quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Aula Sábado 26 de setembro: Sustenbilidade e Relações de Consumo



Não é possível qualquer discussão hoje sobre Comportamento e Relações de Consumo sem que a Sustentabilidade faça parte da pauta.

Desde quem produz os produtos/serviços até o consumidor final, palavras de ordem como reuso, reaproveitamento, reciclagem doméstica e reversa, preservação do meio-ambiente, lixo eletrônico, esgotamento de recursos, consumismo e consumerismo entre tantas outras fazem parte deste novo cenário de consumo global e, ainda mais, local e pessoal.

Para que possamos estar inteirados destas temáticas, uma das nossas aulas de reposição aos sábados irá acontecer neste próximo fim de semana.

Oficina: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

Palestrante: Ana Maria Yagelovic
Dia: 26 de setembro – Sábado
Hora: 9h30 – 12h30
Sala 10 – Campus Liberdade

Aqueles que estiverem presentes e escreverem comentários NESTE blog sobre as temáticas abordadas e o comportamento do consumidor (entre 180 a 250 palavras), uma vez pertinentes as observações, já terão garantidos 2 pontos dos Estudos Dirigidos e/ou participação no Blog. 

Nos encontramos lá.

 

12 comentários:

  1. O que o Desenvolvimento Sustentável? Ele está relacionado com a "melhoria da qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade suporte dos ecossistemas" (IUCN, Pnuma, WWF) . A sustentabilidade está diretamente ligada à três conceitos básicos: ao Desenvolvimento Econômico, a Responsabilidade Social e a Gestão Ambiental. Sobre o Desenvolvimento econômico , foi citada a maximização de retorno do capital, tanto do investidor quanto do empreendedor, visando a lucratividade a longo prazo. Em Gestão Ambiental, falamos da preservação de recursos naturais hoje é um tema bastante debatido, uma vez que estamos passando por uma crise hídrica e escassez de outros recursos naturais. A Eco-eficiência e a Energia Renovável também fazem parte da Gestão Ambiental. Em meio ao momento que estamos, a energia renovável tem sido pauta de diversas discussões, uma vez que as pessoas tem interesse em preservar e buscar formas alternativas de energia, que não prejudiquem a natureza. Por último, cito a Responsabilidade Social, que envolve a cidadania, relacionada com a cooperação de várias pessoas em prol das causas comuns de um cidadão, a geração de emprego e o engajamento das partes interessadas. O consumidor que abraça a causa, busca dar sua contribuição e colaborar para melhor desenvolvimento dos fatores acima citados. Como falei anteriormente, muitas empresas estão aderindo a formas de energia alternativa, tornando-se consumidores dos produtos que viabilizam o acesso.

    Fernanda Magri - PP 6º período LBA Noite

    ResponderExcluir
  2. Não é possível promover o desenvolvimento sustentável sem antes pensar em uma conscientização dos públicos sobre o tema. Na sua 57ª Sessão, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou em 2002 a Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) para o período de 2005-2014. Naquela época pensou-se que era preciso estabelecer alguns padrões de qualidade para uma edução que fosse voltada para o desenvolvimento sustentável. A partir daí vemos esse pensamento tomar conta não só dos processos nas grandes empresas, mas também das escolas e universidades.
    Para a Unesco, "a eduçação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, como por exemplo, mudanças climáticas, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável". Como principal objetivo da proposta, vemos uma grande preocupação com a mudança do comportamento dos alunos que saem do ambiente acadêmico já preparados para tomarem atitudes em favor do desenvolvimento sustentável.
    Sabemos o quão importante é, não somente promover práticas de desenvolvimento sustentável, mas, sobretudo, fazer com que as pessoas entendam e aprendam o porquê dessa prática.

    Ícaro Silva, Sala 24 - LBB Noite

    ResponderExcluir
  3. A questão do desenvolvimento sustentável tem sido assunto recorrente no cenário atual, devido a importância na criação de projetos que visam expandir a tendência sustentável. Essa tendência influência e impõe mudanças em âmbitos empresariais, tornando padrão no que se diz respeito a concorrência e sustentabilidade.

