180 mil e, em São Paulo, R$ 150 mil).
Capacitação
Uber: Não exige curso específico
Taxi: Em São Paulo, é exigido curso específico para se tornar taxista, que custa R$ 127,54.
Ganhos
Uber: No UberBlack, 20% do valor da corrida fica para o aplicativo, e no UberX, 25%.
Taxi: O taxista autônomo fica com o valor integral da corrida
Serviços
Veículo
Uber: A categoria UberBlack exige carros sedan pretos, fabricados a partir de 2010, bancos de couro e ar-condicionado.
Taxi: Não existe um padrão de conforto para os táxis
Bandeira
Uber: UberBlack: R$ 5 / UberX: R$ 3*
Taxi: São Paulo: R$ 4,50 / Rio: R$ 5,20
Tarifa
Uber: Calculada pelo aplicativo de acordo
com a quilometragem e o tempo no veículo. UberX: R$ 1,43 o km e R$ 0,35
por minuto / UberBlack: R$ 2,42 o km e R$ 0,40 por minuto.
Taxi: Fixada por tabela e calculada no taxímetro por km. São Paulo: R$ 2,75 / Rio: R$ 2,05**.
Taxa de retorno
Uber: O Uber não cobra a mais quando o
destino é em outro município. Porém, há valor de tarifa mínimo e taxa de
cancelamento: UberX: R$ 8 / UberBlack: R$ 10.
Taxi: Em São Paulo, é cobrado 50% do valor da corrida.
Extras
Uber: No UberBlack, o motorista veste terno
e gravata, e no UberX, calça e camisa social. Os carros tem um cooler
com bebidas e também balas para os passageiros.
Taxi: A oferta de extras fica a critério do taxista
Pagamento
Uber: Só aceita cartão de crédito. Ainda assim, o aplicativo permite rachar a corrida com outro usuário
Taxi: Pode ter opções de pagamento em crédito, débito e dinheiro
*O Uber tem duas categorias: UberBlack, de luxo, e UberX, mais barata
**Valores de táxi comum, bandeira 1.
Fontes: Secretaria da Fazenda dos estados do RJ e de SP, Secretaria de Transportes dos municípios do Rio e de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo, Receita Federal e Uber
Pessoal, deem sua opinião sobre a polêmica entre o Uber X Taxi, mas do ponto de vista do consumidor.
*O Uber tem duas categorias: UberBlack, de luxo, e UberX, mais barata
**Valores de táxi comum, bandeira 1.
Fontes: Secretaria da Fazenda dos estados do RJ e de SP, Secretaria de Transportes dos municípios do Rio e de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo, Receita Federal e Uber
Pessoal, deem sua opinião sobre a polêmica entre o Uber X Taxi, mas do ponto de vista do consumidor.
Uma das grandes queixas dos taxistas é a de os motoristas do Uber não pagarem a mesma taxa/impostos. O fato é que já tem um bom tempo que falta uma corrida decente com taxistas, apesar de, CLARO, nem todos dessa categoria agirem da mesma forma. Porém, o serviço tem deixado a desejar, a gente vê de tudo: carro em mal estado, motoristas mal educados que agem como se estivessem fazendo um favor para nós, pouquíssimos aceitam cartões crédito/débito e por aí vai. Essa guerra não deveria existir, principalmente se considerarmos que a demanda é bem maior que a oferta, e assim, os dois devem funcionar juntos. Os taxistas deveriam melhorar seu serviço ao invés de tentar bloquear outro, e cá pra nós, QUE serviço. Uber tem todo o conforto e comodidade.
ResponderExcluirAlém do mais, é sabido por todos que existem várias fraudes que ocorrem nesse meio de táxis, venda de permissões, aluguéis de prática e etc.
Essa briga não deveria existir, tem espaço para as duas categorias.
Marina Dell'areti S. Fonseca PP, Noite - LBA
Do ponto de vista de um consumidor, o Uber é um serviço diferenciado, que oferece não apenas o transporte, mas um status perante a sociedade a qual ele pertence. Nessa briga entre Taxistas x Uber, comparando o comportamento de ambos, quem vem levando vantagem é o Uber. O buzz que vem sido gerado por toda essa briga, acaba chamando mais atenção do consumidor e faz com que o produto ganhe repercussão positiva no mercado.
ResponderExcluirAlguns Taxistas, julgam o Uber como uma concorrência ilegal. Como consumidor não enxergo essa concorrência de forma negativa. Os veículos do Uber mesmo estando isentos de algumas taxas, pagam outras diferentes dos taxistas sem o desconto de até 30% do valor do carro.
ResponderExcluirA concorrência é benéfica para o consumidor final, já que lhe permite escolher da maneira que lhe convêm o serviço a ser usado por ele, o conforto oferecido pelo uber é um ponto positivo a seu favor, mas a facilidade de se pegar um taxi na hora é algo também a ser avaliado.
Como usuário, não consigo formalizar uma posição de escolha entre um ou outro. Apenas julgo que a concorrência até o momento é benéfica para o cidadão.
Felipe Camargos Maciel
O Uber oferece o serviço de melhor qualidade e os taxistas não estão aceitando perder o cliente. Ao invés de melhorar o serviço eles estão batendo de frente e acabam perdendo muito mais com isso . na minha visão de consumidora acho que se ha concorrência tem de haver melhoria para que o cliente tenha realmente que optar por algum dos produtos oferecidos afim de atender as suas expectativas , como o conforto , a rapidez e a qualidade do transporte .
ResponderExcluirGleyce Martins pp noite
Na minha opinião o UBER é um aplicativo que ainda está em desenvolvimento e que precisa se adaptar ainda mais no cotidiano do brasileiro.
ResponderExcluirIsso nos mostra que a inovação e um serviço de qualidade pode sim fazer a diferença.
Arthur Greis LBB - NOITE
Concordo com o comentário da Patrícia, onde do ponto de vista do consumidor o serviço prestado pelo UBER é diferenciado, pois ele apresenta uma serie de comodidades para o consumidor, como carros que precisam ser novos e ter com ar-condicionado, os taxis são obrigados a ter a mesma forma de conforto, além do principal que é a forma de contato com o serviço, pois com o aplicativo do UBER o valor é calculado pela rota que você irá passar, além de não cobrarem taxa de deslocamento até seu local. Já com o taxi o valor da corrida pode ter alguma alteração tanto para mais quanto para menos referente tudo depende da rota que o taxista tomará e em alguns lugares os taxistas cobram uma taxa de deslocamento. Porém em contrapartida um infortúnio da UBER é não aceitar dinheiro apenas Debito e Crédito, enquanto o Taxi aceita tanto dinheiro quanto Debito e Crédito.
ResponderExcluirCom essa série de fatores naturalmente é gerado uma competição entre a UBER e os taxistas, o que é algo bastante proveitoso para o consumidor, pois ambos começam a melhorar seus serviços e dar mimos para atrair seus consumidores.
Diego Siuves – LBB – Sala 24
O UBER ainda é um serviço novo que precisa de adaptações. Para os consumidores foi bom, pois forçou os taxistas a reverem seu modo de atendimento gerando melhorias, e o usuário agora tem mais uma opção para poder se deslocar, já que antes havia um monopólio dos taxistas.
ResponderExcluirPor ser um aplicativo, o Uber trouxe inovação para o mercado brasileiro, com um produto diferenciado e com qualidade.
Gabriela Ketren LBA - Noite
Acredito que a concorrência e preciso, os taxistas na sua maioria não são educados e prestam um serviço de pouca qualidade, somos concorrentes de nos mesmos dede o nosso nascimento, procuramos um serviço bem oferecido e de boa qualidade. Quanto mais na mídia o UBER está mais cresce o negocio, seja para o bom ou para o mau marketing, então acredito que é por isso que o serviço não para de crescer.
ResponderExcluirWashington Junio Gomes
Publicidade e Propaganda
PPLBB Noite
Ainda não tive a oportunidade de usar o Uber, mas na minha visão parece ser um transporte de muita qualidade e um bom preço, os taxistas tomaram conta do mercado por muito tempo e sempre manterão suas formas de atendimento, com o surgimento do Uber, um meio de transporte mais moderno e atual nos dias de hoje, os taxistas estão se sentindo ameaçados, com toda razão, qualquer pessoa no lugar deles também se sentiria dessa forma, ninguém se sente confortável com outra empresa pegando seus clientes de anos.
