O trabalho é individual para aqueles que não estiveram presentes nos dias 8/9 (Turma A) e 10/9 (Turma B).
Para aqueles presentes, fazer grupos de, no máximo, 3 componentes.
Consulte suas anotações, o livro base da disciplina, os textos no Material Didático, vá à internet e o Plano de Aula (lá, inclusive, tem as indicações de páginas de cada conteúdo).
1) Quais as diferenças entre motivo, incentivo e impulso? Dê exemplos.
2)
Achem
as palavras-chaves referentes a cada teoria motivacional:
Teoria Econômica
Teoria Behaviorista
Teoria Psicanalitica
Palavras (estão misturadas): atributos, condicionamento,
conflito, ego, frustração, gratificação; hábito, id, identificação, impulso, inconsciente,
maximização, observação, preferências, produto, projeção, punição, repetição, satisfação,
sexo, sublimação, superego, transitividade.
3) Vocês vão apresentar ao cliente (o Ministério das Cidades) a peça acima representada pelo cantor Luciano.
O
cliente, no entanto, não poderá recebê-los e vocês terão que enviar a defesa
via e-mail com apenas algumas linhas.
Como
sabem, os bons publicitários buscam as
motivações do seu público-alvo (no caso da peça, os motoristas) para
entendê-los e acionarem suas motivações. No entanto, o que são as motivações é
tema de visões diferentes, dependente de cada teoria.
O
estudo solicita, portanto, que façam a defesa da peça publicitária
utilizando-se dos argumentos das teorias sobre motivação até agora estudadas: econômica,
behaviorista e psicanalítica.
Não
precisam ser defesas muito elaboradas, apenas para que possam resgatar suas
anotações e o entendimento sobre a visão de cada uma das maneiras de se ver as
motivações. Podem fazer um quadro como o de baixo.
Teoria
|
Argumento
|
Econômica
|
|
Behaviorista
|
|
Psicanalítica
|
Para os demais exercícios, utilize peças publicitárias de revistas ou jornais:
4)
Selecionem um anúncio de
uma revista com ênfase aparente em cada
uma das características psíquicas do adulto (Id, Ego e Superego) (total
de três anúncios). Justifique a escolha em poucas palavras.
5)
Selecionem
um anúncio com ênfase aparente em cada
um dos processos de negação ou expressão de nossos desejos (projeção, identificação e sublimação) (total
de três anúncios). Justifique a escolha em poucas palavras.
6)
Selecione um anúncio que exemplifique os
arquétipos de Carl Jung. Justifique a escolha em
poucas palavras
Atenção: Os anúncios
podem ser coincidentes
(ou seja, um anúncio pode servir para ilustrar
dois ou mais itens acima). Só não se esqueçam de numerar para que se possa
avaliar sobre cada item.Datas de entrega: Turma A - 15 de setembro e Turma B - 17 de setembro
Entregar impresso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário