terça-feira, 26 de março de 2013

Os jovens sabem a importância do propósito?

Os jovens sabem a importância do propósito?
A geração Y necessita, com urgência, estabelecer um significado para sua própria existência

Por Sidnei Oliveira - Click Carreira - 7/3/2013

Já faz algum tempo que tenho percebido o comportamento aflito dos jovens. É muito comum ver esses jovens ansiosos com os possíveis caminhos que podem ou devem tomar, sempre tomados por pressões pessoais que tentam garantir que se façam escolhas não só corretas, mas sobretudo “espetaculares”. Tudo acontecendo de forma acelerada e simultânea, como se a quantidade de possibilidades pudesse garantir um resultado satisfatório e talvez até a felicidade em cada passo dado. Esses jovens dedicam uma enorme energia em serem um sucesso e serem reconhecidos por isso. Entretanto, toda essa energia não está trazendo os resultados esperados. Frustração, decepção com a carreira e ansiedade extrema para novos desafios são características cada vez mais presentes, levando os jovens a ações sem foco e com o consequente resultado frustrante.

O que acontece? Com todos os recursos, todo o acesso às informações, todo o cenário atual, não era para estar acontecendo justamente o oposto?

Os jovens da geração Y tiveram o privilégio de desenvolverem uma grande intimidade com toda a tecnologia de conectividade e, portanto, se apresentam muito mais preparados para extrair todo o potencial dos comportamentos resultantes dos novos conceitos de comunicação. Normalmente, isso é associado a melhor desempenho e produtividade, contudo, é justamente aí que estamos observando os maiores desafios, pois os jovens foram expostos mais tardiamente às experiências que desenvolvem o conhecimento tácito.

Para suprir essa falta de conhecimento tácito, alguns jovens acreditam que quanto mais cenários diferentes experimentarem, mais estarão preparados. Essa é uma estratégia equivocada, pois confunde experimentação com absorção de experiência.

Creio que esteja na hora de o jovem refletir nos seus propósitos, contudo, isso também não é simples, pois esse conceito foi ligeiramente abandonado na sociedade moderna e os jovens, muitas vezes, nem entendem qual o real significado de se ter um propósito.

A geração Y necessita, com urgência, estabelecer um significado para sua própria existência. Cabe ao jovem decidir “para que” está realizando todo o esforço a que se submete diariamente. Qual é seu objetivo? Aquele que determina uma grande vontade de realizar. Aquilo pelo qual valha o sacrifício e que possa afirmar que é o seu propósito de vida.

Você já sabe qual é o seu propósito? Ainda não? Saiba que é exatamente aí que está o motivo de você ainda não ver sua vida avançar como deseja.

Prezadas e Prezados, essa foi uma contribuição da colega Viviane Aguiar. Aproveitem o texto e tentem responder as questões levantadas pelo artigo.

61 comentários:

  1. Bom, é interessante analisar o texto e associá-lo a justamente tudo que tem se passado comigo nos últimos meses. Conclusão da graduação, vários cursos no currículo, várias tentativas de alavancar a carreira de alguma forma e onde estou hoje? Onde eu não esperava estar quando eu tinha meus 18 anos e idealizava quando tivesse meus 24, uma realidade bem diferente da atual. O mais interessante é que uma pequena dose de sobriedade e reflexão nos transporta para o mundo real, nos deixando mais próximos dessa idealização, daquilo que ansiamos, uma boa forma de encontrar seu caminho e visualizar seu propósito é analisar suas motivações, suas motivações hoje te impulsionam a quê? Ou melhor o que te motiva? Responder estas simples perguntas, talvez seja o "norte" que precisamos para alcançar nosso real objetivo. E mais, viver como se não fôssemos obrigados a dar retorno, principalmente financeiro, para a sociedade na qual estamos inseridos nos aproximariam do êxito em cumprir nosso objetivo na essência.

    ResponderExcluir
  2. Estou prestes a fazer meus 21 anos e imagino o que será de mim quando estiver formada. Começo a me perguntar se eu realmente escolhi a profissão certa, pois a maior parte das possíveis áreas de atuação já não me agradam como carreiras futuras. Fazer outros cursos está se tornando mais que opções, estão se tornando obrigatório para que eu consiga me encontrar mesmo que um pouco profissionalmente.
    Creio que essa geração Y possa passar pela famosa crise de idade mais cedo por todos esses problemas e estresses cada vez mais imaturos! Vejo a vida tão curta pra ter dúvidas "bobas" como a minha. Minha mãe aos 18 anos já sabia que queria ser professora, e eu aos 21 não sei onde atuarei! Ok, tenho o resto da vida pra fazer outro curso e me decidir, mas também quero poder fazer outras coisas além de me preocupar apenas com a profissão. Não quero que minha vida toda seja em prol dela.

    Maria Clara Ferreira (Publ. e Prop. manhã - 6ºp)

    ResponderExcluir
  3. Confesso que é exatamente isso que ando precisando. Definir meu propósito de vida.
    Mas enfim, voltando ao texto, vivemos em uma sociedade que anda muito imediatista. Você precisa decidir as coisas pra ontem. E não poderia ser diferente quando se trata de decidir 'quem você vai ser pro resto da vida'. Tantos caminhos, tantas soluções possíveis, a ansiedade de fazer a escolha certa, tudo isso leva a um certo desespero dos jovens quererem provar tudo ao mesmo tempo e com isso acabam não definindo exatamente qual seu propósito de vida.

    Simone Silveira Venzel - 6o período - noite

    ResponderExcluir
  4. A sociedade que estamos hoje prevalece nos costumes que tudo no mundo muda muito rápido, e logo as suas atitudes ou seus objetivos também tem que mudar. Os objetivos que há dois anos você tinha, hoje já são outros, pois eles acabam sendo “desvalorizados” para a sociedade e você acaba ficando desatualizado tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Creio que ter objetivos em mente já definidos é o melhor para evitar certas frustrações, não adianta fazer algo na vida seja estudar ou trabalhar sem ter em mente aonde se quer chegar, qual o próximo passo que se deve dar. Sempre procurei já traçar os caminhos possíveis em minha vida, defini bem qual curso queria antes de entrar para a faculdade, e qual carreira quero seguir após formar, pois hoje em dia temos algo que está se tornando cada vez mais preciosos, o “nosso tempo”, e perde-lo em algo que realmente não queremos só ira nos trazer decepção além de termos que começar tudo de novo.