    O desenvolvimento sustentável é um processo de aprendizagem social a longo prazo que expõe a situação atual do planeta e o que a humanidade deve fazer para continuar crescendo de maneira consciente. Para tanto, é imprescindível que todos os cidadãos sejam consumidores responsáveis, mantendo o comprometimento na busca para minimizar o desperdício e para poupar os recursos ambientais.


    Thaís M. Oliveira - LBA - Noite

    ResponderExcluir
  4. Sustentabilidade tornou-se tendência nos últimos anos. Nos dias atuais se fala muito nessa melhora da qualidade de vida e não somente individual ou humana, mas sim do planeta e tudo que aqui habita. Uma modinha que chegou e pegou na cabeça da galera, porém não tem sido praticada da forma devida, ou seja, é mais um tipo de projeto lançado apenas para ganhar status, mas não é pensado ou praticado de forma justa, correta e inteligente por parte de seus idealizadores que visam apenas passar a boa imagem de alguém que está contribuindo para melhora do planeta.
    Em seu real sentindo, ainda é um projeto que dará retorno em longo prazo, no entanto precisa de muita conscientização e educação para execução de maneira eficaz. Tão importante quanto pregar tal sustentabilidade é investir em um programa de educação para que a população de fato aprenda como esse desenvolvimento sustentável funciona e praticar consciente do que está fazendo.

    João Carlos Netto – LBB – Sala 24 – Noite

    ResponderExcluir
  5. O desenvolvimento sustentável hoje em dia é quase que indispensável no meio ambiente, a humanidade está cada vez mais ciente sobre a situação vivida no nosso planeta, mas ainda temos pessoas que não liga muito pro que está acontecendo no nosso mundo,
    minimizare os disperdicios que algo que tem que ser feito ja pela população, para que possemos poupar os recursos ambientais.
    o clima do nosso planeta infelizmente e uma consequência que o homem mesmo causou, são os efeitos negativos, e que nós mesmo sofremos.

    Leane Damasceno
    Publicidade LBA.

    ResponderExcluir
  6. A sustentabilidade hoje em dia virou um item de moda,onde todos comentam,discutem e dizem adotar e querer para suas vidas,mas na pratica mesmo,não nos deparamos com isso.O consumismo desenfreado e sem se importar com o meio ambiente,as leis que não são realmente aplicadas e muitas vezes são antigas e não se encaixam no nosso cotidiano.Devemos agir e parar de falar,devemos implantar o que dizemos e pensar de forma mais consciente e sustentável,até por que.se não fizermos isso,onde o mundo vai parar?Tudo o que é mais essencial e simples pra nós está aos poucos se acabando e precisamos mudar essa triste estatística e nos tornamos seres humanos melhores e profissionais que desejam a mudança.
    Gabriela Moreira LBB NOITE SALA24

    ResponderExcluir
  7. Na sociedade atual é comum discursões e reflexões sobre o consumo e a origem dos produtos, o impacto ambiental que esses produtos podem causar, a sustentabilidade que está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, o consumerismo, consumo racional e responsável que leva em conta as consequências econômicas, sociais, culturais e ambientais do próprio ato de consumir, diferente de consumismo, que é onde a pessoa tem um descontrole e compra coisas supérfluas sem utilidades. Enfim essas discursões não resolverão problemas a curto prazo, pois apesar de ser um assunto discutido em vários locais, como por exemplo nas escolas, nas redes sociais, nos meios de comunicações, é um assunto de interesse global e o resultado para novas mudanças, será de médio a longo prazo, pois as pessoas deverão adaptar-se, e terão que agir de maneira que passe a fazer parte da sua rotina essa nova realidade, para que haja uma possível mudança, e na sociedade de consumo e não torne uma tendência passageira.

    Maria Jose R. Avelar

    ResponderExcluir
  8. Na sociedade atual é comum discursões e reflexões sobre o consumo e a origem dos produtos, o impacto ambiental que esses produtos podem causar, a sustentabilidade que está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, o consumerismo, consumo racional e responsável que leva em conta as consequências econômicas, sociais, culturais e ambientais do próprio ato de consumir, diferente de consumismo, que é onde a pessoa tem um descontrole e compra coisas supérfluas sem utilidades. Enfim essas discursões não resolverão problemas a curto prazo, pois apesar de ser um assunto discutido em vários locais, como por exemplo nas escolas, nas redes sociais, nos meios de comunicações, é um assunto de interesse global e o resultado para novas mudanças, será de médio a longo prazo, pois as pessoas deverão adaptar-se, e terão que agir de maneira que passe a fazer parte da sua rotina essa nova realidade, para que haja uma possível mudança na sociedade de consumo e não torne uma tendência passageira.

