segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cheiro e música: vale tudo para deixar a loja mais agradável



16/03/2012 06h45 - Por UOL Notícias

Criar um ambiente especial para atrair os clientes é um dos truques do comércio. Cheiro e música podem deixar a loja mais agradável, desde que esses recursos não incomodem os clientes.

Prezadas e Prezados, dêem seu comentário sobre a temática e onde entra o profissional de publicidade nesta questão. Não deixem de citar os fatores situacionais que aprendemos em sala.

72 comentários:

  1. Com um mercado tão saturado como o mercado varejista, para se destacar dos seus concorrentes deve-se ter muita criatividade a partir de uma boa pesquisa de mercado para que seja mais assertiva.
    Utilizar de atributos sensoriais para se sobressair é um artificio já usado principalmente em grandes shoppings e que tem alcançado resultados satisfatórios com a clientela, uma vez que as pessoas estão favoráveis à interação e à ambientes que se identifiquem com elas ou com a marca.

    Uma marca que utiliza do aroma há muito tempo é a Melissa. Os pdv’s criam uma identificação com o produto graças ao aroma peculiar. E é também esse aroma que faz a marca se diferenciar dos seus concorrentes.

    Mariana Barros LBB-Noite

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  2. Conforme estudamos em sala, os fatores situacionais influenciam muito na hora da compra. A princípio, o ambiente físico da loja, inclusive do site é fundamental pra desperta o interesse do cliente. Depois vem o ambiente social, que é a interação do vendedor com o cliente, dar total atenção e oferecer todos os produtos que for agradá-lo. Certos horários do dia também influenciam, na parte da manhã as pessoas vão comprar mais objetivas, portanto já sabem exatamente o que vão levar, mas para incrementar a venda já depende do poder de persuasão do vendedor. Existem também aquelas pessoas que vão ás lojas somente pra olhar preços e tendência, e outras exclusivamente pelo atendimento ou conforto que a loja oferece. Em minha opinião vale tudo pra deixar às lojas mais agradáveis e atrair de alguma forma a atenção dos clientes para que entre nas lojas, depois o clima e o bom atendimento serão grandes indícios para uma possível venda. Isso tudo influencia na hora da compra e faz com que o humor e o ego do cliente estejam sempre em alta e a loja se torna referência e se promova através do marketing boca a boca.
    Rafaela Barbosa - PP - noite 6° período

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  3. Os fatores ambientais tais como temperatura, iluminação, odores e perfumes, som, manutenção e limpeza estimulam os cinco sentidos, provocam sensações de conforto e estão relacionados às percepções e expectativas sobre a eficiência e o prazer na realização das compras.
    O mercado varejista está cada vez mais saturado e trabalhar com ideias criativas e sensoriais são uma excelente estratégia.

    Victor Galuppo - PP noite 6° período

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  4. Sabemos que o ambiente influência muito no momento da compra. E quanto mais sentidos você puder "atacar" no momento da compra, melhor.

    Como o especialista disse no vídeo, o som (e na minha opinião o cheiro também) preenchem uma lacuna. Se a música é uma que te agrada, você ficará mais descontraído e serão "quebrados" alguns freios que você possa ter. O cheiro deixa o ambiente mais agradável e você pode "brincar"um pouco com ele, por exemplo se a loja é especialista em camping, um cheirinho de terra molhada seria sensacional.

    As lojas de perfumaria e fast foods também utilizam bastante este recurso do cheiro, afinal nestas duas situações o olfato é fator importantíssimo (no caso do perfume é o principal) na escolha do produto.

    Porém ambos tem de ser bem dosados, pois se a loja estiver com cheiro forte e/ou enjoativo e som alto, ao invés de ajudar na venda, vai é afastar clientes e possíveis clientes.

    Fernando H. Bastos da Silva - 6º p - LBA Noite

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  5. Particularmente gosto muito da experiência de frequentar um lugar que me estimule uma sensação agradável a partir dos sentidos. E quando analisamos esse cenário como estratégia para prospecção e fidelização de clientes, fica claro como sua funcionalidade é pertinente. Estar em um lugar agradável, que desperte sensações legais, faz com que o cliente se sinta confortável, seja ouvindo uma boa música, ou pelo cheiro agradável, uma iluminação atraente, ou ainda pela decoração, ou seja, pelo bem estar que o lugar proporciona. Esses fatores favorecem o apelo argumentativo da venda, ou seja a decisão de compra. E mais do isso ajudar a fidelizar o cliente, fazer com que o mesmo volte e se sinta sempre em casa.

    Bruno Henrique dos Santos Figueiredo – Publicidade e Propaganda – PLBB – Noite.

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  6. Com o avanço da criatividade perante o mercado e as mudanças do público em si, alguns estabelecimentos como shoppings centers já investem em fatores sensoriais para agradar seu público alvo. Sabe-se que os cinco sentidos são extremamente úteis e eficazes ao ser humano, e utilizar isso nas lojas é extremamente agradável, pois possibilita conforto e bem estar, além de agradar aos clientes.

