segunda-feira, 21 de setembro de 2015

5 motivos que fazem as pessoas compartilharem conteúdo nas Redes Sociais


Por Amir Faria - Análise Digital - 1/9/2015 - traduzido do artigo original de Buffer Social, de Mridu Khullar Relph 


Saber o motivo pelo qual as pessoas compartilham conteúdo é o sonho de qualquer analista de redes sociais. Pois bem, ainda bem que temos nossos amigos psicólogos para pesquisarem isso para nós. Seguem 5 motivos (dentre muitos outros existentes):


1 – Neurociência: Nós compartilhamos para entreter, inspirar e para sermos úteis

Apesar de que nas Redes Sociais as pessoas tendem a focar nelas mesmas, de praticarem muitas vezes um comportamento narcisista, o principal motivo que faz as pessoas compartilharem coisas no Facebook e Twitter segundo uma pesquisa é para serem úteis para outras pessoas.


Em 2013, um estudo conduzido pela UCLA, os pesquisadores, pela primeira vez, conseguiram determinar quais as regiões do cérebro estão associadas com ideias que se tornam contagiosas e quais regiões estão associadas com o fato de sermos comunicadores eficientes. O pesquisador Matthew Lieberman, professor da UCLA, afirma em seu livro Social: Why Our Brains are Wired to Connect:

Nosso estudo sugere que as pessoas estão regularmente atreladas ao fato de como as coisas que elas estão vendo serão úteis e interessantes, não apenas para elas mesmas, mas para outras pessoas.

2 – Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato

Em 1986, os psicólogos Hazel Markus e Paula Nurius reconheceram que existe uma disparidade entre o nosso “eu agora” e o nosso “possível eu”.


Em um estudo publicado na época, eles desenvolveram o conceito do nosso “possível eu”:

  1. É o “eu” que idealizamos de como gostaríamos que fôssemos
  2. É o “eu” que nós poderíamos nos tornar
  3. É o “eu” que temos medo de nos tornarmos
O primeiro “eu”, a versão idealizada de nós mesmos é o que nós frequentemente nos espelhamos para podermos compartilhar nas Redes Sociais.

Neste caso, estamos desenvolvendo em nossas mentes esse possível “eu” de quem somos ou quem podemos ser um dia, e então compartilhamos coisas que estejam alinhadas com essa visão.
Quando compartilhamos por esses motivos, algumas vezes compartilhamos coisas ligadas ao nosso “eu” idealizado, de quem gostaríamos de ser.


3 – Comunidade: Para nutrir nossos relacionamentos

Sabe aquela postagem que você marca vários amigos seus ou aquela postagem que você só compartilha pra marcar alguém? Pois é, é o caso desta categoria.


Em uma pesquisa realizada pelo The New York Times Customer Insight Group em conjunto com o Latitude Research, os pesquisadores constataram que 78% das pessoas que responderam as pesquisas compartilhavam informações nas Redes Socais porque as informações as possibilitavam manter contato com pessoas que elas normalmente não manteriam.


Além disso, 73% das pessoas entrevistadas disseram que elas compartilhavam informações porque as informações as permitiam se conectarem com pessoas que compartilhavam de interesses semelhantes, para se aproximarem de pessoas com os mesmos interesses.


4 – Motivação: Para se sentir mais envolvido

Em uma pesquisa antiga mas ainda bem atual, de 1966 da Harvard Business Review, o pesquisador Earnest Dichter constatou que 64% das pessoas compartilham uma informação (não apenas nas redes sociais) por motivações pessoais. Ditcher numerou 4 motivos pela qual as pessoas falam sobre uma marca:

  1. Experiência pessoal – cerca de 33% das pessoas gostam de falar sobre suas experiências pessoais e sobre as experiências únicas que tiveram com uma determinada interação com uma marca
  2. Auto afirmação – cerca de 24% gostam de receber atenção das pessoas, mostrar conhecimento sobre algo ou mostrar às pessoas que ela faz parte de um grupo exclusivo, que possui informações exclusivas
  3. Ser gentil – cerca de 20% das pessoas buscam ser altruístas e compartilham conhecimento com as demais pessoas (seja uma e compartilhe este artigo :) )
  4. Influenciadas por propagandas – cerca de 20% das pessoas são influenciadas pelo valor de entretenimento das propagandas e estão propensas a falarem de marcas que as entretêm. Ou seja, conteúdo inteligente e divertido tendem a ser mais compartilhados (meio óbvio).

5 – Altruísmo: Mostrar apoio ou aprovação à algo
No relatório da New York Times Customer Insight Group Report, 84% das pessoas que compartilham algo disseram compartilhar pelo seguinte motivo:

é uma forma de apoiar causas nas quais elas se importam

O relatório vai adiante e afirma que 85% dessas pessoas disseram que ter lido as respostas de outras pessoas sobre o assunto as ajudaram a entender e processar melhor as informações desses eventos. Portanto, nós não apenas compartilhamos informações de causas que são interessantes à nós mas nós também interagimos com causas que são importantes para outras pessoas, se essas pessoas investem tempo compartilhando informações conosco através das Redes Sociais. Lembram do desafio do balde de gelo?


Este artigo foi escrito com base neste post da BufferApp.

Prezadas e Prezados, qual dos motivos lhes parece ser o mais adequado? Defenda sua posição. 

Esse tópico foi sugerido pelo colega Diego Siuves. 

80 comentários:

  1. Acredito que o item um é a opção mais concreta para o uso das redes sociais, ser útil para com o próprio usuário e com os demais que os seguem e/ou possuem o mesmo gênero. Creio também que é o item que mais se adéqua em nossa profissão, que se baseia na utilidade e precisão das plataformas, como o Facebook por exemplo.

    Transmitir informações e noticias frescas que estão acontecendo no mundo, entretenimento, comportamento, estilo de vida e outros, são tópicos que são postados diariamente para facilitar a vida das pessoas, pelo fato de sempre estarem conectadas, assim essas redes sociais se tornam plataformas essenciais de informação para as pessoas na atualidade.

    Camila Torres - PP/LBA Noite.

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  2. Acredito que a “Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato” é o mais adequado, pois cada vez mais vemos pessoas publicando coisas que elas realmente não colocam em prática, não levam aquilo para si mesma, como o autor explica é o “eu” que cada um idealiza ser, é o “eu” que cada um gostaria de ser, mas ainda não o é. Ele acredita naquilo que posta, acha viável e importante, mas na hora de fazer não o faz. É fácil divulgar ações que estão sendo realizadas ao redor do mundo, é fácil chamar a atenção de outras pessoas postando causas sociais, mas o difícil é colocar em prática. Muitos de nós queremos ser prestativos, queremos ajudar, mas muitas vezes acabam não passando apenas de publicações de um “eu” participativo e colaborativo na somente internet.

