sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Com Black Friday, lojas faturam em 24h o equivalente a 15 dias


Levantamento do ReclameAqui diz que, apesar de alto índice de reclamações, o volume de vendas superou R$ 800 milhões

Por Redação da Revista Época - 05/12/2013 18h17 

Os consumidores reclamaram bastante da Black Friday, dia com descontos em diversas lojas, mas os resultados foram motivo de comemoração para os empresários. O volume de vendas ultrapassou R$ 800 milhões em apenas 24h, o equivalente a 15 dias comuns para o varejo online, na média de 2013, segundo levantamento do site ReclameAqui, divulgado com exclusividade a ÉPOCA.

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“O volume de vendas teria sido ainda maior se não fossem os problemas técnicos”, diz Maurício Vargas, presidente do ReclameAqui. Ao todo, 8,5 mil consumidores fizeram queixas sobre as lojas virtuais participantes da Black Friday, 6% a mais do que em 2012. A principal reclamação era sobre a dificuldade de acessar o site das lojas. Páginas de grandes varejistas, como Americanas, Submarino e Shoptime, não suportaram o volume de acessos. Os consumidores também relataram problemas para finalizar as compras (o produto estava esgotado, mas ainda aparecia no site) e casos de maquiagem nos descontos, que tinha sido a principal reclamação no ano passado. “Neste ano, todo mundo estava de olho nas empresas que subiam os preços antes da Black Friday. Houve menos ações desse tipo”, afirma Vargas.

O ReclameAqui identificou que, mesmo com dificuldades tecnológicas, as lojas Americanas, Submarino e Shoptime conseguiram oferecer um bom atendimento aos clientes. O ReclameAqui permitiu a todos os participantes da Black Friday falarem diretamente com os consumidores por meio do seu site, para atendê-los em tempo real e evitar reclamações. A B2W, grupo que reúne as três redes, foi o que melhor usou o recurso. O total de vendas ficou estimado em torno de R$ 390 milhões.

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O grupo Nova Pontocom, que reúne as marcas online Ponto Frio, Extra e Casas Bahia, também teve problemas nos sites e não conseguiu oferecer um bom serviço de atendimento, diz o ReclameAqui. “A empresa subestimou a quantidade de vendas”, afirma Vargas. Muitos consumidores tiveram de esperar mais de 30 minutos para falar com um atendente por chat. Mesmo assim, as marcas atingiram a casa dos R$ 300 milhões em vendas, perto de um mês de faturamento médio do grupo.

O WalMart e o Magazine Luiza fizeram bons planejamentos, de acordo com o ReclameAqui, e apresentaram menos problemas. As plataformas ficaram estáveis durante todo o dia e o atendimento praticamente não teve filas. Cada uma das empresas vendeu cerca de R$ 150 milhões.

O próximo desafio é a fase de entrega dos produtos. “Podem surgir mais reclamações. Vamos acompanhar o que acontecerá, em razão do grande volume de pedidos perto do Natal”, diz o presidente da ReclameAqui. Em geral, as empresas prorrogaram os prazos de entrega.

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Maurício Vargas diz que, em média, os descontos da Black Friday ficaram em torno de 20%, com alguns produtos com 50% ou mais. “O Brasil não tem descontos tão altos como nos Estados Unidos por causa dos impostos e também pela cultura dos empresários nacionais”, afirma. Mas a tendência é que os consumidores continuem aproveitando promoções do tipo, ainda que pequenas.


Outros sites também realizaram pesquisas sobre os descontos do dia 29 de novembro. Segundo o Ebit e o Busca Descontos, organizador do evento, o faturamento foi em torno de R$ 430 milhões. O ReclameAqui calculou o valor de mais de R$ 800 milhões com base nos cadastros de compras feitos por consumidores em seu site. A página oferece um serviço de acompanhamento dos pedidos, para intermediar possíveis problemas entre consumidor e fornecedor. Foram feitos mais de 4 mil registros, que serviram como amostragem para estatísticas sobre o total de transações na Black Friday.

Prezadas e Prezados, o que tal notícia nos diz sobre o comportamento do consumidor brasileiro em geral? E quais as oportunidades para o profissional de comunicação?

58 comentários:

  1. José Fernando Vieira, 6º periodo UNA Noite

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  3. http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/11/black-friday-lojas-batem-recordes-de-reclamacao-e-somam-mais-de-mil.html

    Black Friday que realmente funcionou no ano de 2013 foi da Kabum, Balão da informatica, Staples, resto deixou a desejar muito!

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  4. Karoline Paiva Alves
    6º Período de PP – Noite

    Os brasileiros não são acostumados com esse tipo de ofertas e se surpreendem fácil e se deixam levar pelos supostos descontos. E depois que recebem os produtos, reclama. Isso acontece por não verificarem os preços anteriores e não se atualizarem de como funciona o Black Friday. Falta de atenção é uma questão que pode levar a altos índices de insatisfação. Como os brasileiros se deixam levar pela palavra desconto, podem ser também facilmente enganados e terem prejuízos por isso. Com o tempo os consumidores se tornaram mais conscientes e avaliam antes de comprar.

    A Comunicação nesse período deve ser forte e aproveitar a oportunidade. Só um dia pode render para os profissionais grandes lucros e reconhecimento na área. Basta ser criativo e usar da melhor maneira possível cada um dos anúncios que serão feitos. De uns tempos pra cá os consumidores do Brasil, estão utilizando com mais frequência a internet para obtenção de bens e isso já é um ponto que pode ser abordado para as campanhas. Com as reclamações recebidas, a comunicação se tornou melhor e diminuiu muito o número de insatisfação da parte dos compradores. O profissional deve estudar e pensar no melhor para o cliente e isso causará uma ótima oportunidade de negócio.

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  5. Isabella Moema
    6º período - PP - manhã

    1 - A reportagem nos mostra o quanto os clientes estão atentos a propagandas e ações das marcas e como tomam atitudes perante a isso. Os clientes também estão mais atentos a seus direitos como consumidor fazendo com que as marcas tenham mais trabalho em conquista-los e mante-los.

    2 - As oportunidades ao profissional de comunicação aqui são desde de contribuir para a criação de um bom planejamento comunicacional até desenvolver um atendimento ao cliente mais eficiente. Profissionais também poderiam pensar nas interfaces dos sites dessas empresas para que tivessem melhor navegabilidade, criar estratégias de logística mais eficiente nessa época de black friday dentre muitas outras coisas que facilitassem a compra dos clientes e seu atendimento caso tivessem problemas.

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  6. Yasmin França
    Publicidade e Propaganda - 6º Período - Manhã

    Os consumidores brasileiros não estavam acostumados com o evento “Black Friday” e podemos dizer que a primeira vez que aconteceu muitos consumidores ficaram “loucos” com os tais descontos. Mas com as pesquisas pode-se notar que estão observando mais, como os detalhes das lojas que semanas antes sobem os preços dos produtos para na Black Friday colocarem no preço normal. Os consumidores estão exigindo seus direitos e reclamando cada vez mais, visando uma possível melhoria.
    A oportunidade que o profissional de comunicação tem é o de criar um bom planejamento de negócios que seja bom para as empresas e para os clientes evitando assim reclamações dos consumidores, mas também podem trabalhar para qualificar e melhorar o atendimento aos clientes, dando suporte também ao site, já que muitos não suportam a quantidade de acessos.

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  7. Diane Eliza Paschoal
    Publicidade e Propaganda - 6º Período - Manhã
    Acredito que levado pelo impulso de acreditar que a oferta tem tempo curto e determinado as pessoas mais impulsivas até as mais controladas sentem-se curiosas e direcionadas a comprar neste período.
    O comunicador deve planejar bem o que será ofertado e ter um controle de qualidade para que a oportunidade não se transforme em uma ameaça de qualificações negativas.

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  8. Bruna Mendes Viana
    6 periodo Noite
    Nos estados unidos é muito comum a prática de dias com grandes descontos. Já no Brasil essa prática não tinha muito conhecimento. Os Brasileiros não estavam acostumados com o Black Friday, e acredito que para os consumidores que compram por impulso foi uma grande estratégia pois viam os descontos e logo queriam comprar . A questão é que muitas ofertas não apresentavam muito beneficio ao consumidor, pois adquiria o produto praticamente pelo mesmo preço tabelado em dias normais. Outro problema foi a venda de mais produtos do que a loja poderia atender. Muitos consumidores ficaram insatisfeitos ao comprar um produto que estava esgotado. O black friday foi uma boa estratégia para o varejo, porém precisa ser mais aprimorada, corrigindo alguns erros. Para o comunicador deve ser realizada uma estratégia com um planajamento do que realmente será ofertado de acordo com fatores como: época do ano, clima, custo/benefício, para que a oferta seja melhor aproveitada. Que o Black Friday seja uma estratégia de vendas não só do produto, mas também da marca, para que ela nao seja desqualificada no mercado com reclamações.

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  9. Os brasileiros não estavam acostumados com esse tipo de ação de marketing realizada pelos varejistas. Sendo assim o que aconteceu foi que muitos consumidores enlouqueceram e partiram para as compras impulsivamente.
    Olhando pelo lado de comunicação podemos dizer que ouve um mal planejamento por parte dos anunciantes tendo em vista a quantidade de reclamações de produtos estragados etc.. Faltou um planejamento de negócios na qual o varejo poderia se qualificar e ter melhorado o atendimento ao consumidor final, evitando assim grandes dores de cabeça e muitas reclamações.

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  10. Stefaniny Ratto
    5° período/ Manhã

    O texto nos faz perceber que o brasileiro está empolgado com o Black Friday por ser algo novo, mas também o brasileiro possui uma forte tendência em comprar, é um país com grande porcentagem de consumo, além da população ter em sua cultura a "fama" de ter uma forte atração por liquidações e preços baixos.

    Para o profissional de comunicação a época do Black Friday é uma grande oportunidade de explorar seus conhecimentos para chamar mais atenção da população, conhecer o público e o que lhe chama a atenção, e também é um momento importante para observar e aprender do que o povo brasileiro gosta, o que os leva a compra, e assim o profissional poderá trabalhar de forma mais direta com esse público.

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  11. Bruno Dayrell Lopes
    6º Período de PP – Noite

    O texto traduz a forma imatura em que os brasileiros vêem as coisas. Numa forma geral é um povo desinformado, equivocado e podemos dizer "burro". De qualquer maneira, existem profissionais que sabem utilizar o Black Friday de forma correta e honesta, assim como há aqueles que são malandros, anti éticos, e sem moral alguma. Infelizmente convivemos com isso diariamente e devemos nos policiar e sempre ficar de olho nesse tipo de situação, para não acontecer o pior.
    Para o profissional, espera-se que sejam profissionais e aproveitem de forma ética as oportunidades do crescimento de vendas.

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  12. RAFAELLA TEIXEIRA CARMO DE OLIVEIRA
    PP - 6° PERÍDO/MANHÃ

    O Black Friday ainda é algo novo no Brasil,
    motivo pelo qual eu acredito que o consumidor
    ainda não aderiu 100% à sexta negra das
    promoções. E também porque se trata de
    varejo online, e nem todos
    os consumidores são digitais. Não
    podemos esquecer daquela grande
    parcela de mães, tias, avós e avôs
    que compram muito, mas pessoalmente,
    na loja e negociando. Analisando
    o consumidor da Black Friday no
    geral, eu vejo esse dia de
    prmoções como ''a oportunidade''
    para adquirir aquele bem tão desejado
    com um descontão. Ao saber que o
    Black Friday se aproxima esses
    consumidores até prorrogam suas
    necessidades de tal bem só pela
    oportunidade do desconto. E muitas
    vezes esse consumidor até adquire
    algo que não é necessário só
    pelo fator ''Black Friday ''.