    ResponderExcluir
  7. O fato da geração Y sofre por essa falta de propósito se da exatamente pelos avanços tecnológicos digo hoje está tudo mudando rapidamente graças a esses avanços que os jovens quando pensam que já estão perto dos seu objetivos vem um novo conceito de vida, sociedade que muda tudo os tirando do eixo e decidir sua vida em um momento que tudo se torna novo a cada dia bate o desespero e a vontade de evoluir cada vez mais, mas o lado ruim dessa nossa busca, necessidade por novos tempos que nem nos damos conta que acabamos por esquecer que antes devemos traçar uma meta e a partir dela segui em busca do que realmente importa.
    Priscila Alves 6ª periodo PP noite.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a geração Y deseja tudo pra ontem. Não há mais paciência para desenvolver um trabalho ou se aprofundar com vontade em um tema. Tudo muda muito e muito rápido, o tempo todo.

    Assim, esse jovens se sentem frustrados. Muitos saem de seus empregos sem terem feito grandes realizações e frequentemente sentem que sabem muito pouco de qualquer coisa.

    Hoje trabalho e faço coisas que há alguns anos jamais pensaria em fazer. Troquei o jaleco pela camisa listrada. Troquei a locução pelos dispositivos móveis. Me arrependo? Não. Tenho meus objetivos de vida e sei que para realizá-los posso ter de fazer algumas mudanças, como já fiz anteriormente.

    A certeza que tenho, entretanto, é que tudo que eu fizer preciso de dedicação, vontade de aprender e do desejo de me sentir realizado pelos meus feitos.

    ResponderExcluir
  9. Viviane Aguiar - 6º PP- Manhã30 de março de 2013 às 15:26

    Ter um proposito faz com que movimentamos em direção a realiza-lo porém com o avanço tecnológico muitas vezes por falta de tempo não conseguimos acompanha-la e assim não conseguimos atingir esse proposito. Quando não conseguimos atingi-lo ficamos frustrados, oportunidades para iniciantes é escassa piorando ainda essa situação.
    Mas com dedicação e empenho acredito que todos da nova geração terão seu espaço.

    ResponderExcluir
  10. Na vida, existem várias fases que contribuem para atingir o nosso propósito: Entrar na escola para aprender a ler e escrever, entrar na faculdade, conseguir um lugar ao sol para ser um bom profissional e conquistar as coisas que deseja. Nesse cenário em que vivemos, muita tecnologia, muita informação, muita futilidade faz com que queremos tudo ao mesmo tempo e além disso, faz que desejamos alcançar o ápice da felicidade ou faz com que não conseguimos nem a metade do que desejamos, resultando na desilusão, exemplo: devido à muitas teorias bíblicas que a mídia expõe incorretamente sobre o fim do mundo - trabalhar e estudar muito para depois morrer. Mesmo nesse cenário desesperançoso sobre essa geração jovem, eu, sou cheia de planos e sonhos para um futuro melhor para o nosso país.
    Jussara Pereira - 6º Período - Noite - PP.

    ResponderExcluir
  11. Concordo quando dizem que o problema dessa geração é querer tudo para ontem, mas também considero que o mundo, o mercado de trabalho, a sociedade, tudo que nos cerca também nos exige querer tudo para ontem.

    Creio que existe ainda hoje o proposito, mas é um meio diferente de se ter um proposito pelo excesso de coisas a se fazer. Tenho proposito de ser graduado e ter uma carreira, mas para cumprir com esse proposito preciso me trabalhar para me manter e manter os gastos do processo, preciso estagiar e ganhar menos para ter a experiencia que me garanta formação e ao mesmo tempo preciso dar conta de toda a demanda da faculdade, fora vida pessoal, social e familiar, qual por mais que muitos levantem ser necessário abrir mão, é impossível a qualquer ser humano o fazer, faz parte da nossa necessidade.

    O excesso de processos, o excesso de demandas é o que torna a geração Y tão apavorada, vivemos uma rotina corrida que a geração anterior não viveu, tudo muda em um piscar de olhos e temos que cumprir as demandas dos nossos objetivos estando preparados para nos adaptar as mudanças que acontecem diariamente neste mundo moderno e conectado. Logo não é uma questão das pessoas da geração, mas sim da sociedade da geração.

    Alex Junio Costa - 6° Período - PP/Manhã

    ResponderExcluir
  12. A geração Y, carrega consigo cargas desde a infância. Cada vez mais cedo as crianças são levadas a escolinhas, cursos de outras línguas, esportes, etc. Então eles já crescem com a pressão de se ter várias atividades ao mesmo tempo e muitas vezes, impostas pelos pais. Então quando crescem, eles passam a escolher a faculdade que irão fazer, a futura carreira que terão muitas vezes pressionados também ou então com muita rapidez, sem terem certeza do que querem. Isso novamente gera frustração nessas pessoas, pois elas acabam tomando rumos que não gostam e acabam por descobrir isso tarde demais! Eu mesma, precisei chegar ao sexto período de publicidade para cair a ficha daquilo que dentro de mim já estava mais que claro: não nasci para a publicidade e amo o jornalismo, motivos que fizeram eu iniciar a graduação de Jornalismo neste ano de 2013. Não me arrependo das escolhas feitas anteriormente e nem das tomadas agora, pois acredito que tudo na vida é aprendizado e nos será útil uma hora ou outra.

