terça-feira, 3 de novembro de 2015

Angus Deaton vence o Prêmio Nobel de Economia


'Nunca pensei que fosse provável receber o Nobel', disse Angus Deaton, em entrevista nesta segunda-feira (12) (Foto: Reuters)

Justificativa foi 'sua análise do consumo, pobreza e bem-estar'. Deaton é professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Do G1, em São Paulo - 12/10/2015

Angus Deaton venceu o Prêmio Nobel de Economia 2015. A justificativa foi "sua análise do consumo, pobreza e bem-estar", que ajudou governos a melhorar suas políticas por meio de ferramentas como pesquisas residenciais e alterações tributárias. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (12) em Estocolmo, na Suécia.

(...)

A Academia Real de Ciências da Suécia disse que o trabalho do microeconomista tem tido grande influência na formulação de políticas públicas, auxiliando, por exemplo, a determinar como grupos sociais diferentes são afetados por mudanças específicas em tributação.

"Para projetar uma política econômica que promova o bem -star e reduza a pobreza, devemos primeiro entender as escolhas de consumo individuais", disse o corpo premiações ao anunciar o prêmio. "Mais do que ninguém, Angus Deaton tem reforçado esse entendimento."

"Ao vincular as escolhas individuais detalhadas e resultados agregados, sua pesquisa tem ajudado a transformar os campos da microeconomia, macroeconomia e economia do desenvolvimento", destacou ainda a justificativa da Academia Real das Ciências da Suécia.

O trabalho pelo qual Deaton foi premiado é baseado em três questões centrais: como os consumidores distribuem seus gastos entre diferentes bens? Quanto da renda da sociedade é gasto e quanto é poupado? Como podemos medir e analisar melhor o bem-estar e a pobreza?

(...)

Estudos sobre consumo
Segundo os estudos de Deaton, avaliar a distribuição de gastos dos consumidores é importante não apenas para explicar e prever padrões de consumo, mas também para avaliar a forma pela qual reformas políticas, como mudanças em impostos, afeta o bem-estar das pessoas em diferentes grupos sociais.

Nos anos 80, o professor desenvolveu o "sistema de demanda quase ideal", como forma de estimar como a demanda por cada mercadoria depende do preço de todos os produtos e rendimentos individuais.

Renda gasta e poupada
Para explicar a formação de capital e as magnitudes dos ciclos de negócios, é necessário entender a interação entre renda e consumo ao longo do tempo, destacou a Academia Real das Ciências da Suécia. Em estudos realizados nos anos 90, Deaton apontou que a teoria de consumo prevalecente não poderia explicar as relações reais do assunto se o ponto de partida fosse a renda e o consumo agregados.

Em vez isso, segundo o professor, deve-se analisar como as pessoas adaptam seus hábitos de consumo à sua renda individual, que flutua de maneiras diferentes.

De acordo com a Academia sueca, essa pesquisa demonstra claramente que a análise de dados individuais é a chave para para desembaraçar padrões em dados agregados, com uma abordagem que desde então se tornou amplamente adotada na macroeconomia moderna.

Bem-estar e pobreza
Em suas pesquisas mais recentes, Deaton destaca como medidas confiáveis de níveis individuais de consumo das famílias podem ser usadas para discernir mecanismos por trás do desenvolvimento econômico. O estudo aponta que há "armadilhas" quando se compara a extensão da pobreza em diferentes épocas e locais.

A análise de Deaton exemplifica como o uso inteligente de dados domiciliares pode lançar luz sobre questões como as relações entre renda e consumo de calorias, além da extensão da discriminação de gênero nas famílias.

Segundo a Academia sueca, o foco de Deaton em pesquisas domiciliares ajudou a transformar a economia do desenvolvimento de um campo teórico com base em dados agregados em um campo empírico com base em dados individuais detalhados.

Prezadas e Prezados, analisem a notícia e especulem quais os impactos das pesquisas desta natureza podem ter sobre o trabalho dos publicitários e profissionais de comunicação.


 

79 comentários:

  1. Essa pesquisa tem sido feita ultimamente em nosso pais, aumento de impostos em diversos setores e tudo isso afeta o bolso de todos os consumidores, principalmente os de baixa renda. O salario no Brasil aumenta desproporcionalmente com o aumento dos impostos.

    Refletindo no bolso do consumidor, reflete na quantidade de empregados em uma empresa e no setor comunicacional a retenção de verba dos cliente para produzir a campanhas e as peças necessárias. Então muitas vezes as empresas de comunicação abaixam um pouco seu custo interno para que o cliente consiga colocar sua campanha no ar. Gerando assim trabalhos e retrabalhos as vezes com lucros reduzidos.

    Joyce - Sala 24 -LBB

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  2. A economia está em todos os campos e na comunicação e publicidade não poderia ser diferente, pesquisas como essas nos ajudam a compreender ainda mais as tendências e comportamentos dos consumidores. É preciso entender como fazer com que as marcas se tornem costumeiras nas escolhas do público e como o público determina suas prioridades, só assim a comunicação será eficaz e trará retorno para as empresas.

    Questões como tributação/impostos são critérios de comportamento de compra e como a população se divide em diversas classes sociais com diferentes rendimentos não é possível obter resultados sem analisar o público e o entender de forma individual, com gastos diversos e prioridades distintas.

    Nosso trabalho enquanto publicitários é em suma fazer com que as marcas sejam bem vistas, tornando-as juntamente com seus produtos objetos de desejo, resultando na compra por parte de seu target, as empresas vivem de lucro e precisam de um bom retorno financeiro, o que só é possível se entendermos os hábitos e as preferências dos consumidores, e como fazer isso sem entender como a Economia afeta nas decisões de compra?

    Nesse contexto os impactos de estudos relacionados as esse tema no mundo profissional são de extrema necessidade e usabilidade, um bom trabalho exige que seu executor conheça muito bem do universo em que vai trabalhar, afinal entender o público-alvo em suas diversas vertentes influenciadoras do comportamento de compra é o que vai trazer mais acertividade e identificação da marca para com seu público. A economia é uma das principais ponderações no que se refere a compra e venda.

    Carolina Maia / PP 6º - Noite - Sl 24

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  5. Através do texto acima podemos entender o comportamento do consumidor, diante disso seria mais fácil atingir-los com a comunicação estratégicas.Na área da comunicação e publicidade é importante conhecer os desejos do nosso consumidor, realizando uma pesquisa conforme o Angus realizou poderíamos ser mais certeiros nas nossas campanhas e na realização de serviços e produtos.

    A economia influência todas as áreas de conhecimentos e principalmente a da publicidade e propaganda, através da economia e de outro fatores que estão inseridos dentro da mesma, podemos saber a demanda pelo produto ou serviço e com as ferramentas certas podemos despertar no publico alvo a vontade de consumir o produto ou serviço desejado, portanto a pesquisa feita pelo Angus Deaton é de grande importância para nós publicitários, o conhecendo demograficamente e economicamente é a ferramenta para atingir o objetivo para a comunicação dentro publicidade e propaganda, entendendo todas as influências pode ser dado o tiro certo para alcançar o objetivo da campanha.

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  6. A economia impacta diretamente no comércio e em empresas prestadoras de serviços. Com a crise econômica, muitos negócios não conseguiram sustentabilidade no mercado e fecharam as portas. Por outro lado, vários negócios vem encontrando formas de crescimento no mercado e ganho de clientes.

    O comportamento do consumidor é influenciado por diversos fatores que não conseguimos controlar. Fatores externos que influenciam diretamente no comportamento e nas escolhas desse consumidor. O que devemos fazer é acompanhá-los e buscar sempre adaptar as estratégias de marketing à situação que vivemos.

    Devemos buscar manter a imagem da marca e buscar também formas de persuadir o consumidor, de forma que ele considere que o produto/serviço que está sendo ofertado é importante no contexto atual.

    Fernanda Magri - PP 6º período LBA Noite

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  7. Mais do que nunca, as marcas devem saber lidar com seus consumidores e com as ''crises'' e como andam a economia do país (e até do mundo). Pois, quando as coisas dão uma ''piorada'', certamente os consumidores puxam o freio na hora de gastar seu dinheiro!! Sendo assim as empresas que buscam entender também a economia do seu país e as necessidades/desejos do seus clientes conseguem manter, mesmo em fases difíceis economicamente, a fidelidade dos clientes, deixando a percepção que o seu produto/serviço se torne algo comum e que valha a pena ser consumido

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  8. Essa pesquisa pode trazer um grande impacto na vida de consumidores e comerciante, como dito no texto ate deixando de consumir calorias podemos economizar. Diante disto publicitários e profissionais de comunicação um grande desafios outros tempos e pesamentos dos consumidor , hoje no brasil os consumidores estão economizando por falta do dinheiro ,medo do futuro e ate mesmo para fazer outros coisas que não eram do seu costume a cada dia fica mais difícil entender as nessecidades dos dos consumidores

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    1. Essa pesquisa pode trazer um grande impacto na vida de consumidores e comerciante, como dito no texto ate deixando de consumir calorias podemos economizar. Diante disto publicitários e profissionais de comunicação um grande desafios outros tempos e pesamentos dos consumidor , hoje no brasil os consumidores estão economizando por falta do dinheiro ,medo do futuro e ate mesmo para fazer outros coisas que não eram do seu costume a cada dia fica mais difícil entender as nessecidades dos dos consumidores
      Fabiano davidson dias ferreira LBB noite

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  10. Infelizmente hoje vivemos uma crise econômica que também afeta o setor de comunicação. Isso porque nosso consumidor final é influenciado por aspectos do ambiente e financeiros, antes de realizar qualquer compra.
    O medo muitas vezes vem da "falta de dinheiro" para o futuro.
    Diante disso, nós profissionais de marketing e comunicação devemos pensar e aplicar estratégias baseando em estudos econômicos e dia-a-dia de nossos consumidores, travando assim a sua possibilidade de compra.
    É preciso fazer com que a presença dos produtos ainda continuem a ser de extrema necessidade para os clientes,insistindo para que eles não abandonem as marcas e etc.
    Creio que o grande ponto do momento para manter os consumidores, é o investimento em relacionamento.
    Marianne LBB noite

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  11. É possível perceber nessa notícia, que o estudo feito por Deaton foi bastante valorizado e considerado na Suécia, devido a sua pesquisa original e inédita em base a análise de consumo, bem estar e pobreza, analisando não somente as previsões de padrões de consumo, como também, em reformas políticas, como por exemplo a mudança nos impostos, evidenciada na macroeconomia moderna.
    A relação dessa nota com a maneira de pesquisa e trabalho de profissionais de comunicação e publicitários, se relaciona no fato de “pensar fora da caixa”, como o microeconomista Deaton pensou. A forma em que os publicitários trabalham nessa questão é evidenciar as marcas de maneira em que se encaixa no mercado, não apenas considerando seu target, praça, preço, produto e promoção, como também enxergar e apontar as prioridades e exigências dos consumidores, entendendo o contexto e os impactos do público-alvo em relação as marcas e os produtos no mercado.

    Camila Torres - PP/LBA Noite

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  12. A crise econômica que vivemos hoje, afeta diretamente no comércio e nas empresas. Muitos comerciantes não conseguiram caminhar junto e acabaram fechando as portas, outros já estudam e analisam formas de crescimento para conseguir se manter e conquistar clientes.
    Nós, publicitários, devemos buscar estratégias de marketing para conseguirmos manter a imagem da marca, buscando sempre novos clientes e conseguindo manter-se no mercado, fazendo com que os produtos continuem a ser de grande importância para os consumidores.

    Marina Dell'areti - PP - Noite - LBA


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  13. O trabalho do publicitário é ajudar as empresas a se manter no mercado e convencer as pessoas a consumirem, sendo assim as pesquisas feitas por Deaton contribuem e muito para o processo de conhecimento do consumidor e do mercado, que é preciso estudar antes de fazer uma campanha.
    Sabendo como o consumidor pode se comportar de acordo com a situação financeira dele e do mercado, ajuda ao publicitário ter maior exito na forma de falar em suas companhas.
    Essas pesquisas serão de grande utilidade para os publicitários, principalmente devido a crise econômica que estamos passando não só no Brasil, como em vários países.