ResponderExcluirAcredito que essa é uma boa oportunidade para o Taxi pensar na sua forma de atendimento e nos seus clientes.
Os direitos e as cobranças devem ser padrão, para haver um equilíbrio nos dois concorrentes, fica a escolha de cada um se o Taxi ou o Uber ira atender da melhor forma que espera.
Camila Torres - PP/LBA Noite.
Em meio à discussão de quem paga mais impostos, quem tem mais obrigações e quem é contra ou a favor da lei, deveria ser levado em consideração principalmente a necessidade do cidadão em relação ao transporte. Em um país onde o transporte público é precário, com valores altos, trânsito sempre lento, gasolina só aumentando e preços abusivos em automóveis, o consumidor sente a necessidade de procurar formas alternativas para se locomover.
ResponderExcluirO Uber oferece um conforto diferenciado por preços mais acessíveis e, portanto, vai sim receber mais atenção. Cabe às companhias de táxi saber aceitar a existência de uma concorrência e saber se adaptar ao novo mercado.
Mariana Loschi Salomão
Publicidade e Propaganda | LBA - noite
Tudo que é novo, diferente do que nos parece comum causa estranheza, aos consumidores desconfiança e aos "concorrentes" revolta.
ResponderExcluirAcredito que o medo dos taxistas de perder espaço nesse mercado é compreensível se tratando de um serviço onde o custo benefício é o critério de escolha do consumidor, mas ai entra a questão da concorrência, você só vai sofrer uma perda no seu público, se seu serviço não for tão bom quanto.
Não é preciso que os taxistas diminuam seu preço mais é necessário que a qualidade do serviço aumente, a comodidade em não ter com quem disputar espaço causou nos taxistas um relaxamento perante a excelência do serviço prestado.
O aumento na qualidade é um dos pontos mais favoráveis de uma concorrência.
Eu enquanto consumidora sou absolutamente apoiadora do UBER e acredito que a mentalidade dos prestadores de serviço em qualquer que seja a área de atuação, deve estar voltada para a qualidade no que você se propõe a oferecer, existe espaço para todos o que falta é o bom atendimento.
Carolina Maia
Como consumidor acho muito injusto motivo e a forma que os taxistas estão tratando o Uber. O Uber é uma evolução do serviço de motorista, e essa evolução já aconteceu em vários outros setores. Ela não acaba com um produto/serviço, ela o modifica para um bem comum.
ResponderExcluirEngraçado quando os taxistas se adaptaram aos aplicativos como Way Taxi, 99 Taxi e outros que os trouxeram vantagens, mas não se adaptam e se revoltam quando esta vantagem vem para o consumidor. Acho que a solução não é vetar novos serviços, e sim entender e se adaptar a eles. Os taxistas poderiam melhorar seus serviços ou migrar para motoristas de Uber e não se revoltarem e apelarem para o governo vetar essa evolução. Li um twitter muito interessante do Paul Graham relacionado com essa briga que diz: "Uber is so obviously a good thing that you can measure how corrupt cities are by how hard they try to suppress it."
Eugênio Savio Ribeiro Filho
Sou a favor do aplicativo, pois penso que ninguém é obrigado a utilizar só um tipo de serviço, no caso os taxistas. O mercado hoje, esta cada dia mais competitivo, particularmente acho isso uma maravilha, como consumidor, acho o serviço do Uber excelente! Ter outras opções e ver qual delas me atende naquele momento como: financeiro, agilidade, serviços, diferencial e etc, é sempre bom e gratificante. Como empreendedor, acho essas inovações e competições instigantes para meu negocio. Ver que sou capaz de vencer desafios e aperfeiçoar o meu serviço gera satisfação e gratificação pessoal. Se algumas pessoas são contra o serviço do Uber, continue usando os serviços de taxis, pois o Uber só é mais uma opção que nós clientes temos. Afinal, somos responsáveis pelas nossas escolhas.
ResponderExcluirGuilherme Andrade / Publicidade e Propaganda – Noite
Como consumidora, prezo por novidades e serviços de qualidade. É Exatamente a proposta do Uber, oferecer uma nova sugestão de transporte, com preço mais acessível e de qualidade. O surgimento do aplicativo Uber, só destaca que sempre devemos evoluir, apresentar novas propostas de mercado. Apesar de ser novo, tem muitas modificações para serem feitas, e acredito que a população, só tem a ganhar. Enquanto os taxistas, devem repensar em maneiras de diferenciar seu serviço. Afinal, é com boas ideias que se conquista clientes.
ResponderExcluirThais Freitas
Publicidade e Propaganda - LBB - Sala 24
Acho que a partir do momento que o Uber for regularizado, o serviço de táxi vai melhorar muito para tentar acompanhar, pois sinceramente, tem alguns taxistas que dão até medo de entrar no táxi, além de serem mal educados e nos abrigarem a escutar a música que eles querem (não são todos, claro). Quanto maior a oferta, maior a qualidade dos serviços, com isso o consumidor só tem a ganhar.
ResponderExcluirPaulo Soares | Publicidade e Propaganda | LBA
Uma vez eu ouvi de um professor, durante um discussão sobre o mercado, que :
ResponderExcluirA concorrência gera qualidade!
Quando ouvi isso me peguei pensando sobre o qua to de verdade essa citação possuía e cheguei a conclusão que isso é 100% verdade.
Repúdio totalmente a postura daqueles taxistas que se posicionam —de forma violenta até— contra o uso e a regularização do uber. Sei que provavelmente essa nova modalidade de transporte pode estar tirando o emprego de muitos país de família e prejudicando toda uma classe. Mas o que eles fazem para combater isso?
Acredito que a resposta está naqueles que não se conformam e começam a prestar um serviço melhor aínda que o uber.
Assim como era no início do mundo, quem não evolui não sobrevive. Se os taxistas querem eliminar a concorrência, que eles possam começar por melhorando a qualidade do seu serviço.
Henrique Parentoni
O Uber tem que continuar funcionando, ele alimenta a livre concorrencia, o que obriga as empresas a manterem um bom preço e uma melhor qualidade no serviço para disputar o consumidor.
ResponderExcluirO táxi antes monopólio impediam as pessoas de, exercerem o seu direito de liberdade de escolha. Agora com o Uber as pessoas podem exigir um serviço de melhor qualidade, por haver concorrência e terem a possibilidade de escolher outra opção q não seja o táxi.
Izabella D. Lopes - LBB
O Uber tem que continuar funcionando, ele alimenta a livre concorrencia, o que obriga as empresas a manterem um bom preço e uma melhor qualidade no serviço para disputar o consumidor.
ResponderExcluirO táxi antes monopólio impediam as pessoas de, exercerem o seu direito de liberdade de escolha. Agora com o Uber as pessoas podem exigir um serviço de melhor qualidade, por haver concorrência e terem a possibilidade de escolher outra opção q não seja o táxi.
Izabella D. Lopes - LBB
Os taxistas estão com receio de perder mercado com essa novidade, e que esse nascimento está repleto de sofisticação e cuidados com as necessidades dos clientes isso não podemos negar.
ResponderExcluirPorém não acredito que seja o fim para os taxistas, eles só têm que se adaptar neste novo negócio
e buscar um diferencial, já que não tem mais o monopólio em suas mãos.
Como consumidora vejo mais uma opção de transporte e de escolha. Sendo que cada um tem as suas diferenças e qualidades, fica ao meu critério a tomada de de decisão sobre qual serviço irei utilizar em um determinado momento.
Laís Ferreira Santos Fonseca – Publicidade e Propaganda (LBB-Noite).
Os taxistas estão com receio de perder mercado com essa novidade, e que esse nascimento está repleto de sofisticação e cuidados com as necessidades dos clientes isso não podemos negar.
ResponderExcluirPorém não acredito que seja o fim para os taxistas, eles só têm que se adaptar neste novo negócio
e buscar um diferencial, já que não tem mais o monopólio em suas mãos.
Como consumidora vejo mais uma opção de transporte e de escolha. Sendo que cada um tem as suas diferenças e qualidades, fica ao meu critério a tomada de de decisão sobre qual serviço irei utilizar em um determinado momento.