    Tenho como exemplo as lojas da MMartan. A rede torna-se única pelo seu aroma agradável que casa com os seus produtos, que é a venda de cama e banho. Sempre que passo em frente a alguma loja sinto o cheiro agradável e tenho vontade de entrar e ficar lá por todo o dia, justamente pelo prazer que aquele cheiro me causa. O interessante é que eles também vendem as fragrâncias utilizadas para perfumar as lojas, o que torna a ideia ainda mais inteligente, porque quem compra ainda tem a possibilidade de colocar em casa aquele cheirinho agradável.

    Considero extremamente válido que as marcas prezem essa possibilidade de agradar ao consumidor também pelos sentidos. Qualquer compra torna-se muito mais prazerosa em um ambiente perfumado, com boa música, boa iluminação e visual aconchegante.

    Dayane Almeida Silva, PP - LBA - 6° Período - Noite.

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  7. Nos dias atuais os consumidores procuram não só mercadoria, mas sim um bom atendimento e um local atraente para realizar suas compras. O novo investimento é o cheiro das lojas e as músicas tocadas no estabelecimento, e temos vários exemplos em Belo Horizonte de lojas que possuem esse investimento, como a loja Melissa e outras lojas da Savassi e nos shoppings da cidade.

    O profissional de publicidade deve ter conhecimento do que a empresa deseja e conhecer melhor o publico alvo da loja, como o que os clientes gostam e procuram. Além disso, a forma que o espaço entre o cliente e o produto será preenchido, sem atrapalhar o ambiente. Todos esses fatores farão com que o profissional de publicidade crie uma atração correta para a empresa e consiga mais clientes através desses novos fatores utilizados.

    Drielle Rodrigues Fonseca LBA/PP Noite

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  8. O profissional de publicidade deve conter uma carta na manga nessa hora. Porém, antes, deve conhecer todo o esquema da loja, o público alvo, compreender a missão, visão e valores. Assim pode-se montar toda uma estratégia para que aquele recinto não seja apenas mais uma loja em meio a várias. Quando entramos em uma loja que tem um aroma próprio, uma decoração mais relacionada com seu produto/serviço, ficamos mais a vontade e nos sentimos melhores, pois era ''aquilo'' que buscávamos. Até também, porque quando sentido um cheiro parecido, lembramos na mesma hora da tal loja.

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  9. Bom o cheiro e a musica da loja deve ser muito agradável, pois dependendo do cheiro isto pode chamar o cliente para entrar e também como pode fazer com que ele não queira entrar. Acredito que isso tem que ser muito bem pesquisado para não ter erro. Musica sempre leve para que os clientes gostem de ouvir, ou que a musica tenha alguma relação com a loja. E como o mercado está muito competitivo as empresas precisam, necessitam de um diferencial. Sendo assim, precisam usar de todas as armas que possui para atrair os clientes, com isso a musica e o cheiro da loja é fundamental, por exemplo, se for uma loja de comida e o cheiro esta ruim nenhum cliente vai querer entrar, ou seja, vai perder clientes ao invés de atrair.
    Bruna Lopes Guimarães - LBA Noite

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  11. No mundo do empreendedorismo, é preciso se destacar cada vez mais considerando a infinidade de opções e mercados nos diversos setores. As táticas do aroma e música nas lojas é bastante inteligente se esses condizerem com o estilo e ambiente dos estabelecimentos. Muitas vezes, esses aspectos geram comentários do tipo "que música legal da loja x" ou "aquele lugar tinha um cheiro bom" e acaba tornando a marca/lugar memorável na cabeça do consumidor, o que se torna uma vantagem. Mas deve também tomar cuidado pois, eu mesma, lembro de exemplos de loja onde o cheiro era tão forte que era quase insuportável ficar lá por muito tempo, e ai desistia da compra. Portanto, um profissional de publicidade deve ficar bem atento à esses detalhes, fazendo com que se tornem sutis e, ao mesmo tempo, marcantes aos clientes.
    Bruna Carvalho - LBB 6°P, Noite.

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  12. Em terra saturada de lojas, e quem tem um diferencial é rei. Trabalhar a publicidade com inteligencia e aproveitar as oportunidades ajuda a empresa a dar um salto e se tornar Top of Minda. Trabalhar a memória sensorial dos consumidores é extremamente útil para a empresa dar esse grande salto.Utilizar cheiros, musicas, visual, etc para tornar a ida ao PDV única e memorável é um ferramenta chave para fidelizar o cliente.

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  13. Nesta reportagem podemos perceber muito bem um fator que se aplica aos fatores situacionais, mais especificamente o fator fisico da loja. Criar um ambiente com sons, cheiros e objetos especificos é algo que da identidade a marca, isso, quando bem feito, é capaz de marcar o consumidor, despertar nele sensações únicas, capazes de atrair este consumidor mais facilmente para sua loja ou qualquer outro espaço.

    Gustavo Mateus Gontijo - LBB - Noite.

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  14. Com o aumento da variedade e a concorrência cada vez mais acirrada, cabe ao profissional de comunicação não só levar em conta como “persuadir o consumidor”, mas também como “vender o produto”. E isto leva a escolhas que otimizem a experiência de compra do consumidor. Uma opção é criar um ambiente físico para promover, por meio de estímulos sensoriais, uma experiência positiva, agradável e envolvente. Como no caso do uso de aromas e músicas nas lojas. A intenção é criar a identidade da marca também no ponto de venda, para facilitar a lembrança da marca pelo consumidor.

    Jéssica C. Araújo Gomes - PPLBB - Noite

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  15. O marketing olfativo e auditivo estão presentes nos exemplos mostrados na reportagem. Hoje há uma preocupação maior em despertar o interesse do consumidor e que ele tenha uma experiência única na hora da compra, além do preço e da qualidade no atendimento há a preocupação ou utilização do marketing sensorial. Associar a marca ou o ato da compra há uma sensação boa, levando - o a comprar.

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    1. André Luiz Santana Fernandes - LBA - 6° Período - Noite.

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  16. Utilizar de outros sentidos para apresentar um produto ou gerar uma associação mais direta a marca, é uma das melhores estratégias atuais. Gerar uma experiência única e surpreender o consumidor, é a maneira mais fácil de pronta para construir um relacionamento entre marca e mercado.

    A fidelização do consumidor torna-se mais fácil, quando há uma questão e atenção explícita em promover uma boa percepção. O cliente se sente mais seguro e importante, o que dá a ele mais poder e confiança para realizar a compra.

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  17. A criação de um ambiente agradável e personalizado em lojas que precisam que clientes permaneçam mais tempo para escolher produtos é fundamental e compensa o investimento através do retorno financeiro e lembrança da marca.

    André Luiz de Oliveira - LBA - 6° Período - Noite.

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  18. Os aromas causam efeitos indiscutíveis em nosso cérebro, pois ativam o sistema límbico (responsável pelas emoções) fazendo com que o cérebro libere substâncias relacionadas ao comportamento emocional, de aprendizagem, motivacional entre outros.
    Na publicidade a aromaterapia é de extrema importância, pois é uma forma de atrair, manter e deixar à vontade clientes e consumidores em boutiques, consultórios entre outros, permitindo uma melhor negociação cliente/loja na hora da compra. Em relação ao profissional de publicidade, cabe a ele fazer um perfil detalhado da marca traçando a personalidade da mesma e ainda ter um conhecimento mesmo que mínimo das ações dos aromas nos aspectos neurológicos e psicológicos, pois só assim será possível usar essa estratégia para ter uma publicidade positiva e eficaz.

    Paloma Oliveira
    LBB

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  19. Quando pensamos na decisão de compra, várias estratégias podem ser utilizadas, incluindo a personalização do ambiente físico. Neste caso, criamos não apenas o fator de compra, mas também uma experiência para o consumidor, que sem dúvida, irá mudar a sua percepção e preferência sobre uma determinada marca e/ou produto.

    Vitor Timóteo - LBA - 6° Período - Noite.

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  20. Essa estratégia já vem sendo utilizada por grandes lojas a algum tempo, como por exemplo Osklen e Villa Vittini, que tem uma fragrância como parte da identidade da marca, atraindo clientes que passam na porta da loja pelo cheiro muito agradável. Já a musica vem sendo usada a mais tempo, atribuindo gêneros musicais ao perfil do público alvo. Eu acho que esse tipo de estratégia muito valido e interessante por se tratar de um diferencial que incentiva o consumo, transformando de forma positiva o ambiente e a experiência do público.

    Guido Santana Borges
    LBB 6º noite

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  21. Com a centenas de milhares de opções que o consumidor tem nos dias de hoje, quanto mais estímulos positivos ele perceber, mais fácil será de convencê-lo a comprar. Cores, sons, sensações tudo isso contribui para que a marca seja facilmente lembrada na cabeça do consumidor. Mas, na minha opinião, o cheiro é a melhor das sensações! Quem não sente um cheirinho de chiclete e lembra logo das sandálias Melissa? A marca acertou em cheio na percepção de suas consumidoras. E é isso que deve ser feito pelo profissional de comunicação: Decifrar quais são as percepções mais aguçadas do do público -alvo e criar logo um estímulo para ela.

    Ana Rquel - LBA

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  22. Particularmente acho sim que o ambiente na hora da compra influência muito. Nada como usar a criatividade para chamar um pouco mais a atenção do público. O investimento das empresas em fatores sensoriais é um meio super inteligente, pois causa um bem estar danado e um conforto para seu público, assim podendo chamar a atenção também novos consumidores. Estar em um local de compra com um cheiro gostoso, música boa, boa iluminação, uma decoração agradável, causa a distração na hora da compra e também a vontade de consumidor outros produtos pelo simples fato de estar em um ambiente bacana. Esse meio causa a lembrança da marca, simplesmente por ser agradável em estar em um local que utiliza essa estrategia para agradar o consumidor.

    ANA CLARA FULGÊNCIO – PPLBB – 6º PERÍODO - NOITE

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  23. Acho a que o interior e as vitrines da loja é um ponto onde influência muito no ato da compra, pois quanto mais atrações para chamar os clientes, mais vendas serão feitas. Uma loja que não tem vitrine e/ou algum lugar para expor suas mercadorias, não vende mais que uma loja que tem novidades, atrações, boas idéias e uma vitrine bem arrumada.

    LÁIS OTTONE - LBA- Noite 6º Periodo

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  24. Creio que trabalhar com os estímulos e o lado sensorial dos clientes um fator importante para a construção do marca e o número de vendas, e até mesmo no Ticket médio da venda, já que o cliente permanecendo mais tempo nas lojas devido aos fatores agradáveis (música e cheiro), tende a gastar mais.

    O profissional de Publicidade e Propaganda entra na hora de diagnosticar melhorias para empresa e criar estratégias para o fortalecimento da marca ou captura de cliente através da praça.

    Fatores situacionais
    1. Ambiente Físico: O ambiente agradável atrai mais clientes
    2. Ambiente Social: Deixa o espaço mais comportável ideal para atender as necessidades do consumidor.
    3. Tempo: Faz o cliente permanecer mais tempo na loja, aumentando o ticket médio.
    4. Razão de compra: O Cliente fica ainda mais estimulado a gastar, e confiar naquele espaço através da sua necessidade de compra.
    5. Estado de espírito e predisposição: Com a música que agrade o cliente, o estado de espirito fica positivamente mais disposto a compras, como o exemplo dando no vídeo, a predisposição do cliente influência na hora da compra, e isso pode ser estimulado através da música e do cheiro, estímulos sensoriais.

    :D

    Roger Henrique - LBB - Noite

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  25. Criar um ambiente especial faz toda a diferença na hora de escolher uma loja. Lojas que utilizam aromas, músicas e atendimentos personalizados faz com que os clientes se sintam únicos. O ambiente físico influencia na sensação de já estar utilizando o produto que queira comprar, pois dá ao cliente um pouco da qualidade do produto. Ter um vendedor que o acompanhe e que dê conselhos sobre o produto também é um fator importante, pois ele demonstra ter experiência sobre o que está vendendo. Cada loja deve saber qual é o perfil do seu cliente e assim adequar o ambiente para melhor atendê-lo.

    Felipe Cavalieri - LBA/Noite

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  26. As empresas devem tomar cuidado ao querer impressionar o cliente e causar boa impressão, pois está em jogo a sua marca. O tipo de música e cheiro expostos tem que combinar com o ambiente, pois se for exagerado demais causam estranheza, antipatia e até aversão ao seu negócio. O importante é conhecer o seu público, saber como ele se sente e como gostaria de se sentir, proporcionar um ambiente que seja agradável de forma que o mesmo se sinta confortável, receptivo e "querido". fatores determinantes para situação de compra.

    Flávia Andrade - LBA/Noite

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  27. Algumas lojas usam o cheiro ou a música para descontrair o consumidor na hora da compra. O cheiro as vezes é a forma de marcar loja.Como por exemplo a loja de sapato constance que tem um cheiro de chiclete que de qualquer local vc reconhece que é o cheiro da loh constance, mas também exagerar demais pode afastar alguns clientes, no caso minha mão tem alergia a perfume, e tem loja que utiliza muito perfume e ela não consegue ficar 5 min lá dentro. As vezes pode afastar alguns clientes como no caso da música, que se for alta demais acaba virando um ambiente de festa e não de compra! Lógico que uma boa musica faz com que o cliente se sinta mais a vontade, mas com uma boa seleção de musica e com a altura adequada seria um ponto positivo.O ambiente físico da loja conta muito, pois hoje na hora da compra um consumidor procura sempre se sentir bem, uma loja pequena com muito perfume, pouca iluminação e musica alta, acaba ficando uma loja desconfortável.

    Nathália Mendes Duque LBA

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  28. Acredito que as taticas de utilização de memoria para gravar uma imagem de um local agradavel na mente do consumidor é sim valida, pois ao instaurar uma sensação de bem-estar ao comprador se instaura tambem uma memória baseada em um dos nossos instintos primários, logo cria-se uma afeição mental com o lugar, muitas vezes subconscientemente, é uma tática inteligente, mas que como todas as outras pode ser utilizada para abusar da percepção local do consumidor, logo sendo assim é necessário uma certa descrição quanto ao modelo apresentado no video, normas de utilização devem ser impostas.

    Lucas gomes silva-6º Período - Noite LBB

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  29. Planejamento e adequação são fatores importantíssimos para a atmosfera de uma loja. Produzir efeitos emocionais no cliente, usando música, iluminação, cores, aromas, texturas e
    sabores, entre outros fatores, aumenta a probabilidade de realização de compra, além de ser uma particularidade de cada loja,marca ou produto. É uma forma de aumentar as vendas. Ter um comércio com estímulos sensoriais, se bem planejado e bem feito, impressiona a clientela.

    Aluno: Samuel Lemos de Carvalho.

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  30. Vale tudo para deixar o PDV mais agradável. Há um conjunto de fatores situacionais que contribuem para que os clientes tenham maior afinidade com a marca e com o ambiente de compra, resultando em um consumo. Um bom atendimento, design interior, organização, e conforme citado pela matéria, o ambiente físico (em termos de oferecer bem estar ao cliente) fazem toda a diferença. O aroma interligado ao produto, causa uma sensação agradável e inesquecível, que resgatará na memória do cliente a marca, sempre que for sentido. Traz também um particularidade ao ambiente.

    Larissa Venturini Oliveira
    PP - LBB - Noite

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  31. Hoje com a concorrência acirrada, vale tudo para conquistar um novo cliente ou simplesmente manter os existentes. Ser atraído por um bom atendimento já não e diferencial para ninguém, isso e obrigatório para todas lojas. Para que a loja tenha sua marca registrada na memoria do consumidor estão investindo no cheiro ou na musica, pois toda vez que o cliente sentir o cheiro ele vai similar a loja ou produto, já a música e uma forma te trazer o consumidor ao mundo dele, querendo ou não a musica consegue traça a personalidade das pessoas, e tendo uma loja com a musica no ritmo que elas curtem, elas tem um impulso maior para consumir.
    Jessica Ayala 6ºpp - LBA

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  32. Como estudado em sala, dentre os cinco fatores situacionais de compra, existe o Ambiente Físico, que conta com a localização da loja, a percepção de segurança, iluminação e, como citado na entrevista do vídeo, o cheiro e o som.
    O cheiro é um atributo muito usado em lojas mais tradicionais (como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo), mas que vem sendo adquirido em várias lojas, já que o cliente se sente a vontade com aquele cheiro, que pode fazê-lo lembrar-se de uma pessoa, um lugar ou momento e, assim, o faz se sentir melhor e comprar mais coisas.
    Já as músicas também podem atrair ou afastar clientes. As pessoas, quando estão em compra, procuram ficar em lugares que se sintam a vontade. Então, se em uma loja a música que tocar não estiver agradando o cliente, ele terá vontade de sair da loja mais rapidamente e não comprará tanto o quanto compraria se a música o agradasse.
    Dessa forma, a função do publicitário é entender o público e o perfil de cada loja e tentar adequar estas características ao que melhor irá agradar os consumidores.

    Clarice Nogueira Mota
    6º LBB

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  33. Como estudado em sala, dentre os cinco fatores situacionais de compra, existe o Ambiente Físico, que conta com a localização da loja, a percepção de segurança, iluminação e, como citado na entrevista do vídeo, o cheiro e o som.
    O cheiro é um atributo muito usado em lojas mais tradicionais (como as da Rua Oscar Freire, em São Paulo), mas que vem sendo adquirido em várias lojas, já que o cliente se sente a vontade com aquele cheiro, que pode fazê-lo lembrar-se de uma pessoa, um lugar ou momento e, assim, o faz se sentir melhor e comprar mais coisas.
    Já as músicas também podem atrair ou afastar clientes. As pessoas, quando estão em compra, procuram ficar em lugares que se sintam a vontade. Então, se em uma loja a música que tocar não estiver agradando o cliente, ele terá vontade de sair da loja mais rapidamente e não comprará tanto o quanto compraria se a música o agradasse.
    Dessa forma, a função do publicitário é entender o público e o perfil de cada loja e tentar adequar estas características ao que melhor irá agradar os consumidores.
    Clarice Nogueira Mota
    6º LBB

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  34. A Publicidade dos dias atuais andam cada vez mais interativas, com as novas informações acessadas a todo momento em tempo real e compartilhadas pelas redes sociais incentivam muito os comerciantes a buscarem meios eficazes de envolver e persuadir seu consumidor, e crair uma experiencia sensorial vai alem da venda no momento da compra, pois ela marca e encanta o cliente que divulga assim não somente o produto que adquiriu, mais a sensação que a Marca proveu, analisar essa importância é entender que a publicidade sempre tem que buscar formulas de inovar e impactar o mercado.

    LBB sala 15 noturno/ 6 periodo
    UNA Liberdade

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  35. Bruno Eduardo Vieira Lopes27 de novembro de 2014 às 05:02

    Podemos perceber o que chama atenção em uma loja é o ambiente que está, a música ambiente, o cheiro da loja,iluminação isso faz para chamar e atrair a atenção dos clientes na hora da compra. Quando a loja está bem cheia significa que a loja chamou bem atenção do publico e está com promoções também isso e um dos fatores situais. Eu gosto de estar no ambiente assim que me faz comprar na loja e também pelas marcas que sempre gosto de comprar.

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  36. Este comentário foi removido pelo autor.

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  37. O objetivo é agregar valor à marca para que esta ação fidelize o cliente. A ideia é explorar a capacidade que a emoção tem de estreitar relacionamentos, deixando a marca com identidade única. Usando os sentidos para atrair o consumidor, marketing sensorial, provoca e aguçar os sentidos, trabalha estimulando a emoção e o sentimento dos consumidores.
    As avaliações dos produtos feitas pelos consumidores são afetadas por aparência, gosto, textura ou aroma.Normalmente as lojas costumam investir em marketing e publicidade, e muitas dessas lojas, porém, se esquecem de dar a atenção necessária ao seu ponto-de-venda, que seria o foco principal para renda.

    Francielle de Souza Lima LBB/Noite 6º Periodo

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  38. Dentro do mercado para se destacar as lojas devem ter um diferencial para se dissociar dos concorrentes e assim adquirir maior público e gerar valores ao cliente e esses valores podem ser associados aos fatores situacionais representados pelo cheiro, iluminação, musica, modo que os clientes são tratados, tudo isso gera um ponto a favor para que o cliente sempre pense na loja ao invés de ir até a concorrência.

    LBA - 6 período

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  39. As lojas altualmente tem investido de forma grandiosa em decoração, layout, aromas, ritimos e etc O que faz com que a identificaçåo com o ambiente fisico, seja fator decisivo de compra. Cabe aos publicitarios fazer o estudo da marca com seus consumidores para investir da melhor forma no serviço diferenciado para cada loja e seu segmento.
    Marianna Alves Peixoto de Melo - 6° Periodo - LBA Noite

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  40. Criar uma identidade no PDV aguçando os outros sentidos do consumidor é algo sensacional e ainda um diferencial nesse mercado tão competitivo em que vivemos. Músicas ajudam a descontrair o ambiente, mas vale ressaltar o interesse do público, se for uma loja jovem e descolada a música tem que ser compatível. Agora se o lugar é mais sofisticado ou atende a públicos de pessoas mais velhas o ideal é algo mais calmo ( mas não que dê sono) algo relaxante e estimulante. Quantos aos cheiros é uma ótima sacada também, eu por exemplo sei quanto tem uma loja da mmartan por perto pelo cheiro característico e agradável da loja.


    Elaine Neves - 6º LBA Noite

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  41. Nos dias de hoje vale de tudo para chamar a atenção e se destacar diante da concorrência. Os atributos sensoriais utilizados de forma criativa, como a utilização de perfumes característicos, sons e texturas diferenciados são uma excelente maneira para se sobressair, considerando que os fatores situacionais contribuem muito na hora da compra.

    Carina Alves Pires LBB - Noite

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  42. São ações eficazes que estimulam outros sentidos dos clientes, que conseguem fixar uma identidade e estimular o relacionamento. Músicas ambientes e cheiros que agradem ao público alvo e tornem a experiência de compra mais agradável e confortável são bem vindos e no fim das contas conseguem fazer a diferença.

    José Carlos Luz - LBA

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  43. As lojas vem cada vez mais investindo em marketing sensorial, a vitrine e o bom atendimento não tem sido suficiente para atrair e trazer a identificação do público, e reforçar a identidade da marca/loja. Elementos como cheiro, música e iluminação conforme mencionado englobam os fatores situacionais e permitem com que o público se identifique e gere uma busca/demanda e aguço de suas necessidades e desejos.
    Leila Vieira - PPLBB 6° Noite

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  44. Os meios utilizados pelas lojas e espaços de comércios são super válidas na minha opinião, percebendo que cheiros, músicas e entre outros ajudam muito a definir estilo, gosto, composições e características do espaço.
    Esses aspectos ajudam a criar identidade e fixar no cliente suas particularidades. Além do que influencia na compra e opinião do consumidor.


    Júlia Castro - LBA

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  45. Com tantas opções e variedades de compra nos dias de hoje, é difícil fidelizar o cliente á marca. Por isso, muitas lojas estão optando por publicidades alternativas e meios diferenciados de fazer com que os clientes não só gostem do produto como simpatizem com a marca. Os fatores situacionais contribuem para esse novo tipo de publicidade que cresce a cada dia.

    Yanna Melo Fontes- PP Noite

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  46. É interessante perceber o quão bem pensado são essas estratégias. Mexer com os sentidos sensoriais dos consumidores, como os lojistas bem explicarão, é um fator excelente, tanto para criar a identidade da marca quanto para prender os visitantes. A situação da compra estimulada pelos sentidos leva o consumidor, o faz viajar não só se ver experimentando o produto, mas o faz sentir como é o produto na prática.
    Cabe a nós, publicitários, entender o produto e a marca. Apenas conhecendo o que se vende é possível entender quais sentidos ele afeta e quais sentidos ele deve afetar. Assim é possível transformar uma simples compra em uma experiência memorável.
    Pedro H. Santa Rosa. PP/LBB. 6° Período Noite.

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  47. Os fatores situacionais influenciam muito na hora da compra. O ambiente físico da loja, é fundamental pra desperta o interesse do cliente, estas lojas usam muito bem isso pois criam o ambiente muito propício para que o cliente se sinta em seu "habitat". Depois vem o ambiente social, que é a interação do vendedor com o cliente, como foi citado no vídeo, o vendedor altera os om da loja para abordar o cliente e convencê-lo a levar o produto. Certos horários do dia também influenciam, na parte da manhã as pessoas vão comprar mais objetivas, portanto já sabem exatamente o que vão levar, mas para incrementar a venda já depende do poder de persuasão do vendedor. Eu particularmente acho muito válido usar todos os recursos possíveis para deixar o cliente em uma situação agradável o influenciando a comprar o produto, pois acredito que esse fator não é fundamental, não é o cheiro da loja q vai fazer o cliente comprar por exemplo, mas o cheiro ajuda.

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  48. Como dito no vídeo, o consumidor é sensorial. A alteração do ambiente físico é o principal elemento que faz a diferenciação na loja. Os clientes são atraídos através do cheiro, da iluminação...E essa mudança no ambiente físico acaba influenciando o ambiente social, pois atrai cada vez mais pessoas. A perspectiva temporal, o contexto de função, as condições mentais também são elementos que afetam os estímulos através da caracterização do ambiente.
    O profissional de comunicação entra justamente na hora de estimular os sentidos dos consumidores (visão olfato, audição...) e alavancar vendas.
    Amanda Carolina Bernardino Porto - LBA Noite

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  49. O profissional de publicidade deve decifrar as percepções do publico alvo e fazer que com isso a loja ou a marca seja lembrada . Hoje em dia as empresas estão muito ligada na publicidade e com isso o cliente esta cheio de coisa na cabeça mas poucas coisa que realmente consiga marca e cheiro e musica podem atingir diretamente o publico alvo e conseguindo ele lembrar ate em outros momentos fazendo com que ele volte ao estabelecimento e crie um clima agradável em estar naquele local . Atingir os sentidos dos clientes e uma forma cria uma identidade podendo participar de vários momentos da vida do cliente e estando longe .