    Isabella Alves LBA

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  3. Apesar de, atualmente, as pessoas estarem tentando se tornar mais altruístas e pensar mais no bem do próximo e menos em si mesmo, eu acredito que os itens 2 e 4 são os mais próximos da realidade das redes sociais online.
    As pessoas geralmente querem mostrar algo que não são, ou que desejam ser para serem mais aceitas, para se auto afirmarem. Pode parecer uma visão antiquada visto que, como citado no texto, existem campanhas sociais que são feitas através do Facebook, etc, contudo as pessoas não participam somente pelo desejo de ajudar alguém, mas para mostrar para as outras que estão atualizadas com o restante do mundo, e mostrar que elas são "cultas", informadas, altruístas.
    Enfim, ainda que pareça por um bem maior, o uso das redes sociais online não passam de uma auto afirmação do que somos, do que temos, de quem desejamos ser.

    PP/LBA Noite - Sala 16.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. "1 – Neurociência: Nós compartilhamos para entreter, inspirar e para sermos úteis"
    Quando li isso me veio apenas " chamar atenção ", não importa o que você está compartilhando nas redes sociais. Você quer ser visto e quer que as pessoas gostem do que você está mostrando. Existe uma criança de 12 anos na nossa cabeça sempre querendo ser notada, receber elogios e mostrar como ela fez aquilo e como foi legal. Não existe nada melhor do que a doce ilusão de fazer pessoas pensarem que você tem uma vida linda e maravilhosa e em alguns casos é altamente altruísta.

    Matheus Mamede - LBB - Noite

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  6. Acho que não tem um motivo correto para o uso de uma rede social e sim saber dosar todos esses motivos. Devemos ao mesmo tempo entreter, inspirar, ser útil, nos expressarmos, mostramos nossos pontos de vista, nutris nossos relacionamentos, nos envolver e nos posicionar perante a qualquer assunto que for. Saber balancear e usar as redes sociais com esse topicos, seria uma maneira bem sensata.

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  7. As pessoas compartilham por varias razões, acredito que tem muito a ver com seus valores e seus desejos. Eu, particularmente, compartilho o que considero informativo, ou algo criativo e novo. Acredito em passar diante as informações é importante. Então, compartilho pra ser útil e por altruísmo, pois o que se refere a cura de doenças, ou avanço na área, assim como ajuda nas causas dos animais, eu compartilho.
    Karina Geoffroy - PP - LBA

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  8. As pessoas compartilham por varias razões, acredito que tem muito a ver com seus valores e seus desejos. Eu, particularmente, compartilho o que considero informativo, ou algo criativo e novo. Acredito em passar diante as informações é importante. Então, compartilho pra ser útil e por altruísmo, pois o que se refere a cura de doenças, ou avanço na área, assim como ajuda nas causas dos animais, eu compartilho.
    Karina Geoffroy - PP - LBA

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  9. Acredito que a perspectiva da motivação parece mais verossímil e mais fácil de ser observada, embora a teoria do "eu idealizado" possa complementar a esta. Parece ser inerente ao ser humano esta necessidade de se manter conectado, no sentido mais literal da palavra, àquelas pessoas a quem admiram e, além disso, ser útil de alguma forma para as pessoas. Além disso, há este narcisismo que se manifesta através da autoafirmação. É como se o "like" tivesse o poder de condicionar o comportamento do usuário a medida que este se aproxima ou se distancia do "eu ideal".

    Raquel Batista - PP - LBA

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  10. Acredito que nas mídias sociais "Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato". Uma vez que na internet nos sentimos mais fortes para expressarmos nossas opiniões, as construções do eu possibilitam contar uma história pessoal, ter um opinião formada sobre todos os assuntos que são compartilhados (mesmo que bem rasa e superficial), e claro, poder reclamar, mostrar indiguinação e raiva depositando todos estes sentimentos no outro.

    Como gostaríamos de ser é refletido nos posts onde idealizamos algo que parecer ser tão distante na vida real, mas que no ambiente digital é mais palpável e conta com comentários de várias pessoas, para alimentar esse ego e ideal pessoal.

    Gleidistone Antonio | LBA

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  11. Todas as teorias se complementam e se justificam, no meu ponto de vista. Me chamou a atenção o primeiro "eu" da teoria 2 (Psicologia), que sugere como principal motivação para compartilhar informações, a base de uma idealização de quem gostaríamos de ser, ou parecer. Observando o comportamento nas mídias sociais, podemos ver claramente que os principais posts estão relacionados a sucesso, "ostentação", uma vida perfeita e farta, cheia de amigos, produtividade, sucesso, lugares maravilhosos, viagens, etc... Para mim, os resultados das pesquisas afirma algo que já conhecíamos através da observação. O grande desafio é estimular não só o compartilhamento de informações, mas principalmente o consumo de informações importantes que nos são bombardeadas a cada atualização no navegador, ou seja, a cada segundo.

    Bruno Costa - Sala 24 PP

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  12. Compartilhar conteúdo é uma forma pratica de expor nossas opiniões. Quem compartilha quer dizer, mas sem o esforço de elaborar frases ou argumentar algo. Fases com imagens engraçadas são as mensagens que mais despertam atenção do outro e o que mais desejamos é despertar a atenção de alguém. É uma forma nova de interação, mas não podemos deixar o velho hábito do olho no olho e dizer o que sentimos e pensamos sobre as pessoas, senão seremos robóticos nas relações humanas.



    Magda Dias, LBA sala 17

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  13. Compartilhar conteúdos nas redes sociais é uma forma de expor o pensamento de forma simples. Acredito que não tenha um objetivo específico para tal compartilhamento, depende do assunto/situação, às vezes compartilhamos para sermos aceito em algum grupo, às vezes para mostrar apoio, às vezes para mostrar quem somos de fato e etc.
    O compartilhamento se torna mais comum a cada dia que passa, pois ficou simples de defender uma posição sem "precisar expor com as próprias palavras" uma ideia. Além de claro, através do compartilhamento de outros, ser mais fácil saber das informações que acontecem no mundo.

    Marina Dellareti, LBA - Noite

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  14. Compartilhar conteúdo é uma forma de expor ao maior número de pessoas sua opinião ou informação que julga ser importante.
    O compartilhamento é uma forma de expressar a opinião sem o esforço de criar frases e textos.
    Acredito que uma boa parte dos compartilhamentos são de pessoas que estão em busca de atenção e aprovação dos demais amigos, mas por outro lado acredito que existem pessoas que compartilham pois julgam que a informação é importante e relevante para os amigos de rede.

    Larissa Fernanda de almeida LBA noite - sala 16

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  15. Não tenho dúvidas que seja pelo fator "Motivação: para se sentir mais envolvido". No meu dia a dia nas redes sociais vejo muitos atitudes de auto afirmação. Eu mesmo faço isso. (srsrsrs) As pessoas tem necessidade de se sentirem por dentro de assuntos, passar uma imagem de pessoas bem informadas e que estão conectadas, literalmente. Se tem uma propaganda interessante, fazem questão de comentar e compartilhar com os amigos essa "Boa Nova". Defendo essa alternativa como muito positiva, pois a partir daí conseguimos formar pensamentos mais críticos e nos incluir em grupos que tem os mesmos pensamentos.

    Ícaro Silva, Sala 24 - LBB Noite

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  16. Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato, acho o mais correto . Pois todos nós temos a necessidade de mostrar quem é, e ser conhecido e aceito pelo outro. Por se sentir mais a vontade e não julgado ou ate mesmo achar mais fácil a maneira de se expressar acredito nessa motivaçao
    Gleyce M. Lbb noite

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  17. Todos os motivos citados acima trazidos a tona pelo estudo possuem muita coerência, ao ler me identifiquei com alguns e identifiquei também o mais coerente com a minha rede de contatos. Porém um motivo se destaca no meu ponto de vista como maior fator impulsionador do compartilhamento de conteúdo, o fator "4 Motivação - para se sentir mais envolvido", acredito que a sensação de pertencimento, de estar conectado e ter informações sobre o que está em voga é muito importante, principalmente nos dias atuais. Ser incluído e ter sua opinião sobre determinado assunto levada em conta é um fator relevante.

    Carolina Maia / PP - SL24

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  18. Eu acho que todos nós temos momentos deferentes em que sentimos necessidade em compartilhar conteúdos nas redes sociais que se encaixam em todos esses motivos listados.

    Escolhendo um desses motivos, a Motivação, minha opinião se encaixa melhor na maioria dos usuários das redes sociais.

    Como o próprio nome diz, uma Rede Social é uma ferramenta utilizada de forma que seu usuário possa se relacionar com outras pessoas, viver momentos de lazer e ainda trocar experiências.

    Luander Lennon | PP | Noite | LBB

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  19. Acredito que o principal motivo para o compartilhamento dos usuários seja idealizada no espelhar o “eu” de cada usuário.

    O fato de que ainda não existe um freio de postagens em redes sociais faz com que o usuário possa compartilhar o que quiser, o que contribui, inclusive, para a autoconstrução da imagem que ele deseja transmitir.

    Henrique Parentoni - LBB noite

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  20. O compartilhamento de informações está relacionado a diversos fatores. Eu, particularmente, me identifico com alguns deles, como a "Psicologia", para expressar quem sou, de fato, e por "Motivação", seja para contar a respeito de uma experiência pessoal ou para ser gentil e ajudar com a divulgação da empresa de um conhecido, por exemplo. Acredito que, para mim, o predominante é a "Psicologia". Mas, uma vez que estamos envolvidos emocionalmente com as redes sociais que fazemos parte, somos "compartilhadores" e podemos fazê-lo por motivos diferentes, de acordo com o tema da postagem.

    Fernanda Magri - PP 6º período LBA Noite

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  21. Os motivos não podem se isolar, na minha opinião. Postamos e participamos de redes sociais por vários motivos e cada postagem pode ser por um motivo, afinal, limitar a presença na internet por um unico motivo é limitar demais o ser humano.

    Uma mescla de todos os motivos poderia se encaixar perfeitamente na resposta.

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  22. Os motivos não podem se isolar, na minha opinião. Postamos e participamos de redes sociais por vários motivos e cada postagem pode ser por um motivo, afinal, limitar a presença na internet por um unico motivo é limitar demais o ser humano.

    Uma mescla de todos os motivos poderia se encaixar perfeitamente na resposta.

    Tamires Serra PP - NOITE - 6º

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  23. Acho que hoje em dia, as pessoas em suas redes sociais , postam coisas para poderem ser notadas, serem vistas, tem a necessidade de aceitação dos outros, de status, pois, quanto mais visualizações mais popular eles são.
    Porém não tem como limitar apenas um assunto a se postar, pois o ser humano tem varias motivações diferentes, ficando assim quase impossível limitar-se.

    Marcelo Assis
    Pp noite

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  24. Impossível focalizar em apenas um motivo pelo qual os usuários compartilham/postam em suas redes sociais. Afinal, em cada momento de nossas vidas, estamos envolvidos em um sentimento ou motivação diferenciada. Por isso, acredito que não tem o motivo mais adequado de acordo com os 5 motivos listados, mas a união deles em casa estágio da vida, se justificam.
    Thais Rodrigues de Freitas - PP LBB - NOITE

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  25. Acredito que todos os motivos são válidos, pois em cada postagem, ou cada comentário, cada expressão de opinião que colocamos em nossas redes sociais esta associada a um momento de nossa vida, a uma fase ou situação que estejamos vivendo, sendo assim, pode-se encaixar estas postagens em qualquer uma dessas 5 teorias. Sendo assim, creio que uma junção de todas elas seria mais adequado afirmar ser o motivo de nossas postagens.

    Jael Paula - LBB-noite - Sala 24

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  26. Um dos primeiros motivos das pessoas compartilharem posts, videos, imagens, é para se sentirem úteis não só para elas mesmas mas para as outras pessoas que estão em seu ciclo de amizade. O postar algo faz com que elas se sintam importantes de uma certa maneira. O conceito do "eu" e do "possível eu", é o segundo ponto a ser analisado sobre a causa das pessoas compartilharem algo. O primeiro 'eu' é aquele em que idealizamos o que somos, o que pensamos. Já o 'possível eu', é o que gostaríamos de ser, ou de nos tornarmos um dia. O terceiro ponto a ser citado é, participar de alguma comunidade. Ou seja, alguma postagem em que marcamos amigos ou compartilhamos para determinada pessoa por essa ter os mesmos tipos de interesses que os nossos. A motivação é citada como o quarto ponto, em que as pessoas através de experiências obtidas com determinada marca/produto, queiram compartilhar uma com as outra; já outras pessoas, gostam de mostrar sua popularidade em relação a assuntos que dominam, ou de grupos que participam porque querem chamar a atenção dos outros; tem gente que também gostam de postar como objetivo somente de trocar experiências e conhecimentos; e existem aquelas que gostam de interagir buscando entretenimento com outras pessoas através de compartilhamentos sobre tal marca ou alguma causa. Um exemplo que pode ser citado é o desafio do balde de gelo em que teve uma repercussão gigante na m[idia e redes sociais como objetivo ao indicar o amigo, ele teria que tomar um banho de balde de água gelada e fazer uma doação para projetos sociais.
    Bruna Ribas - PP- LBA - SALA16

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  27. Ao compartilhar uma informação, uma imagem, sua ou de outra autoria, mostramos a aqueles que nos rodeiam a personalidade que queremos passar de forma controlável. A cada opinião que mostramos ter, interesses, notícias, buscamos montar a imagem que consideramos ideal, seja para atrair pessoas semelhantes ou apenas atingir o nível de auto-estima que achamos necessário.
    Muitas vezes, tal necessidade chega a nível de vício, enquanto pessoas tem, ou fingem ter, atividades e relacionamentos apenas para serem mostrados em redes sociais.

    Mariana Loschi Salomão
    Publicidade e Propaganda - LBA - noite

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  28. As redes sociais, são ferramentas para tornar públicas, informações específicas que queremos que as pessoas enxerguem em nós.

    Uma loja de roupas por exemplo, pode ter muitas opções de peças, mas irá expôr na vitrine a que gostaria que mais chamasse a atenção e passasse uma rápida mensagem sobre a loja.

    Esta vitrine, não é diferente nos nossos atos nas redes sociais. Colocamos na vitrine, ou seja, postamos, o que queremos que seja visualizado e portanto o segundo motivo (Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato) é, na minha opinião, o mais adequado.

    Karine Cássia - LBA Noite

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  29. O quarto tópico é o que é mais adequado, pode se perceber que as pessoas gostam e compartilham momentos, informações, status de como seus sentimentos estão, para que o outro esteja próximo dela, que participe juntamente de alguns momentos que sejam importante para o compartilhador.

    Contudo outros fatores também umas das razões dos compartilhamento.

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  30. Acho que não há um motivo mais adequado que o outro, pois cada pessoa vai se encaixar em um diferente.
    Mas particularmente, acredito que o que você compartilha tem muito a ver com o que acredita, com o que pensa. É uma forma de mostrar como vê as coisa sem precisar dizer com as próprias palavras.
    As pessoas compartilham por razões distintas. Mas penso que todas ao compartilharem, almejam atenção dos demais.

    Camila Thaís Espinula - LBA - NOITE - SALA 16

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  31. Acho que não há um motivo mais adequado que o outro, pois cada pessoa vai se encaixar em um diferente.
    Mas particularmente, acredito que o que você compartilha tem muito a ver com o que acredita, com o que pensa. É uma forma de mostrar como vê as coisa sem precisar dizer com as próprias palavras.
    As pessoas compartilham por razões distintas. Mas penso que todas ao compartilharem, almejam atenção dos demais.

    Camila Thaís Espinula - LBA - NOITE - SALA 16

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  32. Cada pessoa tem um motivo ao publicar algo nas redes sociais, seja para interagir ou divulgar algo. É engraçado como sem dúvida alguma, o que é compartilhado em sua maioria, são coisas boas, situações em que a pessoa que publica está em um momento muito bom. Acredito que grande parte do que é divulgado, é o estado que a pessoa busca, como ela gostaria de estar de fato.
    Já ouvi inúmeras vezes a frase " em determinada rede social todo mundo é feliz".

    Fabiano D. Dias Ferreira - LBB noite

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  33. Compartilhar conteúdo que possa agregar algo a alguém, inspirar ou ser útil é a melhor opção. Os outros pontos abordados no texto, realmente existem, acho que complementam a personalidade de cada um nas redes sociais, porém, prefiro acreditar que as pessoas utilizam desse meio para algo mais interessante.
    Atualmente quando entramos nas redes sociais, percebemos que mesmo que tenha ao alcance muito conteúdo inútil, é possível perceber várias postagens, compartilhamentos, conteúdos uteis estes que variam desde “Faça você mesmo” à dicas de transito, segurança entre outros.

    Patrícia Fernandes - LBA - Noite

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  34. Ser visto, relevante e notado é uma característica e um desejo do ser humano, e em escala individual as redes sociais permitem a manutenção e o controle de um pequeno mundo virtual, onde o contexto é criado somente por quem assina o perfil e mais ninguém, realmente um universo bem tentador...

    Acredito que em algum ponto cada ponto apresentado no texto possui uma relevância, porém os tópicos que me despertarão mais a atenção foram o 2.2 e o 4.2. A projeção daquilo que desejo ser e a autoafirmação são motivos bem pertinentes para justificar compartilhamento e de diversos conteúdos nas redes sociais, as pessoas querem se sentir aceitas e ver algo que você compartilhou “bombar” na rede com curtidas e comentários de certa forma traz amaciamento para o ego e uma sensação de pertencimento global.

    Lucas Megale - LBB – Noite PP

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  35. A certeza que temos é de que cada vez vivemos num mundo menor e interligado. E que isso é bom! Um desastre como esse impactou uma sociedade que ultrapassou as fronteiras do país. As redes sociais mostraram que têm um valor inestimável, marcaram um importante ponto, principalmente quando somado à força humana. O surgimento das redes sociais nos permitiu uma nova maneira de participar da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte ao usuário, inovando e facilitando a maneira de como nos comunicamos.

    Guilherme Andrade / Publicidade e Propaganda - Noite

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  36. Os tópicos tem relevância no que defendem e se completam, mas acredito que o quarto tópico seja o mais adequado e mais completo, pois engloba vários acontecimentos das pessoas.
    Observo nas redes sociais que as pessoas não compartilham somente por um motivo, e sim por vários, depende do momento que cada um está vivendo. No primeiro item do tópico diz: Experiência pessoal. Neste item é o que mais presenciamos nas redes, se viajo quero compartilhar todo esse momento e mostrar toda essa experiência.
    Posso utilizar um acontecimento recente como exemplo, para explicar o item quatro, no mês passado foi inaugurado à loja Forever 21 em Belo Horizonte na região da Savassi, com esse acontecimento, as redes sociais ficaram carregadas de compartilhamento da marca. Entretanto, também podemos dizer que está presente mais dois itens, o da experiência e da autoafirmação. Pois é uma experiência pessoal e tem que ser registrado, e fazer parte desse grupo que comprou na primeira loja da Forever em Belo Horizonte é algo especial, mesmo que para isso tenha que ficar 2 horas na fila.

    Laís Fonseca - LBB-noite - Sala 24

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  37. O motivo mais adequado na minha opinião seria 1 – Neurociência: Nós compartilhamos para entreter, inspirar e para sermos úteis. Por que todos gostam de compartilhar para mostra que é útil para alguém, para distrair, inspirar as pessoas, para não fica pra trás de ninguém, sempre mostrando que está ali e o que está postando possa ser útil para as pessoas e para ela mesma. E uma forma de não estar sozinho, que sempre vai ter alguém dando uma opinião,uma interação com as pessoas e distração.



