quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Perfis Digigráficos – Uma nova maneira de classificar o consumidor



Por Lucas Pereira - Comunicadores.Info - 07/02/2012 - Sugestão da colega Cristiane Gontijo 2012-2

Perfis Digigráficos, foi como a agência DM9 denominou uma nova classificação de consumidores criados nessa era digital. Segundo a agência, a divisão “tradicional”, que se baseia em informações variadas (como dados demográficos, por exemplo), já não basta, pois a tecnologia mudou o mundo.
Após um estudo que foi feito com pessoas entre 8 e 60 anos, foram identificados cinco perfis, que mostram os consumidores em relação ao uso da tecnologia, e como ela impacta a sua realidade. Veja no vídeo:



Os 5 Perfis são:
- Os Emparelhados (link do vídeo)
- Os Fascinados (link do vídeo)
- Os Imersos (link do vídeo)
- Os Ferramentados (link do vídeo)
- Os Evoluídos (link do vídeo)

Essa pesquisa se mostra bem interessante, já que vivemos em um momento único, num mundo onde as fronteiras estão cada vez mais indefinidas e a mobilidade social tem aumentado, talvez seja a hora de buscar entender o consumidor de acordo com o seu comportamento, a sua interação e a sua compreensão do mundo, e não apenas classificando-o através de medidas antigas e que representam uma realidade que já não mais nos pertence.

A qual Perfil Digigráfico você pertence? 

Prezadas e Prezados, além de responder a questão acima, dêem uma avaliação crítica sobre essa notícia.

43 comentários:

  1. Isabella Moema
    6º período de PP - manhã

    Resposta 1: "Ferramentados". Reconheço e aprecio a importância das novas tecnologias para a humanidade mas não as considero básicas. Utilizo delas com moderação, basicamente para me comunicar com amigos e parentes que moram longe, busca de informações, leitura, estudos e para network.

    Resposta 2: Penso que pesquisas como essa são cada vez mais necessárias para se entender os consumidores de hoje. Procurar entender um consumidor pelo ponto de vista da usabilidade de um produto ou serviço é algo que já deveria ser compreendido há muito tempo não só pelo ramo da comunicação social. É importante ( ainda mais nos dias de hoje ) que uma pesquisa vá além de dados demográficos, psicográficos, comportamentais e geográficos, que ela estude e procure compreender também dados de usabilidade e ajude a construir perfis de consumidores mais completos.

    ResponderExcluir
  2. Juliana Dias Manoel
    6º Período de PP - Manhã

    Resposta 01: Me considero o perfil " Ferramentados" pois não tenho a tecnologia como fato principal da minha vida e acredito que não preciso estar sempre conectada para estar na "moda", porém reconheço que basicamente tudo que eu preciso profissionalmente e até mesmo para comunicar com meus amigos, a tecnologia é um acesso rápido e fundamental nos dias de hoje. Sendo assim procuro utilizar de forma controlada e não me sujeito a ser escrava dela (tecnologia).

    Resposta 02: Sobre o vídeo, é interessante mesmo "achando" que se conhece todos os perfis das pessoas em relação a tecnologia, poder diferenciar de forma clara e objetiva cada perfil. O vídeo ajuda no entanto a dissecar o perfil das pessoas fazendo com que o entendimento desses perfis tragam resultados positivos não só sociais mas também profissionais.

    ResponderExcluir
  3. Henrique Ferreira 6° período PP. Manhã.

    Resp 01: me considero um Ferramentado caminhando para um fascinado, que busco informação e atualização de tecnologia, mas não tão fissurado quanto muitos que existem.

    Resp 02: conteúdo fascinante para quem precisa se comunicar com este tipo de pessoas. O mundo está globalizando se, e cada vez mais se evoluindo através do mercado digital. O mundo inteiro hoje pode se comunicar e interligar através deste canal, a internet, porém existem diversos públicos que utilizam esta ferramenta, e poder estudar e descobrir com qual tipo de usuário ou perfil com que você ae comunica, ajuda e facilita o trabalho de qualquer piblicitário.

    ResponderExcluir
  4. Karoline Paiva Alves
    6º Período de PP - Noite

    Resposta 1: Me identifico com o perfil “Ferramentados” ; pois utilizo de forma moderada a tecnologia e a internet. Não acho que sou prisioneira do celular e do computador. Uso quando é necessário e para aprender, e de certa forma, economiza o tempo busca por informação de qualquer tipo. Aprecio a praticidade de ter um aparelho celular de ultima geração, mas não acho que seja obrigatório fazer o uso só para se adequar a uma sociedade. Gosto do contato físico, o poder abraçar e conversar pessoalmente com alguém.

