Prezadas e Prezados, vejam o video e façam suas considerações do ponto de vista do consumo e do comportamento do consumidor.
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Blog da disciplina Comportamento do Consumidor, do curso de Propaganda e Publicidade do Centro Univers. UNA, de BH/MG. Vamos debater casos e a profissão do publicitário. Os comentários não devem se repetir ou ao texto, trazendo observações pertinentes. Cada comentário valerá 2 pts. até 15 dias após o post. Após isso, ainda serão válidos, mas valerão apenas 1 pt. São 10 pts por bimestre, não valendo após o seu encerramento. Aqui também estarão os trabalhos de classe. Fique atenta(o)!
Berkciara Marinho
ResponderExcluir6º PP - Manhã
O documentário mostra o uso da geração excessiva de resíduos de marcas publicitárias pelos catadores de lixo, as que são reutilizáveis e as que podem ser desperdiçadas. A produção eminente de lixo é geralmente causada pelo consumidor, fazendo com que elas prefiram produtos que melhor tratem do ambiente produto ecologicamente corretos, o que acarreta mudanças em seus comportamentos.
Ana Paula Souza Teixeira- 6 Período P.P - Manhã
ResponderExcluirNo documentário podemos ver o consumo desenfreado das classes mais favorecidas e a batalha diária do mais necessitados em busca de sobrevivência. Vemos também como as pessoas com mais recursos se posiciona em relação ao meio ambiente, ao consumo excessivo e como os menos favorecidos enxergam a vida de uma forma completamente oposta, valorizam o que fazem para o sociedade.
Erick Vinícius de Oliveira Saraiva 6º PP - Manhã
ResponderExcluirO interessante do documentário é esse toque sobre a consciência dos consumidores atualmente. Fato que não é mais tão raro e se encontra entre os consumidores com um grau maior de estudo. As marcas têm tido maior engajamento tendo em vista esse novo comportamento.
Quézia Gonçalves Barboza
ResponderExcluir6º período - manhã PP
O documentário é muito interessante, pois mostra a realidade dos catadores de papel. Mostra como eles veem o lixo, como oportunidade de renda e trabalho. Nele mostra o consumidor e seu comportamento em relação ao lixo, que deveria ser reciclado na casa de cada um de nós, pobres e ricos. Mas entendo que a reciclagem de lixo é necessária como fonte de renda dos catadores, só não concordo com as condições que eles trabalham e a maneira como alguns da sociedade os trata.
O que o publicitário fala no vídeo é a realidade da publicidade em embalagens. Cada classe requer um tipo de embalagem, pois cada uma deve se adaptar ao cliente final.
Enfim, o documentário serve para nos mostrar o comportamento dos catadores de lixo em relação as nossas ações e ao próprio lixo e mostrar que nosso comportamento afeta diretamente à eles.
Isabella Moema
ResponderExcluir6º período - PP - manhã
No ponto de vista do comportamento do consumidor e do consumo o documentário mostra como também existe consumo das classes mais inferiores, abaixo da classe C. Essas pessoas são tão consumidoras quanto qualquer outra classe, independente dos produtos muitas delas tem preferencias, como o do senhor com o OMO, o de uma das moças com o IceBrasil. Esse público deveria receber tanta atenção quanto os de outras classes pois muitas vezes, como cita do documentário eles são vistos como inferiores e sofrem preconceito.
Karoline Paiva Alves
ResponderExcluir6º Período de PP – Noite
Hoje o consumo é excessivo e desenfreado. As pessoas compram por prazer e até mesmo sem ter condições. Com o trabalho e o salario, esse consumo se torna possível para pessoas que possuem renda baixa e precisam sobreviver. Hoje não se compra mais por necessidade e sim por desejo e vontade. Com esse consumo excessivo vem também a falta de educação com o meio ambiente. Lixos jogados em ruas e com isso entopem esgotos e causam danos nas cidades. O consumidor não sabe se portar corretamente e acham que podem jogar em qualquer lugar porque vai ter alguém que vai recolher e limpar as ruas. A educação deve sair de dentro de casa, consumindo menos produtos que causam lixo em excesso, reciclando, reaproveitando materiais e separando para a coleta ser mais rápida. E com isso, podemos melhorar a sociedade e viver com mais qualidade. Os catadores são essenciais nesse processo de recolhimento de lixo. Pois reciclam e diminuem a quantidade de lixo nos aterros e ainda sim são vistos com preconceito.
