segunda-feira, 4 de maio de 2015

Medo de perder alguma coisa


Por Ronaldo Lemos - Folha de S. Paulo - 6/1/2014

Férias são momento de administrar modalidades de ansiedade: "Fomo", "Fobo" e, explico, "Foda"

Janeiro é o momento em que muita gente decide tirar férias. Com o período, vem junto um convidado nada bem-vindo: a ansiedade. Férias são não apenas o momento de descansar, mas também de praticar a arte de gerir as diversas modalidades de ansiedade que assombram o nosso tempo, como o "Fomo", o "Fobo" e o "Foda" (muita calma nesta hora, já explico abaixo o que cada uma das siglas significa).
"Fomo" é o "Fear of Missing Out" ("medo de perder alguma coisa", em inglês). O sentimento foi batizado em 2000, mas levou um tempo para se tornar epidêmico. Isso aconteceu a partir da popularização dos smartphones. Com eles, ficamos conectados à rede (e, assim, a outras pessoas) o tempo todo. As oportunidades se multiplicam. As redes sociais mostram um desfile permanente de pessoas se divertindo e fazendo coisas "incríveis". Enquanto isso, temos de nos contentar em gerir o nosso tempo real.

Essa situação traz consigo a sensação de que estamos sempre perdendo algo, ou que poderíamos estar fazendo outra coisa melhor. Dessa forma, somos transformados em economistas do nosso próprio tempo. A todo momento temos de decidir qual é o "custo de oportunidade" de fazer alguma coisa e não outra. E lidar com a sensação de que a decisão pode ter sido errada.

O primo do "Fomo" é o "Fobo": "Fear of Being Offline" ("medo de ficar desconectado"). Esse é outro drama que afeta especialmente períodos de férias. Um estudo recente do Facebook realizado em 13 países apontou que, entre jovens de 13 a 24 anos, o medo da desconexão chega a ser paralisante. Por exemplo, 75% deles se recusam a sair de casa se não estiverem com seus celulares. A pesquisa apontou que o medo da desconexão é especialmente alto entre jovens brasileiros. Como disse um entrevistado, paulista de 16 anos: "Não consigo viver sem saber o que as pessoas estão fazendo ou pensando. Se fico mais de dez minutos sem o meu celular, é muito difícil". Em outras palavras, para quem sofre de "Fobo", sair de férias longe da internet soa mais como um inferno do que um paraíso.
A resultante dessas modalidades de ansiedade é o "Foda": "Fear of Doing Anything" ("medo de fazer qualquer coisa"). Com tantas opções, muita gente acaba paralisada e incapaz de tomar decisões. Se decidir implica sempre perder algo, melhor não fazer nada. Esse problema, cada vez mais comum, manifesta-se das formas mais inusitadas. Por exemplo, com a chegada dos novos serviços de música e filmes por "streaming" --que oferecem amplo catálogo--, muita gente sente dificuldade em escolher o que ouvir ou assistir. Ficam folheando o catálogo até "decidir" não ver nada.

Por tudo isso, as férias são um excelente momento para praticar como lidar com tais medos. Eu mesmo, para escrever este artigo, tive de decidir entre ficar na frente do computador ou ir correr na praia. Decidi pela primeira opção. A segunda começa logo depois deste ponto final.

Prezados e Prezadas, sabemos que os fenômenos apontados pelo autor não se restringem, no que condiz as suas vidas cotidianas, ao mês de janeiro. Falamos de Ansiedade em sala e agora é importante que deem sua opinião e qual o impacto no consumo.

100 comentários:

  1. As férias de janeiro é só um exemplo mesmo, porque hoje a ansiedade está presente, ainda que pequena, em quase todos os momentos do nosso cotidiano. O Fobo, Fomo e Foda, estão presentes em várias situações que tomamos durante o dia, ocupando nossas mentes mais do que necessário por estar ansioso e preocupado com coisas que não deveriam ser tão significantes.
    Em relação ao consumo os três termos podem ser favoráveis ou não. Isso porque o medo de perder algo pode fazer com que a pessoa não queira perder o lançamento e a moda do momento ou até mesmo não queira perder dinheiro. Já o medo de ficar offline faça com que a pessoa adquira instrumentos para ficar online o tempo todo ou se em algum lugar não tem rede, faz com que os consumidores nem cheguem lá. Por fim, o medo de fazer algo, pode fazer com que a pessoa seja fiel a uma empresa e não mudar ou ficar em dúvida em algumas marcas e não escolher nenhuma delas.
    Então é necessário divulgar uma marca, produto ou serviço levando em consideração as ações conforme a ansiedade do público, para trabalhar da melhor forma, a favor da empresa.
    Gabriela Samanta dos Santos - 6° Período – Noite

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  2. Essa ansiedade esta cada vez mais presente na sociedade, algumas pessoas ainda tentam fugir disso, mas eh algo q na sociedade corrida de hj eh inevitável. Por um lado eh bom pois estamos mais conectados com as pessoas, mesmo q as vezes pareça que não , dizem que um dos maus de nossa época eh a ansiedade extrema. Isso tende a aumentar, e a publicidade, as empresas, publicdade utilizam disso, e devem levar em consideração os efeitos disso dentro de sua própria empresa.