    Rayana Mendes - LBA - Sala 16

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  38. Eu acredito nessas duas opções: 1 – Neurociência: Nós compartilhamos para entreter, inspirar e para sermos úteis e 5 – Altruísmo: Mostrar apoio ou aprovação à algo

    A primeira : Compartilhamos para nos sentirmos parte do acontecimento e uma forma de você se sentir colaborando com a causa e se sentir útil em repassar a mensagem. Quando ajudamos nos sentimos bem consigo mesmo e isso é transferido para as outras pessoas, se você vê alguém ajudando você também quer ajuda e colaborar. Quando você compartilha a mensagem você se senti como uma colaboradora e a sensação de fazer o bem toma conta de suas atitudes e te faz querer ajudar sempre a quem precisa. As informações precisam ser entregues ao público e a forma dela se espalhar é com a ajuda de quem a lê.

    Na segunda opção: Compartilhamos aquilo que é de nosso interesse e conhecimento, mesmo que você compartilha algo que você não domina, a intensão é que a mensagem chegue ao conhecimento daqueles que domina o assunto e que elas transfere a aquelas que tem grande interesse sobre o assunto. Quando compartilhamos e espalhamos a noticia sentimos que apoiamos e ajudamos uma causa. O sentimento de ajuda toma conta das situações e sentimos como parte do assunto.

    O compartilhamento compartilha informações.

    Natália Rodrigues - Sala 16 - LBA

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  39. Acho que todos os motívos são validos, verdadeiros e facilmente percebidos nas redes sociais, porem o que eu mais me identifiquei foi com o segundo motivo, Psicologia, "Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato". Me identifiquei com este motivo pois percebi em vários dos meus próprios posts e posts de amigos que geralmente nos afirmamos através do compartilhamento de conteúdo. Se gosto de um esporte, e quero ser visto como praticante vou compartilhar notícias, atletas, marcas relacionadas e informações sobre este esporte. O mesmo se aplica a opiniões publicas, como politica, estilo ou qualquer interesse pessoal que a pessoa queira se reafirmar dentro de seu meio social.

    Eugênio Sávio Ribeiro Filho

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  40. Nas redes sociais, nós, internautas, temos acesso a todo tipo de informação. Não acredito na escolha de um único motivo. Acredito que, nós, como seres únicos e com capacidade racional, encontramos diferentes motivos para propagar uma informação, cada qual com um objetivo: seja, informar, divertir, debater, etc.

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  41. Através da internet, as pessoas se encontram cada vez mais capazes de opinar sobre acontecimentos do dia a dia, tanto relacionado a vida de outras pessoas.
    Infelizmente vemos as pessoas sendo verdadeiros advogados e juizes nas redes sociais, não se precavendo de limites e bom senso.

    Bruno Ítalo P. Duarte - PP LBA Noite

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  42. São vários motivos e, por isso, acredito que não seja possível definir somente um padrão de comportamento para os usuários de redes sociais. Dentro disso, estão alinhados desejos, necessidades, influências, valores e crenças. E cada um desses pilares estão em constantes alterações, diariamente.

    Por exemplo, um determinado usuário pode compartilhar, em um dia, sua motivação em poder ajudar e participar de alguma campanha beneficente e, uma semana depois, estar mais próximo de seus amigos compartilhando conteúdo que esteja ligado a categoria "comunidade" para nutrir seus relacionamentos afetivos.

    E Por ser uma plataforma universal, de fácil acesso a informação e dinâmica, as redes sociais são meios importantíssimos para poderem estreitar o conteúdo até o internauta. De maneira prática e atual, as pessoas conseguem obter informação e compartilhar o conteúdo, tornando o material, de certo modo, democrático.

    Régis Marley - LBA – Sala 16 - Noite

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  43. Não acredito que exista um motivo "adequado" que leva o indivíduo a compartilhar conteúdo na internet. É algo muito subjetivo, pois o indivíduo possui várias "necessidades" com importâncias diferentes e extremamente pessoais que não seguem um padrão ou uma hierarquia.
    Existem muitos fatores que incentivam os indivíduos tanto de forma positiva, quanto de forma negativa. Ou até mesmo, se tratando de "necessidades", podendo se aplicar em necessidade de estima ou de afeto.

    Mas, aplicando ao conteúdo proposto, acredito que todos os "motivos" se adequam ao que podemos acompanhar diariamente na redes sociais atualmente, cada um com seu grau de importância na medida necessária.
    Sob o ponto de vista da neurociência, nós compartilhamos por questões além de entreter, inspirar ou sermos úteis. Compartilhamos com o intuito de imergir no campo do conhecimento como fator primordial. Sob o ponto de vista da psicologia, buscamos expressar o que somos, nos mostrar em essência e completude. Sob o ponto de vista de comunidade, tentamos manter nossas redes de relação de forma escancarada ou, até mesmo, buscamos através deste quesito, mantermo-nos sempre próximos, apesar da distância. Sob o ponto de vista motivacional, manter-se envolvido e engajado de forma pessoal sendo influenciado e influenciando. Sob o ponto de vista altruísta, a mobilidade de mostrar apoio a uma causa se torna mais fácil e satisfatória.

    No meu ponto de vista, os "motivos" apresentados se complementam, de forma a resumir a interação em redes sociais no cenário atual.

    Thaís M. Oliveira - LBA - Noite

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  44. Pela minha análise do texto, o motivo mais adequado seria o 4, motivação: para se sentir mais envolvido. Este motivo abrange vários tipos de motivações que as pessoas podem ter para compartilhar conteúdo na internet.
    Cada pessoal de acordo com as suas relações sociais e sua personalidade tem uma motivação diferente para compartilhar conteúdos, algumas compartilham para se mostrar para outras pessoas, outras para manter suas relações,outra para parecer atualizado, cada uma com suas prioridades e motivações diferentes.

    Izabella Lopes, LBB, noite, sala 24

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  45. Acredito que o que leva as pessoas a compartilharem as coisas nas redes sociais seria um pouco de cada argumento apresentado. A rede social é o meio onde você pode se expressar e onde as pessoas podem saber um pouco de você sem estar convivendo com você diretamente. Sendo assim os motivos apresentados se completam conforme a situação vivida pelo usuário.

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  46. Os motivos de compartilhamentos em redes sociais são vários, inúmeros, creio que as vezes não conseguimos nem mesmo pontuar ao certo o sentido de cada um. Pode estar realmente relacionamento com desejos, sensações, emoções, estado de espirito na hora de visualização de um post, indireta ou até mesmo falta de noção em alguns casos. Existem pessoas que se acham informativas e compartilham apenas noticias e se ditam como intelectuais e antenados.
    Sendo assim não existe um motivo certo ou errado para tal ato, é uma forma de expor para sua rede aquilo que você pensa, acredita e tem fé. Os motivos apresentados no texto se completam.

    João Carlos Netto – LBB – Sala 24 – Noite

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  47. Ao meu ver, a motivação mais presente hoje em dia é o terceiro "Comunidade: Para nutrir nossos relacionamentos", pois hoje em dia, conhecemos muitas pessoas nas redes sociais, que quando nos encontram na rua nem cumprimentam, mas nas redes sociais são super amigos. As pessoas estão muito interessadas em serem aceitas em determinado grupo social e a partir dali começar a pesquisar e compartilhar assuntos que seriam de interesses de tais grupos. Pessoas compartilham frases de pensadores para parecerem cultas, receitas fitness para parecerem saudáveis, e por ai vai...