    E é aí que ''viva para as empresas'',
    essas que estão visando o lucro na
    Black Friday, comemoram ativas a cada
    clique, a cada carrinho cheio e
    a cada compra efetuada.

    Analisando a oportunidade
    para o profissional de
    comunicação na Black Friday, me
    veem três diretrizes principais,
    todas ligadas ao planejamento:
    1 - anunciar o evento (Black Friday )
    2 - Viabilizar para que aconteça
    3 - tratar as possiveis reclamações,
    relacionamento com o cliente.

    Fazer um bom planejamento é a chave
    para que o evento Black Friday seja
    mais bem sucedido do que já é.
    O Maurício Vargas, presidente
    do Reclame Aqui relatou que
    “O volume de vendas teria sido
    ainda maior se não fossem os
    problemas técnicos” - problemas
    esses que poderiam ter sido
    evitados se já fossem esperados.
    O que também poderia evitar
    as possiveis reclamações dos
    clientes.

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  13. Fernando Roesberg
    6° PP - Noite

    Acho tudo isso uma questão cultural, a qual o Brasil não se adaptou ainda. Os brasileiros são acostumados a pagar caro e com isso fazer sempre sua contra proposta, coisa que pela Black Friday não tem como fazer. Fora a desconfiança que o povo brasileiro tem sobre qualquer oferta mais barata, isso que me referi foi apenas do lado do consumidor, olhando o lado da empresa, infelizmente a maioria age de má fé, anunciando descontos que não existem. Por essa e outras a Black Friday ainda não tem credibilidade aqui no Brasil.

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  14. Fernanda Ferreira Freihah
    6º período de PP - manhã

    De maneira geral, podemos perceber que o consumidor brasileiro fica muito empolgado com o "pouco que lhes dão". Muitos não estão acostumados a fazer compras de grande valor, e muito menos compras online. Quando teve o primeiro Black Friday no Brasil, muitos se iludiram pelas "promoções enganosas" por não saberem sobre preços anteriores. A maioria é precipitado e empolgado pelo momento.

    Os profissionais de comunicação, devem ficar atentos as oportunidades e aproveitar o máximo possível em relação a grande demanda. Fazendo um trabalho bem feito, é provável que seu nome fique marcado com uma coisa positiva, e que tenha oportunidades de crescimento.

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  15. Bruna Alves Moraes
    PP manhã

    Os resultados mostram que os brasileiro estão perdendo o medo e utilizando da internet para compras, movimento que vem crescendo em todo o mundo.
    Mas, mostra também que estamos atentos e as plataformas de reclamações agem a nossa favor.
    Cabe aos profissionais de comunicação se juntarem a essas mudenças que são boas para os dois lados. Mas trabalhando com ética, sem subestimar seus consumidores.

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  16. Berkciara Marinho
    PP - manhã

    O Black Friday é um fenômeno de compra e algumas empresas se empenham para que essa tradição passe a ser também uma tradição brasileira, apesar de algumas empresas colocarem seus produtos com um valor as vezes mais alto do que fora da promoção, ou outras simplesmente darem desconto, as lojas online precisam para mostrar o seu diferencial e descobrir como encantar o público alvo.
    O black friday, que agora se tornou uma tradição brasileira, através de canais de comunicação, é visível como se empenham em divulgar a "grande promoção", a fim de ter um bom crescimento nas vendas, além de novos clientes. E o consumidor acostumado a compras online, da mesma forma que reclamam, apesar de sofrerem com os problemas causados, se tornam mais atraídos pela promoção.

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  17. Juliana Cordeiro de Carvalho
    Publicidade e Propaganda, 6º período, Manhã

    Não é de hoje que o varejo brasileiro utiliza estratégias parecidas com a da Black Friday para motivar o consumo compulsório. Entretanto, sem uma pesquisa prévia do cliente, a tendência é que acabe caindo em uma armadilha por falta de honestidade de algumas empresas - já que os impostos são tão altos, é raro a família brasileira se ver na oportunidade de comprar objetos muito desejados por preços tão baixos, mas eles podem estar no preço original que foi aumentado uma semana antes.

    Além do planejamento comunicacional que deve ser feito cuidadosamente, é importante o profissional comunicador não condizer com desonestidade da empresa em sua campanha. Por exemplo: uma empresa não pode prometer uma entrega super rápida, se a expectativa é receber uma carga enorme de pedidos. Além disso, o e-commerce cresce mais a cada dia e no caso da Black Friday talvez seja ainda mais importante que a compra presencial, já que um consumidor que já utiliza compras online dificilmente considerará passar o sufoco de "lutar" com outros compradores para ter seu produto. Além disso, é uma oportunidade principalmente para o publicitário cujo trabalho gravita em torno da comunicação na Internet, Redes Sociais, Email Newsletter e Marketing, etc., já que é mais fácil direcionar o consumidor para o site da empresa.

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  18. Thiago Silva
    6º Período de PP – Noite

    A tendência do "Black Friday" é realmente empolgar os brasileiros com algo novo, como uma oportunidade única de adquirir produtos que em outros dias seria fora de cogitação. Do mesmo jeito que a expressão "Promoção" instiga, o "Black friday" tenta fazer isso aqui no Brasil de forma muito mais impactante, como já é nos EUA. O problema é que o "Black Friday" não agradou os brasileiros. Os grandes varejistas abusaram no nome e nas propagandas mas "esqueceram" de abaixar os preços. A estratégia de aumentar o preço dias antes, e no dia do black friday abaixar os preços para o estado normal foi percebido por todos e irritou grande parcela dos consumidores que expressaram seu desagrado nas redes sociais, disseminando ainda mais o que seria uma grande farsa. Talvez a nossa cultura não esteja preparada para o tal "Black Friday", ou ele não foi feito para nós.