    Maria Jose R. Avelar
    PP, 6º Período, LBA, Noite.

    ResponderExcluir
  9. O Desenvolvimento sustentável é um tema ainda recorrente atualmente, sendo que é importante a elaboração de recursos e também de projetos que tenham como objetivo expandir a questão de sustentabilidade no planeta. O desenvolvimento sustentável está relacionado com a melhoria de vida humana, e também ligada a fatores como: desenvolvimento econômico( maximização de retorno do capital, visando a lucratividade a longo prazo), responsabilidade social ( colaboração de pessoas em prol de causas comuns, cidadania..)e gestão ambiental (preservação de recursos naturais.
    As práticas sustentáveis tem que crescer e tornar cada vez mais interesses de todos, para que de forma consciente todos possam buscar melhorar a qualidade de vida do planeta.

    SABRINA CARLA- LBA NOITE SALA 16

    ResponderExcluir
  10. O desenvolvimento sustentável procura suprir as necessidades dessa geração garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das próximas gerações.
    Um desenvolvimento sustentável requer planejamento e o reconhecimento de que os recursos são finitos. Ele não deve ser confundido com crescimento econômico, pois este, em princípio, depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. O desenvolvimento nestas bases é insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

    No Brasil, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos, ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre. A poluição do ar, de rios e solo ainda são problemas ambientais comuns em nosso país.

    A sustentabilidade virou “moda” onde as pessoas discutem, comentam e dizem praticar . Mas na realidade ,não é isso que acontece.
    Na hora de consumir, as pessoas saem comprando compulsivamente, sem pensar nas conseqüências que o meio ambiente pode sofrer com isso.
    Todos nós temos consciência do quanto é importante, promover práticas de desenvolvimento sustentável, o que falta, é realmente executar.

    Camila Thaís Espinula - LBA - NOITE - Sala 16

    ResponderExcluir
  11. Os anos 70 foram marcados mundialmente pelo surgimento da preocupação com o meio ambiente. Nessa época evidenciam-se os grupos de ativistas, que visavam despertar na sociedade a importância de preservar os recursos naturais, e as Convenções realizadas pela ONU, que introduziram o conceito de sustentabilidade e tiveram como principal discussão as medidas a serem adotadas pelos chefes de estado sobre este tema. Muitas palavras, poucas atitudes. A natureza continua sofrendo a medida que o mundo se desenvolve.
    Porém, as mudanças climáticas trouxeram de volta, e desta vez com mais força, a preocupação do consumo consciente, antes apenas uma ideia pouco praticada. Como consequência, verifica-se o numero cada vez maior de empresas que tentam se adequar ao cenário atual. Da reciclagem de embalagens até a produção mais limpa, todas querem parecer amigas da natureza. Mas poucas são as que realmente se dispõem a produzir de forma sustentável. É o mesmo para os consumidores, que dizem ser conscientes mas dificilmente deixam de lado seus hábitos e prezam sempre pelo conforto.
    Um exemplo a ser citado é o conhecido caso da empresa americana Monsanto. Multinacional que ocupa o posto de líder na produção de insumos agrícolas, entre eles as sementes transgênicas, tem seu monopólio baseado na destruição do meio ambiente. Com um longo histórico de denúncias pelo uso exacerbado de compostos químicos danosos à saúde, ela continua presente no mercado junto da sua dissimulada publicidade e poucas práticas sustentáveis.

    Charlene Duarte - turma quarta/quinta a noite

    ResponderExcluir
  12. A sustentabilidade virou "Modinha", ser é praticar. As pessoas acham bonito ser sustentabilidade, mas quando o quesito é a pratica, poucos fazem. Temos muitas empresas que chegam até a criar campanhas sobre ser sustentável, mas por trás infelizmente é totalmente ao contrario.
    Publicidade e propaganda - PPLBB

    ResponderExcluir