sábado, 12 de setembro de 2015

Estudo Dirigido I: Teorias Motivacionais

Olá Pessoal, seguem algumas instruções:


O trabalho é individual para aqueles que não estiveram presentes nos dias 8/9 (Turma A) e 10/9 (Turma B).
 
Para aqueles presentes, fazer grupos de, no máximo, 3 componentes.
 
Consulte suas anotações, o livro base da disciplina, os textos no Material Didático, vá à internet e o Plano de Aula (lá, inclusive, tem as indicações de páginas de cada conteúdo).

1)    Quais as diferenças entre motivo, incentivo e impulso? Dê exemplos.

2)    Achem as palavras-chaves referentes a cada teoria motivacional:

Teoria Econômica

Teoria Behaviorista


Teoria Psicanalitica
        
Palavras (estão misturadas): atributos, condicionamento, conflito, ego, frustração, gratificação; hábito, id, identificação, impulso, inconsciente, maximização, observação, preferências, produto, projeção, punição, repetição, satisfação, sexo, sublimação, superego, transitividade. 


3)  Vocês vão apresentar ao cliente (o Ministério das Cidades) a peça acima representada pelo cantor Luciano.

O cliente, no entanto, não poderá recebê-los e vocês terão que enviar a defesa via e-mail com apenas algumas linhas.

Como sabem, os bons publicitários buscam as motivações do seu público-alvo (no caso da peça, os motoristas) para entendê-los e acionarem suas motivações. No entanto, o que são as motivações é tema de visões diferentes, dependente de cada teoria.

O estudo solicita, portanto, que façam a defesa da peça publicitária utilizando-se dos argumentos das teorias sobre motivação até agora estudadas: econômica, behaviorista e psicanalítica.

Não precisam ser defesas muito elaboradas, apenas para que possam resgatar suas anotações e o entendimento sobre a visão de cada uma das maneiras de se ver as motivações. Podem fazer um quadro como o de baixo.

Teoria
Argumento
Econômica




Behaviorista




Psicanalítica





Para os demais exercícios, utilize peças publicitárias de revistas ou jornais:
4)   Selecionem um anúncio de uma revista com ênfase aparente em cada uma das características psíquicas do adulto (Id, Ego e Superego) (total de três anúncios). Justifique a escolha em poucas palavras. 
5)   Selecionem um anúncio com ênfase aparente em cada um dos processos de negação ou expressão de nossos desejos (projeção, identificação e sublimação) (total de três anúncios). Justifique a escolha em poucas palavras. 

6)   Selecione um anúncio que exemplifique os arquétipos de Carl Jung. Justifique a escolha em poucas palavras
Atenção: Os anúncios podem ser coincidentes
(ou seja, um anúncio pode servir para ilustrar dois ou mais itens acima). Só não se esqueçam de numerar para que se possa avaliar sobre cada item.

Datas de entrega: Turma A - 15 de setembro e Turma B - 17 de setembro

Entregar impresso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário