O que esperar do seu público-alvo? Que ele faça o óbvio ou que o surpreenda completamente? Para quem trabalha com marketing digital ou simplesmente tem como ocupação vender, essas são perguntas fundamentais para ser bem-sucedido. Confira o infográfico “10 coisas que você talvez não saiba sobre o consumidor” e saiba mais [se você não conseguir visualizar direito, vá direto no site de origem clicando aqui]:
segunda-feira, 18 de setembro de 2017
10 fatos sobre Comportamento do Consumidor
Por Marketing sem Gravata - 8/4/2015 - by IInterativa
O que esperar do seu público-alvo? Que ele faça o óbvio ou que o surpreenda completamente? Para quem trabalha com marketing digital ou simplesmente tem como ocupação vender, essas são perguntas fundamentais para ser bem-sucedido. Confira o infográfico “10 coisas que você talvez não saiba sobre o consumidor” e saiba mais [se você não conseguir visualizar direito, vá direto no site de origem clicando aqui]:
Pessoal, esses dados mostram vários comportamentos de consumo, e várias maneiras de interpretá-los. Fala de necessidades e desejos (viés Humanista), fala de experiência (viés Cognitivista), fala de obsessão (viés Psicanalítico) e fala de probabilidades (viés Behaviorista). Vocês conseguem perceber, no infográfico, mais falas e suas conexões com as teorias motivacionais que falamos em sala? E, na sua opinião, como devemos interpretar, portanto, o comportamento do consumidor?
O que esperar do seu público-alvo? Que ele faça o óbvio ou que o surpreenda completamente? Para quem trabalha com marketing digital ou simplesmente tem como ocupação vender, essas são perguntas fundamentais para ser bem-sucedido. Confira o infográfico “10 coisas que você talvez não saiba sobre o consumidor” e saiba mais [se você não conseguir visualizar direito, vá direto no site de origem clicando aqui]:
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Os dados presentes no infográfico acima, explicam diferentes motivações dos consumidores para realizar compras e como elas agem no comportamento deste. Na minha opinião, não há um fórmula certa para interpretar esse comportamento, pois podem haver casos isolados de diferentes instâncias que englobarão diferentes visões da motivação consumista, seja ela a idealizada por Watson, por Freud, Jung ou qualquer outro. Sendo assim, há situações em que o Behaviorismo explica melhor, outras em que Psicanálise vai adotar e etc., nos provando que não existe uma teoria correta e absoluta, e sim cada uma delas tem suas qualidades e críticas, fazendo com que a motivação do consumidor não se limite a apenas uma ideia, e sim seja algo mais complexo e versátil.
ResponderExcluirSim, consigo ver na apresentação do infográfico muitas coisas explicadas em sala de aula. Na minha opinião podemos interpretar o nosso consumidor atravéz de suas ações. Como exemplo utilizo um dos dados do infográfico: dado 2: cerca de 13% dos consumidores falam de suas experiências ruins para mais ou menos 20 pessoas já no dado 6: diz que consumidores satisfeitos falam com 4 ou 6 pessoas. Por que isso acontece? Na minha humilde opinião eu acho que o consumidor tem uma relação de ciúmes com a marca que lhe satisfaz falando delas apenas para seu círculo de confiança, como se falasse que só quero que use as mesmas coisa que eu aqueles ao qual gosto. Já o que eu não gosto pode ser falado para todos sem distinção.
ResponderExcluirTalita Rezende
LBA
Creio que o fato de quem compra online manter lealdade a uma determinada marca está ligado diretamente ao nosso senso de ligação ao que nos causa conforto. Vivemos dia-pós-dia tentando nos apegar ao que nos causa este sentimento de segurança, percebo que este comportamento esteja relacionado ao mesmo sentido inconsciente do que se trata a Teoria psicanalítica, que diz respeito sobre nossa fase oral, vista em sala.
ResponderExcluirSílvio Oliveira - LBA
Na minha opinião devemos buscar os cotidianos e ações do nosso publico para uma vez que é muito difícil saber individualmente o que se pensa tal, cada um pode reagir de diversas maneiras a um mesmo produto e sua propaganda a partir de suas variaçoes pessoais tmabém
ResponderExcluirAnalisando essa matéria, temos como resultados as diferentes formas de agir de um consumidor, em situações de preço, atendimento, qualidade do produto/serviço dentre outros. Mesmo com as teorias de motivação feitas pelos autores estudados em sala de aula, não podemos incorporar uma delas como a certa, como disse o colega acima João Eduardo. Às vezes, uma pessoa está ligada à uma marca por fatos isolados e que são difíceis de serem medidos. Mas acredito, que oferecendo um produto/serviço de qualidade + bom atendimento + formas de pagamento acessíveis, é possível manter um consumidor mais interessado, e em determinado momento, fiel.
ResponderExcluirNa minha opinião não dá apenas para identificar o comportamento do consumidor apenas com uma maneira de interpreta-lo, creio que todos os meios, seja, o behaviorista, humanista, cognitivista ou psicanalítico estão certos mediante as suas teorias, porem todas elas também tem suas limitações. Pode sim, pessoas terem características únicas de uma linha teórica mas não seria uma proporção tão abrangente quanto as demais pessoas que se enquadram em quase todas as teorias comportamentais. Em resumo terá momentos em que os behavioristas explicaram melhor o comportamento e em outro momento terá o psicanalítico que fará mais sentido naquele momento. Os desejos, experiência, a obsessão com certo tipo de produto/serviço e a probabilidade de compra estão cada vez mais atrelados um ao outro.