    Raniery Santos Fernandes LBA – Noite

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  51. A função do publicitário promover lembrança da marca e do produto torna-los conhecidos. Agora em relação aos fatores situacionais sao muitos importante, ajuda ao consumidor a memorizar aquela marca e produto. Mais tem que ser trabalhada por que os publicitários tem que entender a cabeça dos consumidores para fazer com que aquele ambiente de musica, cheiro desperte mais ainda o desejo do consumidor em comprar o produto e sempre esta lembrando da marca.

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  52. contextualizar o aroma e o audio do ambiente é uma estratégia interessante para ambientizar e inserir o cliente no clima da loja. O ambiente físico de um ponto de venda é primordial para que o cliente se sinta bem. Acho que a música e o aroma devem ser bem aproveitados, porém na medida certa, pois dependendo da intensidade do uso desses artifícios, pode acabar espantando os clientes. Por isso, deve ser estudado o nível e o tipo do aroma e da música usada no ambiente comercial para que, ao inves de expulsar ou causar uma impressão errada no cliente, eles causem um certo conforto e contextualize a identidade do ponto de venda.

    Rafael França Polonio Vieira e Sá - 6º período - PPLBB - Noite

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  54. Ser humano é sentir, viver, experimentar. Os lugares que transformam o ambiente em uma experiência, trazem além de uma grande estratégia um sentimento para o local. As pessoas lembram o que sentem ao se envolverem, tudo o que elas fazem gera emoção, quebrar o chato e o "morno" buscando dar espaço ao novo, ao envolvente, ao diferente, gera uma ação. Sempre através das experiências inusitadas desses lugares, existem pessoas por trás dando sentido e contexto ao local. O estudo/pesquisa do que fazer e para quem fazer é essencial nesse caso.

    Rodrigo Bryan - LBA 6º PP

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  57. Analisando o vídeo, percebe-se que cada vez mais as empresas estão utilizando aromas e músicas para atrair seus clientes. E faz sentindo. Normalmente entramos em lojas atrás de roupas, e é quando nós deparamos com lojas que aguçam nossos sentidos com cheiro e música, que influência nós fatores situacionais na hora de escolher o produto e entrar na loja. Uma estratégia bem feita faz com que o ambiente social da sua loja , fique divertido e diferenciado. Isso faz também que o cliente permaneça mais na loja com possibilidade de efetivar mais compras, além de trazer uma maior confiabilidade. Assim a música o agradando, existe uma maior predisposição para realizar a compra.

    Pedro Faria - LBB - 6°

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  58. Podemos perceber no vídeo, que o conhecimento do profissional de publicidade é muito importante para saber como lidar com determinado publico, sendo assim, “tocar” seu cliente da melhor forma. Com um mercado tão saturado como o mercado varejista, se destacar e se diferenciar dos concorrentes é uma excelente estratégia. Os fatores situacionais influenciam na compra do cliente, estar em um ambiente agradável, onde ele possa se sentir a vontade faz com que o cliente consuma mais.

    Mateus Alves - PP - LBA Noite.

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  59. O papel da publicidade é criar alternativas para as empresas conseguirem mais vendas, sem dúvida alguma essa é uma alternativa interessante, quando se entra em uma loja que está tocando uma musica ao seu estilo ou tem um cheiro agradável, com certeza você permanecerá maior tempo neste ambiente e probabilidade de consumo é muito maior. mas essa alternativa deve estar bem alinhada com o publico alvo, ou essa alternativa pode ter um efeito contrario.

    André Felipe Souza - LBA Noite

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  60. O mercado varejista está cada vez ficando mais saturado e exigindo mais dos comerciantes. Com isso, estratégias para atrair são criadas a partir do conceito e personalidade da loja. Um cheiro e uma música que traduzem o conceito da marca ajudam a atrair mais clientes para a loja, mudando o comportamento do consumidor em relação a compra. Diante disso, essa estratégia faz com que os clientes se identifiquem mais com a marca e aumentando mais o poder de compra.

    Bruno Ferreira Alves - 6º período - PPLBB - Noite

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  62. Atrair os clientes aguçando algum dos seus sentidos é um processo importante para instigar o consumo. Mas qualquer forma de atração sensorial deve ser pensada conforme o perfil do público da marca. E mesmo assim, não deve ser nada exagerado, deve chamar a atenção do cliente e não afastá-lo. Portanto, esse planejamento estratégico deve ser feito por um profissional que tenha conhecimento no comportamento do consumidor, para que os elementos sensoriais sejam identificáveis pelo público-alvo da marca.

    Nathália Santos Leandro - 6º p. - PPLBB - Noite

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  63. Neste video é exibido claramente a intenção dos empreendedores, causar uma nova experiência ao consumidor. Fazer com o que o mesmo perceba esse diferencial, e é isso que o profissional de comunicação faz, descobre novas demandas e atrações para melhor representar a ideia da empresa. Foi visto em sala de aula, diversas maneiras de interpretar o consumidor como a Motivação - Necessidade - Desejo - Preferências - Percepção e Atitude. E Os empreendedores trabalharam diretamente com a percepção do consumidor, fator final na decisão de compra e que tem um papel importantíssimo.