    Paulo César Soares - LBA Noite

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  49. Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato. Para mm este é o que mais condiz com grande parte dos usuários de redes sociais, principalmente do Facebook. É comum postar foto só em momentos felizes, e em lugares bacanas, e não do dia dia, como se a vida fosse sempre bela, é o que "possível eu" deixa transparecer. Postam campanhas que acredita ser legal, mas não faz por onde, frases impactantes que são da boca pra fora, fazendo uma adaptação ao ditado popular ficaria assim: "Faça o que eu posto, mas não faça o que eu faço".

    Glaycon Emerick - LBA

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  50. Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato. Para mm este é o que mais condiz com grande parte dos usuários de redes sociais, principalmente do Facebook. É comum postar foto só em momentos felizes, e em lugares bacanas, e não do dia dia, como se a vida fosse sempre bela, é o que "possível eu" deixa transparecer. Postam campanhas que acredita ser legal, mas não faz por onde, frases impactantes que são da boca pra fora, fazendo uma adaptação ao ditado popular ficaria assim: "Faça o que eu posto, mas não faça o que eu faço".

    Glaycon Emerick - LBA

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  51. Sempre que compartilho algo nas redes sociais, tenho como objetivo compartilhar algo que considero relevante. O principal objetivo é criar entretenimento em assuntos que considero interessante e que estão relacionados ao meu cotidiano.
    De certa forma, se vemos algo no Facebook e compartilhamos, esse assunto já está relacionando aos interesses que temos, devido ao filtro criado, onde em quase cem por cento das vezes, vemos assunto que vão de acordo com a nossa forma de pensar, interagir ou socializar.
    Outro fato que me leva a compartilhar algo, é pode me mostrar a favor ou contra a determinado assunto, de forma que, como diz no quinto tópico, eu apoie determinada causa ou situação.

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  52. Nos dias de hoje a populaçao postam fotos nas redes sociais para serem notadas e vistas como "na moda" . A popularidade vêm de cada curtida porque quanto mais curtida mais popular a pessoa se torna.
    Portanto limitar apenas um assunto é impossível pois os assuntos estão bem diversificados.

    Arthemis Raftopoulos
    Publicidade Propaganda - Noite

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  53. Acredito que todos sejam adequados, mas a 4: Motivação. creio que seja a melhor para se compartilhar vivencias e informações em redes sociais,pois são assuntos nos quais a pessoa se interessa e se motiva,seja por alguma situação que a pessoa teve ou ao compartilhar ela buscar um reconhecimento ou opinião dos demais.
    Seja em rede social ou em qualquer outro lugar as pessoas buscam reconhecimento de suas ações e opiniões pois isso as motiva.

    Mariana C Paiva
    LBB - NOITE

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  54. Acredito que Motivação: Para se sentir mais envolvido, pois o ser humano adora compartilhar suas experiências pessoais com outras pessoas para provar que ficou satisfeito com sua escolha.
    Auto afirmação: acredito que o ser humano necessita uns dos outros, por isso compartilham seus conhecimentos sobre algo para ser percebido por pessoas que tem algum tipo de relação.

    Leane Damasceno,
    Publicidade LBA.

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  55. Flávia Melgaço Rangel - 6° período LBA - Noite6 de outubro de 2015 às 18:30

    Acredito que todos esses motivos são inclusos no conjunto comportamental dos usuários da rede, cada um utilizando um motivo com mais ou menos intensidade. Mas como é para indicar um, acredito que o numero 2 "Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato" é o mais utilizado. Essa constante afirmação do "eu" acabou virando uma necessidade para vários usuários de se afirmar para os outros. Acredito que essa preocupação constante da geração atual
    de se auto afirmar ultrapassou na maioria dos usuários a vontade de ser útil, nutrir relacionamentos e até mesmo de envolver-se. É impressionante vermos o quanto estamos cada vez mais enraizados com o Facebook.

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  56. Bom, acredito que o item dois me parece ser o mais adequado, pois você compartilha ou posta o que quer transmitir de alguma forma para as pessoas, e como foi aprendido em comunicação muitas vezes as pessoas querem mostrar um possível “eu”, criar uma imagem que idealizam e que na verdade não exercem. É criar uma personalidade diferente do que ela realmente é, como por exemplo querer passar uma imagem culta, crítica entre outros. Acredito que não sejam todos os casos, mais a grande maioria.

    Deborah Kellen Turma: LBA/Noite/PP

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  57. Ao postar coisas nas redes sociais,por mais que digamos que não nos importamos com o que vão pensar e se todos vão curtir,fazemos isso pra adquirir a atenção das pessoas e fazer com que pensem como nós e que gostem de nós por isso,sendo assim,acredito muito que as pessoas se esforçam ao máximo para ter a aprovação e viver em uma comunidade onde é aceito e respeitado.
    Gabriela Moreira LBB NOITE SALA 24

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  58. Todos os motivos abordados no texto são coerentes com suas propostas, de certa forma os usuários de redes sociais se encaixam em mais de uma motivação abordada(se não em todas), porém ao observar o comportamento de pessoas que utilizam redes sociais é possível perceber que a motivação mais presente é a “Para se sentir mais envolvido” , seja ela por experiência pessoal, auto- afirmação, ser gentil( altruísta) ou influenciadas por propaganda.
    Essas motivações muitas vezes está ligada ao momento da pessoa na rede social, analisando o meu perfil eu consegui ver que em meu histórico de postagens faz uma mistura entre todas esses 5 tipos de motivação, porém cada postagem e cada tipo de motivação estava ligado diretamente ao o que eu estava sentindo ou passando no momento da postagem, seja ele lazer, campanha que eu achei interessante, seja ela para entender algo (balde de gelo e colocar a foto de perfil com as cores do arco-íris), etc.
    A meu ver o texto abordado acima teve como principal foco explicar formas de entender o comportamento do publico nas redes sociais, para encontrarmos a melhor maneira de impactar eles em futuros trabalhos. Mas não apenas isso o texto também faz com que possamos nos auto-avaliar e ver o que nos motiva a postar e interagir nas redes sociais.
    Diego Siuves – LBB SALA 24

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  59. Acredito que o item 2, a psicologia. Nós temos uma grande necessidade de mostrar quem somos, mostrar nossos gostos musicais através de uma música, um video, mostrar um pensamento ou forma de interpretar algum assunto através de comentários, de conversas, mostramos quem somos a cada ação que temos na internet. E queremos sempre mostrar o melhor que somos, por isso a psicologia nos motivo tanto a compartilhar nossos conteúdos em nossas redes.