ResponderExcluirNa minha opinião não e simplesmente separar separar os consumidores por seus comportamentos, pois o consumismo hoje em dia tende a ser de ocasiões, por exemplo, posso não estar precisando de um relógio caro no momento, mas ao ver um relógio de marca, com sua edição limitada sendo vendido a preço de banana, posso facilmente comprar pelo fato de ser um dos poucos a possui-lo. no entanto acredito que o bom atendimento e o pós venda de toda empresa, deve ser de ótima qualidade, visando fidelizar o cliente, para quando precisar de algo, saber exatamente onde procurar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA experiência que o consumidor tem com o produto ou serviço influencia diretamente na obtenção de novos clientes e retenção destes. De acordo com situações previamente vividas, as ações do consumidor são modificadas e tendencionadas, seja positiva ou negativamente. Dentro de estudos sobre o comportamento do consumidor temos diversas dicas e padrões de como lidar com estes, para entender suas necessidades, desejos, tendências e satisfações, seja para criar um produto, uma propaganda ou apenas aproximar o consumidor. Porém, não devemos apenas ficar presos às teorias, é nosso papel como futuros publicitários estarmos de olho em todas as atualizações do mercado e também da forma de lidar com a sociedade contemporânea, que está em constante mudança, principalmente em suas segmentações. O comportamento do consumidor segue alguns padrões, como visto acima, mas não se prende apenas a isso, pois não apenas as pessoas, mas empresas e servidores estão em constante mudança.
ResponderExcluirAcredito que todas as teorias, tanto a psicanalista quanto a behaviorista estão corretos, até mesmo porque cada uma expõe um ponto de vista diferente mas que ao mesmo tempo estão certas. No primeiro fato por exemplo, deixa bem claro que não é de apenas preço que nós consumidores vivemos e sim de qualidade, pois do que adianta um produto custar 1 real por exemplo sua durabilidade ou outros aspectos não forem compatíveis e favoráveis com o que se encontra no mercado. Devemos sempre colocar na ponta do lápis o custo e o benefício, e a partir disso saber o que é melhor. E sim, o que foi dito no infográfico foi praticamente o que vimos em sala de aula e acho que devemos interpretar o consumidor, se colocando no lugar deles e assim, podemos ter uma verdadeira ideia do que se passa na mente de cada um e os desejos, obsessão, experiência e probabilidades são coisas que sempre vão andar juntas e que cada um terá uma forma diferente de interpretar.
ResponderExcluirNa compra 99% das vezes agimos por impulso, às vezes não queremos e não podemos gastar, mas se vemos algo que nos chama atenção ou com o preço baixo não pensamos duas vezes e compramos. Não precisamos ter uma necessidade e sim desejos, vontades em que não conseguimos controlar. Com isso, podemos perceber que o comportamento do consumidor depende muito do produto, da venda, das palavras ou o modo certo de ser dito pelo vendedor para conseguir chamar a atenção daquele consumidor. Por isso devemos observar todas as preferências, moda e tudo o que podemos fazer e pensar para conseguir ter um sucesso de vendas da nossa empresa.
ResponderExcluirMuitas vezes compramos por impulso, mesmo sem necessitar de determinados produtos os compramos. Mas por quê? Creio que o estimulo feito por determinados anúncios faz com que desejamos e acabamos colando aquilo como uma necessidade. Vendo isso podemos perceber que o comportamento do consumidor depende de muitos fatores sendo pelo estimulo, desejo, necessidade entre outros.
ResponderExcluirPenso que em cada estudo e cada tipo de grupo é preciso ser escolhida a melhor forma de aplicação das técnicas e teorias do Comportamento do Consumidor.
ResponderExcluirEm outras palavras, creio que é possível identificar alguns padrão e para cada tipo de público ou produto a ser trabalhado, escolher as técnicas mais condizentes com o grupo.
Nome: Layra Fávero
ResponderExcluirRA: 31711824
LBB
Com o infográfico é possível perceber os diferentes tipos de motivação dos consumidores, ou seja, o que os levam a comprar e/ou utilizar um produto/serviço. Esse comportamento pode variar de acordo com várias situações, como preço, qualidade, atendimento, indicação, dentre outros. Como visto em sala, algumas teorias foram criadas para tentar entender o modo como o ser humano agia. Entretanto, mesmo com as Teorias Behaviorista, Psicanalítica, Humanista, Cognitiva, e até mesmo com a Neurociência, ao me ver, não foi possível chegar em um fórmula certa. Cada teoria, no seu campo de estudo, contribuiu para fosse possível compreender que entender o comportamento dos consumidores não é tarefa simples, pois que cada um possui a sua própria motivação e os seu próprios desejos.
É um tanto tendencioso falarmos, de maneira exata, como devemos interpretar o comportamento do consumidor. É um misto de características, de diferentes vertentes, que somam para o comportamento do mesmo, seja por sua viés behavorista, ou pelo psicanalítico, humanista, cognitivista ou através da neurociência. É complexo demais para se encaixar em apenas uma definição (e justamente por isso temos diversas teorias diferentes sobre o assunto). No entanto, estes viés criam padrões comportamentais que podem ser identificados de melhor maneira em determinados grupos sociais e pessoas. Cada qual tem suas vertentes, fazendo com que a consumidor e sua motivação não se resuma a apenas uma ideia, mas sim em algo mais complexo, versátil e de suma importância.
ResponderExcluirAcredito que não existe formulá para conseguir identificar como o consumidor irá se comportar, existem varias variáveis que podem alterar o comportamento dos mesmos. O consumidor e o mercado estão em constante mudanças, mas saber o patrão é
ResponderExcluirmuito importante para conseguir escolher um caminho a ser seguido. Com isso estudar sobre as teorias behaviorista, humanista, cognitivista ou psicanalítico, é muito importante, pois, apesar de ter suas limitações, podem ser consideradas assertivas.
Em relação ao e-commerce, que foi o foco da pesquisa, percebe-se muito da teoria cognitivista no comportamento deste consumidor. Pois, a partir de uma compra on-line ele terá sua experiência e opinião sob aquela loja, e dependendo do resultado ele irá compartilhar positivamente ou negativamento ao seu circulo de amigos, que tiraram essa experiência como base para sua escolha em caso de uma futura aquisição. O mesmo acontece ao comprar um novo produto, além de procurarmos opiniões sobre a loja, a pesquisa mostra que muitos procuram reviews dos produtos para decidir ou não a compra daquele produto.
ResponderExcluirNão existe um padrão ou uma fórmula exata para classificar os consumidores, mas existem vertentes, linhas de raciocínio, como a teoria Behaviorista, Psicanalítica, Cognitivista, Humanista ou Evolucionista que tentam entender os motivos dos consumos. Mas podemos perceber pelo infográfico e pelas aulas do professor Cláudio Márcio, que a internet e os novos tipos de serviços oferecidos, influenciados, principalmente, pela vida moderna e que exigem mais agilidade das empresas em suas ofertas e adaptações para alcançar seu objetivo de chegar até o cliente e motivá-lo a adquirir seus produtos/serviços.