    ResponderExcluir
  13. Nós não nascemos prontos.
    Tem uma frase que circula por ai que diz "Uma pessoa, quanto mais ela vive, mais velha ela fica". Isso não acontece com gente. Caso essa frase estivesse certa a pessoa deveria nascer prontas e ir se gastando. Isso é o que acontece com sapato, roupa, fogão, não com pessoas. Gente nasce não pronta e vai se fazendo.
    Eu, hoje, sou minha mais nova versão.
    Não nasci pronto e venho me gastando, nasci não pronto e venho me fazendo.
    A sociedade hoje em dia admitiu aos jovens que desejos são direitos. Isto é "Se eu quero, eu tenho o direito e você tem que me dar" e se os pais não derem ouvem "você não gosta de mim" ou "eu vou fugir" ou "eu vou me matar". Vão, então, pelo lado prático de fornecer a criança/adolescente o que querem para não gerar conflito.
    O jovem hoje é denominado "adultos em férias" ou seja, eles passeiam, viajam, ficam em hotel. Só não trabalham.
    E como eles não nasceram prontos, eles não possuem a ideia do trabalho. Isto é, a ideia do trabalho que da trabalhar. Estamos falando de uma geração que cresceu vendo o pai colocar o cartão em uma maquina, digitar uma senha e pronto, eis que surge o dinheiro. Ela não viu o processo anterior que foi feito para chegar ali e retirar o dinheiro.
    É uma geração que foi formada para achar que tudo é "normal". Que um tênis que custa o preço de 2 pneus de um carro é normal, que você gastar dinheiro que você não precisa gastar só para ter uma marca é normal.
    As pessoas estão distraídas nesse aspecto.
    Não passam para os filhos a noção do processo que foi necessário, muitas vezes estressante, trabalhoso e demorado para gerar aquele produto final, sendo produto final uma aquisição nova, viagem, alimento, presente...
    A tecnologia por sua vez acelerou diversos processos de outrora, trazendo praticidade e com isso os jovens estão com a sede do aqui e agora, ficando sem paciência caso essa velocidade de mudança, hoje normal, demore.
    Tudo é rápido e imediato, perdeu a paciência e passou a procurar tudo pratico ao invés do certo, esqueceu que os jovens não nasceram prontos, nem os adultos.
    A sociedade vem impulsionando o tempo todo para a ideia do aproveite o dia, carp diem (Carp Diem, em latim: aproveite o dia foi muito usado na queda do império Romano, quando a região passava pela maior insegurança da história).
    O jovem cresceu ouvindo do pai, mãe, professor frases do tipo "não haverá meio ambiente no futuro", "não haverá emprego no futuro", "não haverá segurança no futuro".
    Ao ouvir esse tipo de frase só resta uma escolha: viver o presente, intensamente.
    Esses parágrafos de cunho reflexivo que elaborei acima com base no acervo que possuo sobre o tema é para responder as questões propostas pelo artigo.
    A vida avança a cada dia sim.
    Somos hoje a mais nova versão de nós mesmos.
    O meu propósito é conhecer, sempre, a mim mesmo pois assim poderei traçar meu caminho, seja ele qual for, da melhor maneira.
    Essa atitude me resguarda de qualquer frustração, ansiedade ou decepção.

    Henrique Aguiar PP/Manhã

    ResponderExcluir
  14. A grande exposição dos jovens às tecnologias e informações pode gerar indecisão e frustação em suas mentes, devido as inúmeras possibilidades e experiências para se escolher.

    Eu busco refletir ao máximo quais serão meus objetivos de vida para se ter um propósito. Porém acredito que ainda não estou preparada, em termos de experiências absorvidas, para que as escolhas sejam feitas definitivamente.

    ResponderExcluir
  15. A geração Y vem sendo influenciada pelas tecnologias e a mídia desde cedo, pra ser mais exato dês que nascem, com a novas tecnologias a influencia vem sendo cada vez maior, com isso as crianças de hoje em dia tem perdido a vontade de brincar na rua com os amigos, sai para um passeio. Muitas delas passam horas enfrente ao computador. Sabemos como isso é ruim pra eles. Afinal o que adianta ter mil amigos no facebook se no final do dia você ira acabar sozinho enfrente um computador.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que pelo motivo da tecnologia ter avançado e as coisas estão cada vez mais evoluídas, a geração y acredita que as coisas tem que ser o mais depressa possível. E vejo mais um ponto negativo nessa evolução toda, porque faz com que a geração mude várias vezes o caminho que quer seguir, muita das vezes pela pressão sofrida. Não sou nenhum pouco contra essa evolução toda, pelo contrário, sou muito a favor, só acho que as coisas deveriam ser mais bem preparadas.

    ResponderExcluir
  17. Nossa geração se sente obrigada a vencer e ser bem sucedida cada vez mais cedo. Orgulhamos de dizer "Conquistamos tudo que queriamos antes dos 30". Essa necessidade gera uma cobrança interior muito grande.

    Não ser o primeiro, o mais jovem, com mais qualificações fazem de mim um fracassado. Diante disso acabamos fazendo escolhas impulsionados pelo que "bomba". "Vou fazer engenharia pois está em alta" "Vou fazer medicina pq da estabilidade". Mas quem garante? Não há garantias...

    ResponderExcluir
  18. A geração y se vê na pressa para tomar certas atitudes pelo simples (nem tanto) fato que estão em sua volta. Mercado de trabalho, familia, buscar ser o melhor, etc.. A geração não esta preparada para certas tomadas de decisão. A pessoa deve sentar, com calma, e buscar entender e chegar a um ponto onde ela decida que realmente é aquilo que deixará ela bem por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  19. Acho que, como os jovens estão afobados, isso também se deve pelo mundo de hoje. Quem não está preparado e não acompanha as modernidades, fica fora do jogo. Os jovens, como tendem a ser competitivos e sempre querem estar na frente dos outros, querem acompanhar e acabam se perdendo nas suas escolhas. Assim, podem acabar tomando as decisões erradas e não tem sucesso na vida.
    A frustração de uma pessoa, faz com que ela perca seu rumo e forças pra lutar por aquilo que realmente quer. Então, ela vai em busca do que é mais "fácil" e acessível, não tendo um propósito concreto.

    ResponderExcluir
  20. O mercado de trabalho esta em constante evolução, e cada vez mais são abertos novos caminhos, isso dificulta a escolha do jovem de o que "ser" na vida. A ansiedade dessa geração Y de achar a profissão certa, faz com que se tome o caminho errado e tenha que tentar outra vez. Essa questão do erro e de "começar de novo", faz com que o jovem tenha uma decepção grande, que o leva a problemas devido à uma falta de motivação.
    Os jovens, inclusive eu, devem manter a calma, aprender com o erro, para que possa encontrar o caminho certo e uma profissão que possa trabalhar com eficácia e feliz.

