sexta-feira, 18 de março de 2011

Uso e Gratificações nas mídias sociais

Por Danila Dourado - Danila Dourado Comunicação Digital - 12/04/2010

A premissa básica da teoria dos Usos e Gratificações é que a audiência é ativa, e utiliza conscientemente os meios de comunicação com um propósito claramente determinado. Essa corrente de estudo viabiliza um maior entendimento da sociedade da informação, que sobrevive em um cenário de busca incessante pela satisfação de necessidades individuais.

Katz, em uma analogia com a pirâmide de Maslow, catalogou as necessidades que um membro da audiência pretende satisfazer ao consumir uma mensagem, são elas: cognitiva, afetiva, interação social, interação pessoal e de escape.

Posteriormente Denis Mcquail listou algumas possíveis motivações para o uso dos meios de comunicação. Partido dessas duas análises, se pretende averiguar quais seriam as possíveis motivações x necessidade que impulsionam os usos das mídias sociais.

1- Necessidades Cognitivas:

  • Promoção de informação e dicas ao informa aos outros usuários através de suas páginas pessoais e grupos que são fãs. Portanto, é um canal de distribuição de conteúdo, como links de notícias e de produtos / serviços recomendados.
  • Aprender sobre a sociedade e o mundo aplicando o conceito de cibercidadania, feito sem sair de casa, espalhando informações de sensibilização social.
  • Nas redes sociais é possível aplicar o caráter seletivo no comportamento dos usuários, no sentido em que só se consome o conteúdo desejado.
  • Fácil acesso aos diversos tipos de conteúdos, a prática da cibercidadania e consumo seletivo, mostrar que o utilitarismo pode direcionar o interesse do usuário.
  • É visível a intencionalidade de engajamento por parte dos usuários das rede social a partir da observação do esforço para manter um perfil ativo.
  • As mídias sociais representam o ambiente ideal para resistir às influências impostas pela mídia tradicional, porque os usuários podem comentar, criticar e sugerir nenhum pré-requisito.

2- Necessidades Afetivas:

  • Apesar da possibilidade de entrar em um mundo imaginário, o contato social é eficaz, principalmente devido à interação com os amigos que pode ser real ou virtual.
  • Pode ter maior liberdade de expressão e emoções, através da produção e distribuição de conteúdo.
  • Os internautas se envolvem em relacionamentos criados e mantidos no mundo virtual.

3- Necessidades de Interação pessoal:

  • A redução da insegurança pessoal ocorre na Internet que se tornem agentes ambientais e pode dar sua versão dos acontecimentos, o que psicologicamente influencia uma maior chance de interação.
  • O usuário ativo pode adquirir uma estrutura para a rotina diária através de uma maior interação social e acesso à informação, uma vez que esses recursos incluem trazer prazer e substratos psicológicos.

4- Necessidades de Interação Social:

  • Se sentir conectado a uma comunidade, ou seja, “o sentido de comunidade definido por McMillan e Chassis (1986) como o sentimento que gera nas pessoas se sentir valorizado pelos membros de um grupo e fazer parte de uma comunidade.
  • Os SM constituem uma base para o contato social, uma vez que de acordo com Stavrositu e Sundar (2008) “o senso de comunidade aumenta com a freqüência com que há troca de informações”

5 – Necessidades de Escape:

  • As redes sociais são uma forma de contato social, mas em alguns casos pode assumir o papel de substituir o contato pessoal social.
  • Ao participar das discussões geradas nas mídias sociais, com todas suas ferramentas que misturam entretenimento e informação, se têm a oportunidade de fugir dos problemas e sofrimentos do cotidiano, disponibilizando assim de um forte apoio para passar o tempo ocioso.
Prezadas e Prezados, esta é uma das maneiras de utilizar a Teoria de Maslow. Por favor, dêem sua opinião sobre o uso e se você se enxergou nesta análise.


26 comentários:

  1. Boa noite pessoal.

    A teoria de Maslow se encaixa perfeitamente com os novos rumos da comunicação, nos dias atuais as ferramentas cibernéticas se tornaram peça fundamental para a grande maioria que tem acesso a internet.
    A internet faz com que pessoas que no mundo real são inibidas, se soltem e demonstre suas opiniões em diversas situações do mundo real. Eu considero mais fácil defender suas convicções no mundo virtual do que no mundo real.
    Todos nos temos necessidade de se comunicar, entretanto na vida real essa atitude pode se tornar difícil, através do mundo virtual isso se torna um pouco mais fácil.


    abraços

    André Ferreira Santana
    6º período pp manhã

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todos nós estamos inseridos nessa teoria e pelo rumo da comunicação, principalmente quando pensamos no mobile marketing percebemos o quanto é importante aplicarmos essas analises para identificar o comportamento do consumidor atual como feito no texto...

    ResponderExcluir
  3. Bruno Eduardo - 6 Perpiodo Manha30 de março de 2011 13:46

    A internet hoje está cada vez mais crescendo em todos os ramos na hora que voce quer comprar qualquer coisa voce compra,também pode escutar a musica do seu artista favorito q acabou de lançar,hoje ninguem mais compra cd de artistas,todos preferem baixar as musicas que gostam no programa da internet.Assim o marketing e bastante mostrado no texto e no compostamento do consumidor.
    Bruno Eduardo Vieira Lopes
    6 periodo PP manha

    ResponderExcluir
  4. Em determinados momentos somos motivados por necessidades específicas, e a Teoria de Maslow nos mostra como é este comportamento. Para a comunicação, esta teoria contribui para identificar e mobilizar as pessoas, pois precisamos entender em que momento elas se encontram para dar a atenção na satisfação daquela necessidade. Acredito que de alguma forma, todos se encaixam na Teoria Maslow.

    Janaína Bueno / 6º P. // P.P-Noite

    ResponderExcluir
  5. Todos se identificam de alguma forma com a teoria de Maslow, pois todos sentem motivações e necessidades. A maioria das pessoas hoje tem acesso às mídias sociais, devido á várias necessidades, podendo ser uma necessidade cognitiva, afetiva, de interação social, de interação pessoal e de escape. Acredito que se comunicar através das mídias sociais, dependendo da situação, pode ser muito mais fácil do que se comunicar pessoalmente, ou através de outro meio de comunicação, entretanto, penso que esse meio não deve substituir o contato pessoal social, que hoje é algo importante para se ter uma vida social considerada “normal” perante a sociedade.

    Lisabell Figueiras Calhau
    6º PP - Noite

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida todos nos estamos envolvidos nos aspectos da teoria de Maslow, principalmente neste enfoque nas mídias sociais que praticamente todos estamos envolvidos porém não concordo com alguns aspectos principalmente no que remete à substituição do contato físico por um contato apenas "virtual", acredito que as mídias sociais agem de maneira contrária, favorecendo o contato com pessoas que muitas vezes se não fosse esta ferramenta poderíamos perder o contato.

    Gabriel Aires
    6º PP

    ResponderExcluir
  7. Acredito que atualmente toda a sociedade está diretamente ligada as mídias sociais.
    Seja por diversão, contatos profissionais ou relacionamentos em geral, nossa necessidades cognitiva, afetiva, de interação social, de interação pessoal ou de escape, são mais facilmente supridas quando utilizamos um suporte virtual. Já que por trás da tela de computadores podemos nos moldar da maneira com que queremos ser vistos pelo resto da sociedade.

    Adriana Lucas
    6° PP - Noite

    ResponderExcluir
  8. Thiago Augusto F. de Almeida5 de abril de 2011 05:34

    A internet tem se mostrado um instrumento de aceitação geral por, além de integrar o individuo em um convivio social através das redes sociais, proporciona a este segurança em manifestar suas opiniões pelo fato de você ter a capacidade de transmitir a personalidade que melhor lhe convem, sentindo-se assim uma parte integrante e de importância daquele grupo, sem que sofra represárias direta.