RAFAELLA TEIXEIRA CARMO DE OLIVEIRA
ResponderExcluirPP UNA 6° PERÍDO/MANHÃ
O vídeo mostra a realidade dos catadores de lixo.
As dificuldades do dia a dia e relata também
o consumismo desenfreado que existe. Visto
por outro ângulo, o vídeo também fala do consumo
desses catadores, como o exeplo do velhinho pela
preferência do sabão em pó Omo. O vídeo também
relata a importância da coleta seletiva para
com o planeta, mas infelizmente essa ainda é
uma realidade distante do Brasil, poucas pessoas
tem conciência e separam o lixo organico dos
reciclaveis. Trabalho que é dado a esses catadores.
Em relação ao ponto de vista do comportamento do
consumidor temos a príncipio o designer fazendo
uma co-relação entre as embalagens destinadas ao
público A,B,C,D e E. Ele explica que da classe C em
diante as embalagens precisam ser mais claras, simples,
de fácil entendimento, até mesmo porque existem muitas
pessoas que não sabem ler e irão adquirir esse
produto. O vídeo também mostra que a classe
dos catadores de lixo também tem suas ´referências
em relação as marcas e sabem diferenciar o bom
do ruim. O vídeo deixa uma mensagem muito importante,
pensar no meio ambiente.Separar nosso lixo, reciclar,
reutilizar, conservar o nosso planeta para as
gerações futuras.
O Documentário relata a desigualdade social vivida pelos catadores de lixo e pela "sociedade moderna" que a cada dia vem demonstrando um total despreparo junto ao nosso meio ambiente, não existe uma valorização de um futuro melhor, o video relata uma mensagem muito importante para que tenhamos um meio ambiente e um futuro melhor para todos(as).temos visto uma "sociedade" que se preocupa mais em satisfazer as sua necessidades pessoais do que se preocupar com um mundo melhor e com um futuro melhor.
ResponderExcluirAna Beatriz Alves
ResponderExcluir6º período de PP - noite
Consumir não é o problema. Comprar, gastar, adquirir, obter para agregar valor ou para satisfazer uma necessidade não é o foco principal do documentário. O consumidor se acostumou a querer saber a origem das coisas. De onde vem o produto e qual sua composição, mas não tem interesse em qual é o caminho final. Está exigente com a embalagem, com a composição, com a estética, mas quando isso se acaba, o destino final é o lixo. Mas quantos estão interessados?
De forma clara a mensagem é passada ao telespectador: é preciso ter consciência.
Laura Luiza Soares Papa
ResponderExcluir6º período de PP - Manhã
O documentário no ponto de vista do consumo mostra que qualquer tipo de consumidor, seja da classe A ou da classe C, D, E... todos consomem de alguma forma e apesar de serem tratados do ponto de vista publicitário como mais "ignorantes" com relação à sofisticação das embalagens e afins, eles sabem diferenciar qual marca é a melhor e qual é a pior, e eles tem suas preferencias mas consumem o que o dinheiro que eles ganham permite.
Acredito que o documentário também serve como um alerta para o descuido no descarte do lixo, a falta de consciência por parte de pessoas que consomem compulsivamente e não se importam em pelo menos descartar o lixo de forma correta, de uma forma que não prejudique tanto o ambiente. Consciência essa que os catadores, que são de classes inferiores mas ainda assim são consumidores, possuem.