    PP- Manhã

    ResponderExcluir
  21. Ao ler o texto me identifiquei bastante,eu sempre tento fazer o meu melhor e na maioria das vezes acabo frustrado no final. Sempre tento fazer o meu melhor na faculdade, no estágio, e na vida pessoal, mas não consigo ser bom em todos, e isso me frusta muito.

    Não sei o meu proposito de vida, mas quero formar ter um bom emprego e apenas ser feliz. Acho que esse é um sonho da maioria da geração Y. As frustrações vem e vão, cabe a todos aprender com nossos erros e ir tentando acertar o rumo certo.

    ResponderExcluir
  22. É interessante se pensar em objetivos e propósitos de vida, levando em consideração os dia atuais. Hoje em dia tudo muda muito rápido, fazendo com que planos e metas sofram alterações a todo instante. A geração Y quer está sempre a frente de seu tempo, quer tudo pra ontem, e com tantas inovações tecnológicas que surgem a todo momento, deixando muita coisa obsoleta, influencia diretamente na tomada de decisões e propósitos. Daí a pergunta: Como se estabelecer um propósito de vida lidando com tantas mudanças ao longo do caminho? É realmente difícil, no entanto acredito que não seja impossível, e podemos encarar como sendo um grande desafio.

    ResponderExcluir
  23. Não acredito que a precariedade do desenvolvimento do jovem de hoje esteja única ou principalmente ligada à falta de proposito da garotada. Acho que um conjunto de fatores influencia diretamente nesta temática. Primeiro e o principal deles é a precariedade do ensino, da metodologia de estudo adotada pelas escolhas. Esta metodologia positivista falida na qual nós, jovens, crianças, adultos convivemos nas escolas e faculdades, constrói na medida do tempo um déficit na capacidade critica, criativa e analítica dos estudantes. É claro que este não o único motivo do atraso da juventude de hoje, porém, contribui, e muito, para esta verdade triste. Nas salas de aulas, inclusive das universidades, alguns professores, não todos, vomitam o conteúdo programático, as teorias em um movimento linear único; - O professor fala, o Aluno escuta -. É quase constrangedor o exercício do aluno de levantar as mãos, dar uma opinião sobre algum tema abordado pelo professor na sala de aula. O estimo a leitura é precário, pobre e fútil. Nem todos os jovens e crianças têm a oportunidade de ter pais interessados no desenvolvimento do filho, fato que complica ainda mais o aprendizado. “Os alunos sentam no fundo da sala para ver se focam invisíveis. Tudo é tão obvio”. E diante dessa cena, como exigir proposito de vida aos jovens? Como exigir que os alunos saíssem graduados preparados para o mercado e trabalho, que, cada vez mais exigente um profundo senso crítico e analítico dos candidatos. O excesso de informações disponíveis para juventude de hoje, sozinha, não é capaz de resultar na evolução dos jovens de hoje. A geração Y não precisa estabelecer significado para sua existência. Ela precisa de educação! Em todos os sentidos que a palavra abrange.

    ResponderExcluir
  24. Concordo que o fluxo de informações e muitas mudanças tecnológicas têm deixado os jovens mais ansiosos. A cobrança dos pais, a competitividade na escola, no mercado de trabalho e as informações que mudam muito rapidamente fazem parte desse comportamento ansioso dos jovens. Os pais ainda influenciam os filhos em qual carreira seguir, o que ser quando crescer. Acredito que é preciso que os pais permitam que os filhos vivam cada fase da vida, respeitem seus objetivos e que as cobranças aconteçam de forma gradativa. Isso poderá auxiliá-los a analisarem os cenários, as experiências, a planejarem melhor suas vidas e a tomarem as decisões nos momentos oportunos.
    Minha vida é diferente do que eu imaginei há alguns anos. Passei por várias indecisões, mudei meus propósitos diversas vezes. Mas hoje acredito que estou no caminho certo.
    Cleonice Silva / PP 5º período manhã

    ResponderExcluir
  25. A geração Y demonstra uma enorme capacidade de aprender tarefas diferentes com mais facilidade, o problema é que querem aprender tudo num mesmo período de tempo, mas o tempo de hoje em dia é curto para isso, e como as coisas mudam rapidamente e o que era valorizado já não é mais, gerando muitas duvidas e frustações para essa geração. Mesmo com a velocidade em que as coisas mudam, os jovens precisam concretizar suas escolhas e se manterem com elas, mesmo com a sociedade tentando mudar isso, para que eles cresçam e se tornem pessoas bem sucedidas nas áreas em que escolheram seguir.

    ResponderExcluir
  26. A geração Y apesar de ser considerada como distraídos, superficiais e até egoístas,eles também se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo.
    Os jovens modernos funcionam por meio de redes interpessoais e só respeitam aqueles que os respeitam, e veem todos em uma situação de igualdade.

    Acredito que essa geração estar em busca de novos conhecimentos e de realização pessoal sempre em busca de realizar atividades prazerosas.

    ResponderExcluir
  27. O texto é muito pessimista, enfatiza apenas os pontos negativos de uma geração com grande capacidade de inovação.

    ResponderExcluir
  28. Não acho que atualmente os jovens estejam sem propósito. Pelo contrário, acredito que eles tenham muito mais propósito do que os jovens de anos atrás.
    A tentativa de aprender mais e mais é uma característica da época que eles vivem e o que a sociedade incita todos os dias "quanto mais souber melhor".
    Agnes Martins - Publicidade e Propaganda, manhã 5º período.