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  19. Ana Beatriz Alves
    6º período - PP noite.

    Black Friday é a representação literal de como o consumidor comporta de forma impulsiva no ato de fazer compras. Primeiro pelo estímulo do preço e depois pelo desejo de obter aquele objeto, mesmo que não haja a necessidade daquilo. Tudo está integrado ao consumismo que estamos acostumados, naquele sentimento que ter mais para se sentir melhor e em breve ter outro objeto de desejo.

    Comunicação é tudo! Para o profissional de comunicação que queira atuar em um evento como esse, de grande visibilidade, terá um trabalho visual e informativo em alta escala. Não apenas ao fazer propaganda de ofertas e preços, mas também ao colaborar para a melhora da imagem da empresa, que, como dito no texto, alguns casos chegam a ter a desconfiança dos consumidores.

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  20. Esses resultados Black Friday mostram o perfil dos Brasileiros,que estão tão acostumados a altos impostos,e a dificuldade de se comprar um objeto de valor,ou apenas de desejo de consumo,que quando se depara com qualquer tipo de desconto se deixa levar pelo desejo de consumo.A motivação desses consumidores é o consumismo.E o fator desconto apenas um motivo a mais para leva-ló a compra.
    Para os profissionais da área vejo como uma grande oportunidade de crescimento,de trabalho e mão de obra,pois há muita visibilidade dos consumidores,e muita chance de se levar ao ato da compra.Com isso a propaganda irá incentivar ainda mais.Cumprindo seu papel com sucesso.

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  21. Carmem Ap. da Silva.
    6º período de PP - manhã

    Acho isso uma falta de respeito com o consumidor que acredita que isso ocorra verdadeiramente no Brasil . Creio que numa forma geral o povo brasileiro e extremamente desinformado e são levados pelo impulso de "compra", e acreditar que a oferta tem um tempo determinado , e isso faz com que essas pessoas se sintam impulsionadas a comprar nesse período, acreditando que estão fazendo o melhor negocio de suas vidas.
    Para os profissionais de comunicação é uma vitória, porque eles realmente conseguem fazer com que os consumidores vá ate as lojas ou sites adquirirem o seu objeto de desejo.

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  22. Luma Coelho
    6º Período PP - Manhã
    E bem possível que a maioria das reclamações é dos clientes que não conseguiram realizar suas compras, e é claro que sempre as impressões negativas se destacam das positivas. Sobre as pessoas que chegaram de fato finalizar suas compras e mesmo assim saíram insatisfeitas deve-se a falta de atenção nas ofertar e é claro, a má comunicação das lojas com seus consumidores. E ai que entra a participação dos profissionais de comunicação para facilitar o entendimento do consumidor com as propagandas. Pensar em campanhas bem simples e clara, pois a oferta será grande, logo quando mais a clareza mais rápido o entendimento, isso deixara o consumidor satisfeito e bem possível realização outras compras.

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  24. O Black Friday tem crescido no Brasil. Acho que estamos consumindo cada vez mais do que nos anos anteriores e a tendência é que isso aumente. Por outro lado, acho que muitas empresas agem de má fé com os seus consumidores oferecendo descontos inexistentes. Outro fator agravante, é a falta de despreparo para essas liquidações. As empresas lançam esses descontos e não preparam um atendimento melhor para os consumidores. No âmbito comunicacional esse crescimento é muito bom, pois vemos que está faltando profissionais para suprir essa demanda.

    Arnaldo Oliveira - PP MANHÃ

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  25. Ana Paula Souza Teixeira - 6 Período - Manha

    A noticia nos mostra que população esta sempre antenada ao descontos e promoções que acontecem e aproveita a oportunidade para a realização de compras, mas também esta esperta em relação aos preços realmente vantajosos e também mais exigente em relação aos seus direito de consumidor.

    Essa época de promoções e ofertas relâmpagos e um ótima oportunidade para a comunicação em diversos pontos, por exemplo a comunicação pode ser de grande ajuda para criar uma melhor estrategia para atender os clientes tornando todo o processo mais rápido é eficaz, outro ponto onde a comunicação é de grande valia é na realização de "propagandas" para atrair uma quantidade ainda maior de compradores e também pode deixar a população mais informada sobre como funciona as ofertas.

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  26. Juliana Dias Manoel - PP/Manhã 6 Período

    Não só os brasileiros mas como todo consumidor está ficando de olho em tudo quanto é promoção que aparece para não perder dinheiro. E não foi diferente no Black Friday, mesmo sendo um boom de ofertas, assim anunciadas, o consumidor brasileiro não deixou de escutar as vozes que foram contras e decidiram pesquisar, e os que pesquisaram, mostraram a prova, que não vale a pena, porém como todo lugar existem os que são a favores existem os que são contra, ou seja, mesmo os empresários percebendo que houve muita gente que não entrou na loja para comprar absolutamente nada por se sentirem lesadas, teve aqueles que compraram sem pesquisar até mesmo se precisavam do produto, com isso, eles perceberem que as vendas foram altas, pois ainda existem pessoas que não se informam para comprar, e as que se preocupam, é um caso a pensar, em como não perdê-las.