    Izabella D. Lopes - LBB - noite - sala 24

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  14. Devido a crise que estamos passando, nós publicitários temos que buscar meios de não deixar a marca, produto sofrer com isso. Através de estratégias para nos mantermos no mercado, e fazer com que não se perca os clientes fiéis e continuemos a conquistar novos clientes. E sempre pensando em obter o mínimo de impactos possíveis para a marca e seus consumiodores.

    Bruna Ribas - LBA - sala 16

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  15. Muitos estabelecimentos não conseguiram passar pela crise, e tiveram que fechar as portas. Nota-se que manter a imagem da marca,e a procura de estratégias de persuadir o consumidor, são artimanhas para que os efeitos da crise não seja sentido no nome da marca e na perda de clientes. Por isso, é importante entender e investir nas preferências dos consumidores da marca.

    Gabriela E. Menezes - SALA 16- LBA NOITE


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  16. Os estudos de Deaton, nos mostram uma nova vertente para analisar um target e possível campanha eficaz, uma vez que ao analisarmos o impacto da economia de forma individualista como o pesquisador propõe estaremos mais aptos a formular campanhas que de fato atingirão o público-alvo.
    A considerar que a economia afeta diretamente o bolso de cada contribuinte e a partir daí o consumidor define seus gastos, as ações se tornam mais eficientes e com maiores retornos.

    Matheus - LBA PP Noite

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  17. Os impactos da crise econômica afetou o brasil inteiro não deixando de lado a publicidade e profissionais de comunicação, onde são vistos como um luxo divulgar e fazer propaganda muitas empresas cortam esse investimento nessa área investindo em outras opções, não acho a melhor maneira de economizar essa e a hora de persuadir as pessoas a consumirem, numa fase onde os consumidores estão preferindo economizar e não gastar com coisas desnecessárias com medo das consequências.

    Thays Ferreira da Silva PP LBB

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  18. Com a analise desse trabalho feito por Deaton,os publicitários terão um trabalho a mais,onde deverão explorar ainda mais as motivações do consumidor para tornar o produto/serviço que deseja ser vendido e adquirido em algo primordial.Sem contar que como a pesquisa propõe um estudo individual para ter mais sucesso,será necessário mais tempo e mais mão de obra para agilizar todo o processo e continuar atendendo a demanda que é exigida pelo meio econômico.
    Gabriela Moreira PP LBB NOITE

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  19. Acho de extrema importância esse texto para nosso trabalho publicitário, pois a questão de gastos está envolvida em tudo. Nossos públicos podem ser de diferentes classes sociais e econômicas, e como diz no texto, devemos avaliar como a mudança da economia do pais afeta o bem-estar das pessoas em diferentes grupos sociais. Também é importante para avaliarmos, como cada pessoa com sua renda pessoal, consegue se adaptar ao que pode ou não consumir, e isso deve ser de extrema importância para um publicitário que quer manter seu cliente, adquirir novos ou analisar sua forma de vender um produto ou uma marca hoje em dia.

    Jéssica Pertence
    Sala 24 Noite - LBB

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  20. A economia influência todos os setores do país, principalmente do comércio e empresas que prestam serviços. Com a crise que vem se estabelecendo muitas empresas encontram dificuldades de se manter no mercado por não conseguir acompanhar as diversas mudanças que vem se instalando na vida dos consumidores, sejam por fatores externos ou internos.
    Através deste texto podemos perceber e entender o comportamento de alguns consumidores e a partir disto estudar a melhor estratégia para atingi-lo. Na área de publicidade é preciso entender as necessidades e a verba disponível de cada cliente, e realizando uma pesquisa como descrito no texto nossas campanhas podem ser mais assertivas.
    Pois para que hoje se consiga manter um negócio e que este continue fluindo é preciso entender as diversas dificuldades econômicas em que se passa o país e manter a imagem da empresa fidelizando o cliente.

    Isabella Alves LBA

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  21. A economia para a publicidade é super importante. Os dois fatores estão ligados, pois a publicidade precisa se adaptar a economia para que as pessoas possam consumir.
    Essa pesquisa é muito relevante para os comunicadores, pois a partir dela é possivel entender melhor o comportamento do consumidor e assim traçar a melhor maneira de atingir ele da melhor forma.
    Exemplo da importancia da economia para a publicidade, é a atual crise em que o país vive, a publicidade teve e está se adaptando, para que as pessoas continuem consumindo , mesmo não tendo tanto dinheiro disponivel assim. Esse texto é muito interessante para ligar esses dois estudos.

    Roberta Saturnino - PP Noite - Sala 24

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  22. Com a pesquisa de Angus Deaton, projeta para nós publicitários, grande importância. Afinal, com sua análise, podemos compreender alguns dos fatores que influenciam o comportamento e as escolhas do consumidor, além, de nos permitir um satisfatório planejamento, engajando estratégias para melhor atingir o público alvo. Pois, em tempo de crise, é com táticas diferenciadas, não se esquecendo das prioridades e as exigências do consumidor, que conseguimos manter o prestígio da marca ou serviço na cabeça do público prioritário.

    Thais Freitas
    Publicidade e Propaganda - LBB - Sala 24

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  23. Esta pesquisa acaba ajudando muito os profissionais de comunicação e principalmente os publicitários. O estudo mais aprofundado do comportamento dos consumidores além de explicar e prever o padrão de consumo, avalia a satisfação (bem-star) de como este consumidor responde a mudanças de impostos e situações do mercado. Essas informações são de extrema importância quando um profissional da publicidade vai planejar uma campanha, principalmente na estratégia de marketing de um produto ou serviço.