Laís Ferreira Santos Fonseca – Publicidade e Propaganda (LBB-Noite).
Eu apoio a Uber e os taxistas também deveriam apoiar e fazer com o que o serviço de Taxi seja melhorado. Pois hoje em dia, muitos dos taxistas, são grosseiros e arrogantes e isso faz com que a ''corrida'' seja um pouco desagradável!! E não só apoiar, deveriam aceitar, pois tudo tende a evoluir, assim como esse tipo de serviço, e a Uber veio com tudo, mostrando como se aplica um serviço de qualidade e eficiencia.
ResponderExcluirComo consumidora o Uber é nitidamente melhor que o serviço de Taxi, independente da localidade. Além de serem mais em conta para o bolso do consumidor, são mais confortáveis, mais bem apresentáveis. Embora existam cursos para taxistas, alguns profissionais parecem não ter curso nenhum: dirigem da maneira que querem - muitas vezes irresponsáveis, em alta velocidade e outras lentos demais - os veículos apresentam algum risco e são, muitas vezes, mal apresentáveis. Quantas vezes não tive vontade de descer de um táxi e desistir do serviço, mas persisti pelo valor da corrida já ser muito caro e ter de pagar mais R$4,50 (valor inicial aproximado em Belo Horizonte) por outra corrida?
ResponderExcluirO que os taxistas têm de entender é que o consumidor procura sempre pelo melhor serviço, pelo serviço que mais o agrada e que o serviço do Uber é só o começo. Em outros países existem inúmeros serviços de outras áreas no mesmo estilo do Uber, visando atender às exigências do consumidor, somos cada dia mais exigentes e se o profissional de táxi não seguir este rumo, nada que fizerem barrará o avanço e serão prejudicados (como já estão sendo) por não se prepararem melhor para o mercado. O serviço de táxi é julgado ruim, pois como não havia outro serviço semelhante, abusaram disso e ofereceram um serviço de moderado a ruim e nós, consumidores, tivemos de aceitar goela abaixo.
Já evitava ao máximo utilizar o serviço de táxi em Belo Horizonte, agora com o Uber, adeus taxistas!
Renata Lima - Publicidade e Propaganda (LBB-Noite)
É tão visível que essa briga toda é exatamente porque os taxista viraram um grupo individual, um monopólio, onde só existe esse atendimento e o consumidor é obrigado a utilizar, mesmo sendo um taxi horrivel e um taxista mega arrogante. Sentindo na pele que hoje os usuarios tendem a preferir o conforto e qualidade mesmo que o preço seja maior, virou uma opção quase que total da sociedade.
ResponderExcluirOs taxistas não aceitam corridas pequenas, as vezes não possuem troca e ficam de cara fechada, usam de caminhos mais longos para superfaturar do cliente. Essas e outras malandrias fazem com que nós clientes procurem uma opção onde uma corrida não fique tão mais cara, pois já convivemos com pessoas ignorantes e um trânsito absurdo de cheio a corrida não precise ser um tormento também.
Mas os taxistas podem aproveitar e reavaliar o atendimento e as condições de seus taxis, ao inves de brigarem e maltratarem seus proprios consumidores a fim de obriga-los a utilizarem seus serviços.
Joyce Fernanda Assis Silva - LBB noite
As vezes a evolução é necessária, é algo que vai melhorar a vida de alguns muitos. Os que sofrem perdas com essa mudança nunca vão ficar felizes pelo simples fato deles não estarem recebendo uma parte do bolo. Brasileiro é oportunista, se ele não vai ganhar nada com o que ta acontecendo ele vai brigar e reclamar até conseguir.
ResponderExcluirMatheus Mamede - LBB noite
A polêmica Uber e os táxis comuns, é algo que do ponto de vista do consumidor tem seus prós e contras. O aplicativo Uber veio com um serviço diferenciado, tanto na aparência, como no preço a ser cobrado. Este, é isento de algumas taxas e oferece conforto e segurança para o cliente. Já os táxis comuns têm cursos exigidos para a formação de taxistas. Fora algumas taxas que eles são obrigados a pagarem. De certo modo, os táxis comuns estão levando a desvantagem, pois a capacitação do Uber, não é exigido curso específico, já no comum sim; o cliente está a procura do seu bem estar e segurança do trajeto até seu destino final, e no Uber, com algumas mordomias que "acariciam o ego" do cliente, nos táxis comuns é deixado em aberto se terá ou não, faz com que o passageiro seja conquistado. Mas o aplicativo ainda está em processo de desenvolvimento. E os táxis comuns terão que conquistar os passageiros para não entregá-los a concorrência. Já um ponto a favor que se pode citar dos táxis comuns, é que a hora que precisamos de seus serviços, é mais fácil de se achar um.
ResponderExcluirBruna Ribas - sala 16 - LBA
Acredito que da mesma forma que os taxistas pagam taxas de impostos o Uber também deveria, já que ambos os serviços tem o mesmo fim, que é o transporte. Claro que ambos têm suas diferenças, o Uber é designado há um público de maior poder aquisitivo e oferece mais conforto, com isso acaba gastando com um veículo mais sofisticado e confortável. De qualquer forma essa novidade beneficia e muito os consumidores, pois eles podem escolher qual meio é mais vantajoso para locomoção.
ResponderExcluirDeborah Kellen Trindade Ferreira Turma: LBA, Noite Sala: 16
Penso que essa briga entre Uber e taxista não deveria existir, há espaço para todos, basta que faça bem feito o serviço. É natural na atualidade o aumento de serviços oferecidos, não somente pelas mudanças econômicas, político e cultural, principalmente econômicas que o país vem passando, mas também às mudanças tecnológicas, e este tipo de serviço estava mesmo precisando passar por mudanças. Agora o usuário tem a opção de escolher o serviço que melhor lhe atende. Há vantagens e desvantagens tanto para o taxista como para o Uber, em relação às taxas, impostos e documentação, e o usuário também encontrará vantagens e desvantagens em um ou outro, mas o bom é que poderá optar. Acho que estávamos mesmo precisando de um serviço de qualidade, pois os taxistas estavam deixando muito a desejar, a precariedade estava desde o automóvel à educação dos motoristas.
ResponderExcluirBacana a resposta, só não sei se o professor vai adivinhar quem é você! rs :)
ExcluirPenso que essa briga entre Uber e taxista não deveria existir, há espaço para todos, basta que faça bem feito o serviço. É natural na atualidade o aumento de serviços oferecidos, não somente pelas mudanças econômicas, político e cultural, principalmente econômicas que o país vem passando, mas também às mudanças tecnológicas, e este tipo de serviço estava mesmo precisando passar por mudanças. Agora o usuário tem a opção de escolher o serviço que melhor lhe atende. Há vantagens e desvantagens tanto para o taxista como para o Uber, em relação às taxas, impostos e documentação, e o usuário também encontrará vantagens e desvantagens em um ou outro, mas o bom é que poderá optar. Acho que estávamos mesmo precisando de um serviço de qualidade, pois os taxistas estavam deixando muito a desejar, a precariedade estava desde o automóvel à educação dos motoristas.
ResponderExcluirMaria Jose Ribeiro Avelar LBA Noite, Sala 16
A meu ver, creio que há espaço para os dois no mercado sem necessidade alguma de manifestos, pois não vejo tanta similaridade entre eles, pois um oferece um luxo e o outro é mais casual, e simplesmente fica a critério do cliente escolher a qualquer um dos serviços que no meu caso, eu escolheria de acordo com o meu destino.
ResponderExcluirNathalia Cristina Dias Coelho - LBB noite
O Uber do ponto de vista do consumidor, é um serviço diferenciado que oferece conforto não apenas através do aplicativo que coloca os usuários em contato direto com o motorista, mas que também oferece conforto na aguá oferecida, radio e ar condicionado. Apesar dos Taxistas julgarem o Uber como uma concorrência ilegal, os Táxis não fazem nada para mudar a sua imagem parante os acontecimentos, pois o consumidor está cada vez mais querendo conforto e praticidade.
ResponderExcluirTem espaço para os dois, a dedicação de cada um que irá ganhar o cliente.
Arthemis Raftopoulos . PP . Noite
Quando o assunto é consumidor estamos falando em entrega de serviços de qualidade. O Uber veio para modificar tudo o que era entrega para o consumidor, com seus diferenciais ganhou o mercado e entrou para zona de concorrência. Por que o Uber deu tanto o que falar? Porque o serviço de transporte que estava sendo entregue ao usuário é de forma precária e mal feita.
ResponderExcluirA qualidade na entrega do serviço chamou a atenção daqueles que precisam se locomover e não tinham um serviço final com conforto e qualidade. O Uber veio para mostrar que a concorrência existe e se o concorrente não fizer por onde merecer no mercado, ficará de fora.
Natália Rodrigues. Sl. 16
Em meio aos protestos entre os taxistas e motoristas do Uber, acho que ao invés de baterem de frente e usarem a violência, os taxistas deveriam encarar de certa forma como um ponto positivo para mudança e melhoria atendendo as expectativas da população.
ResponderExcluirAlguns taxistas conseguiram ver o Uber como uma concorrência e por isso optaram por mudar a maneira com que transportavam seus passageiros de uma forma inovadora resgatando o respeito e admiração dos passageiros. Para alguns taxistas a estratégia para isso é um bom atendimento e um serviço de qualidade.
Sabrina Carla- LBA Noite, sala 16.
Vejo o Uber como um facilitador do transporte público. Tentarei ampliar um pouco mais a visão sobre o Uber, que chegou ao Brasil pronto para ser operado 100% via aplicativo para smartphones, indispensável para 73% dos brasileiros que utilizam o acessório, segundo uma pesquisa levantada pela Google em 2013. Logo trouxe imensa comodidade aos que necessitam de um transporte público de deslocamento rápido, principalmente por possibilitar o pagamento com segurança via aplicativo. Se não bastasse, conseguiu implementar uma ideologia de relacionamento com o cliente onde todos são tratados de maneira igualitária regada a boa educação e uma série de regalias.
ResponderExcluirMas o ponto central e mais interessante para mim foi ver pessoas que não largam mão de seus veículos passarem a utilizar o Uber, pois se sentem acomodadas e protegidas como se estivessem em seus próprios veículos. Eu mesmo, como consumidor, me senti dentro do meu veículo escutando minhas músicas e decidindo a qual velocidade ir. As regalias desse serviço são apenas um detalhe em relação ao que realmente me era necessário. E penso eu que este é o principal medo dos taxistas ao perceberem que o Uber se tornou o veículo do consumidor e não o veículo pago para levar ao destino final. Se regulamentação fosse o problema, taxistas estariam satisfeitos com uma eventual regularização e não é isso que vemos no decorrer da batalha.
Cláudio Victor - LBA/ Noite.
O transporte Uber facilitou a vida de muita gente, além de adaptar a tecnologia de hoje, ele da mais conforto a seus usuários.
ResponderExcluirO taxistas deveriam ver isso como um concorrente direto, e com isso tentar oferecer um serviço que fosse além do Uber, o mercado de trabalho e assim, a concorrência esta presente e vem de uma hora para outra, o melhor a se fazer e copiar o serviço e abaixar seus preços, ou fazer melhor para não perder seus usuários.
Leane Damasceno LBA noite, sala 16.
No ponto de vista do consumidor, o Uber tem muito mais benefícios para o cliente e é totalmente mais flexível, na questão dos valores , opções de carros, inovando o mercado de táxis e gerando uma competição entres os taxistas e os motoristas do Uber, .
ResponderExcluirPortanto pode se concluir que o Uber trouxe para os consumidores um diferencial para eles, mostrando que os seus consumidores são importantes para eles e que eles podem ter um tratamento vip e com um custo x beneficio que cabem no bolso deles.
Stefani moura
No ponto de vista do consumidor, o Uber tem muito mais benefícios para o cliente e é totalmente mais flexível, na questão dos valores , opções de carros, inovando o mercado de táxis e gerando uma competição entres os taxistas e os motoristas do Uber, .
ResponderExcluirPortanto pode se concluir que o Uber trouxe para os consumidores um diferencial para eles, mostrando que os seus consumidores são importantes para eles e que eles podem ter um tratamento vip e com um custo x beneficio que cabem no bolso deles.
Stefani moura
Pelo olhar do consumidor o Uber é um serviço de status e de qualidade superior. A meu ver essa concorrência para nós usuários é interessante, pois temos a possibilidade de escolha. É notável a diferença de serviço entre o Uber e o Táxi e esta briga entre os dois apenas aumenta a curiosidade de usufruir deste novo serviço e sendo um serviço novo é claro precisa e passará por mudanças para melhor atender a demanda.
ResponderExcluirIsabella Oliveira Alves
Sou muito a favor do Uber, uso e recomendo. Serviço de qualidade, motoristas educados, pensam na qualidade e bem estar do passageiro diante dos serviços prestados.
ResponderExcluirA ultima experiência que tive com taxi já na "era Uber", o taxista se defendeu, porém não falou nada de coerente e ainda desconhecia como é prestado o serviço do concorrente.
O povo deve ter o direito de escolha, mas como sempre no Brasil, o interesse de uma memória parece se sobressair diante a vontade e direito de escolha da população. Uma máfia que enriquece a cada dia que passa não quer sentir-se incomodada e tentam até conseguirem (exemplo de São Paulo, que teve votação para proibição aprovada na câmara) banir o serviço.
Lastimável
Sobre a "polêmica" Uber X Taxis minha opinião como consumidor é: quanto mais conforto e paparicação, melhor.
ResponderExcluirHoje as marcas buscam entender os desejos dos consumidores para proporcionar às melhores soluções em produtos e serviços.
O Uber ao oferecer um serviço de transporte diferenciado, com certeza supre a necessidade e desejo do consumidor de ser mimado e dar a rir o status de consumidor de fato. Por isso, acredito que as discussões acerca do tema são de extrema importância. Uma vez que leva ao processo de rediscussão de como os serviços de táxi devem ser de agora em diante.
Sobre as taxas, impostos etc, são fatores que não influem na oferta de um serviço diferenciado. A verdade é que o táxi como serviço, precisa se reinventar e o Uber está aí para ajudar nesse processo.
Gleidistone | LBA noite
Analisando pelo lado do consumidor,
ResponderExcluirpodemos Salientear e economia e a grande rede criada pelo aplicativo Uber, que se trata das novas maneiras que o povo encontra de sobreviver*.
É da natureza do ser humano, buscar sempre uma maneira mais facil e mais economica de se realizar qualquer tarefa, e a facilidade de convocar um taxi, receber um serviço de qualidade e tudo isso com um custo razoável sem ter que tirar a mão do bolso no final da corrida fez com que o aplicativo fizesse a substituição daquele dedo pro alto chamando um taxo pelo delo na telo com o mesmo fim.
o Uber vem inovando e alterando completamente a forma de pensar dos individuos de hoje.
Mesmo que consigam barrar o aplicativo devido as enormes falhas na lei Brasileira, ja foi criada na cabeça do público um novo modo de pensar quanto a caronas e serviços de transporte privado oferecidos no país.
Guilherme Pacheco - LBB noite
O aplicativo Uber, veio com tudo e está sendo uma grande concorrência para os táxis comuns.Oferecendo um serviço de maior comodidade e conforto para seus passageiros, os taxistas comuns estão querendo ser reconhecidos mesmo porque eles pagam taxas e tem cursos que são obrigatórios para se tornarem taxistas. Já o serviço da Uber é isento de taxas e não precisa ser feito o curso para ser reconhecido como taxista. É um assunto polêmico mas que podemos ver pontos a favor do aplicativo que está investindo e conquistando seus clientes com seus serviços, mas que não seguem algumas regras exigidas. Já os táxis comuns podem investir para não perderem seus clientes para seus concorrentes.