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  3. Essa relação de ansiedade é um fenomeno que cresce cada vez mais no mundo moderno, com isso usamos o consumo para aliviar essa ansiedade, momentaneamente.
    A questão é que estamos 'presos' ao conforto que o consumo nos traz, nos prendemos em trabalhar e fomentar a maquina do sistema. Sempre somos incentivados a querer mais, e com isso aumenta nossa ansiedade de sempre ter e sempre conquistar.. Com isso as pessoas começam a criar medos e compulsões como resposta dessa defasagem criada pela sociedade.
    Tenho uma teoria também que eu vejo a cidade e seu ambiente como um microondas gigante ligado, e nós, as pessoas que estão lá dentro, são moléculas de água.
    Ao entrar, a gente entra naquela frequência ( afinal, o microondas agita as moléculas de água em uma frequencia que não é a sua natural)
    Com isso a gente se agita para a vibração que o que está ao nosso redor nos colocou e não na nossa normal. Ao sair de férias a gente volta para o nosso ''estado normal'', só que quanto mais você está agitado, mais envolvido, mais dificil será voltar a nossa agitação normal, assim há esse ''deley'' (quando a pessoa está tao envolvida, ela demora mais a voltar a sua agitação normal)
    Assim, quanto mais envolvido com a cidade e tudo que a envolve, mais consumista a pessoa vai ser, e mais ansiosa ela vai ser por estar mais agitada do que seu estado normal.

    Luiz Eduardo Rezende Tavares - 6º periodo - Manhã

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  4. O Fobo, Fomo e Foda, estão cada vez mais presentes nos dias de hoje. Em relação ao consumo os três podem ser útil. O medo de perder algo, pode fazer que a pessoa não queira perder a novela, não queira perder o lançamento de algo novo no mercado, já o medo de ficar offine faz com que apessoa possua produtos para ficar online o tempo inteiro. E o medo de fazer qualquer coisa, pode trazer muitos consumidores ficarem fieis a uma marca.
    Por isso é preciso conhecer as ansiedades do seu público alvo, para conseguir trabalhar da melhor maneira possível, favorecendo a empresa.

    Isabella Rodrigues Miranda - 6º periodo - Noite

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  5. Eu sou muito ansiosa pra fazer uma coisa que vai acontecer +- 1 semana. Fico na internet quase todo o tempo. Eu acho que todos tem um pouco de ansiedade.E a ansiedade cresce bastante no mundo de hoje.

    Cecilia Fernandes Rodrigues - 6º Periodo - Manhã

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  6. Podemos Dizer que esses termos estão presente no nosso cotidiano, pois o ser humano hoje em dia não pode ter nada em mente que já te que adquirir como um produto ou até mesmo algum problema que está ocorrendo na sua vida pessoal. Aquilo faz com que ele queira resolver logo e assim gera ansiedade. Da mesma forma o produto se lança algo novo os jovens não querem ficar de fora da novidade e querem adquirir aquilo o mais rápido possível para não ficar ultrapassado e sim dentro da onda do modernismo. Então esses fatores pensando em marca pode favorecer muito pois as marcas acabam lançando produtos para que a sociedade queiram compra-las assim gera a ansiedade, o medo de perder algo com o lançamento de algum produto no mercado, ou até mesmo de não adquirir aquele produto de alta tecnologia e ficar desconectado.

    Thiago Gonçalves Duarte / 6° Período / Noite

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  7. Tudo que é usado de forma exagerada é depreciativo por isso quando você passa a ser dependente do celular, computadores e outros meios de comunicação isso é prejudicial. Porém hoje a informação vem e vai muito rápido, se agora algum assunto está em alta daqui uma hora ou até menos pode ser outro, por isso as pessoas sentem assim, você perde muita coisa em muito pouco tempo. É preciso dosar, não se preocupar tanto com isso,porque você nunca vai conseguir absorver toda a informação.
    Bárbara Lessa - 6 Período - Manhã

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  8. O medo de estar desconectado está cada dia mais presente na vida de todos, pois o mundo tem evoluido cada dia mais rápido com a tecnologia, a informação tem chegado de forma assustadora, as pessoas podem dizer o que acham sobre determinado assunto quando quiser, e quando você não acompanha esse mundo, é como se ficasse perdida, começa então o processo de exclusão de determinados grupos, pois não participou das discussões e debates. O mercado então tem aproveitado dessa ansiedade do consumidor para vender ainda mais, diminuindo os freios e persuadindo as pessoas. A ansiedade do consumidor se tornou um mecanismo a mais de venda das empresas.
    Letícia Lessa- 6 Periodo - Manhã

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  9. A ansiedade é importante para o comércio pois diminui os freios e aumenta o consumo. Quando nos sentimos ficando para trás, sem algo que está fazendo sucesso entre os que nos rodeiam, tendemos a querer ter aquilo também. No mês de janeiro, muitos que nos rodeiam não entram em contato e por isto a ansiedade "diz" que temos de comprar algo da internet pois aqueles que não estamos em contato possivelmente já compraram e vamos ficar para trás.

    São tantas opções dentro do consumo que muitas vezes nos tiram a ação, acabamos por não escolher nada e ficar ainda mais ansiosos. Esta é uma resultante de querer estar conectado e ter medo de ficar para trás.

    A sociedade não irá deixar de ser ansiosa, está na cultura, e com isto, nós publicitários, devemos aproveitar as oportunidades.

    Jefter Barony - 6º Periodo - Manhã

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  10. Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã

    Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que precede momentos de perigo (imaginário ou real), que podem ser marcadas por sensações corporais desagradáveis ou não. Estas sensações podem ser aquela impressão de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, transpiração, etc.

    Penso que a ansiedade, dependendo das circunstâncias ou intensidade, é um fenômeno que ora nos prejudica, ora nos beneficia. Mas que se torna prejudicial ao nosso funcionamento mental e corporal.

    Resumidamente alguns dicionários definem o termo ansiedade como: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros. Em um outro dicionário é dada a definição de acordo com o psicológico: Atitude emotiva referente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança, medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos.

    Sendo assim, a ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. E está relacionada ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.

    Foi dito em sala que nós alimentamos a ansiedade com o consumo e expectativas, que usamos da ansiedade para irmos em direção ao outro, para atribuir ao outro, para ir contra o outro, para esquivarmos dos outros.

    A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples, como por exemplo, usar o elevador, por causa do desconforto que sentem.

    No texto “A influência do humor sobre a compra impulsiva”, cedido pelo professor Claudio, diz o seguinte: “Não há ainda condições de explicar, convenientemente, por que e como os consumidores compram por impulso”. Ou seja, não é possível comprovar que a ansiedade está relacionada ao que compramos. Em nenhum dos textos consultados foi citado o consumismo como tratamento, solução ou causas. Mas penso que pessoas ansiosas usam das compras para tentar suprir esse vazio que a ansiedade causa. Com o ato do consumo/compra conseguimos nos esquecer dos problemas. Mas este ato pode trazer arrependimentos no futuro, como por exemplo, a realização da compra de um produto caro, que futuramente lhe trará problemas financeiros.

    Se pararmos para pensar no ponto de vista do consumo, a ansiedade vem tomando conta da sociedade. Então podemos concluir que a ansiedade realmente vem aumentando, pois as pessoas não param de comprar, principalmente pelo fato da praticidade no ato de adquirir algo e assim usam disso para supri, aliviar, diminuir a ansiedade.

    Izabella Leite _ PP _ 6º Período - Manhã

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  12. Atualmente, percebo que as pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia para suprir inúmeras necessidades, além da ansiedade que perturba quem possui o vício de ficar 24 horas acompanhando as redes sociais. O medo de perder alguma atualização ou ficar por fora de determinado assunto, está afetando negativamente a nossa sociedade. E claro, que hoje em dia, resolvemos a maioria dos nossos problemas através da internet, mas o exagero do uso da mesma, resulta em graves doenças. E preciso saber maneirar, e perceber que você pode fazer milhões de atividades interessantes que não estão dentro de um celular, tablet ou computador, e que poderão acrescentar mais conhecimento e cultura na sua vida.

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  13. Fernanda Leonel Gomes - 6º periodo - Manhã
    Ansiedade sempre esteve presente na vida das pessoas, hoje principalmente por termos recursos para estarmos "conectados" 24 horas por dia. Isso nos atrapalha em várias situações da vida. Uma pessoa que cresce ansiosa e não preocupa em aprender a lidar com isso, tem dificuldades até mesmo em empregos, relacionamentos e exposição em público. Muitas vezes refletimos a nossa ansiedade na compra, e o mercado se aproveita disso, na compra pelo impulso.

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  14. Não há como não falar em ser humano sem não relacioná-lo a ansiedade, pois esta se tornou seu “mal necessário”, sua identidade, sua extensão biológica e psíquica, capaz de controlar diversos aspectos de sua vida. Essencialmente, ambos se complementam e se encontram interligados de modo íntimo e indispensável. É claro que, assim como o ser humano, a ansiedade também evoluiu, se modificando e se adaptando ao longo de nossa existência. Conscientemente ou não, sua influência se manifesta em níveis variados de indivíduo para indivíduo. Bem administrada, é possível coexistir com seu sintoma ao trabalhá-lo de forma positiva ao ser favor. Porém, quando deixamos de ter controle sobre sua atuação, a ansiedade se transforma em patologia, monitorando e influenciando negativamente nosso cotidiano. Em analogia ao texto, fica claro que, a ansiedade nos transformou em reféns de nós mesmos, de nossos impulsos e automatismos, evidenciando-se diretamente em nosso estilo de vida consumista. O Fobo, Fomo e Foda são apenas mais alguns exemplos de como as grandes corporações, visando o retorno financeiro imediato, exploram nossas deficiências em benefício próprio.

    Marcelo Fiuza Sánchez
    Publicidade e Propaganda - 6º período/ noite

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  15. A ansiedade se tornou cada vez mais presente de acordo com a evolução da sociedade. Principalmente na área tecnológica que nos proporciona praticidade, informação a todo momento, e praticamente tudo que desejamos a tempo e a hora. As pessoas estão dependentes da tecnologia para trabalhar, estudar, manter uma "vida social", dentre outras coisas. A ansiedade é um fator forte no consumo, pessoas que sofrem de ansiedade acabam consumindo o que não precisa, por não saber discernir seu sentimento, desejo e necessidade. As pessoas acabam desenvolvendo tipos de ansiedade como o Fobo, o Fomo e o Foda pela atual conjuntura em que a sociedade se encontra.

    Rafaela Damasceno / PP 6° período - Noite

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  17. A ansiedade faz parte da vida de todos, podendo ser em um nível maior em algumas pessoas, mas o que muda realmente é a forma que cada uma lida com sua ansiedade.
    As modalidades de ansiedade Fomo, Fobo e Foda são muito presentes na sociedade atual, acredito que grande parte ligada ao avanço da tecnologia, fator que influência diretamente o consumo, já que muitos tentam resolver ou ao menos diminuir suas ansiedades consumindo produtos e/ou serviços.
    Por isso a publicidade elabora suas campanhas para suprir as necessidades influenciadas pela crise, a ansiedade, atual do seu target, já que essa situação deixa as pessoas mais vulneráveis e propensa ao consumo excessivo e muitas vezes completamente desnecessários.

    Franciele Souza - 6°Período - Noite

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  18. A ansiedade já se tornou um mal da humanidade, basicamente é uma característica do ser humano mas e cada vez mais podemos ver que os jovens se tornam mais ansiosos. Com o passar do tempo vemos que os jovens estão ficando cada vez mais ansiosos mas em contrapartida vemos que a tecnologia que já está presente na vida de nós jovens desde cedo está sem inserida com uma certa velocidade na vida dos adultos e até mesmo dos idosos. Hoje vemos que todas essas fobias que antes eram mais concentradas em adultos e adolescentes está presente também na vida dos mais velhos, não utilizando como exemplo o texto que fala de férias mas outras situações.
    Vemos pais e mães se tornando dependentes de celulares e redes sociais e cada vez mais estão ficando conectados, e muitos conseguimos ver que já sofrem de FOBO, após conhecer o a tecnologia se torna quase impossível se desconectar.
    Cito isso como exemplo pois convivo e vejo diversos filhos conversando sobre as suas mães e pais e seus vícios nas redes sociais.
    Com isso vemos que todos os medos/fobias e os males causados pela ansiedade que estão interligados com a evolução da tecnologia estão passando de geração para geração mas também indo até nossos pais, avós e todos.
    Diego Ribeiro
    6º Período P.P NOITE

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  19. Ansiedade, hoje considerada doença de risco em alguns países. Todas as modalidades estão corretas, e pior, comprovadas no cotidiano de todos. O consumidor com o grande leque de opções que se forma por consequência da conectividade, se torna refém de um mundo inteiro de oportunidades e infelizmente de difíceis decisões, até nas coisas mais simples da vida, tudo se tona um grande obstaculo, gerando em diversos casos, em um ócio viciante de ver, ignorar, esquecer e continuar; Um ciclo sem fim, um vicio sem sentir, e consequências incalculáveis na vida do consumidor, que se torna escravo de sua própria mente, que em um colapso de muitas opções, acaba tomando a pior delas. Hoje o medo em volta do consumidor, é real, e muita das vezes como as modalidades da ansiedade, um perigo que consome mais e mais as sociedades de consumo.
    André Soares Ferreira - 6ºPP - Noite

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  20. Fomo, Fobo e Foda, estão presentes todos os dias na vida de todos nós consumidores, quando estamos com ansiedade, sempre procuramos algo que nos faça suprir esse sentimento, ex. chocolate. vamos na estreia de algum filme, pois temos medo de perder e ficar por fora do assunto na roda da faculdade, e quando se tem medo fazer qualquer coisa, você acaba consumindo de tudo um pouco ou priorizando alguma marca. Hoje vivemos esses tipos de sentimento diariamente.

    Huda Lourena - 6ºPP - Noite

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  21. A cada dia que se passa as pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia, seja para o seu prazer ou viver no mundo virtual. Isso acaba sendo normal nos dias de hoje, com a atualização de aplicativos, novas gerações de redes sociais ou ficar fora de alguns assuntos que surgem a cada dia que se passa. Grande parte dos nossos problemas resolvemos através da internet, celular, computadores e tablets, com isso, as novas informações e atualizações de notícias chegam de uma forma assustadora, envolvendo a pessoa para ficar sempre conectado. Com esse crescimento, o mercado vem sempre numa crescendo é acaba se aproveitando da ansiedade das pessoas para vender mais e sempre buscar se atualizar para atrair o consumidor. Vivemos conectados 24 horas por dia.

    Helena Alvarenga - PP - 6º Período - Manhã

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  22. A percepção do consumo como uma atividade anti-social é bem mais profunda, a ansiedade torna a fomo cada vez mais presente no nosso cotidiano com informações de mais, opções de mais para o consumo de massa moderno.
    Se não atribuímos a isso ao modernismo temos a sensação de estar perdendo alguma coisa com isso é necessário aprofundar estudos sobre a ansiedade do público para desenvolver formas para atingir lucros.

    Mariana Cássia Santos
    Publicidade - 6 Período – Noite.

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  23. A ansiedade está cada dia mais presente na vida das pessoas, e esse "sentimento" cresce com a falsa necessidade de estarmos conectados o tempo todo. Isso nos afeta muito no nosso cotidiano, pois a ansiedade nos leva a tomar decisões precipitadas, e não nos permite aprender a lidar com esse tipo de situação.
    Essa ansiedade reflete diretamente na hora da compra, quando passamos a comprar sem necessidade e/ou compramos na tentativa de nos esconder das situações que estão a nossa volta.

    Daniel Alves - 6° período - manhã

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  24. O principal problema da psique é encontrar modos para enfrentar a ansiedade. Esta é provocada por um aumento, esperado ou, da tensão ou algum desprazer; podendo desenvolver-se em qualquer situação (real ou imaginada), quando a ameaça a alguma parte do corpo ou da psique é muito grande para ser ignorada, dominada ou descarregada.

    Situações que causam ansiedade incluem as seguintes:

    * Perda de um objeto desejado - por exemplo, uma criança privada de um dos pais, de um amigo íntimo, ou de um animal de estimação.

    * Perda de amor - por exemplo, rejeição, fracasso em reconquistar o amor ou a aprovação de alguém que lhe importa.

    * Perda de identidade - por exemplo, medo de castração, da perda de prestígio, de ser ridicularizado em público.

    * Perda de auto-estima - por exemplo, a desaprovação do superego´por atos ou trações que resultam em culpa ou ódio em relação a si mesmo.



    A ameaça desses ou de outros tipos eventos causam ansiedade. Há dois modos de diminuir a ansiedade. O primeiro é lidar diretamente com a situação. Resolvemos problemas, superar os obstáculos, enfrentamos ou fugimos de ameaças, e chegamos a termo de um problema a fim de minimizar seu impacto.

    A energia sublimada reduz as pulsões originais. Esta transformação "coloca à disposição da atividade civilizada uma extraordinária quantidade de energia, em virtude de uma singular e marcante característica: sua capacidade de deslocar seus objetos sem restringir consideravelmente a sua intensidade.


    Cyro Villela
    6° Período Manhã

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  25. Num universo globalizado onde informações, marcas, fatos, produtos, desejos, músicas, anseios, tecnologia, alimentos, cultura, um efeito “sindromático” tem sido gerado para infectar as pessoas: A Síndrome da Ansiedade.
    A busca de consumo por itens em primeira instância tem sido algo fervoroso ao longo desta globalização.
    Uma aflição existencial de consumo e aquisição gerada por uma necessidade de estar num posicionamento privilegiado dentro de seu meio social, de alguma maneira, através de algo que não seja sua personalidade ou atuação humana, fatores que dão pouco e demorado posicionamento no universo em que convivem.
    As pessoas estão tendo sua essência e personalidades alteradas e moldadas de acordo com seu potencial de consumo e privilégio de consumo.
    As crianças estão cada dia mais sendo vítimas deste fator, estão cada dia mais impacientes diante do fato de não conseguirem, de imediato, os novos lançamentos do mercado de brinquedos e os pais, em pânico, quando um destes produtos esgota.
    A Síndrome da Ansiedade molda personalidades, que deveriam ser criadas por experiências de vida; molda comportamentos que deveriam ser criados por conhecimentos existenciais; molda seres humanos distantes uns dos outros, que deveriam se aproximar por sentimentos e acaba distanciando-os por fatores mercadológicos e sociais.

    Isadora de Andrade P. Fernandes - 6º período - PP - Noite

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  26. Acho meio impossível existir algum ser humano nessa terra que não seja ansioso, ao menos com algo mais simples. Isso afeta a vida e o cotidiano das pessoas a cada dia que passa, trazendo dores, problemas cardíacos e até mesmo levando ao nervosismo. Com a nova era digital, as ansiedades pioraram muito, pois além do cotidiano fora da tecnologia, existem interesses a todo instante sobre o que as pessoas estão fazendo na internet, se alguém comentou ou curtiu a sua publicação/foto. O mercado querendo ou não, entra com créditos em cima de tais ações, pois induzem o consumidor a adquirir produtos, despertando o interesse seguido pelo impulso.

    Thiago Henrique de Oliveira - 6° Período PP Manhã

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  27. Primeiramente, é interessante perceber como a sociedade se posiciona ante as novas tecnologias e, em sua decorrência, a necessidade de comunicação que se tornou ainda mais forte entre as pessoas. Ao me ver, problematizam muito o medo de estar desconectado presente em muitas pessoas, mas em oposição à isso, a sociedade mira em um futuro totalmente conectado, onde as informações se integram e o homem que não estiver ativo nesse mecanismo, ficará literalmente de fora. Hoje estamos conectados por meio de um smartphone que ocupa nossas duas mãos, mas já temos no mercado os relógios inteligentes e óculos conectados, ou seja, já vestimos o meio de nos comunicar. Creio que esses medos são apenas passageiros, uma vez que a sociedade está em um momento de transição entre o meio de se comunicar analogicamente e a da comunicação totalmente digital.

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  28. Fernanda Siqueira Cerino RA 3131196811 de maio de 2015 às 10:08

    O Consumismo e as novidades do dia a dia, se encaixam perfeitamente. Crianças antigamente gostavam do pequeno mini game, de brincar na rua e conversar com seus amigos, hoje em dia crianças já usam celular, tablet, tem redes sociais e etc. Os medos constantes de ansiedade antes de efetuar uma compra qualquer, pode estar mais presente do que imaginamos. Essa era digital nos faz repensar se vale ou não a pena designarmos nosso tempo e dinheiro par a algo tão complexo e que engloba todas as pessoas

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  29. A ansiedade é uma característica quase que inerente ao ser humano. Está presente no dia a dia de todas as pessoas e a tecnologia é um fator responsável pelo aumento excessivo dessa ansiedade. O medo de estar desconectado e ficar fora de alguma atualização causa grande ansiedade e pode ainda se tornar motivo de pânico. O indivíduo deve considerar o uso consciente da tecnologia para que ela se torne um aliado em sua vida e não um grande vilão.

    Luíza Drummond- 6 Periodo – Manhã

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  30. Na década de 90 foi marcada pelo início de um grande fenômeno chamado de Globalização. A priori as pessoas acreditaram que o mundo seria mais rico, mais dinheiro no mercado, mais oferta, e chegaram a falar que não davam conta de receber todas as informações que vinham do mundo diretamente para elas. A nova geração cresceu adaptada a essa quantidade de informações que são despejadas ao mesmo tempo, um certo dinamismo ao processar informações das formas mais diversificadas possíveis. Com isso, o poder de escolha é maior, afinal o menu aumentou e com isso as ansiedades e suas diferentes formas tomam conta das pessoas.

    Como papel dos comunicadores, publicitários, deve se entender qual tipo de ansiedade é a que atinge seu target e fazer também escolhas. Intensificar essa ansiedade para o consumo ou então incentivar que ela diminua com o consumo.

    A abordagem certa com certeza será a que é mais coerente com o desejo do cliente, afinal inserir essas informações ao público é dar mais informações globalizadas para assimilar

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  31. A ansiedade está presente na vida de quase todos os seres humanos, difícil encontrar uma pessoa que não sofra com esse problema. Acredito que com o avanço da tecnologia, essa ansiedade aumenta cada vez mais, pois, a grande inserção de informações que temos diariamente, faz com que nós busquemos sempre mais e nunca conseguimos nos satisfazer. Isso acaba ajudando muito na publicidade, pois, estratégias com foco nesse problema da sociedade, faz com que as pessoas tomem decisões precipitadas e acabem comprando coisas que não necessitam.

    Pedro Henrique Martins Torres - 6º Período - Manhã - PP

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  32. A ansiedade, característica essa, biológica do ser humano está cada vez mais inserida no nosso dia a dia. A tecnologia e a facilidade de conexão faz com que as pessoas se sintam parte do bombardeamento de informações que a rede gera. Um aplicativo ser lançado uma aplicativo e você não interagir naquele momento é como um "crime", e pode trazer desconforto em determinado grupo social. Interligando o texto é perceptível que as grandes marcas utilizam uma fraqueza social para adquirir mais consumidores, e estes, por não saberem perceber a diferença entre desejo e necessidade,acabam desenvolvendo tipos de ansiedade como o Fobo, o Fomo e o Foda.

    Thais Silva de Oliveira - Publicidade 6° Periodo

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  33. Como discutido em aula a ansiedade atrapalha a sociedade, mas ajuda ao consumo de produtos. Quando as pessoas estão ansiosas, sem saber o que fazer, elas normalmente fogem dessa situação comprando algo que gostam, comendo algo que a satisfaça e dando presentes a pessoas que amam com a intenção de querer ser amada.
    A tecnologia ajudou e ao mesmo tempo atrapalhou muito a sociedade na questão de suas ansiedades, pois hoje em dia a maioria das pessoas possuem alguma conexão com a internet, então muitas vezes tratam dessas ânsias postando fotos para mostrar que não são sozinhas ou para se encaixar em algum grupo e serem aceitas nessa sociedade que anda tão conturbada.
    As pessoas não sabem o que querem, não sabe por onde caminhar e como caminhar, então utilizam dessas técnicas param se sentirem realizadas em vários sentidos. Mais uma vez, procuram o consumo para essa realização.

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  34. A ansiedade faz parte da vida das pessoas neste século, pois apesar de toda tecnologia e modernidade, os problemas e o medo do futuro não podem ser resolvidos com um clique em uma tela de computador. O consumo preenche, ou busca preencher, o sentimento de vazio e insegurança das pessoas.

    Lucca Melo - 6 período manhã

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  35. Nos tempos modernos temos muitos produtos, máquinas super potentes, celulares com tecnologia de ponta, muitos equipamentos para os consumidores, que quanto mais refém da tecnologia e dos dias corridos, mais ansiosos ficam. É uma estratégia que as empresas usam, que é criar necessidades, e funciona. Vemos pessoas no facebook compartilhando sua vida para demonstrar felicidade e comprando coisas para se satisfazer de alguma forma. Essa ansiedade foi criada no fluxo da sociedade capitalista em que vivemos.

    Diego Melo Franco - 6o período pp/manhã

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  36. Ansiedade é meu nome do meio.
    Tal problema tem sido bem presente no mundo hoje em dia, dificilmente você encontrará alguém que não sofra com isso. Com a tecnologia rule the world, isso aumenta cada vez mais, mesmo que afete em maior número uma geração ou idade específica.
    A fomo, fobo e foda são só mais provas de que cada vez mais o mundo se adapta a mudanças, gosta de consumir e quer se sentir inteirado das mudanças no meio que vive, mesmo que isso signifique alguns futuros problemas psicológicos causados e alimentados por nós mesmos, inconscientemente.

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  37. A ansiedade esta presente em quase todos os momentos. Os termos Fomo, Fobo e Foda já fazem parte da maioria da população, estamos sempre conectados e muitas vezes nos desligamos do mundo real. Com toda a tecnologia acabamos ficando dependentes dela, mas ao mesmo tempo em que ela nos ajuda em alguns afazeres economizando tempo ela pode ser também prejudicial. O medo de perder algo, de ficar desconectado e o medo de fazer qualquer coisa nos deixa ainda mais consumistas, pois queremos acompanhar a tecnologia e estar sempre por dentro do que a de novo no mercado.
    Izabela Luiza – 6° Período PP - Manhã

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  38. A ansiedade está presente na vida de todos os seres humanos. Há ainda os que dizem que não sofre deste mal, o que acredito que seja mentira, pois se avaliarmos o indivíduo a fundo, com certeza vamos encontrar algum vestígio de ansiedade.
    Muitas vezes o resultado de nossa ansiedade é ligado ao consumo excessivo e desnecessário de certos produtos ou serviços, principalmente os que são relacionados a tecnologia. A evolução dos meios tecnológicos são de extrema importância para a sociedade em que nos encontramos mas acho que tudo deve ser dosado e que os tipos de ansiedade Fomo, Fobo e Foda são casos em que pessoas precisam de “ajuda”. Não que isso seja uma doença, apesar de que acredito que isso em um futuro possa causas problemas psicológicos, mas me refiro ao fato de que a vida é muito além de uma rede social e não acredito em relacionamentos e laços virtuais. The fear of missing out deveria ser relacionado ao medo de perder algo na realidade e não em um mundo virtual em que as pessoas nem são elas mesmas.
    Agora para as empresas (de diversos segmentos) se aproveitarem das mais variadas ansiedades do indivíduo, ela precisa conhecer muito bem o público que quer atingir para que consiga um retorno por parte destes.

    Bárbara Carvalhaes - 6º período PP - Manhã

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  40. Isso é “Foda”. Quanto mais a nossa sociedade caminha e “evolui” mais nos tornamos suscetíveis a complexos problemas como crises de ansiedade. Esses problemas acontecem muito por conta do dinamismo da sociedade atual, usamos o computador e logo já abrimos não menos de 5 abas de diferentes contexto, usamos o facebook, instagram e o twitter conjuntamente, isso é uma das principais características da geração Y.
    O grande problema desse dinamismo é que quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo acabamos não nos focando plenamente em tudo, com isso trabalhamos em várias frentes sem ter o melhor resultado possível. Enfrentar o problema acaba sendo a chave para combater esses transtornos claro que não é fácil, mas, depende apenas de nós. Acabo de enfrentar alguns para escrever esse texto.