    Eugênio Sávio Ribeiro Filho

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  24. Em meio a crise o consumidor tem mudado seu modo de investir buscando poupar. Nesse meio o consumidor é influenciado por diversos acontecimentos no mercado e as empresas e investidores tem que entender a nova forma de consumo e se adaptar em meio a crise, mantendo assim seus clientes de forma que o impacto da crise não venha afetar de forma brusca. Nos, profissionais da comunicação também precisamos ficar atentos e termos novas ideias para atender o cliente da melhor forma possível e vencer o desafio desse novo tempo.
    Gleyce martins lbb noite

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  25. Para nós publicitários, precisamos estar atento a essas mudanças no mercado, a crise afeta milhares de pessoas, e até nós publicitários, precisamos acompanha a classe social do nosso publico alvo e atende-lo da melhor forma possível, precisamos sempre em primeiro lugar nós preocupar com o bem-estar do nossos consumidores, pois são eles que nós mantém forte no mercado. Para planejar uma campanha publicitária precisamos ter toda essas informações atualizadas para que tudo ocorra de maneira correta para os consumidores.


    Rayana da Cunha Mendes
    LBA-Noite
    Sala 16

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  26. Independentemente da época, local ou situação do país e da economia, é de enorme importância a atualização do publicitário com pesquisas relacionadas ao seu público-alvo e ao mercado durante a criação de alguma campanha. Se torna indispensável entender sua situação, suas necessidades, seu poder de compra e onde na sociedade ele está inserido.
    Pesquisas como essa podem definir a linha e o caminho que essa campanha deve passar para atingir o resultado desejado para a empresa, as melhores estratégias, melhor linguagem e, principalmente, ajuda a guiar o relacionamento da marca com seu consumidor.

    Mariana Loschi Salomão
    Publicidade e Propaganda - LBA - noite

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  27. Infelizmente com a crise as pessoas deixam de consumir mais, pois estão tendo que economizar ate no que irão comer, e com certeza esse fator prejudica a areá da comunicação, pois as empresas deixam primeiramente de investir na publicidade.
    Devemos adaptar-se aos novos consumidores, usando novas estrategias de marketing para assim tentar trazer e conquistar esse consumidores novamente.
    Muitas empresas também estão sendo afetadas com a nova crise em nosso país, tem empresas que ate mesmo já fecharam as portas por ir a falência, outras já se adaptou ao novo comportamento do consumidor e conseguiu manter as portas abertas.

    Na minha opinião deveremos fazer com que o consumidor tenha uma forte lembrança de marca e pensar que aquele produto e de estrema importância para ele e sua família.

    Leane Damasceno LBA noite.

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  28. Qualquer tipo de ação que modifique a economia de um país, prejudicando ou não seus habitantes irá de alguma forma impactar os muitos nichos de marcado do mesmo, com a publicidade não é diferente. Ao mexer no bolso do consumidor, o mesmo, receosos a crise eminente, ira reter seus gastos em produtos e serviços, e não importando a quantidade de mensagens publicitárias com que o mesmo é bombardeado, ele não irá gastar seu precioso dinheiro se não e certeza de te-lo lhe é garantida.
    Henrique Parentoni LBB

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  29. É de extrema importância a análise quanto ao cenário dos consumidores atuais. Não só analisa-se especificadamente cada grupo de indivíduo com base seus hábitos de consumo, mas também sobre a relação com sua renda, sua personalidade, seus hábitos, o meio em que vive, a cultura do seu meio, etc. Essas análises são papel que o comportamento do consumidor executa, sendo base para desenvolver os objetivos de empresas com relação a esse novo cenário atual. Não somente isso, o comportamento do consumidor precisa acompanhar as tendências, modas e novos hábitos, andar junto com a modernidade, se mostrando atual para permitir concorrência com o mercado.

    Flávia Melgaço Rangel LBA 6º período

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  30. O trabalho do publicitário reflete bem de perto o cenário econômico de um determinado local. É inevitável algum setor escapar dos trâmites econômicos, principalmente em modelos de consumo capitalistas, como o existente atualmente no Brasil.

    As defasagens e inconsistências do cenário econômico refletem diretamente em novos padrões de consumos e naturalmente nas estruturações das empresas. Como agentes da comunicação temos o dever de estarmos atentos a novas mudanças, percebendo a nova dinâmica do público final bem como alinhando a mensagem transmitida por determinada marca/empresa.

    Lucas Megale Pereira - PP 6º período LBB Noite

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  31. A pesquisa de Angus Deaton, tem uma grande importância para nos publicitários.
    Pois, através de sua análise podemos entender o que influencia o comportamento do consumidor e suas escolhas de compra, for que nos dar a capacidade de pensar num planejamento satisfatória e estratégias para que possamos atingir com êxito o nosso público alvo.
    Pois, na crise que estamos vivendo essas táticas diferenciadas, podem mudar a história de uma empresa, fazendo com que ela consiga se manter no mercado em meio à crise.

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  32. Como Deaton explica em seus artigos, o consumo das pessoas pode sofrer alteração por determinados fatores de ambiente. Para nós publicitários, compreender esses fatores, faz com que podemos atingir de maneira mais produtiva determinado público. Em uma possível alta de impostos, é necessário mudar o foco para conseguir atingir de maneira mais eficácia o público.
    Compreender seu público de maneira individualista, pode ajudar a se comunicar e entender como esses fatores externos interferem no modo de consumo dele.

    Felipe Maciel - LBA - Noite

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  33. A situação econômica sempre foi é sempre será importante para o cenário de um publicitário. Estar antenado na forma de consumo das pessoas, no que eles deixam de consumir durante uma crise, e até mesmo o que estão consumindo durante a crise, ou não, é de extrema importância.
    Quando trata-se de grupos sociais, é importante entender qual o objetivo em comum que eles tem, para assim entender a sua forma de consumo e como direcionar uma amanhã à esse determinado grupo. Esse é um dos principais papéis dos publicitários que estão ligados a situação econômica.