    Jéssica Pertence
    sala 24 - LBB noite

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  60. Gosto de dizer que a internet, mídias sociais, redes sociais, podem ser chamas de “Terra sem Lei’. Pois não existe outro lugar que possa ser dito, escrito, falado o que se pensa. Um lugar onde você pode expressar todo o seu sentimento, o que você é, o que você deseja, o que você quer mostrar para as pessoas que estão na mesma rede que você. Os usuários que estão em redes sociais, usam dessa fonte, uma forma de alimentar seu ego e se sentir bem perante a sociedade.

    Edgar Brito - Sala 6 -LBA – Noite.

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  61. Acredito que o motivo 2 – Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato seja o que mais se aproxime da realidade.
    Nas redes sociais, o indivíduo ao compartilhar conteúdo, está demonstrando sua opiniáo, seus gostos, desaprovação ou concordância com determinado fato partilhado. Sendo assim, ele está se expressando, mostrando quem ele é, seus valores e crenças, desejos e ambições, o que o interessa e lhe chama a atenção.

    Camilla Amaral - LBA - Noite

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  62. Acredito que seja pela “Motivação: Para se sentir mais envolvido”.
    Usamos as redes sociais: “facebook, instagram, twitter, snapchat,...”, para compartilhar nossas experiências e motivações. Existem vários perfis de usuários, tais como os que compartilham o tempo informações, e textos para mostrar seu conhecimento. Tem aqueles que compartilham propagandas que acham legais, ou mesmo que curtem uma marca e fazem questão de compartilhar tudo sobre ela. Tem os que postam coisas pessoais para contar suas experiências, como contar que arrumaram um emprego novo, foram a tal festa e etc, e aqueles que buscam auto-afirmação, que postam fotos esperando um determinado numero de curtidas e comentários para ter certeza de que é conhecido e faz “sucesso” no meio. Assim as pessoas vão compartilhando sobre elas o tempo em busca de suas motivações pessoais, sendo pelas redes sociais que é a mais utilizada hoje, por conversar em bares, entre outras formas de comunicação.

    Gabriela Ketren
    LBA - Noite

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  63. Na minha opinião, o segundo motivo (Psicologia: Nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato), se adéqua melhor.
    Nossas atitudes nas redes sociais mostram o que estamos querendo transmitir, o que nós somos, o que queremos que as pessoas vejam. Portanto, as informações que postamos nas redes sociais, é o que queremos que as pessoas enxerguem em nós, é o que nós somos.

    SABRINA CARLA, LBA- NOITE SALA 16

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  64. Todos os motivos citados acima trazem à tona a realidade das redes sociais.
    Eu, como Analista de Redes Sócias, passo boa parte do dia tentando identificar quais assuntos interessam os usuários que seguem as páginas que monitoro, confesso que muitas vezes essa tarefa é bem difícil.

    Mesmo trabalhando com segmentos totalmente distintos, consigo perceber que os consumidores querem atenção, querem ter voz, querem se sentir especiais por estarem comprando aquele produto. Quando uma marca consegue perceber isso e interage com seu cliente, não o enxergando como "mais um", mas sim como "um cliente em potencial", ela com certeza acerta em cheio.

    De todos os itens, Sem dúvidas, o número 4 - Motivação para se sentir mais envolvido é o que me chama mais atenção. As pessoas querem ser entretidas, querem viver experiências, querem se sentir especiais.

    Ingrid Freitas
    sala 24 - LBB noite

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  65. Em minha opinião o principal motivador das pessoas compartilharem nas redes sociais é o fato de ser úteis para outras pessoas. Isto porque, nós gostamos que os outros nos vejam como intelectuais, por dentro de todos os assuntos, modernos, gostamos com que as pessoas concordem com aquilo que falamos, isso tudo para suprir o medo que temos em relação da visão que o outro tem.

    Sala - Noite

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  66. Entrando nesta ideia de motivações a compartilhar opiniões/ideias/informações em redes sociais, concordo com o Hazel Markus e Paula Nurius, quando eles afirmam sobre uma determinada projeção da nossa imagem frente a uma vida social. Pensando em uma evolução histórica pensamos que as pessoas sempre fizeram isso, projetavam uma persona encima de roupas , gestos , cores e situações para serem considerados ou inseridos em determinados grupos. Estes tinham sua forma de ação, logo o membro inserido neste, deveria seguir este emaranhado de informações. Logo, hoje quando temos o “eu agora” e o “possível eu”, entendemos que essa projeção é necessária e adaptável em um ambiente virtual social. Lembrando que essas projeção não são apenas de grupos que já estamos inseridos mas também uma projeção do que queremos ser.


    João Cláudio dos Santos – LBA – SALA 16

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  67. Temos milhoes de pessoas conectadas nas redes sociais e cada uma possui uma necessidade diferente onde cada uma dessas citadas acima se encaixam.
    Eu porém vejo mais a necessidade "Motivação: Para se sentir mais envolvido", as pessoas vivem hoje para mostrar que são melhores que outras ou que possuem coisas caras e compartilham nas redes sociais para se auto afirmarem a sua posição junto aos amigos. As pessoas não filtram seus conteudos, postam aquilo que querem e ficam ligadas o tempo todo no aplicativo esperando as 352451 mil curtidas, quando isso não acontece vem a frustração e logo exclui o post. Todos nós buscamos algo no meio a rede social e ao convivo pouco real com os amigos. Filtrar conteudo e até fotos que futuramente podera causar transtornos, é a saida mais facil para a não frustração.
    Melhor mesmo é viver a vida sem querer mostrar algo e esperar a aprovação dos outros, pois vida de rede social não é as mil maravilhas como são postadas.

    LBB- Noite

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  68. Através dos conteúdos que diariamente compartilhamos, buscamos nos identificar com as outras pessoas que também fazem parte dessa rede.
    O motivo que mais justifica esse comportamento é a Psicologia, pois nós compartilhamos para expressarmos quem nós somos de fato, e até mesmo quem queremos ser pelos olhos dos outros.

    Andreza Vieira - LBA

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  69. Na minha opiniáo, o principal motivo é a Psicologia. Pois queremos mostrar como somos, todos nossos gostos, como levamos a vida e tal. Para poder uma imagem pra pessoas e muitas vezes se tornar um exemplo pra elas ou ter gostos parecidos.E muitas vezes, não é o que realmente somos, mas o que queremos passar.

    Roberta Saturnino de Oliveira - PP Noite - Sala 24

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  70. O ser humano necessita da aprovação do próximo , seja em grupos ou comunidades.
    Portanto compartilhar conteúdo nas redes sociais é uma forma de abordar um tema que a pessoa acha que possua importância ou até mesmo de alto relevância para uma abertura de discussões ou até mesmo de elogios.
    O retorno que esta pessoa recebe é a auto afirmação e a elevação do ego , além de poder se sentir pertencente a algum grupo .