ResponderExcluirAluna: Daniela Barbosa Oliveira
ExcluirRA: 31516790
LBB - Noite
Com certeza os dados desse infográfico condizem com o comportamento do consumidor, porém não podemos levar em conta esses dados de uma forma geral, cada indivíduo ou grupo age de determinada forma e deve ser utilizado o dado que mais interfira na decisão de compra do consumidor. A escolha certa desse ou desses dados irá se converter em compra, somados a um bom atendimento, forma de pagamento e um produto que condiz com a expectativa do consumidor, irá resultar em um fidelização do cliente e uma boa divulgação do mesmo sobre sua marca ou experiência.
ResponderExcluirRafael Aguiar Santos
LBA
Podemos perceber no infográfico o comportamento do consumidor, visando que cada consumidor é de um jeito, mas todos tem um estimulo que leva ao desejo de consumir, seja ele em loja física ou pela internet. Podemos perceber que teve um aumento de compra online, pois o consumidor quer praticidade e comodidade para aquisição do seu desejo da compra.
ResponderExcluirLBA-31517144
Carolina Márcia de Souza Moreira
ResponderExcluirLBB Noite
O infográfico condiz com o que aprendemos em sala. Por exemplo no item 1, 2, 6, 8, 9 e 10 trata-se da experiência (tanto positiva quanto negativa) do consumidor com a marca, esses itens podem ser interpretados pela teoria cognitivista já que fala sobre a importância da experiência. Já o item 3 e 4 tem relação com o viés psicanalista que remete a obsessão, pois trata do desejo do consumidor no momento da compra. E o item 5 e 7 já falam sobre probabilidades e tem relação com o viés behiviorista.
Concluindo, acredito que o comportamento do consumidor é variável e depende do momento de consumo e do que consumimos. Em alguns momentos somos mais cognitivistas, preferimos confiar naquilo que já conhecemos e tivemos boas experiências ao invés de arriscar em algo novo. O mesmo serve para o caso oposto, se a experiência não for boa, não queremos arriscar em comprar aquela marca novamente. Em alguns momentos de consumo somos mais impulsivos e temos mais tendências psicanalistas, como por exemplo em caso de promoções, arriscamos comprar algo mesmo que fuja do nosso costume de consumo. E as vezes agimos conforme estímulos do ambiente, como por exemplo uma vendedora que insiste em dizer que você ficou bem com a roupa que experimentou. A forma como consumimos não é exata, como dito anteriormente, nossa forma de consumir depende de vários fatores como o ambiente, nossa idade, nossos desejos e estímulos no ambiente no momento da compra.
O infográfico demonstra diferentes situações de compra, mas em todas podemos perceber as teorias estudadas em sala de aula. Acredito eu, que não existe uma fórmula exata para interpretar o comportamento do consumidor, mas podemos observa-los pelas ações cotidianas, por exemplo, um consumidor pode comprar uma blusa porque gosta, por que aprendeu a gostar, pela estima, por realização pessoal, ou para se sentir melhor no meio em que vive. São diferentes motivos para a compra, mas tudo deriva de um mesmo norte: a ação. Isso sim, precisa ser observado. O consumidor, como a própria reportagem nos diz, ele pode se tornar o advogado da marca, defendendo ela para o seu círculo de amigos e etc. Mas se ele estiver insatisfeito com o produto/serviço ele será um grande vilão para a empresa, de acordo com a pesquisa ele conta de 15 a 20 pessoas o mesmo fato ocorrido. Por isso é necessário um relacionamento bilateral com o consumidor, desde o seu desejo, passando pela decisão de compra e finalizando após o período de compra. A publicidade juntamente com o marketing pode ajudar o consumidor nesse critério fazendo com que o estímulo do consumidor em relação a marca seja valorizado por ambas as partes, pois dessa forma, o consumidor pode até mesmo aprender a comprar aquela marca, de acordo com a sua experiência de compra, que se encaixa perfeitamente na Teoria Cognitivista, onde visa o marketing sensorial.
ResponderExcluirNo infográfico, podemos ver sinais de várias das teorias comportamentais estudadas. Um exemplo é, na número 3, vemos a 4ª parte da pirâmide de Maslow (de baixo para cima), a que diz sobre estima, ter o reconhecimento de amigos, familiares e conhecidos. Outro exemplo, ainda da pirâmide de Maslow, é a 9ª afirmação, que muito tem a ver com a segunda fase, a da "segurança". As pessoas mantém uma fidelidade maior às marcas online que offline, pois essas últimas demandam menos confiança que a primeira; você vê o produto, experimenta e compra, enquanto na internet não tem essa oportunidade. Vemos ainda um pouco de neurociência, behaviorismo, etc. Bem como citado na introdução. Acredito, portanto, que o comportamento do consumidor seja, na verdade, um pouco de cada teoria. As vezes nos comportamos como Freud descreveu, por outras como Maslow propôs. Penso que não somos tão simples quanto A ou B, somos sempre A + B.
ResponderExcluirO mercado é muito competitivo e as empresas precisam atingir seu público da melhor forma possível. Explorar as teorias motivacionais pode ser uma ferramenta mas não a solução.
ResponderExcluirOs consumidores hoje estão cercados de muita informação e influencias que podem mudar seu comportamento facilmente. Acompanhar o mercado não é uma tarefa fácil, pois hoje um negócio de sucesso pode cair em desuso se não estiver em constante inovação. Os consumidores se tornaram mais exigentes e críticos e esperam sempre mais das empresas. A publicidade tem que estar atenta se alinhando todos os dias com as diversas mudanças de comportamento dos consumidores para desenvolver o melhor relacionamento empresa cliente.
O infográfico trata de maneira generalizada todas as teorias que aprendemos dentro de sala, de forma que nos prova que não existe apenas uma que é a correta, e que o cérebro humano ainda é bastante imprevisível. Pude notar na matéria alguns comportamentos importantes, como por exemplo em sua maioria o atendimento de qualidade tem um viés maior para o consumidor do que o preço, percebi também que as pessoas quando possuem uma experiência negativa com a marca tendem a divulgar essa experiência em maior escala do que quando possuem uma experiência positiva, notei também que a confiança não é algo fácil de conquistar, e que o consumidor tende a ser desconfiado quando não conhece a marca, e claro exclusividade causa obsessão nas pessoas em ter algo que é limitado ou exclusivo, em uma procura de se destacar em meio aos outros. Em resumo podemos até estabelecer padrões para o consumidor, mas isso não torna em mais previsível, ele, assim como a sociedade, está em constante mudança.