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  27. Henrique Ferreira - PP- Manha - 6°

    O consumidor brasileiro está cada vez mais carente de promoções e fica em busca de preço baixo. Nós publicitários estamos a cabo de fazer com que estes anúncios fiquem mais visíveis à eles, para que estas oportunidade apareçam para o publico certo, na hora certa.
    O mesmo produto pode ter variação de centenas de porcento de uma loja para outra, mas o publico final esta cada vez mais ocupado e não tem tempo ou é preguiça de procurar. Cabe às grandes promoções mostrarem a eles o que querem ver. Esta é a grande oportunidade para o publicitário.

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  28. Ernandes Junior Rodrigues
    6º Período PP Noite

    O e-commerce tem crescido consideravelmente no Brasil, os faturamentos pouco a pouco estão crescendo e os brasileiros estão finalmente aprendendo a utilizar a internet como ferramenta de compras. Diversos fatores influenciam tal retardo para esta mudança de comportamento do consumidor tupiniquim, dentre elas as principais; medo de realizar compras pela internet e a falta de instrução para fazê-lo.

    Tomando tais fatos como impossibilitadores de um lucro maior com a Black Friday, seria ideal e útil uma campanha de catequese com dicas não só para que internautas comprem na Black friday como durante o ano todo. Dicas de segurança, recomendações e justificativas para possíveis dificuldades durante o evento em questão e diversas peculiaridades que orbitam o mundo do e-commerce poderiam ser abordadas e instruiriam os internautas a utilizarem os serviços de vendas online de maneira segura e prática.

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  29. As redes sociais transformaram a mente do consumidor brasileiro e deram a eles possibilidades de troca de informações, reclamações e elogios de marcas, serviços e produtos. Com isso, uma nova realidade surgiu para as empresas e a cada dia elas se preocupam mais com sua imagem e reputação, pois já conhecem os resultados desastrosos de um simples comentário negativo na internet. E foi assim que aconteceu com o Black Friday,ele está melhorando ao longo dos anos, pois é reflexo de uma sociedade mais consciente e preparada para averiguar as vantagens e desvantagens de um negócio ou compra online. As vantagens para o profissional de comunicação são diversas, entre elas que o próprio consumidor diz o que ele quer e como. Através de pesquisas ou até mesmo do resultado da interação das marcas com seus consumidores ele pode agilizar todos os processos,evitando os erros que não são aceitáveis e investindo na divulgação das ofertas com maior profissionalismo e prudência.

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  30. Natália Godinho dos Santos
    PP manhã

    1 - A notícia nos mostra o quanto o mercado encontra-se disponível para o consumidor brasileiro, tanta facilidade e comodidade estimula cada vez mais as ações de compra. Os brasileiros estão se adaptando a esses novos costumes e muitos ficam de olho nas tentativas de fraude por parte dos anunciantes, fazendo-os agir de maneira correta. Isso possibilita “credibilidade” nas próximas promoções oferecidas, ainda assim é preciso ter cautela pra não acabar levando gato por lebre.

    2 - Desenvolver um bom planejamento de campanha para que as mesmas possam ser fielmente cumpridas satisfazendo as necessidades dos clientes, visando aumentar o número de clientes e consecutivamente as vendas.

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  31. Erick Vinícius de Oliveira Saraiva
    PP Manhã - 6º Período

    Primeiramente, a informação nunca foi de tão fácil acesso, logo o compartilhamento de ideias, opiniões se torna mais frequente. Hoje, você já é capaz de ver comentários sobre o produto ou serviço que você procura antes mesmo de comprá-lo, mais do que isso, você pode interagir com a marca.

    O que pode ser feito e tem sido feito por algumas grandes marcas é aproveitar a interação do cliente a seu favor. Resolvendo problemas quando possível e estarem atentos a oportunidades para melhorarem a imagem despertando credibilidade e engajamento com o cliente.


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  32. Andrezza Magalhães - PP Noite12 de março de 2014 às 20:26

    A noticia nos mostra que o brasileiro esta atento aos descontos e promoções que surgem e aproveitam as possibilidades para realização de compra, com praticidade e conforto. Consumidor esse cada vez mais crítico e exigente com relação ao produto e seus direitos como consumidor. Oportunidades e menos contratempos: é preciso bons planejamentos como citado acima, êxito esse alcançado pelas marcas WalMart e Magazine Luiza.

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  33. Barbara Monique - PP 6º período / Noite

    Quanto ao comportamento dos consumidores, fica claro que com o grande número de reclamações durante os anos esse tipo de oferta tem melhorado muito por parte das lojas e isso é ótimo para quem espera por este dia. Quem acompanha esse dia, vê um pouco de tudo, ao mesmo tempo que existem brasileiros alucinados por este dia, existem os que o odeiam. O movimento nas redes sociais sobre este assunto é enorme, e mesmo vendo todos os problemas relatados lá , o texto deixa claro que a ação tem resultado melhor do que o esperado pelos empresários.

    As reclamações deixam claro que faltam profissionais de planejamento capacitados até mesmo em empresas de grande porte. Deve-se avaliar melhor a oportunidade que o dia trás para a empresa, e assim poder executar um serviço que deixe o consumidor satisfeito de verdade, pois o mesmo voltará a comprar até mesmo fora da Black Friday. É uma oportunidade para fidelizar um cliente ou perde-lo.

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  34. Juliana Anacleto
    6º período PP - Noite

    O ato da compra online é um fenômeno no mundo inteiro e as pessoas estão cada vez mais cômodas a isso. A ação de vendas do Black Friday faz com que os consumidores ajam por impulsos e comprem tudo que consideram “valer a pena”, visto que a palavra desconto sempre gerou grande alvoroço perante os consumidores. A reportagem acima reforça que o padrão de exigência do consumidor é grande. Ele sabe o poder que tem, e, portanto, cobra pelos seus direitos. Cabe ao organizador de eventos deste tipo, e que queiram lucrar, atender as expectativas do consumidor.

