segunda-feira, 27 de abril de 2015

Maslow não conheceu a sociedade de consumo e isso faz toda a diferença


Por Paulo Vieira de Castro - Ciência Hoje - 22 jul. 2008

Quando Maslow pensou a sua teoria não lhe foi possível imaginar o cerceado crivo da sociedade de consumo. E isso poderá mudar tudo? Talvez o moderno comportamento de consumo obrigue a uma reflexão em torno da hipótese de uma nova hierarquia de necessidades humanas. Certo é que muitas das que são de ordem psicológica/emocional se assumem cada vez mais, na actualidade, como necessidades básicas para os mais consumistas.

Na segunda metade dos anos 50, Maslow assumiu que as necessidades humanas estão organizadas numa hierarquia de importância, representada graficamente na forma duma pirâmide, cuja base é preenchida pelas necessidades fisiológicas e de sobrevivência e o topo por necessidades de status e auto-realização.
Evidencia-se deste modo a crença segundo a qual se poderá reduzir o Homem a leis meramente racionais, quando pensamos no concretizar das suas próprias necessidades, defendendo ainda este importante autor que poucos ou nenhuns procurarão o reconhecimento pessoal, ou o status, se as suas necessidades básicas não estiverem satisfeitas. Mas, será que a tão famosa pirâmide das necessidades de Maslow continuará actual num futuro próximo?

Todos somos consumidores e não teria sido necessário aguardar a confirmação das neurociências (neuromarketing) para imaginar um ser humano que, no que às decisões de consumo diz respeito, usa na actualidade de um questionável nível de razoabilidade.

A cultura de consumo suportada por diligentes empresas de comunicação e meios, ainda de PNL, de entre outras, contribui para o atingir a mente dos consumidores através de programação dedicada ao subconsciente. É claro que qualquer necessidade continua a ser traduzida por um processo primário, configurado em torno da tenção fisiológica e psicológica, entre a satisfação e a frustração. O que poderá ser questionado actualmente é a capacidade do Homem fantasiar em torno deste mesmo processo.
Mas o que é que mudou? Desde logo, o entronizar da ilusão do poder pelo consumo, ou seja o consumo transformou-se no mais importante ideal de afirmação social, económico, status, etc. A este propósito salientamos ainda o facto da identidade social do indivíduo, agora massificado, já não o remeter, como outrora, para a família de referência ou para a função (profissão) desempenhada, mas, cada vez mais, para o seu estilo de consumo.

Numa sociedade onde tudo parece ser acto de consumo, coloca-se a possibilidade de assistimos a mudanças no ciclo motivacional, esbatendo-se o controlo sobre os impulsos oniomaniacos, contribuindo largamente para isso a desenfreada oferta de crédito ao consumo e a comunicação empresarial. Tal situação poderá representar a fragmentação da teoria da motivação de Maslow, já que perante um mundo crescentemente reduzido às relações de consumo e aos seus atributos de status, o Homem se vê agora submetido a uma exaltada e inevitável influência psicológica / íntima, suportada por modernas técnicas de persuasão. Afinal, se tudo mudou, porque não se adaptaria o Homem a esse novo mundo, quando pensamos na forma de lidar com as suas necessidades?

Ao aceitarmos que a motivação se encontra no intervalo entre o estado real e o desejado, ou seja entre as forças e os conflitos, os estados psicológicos e os desejos apreendidos, onde o ser humano titubeia face ao impulso biológico e à estimulação social, então como entender a mudança de que falamos? Para além do poder pelo consumo, existem três tópicos centrais a este respeito: por um lado a Neofilia, ou seja, o efeito encantatório provocado pela novidade (inovação como pressão no mercado); por outro, a Oniomania, palavra grega que significa a febre das compras e por fim a explosão do crédito ao consumo.
Se a estes juntarmos o facto de estarmos constantemente expostos a uma comunicação empresarial (promoções, publicidade, telemarketing, directmail,etc.) cada vez mais agressiva, então poderemos entender a razão pela qual o ciclo motivacional de Maslow poderá vir a sofrer alterações profundas. Para tudo isto muito terá contribuído o ideal neoliberal ao assombrar-nos com a concepção que o mundo vai por si mesmo.

O mercado torna-se, deste modo, uma entidade não controlável, afectando irremediavelmente o comportamento do Homem moderno, transformando-se a exaltação do consumo de tal modo presente no individuo que a Organização Mundial da Saúde se vê forçada a atribuir à Oniomania a referência IM-10 da classificação internacional das doenças, sendo-lhe, ainda, atribuída a menção DSM-IV na Statistical Manual of Mental Disorder.

Mas poderá esta mudança comportamental radicar-se, unicamente, no facto das necessidades fisiológicas referidas por Maslow estarem agora naturalmente asseguradas na sociedade da abundância e, talvez por isso, todos os indivíduos serem motivados pelas necessidades anímicas? Quantos de nós poderão ter isso como certo? Talvez seja demasiado cedo para darmos uma resposta cabal em relação a tudo isto. Contudo, exige-se que se reflicta a propósito da influência da sociedade de consumo no que diz respeito à provável desconstrução das teorias motivacionais clássicas.

Prezadas e Prezados, vocês poderiam tentar responder algumas das questões que o autor levanta ao final?

86 comentários:

  1. Devemos encarar o fato de que a sociedade, de uma maneira ampla, evoluiu profundamente nos últimos 50 anos. Tornou-se mais complexa e dinâmica e, por consequência, seus níveis de estratificação foram irreversivelmente alterados. Somos, em grande parte, movidos pelo nosso emocional. Ditamos regras e tendências. Maslow jamais imaginaria a revolução sociocultural que atualmente presenciamos. E é por esse motivo que sua teoria tem sido tão posta à prova. A explosão do consumo é a grande responsável. Necessidades básicas certamente continuam sendo algo subjetivo e inerente em cada ser humano, porém o constante atrito entre as forças fisiológicas e psicológicas presentes em cada um de nós, nos mostra o quanto nos modificamos em função do consumismo, ao ponto de que, em muitas situações, nos tornarmos reféns de sua influência. Creio que a pirâmide de Maslow ainda possa ser vista como uma referência acadêmica, porém, em muitos aspectos, não mais como uma regra social.

    Marcelo Fiuza Sánchez
    Publicidade e Propaganda - 6º período/ noite

    ResponderExcluir
  2. O mundo girou e mudou. O que antes era seguido a risca, pirâmide de Maslow, hoje está ficando apenas nos livros e não podendo ser mais levado ao pé da letra. A sociedade evoluiu, mudou os seus conceitos e observa muito mais o que o outro faz,consome e diz, influenciando desta forma o todo. O consumo hoje mudou de perfil, o emocional influencia muito no ato da compra, do agir, do pensar. Eu desejo o que o outro tem e não mais o que eu realmente preciso. Quando colocamos o nosso racional para agir, conseguimos por um minuto enxergar o quanto é triste este nosso cenário. É triste, porque cada dia mais percebemos que vivemos para o outro e não por nós. Os conceitos e valores humanos estão muito superficiais, as necessidades básicas não são mais as primordiais na vida, mas isso apenas porque desejo ser o outro, porque se o desejo fosse voltado para o eu, ai a pirâmide de Maslow voltaria a ser efetiva e se tornaria uma regra social novamente. A sociedade, nós brasileiros, precisamos mudar os nossos conceitos, se não eles nos mudaram, e não será para melhor.

    Laura Helena Silva Reis
    Publicidade e Propaganda - 6º período / noite

    ResponderExcluir
  3. Apesar dos fatos citados ainda defendo em partes a pirâmide de Maslow, na medida em que nós seres humanos não podemos satisfazer certa parte das nossas necessidades, enquanto não tivermos resolvido às necessidades mais básicas, como: satisfação das necessidades primaria: comer, dormir, existir...
    Porém o que se pode levar em consideração da desatualização da Pirâmide de Maslow é má interpretação do real significado da palavra necessidade, muitas vezes confundida com desejo ou mesmo de uma interpretação mais livre da primeira palavra, como por exemplo, o celular. Ele é uma necessidade do mundo moderno, muitas pessoas diriam que não podem viver sem.
    Então, uma boa forma de responder as perguntas é trabalhar com a pirâmide e tentar encaixar tudo que temos hoje à nossa disposição, em termos de consumo, e ver a que necessidade ele se reporta, para qual ou quais necessidades básicas os novos produtos são ferramentas, são instrumentos para satisfazê-las. Vamos nos surpreender com a amplitude e a enorme atualização da pirâmide, vendo que ela pode e deve ser atualizada, mas em termos de interpretação, de seu entendimento de forma mais profunda. Enfim, ela ainda não se esgotou como conhecimento para a área do marketing.

    Isadora de Andrade P. Fernandes
    Publicidade e Propaganda - 6º período/ noite

    ResponderExcluir
  4. A sociedade mudou muito nas últimas décadas, principalmente no que se refere aos novos meios de comunicação, a globalização e ao aumento do consumo. Por outro lado, desejos e necessidades parecem estar cada vez mais entrelaçados para grande parte das pessoas, que tornaram parte de suas necessidades os objetos de consumo. Entretanto, creio que a pirâmide de Maslow não deve ser descartada, mas interpretada de acordo com o que ocorre na sociedade atual.

    Lucca Melo
    6º período manhã

    ResponderExcluir
  5. O mundo esta muito diferente , mudou muita a comunicação , o consumo e a globalização.
    Temos desejos e necessidades muito mais critica
    nos tempos de hj.

    Cecilia Rodrigues
    6º período
    Manhã

    ResponderExcluir

  6. Querendo ou não, a sociedade evoluiu e os seus interesses mudaram muito desde a década de 50. Simples desejos e preocupações se tornaram grandes influências em consumismo, movidos pela motivação e a ansiedade. Com toda a mudança ocorrida no mundo em relação à Teoria de Maslow, não devemos esquecer as principais necessidades existentes na vida de cada ser humano independente da nova tecnologia, geração, são necessidades que precisam ser realizadas. A nova geração do consumismo, da tecnologia, se enquadra dentro dos 5 tópicos existentes pois assim que realizadas, no conceito mais profundo, se encaixa dentro das principais realizações satisfatórias. Contudo exposto acima, a Teoria de Maslow não se usa mais como regra para a sociedade, ordem a ser seguida. Ela ficou mais pra estudos e pesquisas acadêmicas.

    Thiago Henrique de Oliveira 6° Período - Manhã

    ResponderExcluir

  7. Querendo ou não, a sociedade evoluiu e os seus interesses mudaram muito desde a década de 50. Simples desejos e preocupações se tornaram grandes influências em consumismo, movidos pela motivação e a ansiedade. Com toda a mudança ocorrida no mundo em relação à Teoria de Maslow, não devemos esquecer as principais necessidades existentes na vida de cada ser humano independente da nova tecnologia, geração, são necessidades que precisam ser realizadas. A nova geração do consumismo, da tecnologia, se enquadra dentro dos 5 tópicos existentes pois assim que realizadas, no conceito mais profundo, se encaixa dentro das principais realizações satisfatórias. Contudo exposto acima, a Teoria de Maslow não se usa mais como regra para a sociedade, ordem a ser seguida. Ela ficou mais pra estudos e pesquisas acadêmicas.

    Thiago Henrique de Oliveira 6° Período - Manhã

    ResponderExcluir
  8. Em um mundo com constantes mudanças, principalmente quando a informação e os novos produtos chegam facilmente até as pessoas, não podemos considerar a risca as teorias de muitos anos atrás, quando o cenário era completamente outro.
    A essência da Teoria de Maslow continua e é correta, mas no jeito que as pessoas consomem hoje somente por status, porque podem ou porque outra pessoa tem e não por necessidade; afeta grandemente a Teoria e pode fazer com que ela sofra mudanças sim num futuro bem próximo. Isso se as pessoas não se atentarem ao triste cenário atual.
    Gabriela Samanta dos Santos - 6° Período – Noite

    ResponderExcluir
  9. Superficialmente, a pirâmide continua certa. Apesar do mundo ter mudado muito dos anos 50 pra cá, o dia a dia de uma pessoa se encaixa perfeitamente na pirâmide, mas é relativo. O consumo nunca esteve tão grande na sociedade, Maslow jamais imaginaria que teríamos um "computador portátil" guardado no bolso em contato direto, a todo o tempo, com o mundo inteiro. A tecnologia nos proporcionou meios que podem questionar a teoria e até abrir uma lacuna nova próxima ao social, de tão refém que nos tornamos do consumismo.

    Diego Melo Franco - 6o período pp/manha

    ResponderExcluir
  10. Tudo eh muito subjetivo e não pode ser levado de maneira generalizada e geral, a teoria de Maslow se aplica a muitas coisas mas de forma variada. Maslow criou sua teoria focando em sua época e não hoje em dia. De toda forma a teoria ainda pode ser aplicada e eh valida para a sociedade atual, sofrendo algumas alterações para os tempos atuais

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a teoria de maslow define uma essência comportamental humano, por isso é um grande meio para entender como é o consumo das pessoas.
    Por ser uma essência, essa teoria pode ser muito aplicada até hoje e ainda no futuro.
    Conhecer a essência é conhecer o todo.

    Luiz Eduardo Rezende Tavares - 6º periodo - Manhã

    ResponderExcluir
  12. Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã

    O que antes era seguido pela sociedade, hoje está ficando só como teorias, ou seja, a pirâmide de Maslow é estudada, mas não tão mais aplicada na vida, pois não é mais seguida com tanto rigor pela sociedade.
    O mundo mudou e atualmente observamos o jeito das pessoas em relação à vida e ao consumo. E com todas as suas ferramentas e facilidades o consumismo tem feito grande parte da sociedade como “refém” e assim, podem acontecer às alterações nos perfis, é onde entra a emoção, que sem pensar você acaba comprando produtos e serviços. O consumo fácil de hoje alterou os perfis e o emocional influencia muito no ato da compra, do agir e do pensar. Infelizmente vejo que para grande parte da sociedade você vale o que tem e não o que é. E assim passamos a querer o mesmo produto que o outro tem. Deixando de ser principais as necessidades básicas. Esse são reflexos da ditadura do consumismo, uma sociedade que tenta se preencher através do consumo exacerbado e deixando de lado os pontos trabalhados como essenciais na pirâmide de Maslow.

    Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã

    ResponderExcluir
  13. Hoje o tempo inteiro estamos passando por mudanças. Em relação a pirâmide de Maslow, o perfil do consumidor mudou muito, hoje o emocional é bem importante na ato de compra. Hoje gira em torno: "Eu quero algo que eu não preciso, mas o outro tem, eu também tenho que ter."
    Infelizmente os costumes, valores de antigamente estão se perdendo diante da sociedade. As necessidades de auto-estima, sociais, estão bem acima das nossas necessidades básicas, pois os desejos estão voltados para o outro e não para si.


    Isabella Rodrigues Miranda - 6º período - Noite

    ResponderExcluir
  14. Apesar de todo avanço, toda mudança , da evolução e seus "descontroles" no consumo. Não é possível modificar necessidades básicas, a sociedade consumista não vai conseguir parar de comer, parar de dormir, parar de se higienizar, para satisfazer um desejo, isso é uma questão natural, a sociedade não vai conseguir atropelar essas necessidades básicas e substituir por um desejo. Sabemos que hoje temos um quadro bem diferente da sociedade do que nos anos 50, hoje o emocional e o psicológico contam muito sim, mas tais fatores são movidos também pelas necessidades básicas. Futuramente talvez esteja pior, pois pelo andar da carruagem teremos uma sociedade cada vez mais consumista, mas apesar da banalização das necessidades e ascensão dos desejos, a Teoria de Maslow continua correta. As pessoas mudaram o sentido da palavra necessidade, mas o sentido real prevalece, e a necessidade é a base de tudo, pois não é uma escolha. Quem inverter demais esses valores, pode acabar metendo os pés pelas mãos.

    Rafaela Damasceno / PP Noite - 6° período

    ResponderExcluir
  15. Podemos dizer que hoje em dia as mudanças no nosso meio está ocorrendo muito rápida. Assim em relação a pirâmide de Maslow podemos dizer que o consumidor mudou um pouco, ultimamente os consumidores estão comprando coisas que as vezes não precisam mas se o emocional o afetou ele acabando adquirindo o produto sem necessidade mas para mostrar para outra pessoa que ele também e capaz de adquirir aquele produto. Hoje em dia os costumes que antigamente tinha na sociedade foi perdido. A Nossa sociedade acaba deixando os desejos falarem maior que as necessidades que temos como prioridade como comer, se vestir, pois acabando querendo se mostrar para o outro do que pra si mesmo.

    Thiago Gonçalves Duarte / PP Noite 6° período

    ResponderExcluir
  16. As mudanças comportamentais não foram imaginadas por Maslow, mas eu acredito que é uma tarefa bem complicada atender a outras necessidades, sendo que as necessidades básicas ainda não estão resolvidas, por isso estou com pensamentos divididos relação à pirâmide de Maslow na atualidade. Pois de acordo com texto e analisando e observando o comportamento da sociedade atual se Maslow fizesse uma pirâmide hoje, ela estaria organizada de maneira diferente, pois a auto realização tornou-se a base para que o ser humano sinta-se feliz.

    Lucas Diniz / PP Manhã - 6 Período

    ResponderExcluir
  17. O perfil do consumidor está em constante mudança e a teoria de Maslow mesmo ainda sendo aplicável, não é mais seguida rigorosamente. Claro que as pessoas ainda vão continuar com suas necessidades básicas como prioridade, no entanto o desejo e status tem tomado grande proporção na vida delas também, a ponto de se sentirem felizes tendo muito em materiais e muitas vezes deixando o lado afetivo de lado. Alguns valores foram trocados de posição, por isso deve haver uma reorganização na pirâmide, de acordo com o momento em que a sociedade vive, sendo 100% aplicável novamente.
    Letícia Lessa / PP Manhã - 6 Periodo

    ResponderExcluir
  18. Teoricamente a pirâmide é correta e buscamos isso nessa ordem, mas com a evolução da sociedade ter meio materiais e status tornou-se mais importante para alguns, a sociedade desde sempre julgou status, posição social, e isso vem se tornando cada vez mais forte, por isso se houvesse uma nova pirâmide, talvez ela estivesse diferente do que ela é.
    Bárbara Lessa - 6 Período - Manhã

    ResponderExcluir
  19. A sociedade está diferente do que Maslow pode vislumbrar. Somos mais consumistas e nossa cultura, assim como outras, é transeunte. As bases teóricas de Maslow são de fundamental importância para estudos atuais. Por mais que alguns fatores se diferem da época em que a teoria foi escrita, é a partir dela que conseguimos analisar novas possibilidades, é um momento para se reinventar a pirâmide, acrescentando, tirando e realocando vetores cujas bases podem ser alteradas sem comprometer os estudos. A pirâmide de Maslow sempre será base para atualizações.

    As coisas e o consumo mudaram e o homem precisa se adaptar a este novo mundo. Com isto o ser humano tende a também rever suas necessidades e reorganizar o que lhe é mais pertinente para sobreviver. As pessoas estão cada vez mais se modernizando e dependendo do que a indústria produz, um exemplo é o celular e a necessidade de se comunicar. O homem inventa novos produtos/ serviços e refaz a cadeia de necessidades.

    Atualmente o foco em necessidades básicas vertendo para alguns fatores não convencionais baseados na pirâmide Maslow são bastante interessantes de se estudar. A sociedade baseada em abundância e motivada por necessidades pode ser algo bom, mas de modo algum irá substituir as necessidades biológicas, nem irá trocar de posição em escala de importância. A cultura muda, tudo muda, menos o ser humano e suas questões fisiológicas.

    Jefter Barony - PP Manhã - 6º Período

    ResponderExcluir
  20. Devemos considerar que com a mudança de postura da sociedade nas últimas décadas o comportamento de consumo evoluiu se tornando mais complexa e sendo mais dinâmica quanto aos desejos e necessidades do consumidor.
    O que podemos perceber, é que nas décadas passadas, a pirâmide de Maslow era sim muito importante para identificar a necessidade de cada pessoa e assim, mais utilizada; nos dias de hoje, não deixando a pirâmide de lado, identificamos uma sociedade consumidora mais autônoma, que não está presa nesta forma de consumo do passado, mas estão mais resolvidos quanto ao que é buscado.
    Fazemos parta de um grupo no qual a revolução sociocultural faz parte iminente de nossas vidas, alterando assim o modo de consumo pelo qual passamos. As necessidade continuarão sendo fundamentais, porém, serão inerentes a cada consumidor e subjetiva ao ponto que a sociedade irá praticar o consumo fugindo das regras sociais.
    Frederico Inácio PP/Manhã

    ResponderExcluir
  21. Nas ultimas décadas tem se percebido e vivido de forma cada vez mais intensa as mudanças da sociedade. Os meios de comunicação mudaram e cresceram exponencialmente, com isso os desejos e formas de consumo tambem. Ainda assim, acredito que a essência da Teoria de Maslow permanecerá como suporte para a cadeia da sobrevivência, mesmo que adaptada forma de consumo atual. Consumo que deixou de ser apenas pela própria sobrevivência, que graças as facilidades comunicacionais de compra/venda são feitas para satisfazer o ego, ou como fonte de exibicionismo.

    ResponderExcluir

  22. Vejo que apesar de a Teoria de Maslow ser correta, de modo geral ela não é mais aplicável no comportamento dos consumidores atuais. Essa teoria é base de vários estudos anteriores e futuros mas o comportamento atual não segue necessariamente a ordem cronológica da pirâmide. Os valores da sociedade mudaram e nos encontramos em um mundo que status e auto realização são mais importantes do que um relacionamento ou até mesmo uma sensação de segurança.
    A pirâmide de Maslow é a mais correta na forma de ser pensada as principais necessidades mas talvez devesse sofrer novos estudos em cima dela, adequando a ganância dos consumidores em alcançar a auto realização, se esquecendo das etapas anteriores que são fundamentais até para a formação base deste indivíduo.

    Bárbara Carvalhaes - 6º período - PP manhã

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Desde a década de 50, a sociedade cresceu e evolui de diversas formas, em consequência, o comportamento da sociedade mudou completamente. Entretanto, por mais que a sociedade tenha modificado, a pirâmide de Maslow é de suma importância para o estudo do comportamento do ser humano. Creio que, mesmo com o advento da tecnologia, as necessidades fisiológicas e de auto estima permanecem, portanto, somente alguns fatores que compõem a pirâmide, precisariam ser modificados para se adequarem à sociedade moderna.

    ResponderExcluir
  25. Fernanda Leonel Gomes - 6º periodo - Manhã
    A teoria de Maslow, foi uma teoria revolucionaria que mudou o pensamento dos estudos de comportamento dos consumidores. Na época que foi criada a teoria se aplicava 100% na situação do "ambiente", mas hoje essa teoria não pode ser generalizada, pois há situações em que seus níveis se invertem. Como a auto realização tornou-se mais importante para algumas pessoas do que o afeto. Há quem diga hoje "só quero me casar quando estiver realizado profissionalmente".

    ResponderExcluir
  26. A meu ver a necessidade humana sofreu uma alteração ao longo do tempo. Essa evolução, criou uma sociedade mais consumista e capitalista.
    Maslow nos oferece vários códigos no âmbito da motivação. Se quisermos motivar às pessoas que temos a nosso ao redor devemos buscar que necessidades têm satisfeitas e tentar facilitar a consecução do degrau superior imediatamente.
    Portanto, eu acredito que a estrutura da pirâmide de Maslow continuará sempre a mesma, o que vai mudar com o passar do tempo são os exemplos de cada degrau. As Necessidades fisiológicas, Necessidades de segurança, Necessidades de amor, Necessidades sociais, Necessidades de estima e a necessidade de auto realização, sofreram alterações, o que é considerado uma necessidade básica hoje no futuro, pode ser que não seja mais.

    Silvia Layse Barreto de Sousa _ 6º periodo- PP- Noite

    ResponderExcluir
  27. A meu ver a necessidade humana sofreu uma alteração ao longo do tempo. Essa evolução, criou uma sociedade mais consumista e capitalista.
    Maslow nos oferece vários códigos no âmbito da motivação. Se quisermos motivar às pessoas que temos a nosso ao redor devemos buscar que necessidades têm satisfeitas e tentar facilitar a consecução do degrau superior imediatamente.
    Portanto, eu acredito que a estrutura da pirâmide de Maslow continuará sempre a mesma, o que vai mudar com o passar do tempo são os exemplos de cada degrau. As Necessidades fisiológicas, Necessidades de segurança, Necessidades de amor, Necessidades sociais, Necessidades de estima e a necessidade de auto realização, sofreram alterações, o que é considerado uma necessidade básica hoje no futuro, pode ser que não seja mais.

    Silvia Layse Barreto de Sousa _ 6º periodo- PP- Noite

    ResponderExcluir
  28. A sociedade mudou muito nos últimos tempos. Acredito que hoje a pirâmide de Maslow é só uma teoria. Hoje as pessoas consomem mais por desejo do que necessidade. Mas verdade as pessoas mudaram as ordens das coisas consomem mais por desejo do que necessidade. Desejo de ter status, de se mostrar para o outro, hoje as pessoas consomem por querem ter o que o outro possui ou porque querem melhor que o outro. O consume hoje é muito emocional ou até irracional.

    Patrícia Souza - 6º período PP - Noite

    ResponderExcluir
  29. É fato que a sociedade evoluiu muito nos últimos 50 anos, mas as necessidades fisiológicas relacionadas na teoria de Maslow são as mesmas. Acredito que essa mudança comportamental independe do fato das necessidades básicas estarem asseguradas ou não, e sim uma inversão nos valores do que é necessidade e desejo, ou até mesmo uma má interpretação no real significado das palavras.
    Em uma sociedade cada vez mais consumista, onde as pessoas estão muito preocupas em ter, em se mostrar, a famosa ostentação, os desejos podem ser colocados como necessidades para alimentar esse status, fugindo da teoria de Maslow que prega a hierarquia das necessidades.
    Portanto a teoria ainda é correta e aplicada a sociedade atual, sendo modificada por uma minoria influenciada pelo status do consumismo exacerbado.

    Franciele Souza - 6° Período - Noite

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. A Teoria de Maslow se aplicava cem por cento quando foi criada, não que ela esteja errada, teoricamente a pirâmide está correta, mas hoje em dia o cenário e a sociedade tem um modo de agir e pensar diferente daquela época, alterando a sua ordem. Acredito que a pirâmide não deve ser descartada, mas interpretada de modo que corresponda a sociedade atual.

    Ana Carolina A. Freitas - 6 Período - Manhã

    ResponderExcluir
  32. Por mais que tenhamos evolução na sociedade e que vez o ser humano se torne mais consumista a ponto de ser tratado como doente, a ponto dessa doença ser considerada um distúrbio psicológico a ponto de ter medicação não vejo porque cogitar grandes mudanças na teoria, visto que as necessidades básicas já estão atreladas também a outros pontos até mesmo nas satisfação do ego, e também segurança onde vemos que todas as características tem um ponto em comum. O que podemos ver ou até mesmo temer que pode acontecer é que se torne cada vez mais presente na sociedade o alto nível de consumismo. Onde a sociedade se torne dependente devido ao poder de MKT de algumas empresas.
    Diego Ribeiro / 6º Período PP NOITE

    ResponderExcluir
  33. As massas de consumo de hoje já não são as de uma década atrás, em poucos anos muita coisa mudou, no entorno do consumo, hoje, há casos em que a auto-realização é maior que as necessidades básicas em que muitos preferem passar fome mais ainda sim ter e demonstrar aparelhos de última geração, em um abastecimento involuntário do ego. Sim, "Maslow não conheceu a sociedade de consumo e isso faz toda a diferença". Na verdade, mesmo que conhecesse, a teoria iria novamente ficar obsoleta, pois a sociedade "consumidor" é mutável tanto suas necessidades como suas prioridades e isso é um ciclo sem fim.
    André Soares Ferreira - 6ºPP - Noite

    ResponderExcluir
  34. A sociedade vem mudando cada dia mais se tornando mais evoluída e complexa.
    Assim nos movemos pelo nosso consumo emocional, pois ele influencia no ato da compra, jeito de pensar e agir.
    Podemos dizer que por este motivo a pirâmide de Maslow especificamente a base ( necessidades fisiológicas e de sobrevivência), ficou um pouco de lado deixando o desejo pelo consumo falar mais alto.

    Arthemis Raftopoulos
    Publicidade - 6 Período - Noite

    ResponderExcluir
  35. O comportamento dos consumidores de de hoje mudaram bastante, mas a teoria de Maslow continua sendo seguida, a piramide se aplica na maioria das vezes, não necessariamente na ordem. A piramide de Maslow não é seguida fielmente mas tem todo sentido quando se trata do desenvolvimento, ações e desejos do ser humano.

    Huda Lourena - 6 Período - Noite

    ResponderExcluir
  36. A sociedade modificou,particularmente em tecnologia dos meios de comunicação, as necessidades humanas aumentaram assim desenfreando o crédito de consumo e comunicação empresarial.Teoria de Maslow não se refere mais como principio para a sociedade, a verdade é que a ordem psicológica/emocional se assumem cada vez mais, na atualidade,como necessidades básicas para os mais consumistas.
    Mariana Cássia Santos
    Publicidade - 6 Período - Noite

    ResponderExcluir
  37. Se tratando da sociedade, percebemos que ela mudou muito nas últimas décadas, principalmente na comunicação e na questão do consumo das pessoas. A necessidade de ter algo inovador e mais avançado, tem tomado a cabeça das pessoas, pelo simples fato de ter novos meios de consumir uma coisa nova. No caso da teoria de Maslow, grande parte da sua explicação se aplica na sociedade de hoje, ou seja, as pessoas estão cada vez mais necessitadas ao consumismo. A tecnologia se encaixa dentro da teoria, sendo satisfatória, dentro dos 5 elementos existentes na definição da teoria. Com o passar do desenvolvimento da sociedade, a teoria não é mais utilizada como seguimento, ela está sendo usada para pesquisas, artigos e estudos.


    Helena Alvarenga - 6°Período - Manahã

    ResponderExcluir
  38. Vivemos numa era atual, muito conturbada do que a 50 anos atrás. Evoluímos conforme a tecnologia e nossas necessidades aparecem conforme sua evolução. Atualmente, as pessoas sentem a necessidade de estarem sempre atualizadas, independente se aquela informação será útil ou não para ela, com isso surge o consumo exagerado e não satisfatório, pois sempre buscamos nos atualizar. Penso que a elaboração de Maslow com sua pirâmide de necessidades permanecerá e seus respectivos conteúdos irão se atualizando conforme os anos.

    Guilherme Andrade
    6º período Noite – Publicidade e Propaganda

    ResponderExcluir
  39. Hoje em dia muito se discute sobre a atualidade desta pirâmide ou sobre sua defasagem perante um mundo moderno, em que vivemos, bem diferente daquele no qual viveu Maslow, onde ele fez as observações que o levaram a montar sua teoria e coloca-la sob uma forma geométrica. Levantam-se muitas discussões sobre este tema, geralmente associadas à recorrente pergunta se o marketing cria novas necessidades ou não.

    Cyro Villela
    6° Período Manhã

    ResponderExcluir
  40. Ainda que a teoria de Maslow tenha sido feita há muito tempo atrás, acredito que não há como remover ou inserir novas necessidades. Lá encontra-se um resumo de tudo o que ocorre em relação ao comportamento humano, porém, acredito que pode haver uma pequena troca de graus de importância. Hoje em dia é possível identificar uma necessidade quase louca por atenção e aceitação do outro, principalmente via redes sociais. O que tem acarretado novas preocupações e uma mudança brusca do comportamento das pessoas e consequentemente das marcas. O consumo mudou, as escolhas são baseadas em muitas outras vertentes, e as pessoas continuam mudando, portanto acredito que ocorrerá uma pequena alteração da pirâmide que irá estabelecer novas prioridades.

    Harumi Amanda Yukawa - 6º período - noite - PP

    ResponderExcluir
  41. Acredito que a Teoria de Maslow está correta, porém ela já não se aplica ao comportamento dos consumidores atualmente. O que ocorre hoje é que as pessoas não seguem mais a ordem da pirâmide e muitas vezes o status e a realização pessoal se torna mais importante do que a necessidade de segurança. Deve-se realizar um estudo, a partir dos novos hábitos do consumidor em sua sociedade altamente consumista para que se possa determinar um novo perfil das necessidades.

    Luíza Drummond - 6º período - Manhã - PP

    ResponderExcluir
  42. Independente do tempo em que se discute sobre a pirâmide, acredito que ela seja uma teoria que busca mostrar o ser humano em sua natureza, inserido em uma sociedade de consumo ou não. Em relação as mudanças de comportamento em relação ao consumo, é importante citar que o que vem tomando força com o passar dos anos é o imediatismo e a massiva influência da comunicação. A tentação e o desejo pode influenciar no consumo de produtos meramente descartáveis e imediatistas, que por sua vez ignoram a teoria de Maslow.

    ResponderExcluir
  43. Fernanda Siqueira Cerino 6°Período RA 3131196811 de maio de 2015 às 10:17

    O consumismo na atualidade é muito grande, podendo ocasionar prejuízos e danos a população.As pessoas gastam com tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. É muita tentação ultimamente.

    ResponderExcluir
  44. O homem deve viver em seu tempo, não é fiel usar um pensamento evoluído, mais maduro, para se julgar coisas passadas. Parece controverso se dizer isso, quando o contexto da sociedade lhe ensina que a experiência é quem agrega assertividade as escolhas.

    Se formos analisar o conceito da pirâmide de Maslow ainda é vivo e eficaz nas relações da sociedade, porém, a idealização desses conceitos variam de acordo com o tempo, cultura, classe, de certo modo podemos dizer que a estrutura de Maslow ainda é tangível para se montar uma análise em determinado meio, porem a caracterização de seus patamares é algo que não pode ser generalizado, por mais que o cérebro queira colocar todos em caixinhas, precisa-se entender a especificidade dos desejos individuais.

    ResponderExcluir
  45. Acredito que por inúmeras mudanças que a sociedade possa passar a pirâmide de Maslow sempre será de grande importância para que possamos estudar o comportamento humano. Só que realmente nos dias atuais, as pessoas não seguem mais a ordem da pirâmide, alguns elementos poderiam ser modificados, pois, nossas necessidades básicas sempre serão a mesma em relação às demais. Então acredito que não se pode descartar o conceito da pirâmide, mas sim, encaixa-la no contexto atual da sociedade.

    Pedro Henrique Martins Torres - 6º Período Manhã - PP

    ResponderExcluir
  46. A sociedade querendo ou não carrega muitas coisas do passado, mas não podemos negar que a cada dia as pessoas estão mudando, então também muda o foco da compra e do emocional, as pessoas são mais consumistas. Elas têm a necessidade de mostrar aos outros que é capaz de realizar os seus desejos.
    É claro que tudo muda, o tempo passa, mas as questões fisiológicas das pessoas permanecem, então essa teoria ainda se aplica sim em várias situações, basta saber onde encaixá-la.

    Gabriela Moreira Colen - 6° Período Manhã - PP

    ResponderExcluir
  47. Certa ou errada, tendo muito ou pouco tempo em que se discute sobre a pirâmide, acredito que ela seja uma teoria válida, já que mostra o homem inserido na sociedade, sendo consumista ou não.
    A sociedade sofreu grandes mudanças e não só em relação ao consumo, então desta forma a teoria de Maslow não "funciona" nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  48. Estamos vivenciando uma época totalmente diferente de quando Maslow criou sua teoria. Pertencemos a uma sociedade em que a maioria vê o status e a posição social como principal. Acho que a pirâmide, tendo como base as necessidades fisiológicas é a correta, mas talvez com todo o consumismo ela mudasse de posição.

    Izabela Luiza – 6° Período PP - Manhã

    ResponderExcluir
  49. A sociedade esta em constante mudança, maslow criou suas teorias de acordo com o que a sociedade vivenciava naquela época, porém por mais que a sociedade mudou muito nos últimos 50 anos a piramide ainda pode usada como referencia caso contrario não seria alvo de estudos e aplicações. A piramide teve seus valores invertidos pois vivemos em uma sociedade onde somos diretamente influenciados pelo mídia e a mídia por sua vez nos influencia de forma direta ao consumismo, mas até para a mídia colocar em pratica os meios e formas de atingir o consumidor ela precisa da piramide de Maslow, sendo assim ela nunca deixara de ser utilizada mas poderá ser adaptada ao passar do tempo.

    ResponderExcluir
  50. A pirâmide de Maslow foi elaborada antes do surgimento dos smartphones e das redes sociais como as conhecemos hoje, antes da humanidade se tornar tão egocêntrica e antes de tudo estar ao alcance de todos mesmo que para isso o sujeito consuma um produto que não seja o original, mas sim um similar, que atenda as suas necessidades e satisfaça seus desejos. As pessoas nunca consumiram tanto, não estou falando apenas de comida, e roupas para cobrirem seus corpos, mas sim de produtos que lhes proporcionem bem estar, realização pessoal, e é claro, que façam bem ao seu ego, então de repente a pirâmide de Maslow parece estar de cabeça para baixo, as necessidades parecem ter se invertido, vemos pessoas de baixíssima renda, aparentemente de baixa renda, sem condições financeiras para suprir suas necessidades mais básicas, mas ostentando roupas de marca, smartphones modernos, internet, tvs de plasma, ar condicionado, dentre outros bens de consumo, basta conhecer uma favela do Rio de janeiro por exemplo para se comprovar tudo isso.
    Rodrigo Nunes Faria - Publicidade e Propaganda - 6° Período Noite.

    ResponderExcluir
  51. A piramide de Maslow foi fundamental para estudarmos nosso comportamento e outros fatores individuais e sociais a alguns anos atrás. No entanto nos dias de hoje a sociedade está totalmente voltada ao que precisamos como roupas novas, o sapato da moda e outros fatores que estão ligados a status que a sociedade "impôs" de maneira que obtemos um bem muitas vezes sem realmente necessitar daquilo como água, comer e etc.
    Com tudo, questões fisiológicas permanecem de modo que, a teoria ainda pode ser aplicada em algumas situações desde que, a mesma haja algumas alterações devido a mudanças no comportamento do consumidor.

    Bruna Sotte
    P.P 6º Período Noite

    ResponderExcluir
  52. Talvez não seja cedo para afirmar que o caminho no qual a sociedade está escolhendo é o consumismo.
    Não bastou Dalai Lama dizer que “...o homem perde sua saúde pelo dinheiro....e depois perde dinheiro com saúde”.
    Outros fatores, como a mudança de viver em sociedade, ao invés da comunidade, tendo pouco contato com o próximo; a “febre” da rede social também ter afastado esse relacionamento interpessoal, fez e faz com a que a população em geral queira demonstrar, mesmo que de forma superficial que vive bem, que está bem e, em muitas vezes, está melhor que alguém.
    A necessidade social, na qual envolve onde trabalha, quanto é remunerado, o que adquire, muitas vezes não tem relevância o custo do sacrifício físico e de segurança, como a pirâmide de Maslow cita ser mais importante.
    O fato é que os valores mudaram, e acredito que muito deles para pior.
    Humberto de Jesus - Manhã 6ºPP

    ResponderExcluir
  53. Com a evolução de tudo em nossa volta, creio que o que ocorreu na pirâmide de Maslow não foi uma completa mudança, mas sim uma inversão das necessidades em determinadas situações, o cenário e outro, existe uma frenética e compulsiva consumação de bens e serviços, as pessoas hoje deixam de compra um produto que realmente atenda a sua necessidade fisiológica, para compra um que cause status. Daqui uns anos acho que a pirâmide será reformulada ou desmembrada com varias hipóteses que trabalhara com a realidade do consumo que já começou hoje e sua tendência e só aumentar no futuro.

    Dayanna santos simao 6º PP NOITE

    ResponderExcluir
  54. A teoria de Maslow, teoricamente é validade, pois buscamos realmente a ordem da pirâmide. Mas a evolução fez com que algumas pessoas buscassem status e o bens materiais como prioridade, bem como há aqueles que procuram auto realização mais do que afeto.

    Aline de Oliveira Borges - 6º PP Manhã

    ResponderExcluir
  55. A Teoria de Maslow formulada nos anos passados, está deslanchando na nova tendência, ou seja, ela está e deve se adaptar ao mundo de hoje, onde, que por muitas vezes colocamos nossos desejos acima das verdadeiras necessidades. Mas, isto não quer dizer que não seguimos a ordem da pirâmide, mas que a forma de se satisfazer as necessidades são de formas diferentes, pois hoje há maior influência do mundo externo nas nossas escolhas, opiniões e até mesmo no nosso destino. Ocorreu uma evolução drástica na sociedade, que no lugar de ações, estímulos mais tranquilas, que ocorriam no fluxo do rio, atualmente são ações impulsivas que acabam por muitas vezes ultrapassando limites e a ordem natural das coisas.

    Jéssica Amata S. C. Cota - PP - 6° Noturno

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Que a teoria de Maslow é válida, isso é fato. É através dela que organizamos e alinhamos os nossos estudos e, a partir disso, conseguimos enxergar a hierarquia das necessidades.
    Talvez, nos dias de hoje, surjam necessidades de reaver as etapas e adequá-las para os tempos atuais. Não levando ao pé da letra esta "mudança", mas uma forma de vermos, em determinadas situações, a inversão de alguns posicionamentos de necessidades.

    Aluno: Rogério Dias
    Turma: PP - 6º Período - Noite

    ResponderExcluir
  58. O mundo esta em constante mudança, os meios de comunicação e o consumo é cada vez maior.
    A pirâmide de Maslow é estudada, e nos ajuda a entender o comportamento do consumidor, e creio que está certa, apenas devemos adaptar aos tempos de hoje. A mudança de consumo que modificou bastante, o consumo fácil de hoje e o emocional influencia diretamente no ato da compra, as vezes as pessoas acabam adquirindo o produto sem necessidade, apenas por status, querem mostrar para outra pessoa que ele também consegue comprar aquele produto.

    Regis Gobet - 6 Período - Noite

    ResponderExcluir
  59. A humanidade está em mudança contínua e os seus costumes acabam mudando.

    A Pirâmide de Maslow está correta em sua origem, mas como é uma teoria que faz uma análise das pessoas e as mesmas continuam em mudança a pirâmide deve passar por algumas adaptações para ser condizente com a realidade vivida.

    Kaique de Jesus - 6 Período - Noite

    ResponderExcluir
  60. Apesar do mundo esta sempre em mudanças, acredito que todos nós nos encaixamos na Pirâmide de Maslow, mas acredito também que muitas pessoas tem readaptado ou invertido de acordo com os novos hábitos que surgiram.

    Harieni Maia - 6° Período - Manha

    ResponderExcluir
  61. Creio que os incríveis avanços tecnológicos que hoje se vive, não estavam previstos por Maslow quando ele elaborou a pirâmide. Isso afeta diretamente na sua interpretação, pois hoje necessidades fisiológicas são praticamente garantidas e não são mais uma preocupação para a sociedade, além disso, as interações sociais são ampliadas para além fronteiras e isto influi nas questões do consumismo.
    Acredito que com o passar dos anos a Pirâmide de Maslow tenha que ser readaptada para as mudanças sofridas pela sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Pedro Pereira Gomes Teles - 6º periodo - Manhã

      Excluir
  62. Estamos o tempo todo crescendo, evoluindo e reposicionando nossas necessidades. Maslow previu a piramide na ordem que era mais conveniente naquele tempo. Mas hoje, as coisas mudaram. Apesar de a teoria ainda caber nos tempos de hoje, acredito que a ordem se inverta.

    Barbara Araujo - 6° Periodo - PP Manhã

    ResponderExcluir
  63. O autor propõe que talvez a teoria de Maslow possa estar sendo posta à prova numa sociedade atual. Com a argumentação que mostra como o mercado não é controlável e como as condições de vida estão postas atualmente, realmente é valido esse posicionamento. É lógico pensar que como as necessidades atuais estão resolvidas, o homem passará a se importar mais com as necessidades anímicas. O que não é lógico é pensar que essa proposição é válida para todos os indivíduos, uma vez que as pessoas possuem diferentes poderes aquisitivos: Umas com muito dinheiro e outras sem ter o que comer. Com certeza, essa mudança da ordem das necessidades de Maslow não vai ser a mesa para todos.

    Jéssica Souza - 6° PP manhã

    ResponderExcluir
  64. Em uma sociedade utópica que vive em equidade e com estrema abundância de suprimentos, é fácil imaginar a desconstrução das teorias motivacionais clássicas. Com todas as necessidades básicas atendidas, é lógico que as pessoas passariam a se preocupar mais com questões de auto realização. O desejo de conhecer o novo, a vontade de comprar e a distribuição de crédito facilitado, são motivações que contribuem para o não controle do mercado e o saciar das necessidades anímicas. Entretanto, na sociedade real atual, as condições não contribuem para a total desconstrução, uma vez que a maior parte da população ainda sobrevive com dificuldades financeiras e muito não tem o que comer. Se fossemos fazer um comparativo, poucos seriam aqueles que se enquadrariam nesse novo quadro. O modelo inicial de teoria motivacional, com certeza ainda vai ser válido por muito tempo.

    Lucas Santos Gomes - 6° PP manhã

    ResponderExcluir
  65. A piramide de Maslow expõe alguns comportamentos humanos, porem está desatualizada. Com o passar dos anos, devido ao consumismo, o homem desenvolveu novas necessidades e desejos, muitas vezes invertendo a ordem na piramide. Contudo ela se mantem como objeto de estudo por mostrar grande parte do comportamento da massa. Sendo assim, acredito que a piramide de Maslow ainda é e deve continuar sendo objeto de estudo, porem com a ressalva de que a sociedade mudou e continua sempre mudando.

    Angelo Araújo 31222275

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. E inevitável a evolução da nossa especie e de toda a nossa sociedade, com isso os desejos e realizações que antes parecia do mais alto teor de luxuria hoje podem representar uma ''necessidade básica'' ou até mesmo que achamos ser básico para a nossa sobrevivência, caindo por terra tudo aquilo que estava representado na piramide a 50 anos, fazendo com que ela seja hoje uma base para tais estudos e não representa com exatidão o comportamento do consumidor do seculo 21.

    Bruno Pinheiro PP manhã

    ResponderExcluir
  68. Mesmo que esses relatos possam ter relevância, devido a sociedade buscar auto realizações cada vez mais superficiais, creio que algumas teorias são por vez, fundamentais. E a pirâmide de Maslow nos mostra que é feito uma analise, com relação as necessidades. E por mais que hoje, essas necessidades básicas estão sendo desconsideradas, não poderão nunca ser irrelevantes.

    ResponderExcluir
  69. O comportamento do consumidor está em constante processo de mudança, e por isso, exige reflexões em torno disto.

    Como constatato não é necessário aguardar estudos para confirmar que o humano se baseia na atualidade para decidir suas atitudes. O homem é claro, mudou junto com este processo, porém a grande maioria está aberta a persuasão feita com maestria pelos profissionais da area, e isso não faz do homem um ser que não adaptou-se, mas sim um ser pensante que pode se influenciar por algo ou até mesmo mudar de ideia através de uma campanha bem feita.

    A motivação se encontra em todos os sentidos da vida e tendo o mercado como algo não controlavel, é mais facil afetar o homem usando todas as ferramentas e inventando novas ferramentas a cada dia.

    Maslow ainda pode ser base nas necessidades basicas, fisiologicas, porém, isso não exclui o fato de amanhã poder cair tal teoria por completo.


    Tamires Serra - 6 - pp - noite

    ResponderExcluir
  70. Necessidades e desejos se tornou algo ímpar, pois vivemos em uma sociedade onde necessidades e desejos se cruzam. Porém não podemos desconsideram o estudo do Maslow pois as necessidades básicas ainda permanecem.

    Bruno Oliveira 6º periodo manhã

    ResponderExcluir
  71. Acredito que hoje a pirâmide de Maslow é só uma teoria. Hoje as pessoas consomem mais por desejo do que necessidade. Hoje as pessoas consomem mais por desejo do que necessidade. O desejo de ter status, de se mostrar para o outro.
    O consume hoje é muito emocional ou até irracional

    Marcelo Assis pp 6p noite

    ResponderExcluir
  72. Nosso cenário hoje em dia é totalmente diferente da época em que Maslow criou sua teoria. Hoje as mudanças são constantes e milhares de vezes mais rápidas que nos tempos passados. Hoje as mensagens e os produtos se dissipam numa velocidade astronômica. Ao meu ver a teoria continua sendo correta, mas para alguns membros da sociedade realmente as necessidades do topo da pirâmide parecem ser mais importantes das básicas.

    Luciano Xavier de Lima - 6º PP Noite

    ResponderExcluir
  73. A pirâmide de Maslow mostra todas as necessidades dos homens, podemos notar claro que com a chegada da tecnologia e com as mudanças sociais essa teoria não se encaixa totalmente na nossa vida. Porém ainda sim temos algumas prioridades que a teoria mostra.

    Rayanne Vieira - 6º PP Manhã

    ResponderExcluir
  74. A Pirâmide de Maslow hoje em dia não retrata a realidade, hoje as pessoas consomem mais por desejos e não por necessidades. O desejo de ser superior ao outro, de ter status faz com que esta teoria não se aplique. Mas é claro que as pessoas tem necessidades e prioridades que se encaixam na teoria, porém não se aplica nos dias de hoje.

    Filipe Bueno - 6º PP - Manhã

    ResponderExcluir
  75. Com a evolução tecnológica, um maior leque de opções de consumo para suprir uma mesma necessidade de forma diferente, o aumento de estímulos a serem percebidos no ambiente externo, dentre outras evoluções, a Pirâmide de Maslow está em partes desatualizada, pois com o avanços sociais e a mudança comportamental do consumidor, as pessoas passaram a ter novas necessidades e prioridades a serem supridas.

    Yasmim Duanni Rocha Brugger - 6º perído - PP - Manhã

    ResponderExcluir
  76. A teoria de Maslow na época de sua criação, sem dúvida era muito aplicada na sociedade, mas com o passar do tempo ela começou a ser deixada de lado. Com todas essas mudanças no cenário social, as pessoas passaram a buscar mais a autorrealização, ou seja, invertendo algumas bases da teoria.

    Daniel Alves PP - 6° período - manhã

    ResponderExcluir
  77. A sociedade teve uma grande evolução, por isso, a opinião e as necessidades das pessoas mudaram muito. Acho muito relativo uma pessoa se encaixar perfeitamente na pirâmide de Maslow por conta dessas mudanças. Hoje em dia, se tornou necessidade para os jovens grande parte das tecnologias por costumes se tornando cada vez mais consumistas.
    Ana Flávia Francisco
    6 Período, PP manhã.

    ResponderExcluir
  78. Estamos evoluindo de uma maneira surpreendente nas últimas décadas, as conquistas que se conseguiam em décadas, hoje, são conquistadas de ano em ano. Claro que isso se aplica à pirâmide de Maslow, é dificil achar alguém que se encaixe profundamente na mesma nos dias atuais, e isso não deve ser visto como negativo, as pessoas aspiram além, além do que jamais pensaram aspirar
    Ana Elisa Resende- PP 6 período- Manhã

    ResponderExcluir
  79. A cada dia a sociedade evolui, e como consequência o seu comporto se modifica. Estamos vivenciando uma época diferente de quando Maslow criou sua teoria e pertencemos uma sociedade em que a maioria vê o status e a posição social como principal. Acredito que as necessidades básicas continuam, pois nunca vão ser irrelevantes, mais alguns fatores que compõem a pirâmide de Maslow não será necessariamente para todos.

    Jéssica Martins da Silva - PP 6º período, Manhã.

    ResponderExcluir

  80. Em uma época que a mudança é constante, fica claro que não podemos considerar á risca á teoria de Maslow. Ás pessoas mudaram.Os produtos chegam cada dia mais rápido para os consumidores, o cenário possui uma maior diversidade do que anos atrás etc.. Hoje em dia ás pessoas não consomem apenas por necessidade e sim por status, desejo, auto afirmação, entre outras. Acredito que daqui alguns anos a teória de Maslow pode ser que mude, mas as necessidades sempre continuarão.

    Gabriela Lopes Ferreira 6° Período- PP Noite.

    ResponderExcluir
  81. O que era acompanhado a risca, pirâmide de Maslow, hoje está apenas nos livros, não sendo mais levado ao pé da letra. A sociedade evoluiu, e assim os conceitos mudaram , influenciando desta forma o todo. O consumidor mudou, o emocional influencia a compra como o agir, o pensar. Desejando o que outro tem e não mais o que eu verdadeiramente necessito. Quando botamos o nosso racional para trabalhar, conseguimos enxergar o quanto é deprimente o cenário.


    6ºperiodo \ manhã.

    ResponderExcluir
  82. O que era acompanhado a risca, pirâmide de Maslow, hoje está apenas nos livros, não sendo mais levado ao pé da letra. A sociedade evoluiu, e assim os conceitos mudaram , influenciando desta forma o todo. O consumidor mudou, o emocional influencia a compra como o agir, o pensar. Desejando o que outro tem e não mais o que eu verdadeiramente necessito. Quando botamos o nosso racional para trabalhar, conseguimos enxergar o quanto é deprimente o cenário.


    6ºperiodo \ manhã.

    ResponderExcluir
  83. O que era acompanhado a risca, pirâmide de Maslow, hoje está apenas nos livros, não sendo mais levado ao pé da letra. A sociedade evoluiu, e assim os conceitos mudaram , influenciando desta forma o todo. O consumidor mudou, o emocional influencia a compra como o agir, o pensar. Desejando o que outro tem e não mais o que eu verdadeiramente necessito. Quando botamos o nosso racional para trabalhar, conseguimos enxergar o quanto é deprimente o cenário.


    6ºperiodo \ manhã.

    ResponderExcluir
  84. O mundo evoluiu, e também a tecnologia, que hoje é algo que tornamos indispensável em nossas vidas e com tudo isso o consumidor também mudou muito,como consequência a Teoria de Maslow ficou esquecida,pois as necessidades hoje são diferentes.

    Rafaela Paulinele de Freitas 6º PP/Noite

    ResponderExcluir
  85. O sentimento de necessidades e desejos, está todo tempo evoluindo , junto com isso alimentando nossas necessidades. Maslow previu a pirâmide na ordem que era mais conveniente naquele tempo. A propósito, a teoria cabe nos tempos atuais, porem a ordem pode inverter.

    Edgar Brito - LBA - NOITE

    ResponderExcluir