ResponderExcluirO infográfico mostra de acordo com fatos e estudos de comportamento do consumidor, como o mesmo agi perante tal compra ou tal produto. É muito difícil generalizar o modo de compra das pessoas, mas de acordo com estudos, conseguimos ter uma noção de como cada consumidor possa agir depois e antes da compra. Pra mim, essas teorias ajudam bastante no entendimento, ou na tentativa de explicar o ato do consumo, e tentar induzir o consumidor a compra. Mas independente de tais teorias e tudo mais, os consumidores não deixam de ser pessoas, e como tais, cada um tem as suas singularidades.
ResponderExcluirRA: 31417569
Silvério Giovannini.
No infográfico mostra uma pesquisa sobre o comportamento dos consumidores, de acordo com as teorias aprendidas na sala de aula.
ResponderExcluirAs variações de motivação influencia na decisão da compra, por isso acho que para chegar em uma formula exata sobre o comportamento do consumidor é um pouco difícil, mas podemos tentar ao máximo chegar o mais próximo, usando as teorias.
Creio que todas as teorias explicadas em sala de aula são corretas e todas conseguem explicar o comportamento de ser humano e o infográfico nos mostra isso, que não existe uma forma única de explicar os consumidores, mas existem várias formas que explicam.
ResponderExcluirO que é citado do infografico são informações que todos publicitários devem ter em mente antes de fazer algum trabalho no ramo publicitário, pois dessa forma temos mais chances de acertar como profissionais da comunicação.
Percebo possível explicar os fatos com diversas teorias. Quero destacar aobre o fato número 2 com o viés da Psicologia Evolucionista. Quando um consumidor se depara com um descontentamento (seja qual for a causa dele), ele inicia o sentimento de raiva, fazendo o corpo se preparar para reagir frente à ameaça. Essa sensação faz ativar as glândulas suprarrenais, iniciando a produção de diversos hormônios como adrenalina, noradrenalina, epinefrina e norepinefrina. Com esses hormônios sendo ativados, o corpo se utiliza de proteínas e gorduras para fornecer energia imediata ao organismo, encorajando, então, o indivíduo, a tomar alguma ação. O fato desse consumidor espalhar sua experiência negativa para um número considerado de pessoas, pode ser explicado devido a todo esse processo causado por uma insatisfação inicial, agindo então com o que está no seu alcance: a possibilidade de falar e comunicar sua experiência negativa.
ResponderExcluirAs teorias do comportamento não explicam com exatidão o que molda o nosso comportamento. A complexidade na análise do que somos, quem somos, para que viemos e por que viemos, formam ainda mais questionamentos. As teorias que existem até hoje nos ajudam a atender as possibilidades de explicações para nossa motivação, porém estes estudos estão em constantes mutações e por isso, nenhuma teoria define com certeza a forma como nos comportamos. Não somos exclusivamente movidos por impulsos, inconsciente, sociedade, ambiente, cognição, percepção e, talvez sim, por uma junção de cada um desses fatores.
ResponderExcluirA evolução dessas teorias se complementam ou se descartam.
Temos como resultado as diferentes maneiras dos consumidores agirem nas situações: preço, qualidade do atendimento, serviço, produto e etc. Nao podemos incorporar as teorias de motivação como certa. Acredito que, para manter no momento um consumidor fiel, seria necessário um bom e um pôs venda para fidelizar ainda mais o cliente para que quando ele precisar do produto ou serviço ele saber exatamente onde encontrar.
ResponderExcluirNátally Martins
Luana Carolina de Araújo
ResponderExcluirLba
Na minha percepção o infográfico tem diferentes tipos de comportamentos dos consumidores . Aprendemos em sala as teorias que explica as motivações e os desejos , behaviorista, psicanalítica, humanista, cognitiva e na neurociência, no entanto podemos perceber que não há uma maneira certa pra identificar os consumidores. Cada teoria tem suas particularidades que podemos ter como base no nosso dia-a-dia .
Os dados presentes no infográfico acima,nos mostra como os consumidores reage a marcas e serviços nos cotidiano.Nos mostra que o comportamento humano acaba sendo de certa forma parecido como nos mostra a porcentagem referente aos hábitos deles. Acredito que assim,não há tamanha certeza de que determinada pessoa tem x comportamento.
ResponderExcluirPodemos analisar a partir do infográfico, que não conseguimos aclarar com exatidão o comportamento do consumidor. Assim como o mundo, estamos sujeitos a mutações. O pensamento de uma pessoa, muda a cada estimulo de desejo/necessidade, conforme podemos perceber na Teoria Humanista, segundo Maslow e sua pirâmide.
ResponderExcluirPorém, não podemos deixar o fato exclusivo a uma teoria, pois todas se encaixam de uma certa maneira, na forma em quem o consumidor se porta diante o mercado. É através delas, que podemos tentar chegar a um conceito sobre tal comportamento.
Podemos entender a partir do que é abordado em todas as aulas e estudos propostos sobre as teorias é que elas são formas sim de entender o consumidor, porém não são totalmente adequadas pois, nós como consumidores temos nos moldado de uma forma diferente à cada dia mais. Então ao simplesmente nos encaixar em uma só teoria para justificar nossos estímulos seria uma muito errôneo.
ResponderExcluirAs teorias servem sim na maioria dos casos como respostas ao que é estimulado, mas o ideal seria uma analise mais individualista.
Podemos perceber diferentes comportamentos na hora da compra, mas notamos que nelas existem as teorias explicadas em sala. Não podemos interpretar de maneira precisa o comportamento do consumidor, são inúmeras situações e particularidades. Mas, encontramos certos padrões, que necessitamos estudar e analisar para captar o que motiva, impulsiona o consumidor a fazer certa escolha na ocasião da compra.