    ResponderExcluir
  29. A questão não tão inovante levantada por Sidnei Oliveira trás alguns questionamentos. Um deles é que quando o autor questiona se os jovens tem conhecimento da importância do propósito, talvez se esqueça de mencionar que não ter um propósito pode ser um propósito. A vida “desproposital” com base na experimentação a qual o autor questiona, também leva a um propósito, mesmo que seja o de se descobrir profissionalmente, ou até mesmo por pura diversão. Quando o jovem na procura de viver uma vida dinâmica cujo objetivo é a experimentação, não se deve generalizar a uma possível causa, quer seja a falta de propósito ou não. Pois convenhamos que as transformações que vivemos na área da tecnologia, telecomunicações e etc. assim como disse anteriormente a colega de sala Agnes Gabriela, afeta diretamente nossos comportamentos e consequentemente nossas escolhas. Conhecemos o momento atual do imediatismo em que a vida exige dos jovens o conhecimento de A a Z para atuar apenas em B. Isso pode causar também a perca e desinteresse do objetivo inicial devido ao contato com várias áreas do conhecimentos. Outro questionamento é quando o autor declara que os jovens da geração Y gastam sua energia objetivando o sucesso e o reconhecimento. Aqui está a chave de toda a discussão. Hoje graças à informação presente na web, temos grande número de jovens insatisfeitos em ter uma “carreira”, e assim se iniciam em atividades de empreendorismo. Esta cada vez mais comum jovens donos de empresas milionárias (vide caso Facebook), jovens que querem apenas o sucesso e de alguma forma deixar a sua marca no mundo, e isso é um importante objetivo.
    Respondendo a questão: O meu objetivo é ser reconhecido naquilo que considero ser meu talento, é ser bem sucedido e viver de atividades ligadas à arte. E responder isso faz parte do meu propósito.
    Felipe Mendonça - PP - Noite

    ResponderExcluir
  30. O texto só enfatiza o um lado dessa geração Y. Pessoalmente me vejo nesse grupo, pois quero fazer tudo ao mesmo tempo, quero que tudo de certo e esquecemos o lado das frustrações. Pois mesmo colocando tudo em pratica e sempre dando o meu melhor na minha vida pessoal, amorosa e estudantil nem sempre vamos conseguir o 100% de aproveitamento em todas as áreas da nossa vida, sempre vai ter alguma coisa que vai fazer a gente para e pensar, posso da meu melhor ainda.

    Dizem que temos que aproveitar enquanto estamos jovens, e o meu propósito atualmente é esse; de aproveitar tudo que tenho direito ao máximo, porque alem desse propósito inicial penso futuramente e pretendo conquistar meu espaço no mercado de tralho com todas as qualificações adquiridas anteriormente. Lembrando que não penso apenas na carreira, mas na minha vida pessoal também. Com isso acho que devemos experimentar ao máximo sim, já que temos essa oportunidade na situação atual.

    ResponderExcluir
  31. Acredito que a geração Y está rodeada de informações, inovações e tecnologias, e com isso não vê nenhuma saída para escapar desse cenário, mas não concordo com o autor no que se refere ao propósito que essa geração não tem.
    Quando tive a oportunidade de escolher meu curso e saber o que realmente quero fazer, era um propósito que estava sendo executado, claro que temos anseios, sonhos, e desejo pelo sucesso, mas isso é normal do ser humano, quem não quer crescer e se tornar um profissional bem sucedido?
    Creio que essas questões não são justificativas para a falta de propósito dos jovens de hoje, temos que saber apenas lidar com esse mundo que muda a cada minuto, assim conseguiremos alcançar o que almejamos.

    ResponderExcluir
  32. Sim realmente o que falta para os jovens hoje não têm propósitos que valha a pena , um olhar mais adiante da vida, com tanta informação e da maneira mais fácil possível da esquina a um comercial ou um desenho os jovens, ou melhor, vou generalizar todos nós perdemos tempo demais com coisas que nem vale a pena fazer dissertações, o que falta é um planejamento com metas a ser compridas ao longo dos anos, com enriquecimento e o desenvolvimento tácitos, para fazer as pessoas se sentir realizadas e dispostas a lutar por uma causa...
    Michael Ezequiel

    ResponderExcluir
  33. Diane Eliza Paschoal14 de abril de 2013 às 12:13

    O mundo cada vez mais rápido e mais fácil e os mesmo tempo concorrido, aqueles que não saber onde querem chegar ficam perdidos no mundão com a cabeça aberta para o primeiro formador de opinião que os cativa, por isso um dia você é contra algo e no outro está fazendo. A falta de um norte na vida dessa geração está deixando ínumeros jovens a deriva de suas vidas.

    ResponderExcluir
  34. Muita informação, muita tecnologia e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, as vezes os jovens vão sendo levados pelos acontecimentos e se deixando levar pelo colega ou até mesmo pela primeira oportunidade que aparece em suas vidas. É muito importante parar e pensar se o que eu faço é realmente o que eu quero ou não, e dai começar a criar suas metas e objetivos, para conseguir definir o seu propósito de vida.

    ResponderExcluir
  35. A geração Y tem muita informação disponível, mas a maioria não sabe o que fazer com tanta informação disponibilizada na internet. A maioria dos jovens estão usando a internet para se conectar ao mundo e as pessoas que navegam pela web, porém eles devem usar a ferramenta não somente para o lazer, hoje em dia é tão fácil descobrir como funciona cada profissão e descobrir novas profissões que estão surgindo. Acredito que se os jovens pararem por um minuto de mexer em suas redes sociais, jogar games online e ficar vendo bobagens, acharão algo interessante e que causa uma identificação com ele(a). A frustração dessa geração está diretamente ligada as más escolhas e na sua ansiedade de liberdade financeira.

    Fernando Carvalho - 6ºperíodo - noite

    ResponderExcluir
  36. Não tenho muito problema com isso. Sempre tive em mente o meu propósito e o motivo pelo qual me sacrifico todos os dias. Tenho objetivos muito bem definidos em minha mente, e o melhor é que eu estou me empenhando da maneira certa para alcança los. Tudo que faço e o a todo esforço que me submeto é para realizar meus sonhos, por isso não perco tempo com cisas inúteis que não me acrescentarão nada e poderá me desviar de meus objetivos. Coloca em prática sempre que, eu quero, eu posso, eu consigo, estou muito bem encaminhado e para chegar no patamar de vida que eu quero, eu sei que é questão de tempo!