    O profissional de comunicação pode aproveitar oportunidades como esta para planejar as ações de comunicação direcionadas a cada tipo de consumidor, e assim, atrair os potenciais clientes.

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  35. Rayane Oliveira
    5º período PP - Manhã

    A reportagem mostra que os consumidores de hoje estão cada vez mais atentos e exigentes com seus direitos. Fazendo assim com que as empresas corram atrás de adaptações e melhorias para satisfazer esse novo perfil de comprador.
    O profissional de comunicação atua exatamente nessa área, auxiliando as empresas com ações comunicacionais tanto para manter seus cliente, quanto para atrair novos.

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  36. Jessica Pinheiro
    5º Período - PP manhã

    Graças às tecnologias, os consumidores têm mais facilidade e comodidade para adquirir os produtos. Embora tenha todas essas vantagens disponibilizados em alguns ‘‘clicks’’, grandes problemas foram vistos no ‘’Black Friday”. Com a matéria citada, percebemos que além da sua facilidade os consumidores estão cada vez mais exigentes e reivindicando os seus direitos, expondo os problemas também no meio online.
    Com todos esses fatos o profissional de comunicação pode auxiliar as empresas quanto aos meios online proporcionando mais credibilidade e informações. Criando estruturas que suportam a grande quantidade de vendas, e a agilidade nas entregas dos produtos e segurança, para gerar a satisfação do cliente e atrair novos consumidores.

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  37. A Black Friday em geral, causa certa ansiedade no público brasileiro na busca de descontos na Internet, ainda mais ofuscados pelo brilho que tal dia carrega no seu país de origem. Creditado por muitos como o melhor dia de compras online, acaba sendo uma fraude (literalmente). Preços são aumentados uma semana antes, para sofrerem "descontos" no dia do Black Friday. O consumidor brasileiro só foi se dar conta do acontecido, no período entre a edição de 2012 e a de 2013, se munindo de informações para que de fato pudesse usufruir com segurança dos descontos proporcionados. O profissional de comunicação tem uma gama de vias para trabalhar em cima do tao aclamado dia, mas principalmente, focar na veracidade das informações que o site ou loja para qual ele trabalha, têm a passar para o consumidor, dando credibilidade ao estabelecimento e garantindo a satisfação do cliente através do melhor aproveitamento da Black Friday.

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  38. Laura Luiza Soares Papa - 6º período PP - Manhã

    O perfil do consumidor brasileiro se mostra de certa forma precipitado, e com uma necessidade de fazer parte de algo tão desesperadamente que não se é analisado direito os prós e contras daquela situação.
    O Black Friday é um dia que acontece nos Estados Unidos com preços que realmente dizem juz às suas propagandas e anúncios, um desconto real e não apenas um chamariz de clientes. No Brasil o Black Friday não acontece da mesma forma e mesmo assim os brasileiros insistem em lutar para adquirir produtos onde os preços não são realmente tão vantajosos assim, e o consumidor provavelmente tem um desgaste muito grande em todo esse processo, o que no fim das contas acaba não valendo os pequenos descontos recebidos na maioria das compras.

    Uma estratégia interessante para os comunicadores é trabalhar os pontos negativos com mais reclamações dos consumidores e criar alternativas para esses problemas, interfaces mais rápidas e com um maior suporte ao cliente, onde o maior número de consumidores saiam satisfeitos. Interessante usar também de pontos fracos que haviam anteriormente e que agora foram trabalhados para fazer um paralelo e atrair o cliente, por exemplo assumindo uma falha do passado e a corrigindo no presente, obtendo assim uma credibilidade do cliente que está ciente dos problemas passados e pode resolver dar um voto de confiança pela honestidade da empresa.

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  39. Rafael Bresson
    6º Período de PP – Noite

    Por mais que essa reportagem mostre que os clientes estão atentos e fazendo as reclamações sobre o Black Friday, eles também continuam comprando e se motivando a adquirir produtos por ofertas enganosas. Esse dia deveria ser estratégico para o consumidor comprar, mais o que podemos ver é a estratégia maliciosa que os comerciantes usam para enganar os consumidores, levo em consideração a forma que o Brasil desenvolve estas ideias vindas do exterior que de fato deveria ser boas, mais pelo jeitinho brasileiro de sempre querer tirar vantagem um do outro essas grandes ideias acabam gerando frustrações e alimentando uma característica não usual entre ofertantes e consumidores.
    Cada vez mais o profissional de comunicação pode contribuir para um melhor planejamento, tendo em vista sanar as falhas existentes em edições passadas. Contribuir para uma comunicação mais direta e verdadeira com o consumidor, pois assim gera uma fidelidade de compra onde o consumidor atribui a marca uma confiança e gera resultados também a logo prazo. Desenvolver uma melhor comunicação com o cliente dentro do site e telefone.

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  40. Andressa Rodrigues Almeida
    6° PP - Manhã

    Essa reportagem nos mostra o quanto o consumir brasileiro é acomodado.
    Mesmo com tantos problemas, com descontos enganosos, ele continuam dando lucro para os grandes empresários.
    Como a matéria mesmo diz, os descontos no Brasil vão de 20% a 50%, o que é muito pouco comparado ao Black Friday de verdade (outros países).
    O consumidor brasileiro é facilmente "seduzido" por pouco, mas sempre acha que está "levando vantagem".
    Podemos ver também com essa reportagem, um prato cheio para para os profissionais de comunicação. Com tantas reclamações é possível montar uma estratégia totalmente reversa a elas.
    E também em questão dos sites, atendimentos online e por telefone, uma vez que não dão conta de atender a demanda, pode-se criar estratégias de grande importância que visam sanar todos esses problemas.