Então, analisando o comportamento das diferentes classes de consumidor, percebemos que ninguém pode ser descartado como público, e que de alguma forma todos consomem, porém alguns possuem uma consciência que não está presente em outros
Natália Godinho dos Santos
ResponderExcluirPP - Manhã
O vídeo mostra que todos nós como consumidores, independente de qual classe social pertencemos, gostamos de bons produtos que na maioria das vezes são julgados pela aparência da embalagem como afirma o publicitário. Acontece que ao invés de pensar em uma embalagem bonita que corresponda aquele grupo especifico de pessoas, é preciso desenvolver embalagens que sejam realmente ecológicas, pois o meio ambiente é de todos e cada um tem que contribuir de alguma forma para cuidar melhor dele. É triste a realidade dos catadores, pois trabalham ali de sol a sol sem o mínimo de recurso necessário para se trabalhar com segurança e dignidade. Estão expostos ao tempo e as diversas contaminações ali presentes e ainda são discriminados por uma sociedade que vive em função do consumo. Sociedade essa que de um modo geral está sempre em busca dos melhores produtos, procurando por marcas famosas, mas não sabe distinguir o que realmente é lixo daquilo que ainda pode ser reutilizado. Muito se fala em reciclagem, mas é preciso que ela comece em casa, para tornarmos um pouco mais digna a vida dessas pessoas que assim como todos nós, também tem suas preferências e fazem parte de um grupo de consumidores.
Juliana Cordeiro de Carvalho
ResponderExcluir6º Período - Publicidade e Propaganda - Manhã
Primeiramente o vídeo mostra não só uma perspetiva tocante de pessoas cuja condição financeira não lhes permite abusar de privilégios comuns à classe média (uma refeição num restaurante, por exemplo), mas como estas mesmas pessoas não têm nenhuma outra oportunidade que não seja ligada ao trabalho com o lixo - que além de tudo é insalubre e rende pouquíssimo.
Por outro lado, mostra-se um mercado de consumo preso em um círculo. Cada vez se consome mais e mais, e todos os resíduos gerados vão acabar no mesmo lugar: no lixo. Isso nos mostra que é importante haver um trabalho comunicacional não só voltado em tornar embalagens mais atraentes e atributos de certo produto mais sedutores, mas também de educar sobre a reciclagem, o destino do lixo, o reaproveitamento das coisas. Acho sim, ser possível, que haja um "consumo saudável", significando o descarte apenas necessário.
Ricardo Pierre Bonfim de Lemos
ResponderExcluir6º Período - Publicidade e Propaganda
O vídeo demonstra como o consumidor está mais exigente ao realizar uma compra, que não apenas as classes A e B estão exigentes ao realizar a compra , mas a classe C se tornou também um consumidor exigente na hora de escolher um produto.Uma marca pode determinar como está o seu publico no ato da compra exigindo embalagens mais sofisticadas e modernas.Porem, não existe uma conscientização em relação ao ambiente, a forma que é descartada o lixo sem nenhuma preparação ou seleção.Para agradar ao consumidor empresas não pensam no destino final de suas embalagens,sabendo do publico que ira atingir apenas criam para que seja realizado o consumo de forma desenfreada.
Deve haver uma conscientização no ato da forma de consumo, como embalagens mais sustentáveis para o meio ambiente. Na entrevista realizada com as pessoas que realizam a coleta de material reciclável demonstram e sabem da importancia de seu papel para o meio ambiente na hora de separar os materiais, mas que gostariam tambem o publico tenha conciencia na hora de realizar a separação do material para que não haja nenhum ato prejudicial ao meio ambiente.
O controle do consumo inicial deve começar dentro de casa até o momento em que a embalagem é descartada, escolhendo produtos que são ecologicamente menos prejudiciais a natureza. Mas como realizar esse controle se o próprio consumidor não se importa no ato da compra em observar o tipo de embalagem/marca que está levando para casa ?Como empresas podem influenciar o consumidor para que escolham embalagens mais sustentáveis ?
Questões como essa podem fazer a diferença para o cuidado na hora da criação de uma embalagem e a forma que as empresas podem influenciar para um consumo consciente.
Fernando Roesberg 6°p de PP Noite
ResponderExcluirO documentário relata o consumo desenfreado das pessoas e a realidade dos catadores de lixo. Fica muito claro que tanto as empresas quanto aos consumidores pouco dão importância para onde vão os seus lixos produzidos. Sem essa consciência os mais afetados somos nós mesmos, como os próprios catadores dizem, que se não fossem eles, essa situação da poluição estaria muito pior. O documentário nos incentiva a refletir para tomarmos uma outra postura, os consumidores saberem reciclar os seus lixos e as empresas fabricarem algo menos poluente, tornando um consumo mais consciente., Com os consumidores mais conscientes forçara as empresas a mudar as medidas de fabricação das embalagens, tornando as menos nocivas a natureza.