ResponderExcluirComo é possível ver no primeiro fato essencial, o preço não é a principal razão pela qual o consumidor se agita. O momento da compra é um conjunto de coisas que interferem a decisão: qualidade, atendimento, preço e até mesmo reviews, sendo positivos ou negativos. Não é possível entender perfeitamente como será o comportamento do consumidor, mas sempre quem compra um produto, o faz por algum motivo. Seja por desejo, necessidade, por realização pessoal... As empresas devem sempre pensar na satisfação de seus consumidores, oferecendo produtos e serviços de qualidade para que ele volte a fazer novas compras e fale bem da marca para novos clientes em potencial.
ResponderExcluirO infográfico se trata de um integrador de informações a partir diversas pesquisas feitas e publicadas em meios diferentes(páginas do Linked In, outros infográficos, BlogPosts) como podemos ver no rodapé. Portanto não tão confiável quando se trata das informações em sua precisão e comprometimento com a verdade nas pesquisas feitas.
ResponderExcluirConsiderando isso, o conteúdo pode apenas indicar possíveis causas para auxiliar nas tomadas de decisão em relação às vendas e como o consumidor pode reagir.
Percebe-se um grande viés Behaviorista e até Cognitivista nas informações principalmente por tratar com mais ênfase o consumidor online. A grande maioria das agencias e setores de marketing digital trabalha com essas informações retiradas de testes A/B, analisando estímulo e resposta e, em alguns casos, enquetes online que tratam na maioria das vezes de casos específicos e não no Comportamento do Consumidor em sua totalidade. O que envolveria uma grande quantidade de dados e diversas escolas de pensamento à respeito.
Quando se trata de vendas, principalmente online, a opinião e testemunho de pessoas próximas são fundamentais para a decisão de compra. Acredito que a insegurança na hora de comprar algo pela internet se dá pela falta de contato com o produto, fica sempre uma sensação de que podemos ser enganados, achar que está comprando uma cadeira e receber uma miniatura (rs), mas a experiência positiva de um amigo, parente, ou conhecido, nos faz acreditar mais no fornecedor.
ResponderExcluirPor isso, é importante manter que as empresas presem pela experiência do consumidor durante a sua compra e supere suas expectativas.
O consumidor procura por produtos que atendam suas necessidades e desejos, mas não é só isso, o consumidor espera ser bem tratado. Formas mecânicas de atendimento não estão tendo o mesmo resultado como antigamente. O infográfico é uma demonstração disso. O consumidor interage, dá a sua opinião e a marca que consegue fornecer o que se é esperado acaba por ganhar a afinidade do cliente.
ResponderExcluirVejo que são muitos caminhos a serem analisados ao se estudar o consumidor, não podendo chegar a uma certeza, pois muitas são as variáveis que podem surgir no momento da compra, no momento pós compra e no que antecede a tudo isso, envolve muito o lado pessoal do cliente, vimos muito isso em sala, a questão da experiência do cliente com a compra e com a marca, o lado observador e analisador, o desejo a obsessão por um produto tudo isso influencia no momento de compra.
ResponderExcluirLBB-Noite-31513053
Podemos observar que o consumo on-line relaciona-se diretamente com a teoria cognitivista, onde consumidores adquirem experiências e criam opiniões sobre a marca no ato da compra. Opiniões que serão repassadas a pessoas próximas, podendo trazer novos clientes a marca, caso a experiência tenha sido satisfatória, ou o contrário. Esse fato explica o porquê de pessoas próximas comprarem nas mesmas lojas on-line, pois além de compartilharem de muitos gostos parecidos, confiam mais na palavra de um conhecido do que em comerciais ou depoimentos de compradores desconhecidos.
ResponderExcluirAcredito que é importante levarmos em consideração dados apontados em uma pesquisa com o consumidor mas estes não são uma verdade absoluta, já que de acordo com as teorias estudadas em sala: Behaviorismo, Psicanálise, Cognitivismo e etc, é muito mais complexo interpretar as motivações do consumidor. Todas as teorias contribuem de alguma forma para nos auxiliar no entendimento do comportamento das pessoas e a ferramenta de pesquisa nos ajuda a quantificar padrões de comportamento. O importante é sempre considerar o indivíduo de forma individual, como alguém que possui necessidades, desejos e motivações distintas.
ResponderExcluirThais Lima LBB
O estudo realizado é um reflexo das teorias motivacionais que aprendemos em sala. Através das pesquisas, conseguimos mensurar o comportamento do consumidor, criando meios para aumentos das vendas ou minimizarmos uma possível crise de marca. Sabendo o perfil do seu cliente, é possível desenvolvermos diversas estratégias para fidelizar o comprador e caso ele fique insatisfeito, ter em mãos uma saída que seja satisfatória, mantendo a boa reputação da marca no mercado.
ResponderExcluirO comportamento do consumidor pode ser interpretado pelo desejo de consumo, poder de compra, disponibilidade do produto no mercado, preço, interação com a marca nas redes sociais e experiência adquirida. Todos esses itens casam perfeitamente com os assuntos estudados em sala, uma vez que conseguimos perceber o que os motiva em cada um desses pontos.
O inográfico aborda diferentes características sobre o consumidor e como você citou acima é perceptível identificarmos diferentes teorias porque apesar de algumas apresentarem em parte pensamentos opostos também acredito que as diferentes teorias podem ser complementares e aproveitadas se soubermos aplicá-las sob o comportamento compatível. E que todas podem ser nossas aliadas em um bom planejamento de Marketing e definir ações assertivas.
ResponderExcluirAtualmente o consumidor tem sido bem exigente, vários aspectos levantados no infográfico demonstram isso! Podemos ver que o comportamento entre consumidor/produto é amplo, sendo assim o responsável pelo marketing tem que saber exatamente como atingir o público já que os novos consumidores tem uma taxa menor de aceitação do que os que já estão consumindo.
ResponderExcluirNessas diferentes situações de compra é possível perceber as teorias estudas em sala. Cada consumidor possui uma forma diferente de tomar suas decisões e avaliar o que é melhor. Alguns vão comprar pelo fato de ser mais barato, outro pode optar por um certo produto para se encaixar em um grupo ou até mesmo por ter alguma ligação emocional. Por esse motivo não existe uma maneira "correta" de atingir as pessoas, pois cada uma vai tomar sua decisão de acordo com suas experiências e necessidades.