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  41. Ricardo Pierre Bonfim de Lemos
    6º Periodo- Publicidade e Propaganda - Noite

    É visível a falta de planejamento de algumas empresas no dia em que praticamente boa parte do publico vai as compras, já que fica evidente que o consumidor esta atras de preços baixos. O publico espera que o atendimento seja rápido e preciso já que se trata de um dia de maior consumo para que não perca o produto desejado.

    O consumidor hoje utiliza de outros recursos para realizar suas compras, como a opção de comprar pela internet.O consumidor acredita em compras mais ágeis, mas a realidade mostrada é outra.Mas mesmo com tantas reclamações, tantas dificuldades para realizar a compra o consumidor não deixa de comprar.As estrategias utilizadas por algumas empresas são mais eficazes para conseguir seduzir o consumidor , por outro lado não conseguem atender a todos.
    Se nos proximos eventos as empresas terem mais atençao as reclamações anteriores podera trabalhar de forma conjunta ao consumidor, atraindo de forma positiva ainda mais clientes para as suas lojas. Entrar em contato com o cliente reclamante já é um passo para que tenha uma satisfação de ambos os lados, solucionando problemas que pode ser considerado mais graves.

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  42. Thomas Martins Passos de Carvalho
    PP Manhã - 6º Período
    Analisando essa reportagem e o fato, é notável a fácil atração do consumidor brasileiro pelos "produtos" americanizados como o Black Friday, mesmo não tendo os descontos proporcionalmente iguais aos americanos o brasileiro vai lá e gasta seu dinheiro as vezes até mais do que gastaria em um mês comum. Fácil influência de culturas externas. Para o profissional de comunicação é um excelente oportunidade de trabalho, entre a cruz e a espada, é interessante essa análise pois pode-se direcionar o comerciante por meio de campanhas de influência ao consumo pela data e ao mesmo tento como também consumidor ficar esperto aos aproveitadores do comercio.

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  43. Karine Gonçalves
    PP- 6º P- Manhã

    O consumidor brasileiro em busca de comodidade e praticidade começa a se interessar por ações como essa que aumentam consideravelmente o poder de venda das grandes empresas. Entretanto, o Black Friday tem um correto funcionamento em seu local de origem, os EUA. No Brasil, essa ação ainda é muito falha e que não condiz muito com o perfil das empresas brasileiras. O consumidor vê uma necessidade de participar desse mundo, mas que ainda não é pertencente a ele.
    A falta de planejamento e de profissionais capacitados é óbvia, visto a quantidade de reclamações. Os comunicadores devem considerar esses pontos negativos e trabalhar em cima disso, como otimizar o Black Friday para que ele ocorra realmente de acordo com sua proposta.

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  44. O brasileiro cada dia mais comodo com a internet, vai aumentando suas compras on line.

    Com isso no dia do black friday, eles compram até pela metade do preço,e sabendo que tem recursos se não ficarem satisfeitos, vão reclamar do que compraram.
    A oportunidade do profissional da comunicação vai de um ótimo planejamento para chamar a atenção do cliente, como descontos de verdade até também ao bom atendimento depois da compra. Para mostrar que realmente a empresa que o cliente confiou em comprar, esta junto com ele mesmo nas reclamações. Sendo assim fideliza o cliente.

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  45. Katia Alves Ribeiro
    Turno manha

    A praticidade hoje tomou conta do mercado consumidor, comprar pela internet tornou a vida do consumidor mais fácil e segura. O black friday é uma campanha de promoção impactante, mas aqui no Brasil gerou muita polemica, na minha opinião não funcionou muito bem, foi visto claramente a insatisfação, e decepção do consumidor.

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  46. As oportunidades apresentadas em eventos E-Commerce como estes atingem um publico que não podem ser considerados como uma totalidade do brasileiro. Não se trata apenas de acesso à internet, mas sim de um publico que tem a pesquisa rápida a sua disposição, um cliente mais atento. É um "boom" publicitário e excelente negocio para todos, principalmente no ramo de mídia digital, porém é necessário saber trabalhar com o marketing da empresas para que seja sucesso e tenha garantias de pouca reclamação desgaste da marca.

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  47. O evento do Black Friday realizado no Brasil é bem diferente do idealizador e criador, os EUA. Lá as ofertas chegam a quase 90% de desconto do valor produto. Aqui além de subir os preços na semana anterior ao evento, os descontos dificilmente alcançam 50%, mas o brasileiro não é acostumado em pesquisar para procurar um preço "justo", ele vê uma oferta, ativa o gatilho de compra, cria uma necessidade que não existia. Porém quem vive no Brasil enxerga 50% como uma oferta SUPER vantajosa, mas ele não percebe que em épocas de vendas baixas estas mesmas ofertas atingem valores até maiores do que vistos neste evento. O que assusta é o número gigantesco de reclamações, dentre elas, produto não entregue, com defeito, cobrança errada. Percebemos que o Brasil quer participar de algo, mas não tem suporte para o tal. Quem consegue possibilitar tal alvoroço impulsionando as vendas é o profissional de comunicação que trabalha mais com as mídias online, pois nela você consegue atingir o cliente utilizando varias ferramentas que com certeza quem utiliza de internet vai ver. Este profissional que tiver já experiência com os saldões consegue ultrapassar as vendas com o Black Friday, pois já sabendo que o cliente saiu de casa pra comprar ele só tem que saber o que vender para ele, aí vem o treinamento aos vendedores, pois eles que vão estimular o cliente a levar os produtos da loja.

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  48. Nota-se que os brasileiros se deixaram levar pela palavra desconto e consumiram por impulso. Ao finalizar a sexta, muitos artigos virtuais escreveram matérias sobre a fraude do Black Friday, e que não havia tanto desconto, quanto prometido. Os brasileiros não se preocuparam em pesquisar antes de realizar as compras. A mídia fez com que o consumo fosse excessivo criando descontos ilusórios, devido a grande fama que existe nos EUA.