Carmem Aparecida da Silva.
ResponderExcluir6º Período - Publicidade e Propaganda
O documentário nos fala do consumo desenfreado das pessoas e a realidade dos catadores de lixo.Do ponto de vista do consumo mostra que qualquer tipo de consumidor, seja ele da classe A ,B C, D, E... todos consomem de alguma forma.
Eu só acho que o controle do consumo inicial deve começar dentro de nossas casas, até o momento em que a embalagem é descartada, deveríamos escolher melhor os produtos,os que são ecologicamente corretos e menos prejudiciais a natureza. Mas esse controle deve vir do próprio consumidor que não se importa no ato da compra em observar o tipo de embalagem ou marca que está levando para casa e como as empresas podem influenciar o consumidor para que escolham embalagens mais sustentáveis.
Yasmin França
ResponderExcluirPP – 6º Período – Manhã
Assistindo o documentário é possível notar que todas as pessoas, independentes das classes sociais tem desejos sobre as coisas como roupa, comida, sapatos. Mas nem todas tem a mesma oportunidade de comprar aquilo que deseja e a partir disso priorizam o que é de verdadeira necessidade para o seu bem – estar, como uma das catadoras disse “ Eu nem olho para as lojas para não desejar... Um lanche que tem preço de dez.” Ainda assim são consumidores como as pessoas de outras classes.
Acredito que pelo ponto de vista do consumo, o destino de seus produtos e suas embalagens são de pouca importância, o interesse é a venda e o consumismo. O qual a cada dia vem ficando cada vez mais desenfreado, consumo de produtos não pela necessidade, mas sim pelo status ou pela “beleza” do produto e sua embalagem. É necessário que o comportamento do consumidor mude em relação a seu consumo e o futuro dele, se todos aprendessem a escolher produtos bons e com embalagens que sejam recicladas ou que não prejudiquem tanto a natureza, já seria um grande passo, e se nas casas houvesse a tradição de separar o lixo, então teríamos realizado um grande processo e que ajudaria muito as pessoas que vivem no lixão e a nós mesmos.
Fernanda Ferreira Freihah
ResponderExcluir6º período - PP - manhã
Todo mundo quer consumir.
O documentário relata a vida dos catadores de lixo, que muitos de nós, não damos o valor merecido. Essas pessoas, também tem desejos e consomem, mas na maioria das vezes, não é possível consumir exatamente o que querem.
Quem fabrica embalagens e produtos estão interessados apenas na venda e no lucro que terão futuramente. Acho que deveriam repensar e achar, talvez, uma solução para facilitar a vida desses trabalhadores, afinal, eles são gente como a gente.
O documentário aborda o dia dia dos catadores de lixo e também, do consumo desenfreado das pessoas. Somos todos consumidores, independente da classe social mas nem todos tem condição de consumir o que desejam ou gostariam. Com relação ao comportamento do consumidor, acredito que o ponto de partida para se ter um controle, inicia-se na casa de cada um. Já os fabricantes de embalagens, poderiam sim além de visar somente o lucro, pensar e atuar como algumas empresas já fazem, em produtos mais sustentáveis, menos prejudiciais ao meio ambiente.
ResponderExcluirJuliana Dias Manoel
ResponderExcluir6 Período PP - Manhã
O vídeo é mais uma forma de fazer com que as pessoas se conscientizem e prestem atenção em seus lixos de uma forma positiva, uma vez que como consumidores elas compram mas esquecem que a embalagem também faz parte da "riqueza" do produto.
Hoje em dia as pessoas consomem produtos de uma forma descontrolada esquecendo seu real valor. Do ponto de vista do consumidor há algo que o motiva comprar. Seus desejos e necessidades desencadeiam o ato de consumir de tal forma que logo os próprios consumidores não percebem que a forma que descartam as embalagens de seus produtos pode até mesmo atrapalhar o meio ambiente. Quanto aos fabricantes, seus interesses se resumem em apenas vender!