ResponderExcluirPodemos ver claramente que as teorias envolvidas no comportamento do consumidor se mostram concretas neste infográfico, por exemplo o conceito do Behaviorismo que apresentei em trabalho na sala de aula, quanto mais você pratica algo, você acaba aperfeiçoando e então criando uma obsessão por aquela coisa. Com isso, quanto mais as marcas se mostram insistentes em suas abordagens, mais o consumidor vai se convencendo de que aquele produto é realmente o que ele precisa para facilitar o seu cotidiano.
ResponderExcluir
ResponderExcluirTodas as teorias estudadas em sala, Behaviorismo, Psicanálise, Cognitivismo e etc, são extremamente importantes para entender o comportamento do consumidor e a qualificar seus padrões de ação e de compra e suas motivações. O infográfico sugere que o preço nem sempre é um diferencial na hora de escolher um produto, acredito que esse caso seria possível encaixá-los nas teorias humanistas. Uma vez que o através dela podemos entender as necessidades, a estima e auto realização que ele sente ao consumir
Existem diversas motivações para que o consumidor faça uma compra, e com a facilidade que a tecnologia traz eles se tornam cada vez mais informados, exigentes e tendenciados, é importante que possamos entender tais motivações para saber a melhor maneira de suprir suas necessidades.
ResponderExcluirO infográfico acima, baseado em dados levantados em diferentes estudos - sejam qualitativos ou quantitativos, mostram diversas facetas do comportamento do consumidor.
ResponderExcluirNa verdade não há uma fórmula correta de como se vender para um publico mais amplo ou para um publico de nicho, ou seja, o que funciona para determinado anunciante não necessariamente irá funcionar para outro. Os dados são uma média de um compilado bem maior.
O que é interessante de analisar com tais informações é a norma como a sociedade se porta perante ao consume que ela mesma faz.
Já no sentido dos estudos de comportamento do consumidor, não há um estudo mais certo ou melhor que outros, toda forma de consumo pode ser explicada por todas teorias desde behavorismo até neurocientífica.
O infográfico ilustra muito bem o comportamento do consumidor atual, que se preocupa muito sobre as informações do serviço ou produto que consome. O Poder de visualização da internet hoje proporciona espaço para os influenciadores digitais bem como todas as plataformas de informação influenciar o poder de compra de seus consumidores. Por isso, é importante que as empresas estejam sempre um passo à frente do consumidor, entender o comportamento dele para suprir as suas necessidades e vontades.
ResponderExcluirNão é atoa que dizem, que todos nós somos pessoa únicas e diferentes uns dos outros, é por este motivo que cada consumidor irá reagir de uma maneira diferente a um certo tipo de marca, principalmente quando se trata de uma compra online. Porém é muito importante ressaltar, que, mesmo sendo pessoas únicas, se uma marca online não é bem vista pela maioria dos consumidores online, leva a indecisão de possíveis novos clientes da marca.
ResponderExcluirA insatisfação das pessoas podem gerar uma visão negativa sobre a marca o que depois é muito complicado de se reverte. Por este motivo é muito importante estar preparado a todo tipo de possíveis situações para deixar uma boa impressão da marca, podendo causar até mesmo o encantamento desse consumidor insatisfeito por esta marca podendo trazer inclusive novos compradores.
Entender o comportamento do consumidor vai muito mais além do que prover uma necessidade ou um desejo, é deixar o consumidor mais que satisfeito, é deixa-lo encantado pela marca podendo fidelizá-lo.
O estudo é reflexo das teorias que discutimos em sala: não existe uma teoria certa ou errada. Cada uma justifica as motivações das pessoas de uma forma, e no final se complementam.
ResponderExcluirAlém disso, mostra como o consumidor hoje é conectado e antenado, não importa apenas com o preço, mas sim com a qualidade (de atendimento e produto), com a experiência que a marca traz, e até mesmo qual o posicionamento da empresa nas mídias sociais.
Não é porque existem destilarias que as pessoas bebem uísque; é porque as pessoas bebem uísque que existem destilarias>
ResponderExcluirLudwig Von Mises
O raciocínio gera questionamentos mas é perfeitamente aplicável ao universo da publicidade. A importância de saber identificar e satisfazer o consumidor é um imperativo categórico numa sociedade de mercado, no caso da publicidade isso é ainda mais forte. A boa publicidade deve dialogar com o consumidor. O bom produto deve saber como satisfaze-lo. No fim das contas o papel do publicitário é adequar as diferentes teorias a maior eficiência na hora de comunicar e vender o produto.
Como podemos perceber no infográfico, definir o comportamento do consumidor é uma tarefa bem mais ampla do que alguns estudos pré-estabelecem, como o marketing, por exemplo. Com isso, é dada a importância de ter uma visão pela ótica da psicologia para não somente definir, mas também entender e prever o comportamento do consumidor.
ResponderExcluirOutro fator importante é compreender o ambiente na qual esse consumidor está inserido, pois apesar de sempre termos dados relevantes, precisamos entender o que é o melhor para o nosso consumidor.
Em um ambiente onde o consumidor não se preocupa somente com PREÇO, como fator fundamental para um decisão de compra. O consumidor está mais preocupado com o fator social de consumir determinado produto, com aspecto de satisfazer suas necessidades e com o sentimento de proximidade com a marca. Hoje, é fundamental que a marca mantenha contato direto com o seu consumidor, afinal, fidelizar um cliente é mais barato e mais rentável do que perder inúmeros clientes e ter que buscar novos consumidores todos os dias. Por isso, as marcas estão mais preocupadas com a experiência do consumidor, provocar um sentimento de retorno e de promoção da marca.
ResponderExcluirExistem inúmeras motivações para que um consumidor compre algum produto ou contrate o serviço. Da experiência prévia à promessas e expectativa, essas acabam influenciando nas atitudes de consumo. É preciso ter isso em mente na hora de planejar um produto e sua comunicação, levando sempre em conta que o consumidor atual possui novas ferramentas de conhecimento (internet) e de comunicação (redes sociais) que o tornaram mais exigente e criterioso. Logo, é preciso entender o ambiente, comportamento e pretensões de seu público na hora de conversar e oferecer um produto/serviço. É aqui que entra às várias teorias, seja behaviorista, psicanalítica, ou outras.