    Resposta 2: A matéria é interessante e pude esclarecer onde me encaixo nessa sociedade cada dia mais tecnológica. Muitas vezes ficamos tentando entrar para um grupo ou ser parecido com outra pessoa sendo que cada um tem seu jeito e isso é bem definido no vídeo. Cada perfil possui suas peculiaridades que nos ajudam a entender as pessoas. Cada um se adapta a tecnologia da forma que for mais conveniente. Hoje é impossível viver sem estar conectado. Para a Comunicação é essencial saber qual o perfil do seu público, pois facilita e muito na hora de trabalhar. A tecnologia vai muito além de classe social, demografia e tantos outros quesitos, ela vai além disso, é movida por status e adequação ao mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  5. Thomas Martins Passos de Carvalho
    6º Período PP Manhã

    Resposta 1: Acho que me encaixo no perfil dos “Ferramentados”, faço uso da tecnologia de uma forma moderada e praticamente sempre pra uma necessidade. Não é algo que me prende ao extremo, mas é uma fonte prática para conhecimento, comunicação e a realização de tarefas no dia a dia.

    Resposta 2: Esse projeto idealizado pela DM9DDB é muito interessante. Classificando esses 5 perfis dos consumidores de tecnologia como “perfis digigráficos” ele nos permite observar o comportamento de 5 diferentes grupos com relação as novas tecnologias e seu uso.
    Esse novo método de classificação pode ser usado tanto para entendermos a nós mesmos como consumidores e nosso comportamento quanto para ser utilizado como uma ferramenta de trabalho quando for necessário definir um determinado tipo de público com mais clareza em relação às classificações tradicionais como dados demográficos e outros métodos.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Ferreira Freihah
    6º Período de PP - Manhã

    Resposta 01: Me considero do grupo dos "Ferramentados", já que consigo viver sem toda essa tecnologia. Claro que seria bem mais difícil viver sem internet, mas pra tudo se dá um jeito. Encontrar com pessoas, conversar cara a cara e fazer outras coisas "desconectados", têm seus valores e muitas da vezes é muito mais gostoso do que ficar "conectado" no seu "mundinho".

    Resposta 02: Pesquisas, estudos de tipologia e segmentações de grupos, cada dia mais se tornam mais importantes para entendimento geral de comportamentos pessoais dos consumidores atuais. Interessante a maneira como a DM9 colocou a divisão dos grupos voltado para a era digital, pois já não podemos mais viver sem essa tecnologia que "dominou o mundo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando Roesberg
      6° Período de PP - Noite

      Resposta 01: Me considero do grupo dos "Ferramentados", pois utilizo da tecnologia (internet) apenas para manter contato com pessoas distantes e fazer pesquisas, não tendo um comportamento obsessivo pela mesma. Prefiro o contato pessoal.

      Resposta 02: Como todo mercado, temos que saber com qual público estamos le dando, no mercado da tecnologia não poderia ser diferente, o vídeo é muito válido no sentido de diferenciar os grupos, tornando o mais fácil entendimento de cada um separadamente e com isso direcionar as campanhas com mais sucesso.

      Excluir
  7. Bruno Dayrell Lopes
    6º Período de PP - Noite

    Resposta 1: Ferramentados; Pois apesar de vivermos em uma era que não há como escapar totalmente da tecnologia, eu procuro evitar-lá e usar somente o necessário. Sei dividir a hora de usa-lá e a hora de viver de verdade.

    Resposta 2: Essa pesquisa é um tanto quanto esclarecedora e dá uma ideia muito mais ampla sobre o restante das pessoas que fazem uso dessa tecnologia. É bom saber que tivemos a oportunidade ver o "Antes" da Tecnologia e estar participando moderadamente desse crescimento.

    ResponderExcluir
  8. Ernandes Junior Rodrigues
    6º Período de PP - Noite

    Com certeza Ferramentados. Utilizo as tecnologias modernas para a execução de tarefas e para facilitar meu dia a dia. Contudo, sei bem colocá-las em seus devidos lugares. Acredito que a tecnologia seja atualmente mais uma face da vida do ser humano.

    A pesquisa e totalmente pertinente no que diz respeito a determinar os perfis dos consumidores do século XXI. Como poderíamos fazê-los utilizando os parâmetros antigos sendo que hoje não há mais fronteiras (tanto sociais, como físicas e etc.) entre os seres humanos conectados.