    Arthur Greis - LBB sala 24

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  71. Acho que o motivo mais adequado seria Neurociência: Nós compartilhamos para entreter, inspirar e para sermos úteis
    Pelo que vejo e posto nas redes sociais me identifiquei com esse pois gosto de acompanhar e transmitir informações que seriam importantes para mim e outras pessoas, Nos compartilhamos também para mostrar nossa personalidade através de nossos posts.

    Thays Ferreira da Silva
    LBB PP Noite

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  72. Acredito que o fato de se sentir mais envolvido está mais ligado ao ato de compartilhar informações, no meu ponto de vista as pessoas gostam de mostrar que participaram de algo e também gostam de comprovar que tem relação com alguma causa. Muitas pessoas compartilham todos os dias oque, onde e como passaram seu dia, compartilham sobre pessoas que viram, festas onde foram e até mesmo oque estão comendo naquele momento isso à meu ver é uma forma de demonstração de experiência pessoal ou até mesmo uma auto afirmação tentando mostrar que estão de fato sabendo sobre aquilo que afirmam conhecer. Não podemos negar também o fato de que há sim algumas pessoas altruístas como podemos ver o fato do compartilhamento P2P onde pessoas compartilham arquivos e informações uma com as outras.

    Kleber de Andrade | LBA noite | sala 16

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  73. Não consigo enxergar apenas um motivo que melhor possa se adequar.
    Quando analisamos uma rede social como por exemplo o facebook que é uma rede mundial inteligada, notasse que muitas vezes uma mesma pessoa pode se utilizar de diferentes motivos para compartilhar uma infomação, como por exemplo uma mesma pessoa pode compartilhar uma noticia para se sentir útil e posteriomente compatilhar para mostrar uma opinião sobre o assunto. Varios destes motivos podem estar inteligados.
    Ao analisar meus amigos no facebook, percebo que muitos tendem a compartilhar conteúdo por "N" motivos, seja sobre trabalho, estudo, sentimento, baladas, etc. Portanto, mesmo sendo de grande importancia os motivos listados, acredito que existem outros que podem sim ser incluidos nessa lista, ainda mais em uma rede social tão grande quanto as existentes hoje.

    Felipe Camargos Maciel - LBA Noite

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  74. O comportamento nas redes sociais é algo muito relativo e inerente. Portanto, cabe dizer o mais adequado ao meu comportamento e deixar achismos de lado. O motivo 1 é, sem dúvida, um dos predominantes do pouco que compartilho nas redes sociais. Principalmente pela questão de utilidade, seja ela algo de importância ou apenas uma música.

    Toda via, todos os motivos são adequados os estilo do usuário. A cada defesa de comportamento consegui encaixar facilmente um ou mais amigos dentro dos padrões. Logo, não existe motivo mais adequado para redes sociais, pois é algo inerente a cada usuário.

    Cláudio Victor - LBA/Noite

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  75. Os itens 1 Neurociência e 4 Motivação são os mais pertinentes às postagens em redes sociais, visto que as pessoas postam para entreter, envolver e principalmente serem úteis. As redes sociais têm permitido às pessoas serem mais prestativas, a pensar que as informações detidas por elas ajudaram os outros quando compartilhadas.
    Ao ler um conteúdo e compartilhá-lo a pessoa busca interação com os outros usuários, a troca de saberes, a oportunidade de ser útil, bem como expor sua opinião sobre determinada vivência.
    Entretanto, todos os cinco itens relatam bem os motivos que levam cada usuário a compartilhar conteúdos nas redes sociais.

    Matheus Felipe - PP LBA Noite

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  76. Através da internet conseguimos expor nossos pensamentos e opiniões sobre diversos assuntos. É uma espécie de necessidade em mostrar para o outro os nossos pensamentos, o que curtimos, o que estamos fazendo.
    Uma maneira prática onde as pessoas conseguem obter informação e compartilhar conteúdos, assim interagindo uns com os outros.

    Gabriela E. Menezes - SALA 16-LBA NOITE

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  77. Acredito que não tenha apenas um motivo e sim o motivo mais importante para cada situação.
    Postar algo para ajudar os outros realmente pode ser muito útil para as pessoas que o vêem e mudar a vida de alguém.
    Postar algo para reforçar quem você é ou quem você quer ser é excelente para a compreensão do mundo externo sob você, criar até mesmo novas amizades.
    Postar algo para lembrar alguém faz com que os relacionamentos já existentes se fortaleçam e se tornem mais próximos de uma maneira que, talvez no mundo não virtual, seja inviável fazê-la.
    Postar algo para estar mais envolvido com o mundo exterior, demonstra que você está conectado ao mundo e que é bem informado, além de possibilitas a outras pessoas que se informem como você e construam opiniões divergentes ou convergentes.
    Postar algo em solidariedade ou concordância a algo também gera novas opiniões, novas discussões e caminhos para novas postagens interativas.
    Por fim, o que importa é esta troca de informações que mantém nossa mente em constante avanço e mutação.

    Renata Lima - LBB Noite - Sala 24

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  78. As redes sociais trouxeram consigo não só a facilidade da comunicação e da manutenção das relações humanas, com elas surgiu também a possibilidade de cada usuário criar à sua maneira uma personalidade virtual, uma forma de ser que talvez não corresponda totalmente a realidade. A própria psicologia estuda há tempos os tipos diferentes de ‘eu’ que coexistem em um mesmo ser humano, comprovando a disparidade entre o ‘eu de agora’ e o ‘possível eu’. Este último representa a versão idealizada de nós mesmos, como gostaríamos de ser e como também tememos nos tornar. São arquétipos desenvolvidos pelo nosso desejo de auto afirmação, o ego, e pelas nada sutis influências do meio, a fim de que sejamos aprovados dentro das regras sociais.
    Na minha opinião o principal motivo que faz com que as pessoas compartilharem algum conteúdo é a psicologia. A vontade de ser útil, ou apenas mostrar-se, a nutrição dos relacionamentos, o envolvimento com os valores culturais e o próprio altruísmo são características típicas de um ‘eu’ virtualmente idealizado que busca popularidade, aceitação ou reconhecimento nas redes sociais.

    Charlene Duarte - turma quarta/quinta a noite

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  79. Nas midias sociais, "compartilhamos para expressar quem nós somos.'' Haja vista, que na internet nos sentimos melhor e mais fortes para expressarmos nossas opinioes. Através da internet podemos contar histórias pessoais, discutir casos e defender um ponto de vista, mesmo quando nao temos um conhecimento profundo do assunto. Como gostaríamos de ser, é mostrado nos posts onde idealizamos aquilo que acreditamos. É a construção do nosso Ethos digital. Alana A. Nunes LBA Noite

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