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  34. Entender as escolhas de consumo individuais e como elas transformam os campos da microeconomia, macroeconomia e economia do desenvolvimento através da distribuição de renda entre os diferentes bens e serviços, ajuda o profissinal de comunicação - publicitário a falar diretamente com o público alvo das marcas de uma forma muito mais direta e eficiente. Ajuda a compreender e prever padrões de consumo e tendências de mercado. Assim como,entender o comportamento do consumidor em épocas de crise por exemplo e criar ações e soluções de comunicação eficientes para todos os momentos econômicos. Estudos como esse são de extrema importancia para as empresas que buscam manter a lucratividade e seus clientes em tempos mais difícies para a economia com soluções comunicionais eficazes fazendo com que ela consiga se manter no marcado independente da situação econômica no país.
    Letícia Teixeira Valadares - PP 6º período LBB Noite

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  35. Muitos comerciantes foram afetados negativamente com a crise econômica em que estamos vivendo hoje. A crise atinge os comerciantes e também empresas de forma direta, sendo que alguns comerciantes não conseguiram lucrar ou se adequar a crise, o que acabou provocando o fechamento de muitas portas, e outros/outras empresas por outro lado, analisaram e estabeleceram novas propostas de trabalho e crescimento, para seguir com os trabalhos e ainda conquistar clientes no período da crise.
    Os publicitários, devem buscar novos clientes, buscar maneiras de manter clientes , novas propostas de venda em busca de mantê-lo no mercado, buscando sempre demonstrar a importância para os clientes.
    Sabrina Carla – LBA Noite

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  36. Com base no texto e pesquisa apresentados acima apresentam o comportamento do consumidor diante da economia, sendo de extrema importância. O estudo realizado por Deaton apresenta à nós publicitários maneiras eficazes para se analisar o target na busca de uma campanha acertiva e eficaz, uma vez que a economia é um dos fatores chave que impulsionam a publicidade e o giro capital no país. Tais observações explicitam o quão necessário é o papel da pesquisa no cenário de atuação, tanto publicitário quanto economico. Nesse sentido, sabendo que a economia é o principal fator no que se refere a compra e venda, é impressindível entender como mudanças em impostos, afeta o bem-estar das pessoas em diferentes grupos sociais, uma vez que a o comportamento do consumidor é subjetivo e tende a ser influênciado por diversos fatores que não temos como controlar.


    Thaís M. Oliveira - LBA - Sala 16 - Noite

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  37. Tendo essas informações sobre o mercado e a influência do consumo social , esse estudo nos auxilia a entender cada vez mais o nosso target e a situação de cada produto.
    Nos dando direções para um marketing mais estratégico e uma campanha mais direta.

    Arthur Greis - LBB - NOITE

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  38. Tendo essas informações sobre o mercado e a influência do consumo social , esse estudo nos auxilia a entender cada vez mais o nosso target e a situação de cada produto.
    Nos dando direções para um marketing mais estratégico e uma campanha mais direta.

    Arthur Greis - LBB - NOITE

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  40. Se antes o estudo do comportamento do consumidor poderia ser considerado uma área de estudo demasiado teórica, hoje, suas aplicações práticas mostram o quanto estudar o comportamento de consumo é crucial para as estratégias econômicas de um país. Se o país precisa entender seus cidadãos, como eles vivem e consomem, em tempos de crise ou de abundância, com os profissionais da comunicação não é diferente. Este últimos, precisam se esforças para entender como as oscilações econômicas e tributárias afetam seu público-alvo, para além do senso comum. É preciso pensar o consumidor e os núcleos familiares, como agentes ativos da economia, local e global, não apenas como inidividuos que reagem impulsivamente as mudanças. Os comunicologos que assim se posicionarem, estarão, certamente, um passo a frente daqueles que pre-julgam que o consumidor tem um comportamento sempre responsivo e previsível.

    Raquel Batista - LBA - Noite

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  41. Vemos por meio dessa matéria a grande importância de se estudar o consumidor e seu consumo. A economia tem ligação direta ao consumo, sendo assim é importante entendê-la e analisar como ela pode afetar os anunciantes e seu respectivo público. Sendo assim os profissionais de comunicação devem se atentar a todas essas vertentes. Acredito que esse tipo de análise deveria ser feita por todos os governos para que assim se possa entender profundamente os consumidores, tanto para a resolução de problemas do país quanto para beneficiar os profissionais de comunicação.


    Deborah Kellen- LBA, Noite

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  42. Uma pesquisa como esta, feita pelo Angus Deaton, tem grande impacto para nós, profissionais de comunicação. Digo isso pois, todos nós sabemos que a cada dia que passa, nosso consumidor se torna uma pessoa mais engajada, instruída e segmentada. Estudar de perto o que o consumidor é, quer e deseja é a melhor forma de alcançar os objetivos determinados durante uma demanda.
    Com uma pesquisa desta, fica mais fácil do publicitário driblar qualquer problema na economia, sobressaindo os demais.


    Patrícia Fernandes - LBA - Noite

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  43. Para se fazer uma comunicação assertiva os profissionais de comunicação precisam de dados embasados e cada vez mais específicos, uma vez que atualmente percebemos uma mudança no comportamento do consumidor onde eles aparentam estar mais propensos a serem atingidos por anúncios específicos (como se tivesse sido feito especialmente para ele), por isso, os estudo de Deaton têm muito a agregar para o campo da comunicação, afinal, estar atualizado as mudanças da sociedade e novas formas de publicidade são uma obrigação dos profissionais da área, além do fato de que se não nos adaptarmos a essas novas mudanças, comportamentos e formatos, a nossa comunicação passa a ser defasada.

    Acredito também que estamos partindo para uma publicidade cada vez mais direcionada com mais filtros e mais especificidades, dessa forma, atingindo as pessoas de maneira personalizada, e em consequência gerando uma possível fidelização que com certeza será um ponto positivo e um passo na frente dos concorrentes. Isso também pode ser relevante levando em conta a situação econômica atual, onde as pessoas estão procurando economizar ao invés de se fidelizar à marcas e produtos.