Diante disso é necessário entender que o consumidor está em todas as classes e eles hoje sabem correlacionar suas necessidades e desejos, fazendo com que sempre tenha o consumidor e o que consumir.
Luma Coelho
ResponderExcluir6 Período PP - Manhã
O documentário relata o cotidiano dos catadores de lixo reciclável, e mostra a discrepância no ato de consumir entre as classes sociais. Relata também o descaso que a sociedade tem com os catadores e com a importância da reciclagem, de como a sociedade não tem consciência de que depois que seus resíduos são jogados no lixo, eles iram para algum lugar. E muito valido ressaltar a importância de se fazer embalagem recicláveis ou retornáveis, pois além de ser bom para o meio ambiente, eleva o nome da empresa.
Ernandes Junior Rodrigues
ResponderExcluir6º Período PP - Noite
Há de se destacar antes de qualquer consideração de análise comportamental destes profissionais, a consciência de mundo que eles possuem. tanto no âmbito social, ecológico e mercadológico as observações e opiniões dadas por eles estão muito bem colocadas e coerentes com o que estes assuntos realmente são.
Sob a ótica de comportamento de consumidores que são, eles se mostram muito mais conscientes quanto a seus poderes aquisitivos e necessidades. O consumismo simplesmente não existe para essas pessoas. Estão acostumados a consumirem somente o que necessitam. Abordando especificamente a consciência deles quanto a seu poder de compra, há um fato muito raro dentro do capitalismo, eles simplesmente desconhecem qualquer forma de crédito e não se endividam. Saber o quanto se ganha e o quanto se pode gastar é um fenômeno raríssimo na sociedade capitalista como um todo.
Já começo falando da consciência que esses profissionais tem sobre o presente e futuro do mundo. Outra coisa interessante é que eles sabem dos seu limites como consumidor, coisa que não existe mais.
ResponderExcluirE o trabalho deles prova, que o mundo anda cada dia mais consumista, muitas das vezes comprando o que quer, e não o que realmente precisam. Provando que o ser humano é totalmente inconsequente.
O documentário relata o descaso que a sociedade tem com os catadores e com a importância da reciclagem, de como a sociedade não tem consciência de que depois que seus resíduos são jogados no lixo, eles iram para o lixão,lugar onde muitas famílias inteiras tiram os restos para consumir.Mostra a discrepância no ato de consumir entre as classes sociais e a desigualdade.É muito valido ressaltar a importância de se fazer embalagem recicláveis ou retornáveis, pois além de ser bom para o meio ambiente pode ajudar a promover a imagem da empresa positivamente.
ResponderExcluirBruna Alves Moraes
ResponderExcluirPP-manhã
Percebo em algum dos entrevistados o orgulho de trabalhar lá, com a consciência ambiental da sua função. São raros em BH os bairros com coleta seletiva, mas moro em um deles. Uma vez por semana o caminhão passa, poucas casas se disponibilizam a separar o lixo.
O consumismo é incentivado e apesar de desde pequenos todos aprendermos que desperdiçar comida é feio, na prática ninguém se importa muito com os dejetos que produz.
Mais que o descarte exagerado que que produzimos, o documentário quer mostrar a ligação entre a quantidade de lixo produzido com a qualidade de vida. Quanto mais lixo, maior a relação com os bens adquiridos. Porém, vontade de compra não está relacionada ao poder aquisitivo. Todo mundo quer ter.
Juliana Anacleto Ferreira
ResponderExcluir6º período PP - Noite
O vídeo Além do Lixo relata a vida difícil de pessoas que vivem literalmente no lixo e que dependem dele para sua sobrevivência. Mas esta a dura realidade social desse ‘povo’ não descarta suas preferencias sobre marcas e produtos.