    ResponderExcluir
  9. Michelly Diniz
    6º Período de PP - Noite

    Resposta 1: Ferramentados; Sei da importância da tecnologia hoje no mundo que vivemos, mas não é o principal, usando quando necessário. Nada melhor que aquele bom e velho bate papo pessoalmente.


    Resposta 2: Essa pesquisa foi muito importante para saber o um pouco de cada perfil ao qual vamos nos dar de frente durante um bom tempo.
    E para saber o quê e como direcionar nossos trabalhos ao publico que queremos fazer sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula Souza Teixeira
    6 º Período de PP - Manha

    Resposta 1 : Acredito que me encaixo no perfil dos Ferramentados, pois utilizo muito das tecnologias atuais para a vida pessoal e profissional, a tecnologia vem facilitando cada dia mais o dia a dia, fazendo seu uso essencial para um mundo que busca os acontecimentos cada vez mais ágil.

    Resposta 2: Esse tipo de pesquisa é muito importante para definir o novos perfis da sociedade e mostrar com argumentos que a forma tradicional de classificar cada grupo social não consegue ser tão eficaz nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  11. Ana Beatriz Alves
    6º período de PP - Noite

    Identifiquei-me com dois perfis: Emparelhados e ferramentados. Emparelhados porque acredito que a tecnologia proporciona um conforto e uma facilitação na execução das tarefas diárias. Já tenho receio de confiar numa empresa que não tem site, por exemplo. Mas não tenho vício nessa tecnologia e entendo que sua utilização tem que ser usada de forma inteligente, o que se encaixa no modo de pensar dos ferramentados.

    A pesquisa foi interessante ao apresentar uma nova forma de reconhecer os perfis de quem usa as tecnologias atualmente, porém, tive a impressão das descrições serem literais demais, de forma a deixar a personalidade dos indivíduos literal demais, dificultando minha identificação com os perfis apresentados.

    ResponderExcluir
  12. Juliana Cordeiro de Carvalho
    6º (5º) Período de PP - Manhã

    Embora tenha me identificado parcialmente como Imersa, pois o ambiente digital me proporcionou, sim, maiores vínculos com o mundo, compreendo a frase "o que eu sou, mais perto do que eu quero ser", citada no vídeo, de maneira diferente. Ao invés de usar as tecnologias para dar vazão à personas, a era digital para mim é uma porta aberta para o conhecimento e a politização em relação à temas que considero muito importantes, por isso, me aproximo mais do que quero ser. O vídeo que fala especificamente sobre os Imersos também diz que não existem mais barreiras entre o ser/ aparentar ser/ fingir ser, do qual eu também discordo. Afinal, não dá para trazer para o mundo real a persona criada nos meios digitais, justamente porque a vida não possui os recursos que possibilitam que essa persona exista. Considero o levantamento desses perfis um pouco falho, mas só no sentido de que ainda existem outros usuários: os que não usam tecnologia; os que a utilizam, mas apenas superficialmente por falta de conhecimento, etc. Concordo com a Ana Beatriz no sentido de que houve uma generalização demasiada. Mesmo assim, a ideia de dividir o tipo de consumidor por uso da tecnologia é infinitamente mais inteligente do que uma que se limita à demografia.

    ResponderExcluir
  13. Bruna Alves Moraes
    6º Período de PP - Manhã

    Existe uma certa relutância minha em me enquadrar em qualquer perfil que não seja o dos Ferramentados. Admiro e sou grata por toda nova tecnologia, mas me assusta pensar na dependência de gadgets.
    Eu estou conectada 24 horas por dia, por pura comodidade. Já fiz diversas vezes os detox tecnológicos: a sensação é de total liberdade e isolamento. O prazer e a angustia ao mesmo tempo.
    O que mais me interessou na pesquisa foi a abordagem, quebrando o paradigma que o comportamento dos indivíduos se assemelham pela idade ou sexo. Definir 5 perfis comportamentais é apenas começar a desvendar essa nova realidade. Não é uma pesquisa recente, apesar de não acreditar que ela esteja ultrapassada, novos dados com certeza trariam resultados mais exatos.

    ResponderExcluir
  14. Luciano Teixeira Reis
    6º Período de PP - Noite

    Eu me identifico com os 'ferramentados'.
    No meu dia-a-dia a tecnologia, principalmente móvel é bastante importante, por receber emails a todo momento com responsabilidade de responde-los a internet no celular possibilitou eu responder estes emails de qualquer lugar que eu esteja. Nos finais de semana utilizo o aparelho celular com pouca frequência, mas estou conectado 24h no email e nas redes sociais.
    Estas divisões feitas pela DM9 possibilitou afunilarmos mais nosso possível cliente. Identificando gostos, manias e preferencias dos consumidores, conseguimos 'vender' algo com mais facilidade. A a proximidade da pesquisa é tão grande que, qualquer usuário de tecnologia se identifica com algum perfil.