    Letícia Nayane de Almeida Freitas | Publicidade e Propaganda - LBB/Noite

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  46. Angus foi muito feliz, pois a o profissional de publicidade conhecer sobre a economia o faz por dentro da realidade.
    O consumidor está cada vez mais crítico com mais particularidades com mais vontades, mais conhecimento, assim o profissional de comunicação tem que esta no mesmo nível de conhecimento para se sobressair. Continuar no mercado ter bons trabalhos entendendo o consumidor como um.

    Daniela Mariana - LBB noite PP

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  47. Questões relacionadas a economia atinge diretamente o mercado como um todo, logicamente com a publicidade não é diferente, com encargos tributários e impostos cada vez mais altos faz com que o consumidor modifique sua forma de consumo. A pesquisa feita por Deaton, serve para compreender as novas tendências do comportamento do consumidor e entender como funciona a nova distribuição de gastos dos consumidores, assim a partir dos dados encontrados na pesquisa podemos entender o que motiva o consumidor a comprar determinados produtos, conseguimos identificar quais são os atuais bens mais consumidos por cada grupo. Com isso para nós como comunicólogos e publicitários, essa pesquisa permite esse mapeamento de novos hábitos dos consumidores, permitindo assim direcionar nossas campanhas para esse novo perfil de consumidor de forma a atingi-los diretamente.
    Diego Siuves – LBB – SALA 24

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  48. Estudar e entender a economia de um país é imprescíndivel a um profissional da comunicação, porque não há como fazer publicidade se não souber lidar com possíveis crises e como os consumidores a enxergam. Atualmente as pessoas se preocupam mais com o que será do futuro se perderem patrimônios hoje, e com isso, tendem a frear o consumo, porque a renda em nosso país, não acompanha a elevação dos impostos e tributos. Com isso, o papel da comunicação ocorre em trabalhar para que empresas e marcas se mantenham ativas no mercado e tragam ao consumidor final a segurança de investir seu dinheiro em seus produtos ou serviços. Se o consumidor não sentir que sabe onde está "pisando" ao dispor seus recursos, esse não arriscará. Sendo assim, acompanhar a situação financeira nacional e mundial, é de extrema importância para saber qual estratégia usar para driblar o enfraquecimento do consumo em geral.

    Cláudia Ferreira Alves LBB - Noite Sala 24

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  49. Os publicitários precisam buscar estratégias, de forma a manter seus clientes. Entender a fundo o que o consumidor almeja e como são seus posicionamentos diante de uma crise, é a melhor maneira de alcançar seus objetivos. Pois a situação econômica é muito importante na área da comunicação.
    Uma ação que modifica a economia do país pode ter grande impacto na área da publicidade. Por isso é essencial estar preparado e saber quais as melhores estratégias a serem utilizadas perante ao seu público, para não perder mercado.

    Camila Thaís Espinula - LBA - Noite - Sala 16

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  50. De acordo com essa notícia os publicitários e profissionais de comunicação deverão analisar o público consumidor mais detalhadamente antes de lançar ou reforçar uma marca ou produto, de maneira que a mensagem seja absorvida e compreendida pelos consumidor e que este possa adquirir o produto de acordo com os seus interesses, as suas condições financeiras e necessidades. O consumidor já passa pelo problema da instabilidade econômica e social diariamente e não está consumindo de qualquer maneira, hoje o consumidor analisa e faz comparações dos produtos antes de consumi-lo, o grau de importância, as necessidades, e os benefícios que o produto possa lhe proporcionar, somente depois vai adquirir o produto ou marca se realmente for acessível às suas necessidades e para o seu bolso. Maria Jose Avelar - LBA - Noite - UNA

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  51. As complexidades do consumidor nos levam a questionar vários fatores que o incentiva a comprar. Referente ao estudo de Deaton pode ser observado que nos mostram mais uma forma de enxergar e entender o nosso consumidor, que devemos analisar os dados individuais de cada pessoa, mas também os dados que os levam a gastar sua renda através dos grupos que pertencem.
    Os grupos são importantes, pois cada individuo é membro de comunidades que os influenciam de alguma forma a ingerir um determinado produto ou serviço, se analisarmos somente a pessoa com tomadora de suas próprias escolhas não teremos tanto sucesso, porque vivemos em torno de grupos e trocamos informações que podem nos levar a modificar os nossos hábitos.
    Laís Ferreira Santos - PP período LBB Noite

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  52. De um modo geral, a publicidade está, sempre, envolvida com pesquisas de uma maneira intrínseca. Desde o lançamento de um novo produto ao mercado até ao reposicionamento de uma identidade visual e sua relação com seu público.

    E, com a situação econômica, não poderia ser diferente, principalmente por ser um referencial extremamente importante para nossa área. É fundamental que o profissional de comunicação tenha conhecimento sobre o consumo da população e como ela pode estar impactado em outros ambientes e, até, em outros produtos ou serviços. Além disso, conseguir filtrar e alcançar a situação individualista também é essencial, propondo uma comunicação mais estratégica, assertiva e direta.

    Régis Marley - LBA - Sala 16 - Noite

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  53. Acredito que todo profissional de comunicação já deve se situar sobre as economias, e de acordo com os estudos que ele mesmo realiza diante do seu publico alvo já é capaz de alcançar suas metas. No começo não era assim, mas já a alguns anos os profissionais de comunicação realizam estudos e utilizam outros metados de observação de mercado.

    Matheus Mamede - LBB - Noite

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  54. Com intuito de manter seus clientes, os publicitários devem, estar sempre em busca de novas estrategias, pesquisar o que o consumidor deseja, ter entendimento da posição em que se colocam os consumidores diante da crise, são formas que se devem ser analisadas para conquistar seus objetivos.
    Sendo que a economia é um fator que importante para nós, pode-se ver no texto que é apresentado, formas diferentes e eficazes para obter uma taenção maior no momento de se elaborar uma campanha e assim conquistar resultados positivos.