O destino final dos produtos é o lixão e, a maioria desses produtos, demoram anos para se decomporem. Por isso, hoje, vê-se necessário desenvolver embalagens ecológicas, visando a contribuição para com o meio ambiente.
henrique Ferreira - pp - manha
ResponderExcluirAnálise do documentário na ótica do consumidor, que não se contenta em realizar suas necessidades primarias, as quais são propriamente satisfeitas quase que instantâneas, estes ficam a merce do consumo, que gera o acumulo de descarte no meio ambiente, não que isto seja culpa do consumismo, mas também da educação que é passada em família e por gerações. Por outro lado o consumo está em crescente e constante mudança, cada vez mais produz para um publico especifico, trabalha com produtos quase que feitos para cada indivíduo, assim impulsionando as vendas e gerando o descarte de resíduos.
O documentário mostra como as pessoas não dão valor lixo, que muitas vezes são descartados incorretamente. O meio ambiente está cada vez mais precário, pessoas que não tem consciência , educação, e o que mais me pressiona é o fato de aprender em casa, nas escolas, em campanhas e ainda sim continuam desperdiço.
ResponderExcluirBarbara Monique - PP - Noite.
ResponderExcluirO documentário vem mostrar a diferença das classes, o consumo desenfreado. Todo o Luxo, vira lixo, e é essa realidade q é retratada no vídeo. Por diversos motivos muitas pessoas acabam indo trabalhar, falta de estudo, idade, falta de oportunidade. E nos lixões e enxergam o quanto é importante seu trabalho seja para eles ou para a sociedade que age sem pensar, consome e não tem consciente de onde jogar seu lixo. Quanto mais crédito se dá aos consumidores, mais fácil é consumir e mais lixo se produz.
Rafael Bresson - 6º Período - PP – noite
ResponderExcluirO documentário mostra como a maioria dos consumidores não tem a cultura da coleta seletiva, de separa o lixo entendendo que pode ser fonte de renda e diminuir os danos a natureza. Mas catadores de lixo fazem o que fazem não por que gosta, mais sim por que viram uma possibilidade em uma deficiência social de ganhar dinheiro, de se estabelecer na sociedade de forma correta sem roubar ou fazer atos ilícitos para sanar suas vontades e necessidades. Mas é claro que essas pessoas fazem um papel social fundamenta.
PP 6 Noite
ResponderExcluirNo vídeo percebemos como é gigantesca a produção de lixo do ser humano, o destino deste material possibilita uma fonte de renda para os catadores, que enxergam as pessoas, de classe mais alta que elas, ricas em dinheiro, mas pobre em consciência. A forma como gastam desenfreadamente fazem com que produzam esta absurda quantidade de lixo que diariamente enchem os aterros sanitários. Uma outra visão do vídeo é como os catadores tem vontade de pertencer aquele mundo de restaurantes, comidas chiques, roupas de marca, mas que não tem condições financeiras de comprar os produtos/serviços. O dinheiro cobrado pela empresas atingem valores que eles consideram fora da realidade deles.
Luiza Faria Simões
ResponderExcluir6º Período de PP - Noite
O documentário mostra a triste realidade atual da nossa sociedade, onde o consumo é desenfreado e o que para uns é lixo, para outros é a única fonte de renda para sobreviver. A explicação para a enorme quantidade de lixo que se acumula nos aterros é a falta de consciência das pessoas em, simplesmente, separar o lixo orgânico do reciclável e o fato de que quase todos os produtos que são lançados já tem um data previa para serem substituídos. Acredito que esse ciclo não vai parar tão cedo, pois assim as empresas conseguem lucrar e manter seus consumidores, que agora precisam viver atualizados. Portanto, é necessário criar uma maneira sustentável de solucionar esse problema, pois a quantidade de lixo que se acumula é infinitamente maior do que a quantidade de lixo que conseguimos eliminar ou reaproveitar.
No meu modo de ver o documentário fala da diferença de classes sócias,e também o que para uns e considerado como lixo para outros e uma fonte de renda,para uns o que não tem valor por causa do consumo abusivo para outros tem muito valor,temos que conscientizar e dar mais valor uns para os outros por que cada um tem seu lugar,o que desperdiçamos por causa do consumo abusivos servi para outros e não e por causa disso que somos diferentes uns dos outros.
ResponderExcluirANDRÉ DAMIÃO PP NOITE
Bruno Dayrell Lopes
ResponderExcluir6º Período de PP – Noite
Estamos consumindo o necessário e o desnecessário e isso já faz tempos. Infelizmente os empresários querem ganhar dinheiro, para isso querem vender e não pensam no lixo que o mundo tem produzido. O meio ambiente já não está suportando tanto lixo; infelizmente vivemos em um mundo de desigualdade social e onde, cada vez mais, estamos distanciando das pessoas e de suas classes sociais. Aquela velha história do "Pobre ficar mais pobre e o rico cada vez mais rico".
Uma coisa foi falada no vídeo que me chamou muita atenção, o fato de não ser ensinado certas coisas na escola, que por mais clichê que seja, parte da educação(conhecimento) das pessoas vem delas.
Thiago Vaz
ResponderExcluir6° Período PP - Noite
A onda de consumismo está em alta, como o poder aquisitivo das pessoas estão cada vez mais aumento o aumento do consumismo cresce proporcionalmente, porém, temos que perceber, que o consumo desenfreado esta criando tanto lixo que daqui uns anos o maior problema nossa sera onde colocar esse lixo, as coisas estão tao descartáveis e perdemos a noção muitas das vezes. Se esse processo continuar do jeito que está, daqui alguns anos se as autoridades não intervirem no processo, vamos ter sérios problemas.
Davidson F Silva
ResponderExcluir6º Período - Noite
Há muito tempo que consumimos tanto o necessário e o desnecessário. Consumir por consumir é de fato uma realidade que avança de geração em geração e atos irresponsáveis como não preocupar com o destino das embalagens de seus produtos por exemplo é um fato lamentável.
O documentário dos catadores é de fato interessante, e uma realidade que vai contra a realidade citada anteriormente. Esses catadores de fato vêem no lixo a oprtunidade de recilcar e consequentemente geram renda que são a única fonte de renda de famílias do Brasil.
Por fim podemos dizer que estamos todos interligados que seja pelo lixo que um (consumidores) produz e que o outro (catadores) recicla.
postagem sobre os lixos nas ruas me chamou muito a atenção, pois isso é o que esta ocorrendo nos dias de hoje! a sociedade não tem a noção do que um lixo pode fazer! em uma rua, principalmente em dias chuvosos, os lixos tem o seu lugar, mas muitos ignoram essa situação, continuam jogando lixos nas ruas ! gente temos que ter consciência do que estamos fazendo! eu mesmo já fiz isso, mas hoje vejo em jornais o que um lixo pode fazer, em dias chuvosos ! criar alagamentos etc ! esse lixo que jogamos pode virar varias coisas divertidas ou mesmo coisas que nos ajude no nosso dia-a-dia !
ResponderExcluirJose Fernando PP 6º noite
No documentário pode ser percebido a forma que o consumo hoje em dia está cada vez mais acelerado, no meio das pessoas que se posicionam nas classes mais favorecidas, e a luta que os menos favorecidos passam diariamente para sua sobrevivência.
ResponderExcluirPercebe-se também o posicionamento dos mais favorecidos em relação ao meio ambiente e o consumo, em quanto os menos favorecidos procuram sempre o benefício social.
Eduardo Gazzinelli 6 pp noite
Bruna Mendes Viana
ResponderExcluirNoite
A população cresce a cada dia, e junto com ela o seu consumo acelerado. A sociedade não sabe medir a quantidade de lixo que produz. A consciencia precisa ser individual, pessoas continuam jogando lixo na rua sem se preocupar com os fatores ao seu redor. Consuimimos além do necessário.
Maira Hess - PP - 6° período - noite
ResponderExcluirO documentário representa a relação direta do poder aquisitivo com o consumo, ou seja, um depende do outro. Ao mesmo tempo relata que o consumo por si só não representa crescimento pessoal ou social, ao contrário, pessoas que estão às margens do consumo possuem maior valor de si mesmas e responsabilidade com o meio ambiente e sociedade em geral. Vemos no vídeo uma esfera de contrastes, dois mundos distintos que possuem uma só relação, o lixo. De um lado a grande maioria da população gerando lixo sem consciência e por outro uma minoria, que possui dentro de si um desejo pelo consumo, mas não têm condições financeiras para tal. De certa forma, ter dinheiro para gastar representa ter mais capacidade de prejudicar a natureza, através do consumo puro sem a preocupação com a reciclagem ou reaproveitamento dos objetos de compra. Cabe a cada um saber lidar com suas próprias ações e reações.