    ResponderExcluir
  15. Alexandre Landim de Souza
    6º Período de PP Noite
    Posso dizer que me identifico com os ferramentados, tendo em vista que a tecnologia vem se tornado indispensável para a nossa Sociedade. vivemos em um mundo conectado a todo o tempo, em qualquer lugar nos possibilitando e facilitando as nossas tarefas do nosso dia a dia. Hoje em dia posso responder um email do meu celular de qualquer lugar ou seja isso possibilita estarmos conectados ferramentados todos os dias e ema qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  16. Davidson F Silva
    6º Período PP noite

    É estranho pensar em um dia se quer sem tecnologia, ao mesmo tempo saber que sua vida fica cada vez menos "privada" me faz ter um certo medo. No entanto me encaixo no perfil dos ferramentados sem dúvida alguma. A comodidade de resolver compromissos das esferas das instituições que estou envolvido ( trabalho, família, faculdade etc ) com um simples TOC na palma da minha mão realmente me fascina. Mas se depende-se de um enquadramento em um dos perfis por parte da minha família, com certeza eles diriam que sou fascinado, pois de todos os familiares, digamos que sou o mais "conectado".

    A hiper-informação tratada pela DM9, de forma tão bacana e inteligente a ponto de classificar cada perfil em cinco categorias é realmente esclarecedor principalmente para nós profissionais de comunicação. A explicação de como cada perfil é defino, e a propriedade de informações de como cada um se relacionam com a tecnologia é sem dúvida alguma uma classificação que faltava. No mundo atual onde cada dia mais a relação das pessoas são modificadas pela tecnologia, ter este "olhar digital" faz toda diferença no lançamento de uma campanha de sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Diogo Ribeiro de Faria
    5º Período de PP - Manhã

    1) A partir do conteúdo abordado no vídeo posso dizer que me identifico mais com os Ferramentados. Uso a tecnologia como complemento das minhas atividades, já que ela me proporciona maior eficiência, agilidade, possibilidades de adquirir conhecimentos e contato com novas pessoas.
    Porém, não a considero uma necessidade básica, um bem que precisamos e que estamos dependentes para ser ou realizar algo. O seu uso, moderado, se restringe à conversa com amigos, busca por informações e notícias em geral, além do entretenimento. Acredito que a vida fora do ambiente digital ainda tem seus valores e que estes devem ser aproveitados.

    2) A pesquisa realizada pela equipe da DM9 é muito bem-vinda, nesse período em que as relações entre pessoas e entre empresas e pessoas têm ocorrido bastante através do ambiente digital. Com a ajuda dela, o mercado e os profissionais de comunicação podem definir melhor o público-alvo de certa marca e onde esta divulgará seus produtos no meio on-line. Assim, como analisar hábitos e necessidades e o que as pessoas vêm falando do seu negócio.
    Os perfis digigráficos levam em consideração o comportamento digital da pessoa que, muitas vezes, é diferenciado do da vida real. Um jovem, por exemplo, pode ter menos contato com a tecnologia do que alguém mais velho. Ou uma criança que já lê noticiários pela internet, ou uma mãe que passa mais tempo no Facebook do que sua filha. Esse novo olhar, mesmo que limitado a apenas 5 perfis - pois deve haver mais - quebra padrões de levantamento de dados, ligados a essa área, possibilitando um aprofundamento maior de como lidar com o real consumidor de hoje.

    ResponderExcluir
  18. Yasmin França
    6º período de PP - manhã.

    Resposta 1: Os “Ferramentados”, aprecio muito toda a tecnologia que possuímos, e que cada vez mais se aprimora. Faço uso de toda essa tecnologia todos os dias para o trabalho ou para a faculdade, mas não sou dependente dela, quando estou fora do trabalho ou das aulas eu praticamente esqueço que ela existe. Assusta-me ver pessoas que são dependentes da tecnologia, e que se ficarem poucos minutos sem ela, são capazes de surtar.
    Resposta 2: Pesquisas como essa que foi feita pelo DM9, é de extrema importância para sabermos como os seres humanos estão mudando com toda essa tecnologia. É importante para nós que estamos entrando no mercado de trabalho, entendermos os tipos de públicos que podemos trabalhar e que agora não podemos ficar no padrão de dados geográficos, psicográficos, mas também como os seres humanos se comportam e como se adaptam com as novidades.