    Sabrina Carla, LBA Noite

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  55. Saber como o consumidor pensa e se comporta ajuda na superação das crises econômicas promovendo aumento do lucro e conhecimento sobre o público-alvo.
    Acredito que a importância de estudar o comportamento do consumidor não seja somente para as crises, mas para qualquer época.
    O consumo não está em extinção, apenas está mais controlado, mais afiado, mais filtrado. E como o consumidor está escolhendo mais o que consumir, deve-se sim saber de suas necessidades e vontades para que se quebre a barreira de economizar e chegue até a compra final do público.
    Conhecer a terra onde pisa é sinônimo de cautela, confiança e, consequentemente, sucesso.

    Renata Lima - PP Noite - Sala 24

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  56. A comunicação está diretamente ligada a economia.

    Vivemos em uma era de informações, onde o consumidor está muito mais ligado ao o "ser" do que o "ter". Ele deseja viver experiências com a marca, quer se emocionar e se sentir especial por estar adquirindo determinado produto.

    Talvez, mais do que nunca, estudar o comportamento do consumidor seja crucial para o sucesso de uma marca.

    Mais exigente, esta nova geração de consumo possui mais do que hábitos de compras, ela deseja ser ouvida, quer que sua opinião seja levada em conta, ao mesmo tempo que ser surpreendida, notada.

    O consumo não está em extinção, apenas está mais filtrado. Gastar R$5.000,00 em uma boutique ou viver a experiência de uma viagem para o exterior?

    Esse é o típico desafio que nós profissionais da comunicação, iremos enfrentar perante esse novo consumidor ansioso por viver novas emoções.

    Ingrid Freitas - PP Noite - Sala 24

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  57. Escuto desde quando comecei a trabalhar, aos 18 anos, que "quando mais se ganha, mais se gasta." De fato somos, muitas vezes, reféns do consumismo e acabamos gastando boa parte dos nossos rendimentos com coisas importantes e necessárias no nosso dia a dia, ou não. Vimos em Comportamento do Consumidor questões das motivações na qual o "desejo" está bem apresentado. Então, a demanda por uma determinada mercadoria, na minha opinião, não depende somente de seu preço, mas também do desejo e necessidades aplicados pelo consumidor àquele bem. O primeiro depende, diretamente, e como explicitado no texto, dos rendimentos individuais e o segundo do bem-estar ao consumir uma mercadoria. Fato é que, muitas vezes, a alta dos impostos, que influi diretamente no preço dos produtos, não nos intimida a consumí-los. É nesse ponto que a publicidade deve trabalhar, levando sempre em consideração o comportamento afetivo e desejo de satisfação dos consumidores perante àquela marca.
    Ícaro Silva - PP Noite - Sala 24

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  58. Publicidade e economia estão diretamente ligados. Como vamos desenvolver campanhas para a população sem saber o quão ela esta disposta a pagar e qual é seu nível de consumo. Se não andarmos pareados a economia estaremos fadados ao fracasso, até mesmo porque nossa geração muito consome, mas é um consumo exigente que quer ser ouvido e entendido e principalmente ser entendido pela marca que consome.

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  59. Publicidade e economia estão diretamente ligados. Como vamos desenvolver campanhas para a população sem saber o quão ela esta disposta a pagar e qual é seu nível de consumo. Se não andarmos pareados a economia estaremos fadados ao fracasso, até mesmo porque nossa geração muito consome, mas é um consumo exigente que quer ser ouvido e entendido e principalmente ser entendido pela marca que consome.

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  60. A crise que o Brasil enfrenta hoje atinge as empresas de forma drástica, fazendo com que cortem gastos, o que muitas das vezes, por pensamentos errados, cortem primeiro o setor de publicidade, sendo que este é o departamento responsavel por buscar capitação de recursos e campanhas que sejam lucrativas. Sendo assim, os publicitários devem estar antenados na economia do país para saber qual caminho tomar, e como percorre-lo de forma diferenciada para não se deixar atingir pela crise.

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  61. A crise que o Brasil enfrenta hoje atinge as empresas de forma drástica, fazendo com que cortem gastos, o que muitas das vezes, por pensamentos errados, cortem primeiro o setor de publicidade, sendo que este é o departamento responsavel por buscar capitação de recursos e campanhas que sejam lucrativas. Sendo assim, os publicitários devem estar antenados na economia do país para saber qual caminho tomar, e como percorre-lo de forma diferenciada para não se deixar atingir pela crise.

    Jael Paula - sala 24 - LBB

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  62. Perante a atual situação em que estamos qualquer dado econômico é de grande valia, pois será através dele que basearemos campanhas e etc, para o publico alvo, e para não haver erros com o que será repassado por nós, é necessário estar atento como o mercado esta se portanto, para que não ocorra falhas e com essa analise mais sucinta que Angus Deaton desenvolveu, se encaixa perfeitamente nos padrões que necessitamos.
    Nathália Cristina Dias Coelho – LBB NOITE

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  63. A economia faz parte de todas as áreas que compõe o mercado. A crise econômica que estamos vivendo no Brasil afeta diretamente o mercado e faz com que as empresas busquem novas estratégias de venda para produtos e serviços.

    A economia é uma variável externa, que compõe o macroambiente da empresa. Embora seja umas das variáveis mais fáceis de controlar, é necessário traçar novos planos de marketing, com estratégias que se adequem a situação atual do mercado. A comunicação é crucial nesse processo, uma vez que é ela que faz a comunicação com o cliente.

    Nayara Brandão - 6º período - Noite - LBA - Sala 16

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  64. A pesquisa feita por Angus Deaton mostra uma grande importancia nos estudos dos profissionais de publicidade, comunicação e marketing. Os estudos e analises elaboradas por Deaton nos permite entender como sobreviver em meio à crises e como isso influencia diretamente no comportamento do consumidor, nos dando a possibilidade de elaborar planejamentos e estratégias que sejam mais adequadas aos consumidores para que a empresa/marca sobreviva nesses periodos de crise.

    Tamires Serra PP NOITE

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  65. Como profissional de Comunicação, temos a obrigação de sempre estar nos atualizando. Pesquisas como essa nos ajuda a cada vez mais entender o público que queremos falar e suas mudanças de comportamento ao longo dos anos.
    O ser humana esta em constante mudança, seja na economia, tecnologia ou comportamental e os profissionais de comunicação deve acompanhar ou até mesmo prever tais mudanças.