Arnaldo Oliveira
ResponderExcluirManhã PP
É lamentável ver o que muitas pessoas passam. Sinceramente, nunca tinha me atentado a situação desses catadores, mas agora vejo o quanto eles são importantes para todos nós. Cada vez consumimos mais, e consequentemente, o lixo aumenta. Acho que cabe a todo cidadão fazer a sua porópria reciclagem em casa, e a nós publicitários procurar maneiras mais sustentáveis de embalar e vender nossos produtos.
Thomas Martins Passos de Carvalho
ResponderExcluir6º Período PP Manhã
Esse documentário abre os olhos dos que acreditam que devemos viver focados no consumismo.
Produzimos muito mais do que aquilo que somos capazes de consumir e é daí que pode vir nossa destruição. O recursos naturais são escassos e não suportam tal demanda, demanda a qual vem só aumentando devido ao aumento do consumo sem nenhum fator de bloqueio. É lamentável ver tanto, descaso com o próximo e consequentemente com nós mesmos.
O egoismo está cada vez mais presente em atos do ser humano, ele não se importa tanto com o futuro, pois vive em uma era que o momento e o que está acontecendo "agora" é mais importante. Temos que colocar a mão na consciência e pensar mais em nossos atos e atitudes e saber que tudo em excesso faz mal, principalmente o consumo sem consciência, sem pensar que tudo que nós geramos vai para algum lugar e que se pensarmos mais antes desse consumo desenfreado e a compra de coisas sem importância, o mundo não estaria passando por esse caos.
ResponderExcluirAs pessoas com mais recursos se posiciona em relação ao meio ambiente, ao consumo excessivo e como os menos favorecidos enxergam a vida. De um lado a grande maioria da população gerando lixo sem consciência e por outro uma minoria, que possui dentro de si um desejo pelo consumo, mas não têm condições financeiras para tal.A forma como gastam desenfreadamente fazem com que produzam esta absurda quantidade de lixo que diariamente enchem os aterros sanitários. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a determinação clara de objetivos nos obriga à análise dos métodos utilizados na avaliação de resultados. A prática cotidiana prova que a crescente influência da mídia estende o alcance e a importância do processo de comunicação como um todo. Do mesmo modo, a complexidade dos estudos efetuados nos obriga à análise dos procedimentos normalmente adotados.
ResponderExcluirWilvis Handel - 6º Período PP - Noite
ResponderExcluirAlém de mostrar o problema com o lixo, o documentário faz analisar o consumo excessivo pela sociedade e a forma como os resíduos são descartados. A conscientização de que é necessário observar o que estamos consumindo e o que está sobrando como resíduos e que destino estes resíduos estão tomando.
Empresas que levam em consideração a parte descartável de seus produtos, passam a ter um papel importante perante a sociedade.
Stefaniny Ratto Brandão
ResponderExcluir6° período PP/ Manhã
A produção de lixo é desenfreada, na sociedade em que vivemos e existem pessoas que sobrevivem catando esses lixos que produzimos, acabam ajudando não só em suas próprias sobrevivencias, mas também ajudam o país a diminuir a quantidade de lixo e tranformando-os em coisas úteis. Mas o problema são as condições em que essas pessoas vivem, e as condições em que a sociedade as colocam, muitas vezes desvalorizam os que eles fazem, os desvalorizam como seres humanos, o que está completamente errado.
Parte dos lixos que produzimos veem das empresas e suas embalagens, por isso são importantes as empresas que reconhecem seus papeis diante da sociedade e buscam reduzir seus impactos, produzindo embalagens que veem da reciclagem, além de ajudar o planeta, ajudam também pessoas que vivem e sobrevivem da reciclagem.