ResponderExcluirO estudo traz alguns dados bem interessantes, ele reflete bem as teorias que temos estudado nas últimas semanas. Podemos ver que boa parte do que o estudo esclarece vem da parte da experiência com a empresa, seja própria ou indicação de terceiro. Mas ainda assim, dá para tirar a conclusão de que o consumidor tem uma individualidade única e que temos que saber nos adequar a cada uma delas. Alguns terão uma "explosão" de obsessão, outros já serão mais cautelosos e baseados nas experiências e pesquisas.
ResponderExcluirO consumidor age de varias formas, algumas podem ser por impulso, outras por fidelidade a marca, muitas vezes imprevisíveis, tornando certos fatores de consumo imaginário.
ResponderExcluirPelo infográfico, percebemos a importância do posicionamento de comunicação com o consumidor. Ele é a maior vitrine do seu produto, e a repercussão que ele causa pode gerar fatores positivos e negativos. A experiência adquirida antes da compra, durante e depois, tornam influência para os próximos comprados. As empresas devem ser cautelosas e analisar todos os passos que o consumidor toma para a realização do ato de compra, para assim prevenir e em alguns casos, remediar o processo, para que a experiencia se adeque da melhor forma ao consumidor, que responderá positivamente aos estímulos.
ResponderExcluirO infográfico traz dados muito importantes para compreender no que o consumidor se baseia na hora da compra e o que fazem a respeito se o desempenho do produto/serviço for bom ou ruim. As empresas devem ter em mente que fidelizar clientes é super vantajoso, pois ele irá promover a marca (se tornar um advogado da marca no futuro), e também é menos trabalhoso manter ele comprando do que conquistar novos clientes. A qualidade dos produtos deve ser priorizada para evitar crises e reclamações, mas, se acontecer, a empresa e seu setor de marketing deve saber lidar da melhor forma possível. O marketing, juntamente com a agência, deve comunicar e apresentar benefícios que atraiam os clientes (produtos limitados/exclusivos, kits promocionais, etc) para se destacar dos concorrentes, além de ter uma boa comunicação nas redes sociais.
ResponderExcluirAtravés do infográfico podemos perceber que os consumidores estão cada vez mais atentos e exigentes. Os comportamentos dos consumidores são diversos e para cada atitude tem uma teoria diferente (behaviorista, humanista, cognitivista e evolucionista), são muitas as diversidades comportamentais e todas elas exibem sua significância, não existindo certo e nem errado, todos são aceitos e devem ser observados para que a publicidade entenda e supra as necessidades dos consumidores.
ResponderExcluirNão existe um mapa totalmente preciso para compreender o comportamento do consumidor, as diferentes teorias motivaciionais que buscam commpreender o perfil de consumo explora que um determinado consumidor pode ter seu desejo de consumo influenciado por diferentes fatores em diferentes momentos, uma coisa é certo, não há como definir os consumidores em padrão de caixinhas fechadas, há um pouco de cada teoria presente na motivação do público alvo. O infográfico apresente de uma forma mais clara os diferentes fatores que influenciam na motivação, seja ele o preço (o que ocorre em menor quantidade), qualidade de atendimento, ou status. Um fato que me chamou a atenção é a probabilidade do cliente fazer uma divulgação da marca estar diretamente ligada ao índice de satisfação, quanto maior a insatisfação maior é o grupo de pessoas para quem esse consumidor irá compartilhar sua experiência. É necessário compreender que manter um cliente satisfeito com a marca custa bem menos do que conquistar a motivação de consumo de um novo cliente, acredito que entender o perfil de compra é o ponto chave do mercado.
ResponderExcluirCom base no infográfico podemos notar que o preço não é o fator mais importante, os consumidores dão um grande valor ao pós venda e a qualidade do produto e/ou marca, sendo este um ponto predominante para que o cliente retorne ao local. Como temos infinitas fontes de informações, este é outro ponto a se tomar cuidado, pois o "boca a boca" pode ajudar assim como atrapalhar as vendas, pois os consumidores estão cada vez mais antenados nos reviews e nos comparativos dos produtos e marcas.
ResponderExcluirSão diversos motivos para um consumidor contratar ou comprar algum serviços, aonde as promessas e expectativas influenciam nas atitudes de consumo. Ter em mente esses fatores e necessário na hora do planejamento e comunicação do produto, considerando sempre que atualmente o consumidor tem total acesso as novas formas de conhecimento como a internet e redes sociais tornando-os críticos e cautelosos. Sendo assim e necessário compreender o ambiente , pretensões e comportamento na hora de apresentar o serviço/produto , aonde se encaixam as teorias da psicologia.
ResponderExcluirPodemos perceber no infográfico o comportamento do consumidor, o mercado esta ficando cada vez mais competitivo. Os consumidores de hoje com o avanço da internet tem muita informação , Nós publicitários temos que estar sempre atento ao mercado para que se possa ter um melhor relacionamento entre cliente e empresa .A empresa deve sempre pensar na satisfação do seu cliente para que ele volte sempre e fale bem da marca , pois como vimos no infográfico o um consumidor insatisfeito contara a um grupo de 9 e 15 pessoas sobre sua experiência e cerca de 13% dos consumidores insatisfeito contam para mais de 20 pessoas.
ResponderExcluirSegundo o artigo podemos perceber que o cliente hoje em dia não está muito preocupado com os valores e sim de um bom atendimento.
ResponderExcluirSe um cliente sair satisfeito ele irá influenciar para o positivo assim como se ele sair insatisfeito.
Podemos perceber que 62% dos compradores online são leais as marcas, geralmente eles utilizam reviews para tomar decisão de compra.
Segundo o artigo podemos perceber que o cliente hoje em dia não está muito preocupado com os valores e sim de um bom atendimento.
ResponderExcluirSe um cliente sair satisfeito ele irá influenciar para o positivo assim como se ele sair insatisfeito.
Podemos perceber que 62% dos compradores online são leais as marcas, geralmente eles utilizam reviews para tomar decisão de compra.
Após visualizar o infográfico e assistir as aulas a respeito das motivações é possível dizer que na prática um determinado comportamento pode ser analisado de diversas formas, isso não invalida nenhuma dessas formas de interpretação, todas estão corretas de acordo com seu ponto de vista. Os dados oferecidos nos mostram isso e como também é importante para um publicitário o conhecimento sobre as mesmas teorias na hora de analisar o consumidor e traçar planejamentos mais estratégicos.