    ResponderExcluir
  9. Priscila Vedoveto 6° PP5 de abril de 2011 06:27

    O uso da internet apresenta perfeitamente o contexto da teoria, pois trata da necessidade ou motivação que leva a pessoa a utilizar as redes sociais. Todos nós estamos envolvidos, motivados por algum dos motivos descriminados no texto, mas a meu ver, o uso descontrolado do mundo virtual tem levado a utilização mais pela necessidade, de aceitação, interação social e expressão de opinião, já que na vida real muitos possuem dificuldades quanto a essa convivência.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com Katz , a comunicação intermediada através do virtual
    proporciona satisfação das necessidades, não me cabe julgar se a internet
    é ou não o meio mais eficaz para se motivar e suprir as necessidades. O que
    vejo é uma forte tendência das pessoas nunca se desconectarem umas das
    outras. Antagonicamente, a dinâmica da vida moderna, em que os indivíduos
    se escondem em si mesmo por meio do isolamento e do culto à
    individualidade. Assistimos , a transformação de pessoas hipersociais que
    parecem não perderem nenhum contato mais. Vivemos um período de inversão
    de valores em que o ciberespaço passa a representar também um ponto de
    encontro e socialização. Estou sem dúvidas imersa nessa “geração jpg” e
    vejo essa mudança no trato das relações por meio da internet com otimismo,
    sobretudo para a comunicação.

    Marcela Sales - 6ª PP Noite

    ResponderExcluir
  11. A popularização da internet e das redes sociais fez com que os indivíduos pudessem ficar conectados 24 horas. A busca incessante pela informação, pelo conhecimento, a experiência de compartilhar momentos instantaneamente são algumas das motivações que justificam o sucesso das redes sociais. Além disso o cotidiano contemporâneo tem sido cada vez mais corrido e a sensação de solidão pode atingir algumas pessoas, que usam a internet como meio de suprir essa solidão.

    Lorena Moreira - 6º PP noite

    ResponderExcluir
  12. Atualmente, o que encontramos são pessoas conectadas à internet, criando diferentes relações através da comunicação. As redes sociais ampliou a lista de contatos de toda uma nova geração, além também de atingir os antigos que buscaram amigos antigos e contatos por muito tempo esquecidos.
    Querendo ou não nossa realidade hoje é outra e utilizamos as redes sociais para interação social e suprimento de necessidades pessoais como relacionamentos, válvula de escape e um modo de criticar e opinar diversos setores que nos rodeia.


    Gustavo Lelis - PP/NOITE

    ResponderExcluir
  13. O uso da internet demonstra o contexto da teoria, pois trata da necessidade ou motivação que leva a pessoa a utilizar as redes sociais, muitas empresas motivam o clientes através de prêmios . Obedecemos uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que realizamos uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as busquemos meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

    Patrícia Brandão – P.P 6°/ Noite

    ResponderExcluir
  14. carlos Vinicius Teixeira Neto10 de abril de 2011 10:24

    Todos nós se identificamos em algum ponto da piramide, pois temos motivações e necessidades. A maioria de nós temos e/ou vivemos diretamente nas mídias sociais. Devido á várias necessidades,(amizade, contato, atualização, etc) Hoje, é comum nos comunicar-mos MAIS pelas redes sociais, do que presencialmente. Muitas das vezes, um encontro surge através de contatos via redes. O lado negativo, é que cada vez mais, as pessoas se comunicam MAIS via online do que presncial.

    Carlos Vinicius
    6º PP / Noite

    ResponderExcluir
  15. A internet traz inúmeras facilidades, como a possibilidade de se informar sobre os mais diversos assuntos em várias fontes, por exemplo. Mas quantas informações são realmente absorvidas, relevantes? Certamente poucas.
    Há também o acesso rápido para ter contato com outras pessoas, virtualmente, seja para assuntos pessoais, acadêmicos, profissionais, etc..
    Porém, escondido atrás dessas possibilidades está o entretenimento. As pessoas muitas vezes utilizam as redes socias apenas para se distrair, ficando a segundo plano a troca de experiências, que é fundamental para o ser humano. E isso não cabe dentro de uma tela de computador.