    Matheus 6º Período PP (Manhã)

    ResponderExcluir
  37. Apesar de concordar com a questão da ansiedade, aflição e vontade de "vencer com perfeição" dos jovens de hoje, descordo completamente da questão em que diz que isso não traz os resultados brilhantes.
    em primeiro lugar, nós vivemos hoje uma sociedade que nos cobra isso, querer ser brilhante não é algo que nascemos querendo e sim que nos é imposto desde cedo, crescemos num lugar onde nossos pais conquistaram muitas coisas, e como podemos superar isso? sendo melhores ainda.. e é claro que isso vai gerar ansiedade, aflição entre outras coisas. mas não se pode generalizar. existem sim, e muitos, os jovens que apesar de tudo isso vem fazendo carreiras brilhantes ( falando do lado profissional.)
    Ao ler os comentários aqui descritos, vi muitas pessoas dizendo que concordam porque estão vivendo uma fase em que estão " perdidos, ansiosos, tentando achar um caminho" em resposta a autora que diz que os jovens precisam achar um propósito.
    e é justamente aí que está o ponto:
    "não adianta andar, sem saber onde quer chegar"
    não concordo quando a autora diz que os jovens dessa geração foram expostos tardiamente às experiências que desenvolvem o conhecimento tácito. também quando ela afirma que " alguns jovens acreditam que quanto mais cenários diferentes experimentarem, mais estarão preparados. Essa é uma estratégia equivocada, pois confunde experimentação com absorção de experiência."
    acredito que sim, devemos questionar a ansiedade, a aflição e as outros problemas existentes na nossa geração, mas não podemos deixar de enxergar que somos visto como " futuro" " próximos a fazer e fazer melhor"..
    acredito ser completamente contraditória ao dizer que os jovens são ansiosos e ao mesmo tempo os jovens não tem um proposito. desde sempre nós é cobrado fazer escolhas. e quem faria uma não querendo ser o melhor ?
    e posso estar equivocada, mas acredito que a maneira de vivenciar experiencias se transforma quando o mundo se transforma.

    Luana Ferreira Lage Leite. 6 PP noite

    ResponderExcluir
  38. A geração Y é muito ansiosa. Querem as coisas para ontem e acham que pulando de emprego a emprego, de faculdade a faculdade, de curso tecnico a curso tecnico poderá ter uma maior experiência profissional e pessoal, porem esta errado e não afirmo que esteja errado por qualquer motivo e sim porque presenciei no local do meu trabalho. Em um certo dia um dos funcionários veio me procurar no trabalho pedindo para sair porque no pensamento dele não deveria e não queria continuar na empresa por mais de um ano e que era simplesmente o que ele achava correto para poder crescer profissionalmente e pessoalmente. Sem levar em consideração que a um mês atras o mesmo funcionario teve a possibilidade de crescer dentro da empresa e o proprio não quis. Muitos desses jovens entram em contradição e não crescem por motivos fúteis,

    Anderson Leão - 6 periodo - PP - Noite

    ResponderExcluir
  39. O acesso fácil a informação não traz um filtro junto com ele onde você pode buscar só as coisas que realmente contribuirão para o seu desenvolvimento, e é esse discernimento que falta à geração Y. Esse motivo talvez leve a decisões precipitadas e errôneas, mas acredito que a cobrança por parte do mercado de trabalho mudou, ele se tornou mais dinâmico e exigente, mas concordo que as decisões tomadas pela nova geração tem de ser mais cedo, entretanto que não sejam precipitadas. E no mais não vejo que essa cobrança faça o jovem tomar uma decisão equivocada, pois para todo sucesso o empenho deve ser grande.

    ResponderExcluir
  40. A explosão de informações e atividades disponíveis para essa geração y aumentam as possibilidades para essa geração , porém a dúvida é saber até que ponto eles estão preparados para absorver e somente filtrar o que interessa.
    É interessante ver um bom exemplo disso nos noticiários televisivos, as informações são tantas e tão rápidas que é difícil saber qual foi a primeira informação dada,em resumo você vê tudo que acontece e profundamente não sabe sobre assunto algum.
    Talvez um dos problemas da geração y e que cada vez mais cedo esses jovens tem que tomar decisões que valerão para a vida toda, como sua carreira profissional.E talvez por isso, por não ter maturidade suficiente para decidir eles tendem a tomar decisões precipitadas sem saber ao certo o que realmente queriam...
    Porém há também os casos em os jovens ficam na zona de conforto e por isso não buscam uma mudança no próprio cenário acreditando vivê-lo eternamente.
    Como experiência própria percebi que traçar metas é a melhor maneira de alcançá-las, pois se metas são traçadas e com elas prazos pelo menos haverá uma conclusão de tarefas,sejam elas bem ou mal sucedidas , se bem sucedidas ótimo que venham as próximas e se mal sucedidas tudo bem que venham novos desafios, a certeza dos objetivos e o prazo para cumpri-los dão sentido as tarefas e uma sequência para ela.
    A partir daí é possível fazer inclusive um balanço de metas e como elas foram executadas .

    ResponderExcluir
  41. O jovens da geração Y estão mais preocupados com o sucesso financeiro em si do que o aperfeiçoamento profissional, claro que sucesso financeiro é importante, mas antes vem o crescimento como profissional e como pessoa. Quanto ao acesso a informação, tem que ter maturidade para saber lidar com ela e é o que falta nessa geração, pois somente acompanhar a tecnologia não é o suficiente se não souber usá-la para o aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  42. É certo quando a matéria diz que a Geração "y" sofre de um grande problema de querer tudo para ontem, porém o mercado de trabalho, a sociedade, a família e amigos mostram que muitas das vezes essa geração está atrasada. Eles mesmo pedem e "obrigam" que essa geração faça as coisas muito mais rápido e que iniciem muito cedo.

    Eu listo objetivos e metas, mesmo assim me sinto perdida e sem rumo. Muitas das vezes acho sempre pouco o que faço. Com o excesso de informações e técnicas fica difícil muitas da vezes escolher, a vontade de se ter muito e fazer muito é maior. Acho que a vida é curta e o tempo pouco, então temos que aproveitar ao extremo.
    Então, mesmo não sendo da geração "Y", me sinto muitas das vezes igual a eles: perdido, frustado, mas tendo lidar com a situação.

    ResponderExcluir
  43. A geração Y tem que lidar com escolhas cada vez mais cedo, isso atrapalha um pouco principalmente se tratando da entrada no mercado de trabalho, é uma idade de dúvidas e o acesso a informação pode atrapalhar essa escolha, pois o número de opções está aumentando gradativamente. Escolher a carreira que você quer seguir para a vida inteira e ainda ser bem sucedido nela não é uma escolha fácil, por isso o número de erros citado pela autora.