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  49. Luiza Faria Simões
    6º Período de PP - Noite

    Com as novas tecnologias e o grande volume de mídia a que são expostos, o comportamento do consumidor brasileiro está mudando. Compras na internet estão se tornando cada vez mais comuns e, consequentemente, a insatisfação com as compras também. Quando compramos em lojas físicas, temos vendedores para nos orientar e tirar nossas dúvidas, mas quando compramos em lojas virtuais, estamos por conta própria e corremos o risco de receber algo diferente do que pedimos. O Black Friday foi um exemplo negativo desse novo hábito, a falta de informação levou muitas pessoas a acreditarem cegamente nas "super promoções" e depois se decepcionarem. Para o profissional de comunicação essa situação acaba sendo boa, pois este tem a oportunidade de valorizar o seu trabalho, visto que é essencial na área de vendas.

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  50. O consumidor em geral es deixa levar muito fácil por ofertas tentadoras...
    A Black Friday é um evento, que muito recente foi importado de outras culturas, e tanto os consumidores quanto os lojistas nacionais não estão acostumados/familiarizados. Por isso ainda existam muitas falhas na hora dessas vendas...
    Não me interessou nem um pouco acompanhar esse evento.
    Mas creio que se forem feitas de forma mais honestas as propostas de vendas, concertes todo mundo sia lucrando.
    E nesse caso o profissional de publicidade entra com o papel de divulgar essas "promoções" de uma maneira que seja interessante para o vendedor tanto pra o consumidor.

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  51. A população brasileira nao pode ouvir falar em descontos que querem comprar ou melhor consumir aqueles produtos que as vezes nem sabe para que serve ou em que vai usar isso torna os sites sobre carregados então da problemas que como foi falado no texto os sites ficam sobre carregado isso traz problemas para quem esta vendendo como para quem esta consumindo aquele produto.

    ANDRÉ DAMIÃO PP 6º NOITE

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  52. Thiago Vaz
    6° Período PP - Noite

    Pode-se dizer que o consumidor brasileiro não tem pulso firme, eles muitas vezes recalmão dos descontos, atendimentos online, formas de pagamento, dentre outros, mas mesmo assim fazem compras de valores altos pela a internet principalmente. Acho que se estamos insatisfeitos devemos ter firmeza para lutar por mudança, para a melhoria, não adianta de nada fazer reclamações mas continuar comprando do mesmo jeito ou ainda mais. Os bons profissionais da comunicação lucram muito com isso, porque como dizem: a propaganda é a alma no negocio, então uma boa publicidade facilita bastante o lucro das empresas.

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  53. Davidson F Silva
    6º Período - Noite

    Comprar on-line é um fenomeno mundial inquestinavel. As chamadas Black Friday aqui no Brasil é diferentes dos eventos realizados nos Estados Unidos. Aqui no Brasil os produtos mal chegam a 50% de desconto e se chegam, provavelmente pertecem ao grupo dos que foram aumentados infalcionadamente na semana anteriormente. Sorte que o padrão de exigência do consumidor está aumentando, como mostra a postagem acima, estamos começando a dar valor aos nossos direitos e lutar por eles.
    Com isso os idealizadores de eventos como este devem tomar cuidado para as próximas edições, e levar muito em consideração que o perfil do consumidor está mudando.

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  54. Eduardo Gazzinelli 6 pp noite

    A Black Friday é um evento que veio de fora para o Brasil, trazendo assim uma grande expectativa para os Brasileiros. O evento fora do Brasil movem milhões de pessoas para que fiquem nas filas e que saiam correndo ao abrirem as lojas. No Brasil, o mesmo não ocorre como fora pelo fato de ser um Black Friday bem maquiado, a maioria das lojas aumentam preço ou colocam promoções que não chegam à metade do que é la fora. Ainda bem que os consumidores cada vez mais estão sabendo filtrar cada informação e assim serem mais seletivos.

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  55. Diogo Ribeiro de Faria
    6º PP - Manhã

    A partir da notícia pude perceber que mesmos diante dos problemas, envolvendo reclamações e desconfiança na veracidade dos descontos da ação do Black Friday, os consumidores continuam consumindo e as empresas lucrando cada vez mais. Muitos acabam sendo influenciados pela oportunidade anual, outros pelo simples motivo de estar comprando, sem necessidade, só porque outras pessoas estão também consumindo, etc.
    Entretanto, por mais que sejam levadas pelo impulso conseguem mais tarde, que já é um bom resultado, identificar e criticar falhas. E é nesse momento, que surge a oportunidade de um profissional de comunicação, interferindo no processo. Aproveitando a facilidade e a disponibilidade de compra pelos brasileiros, poderia auxiliar nas decisões de ações das empresas, com relação à questões de ofertaXprocura, a porcentagem do desconto de acordo com o produto e o público, a forma de abordagem e caso necessário a maneira como atender o cliente em situações de problema.
    Se a intenção é incorporar o Black Friday a "nossa cultura" que seja bem feito igual se é observado nos Estados Unidos.

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  56. Wilvis Handel - 6º Período PP - Noite

    O Black Friday, assim como em outros países representam grande oportunidade, tanto para os logistas quanto para a publicidade. O consumidor brasileiro está acostumado a negociar em qualquer tipo de compra e está sempre aproveitando os descontos. É necessário um cuidado e um planejamento adequado para conseguir atender a demanda, tanto na venda quanto na entrega dos produtos. Com consumidores cada vez mais exigentes, é necessário trabalhar além dos descontos, o tratamento no ato da compra e o pós-venda.
    A forma como posicionar a comunicação nessas situações é fundamental. O consumidor precisa estar ciente não só das promoções e descontos, mas também dos regulamentos de compra de cada estabelecimento.

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