terça-feira, 6 de junho de 2017

Estudo Dirigido IV - Consumidor no PDV





 

Atividade em grupos de 4 a 6 alunos.

Distribuição dos Pontos da atividade: 10 pts.



Ela consiste na realização de uma pesquisa num ponto de venda direta (PDV) - supermercado, loja, ou mesmo ambientes culturais como museus ou cinemas, por exemplo. A proposta aqui é realizar uma pesquisa junto ao público presente no PDV escolhido, colhendo junto a ele informações pertinentes à sua interação com o ambiente, com os objetos e informações disponíveis, etc.

É preciso que as seguintes análises sejam realizadas:

·         Fatores situacionais: relembrem o tema e façam uma análise dos prós e contras, com uma lista de sugestões de melhorias (Eliana Karsaklian, 2008, p. 224).

·         Estímulos presentes no PDV: indiquem os principais estímulos importantes presentes no PDV, conforme o texto de Eliana Karsaklian (2008, p. 232-233), identificados a partir de algumas regras (deixar tocar, ter espelhos, deixar que o cliente faça descobertas, proporcionar diálogo e que ele seja reconhecido). Leiam este texto ANTES de irem ao local e depois relatem se essas regras foram cumpridas pelo estabelecimento.

·         Razões para experiência: Oshima (2015), no texto estudado em Comportamento do Consumidor, diz que agora as pessoas estão preferindo comprar experiências, ao invés de produtos. Aponta quatro razões para isso: nossa necessidade de convivência e compartilhamentocapacidade de adaptaçãopossibilidades de comparação imediata e relação mais tênue com o arrependimento. Na visita, indiquem se essas razões aconteceram e justifiquem a resposta.

·         Processo de informação: depois de retornarem, saírem do local, quando estiverem fazendo o relatório do trabalho, escrevam sobre o que ficou do processo de informação. Porque depois? Porque só depois vocês poderão saber se efetivamente passaram por todo o processo: exposição, atenção, decodificação, aceitação e retenção. Descrevam o que ficou na memória e porque vocês acreditam que o que estava no local assim favoreceu.

(A Turma da Manhã está fazendo em conjunto com a disciplina de Pesquisa de Opinião e, assim, tem outras solicitações complementares: verificar no documento postado no Ilang - aquele/as estudantes que, no turno da manhã, não fazem a disciplina de Pesquisa de Opinião devem fazer o trabalho a) ou junto com colegas que fazem ambas as disciplinas, b) ou seguir as orientações acima, fazendo individual ou em grupo de colegas em situação semelhante) 

Entrega até 26/06: enviar para unacomportamento@gmail.com

Um comentário:

  1. Galera to precisando entrar em um grupo. Alguém me acolhe? ;D

    ResponderExcluir