    ResponderExcluir
  44. Vivemos na era do ego. Me questiono se vivemos para nós ou se vivemos para os outros. Essas incertezas é a própria sociedade que coloca na pessoa. O medo vêm mais de fracassar para os outros do que pra ela mesmo. Esse tanto de informação que é passada,não adianta em nada. As pessoas precisam é saber analisar,questionar, interpretar o que tá sendo passado. Hoje os jovens estão cada vez mais imediatistas. Querem porque querem, e nem sabe o motivo! Se você traça e foca em um objetivo na sua vida. Dificilmente você vai ser uma pessoa que não sabe para onde ir.O segredo é achar uma direção pra tocar seu barco.

    ResponderExcluir
  45. Essa geração y está cada vez mais cedo passando por problemas ligados a ansiedade, afinal estão sempre por dentro das mudanças nas tecnologias.
    Hoje é possível perceber que esses jovem vivem numa buscar muito grande por reconhecimento mercadológico e pessoal cada vez mais cedo.
    Se não conseguem alcançar esse reconhecimento até os trinta anos sobra apenas a frustração.
    É uma geração muito avançada não admitindo o seu "atraso" no conhecimento tecnológico.

    ResponderExcluir
  46. Com nosso olhar viciado não conseguimos analisar o período histórico que vivemos.
    Acredito que estamos vivenciando o que chamarão em 30 ou 40 anos de revolução tecnológica e os jovens que presenciam esse momento não tem ideia da importância desse momento. A geração “y” está desnorteada perante tamanha concentração de informações e novas tecnologias que surgem, muitas vezes criadas por eles mesmos.
    Tal ansiedade e cobrança citada no texto se deve a expectativa que temos sobre esses jovens. Com tanto conteúdo, tecnologia e possibilidades acreditamos que quem não for "fora da curva" não terá chance em um mercado competitivo e desenvolvido.
    A geração 'y' vive esse momento histórico porém em contra partida vive também um nível cobrança histórico não só da família mas de uma sociedade cada vez mais competitiva.
    Como experiência pessoal trabalhei no ano passado em uma empresa onde um dos programadores "sênior" tinha 17 anos, e já programava melhor que muitos dos analistas de meia idade. Acredito que tal precocidade se deva a esse desenvolvimento tecnológico desenfreado e uma cobrança que até então não havíamos presenciado.

    ResponderExcluir
  47. A sociedade vem mudando radicalmente e a passos largos. " Precoce " é a palavra a ser usada em referencia ao texto. Apesar do pessimismo, o texto conta bem o mundo do jovem na atualidade, com tantas apreciações e mercadorias hiper tecnológicas é notável uma certa ansiedade em torno dos bens materiais, do ápice e das suas realizações. Uma vez que a busca está sempre a tona, mas nem sempre sucesso no fator é obtido.

    Klaus Roger - PP Noite 6°

    ResponderExcluir
  48. Saber qual é o seu objetivo é fundamental para os dias de hoje. O dinamismo do mercado de trabalho, as grandes inovações tecnologicas, e o excesso de exposicão a informação, tem causado grande ansiedade para quem deseja se destacar nesse cenário atual. O que devemos realmente é concentrar no nosso foco, sem distanciar do que realmente queremos. Essa insegurança ao futuro, vem exatamente dessa influência externa a que estamos expostos.

    ResponderExcluir
  49. Com evolução rapida e com o facil acesso as informações e as redes sociais entendo que a geração Y se tornou muito dependente da opnião e do que as pessoas de sua rede de relacionamento pensam sobre seu respeito onde muitas das vezes falta a personalidade e proposito faz com que a acomodação aconteça. Entendo que tambem devido á diversas opçoes de qual o caminho profissional seguir e tambem com a grande concorrencia faz que o primeira oportunidade que apareça a mais rentanvel seja seguida mas sem levar em conta a real vocação e seus reais objetivos e dessa forma acabam perdendo o foco.

    ResponderExcluir
  50. Com tantas informações e opções nos dias de hoje fica dificil focar em uma só coisa e tentar seguir em frente. As vezes começamos algo e deixamos de lado para fazer uma outra coisa, estamos sem propositos.Mas, a sociedade de hoje que nos exige isso, que nos desdobramos em muitos e fazemos muitas coisas ao mesmo tempo. Nós, jovens, temos que concentramos para saber o que realmente queremos de nos mesmos e do futuro que para muitos ainda está incerto.

    ResponderExcluir
  51. Sou exemplo de tantas dúvidas e vontades a serem respondidas e saciadas com a maior pressa possível. Entrei muito nova na primeira Faculdade, fruto de uma emergência em "ser alguém" e percebi que entrei em um caminho mais longo (aquele que não se sabe aonde se vai). Focar em algo é valor a ser aprendido, já que os jovens, mais novos do que eu, ás vezes não tem paciencia nem mesmo de ler um "grande" livro, mas na internet assistem vídeos, conversam com os amigos e estudam ao mesmo tempo. Nada é quantidade e sim qualidade. Respondendo se já sei o meu propósito: É claro que não! Não acredito que um propósito total da minha vida seja ditado agora, tão "cedo". Para mim, isso é construção, o ue importa é focar em uma coisa de cada vez.

    Laura Dias Coelho e Coelho PP 6ºperíodo manhã

    ResponderExcluir
  52. Entendo que as informações estão sendo processadas muito mais rápida pelos jovens, mas não necessariamente absorvida de forma correta. Grande gama de conhecimento entrando nos nossos celebro, e o deficit aparece ai. O foco deve estar em sintonia e formalizar esses processos, levando sim uma melhoria na qualidade desse aprendizado e coleta de informaçaõ.

    ResponderExcluir
  53. Vivemos em tempos precoces, infelizmente.
    Somos todos na maioria das vezes obrigados a tomadas de decisões decisivas. Temos e somos obrigadas cada vez mais em sermos jovens bem sucedidos, temos que conquistar a estabilidade financeira e sermos pessoalmente resolvidos antes dos trinta anos. Isto nos fazem a optarmos por escolhas inadequadas ao nosso perfil. Fazemos escolhas hoje em dia não mais por paixão, mas sim para obedecer ao que prega a sociedade onde vivemos.