ResponderExcluirNayara Soares LBA sala 16
os taxistas estão revoltados com aplicativo do uber que é uma proposta nova de trasporte de passageiros, sendo assim estão pensando só no lado deles sem mesmo olhar que estamos em uma era diferente de novas oportunidades. apesar do uber não ter tantas taxas e exigências, ele também tem menos benefícios para se condutor como listado no texto. acho que estavamos precisando disto pois alguns taxitas acham que estão fazendo favor para o passageiro com seus carros sujo, mal vestidos e até cheirando mal, que no uber não vai acontecer por ser um tipo de transporte que busca a excelência em seus serviços
ResponderExcluirOs taxistas estão revoltados com aplicativo uber que é uma proposta nova de trasporte, sendo assim estão pensando só no lado deles sem ao menos olhar que estamos em uma era diferente, de novas oportunidades. Apesar do uber não ter tantas taxas e exigências, ele também tem menos benefícios para o condutor como listado no texto. Esse novo serviço é interessante até mesmo para incentivar os taxistas a se preocuparem em oferecer um serviço de melhor qualidade, se preocupando em cuidados com o carro e atendimento. A excelência na prestação dos serviços aumenta quando há concorrência, sendo assim necessárias novas ideias e inciativas para que nos consumidores, tenhamos opções de escolher serviços de mais qualidade.
ExcluirFabiano D. Dias Gestão Comercial Noite
Acredito que a utilização do Uber vai muito além que por simples "status". O serviço de taxi no Brasil está cada vez pior. Taxistas muitas vezes se recusam a fazer corridas breves em locais que possuem um grande fluxo de clientes (já passei por isso). No Rio de Janeiro por diversas vezes peguei táxis que o taxistas se recusavam a ligar o taxímetro e cobravam uma taxa fechada, e era isso ou nada. Mesmo sabendo que a corrida daria metade do preço que ele estava cobrando. Alguns bem apressados, conversam no celular enquanto dirigem e se você não tiver dinheiro trocado na hora de efetuar o pagamento, eles ainda te tratam com desaforo. O Uber oferece um serviço de extrema qualidade. Motoristas educados, conforto, e ainda um agrado para os passageiros. Ao invés de questionar quem paga imposto ou não, os taxistas deveriam prestar serviços com qualidade, para tentar se aproximar da concorrência.
ResponderExcluirAlana A. Nunes - LBA Publicidade e Propaganda
Inovação é algo que sempre gera buzz e controvérsias, não diferente com o caso dos motoristas do Uber e os taxistas. É necessário entender que o Uber é uma plataforma diferenciada e que possui objetivos muito mais amplos do que uma simples corrida. A ideia de “carona remunerada” e todo o serviço de atendimento prestado fazem a total diferença para o consumidor na hora de avaliar o serviço, uma vez que o serviço prestado pelos taxistas muitas vezes eram de forma exploratória e desconfortável.
ResponderExcluirO consumidor merece sim formas melhores de atendimentos e facilidades. Vivemos em um novo tempo, onde novos modelos de negócios surgem a todo momentos e é exigido da sociedade uma adaptação para essa nova realidade.
Lucas Megale - LBB
Ambos oferecem o mesmo serviço, porém, o Uber proporciona uma melhor experiência, e em uma plataforma que ainda é nova para o consumidor. O contato é prático, somente é necessário fazer a instalação do aplicativo em um smartphone ou tablet.
ResponderExcluirDurante o trajeto, o motorista oferece ao passageiro água ou bala, e o consumidor consegue visualizar a rota pelo próprio aplicativo e, no final do trajeto, se ele se sentir satisfeito ou desconfortável, é possível classificar o motorista. O consumidor que estiver muito insatisfeito pode entrar em contato com o suporte, através do e-mail, que também terá retorno.
Constantemente, o Uber promove ações para atrair mais passageiros, como convidar amigos e conseguir desconto, oferecer sorvete/picolé de graça durante o trajeto, corridas de graça, e, o mais recente, desconto de 50% para torcedores que usaram o serviço para assistirem ao jogo de futebol (Atlético x Cruzeiro), ontem, no estádio do Mineirão.
Além disso, a confiabilidade é um dos principais pilares que o serviço oferece para manter o seu padrão de qualidade, dessa forma, um motorista que obter um número ruim em sua avaliação pode ser afastado ou expulso do aplicativo. Com os aplicativos 99taxi e EasyTaxi, o máximo que pode acontecer é do taxista não aparecer como resultado para o consumidor que realizar alguma classificação ruim.
Para o consumidor de hoje, que está constantemente online, mais crítico e seletivo em sua escolha, e procura por serviços com qualidade, acessibilidade, excelência e que sejam diferenciados no mercado, o Uber é, no momento, a melhor escolha para quem deseja utilizar este serviço.
Régis Marley - LBA, noite, sala 16.
O consumidor moderno, gosta de ser bem atendido, bem tratado, e, acima de tudo, ser ouvido. Sempre ouvi muitas reclamações sobre os serviços de táxi. Com a chegada do Uber, a maioria de taxistas e cooperativas foram "obrigados" a mudar a forma com que lidam com o cliente. Afinal, quando falamos do Uber, sabemos que a qualidade do serviço é inquestionável. Além de tratarem o cliente de forma diferenciada, os motoristas se preocupam com o bem estar e buscam ser o mais agradáveis possível. E os clientes gostam disso! Acredito que esse diferencial fez com que muitas pessoas migrassem para o Uber como alternativa de transporte.
ResponderExcluirFernanda Magri / PP 6º LBA Noite
Até o momento, ainda não utilizei o serviço do Uber, mas pelos comentários daqueles que utilizam e pela própria descrição percebe-se que se trata de um aplicativo que oferece um serviço de qualidade e diferenciado para o consumidor. Já o táxi, utilizo a anos e foram poucas as vezes em que peguei taxistas empenhados no conforto e atenção do cliente. Posso contar nos dedos quantos carros tinham ar condicionado (e que o motorista se dispunha a ligar) e já perdi as contas de quantos já se recusaram a me levar a um destino porque a corrida era muito barata. O Uber representa uma inovação do mercado, acompanhando as demandas do consumidor atual, por mais conforto e competência. Concorrência, existe em todo ramo, em todo lugar. Os taxistas deveriam parar de reclamar da existência do Uber, e procurar melhorar seus serviços. A clientela deve ser conquistada, e não amarrada ao serviço por falta de outra opção viável.
ResponderExcluirCamilla Amaral - LBA - noite
Sou a favor do Uber por mais que seja uma novidade a concorrência ja assusta os taxistas, acho que a falta de um concorrente fez com que os taxistas se acomodassem atrapalhando o consumidor, muitas vezes os motoristas dos taxis são sem educação e acham que estamos pedindo carona, nao são todos.O mercado tem espaço para os dois melhorando o atendimento e dando mais opções para os usuários.
ResponderExcluirThays Ferreira da Silva.
PP LBB
Muitas vezes já solicitei o serviço de táxi, que na maioria das vezes fizeram um péssimo serviço, uma hora por conversas inconvenientes, outras por limpeza do próprio carro, outras por fazerem hora e não seguir o caminho solicitado apenas com o intuito de aumentar o valor da corrida. O Uber chegou para criar uma concorrência com este serviço, e de certa forma obriga-los a melhorarem sem atendimento ao consumidor, pois o padrão Uber é significantemente melhor. Sendo assim, acho corretíssimo que o Uber tenha seu espaço no mercado para gerar uma concorrência aumentando o padrão de qualidade de atendimento e fornecendo mais opções de transporte ao consumidor que antes era refém apenas dos táxis.
ResponderExcluirJael Paula - PP LBB - Sala 24
O Uber e o taxi em relação à economia para o usuário, da na mesma pois os valores praticados são quase os mesmo, o grande diferencial do Uber esta na prestação do serviço, com foco no cliente, onde este tem maior conforto e segurança de quem o esta atendendo em sua corrida, apesar de existir o cadastro do taxista nas entidades reguladoras não é certo de que quem vai te atender é alguém cadastrado e posso afirmar com certeza pois já solicitei um taxi e me chegou o filho do taxista usando a credencial do pai, acredito que o que esta surgindo com o Uber é um tipo de economia colaborativa, e tende a substituir o modelo padrão em vários seguimento de prestação de serviços, inclusive na publicidade como é o caso do www.itsnoon.net
ResponderExcluirPenso que o Uber veio para ajudar bastante a forma com o que os taxistas tratam seus clientes. Qualquer pessoa gosta de ser bem tratada, com respeito. E alguns taxistas preferem o caminho inverso disso. Acredito que o Uber conserta de certa forma esse atendimento ao cliente, pois prioriza o cliente com segurança e respeito.
ResponderExcluirJéssica Pertence
SALA 24 NOITE
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo usuária do Uber acredito que ele deva sim continuar funcionando. Primeiramente porque a concorrência deve ser livre, segundo o consumidor deve ter sim direito de escolher o serviço que ele vai utilizar.