    Paulo Soares - LBA Noite

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  66. O mercado publicitário nos mostra oscilação de tecnologia e comportamental a todo momento. Na atual conjuntura a crise afeta diretamente o mercado e obriga empresas fazerem estratégias de forma mais certeira e mais direta. A empresa que estuda seu publico tem grandes chances de atingir de seu target de forma direta. O mercado e as estrategias muda a cada pesquisa. A pesquisa auxilia no comportamento do consumidor, nas suas necessidades individuais e desejos, e mais do que nunca no sucesso da marca. Uma marca que esteja ativa e acompanhando todas essas mudanças de mercado consegue chegar mais próximo de seus consumidores.

    Natália Rodrigues - LBA - NOITE

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  67. Entender as intenções e motivações de consumo é a base para a criação de uma boa publicidade e comunicação com o consumidor. Angus Deaton soube conciliar muito bem este entendimento com a análise quantitativa de dados, que refutam ou não as teorias do consumo e propiciam uma realidade maior do conceito de bem-estar nas políticas de desenvolvimento.
    As estatísticas de consumo, provenientes do trabalho de Angus, podem auxiliar as campanhas publicitárias no ajuste correto da demanda e da procura bem como do público ou renda alvo.

    Charlene Duarte - turma quarta/quinta a noite

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  68. Esta pesquisa trás um grande impacto no comercio
    e em empresas, influenciando assim todas as áreas
    de publicidade e propaganda.
    Percebemos que o estudo de Deaton mostra uma nova vertente para analise de campanha entendendo o que influencia no comportamento do consumidor.

    Arthemis Raftopoulos
    31222292

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  69. O profissional de comunicação tem que estar por dentro de tudo que acontece na economia, assim saberá o que trabalhar com cada publico, diferenciando classes e alcançando metas.
    Washington Júnio - LBB - Noite

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  70. Estas pesquisas nos ajudam a compreender as formas de consumo individuais e como é feito o consumo. No caso do estudo sobre o consumo ele pode nos auxiliar a entender os padrões e este estudo pode mudar toda uma estratégia de marketing de um produto, já em relação ao estudo da renda gasta e da poupada ele pode nos ajudar a produzir campanhas incentivando o consumo ou entendendo as melhores épocas para desenvolver uma campanha mais acertiva já que quem poupa, é para adquirir algo algum dia, este consumidor uma hora irá até o mercado para consumir.

    Kleber de Andrade | LBA noite | sala 16

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  71. o brasil esta pansando por um momento que nao queriamos estar passando.A "crise" vem atingindo todos de varias formas e com isso muitas pessoas entao com medo de gastar seus suados salarios, com isso a publividade entra no meio criando campanhas de marketing fazendo com que as pessoas comessem a consumir.
    A pesquisa de angus e de grande importancia para a publicidade, assim conseguindo estudar o comportamento do consumidor para criar campanhas com um grande retorno e obtendo um grande resultado.
    marcos vinicius eulino da cunha lbb noite

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  72. O publicitário tem o dever de estar sempre a par da situação de consumo da sociedade, principalmente do público alvo que se trabalha.

    Estando atualizado deste cenário e tendo empatia em todos os momentos, o profissional consegue desenvolver mensagens com mais acertibilidade.

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  73. Um profissional de comunicação, precisa estar por dentro de como é a situação de consumo da sociedade, para realizar uma boa criação. As empresas que investem em pesquisas para descobrir seu público-alvo e seu comportamento de consumo, possui grandes chances de alcançar seu público de forma direta. A crise afeta diretamente o mercado, dessa forma, faz com que as empresas a tomem decisões mais estratégicas, através de pesquisas.
    Alana A. Nunes - LBA noite

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  74. Uma pesquisa que tem como resultado uma análise de consumo é fundamental pra determinar os passos de um profissional de comunicação. Esses resultados apresentam a maneiro como as pessoas gastam seu dinheiro. O mercado exige acertividade, as vendas dependem disso. Portanto, uma pesquisa dessa direciona o profissional e facilita a tomada de decisões. Buscar um padrão na diversidade, uma direção a seguir que traga resposta e efetivamente o retorno.
    Karina Geoffroy - PP 6º - LBA NOITE

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  75. O profissional de comunicação deve estar altamente antenado e ligado as mudanças de mercado, devido a atual situação econômica e financeira do país, esse mercado muda constantemente. Os anunciantes de produtos e serviços estão em busca de novas alternativas e estratégias para se posicionar diante dessa variação do mercado onde o consumidor muda seu comportamento de acordo com as mudanças de mercado.
    Junio Gomes -LBB3 Noite

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  76. O estudo de Angus Deaton é relevante para o mundo publicitário pois a economia está diretamente ligada a ele. Uma vez que o comportamento do consumidor se trata de algo que não é possível ser previsto e conhecido de forma exata, essa nova vertente apresentada por Deaton, de realização de pesquisas domiciliares, pode ajudar na elaboração do perfil do consumidor.

    Camilla Amaral - LBA - Noite

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  77. Os impactos dessa pesquisa no ramo de publicidade são muito positivos ao meu ver.a pesquisa engloba fatos sociais e econômicos relacionado ao consumo e a postura do consumidor, desta forma os publicitários ganham muito ao acompanhar a pesquisa, os estudos expostos ali nos da uma nova visão sobre os consumidores e formas de atingi-los. Seja em um plano de marketing ou em plano de mídia, pesquisas de campo e de oportunidade.
    Acredito que a pesquisa está totalmente inserida e atuante no meio publicitário.
    Maria Luíza Corrêa Leocádio- LBA - Noite/PP

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  78. Esse tipo de pesquisa faz com que os publicitários possam agir de acordo com o mercado e a tendência de consumo.
    Pois a variação da economia afeta diretamente todo o mercado consumidor, fazendo com que haja uma redução ou aumento de consumo dos produtos.
    Os publicitários devem encontrar formas de manter ou elevar a fidelidade com a marca/produto e aguçar cada vez mais os desejos de consumo.

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