    ResponderExcluir
  54. O que está acontecendo, é que a tecnologia e a evolução teve efeito contrário ao que todos poderiam imaginar, óbvio que todos os recursos que possuímos hoje em dia, ajuda e facilita em muitas coisas em nossas vidas, mas ao mesmo tempo ficamos perdidos, costumo dizer que hoje em dia sabemos um pouco de tudo e muito de nada, e isso é devido a quantidade de informações que absorvemos todos os dias em nossas vidas, acho que como proposito o que vale é de tudo que você receber de informações todos os dias é tentar identificar o que realmente é importante para sua vida, e se aprofundar naquilo, da mais importâncias a determinados assuntos, buscar o conhecimento sobre e trazer isso para si. Acho que o proposito vem da reflexão de cada um, sobre o que é realmente importante hoje em dia, e como vou fazer para aproveitar isso, acho que a tendência são as coisas evoluírem,as tecnologias, informações são quase que descartáveis, mas o que realmente importa e sua reflexão e por em prática o que o que realmente é importante, nesse mundo louco onde tudo acontece o tempo todo e nada para, é bom pararmos um pouco as vezes para pensar por nós mesmos.

    Maylla Martins 6° Período, PP,Noite.

    ResponderExcluir
  55. Mesmo tendo já de certa forma ter passado por parte disso tudo, vejo que sempre é difícil sim escolhermos um caminho a seguir. Pois o mundo nos dá várias possibilidades e nos apresenta diversos caminhos, o que faz com que ficamos de certa forma perdidos no meio do caminho, pois queremos sim aproveitar tudo isto que nos é possibilitado, mas realmente, sem uma experiência em cima acabamos não conseguindo realizar aquilo que nos propomos e ficamos assim frustrados. Mas de qualquer forma, passamos rápido por cima e já estamos novamente tentando alcançar um novo patamar, uma nova possibilidade de escrever nossos nomes na história e assim, acabamos ficando expostos a novos fracassos e até mesmo a novas derrotas. O que vemos é a construção de nossos propósitos no dia a dia, as vezes afoitos e as vezes conseguindo ter mais calma e alcançar um novo sucesso.
    Mas o que há de mais importante em tudo isso, é que mesmo ainda não tendo a certeza de onde queremos chegar de verdade, pois o sucesso é muito obvio, não desistimos facilmente e vamos correndo atrás e com a certeza de um dia conseguirmos chegar nesse sucesso que tanto almejamos.

    ResponderExcluir
  56. O que falar de nossos jovens? São aventureiros, vivem sem pensar nas consequências do amanhã, são intensos, e exalam juventude em tudo. Vêm a tecnologia e faz esses jovens se sentirem mais libertos, mais visíveis ou melhor invisíveis, da um poder de vivência, momentãnea, passageira ou com perspecção de futuro? Sim, para uns a tecnologia é trabalho e a visualização de um futuro promissor, para outros apenas diversão. Objetivo...de vida, de futuro, é o que os nossos jovens não estão tendo tempo de viver, e as vezes não querendo mesmo. EU já tracei as rotas do meu futuro, e a cada dia vivo um capítulo dessa história, e espero olhar para trás e gritar para o MUNDO EU VENCI!!!

    ResponderExcluir
  57. O excesso de informação faz com que queremos fazer tudo ao mesmo tempo e no final das contas, nao conseguimos concluir tudo que queremos e é arriscado chegarmos ao final de algo sem se lembrar o que nos motivou e por que estamos fazendo determinada ação. As vezes colocamos mais propósitos do que conseguimos realiza-los.

    Considero a metade da minha vida com o proposito certo, entre familia, relação amorosa, trabalho, faculdade .. algumas coisas estão em construção; o que considero normal, pois tenho 22 anos e muita coisa tem para acontecer.

    O segredo e anotar tudo: o que é mais importante, o que vale a pena me dedicar, o que vai me dar um bom retorno e com calma fazer as coisas. A pressa muita das vezes, só retarda o processo.

    Alice Acorroni - PP noite - 6 perido

    ResponderExcluir
  58. É fundamental que todos os jovens sejam críticos diante de situações como a citada no texto acima. Esse imediatismo, instantaneidade das coisas, acaba por atrapalhar e não contribui como a princípio. Muita informação, pode não ser tão positivo quando não se sabe administrá-la a nosso favor. O que acontece hoje é que os jovens não tem tempo para definir propósitos, tudo muito rápido e pra ontem, não sobra tempo para definições e o que se faz é logo a execução de coisas. No meu caso por exemplo, há uma linha de pensamento, mas não um propósito pré definido, acredito que devo ir mudando algumas coisas ao longo do trajeto, para que haja um adaptação de acordo com o andamento das coisas.

    ResponderExcluir
  59. Os meus propósitos estão fortemente definidos a vários anos, mas o que mais pesa é ver que a cada dia que passa o mercado de trabalho está se afunilando e ficando cada vez mais difícil de se inserir nele. As mudanças tecnológicas estão cada vez mais rápidas e pra muitos é difícil acompanha-las. Acho que o segredo para que possamos alcançar nossos objetivos é termos persitencia e sairmos em busca de nossos objetivos, pois se ficarmos esperando a oportunidade bater em nossas portas ela nunca virá.

    ResponderExcluir
  60. A quantidade de informação disponível nos dias de hoje, causa às pessoas uma sensação de que o tempo está passando mais rápido. Essa sensação vem da ansiedade a qual as pessoas estão convivendo e que também se origina na grande quantidade de informação.
    Uma pessoa ansiosa quer fazer tudo, participar de tudo, saber de tudo, e quando percebe que não terá condições de atender a tudo que gostaria, sente-se frustrada.
    As pessoas estão precisando parar, pensar, definir seus propósitos e objetivos e focar neles. Para isso não é preciso deixar de lado as novidades, muito pelo contrário, têm que usar as novidades, os lançamentos e as informações a seu favor. É preciso organização de raciocínio, do pensamento.
    Sim, já tenho meus propósitos e procuro ter uma relação bem saudável com eles. (Tereza Coelho - 6º período PP noite)

    ResponderExcluir
  61. De fato vivemos em uma sociedade onde as coisas e as mudanças acontecem rapidamente.Somos impulcionados a tomar decisões e ñ temos muito tempo para ficamos pensando entre o certo e o errado,oportunidade surgem e desaparecem a todo momento,devemos ficar sempre focado nelas,se quisermos algo melhor.

    ResponderExcluir