ResponderExcluirEm relação aos taxistas, enquanto estava em uma viagem no Uber o motorista me explicou que a diferença que eles tanto falam é no caso uma licença em cerca de 350 reais, me explicou que os taxistas são isentos de alguns impostos e tem um grande desconto na compra dos carros, entretanto os motoristas do Uber pagam todos os impostos necessários para manter o veículo.
Acredito que os taxistas devam ver a concorrência como algo positivo e não da maneira como estão vendo. Para poderem melhorar o serviço que em minha opinião é um tanto quanto arcaico.
Turma LBB
Na minha visão, o Uber deu um grande salto para a visão de mundo da sociedade. As pessoas viram que nao precisão ficar presas ao mercado monopolizado em que vivemos, mais que ha alternativas que podem ser mais lucrativas e bem melhores do que as alternativas convencionais. O uber é um grande exemplo disso se comparado ao taxi. Tem melhor atendimento, mais conforto, mais economia. Lincando com a matéria o uber ele entrou na caverna da sociedade que vive ligada na internet, afim de se divulgar e mostrar que existe algo novo e que poderia ser muito bom, fazendo assim que AA pessoas saíssem de suas cavernas e procurassem algo fora do convencional. Provocando não só uma revolução no meio de transporte maos sim uma nova visão de mundo, um mundo onde podemos sair de nossas cavernas e ir em busca de algo novo. Um novo comportamento perante a sociedade.
ResponderExcluirMarcelo Assis pp noite
O aplicativo Uber chegou com serviços para conquistar seus clientes. Com conforto, segurança e comodidade, muitas pessoas passaram a preferir seus serviços do que utilizar os táxis comuns. Porém eles são isentos de algumas taxas e cursos em que os taxistas comuns são obrigados a pagarem e fazerem as provas para se formar um taxista. E as desavenças entre esses dois serviços geraram vários problemas para os passageiros que precisavam de seus serviços e tiveram que saber lidar com as greves e tudo mais.
ResponderExcluirGABRIELA E. MENEZES - SALA 16 - LBA NOITE
No ponto de vista do consumidor, o Uber chegou pra facilitar a vida. Além do conforto, forma diferenciada de tratamento, segurança e até o preço ser melhor, o Uber é feito por um aplicativo de celular, atualmete as pessoas não tiram o celular da mão e adoram ter cada vez mais aplicativos. O Uber ao meu ver, é uma forma do serviço de carros de acompanhar o desenvolvimento, de acompanhar a atualidade, e além disso , também é uma forma dos taxistas melhorarem seus serviços. reivindicar taxas para melhorar para eles mesmos, porque diferente de muitos anos, agora eles têm concorrente e ele é forte, e com essa concorrência quem ganha é o consumidor que vai usar o serviço que traz mais benefícios.
ResponderExcluirRoberta Saturnino de Oliveira - PP Noite - Sala 24
Na minha opinião, o consumidor só tem a ganhar com o Uber.
ResponderExcluirQuem já teve a oportunidade de utilizar seus serviços, conseguiu perceber a diferença no atendimento em relação ao taxi comum. Eles se preocupam em ir além do objetivo principal.
O conforto e bem estar de seus passageiros são prioridade, além de melhor preço. Isso faz com que ele ganhem cada vez mais força no mercado conquistando uma grande parcela da população.
Camila Thaís Espinula LBA - Noite - sala 16
Com o tempo, o serviço de taxi se tornou uma espécie de monopólio, onde, se o passageiro não possui carro, e, por algum motivo não possa ou não queria pegar um transporte público, a única opção restante seria o taxi. Mas, infelizmente o que deveria ser um serviço de qualidade (uma vez que você está pagando - caro - para o motorista te levar ao local) muitas vezes acaba sendo uma experiência desagradável e até mesmo receosa (afinal, com o aumento da violência, atualmente pegar um taxi no período noturno já não é mais seguro). Mas porque não paramos de usar o serviço? Porque simplesmente até alguns meses atrás não existia concorrência na mesma categoria. Se você queria ir à um local com mais "conforto" e "segurança" ou era taxi ou taxi, e, acredito que por praticamente não existir concorrência a situação chegou a esse ponto: com carros péssimas condições, motoristas mal educados e até mesmo índole duvidosa, e etc. A chegada de um serviço diferenciado e ainda por um preço igual ou inferior é um grande rival a esse regime nunca antes ameaçado.
ResponderExcluirComo consumidora o que me faz preferir o Uber não é apenas o conforto, segurança e etc, mas também a questão de caráter dos antigos taxistas que ao serem ameaçados não procuraram a melhoria, mas sim, o caminho da violência, ou seja, não pensando no consumidor (nós) em nenhum momento, mas apenas em seu lucro. Infelizmente dessa forma eles só tem a perder, uma vez que cada vez mais o consumidor não aceita o primeiro produto que o é oferecido, mas sim, o que mais o agrada, o que tem mais benéficos em relação ao custo, e principalmente o que o trata como um cliente único.
Letícia Nayane de Almeida Freitas - Publicidade e Propaganda, Noite, LBB
Como o táxi não tinha concorrência direta, o consumidor não tinha escolha nenhuma e os taxistas aproveitavam dessa facilidade. Atualmente, mesmo os consumidores sabendo que o Uber é isento de burocracia do governo e isento de alguns pagamentos, eles apoiam esse serviço. Mesmo apoiando, muitos consumidores ainda não tiveram a oportunidade de utilizaram o Uber, mas não pensarão duas vezes no momento em que tiverem alguma experiência ruim com o táxi ou no momento que tiverem a real necessidade de um trabalho diferenciado - suprindo tais necessidades, essa atitude pode transformar essas necessidades em um hábito -. O Uber é um serviço que encontrou oportunidade no mercado e a sociedade levou em consideração não só a qualidade do serviço, mas também o fator moral com o todo. O respeito é o básico que um consumidor espera de quem está vendendo seu serviço, o que não foi percebido nos taxistas, causando assim uma negação de quem consumiu o serviço.
ResponderExcluirFlávia Melgaço Rangel - Publicidade e Propaganda 6º período LBA
Concorrência só faz bem ao consumidor, não só pelo fato de ter o poder de escolha, mas também pelo fato de os concorrentes brigarem entre si para ganhar o cliente, e essa briga quem ganha é o cliente. O que não se esperava é que essa briga entre Uber x Táxi gerasse tanta mídia, principalmente para o Uber. É um caso que tem que ser bem estudado, apesar de melhor e mais barato, o Uber não passou por leis e regulamentações que os taxitas passaram, além de muita burocracia é em caro por sinal. A verdade é que os taxistas estão notando que se não melhorarem o serviço, perderá espaço no mercado, melhor do que esperar uma resposta do governo.
ResponderExcluirConcordo e apoio o Uber como uma nova forma de serviço de transporte. Por ser um "produto" novo o que deve ser discutido é a legislação para evitar irregularidades. A concorrência faz com que os serviços sejam prestados com mais qualidade e eficiência, beneficiando o consumidor e nós temos o direito de escolha, independente do valor que se apresenta.
ResponderExcluirMagda Dias / LBA , sala 16
Este assunto vem repercutindo muito desde de quando a uber chegou no mercado, por chegar com varias coisas que chamou a atenção do publico. Antes os taxistas não tinha nenhum concorrente direto por isso não tínhamos como escolher o melhor serviço, com a chegada da uber com diversos atrativos fez com que as pessoas comessem a usar só os seus serviços. No meu ponto de vista estamos rodeados de taxas e impostos, e seria justo a cobrança de imposto do serviço da uber
ResponderExcluirMarcos vinicius LBB
A entrada de um novo concorrente no mercado sempre gera algum incomodo. Ainda mais quando esse concorrente dá um banho de qualidade e bom atendimento. O consumidor sempre fica no meio do fogo cruzado. Mas é ele o "culpado" por essa concorrência.
ResponderExcluirÉ claro para nós, consumidores, a diferença na qualidade do serviço entre Uber e Taxi. O diferencial no atendimento é um dos fatores que me fez optar pelo Uber. Além disso a facilidade do pagamento, sem ter que usar dinheiro em espécie ou depender de um milagre para encontrar um taxi que aceite cartões.