    ResponderExcluir
  16. A facilidade do meio da internet transformou essa nossa nova geração, fazendo com esta rede social transformem as pessoas, oferecendo com que se comuniquem mais rápido e que se envolvam mais com as pessoas. Estas necessidades segundo a Teoria de Maslow se encaixam perfeitamente no dia-dia do consumidor. A necessidade Cognitivas é o fácil acesso em diversos conteúdos. Necessidade Afetiva: Ter um amigo que possa ser imaginário, sem saber se é real ou não. Ex: Sala de bate-papo.
    Necessidade de interação pessoal: Interação com seus amigos.
    Necessidade de Interação Social: Ter uma comunidade feita para você, fazendo com que se sinta valorizado.
    Necessidade de Escape: Se não tem ninguém para desabafar ao seu lado, você tem a oportunidade de se logar com alguém e satisfazer sua necessidade de contar o seu problema.
    Portanto isso é favorável ao consumidor fazendo com que ele tenha contato com todos, em um percurso de tempo menor.

    ResponderExcluir
  17. A quantidade de informacao ao qual o usuario tem na internet fez com que eles fiquem mais ativos a todas informacoes que o rodeia.A vida em redes sociais mudou o perfil destes usuarios ,conhecendo novos contatos e interligando diversos segmentos.Além disso o cotidiano contemporâneo tem sido cada vez mais corrido e a sensação de solidão pode atingir algumas pessoas, que usam a internet como meio de suprir essa solidão..Esse tempo mudou a forma de pensar e como agir para se aproximar dos outros.

    ResponderExcluir
  18. Não há dúvidas que a teoria de maslow se também pode ser aplicada sobre as necessidades que levam alguém a estar presente nas redes sociais, porém a necessidade de uma pessoa não necessariamente é igual a de outra pessoa.

    A necessidade que me leva a frequentar a internet, não necessariamente é a mesma de outra pessoa, logo, este fator impossibilita a criação de uma pirâmide estabelecendo prioridades, assim como é feito com as necessidades humanas.

    Todos os humanos precisam se alimentar, descansar, ter um lar. Estes fatores são Obrigatórios para a vida. O mesmo não podemos dizer sobre a internet. O maior motivo da minha presença na internet é a capacidade de selecionar o conteúdo a ser consumido. Escolher é primordial na minha opinião, mas este fator pode ser totalmente desconsiderado por outra pessoa, não se tornando obrigatório para sua sobrevivência frente ao computador.

    ResponderExcluir
  19. A pirâmide de Maslow se aplica de maneira eficaz em relação às redes sociais. São nelas, que muitas pessoas se mostram como são verdadeiramente e tem coragem de expor suas reais opiniões, suas motivações e necessidades.

    O uso das redes sociais tem aproximado as pessoas, fazendo que com amizades antigas sejam retomadas. Muitos encontros são marcados através de redes sociais. No entanto, muitos outros deixam de ser feitos, pois alguns preferem se comunicar via internet do que pessoalmente, o que também pode acarretar o isolamneto de certos indivíduos.

    Atualmente, a vida das pessoas anda muito corrida, são muitas atividades sendo desenvolvidas ao mesmo tempo e se relacionar com as pessoas fica cada dia mais difícil. As redes sociais servem como um escape para toda essa correria e nos aproxima de quem realmente a gente deseja estar perto, mesmo estando distante.

    Fernanda Fráguas Magalhães
    PP- Noite

    ResponderExcluir
  20. Ao se tratar de motivações e necessidades, podemos lançar mão da Teoria de Maslow.

    No acesso às mídias sociais, podemos ter necessidades diversas, uma necessidade cognitiva, afetiva, de interação social, de interação pessoal e de escape.

    Essas mídias sociais, como o twitter, tornaram a comunicação praticamente instântanea, onde uma informação de um acontecimento no Japão chega até o Brasil em questão de segundos, como vimos no caso do recente tsunami

    Por outro lado, devemos manter o contato pessoal, o que é de suma importância para qualquer sociedade existir.

    Luiz Cláudio Lessa
    6º PP Noite

    ResponderExcluir
  21. DANIEL HOLANDA 6º - PP NOITE12 de abril de 2011 18:21

    De fato a Teoria da Maslow é explicita em nossas vidas onde quer que estejamos, seja na vida real, ou até mesmo na vida virtual. Queremos instintivamente atingir prestígio e admiração. Nas redes sociais podemos encrementar as nossa vida virtual com fotos bonitas e cores que nos trazem um ar mais atraente, o que muitas vezes pode ser diferente da vida real. Possuimos mais recursos para atingir um ideal na internet, enquanto pessoalmente, as vezes fica mais dificil fantasiar algo.

    DANIEL HOLANDA
    6º PERIODO PP - NOITE

    ResponderExcluir
  22. De certa maneira creio que todos nós estamos inseridos nesse contexto, por conta do que as redes sociais representam hoje em dia.

    Se formos encaixar a análise na teoria de Maslow, vemos que para chegarmos nos níveis mais acima de suprir necessidades temos de concretizar os mais abaixo, e as redes sociais acabam por ajudar as pessoas nesse sentido.

    Por exemplo, na questão da estima, as pessoas podem suprir uma necessidade de serem "legais" ou "gostados" nas resdes sociais, na questão do afeto também observamos isso, por serem instrumentos que ajudam na manutenção da comunicação com os outros.

    Camila Flores Dias - 6º período - Publicidade e Propaganda - Manhã

    ResponderExcluir
  23. A teoria de Maslow nos explicar a nossa necessidade de se comunicar. Porque a partir do uso das redes sociais nós temos mais acesso livre para se comunicar, interagir e se relacionar com o outro. E através desses sentimos conseguimos nos realizar como pessoa.
    vanessa gomes 6ºperiodo de pp manha

    ResponderExcluir
  24. A Teoria de Maslow se encaixa perfeitamente nas novas mídias, principalmente quando falamos das redes sociais.
    Atualmente ter uma vida virtual é quase obrigação, não só das pessoas, mas é praticamente uma exigência que empresas também participem das redes sociais.
    Por meio das redes sociais, muitas pessoas conseguem fazer, e até mesmo ser (o que pode ser um lado negativo para esse meio de comunicação) o que quiserem. De certa forma nunca sabemos se o que as pessoas são nas redes sociais é verdade ou não, mas o certo é que essas redes estão cada vez maiores, e criando um mundo a parte onde as pessoas podem dizer que consomem determinados produtos, fazer amizades impossíveis (com celebridades, por exemplo), deixar de lado a timidez e muitas outras coisas que talvez no "mundo real" é difícil para algumas pessoas. Pode ser um caminho para a satisfação das necessidades individuais.

    Abraço

    Izabella Machado
    6º período PP/Manhã

    ResponderExcluir
  25. No mundo de hoje toda a sociedade está ligada de alguma maneira às redes sociais. Isso está diretamente ligado a busca incessante pela satisfação indivual de cada um. Através dessas redes socias, as pessoas podem fazar o que quiserem e quando quiserem (o que pode não ser um coisa positiva) e a Teoria de Maslow vai no mostrar como é esse comportamento. Na comunicação, esta Teoria irá contribuir para a identificação de cada individuo e nos mostrar a sua necessidade. De alguma forma todos fazemos parte desta Teoria.


    Juliano Rabelo Neves
    6º PP/Manhã

    ResponderExcluir
  26. Esta teoria se encaixa perfeitamente nos dias de hoje, onde todos possuem redes sociais. se a pessoa nao possui uma rede social, as pessoas a excluem, como sendo quase uma obrigaçao. Nas redes sociais podemos ser o que nao somos apenas para suprir a nossa auto-estima, sendo assim uma forma de escape, coisa que no dia-a-dia (pessoalmente) ela nao conseguiria fazer, podemos ser o que quisermos nas redes sociais, assim buscando sempre a nossa satisfaçao. Hoje participar das redes sociais virou quase uma obrigação, uma necessidade.

    Rodrigo Costa Lemos, PP, 6 Período, Manhã

    ResponderExcluir