    ResponderExcluir
  19. Marco Túlio de Assis Morais
    6º período - Noite

    Após ter visto todas as definições, a que mais me identifico são os "Ferramentados." Utilizo a tecnologia para atribuir à vida pessoal e profissional, não me torando um escravo da mesma. Como exemplo, fiquei 1 mês sem celular e só senti a necessidade de adquirir um novo quando as pessoas ficaram falando para facilitar a comunicação. Conseguiria viver normalmente sem.

    Acho o estudo bastante abrangente, mas não 100% correto. Impossível limitar as utilizações da tecnologia em apenas 5 perfis. Podemos encontrar características em cada um, fazendo com que não sejamos limitados apenas a um perfil. Portanto, limitar é importante para o entendimento de cada pessoa e qual a forma de trabalhar com cada perfil diferente.

    ResponderExcluir
  20. Maira Hess
    Publicidade 6• período noite

    Defino meu perfil como emparelhado, pois tenho o hábito de utilizar a tecnologia para facilitar projetos, relacionamentos e demais interesses do cotidiano. Além disso sempre estou conectada e estudo constantemente as ferramentas e suas aplicações para mídias sociais, área na qual me dedico atualmente. E exceto o fato de não ter nascido em meio à tecnologia também me identifico com o perfil evoluído, basicamente dependente e completamente integrada com as ferramentas e recursos tecnológicos para mídias digitais, área na qual atuo atualmente. Sobre minha opinião a respeito do artigo considero que todos nós em algum temos alguma característica de cada perfil ou desenvolverá com o tempo devido à tendência do futuro voltada ao universo digital.

    ResponderExcluir
  21. Me definiria uma FERRAMENTADA,pois uso as tecnologias para facilitar algumas atividades,como por exemplo:pesquisar algo na internet,mas como não nasci na era digital,poderia muito bem continuar a pesquisar em livros de bibliotecas.Atualmente até trabalho em uma,e prefiro ler revistas e jornais físicos,do que ler notícias de sites ou pelo celular.Apenas me adequei a era digital,mas não sou dependente dela.
    Jéssica Meira.

    ResponderExcluir
  22. Juliana Anacleto
    6º período PP - Noite

    Pertenço ao grupo dos ‘Ferramentados’, visto que utilizo a tecnologia para agilizar as atividades cotidianas e facilitar a comunicação com meu grupo de amigos. Também não acompanho os avanços tecnológicos e prefiro um aparelho que atenda minhas necessidades e apresente melhor custo x benefício.

    Esta pesquisa é de extrema relevância para nós, estudantes de comunicação. As constantes mudanças no ambiente digital interferem no comportamento do consumidor, que se torna cada vez mais exigente. É preciso conhecer e entender cada perfil, para que assim se possa direcionar um plano de comunicação coerente.

    ResponderExcluir
  23. Rayane Oliveira
    5º Período de PP - Manhã

    Me identifico com o perfil "Ferramentados", uma vez que no mundo atual a tecnologia é um instrumento indispensável tanto no ambiente profissional, quanto nas relações sociais. Mas isso não me faz refém das maquinas, uso para o necessário, não ultrapassando os limites que pondero importantes para uma boa convivência social.

    A pesquisa é interessante por distinguir esses perfis que considero eminentes na sociedade atual, mas superficial por acreditar que ainda existam alguns outros perfis importantes que não foram abordados.

    ResponderExcluir
  24. Jessica Pinheiro
    5º Período de PP - Manhã

    A pesquisa se mostra totalmente eficaz, uma vez que, hoje em dia conseguimos identificar facilmente esses perfis na sociedade.
    De acordo com a pesquisa dos Perfis Digigráficos, feito pela agencia DM9, o meu perfil seria ''OS EMPARELHADOS''. Eu não consigo ver minha vida sem meu aparelho de celular e notebook, pois além dos meus relacionamentos, entretenimentos, lazer, a minha vida profissional se baseia totalmente ao mundo “online’’. Todo meu trabalho é feito por ele, desde divulgação, contrato, até prestação de serviço. Com a tecnologia eu consigo resolver diversas situações rapidamente. Se as maquinas não existissem, atrasaria todo o meu trabalho e dificultaria também, meus relacionamentos.

    ResponderExcluir
  25. Luiza Simões
    6º Período de PP - Noite

    Resposta: Após ler o post e assistir ao vídeo, me identifiquei com dois perfis digigráficos. Primeiro com Os Imersos, pois na minha adolescência, quando estava amadurecendo, a tecnologia permitiu que eu tivesse acesso a todo tipo de material e realmente acabou me ajudando a descobrir melhor meus interesses e firmar minha verdadeira personalidade. Segundo com Os Ferramentados, pois recorro a maior parte das tecnologias (com exceção do celular) para tarefas cotidianas e algum lazer, tendo total controle do tempo que me dedico a elas.