Não é por nada não, mas que não fica lisongeado e se sente importante quando se tem alguem para abrir a porta do carro para você entrar? Já peguei taxi com cheiro de cigarro, morri de calor, porque o taxista não quis ligar o ar condicionado para economizar na gasolina, e por ai vai. É evidente que não podemos generalizar.
Brincadeiras a parte, mas precisamos ser bem tratados. É o mínimo que os prestadores de serviços devem fazer para seus clientes. Ainda sim há muitos taxistas que mantem seu profissionalismo e bons tratos com o usuário. É justo também que se tenha uma regulamentação da utilização do Uber. No final, somos àqueles que necessitamos de um bom atendimento. Afinal, "tô pagano"!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo consumidor, ainda não entendi pra que tanta polêmica envolvendo esse assunto. Creio que o surgimento do UBER é bom em muitos aspectos, principalmente por gerar possibilidade de escolha e variedade de produto, também por que concorrência melhora a qualidade do serviço ( caso táxi). Além de criar possibilidades/expansão de mercado . Para o consumidor o aparecimento de novas formas de uso, ou semelhantes, de um mesmo serviço é beneficiário.
ResponderExcluirSabrine Medina - sala 16
Do ponto de vista do consumidor, o UBER parece a oitava maravilha do mundo, mais conforto, tarifas mais baixas, mimos e luxos. Todo consumidor deseja ser bem tratado, independente de saber que há uma empresa multimiliónário lucrando com o serviço por meios que ainda são questionáveis. A necessidade de estima é suprida pelo serviço, quando o consumidor é tratado com sofisticação, principalmente se este não é um tratamento comum a classe a que pertence. A entrada do UBER também pode causar impactos positivos para o consumidor, no sentido de forçar a melhoria dos serviços dos concorrentes. No entanto, é preciso colocar um pé no freio, para saber os impactos negativos de uma empresa como esta, não regulamentada, também em relação às obrigações trabalhistas de empresa com seus colaboradores.
ResponderExcluirComo consumidora e por já ter utilizado os dois serviços, pude notar
ResponderExcluirque não há tanta diferença quanto pintam por aí, mas é claro que toda
novidade em termos de melhoria para o usuário vai gerar polêmica quanto
à aceitação e recusa e principalmente muita curiosidade.
Vejo que o único benefício que de fato pode acontecer, é que quando não
há concorrência, mesmo insatisfeito, qualquer coisa serve, mas tendo
essa "briga" entre Uber e Taxi, um pensará em formas de superar o outro
para conquistar e fidelizar clientes. Pessoalmente, sou a favor do
Uber, pois acredito que tudo o que vier para melhorar e facilitar o dia
a dia das pessoas é bem vindo, desde que não seja ilegal ou que não
gere transtornos que nos faça repensar se devemos trocar o certo, mesmo
não excelente, pelo novo, porém duvidoso.
Cláudia Ferreira Alves - sala 24 LBB Noite
Do ponto de vista do consumidor o Uber é um serviço mais vantajoso que oferece mais que um simples transporte. O serviço que o Uber presta ao consumidor tem sido considerado de melhor qualidade e mais seguro, alem de agregar status na vida de quem usa! Os taxistas por sua vez estão perdendo sua clientela por oferecer serviços que por muitas vezes deixam a desejar.
ResponderExcluirO consumidor busca o melhor atendimento e serviço com um preço razoável e estão encontrando isso no Uber.
Larissa Fernanda de Almeida - Sala 16 LBA noite
Do ponto de vista como consumidor vejo que os serviços prestados pelos taxistas tem pecado, pois estes parecem não se importar com o cliente, uma vez que demonstram estarem fazendo um "favor" a população. Por outro lado, o Uber vem suprir a necessidade de atenção que as pessoas anseiam. O consumidor precisa ser conquistado, ter uma experiência única, e tem encontrado isso com os serviços ofertados pelo Uber, pelo fator de terem carros de luxo à sua disposição, água gelada, ar condicionado e té a música que pode ser escolhida pelo cliente.
ResponderExcluirMatheus Felipe - LBA noite
Todo novo serviço gera algum tipo de desconforto nos concorrentes. Com a chegada do Uber no mercado, muitos taxistas se sentiram ameaçados levando em consideração a mobilidade, facilidade e conforto de uso do serviço Uber, uma vez que nós, os consumidores, nos dias de hoje, buscamos além do conforto. Como consumidora, acho o Uber um ótimo serviço pela praticidade e pelo tratamento que o usuário recebe. Não que o serviço de Táxi convencional seja contrário a isso mas, em questão de conforto, mobilidade e praticidade, o Uber sai na frente. Além do mais, as baixas tarifas, os mimos e o luxo são quesitos que, além do bom tratamento, despertam o interesse do consumidor.
ResponderExcluirThaís M. Oliveira - LBA - Noite
Os consumidores despertou o interesse no serviço Uber, pelo fato de ser mais pratico a questão de mobilidade, na taxa, no luxo, ate mesmo nos mimos oferecidos pela a empresa, logicamente os taxistas não gostaram desse novo concorrente, mas tem que olha o lado do consumidor, que esse novo serviço seja mais convencional, além do mais que é bem melhor e mais pratico, não desmerecendo os taxistas, mas nem todos são de confiança e nem tem um tratamento ao clientes adequados. O serviço Uber tem toda a segurança, e mais rápido e devidamente trajados e bem educados.
ResponderExcluirRayana Mendes - LBA - Sala 16
Toda concorrência direta causa descontentamento. Com o serviço prestado pela Uber, não seria diferente. Querendo ou não, os taxistas viram neste sistema um diferencial ao qual ainda não tinham aderido, como: disposição de água durante as corridas, de brindes, além de uma comunicação excepcional com os passageiros. Acredito que existe público tanto para o Uber, quanto para o Taxi, levando em consideração que em centros comerciais, por exemplo, às vezes torna-se inviável, na correria do dia a dia, chamar um motorista e esperar, quando se tem diversos taxistas passando o tempo todo ao seu lado. Da mesma forma, existem pessoas que fazem questão do atendimento diferenciado proposto pelo Uber.
ResponderExcluirO consumidor está sempre em busca de benefícios e neste ponto o Uber se sobressai, mas, a concorrência foi positiva, pois, agora, é mais comum ver taxistas se esforçando para dar um atendimento de maior qualidade a seus clientes e isto é muito importante.
Camile Rocha de Melo - LBA/Noite
A concorrência se torna ampla quando ela é discrepante em relação ao seu concorrente direto.
ResponderExcluirO Uber, um serviço prestado de mobilidade, representa crescimento disparado em relação ao taxistas.
Esse crescimento vem através de notáveis mimos para seus clientes.
Acredito que para existir uma desleal competição de mercado, os serviços prestados deveriam de ser ambos iguais, ponto esse que é visível de diferenças.
Bruno Ítalo P. Duarte - PP - LBA NOITE
O App Uber chegou no mercado investindo grande, com direito a promoções e brindes a clientes e com certeza seria a maior concorrência direta dos taxistas. O serviço ofertado pelos Uber’s é de maior comodidade e mais rapidez. A diferença entre as duas empresas são as taxas e custos que taxis são obrigados a pagar, o que torna o serviço mais caro para nós enquanto consumidores finais. O assunto foi bastante polêmico no inicio, e hoje ainda existe processos abertos para proibição ou não do serviço.
ResponderExcluirEnquanto consumidor, eu tenho apenas opinar que não é apenas taxas ou status que faça optar pelo serviço do Uber. Os taxistas pioraram e muito o serviço, principalmente em BH e região metropolitana – se negam a fazer pequenas corridas, furam transito, alguns dirigem acima da velocidade permitida e tem até aqueles que usam celular enquanto você está la no banco de trás sendo levado ao seu destino.
João Carlos Netto – LBB – Sala 24 – Noite
O serviço do UBER, por ter vindo de fora do país, visa uma qualidade de prestação de serviço diferente do padrão brasileiro de táxis.
ResponderExcluirAlém do preço, as vantagens oferecidas agregam qualidade ao serviço, que é a prioridade. A valorização da experiência pelo aplicativo, proporciona status e condições mais gratificantes para repetir e tornar o uso fiel.