    Bruno Coutinho 6 periodo LBB noite

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  64. Os fatores situacionais podem influenciar positivamente ou negativamente o comportamento do consumidor. Não é por que a minha loja é aromatizada, que minhas vendas irão aumentar. A questão é que as pessoas são influenciadas por sentimentos e sensações. Então a pergunta que a loja deve fazer é "Qual sensação/sentimento eu quero despertar no meu cliente?". Pois isso vai variar de pessoa pra pessoa. O cheiro de lavanda (por exemplo) pode ser bom para um e péssimo para outro. O fato é que as pessoas que tiverem reação positiva a esse fator sensorial, estará muito mais aberta a finalizar sua compra.

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  65. O interessante dessa matéria é perceber que o que aprendemos em sala de fato se aplica ao mercado. Sabemos que nós somos seres sensoriais e ver que o mercado está utilizando esse conhecimento a seu favor, é bem interessante. Assim como o vendedor do primeiro vídeo disse, não é só o cheiro ou o ambiente que vão trazer o cliente a loja e leva-lo a decisão de compra, mas sim a combinação dessas sensações e percepções. É importante distribuir as peças, de modo que juntas elas potencializem o poder de influência que exercem sobre o consumidor. Os cuidados com o PDV, iluminação e disposição da loja, aliados ao cheiro, musica e outras técnicas de publicidade, certamente levarão a marca ao sucesso comercial!

    Diobert Souza - PP - Noite (LBA)

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  66. O mercado está evidentemente um sobre o outro, o melhor sempre atrai mais, o melhor sempre marca.
    O consumidor procura ser tratado com diferença das demais lojas, os consumidores estão cada vez mais exigentes, o cuidado com o ambiente é sempre de extrema importância. Existe lojas que não te vendem produtos, mas sim comodidade de vida, onde você consegue amizades e bem estar. A disciplina nos mostra que os consumidores esta em busca de tratamento diferenciado e qualidade onde o preço não está mais em primeiro plano.

    Washington Junio Gomes da Silva 6 periodo PPLBB

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  67. Dos cinco fatores situacionais, o ambiente físico é que atrai primeiramente o consumidor, a segurança e a localização...essas características da loja podem atrair ou afastar o cliente. Um exemplo é a questão da música, um dos fatores citados no vídeo, que dependendo do estilo pode fazer com que o cliente não queira continuar na loja, o que faz com que a possibilidade de compra seja menor. Mas se o cliente se sente a vontade no ambiente, seja por causa do cheiro, iluminação ou música, o consumidor passa mais tempo na loja e logo consome mais. O que o profissional de Publicidade pode fazer, é entender o perfil de cada consumidor e também o ambiente para adequar da melhor forma as características necessárias para conquistar o consumidor.


    Letícia Alves - PPLBB

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  68. A criação de um ambiente mais agradável para o cliente através de música ou cheiros, é uma estratégia inteligente para atrair esse cliente e proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória e consequentemente gerar uma memória afetiva com a empresa. O profissional de Publicidade precisa identificar o objetivo da empresa, levando em consideração o público alvo para a criação desses estimulos no momento da compra.

    Cláudia Pereira Oliveira - PPLBB noite

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  69. Com os diversos estímulos que bombardeiam o consumidor diretamente as empresas buscam cada vez mais criar uma melhor experiência para conquistar o cliente.

    Nesta linha temos a personalização do ambiente no Ponto de Venda que é uma maneira de destacar e diferenciar o processo de compra e assim contribuir com a associação da marca ao consumidor.

    Guilherme Mendes de Oliveira - 6º Período - LBA - Noite

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  70. Varias estratégias podem ser usadas para potencializar a decisão de compra, o cliente e impactado através de todos os sentidos, e cada vez mais e fundamentas criar experiências inesquecíveis para os potencias consumidores. A busca de sempre surpreender o cliente para fidelizar o mesmo, trabalhando e estimulando ambos os sentidos.
    Rafael Bresson-PP-Noite-6 Periodo.

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  71. Um dos fatores situacionais estudado em sala é o ambiente físico, e ele tem total influência sobre a ação de compra. Situar o cliente e criar sensações para que ele fique cada vez mais próximo da realidade do produto ou serviço torna o momento mais agradável e faz com que o cliente crie um vínculo com a marca, loja ou produto Não é de hoje que essa estratégia é amplamente explorada por diversas empresas de diversos ramos. Um claro exemplo é a rede de fast food Subay, que tem um odor característico que marca o consumidor desde seu primeiro contato com um de seus produtos. O cheiro, natural dos ingredientes quando colocados no forno, poderia ser resolvido com exaustores como a maior parte das empresas faz, mas, como parte de uma estratégia de venda e de envolver o cliente, eles preferiram deixar com que o cheiro pudesse ser sentido a qualquer momento, até mesmo por quem passa na porta de uma das lojas. Outras empresas que já aderiram a essa estratégia são a Melissa, a Kopenhagen, a Lalka, o Starbucks e a MMartan.

    Felipe Augusto Oliveira de Carvalho – LBA/Noite

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