    Avaliação: A notícia é uma "sacada" muito boa sobre o comportamento dos indivíduos da nossa sociedade nos dias de hoje. O mundo está em constante mudança e todos os envolvidos com comunicação precisam se manter atualizados sobre assuntos desse tipo. Afinal, para saber como vender qualquer produto para um consumidor, precisamos saber o máximo possível sobre esse consumidor.

    ResponderExcluir
  26. Karine Gonçalves
    5º Período/ PP- Manhã

    De acordo com com os parâmetros da pesquisa, me identifico com o perfil dos "Ferramentados". Eficiência é a palavra certa, já que as máquinas facilitam processos e relacionamentos, entretanto, não a vejo como uma parte intrínseca do ser humano; sua conveniência se mostra importante para o cotidiano, mas não chega a dominar toda as esferas sociais e comportamentais.

    Pesquisas como essa são totalmente relevantes para o entendimento do consumidor atual. O mercado deve atuar acompanhando as mudanças no âmbito social e se reinventando de acordo com o comportamento dos indivíduos.

    ResponderExcluir
  27. Ferramentados: Eu utilizo as maquinas, porém não acredito que elas vão dominar o mundo e nem as idolatro. Acredito em uma vida com contatos reais, e valorizo mais relacionamentos fisícos das pessoas, e troco a internet por programas onde não possui internet, como sítios, viagens, etc.
    As maquinas facilitam o acesso, e a forma de comunicação melhorou com os aparelhos, facilitando na vida profissional, pessoal e social, porém não idolatro-as e sou a favor da convivência pessoal e não só digital.

    ResponderExcluir
  28. Natália Godinho
    5º Período de PP - Manhã
    Me identifico com o perfil dos "Ferramentados", uma vez que utilizo essas ferramentas tecnológicas em diversas atividades no meu dia-a-dia. Sem dúvida alguma elas se mostram bastante eficazes em nossas vidas, pois facilitam e muito as nossas atividades, sejam elas profissionais e/ou sociais. Ainda assim, eu consigo viver perfeitamente sem a utilização delas, por mais eficazes que sejam não me sinto nem um pouco dependente delas.
    Essa pesquisa é bem interessante, tendo em vista que nos alertou para um fato novo e pouco comentado. Saber o quão inteiradas com o meio eletrônico as pessoas estão é de grande importância para nós como comunicadores, pois assim temos consciência das necessidades dos nossos consumidores e então podemos atendê-los melhor.

    ResponderExcluir
  29. Laura Luiza Soares Papa
    6º (5º) período de PP - Manhã

    De acordo com a pesquisa acredito que me enquadro no perfil dos "Emparelhados" pois a tecnologia e os gadgets fazem parte da minha vida 99% do tempo. É realmente indispensável para me sentir organizada e situada no meu dia-a-dia, seja por lembretes, despertadores, agenda, calendário, conteúdos multimídia, contatos e todas as interações que tenho com o próximo e para o meu próprio controle das minhas coisas.

    Acredito que a pesquisa foi esclarecedora e interessante no sentido de mostrar os motivos que levam as pessoas a se enquadrarem em cada perfil, quais as características são determinantes para que ela se sinta parte de um certo grupo, e inclusive para mostrar as motivações e costumes de outras pessoas do grupo que você se encaixa.

    ResponderExcluir
  30. Quézia Gonçalves Barboza
    6º período - manhã

    Depois de ver os vídeos, me identifiquei com o grupo dos emparelhados. A tecnologia está em grande parte do meu tempo, e com ela eu faço o meu trabalho. Além de me ajudar com meus estudos, ela me ajuda com a vida e minha organização pessoal.

    A matéria me ajudou a esclarecer em qual grupo eu estava, e entender como as pessoas reagiram com as mudanças digitais no mundo. Foi muito interessante ver que pode-se definir 5 tipos de pessoas em relação a tecnologia digital.

    ResponderExcluir
  31. Poliana Rodrigues
    6° Período - Manhã

    Resposta 1:
    Depois de analisar todos os perfis acima o que eu mais me identifico é o perfil dos "Emparelhados". Porque usufruo da tecnologia sempre no meu dia-a-dia. Considero indispensável para ajudar nos meus afazeres, desde a hora que acordo até a hora de dormir, sendo para me lembrar de algum trabalho ou para passar o tempo com algum jogo dentro do ônibus.