Há sim uma revolta dos taxistas pela concorrência direta, enfrentada pelo Uber, porém esta suposta "ameaça" deve ser enxergada como um degrau para serem repensados os serviços de táxi tradicionais.
Karine Cássia - LBA Noite sala 16
Nessa briga,o consumidor se vê servido por dois lados,por mais que o Uber tenha seu diferencial de ser mais chique e oferecer um serviço melhor,ele é mais caro e corre-se o risco de ser atacado durante a corrida por outros taxistas,o que gera um medo,pelo menos pra mim,já no táxi você tem um serviço certificado e que te dá segurança,onde as taxas também são estipuladas.Portanto vai de cada um a sua escolha,mas isso tudo torna interessante a disputa e mostra como a tecnologia desenvolve novos serviços.
ResponderExcluirGabriela Moreira LBB NOITE SALA 24
Querendo ou não, o serviço do Uber, é um serviço mais vantajoso, referente ao que ele nos oferece. Além de ser um serviço de qualidade, passa segurança para quem consume esse serviço. Logo os taxiatas, começam a perder uma grande aprte de clientes, pois como Uber é novidade, e o que as pessoas buscam hoje é inovação. E o Uber esta atendendo muito bem a seus consumidores.
ResponderExcluirEdgar Brito – Sala 16 – LBA – Noite.
O UBER chegou para mais do que oferecer vários benefícios, nos fazer refletir sobre como estamos carentes de serviços justos, que ofereçam atendimento personalizado com preços realmente acessíveis.
ResponderExcluirPor outro lado, é compreensível o medo dos taxistas de perder espaço nesse mercado, se tratando de um serviço onde o custo benefício é o critério de escolha do consumidor.
De um lado umm serviço personalizado, que oferece praticidade e conforto, de outro um serviço já saturado, com altas tarifas, profissionais mal remunerados, sem motivação, expostos ao stress do dia a dia. Uma concorrência, dura, difícil de superar, que tirou da zona de conforto que se achava o dono do mercado.
O que fazer?
Não é preciso que os taxistas diminuam seu preço, mas sim, oferece uma melhor qualidade de seus serviços prestados, começando pelos pequenos detalhes. É hora de sair da comodidade é buscar diferencias perante a esta grande concorrência.
Que benefícios posso trazer para meu consumidor? Que tipo de diferencial posso oferecer?
Estas indagações podem ser o ponto de partida para a construção de uma concorrência por igual entre ambos.
Eu enquanto consumidora sou absolutamente apoiadora do UBER.
Para o tipo de serviço prestado e pelo valor do mesmo, é fundamental um bom tratamento é uma experiência satisfatória do usuário.
Ingrid Freitas
LBB
Pensando no embate polêmico entre UBER e Taxis temos várias visões aplicadas, como por exemplo os dos taxistas, dos membros da Uber, dos donos de pequenas empresas, dos aplicadores neste ramo, dos consumidores e outro. Contudo, o ponto de vista do consumidor para mim é uma das mais problemáticas e voláteis. Pensando em um ponto de vista consumidor, a UBER será melhor, vide que a corrida seria mais barata, com um conforto maior (Teoria de Maslow – fisiológicas), carros normalmente mais caros (status) e outros. Contudo, eles têm outros pontos negativos também, por exemplo, o medo de não ter segurança de um grupo unido como os taxistas, se acontecer algo com quem vão reclamar? Sabemos, que para um público jovem é ótimo, pois sabem a força de internet, contudo para um público mais velho eles ainda são irraigados a uma tradicionalidade de pegar taxi convencional. Então ainda dentro do termo de vertente consumidor UBER x Taxis, ainda existe muito oque a se discutir, e só como tempo poderemos a chegar a uma resposta concreta.
ResponderExcluirJoão Cláudio dos Santos – LBA – SALA 16
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAcredito mesmo que ter inovação é sempre bom, mas devemos pensar que toda inovação acaba extinguindo oque é obsoleto. Ao meu ver o Uber tem suas vantagens sim, mas como consumidor eu não deixo de pegar o bom e velho táxi, para andar num carro preto e desfilar status, acredito que a função de um serviço deve sempre estar em primeiro lugar, uso o táxi para me locomover de forma rápida e segura de um ponto a outro da cidade, oque vejo é que a cor (preto = luxo) acabou influenciando o desejo por mudanças, oque não aconteceu com as peruas (brancas = comum) que circulavam com ar condicionado, balas e com o mesmo preço das passagens de ônibus, foram extintas e ou foram obrigadas a pagar tributos para o governo para se legalizar tornando assim as famosas "linhas suplementares" (porque ninguém apoiou as peruas?) porque foram marginalizadas e colocadas num status de "povão". A única informação que consigo digerir sobre o Uber é que, veio para driblar brechas na lei que outros não conseguiram enxergar, as tarifas estão aí para serem pagas. A alguns dias conversei com um taxista enquanto me levava, e ele me disse que já não consegue fazer mais o valor de sua diária apenas com as corridas normais, ele tem que estender o horário para pagar as taxas pois há mais táxi nas ruas que público para utilizá-lo. Já que o caso é docinhos e balinhas é só deixar de cobrar tanta taxa dos taxistas e exigir que eles forneçam um transporte de qualidade e com mimos, mas enquanto eles tiverem que pagar estas taxas e as diárias absurdas com certeza o transporte de taxi continuará o mesmo.
ResponderExcluirKleber de Andrade | LBA noite | sala 16
Acredito mesmo que ter inovação é sempre bom, mas devemos pensar que toda inovação acaba extinguindo oque é obsoleto. Ao meu ver o Uber tem suas vantagens sim, mas como consumidor eu não deixo de pegar o bom e velho táxi, para andar num carro preto e desfilar status, acredito que a função de um serviço deve sempre estar em primeiro lugar, uso o táxi para me locomover de forma rápida e segura de um ponto a outro da cidade, oque vejo é que a cor (preto = luxo) acabou influenciando o desejo por mudanças, oque não aconteceu com as peruas (brancas = comum) que circulavam com ar condicionado, balas e com o mesmo preço das passagens de ônibus, foram extintas e ou foram obrigadas a pagar tributos para o governo para se legalizar tornando assim as famosas "linhas suplementares" (porque ninguém apoiou as peruas?) porque foram marginalizadas e colocadas num status de "povão". A única informação que consigo digerir sobre o Uber é que, veio para driblar brechas na lei que outros não conseguiram enxergar, as tarifas estão aí para serem pagas. A alguns dias conversei com um taxista enquanto me levava, e ele me disse que já não consegue fazer mais o valor de sua diária apenas com as corridas normais, ele tem que estender o horário para pagar as taxas pois há mais táxi nas ruas que público para utilizá-lo. Já que o caso é docinhos e balinhas é só deixar de cobrar tanta taxa dos taxistas e exigir que eles forneçam um transporte de qualidade e com mimos, mas enquanto eles tiverem que pagar estas taxas e as diárias absurdas com certeza o transporte de taxi continuará o mesmo.
ResponderExcluirKleber de Andrade | LBA noite | sala 16
É difícil pensar sobre a origem do taxi, pois ele é um meio de locomoção que há tempos faz parte da rotina do trânsito e da cidade. As vezes visto como artigo de luxo, as vezes como necessidade, poucos sabem que ele surgiu para servir exclusivamente à elite, já que os escravos, seus primeiros condutores, trabalhavam para seus senhores que estipulavam o preço a ser cobrado pelas ‘corridas’. Mas o avançar dos séculos e a criação do automóvel fizeram com que esse serviço se expandisse através de tarifas mais acessíveis e mais veículos. Desta forma, com uma longa trajetória de existência, é evidente que a segurança e a credibilidade dos motoristas destes táxis podem ser em alguns casos inexistentes ou duvidosas, mas sempre com suas exceções.
ResponderExcluirO Uber oferece um serviço diferenciado, garantindo para seus clientes um padrão de atendimento que gera uma impressão majoritariamente positiva a respeito do condutor do automóvel e do próprio serviço. A sua publicidade inusitada atingiu o grande público, que ficou curioso para conhecer esta novidade tão rechaçada pelos velhos taxistas, mas mesmo assim, sua continuidade está ameaçada pelo império deles.
Charlene Duarte - turma quarta/quinta a noite