ResponderExcluirgabriela maia
lba
Ingrid Maria Rodrigues Duarte
ResponderExcluirRA 315112295
Bem lendo o artigo podemos ter a seguinte percepção que o consumidor não esta olhando apenas com o preço, mas sim com a qualidade do atendimento e do produto entre outras características então nos publicitários temos que trabalhar em cima de um produto, precisamos ter varias noções de como poderemos atender aquele consumidor escolhendo motivações para que possa suprir suas necessidades que ele idealiza.
A equipe de marketing de uma empresa que está tentando promover um produto ou serviço precisa sempre pensar e direcionar sua campanha de acordo com seu público alvo. Dizer que apenas duas variáveis como preço ou talvez a distribuição são as mais importantes para que o consumidor realize a compra é um erro. É necessário se "armar" de informações sobre as características e costumes do seu consumidor para que a venda e a aceitação do produto seja positiva.
ResponderExcluirTodas as teorias estudadas em sala são de suma importância para entender o que atrai o consumidor.Principalmente se tratando de compras online, o fato das pessoas confiarem em sites específicos e terem dificuldade de comprar em outros, já mostra o conceito da teoria cognitiva, por exemplo, onde as atitudes são baseadas pelas nossas experiências. Entretanto, para cada ato é possível adequar alguma teoria estudada, fica a cargo dos profissionais de comunicação conhece-las e melhor interpreta-las,de acordo com o objetivo específico da ação.
ResponderExcluirBom, é muito dificil entender o consumidor,muitas vezes imaginamos que sempre consumidores compram somente pelo preço,mas não consumidores estao comprando muito por impulso , por querer aquilo naquele momento, nos publicitarios devemos sempre estar atento ao comportamento dos consumidores , para que conhecemos e conseguimos alcançar o publico
ResponderExcluirLba -Joyce Caroline
Bem o artigo deixa claro que o consumidor não esta apenas a procura de um produto final ele quer mais do que isso uma experiência e é isso que nos publicitários precisamos pensar ao desenvolver um produto uma campanha que a maneira que o consumidor enxerga o produto vai muito além da caixa na prateleira.
ResponderExcluirAs diferentes teorias se tornam complementares, e devemos saber utilizar de todas elas para conseguir realizar um melhor planejamento de marketing e sermos mais acertivos. Devemos noslembrar também do fato de que de são inúmeras as motivações que levam um consumidor a adquirir algum produto ou serviço, pois ele está cada dia mais preocupado com fatores externos e sociais e também melhor informado, isso afeta diretamente na decisão final e deve ser levado em consideração ao desenvolver qualquer campanha ou estratégia de marketing, por exemplo.
ResponderExcluirMuito pequena a imagem, mas vamos lá hahaha. A tendencia de hoje, parece ser aquela de pensar mais antes de comprar, e principalmente consultar a internet antes de tomar a decisão, pelo menos quando se trata de uma compra grande ou significativa. As pessoas confiam menos em marcas, mesmo que elas sejam tradicionais, existe muito espaço para marcas pequenas pois principalmente os mais jovens, são testadores e dão o braço a torcer para marcas menos relevantes. Talvez seja priorizar o bem de fato que aquele produto faz a pessoas e não simplesmente a marca. Outra coisa é a tendencia de confirmar em amigos e pessoas. Muito mais que a marca falar, os consumidores confiam em amigos que indicam, redes sociais e opiniões de consumidores reais. E para o bem ou para o mal, é melhor acreditar nestes consumidores.
ResponderExcluirO importante independente do tipo de fala seja citado no infográfico e enteder a Real necessidade do consumidor. Quaisquer que seja o tipo de teoria percebida, deve se analisar quais são os fatores antes, durante, e após o consumidor ter percebido, analisado sua motivação e ter decidido compra ou não aquele produto/serviço.
ResponderExcluirMas porém a teoria congnitivista, por se tratar de experiência é a que melhor evidência o pq de uma escolha de um consumidor ja que se pode ter um ideia dos seus gostos e motivações devido a sua experiência com o produto/serviço e claro uma bom pós venda hehe.
Para que o processo de venda seja satisfatório do incio ao fim é primordial que se entenda as necessidades e que vai despertar o desejo de compra nas pessoas. Todos os pontos citados no Infográfico são de grande importância uma vez que esta atendo ao comportamento do consumidor traz resultados satisfatórios.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA partir do infográfico é possível identificar as notáveis mudanças na forma como o consumidor se comporta diante do ato de consumir, e é dever das empresas e dos profissionais de publicidade acompanhar de perto esse processo e se adaptar para que consigamos atender essa demanda por serviços e produtos cada vez mais interativos e mutáveis.
ResponderExcluirSegundo o artigo,podemos perceber que o consumidor pode ter mil motivos para comprar um produto ,mas que muitas vezes ele se identifica com a marca, por ela ser boa de qualidade e ate abre mao da concorrência que pode ter um preço mais em conta porem com a qualidade inferior ,nos como publicitários devemos convencer o consumidor de que o nosso produto é o melhor.
ResponderExcluirO infográfico mostra algumas situações de compra que exemplificam algumas teorias estudadas em sala de aula.
ResponderExcluirNa minha opinião não existe uma forma exata de entender o comportamento do consumidor, porque acho muito mais complexo do que nós pensamos. O consumidor se tornou mais exigente, ele passou do estágio de um simples processo de compra e venda, para viver experiências dentro desse ciclo. Dependendo da experiência que o consumidor terá, ele pode se tornar um fiel advogado da marca ou aquela pessoa que vai influenciar outras a não comprarem. É dever do publicitário acompanhar todo esse processo para entender melhor a demanda do cliente.
Camila A- LBB
O infográfico mostra a importância de se conhecer o consumidor com o intuito de oferecer a ele o melhor produto. São dados consistentes que mostram padrões de consumo. Em tempos de marketing digital e foco no produto, talvez a abordagem que melhor contemple os dados do infográfico é a cognitivista. A própria teoria do funil de vendas, que parte sobretudo da experiencia está ligada ao cognitivismo.
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