    Resposta 2:
    Considero de extrema importância, principalmente para nossa área de Publicidade esse tipo de pesquisa, pois ela ajuda a nos mostrar os vários tipos de público que estamos
    lidando e como eles se vêem diante de tanta mudança nessa era digital. É totalmente necessário para nós que estamos prestes a entrar no mercado de trabalho, conhecer e entender cada perfil para fazermos a comunicação certa.

    ResponderExcluir
  32. Stefaniny Ratto Brandão
    Publicidade e Propaganda/ Manhã/ 5° período

    Resposta 1: De acordo com os perfis apresentados pela agência DM9, posso dizer que me considero uma "Emparelhada", já que, utilizo a tecnologia como principal fonte e ferramente de trabalho, além de ser uma das minhas principais formas de comunicação com as demais pessoas. Ficar um dia sem os meios tecnológicos me prejudicaria profissionalmente, por ser minha principal ferramenta de trabalho.

    Resposta 2: Considero a pesquisa realizada pela agência DM9 muito importante, principalmente para nós, profissionais e futuros profissionais da área da comunicação. Através dessa pesquisa, foi possível observar que existem públicos diferenciados, com objetivos e motivos também diferenciados para o uso da tecnologia, sendo assim, ao separar em grupos podemos focar e conhecer melhor o público que queremos aproximar em determinada campanha, e ao conhecer a forma em que aquele determinado público utiliza os meios de comunicação e tecnologia fica mais fácil realizar uma campanha voltada para o mesmo.

    ResponderExcluir
  33. Eduardo Gazzinelli - 6º Período

    Me encaixo, sem dúvida, no perfil dos Fascinados.
    Sou dependente da tecnologia pro meu dia acontecer. Meus amigos me encontram sempre pelas redes sociais e eu a eles. Não me sinto bem off-line e me sinto sozinho sem meu 3G.

    A pesquisa realizada pela agência é inovadora e atualiza a forma como separamos o público. Na verdade, hoje em dia os fatores sociais ou geográficos se tornam bem menos impactantes quando há redes sociais e a internet para trazer qualquer coisa de qualquer lugar. Por isso, essa nova forma de setorizar os públicos é mais inteligente e vai onde importa - no comportamento e, de certa forma, em como o consumidor se vê. Essa questão é fundamental pra entender como, quando e por que motivos ele vai às compras - e o que trás quando volta delas.

    ResponderExcluir
  34. Luma Coelho
    6º período PP- Manha.
    Acho que me encaixo nos Ferramenteiros, utilizo diariamente e quase o tempo todo mais de uma ferramenta, entretanto pode ser que eu ate consiga viver sem, creio eu, pelo menos por um curto prazo, mais como isso esta longe de acontecer, não sei se realmente eu conseguiria viver sem as ferramentas e aplicativos, pois querendo ou não essas ferramentas agiliza muita coisa do nosso dia, tanto na vida pessoal, quando na vida profissional. Principalmente quando e um profissional da área de comunicação.
    Essa pesquisa e bastante valida para entender melhor o consumidor, pois sabendo em qual perfil seu consumidor se encaixa, podemos criar campanha, produtos, e mais ferramentas especificas para determinados grupos de pessoas, facilitando ainda mais o cotidiano. Isso tudo e claro, com uma boa dose de bom senso, pois também não podemos nos deixar tomado por essa nova era de comunicação e acabar nos tomando uns alienados.

    ResponderExcluir
  35. Andressa Rodrigues Almeida
    6º período, PP - manhã

    Me considero do grupo dos ferramentados, pois mesmo passando boa parte do tempo conectada, sei quando parar. Utilizo a interrnet e as redes sociais para ampliar meu conhecido, facilitar a vida, e manter um relacionamento com amigos e família. Porém, consigo fazer tudo isso sem a internet, é um pouco mais difícil, mas como sou de uma era que não nasceu com a tablet na mão, sei lidar com "o mundo real".

    Essa pesquisa é bem esclarecedora, por diferente das demais pesquisas que só dividem grupos por sexo, localização, idade e etc, ela segmenta por habítos e vivências pessoas.
    Mostra que tem gente de todo tipo, e que cada vez mais a internet se torna necessária no mundo.
    Tenho um certo pesar em saber que as crianças de hoje em dia são tão dependentes desse meio. Já nascem num mundo onde a internet, os tablets e mobiles são o centro de tudo. Os jogos são todos onlines ou nesses dispositivos. É uma pena, afinal nunca saberão de verdade o prazer de se sujar e se machucar brincando na rua.

    ResponderExcluir
  36. Barbara Monique Alvarenga - 6º Período - PP - noite

    1- Me considero uma pessoa do grupo dos Ferramentados, está era possibilitou uma grande melhora, principalmente poupando tempo e agilizando certas funções que demorariam horas ou dias para se realizarem, hoje poucas coisas não são resolvidas pelas maquinas, e isso facilita demais a vida de quem trabalha contra o tempo, de quem tem que atender clientes e ao mesmo tempo resolver outras coisas como eu.

    2- O vídeo nos mostra como olhar melhor essa nova era que foge totalmente dos perfis antigos, do tipo de pesquisa antiga. Como os perfis são divididos é o principal diferencial, já que fogem muito do comum como idade, sexo e demografia. Todo mundo sofreu mudanças de certa forma e com a tecnologia as melhorias claras no dia a dia de muitas pessoas, como de outras que se tornam dependentes destes meios como os “Fascinados”. Esta pesquisa se destaca pela forma dinâmica como foi passada para o publico, com um vídeo interessante e claro, aumentando ainda mais nossa curiosidade sobre as mudanças ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  37. Andrezza Magalhães - PP Noite26 de fevereiro de 2014 às 12:52

    "Antes tarde do que nunca"
    R -1: Enfim, também me vejo no grupo dos "Ferramentados". É uma era da qual nos facilita tantas coisas e que nos possibilita tantas outras. Mas não sou ligadona demais nessas "máquinas". Por exemplo, saio tranquila sem o celular, caso não esteja esperando ligação. Outro exemplo, não costumo acessar com frequência outras ferramentas como o Facebook, prefiro acessar pelo computador. E-mail então, nunca acessei. Mas acredito que no geral, na maioria das vezes, vai também da necessidade de cada um, inclusive a minha.
    R-2: Com relação ao vídeo ele ajuda, analisar o perfil das pessoas fazendo com que o entendimento desses causem resultados positivos, sociais e profissionais.

    ResponderExcluir
  38. Diane Eliza Paschoal
    Publicidade e Propaganda - 6º Período - Manhã

    Entender que existem grupos que utilizam o mesmo meio para fins diferentes e de modos diferentes é tem maior compreensão do fato para ter maior desenvoltura na criação de produtos específicos para cada tipo de cliente.

    ResponderExcluir
  39. Acerdito ser um "ferramentado" por me apoiar na tecnologia para agilizar minha vida; Não sou defensor dessa tecnologia, mas acredito que sem ela a vida, hoje em dia, caminha de uma forma mais lenta que a da maioria.

    Hoje já não é mais possível só se apoiar em dados relacionados as classes sociais e idades, outros fatores modificaram o cotidiano do ser humano moderno e por isso devemos leva-los em conta na hora de uma pesquisa, especialmente para pesquisas relacionadas aos meio eletrônicos/tcnologia.

    ResponderExcluir
  40. Nayara Barbosa - 6° período - Noite

    Me considero do grupo dos ferramentados, pois utilizo praticamente todos os tipos de tecnologia existentes no momento, e com elas tenho muitas facilidades no meu dia a dia, no trabalho; faculdade e no " relacionamento ", mas ela não me prende, nem me afasta do mundo real, fazendo com que eu seja dependente ou viva em uma bolha tecnológica, elas me auxiliam mas não me privam do contato social, acho que isso é de extrema importância, principalmente para área em que trabalho, onde máquina e pessoas tem sim que se relacionar, mas uma não pode tomar o lugar da outra, saber o limite é de extrema importância, tudo com exagero não é saudável.

    ResponderExcluir
  41. Rafael Bresson - 6º Período - PP - noite

    Posso me considerar do grupo “Ferramentados”, pois sei utilizar a tecnologia para agilizar tarefas do meu cotidiano e não me torno escravo. Acredito que a tecnologia veio para ser uma ferramenta para te ajudar não para te dominar.
    Com essa pesquisa podemos definir melhor o consumidor, como ele pensa, onde encontra-lo, como aborda-lo, fatores essenciais para desenvolver estratégias mais assertivas dentro da comunicação. Mostra o quanto as pessoas se apoiam na tecnologia para realização da rotina e como de alguma forma esse campo digital e fundamental para a formação do individuo.

    ResponderExcluir
  42. Acho que posso ser considerado como ferramentado uso só quando a precisão de ser usado não deixei ser escravizados por esses aparelhos modernos.Mais sim aprendi a domina-lo em vez de ser ao contrario.

    ANDRÉ DAMIÃO 6º PP NOITE

    ResponderExcluir