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  41. A ansiedade esta presente a todo o momento e incrivelmente consegue atingir a todos nos, "Fomo", "Fobo" e, Foda conseguem definir o que já esta tomando conta da sociedade a um bom tempo. Creio que toda essa ansiedade aumente cada vez mais a vontade de consumir, seja pra suprir essa carência interna ou para acompanhar todas as inovações de cada dia. A ansiedade consegue diminuir os freios do consumo, criando na sociedade uma cega e prazerosa visão do consumismo, como forma de suprir e completar seus desejos.

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  42. A ansiedade esta presente a todo o momento e incrivelmente consegue atingir a todos nos, "Fomo", "Fobo" e, Foda conseguem definir o que já esta tomando conta da sociedade a um bom tempo. Creio que toda essa ansiedade aumente cada vez mais a vontade de consumir, seja pra suprir essa carência interna ou para acompanhar todas as inovações de cada dia. A ansiedade consegue diminuir os freios do consumo, criando na sociedade uma cega e prazerosa visão do consumismo, como forma de suprir e completar seus desejos.
    Dayanna Santos 6ºPP Noite

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  43. Acho que é inevitável dizer que a ansiedade está presente no nosso dia-a-dia, todos os três termos estão de alguma forma integrados à nossa personalidade.
    Nós estudantes de comunicação e futuros profissionais temos que enxergar possibilidades de consumo nesses três termos, como identificar cada situação em determinado target? Como me comunicar com alguém que ter muita ansiedade? e como fazer essa pessoa consumir o que demando.
    Existem sim prós e contras do "Fomo", "Fobo" e "Foda" mas como profissionais precisamos identificar a melhor forma de agir mesmo com o impacto que eles causam nas pessoas.


    Lucas Medeiros - 6º Período - Noite - PP

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  44. A ansiedade tem grande impacto no consumo. Existem pessoas que compram certa roupa ou consumem determinado produto para acalmar. Quando estão menos ansiosas elas não precisam de algo que as complete. Acredito que quanto mais ansiosa a pessoa busca cada vez mais, algo que lhe gere um bem estar. Humberto de Jesus Alves Filho 6º período. PP Manhã.

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  45. O texto é específico ao mês de janeiro, mas pelo que podemos observar, serva mesmo como um exemplo do que é o cotidiano, pois hoje em dia, não precisa ser férias ou alguma data específica, não conseguimos desconectar do smartphone e de muitas coisas que se pararmos friamente para analisar, diríamos que é um tempo jogado fora.
    Olhando de qualquer jeito, podemos até pensar em um certo exagero, mas fazendo uma analise mais profunda, podemos perceber o quanto estamos presos a está família "Fobo", "Fomo" e ao "Foda". Queremos fazer muitas coisas, mas o querer e o fazer nos dias atuais estão ficando cada vez mais distante, pois como o texto mesmo explica, a quantidade de pessoas que estão deixando de fazer algo para não perder outro está de certa forma atrapalhando a pessoa de conseguir enxergar que deixando de fazer
    também ela estará perdendo também.
    O incrível dessa questão é o quanto a ansiedade bloqueia o sujeito a ponto de não enxergar que desta forma não há ganho para nenhum lado e assim, deixamos de fazer e aproveitar muitas coisas somente para saciar a angustia qua nos acomete.
    Vejo então, que desta forma o impacto no consumo é terrivelmente cruel pois as pessoas por mais que estejam conhecendo e acreditando mais nas compras on line, não tem o hábito de muitas vezes comprar algo além do que está procurando e assim, também afastando as pessoas das lojas físicas.
    Frederico Inácio - PP/Manhã

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  46. Esse problema vem sendo cada vez mais presente na humanidade, atualmente é difícil achar quem não sofre desse mal. Com a facilidade de estar conectado 24 horas, acaba nos atrapalhando. Isso acaba incomodando em tudo na vida, em relacionamentos, emprego e outros. Tem muitas pessoas que acabam descontando sua ansiedade em consumo, e a publicidade sabendo dessas informações, acabam se aproveitando dessas compras impulsivas.
    Aline de Oliveira Borges - 6º PP Manhã

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  47. Medo? Qual o real significado dessa palavrinha para muitos? Medo existe e de formas diferentes na vida de todas as pessoas, que acaba gerando reações positivas ou negativas, como no caso da ansiedade estudada em sala. Podemos falar não, eu não tenho ansiedade? Mentira! Todos nos expelimos reação à está que pode ser: um nervoso, alergias, mal humo, isolamento dente outras. E devido as estas reações a ansiedade nós, pobres seres humanos procuramos meios de revidar, ou melhor, encontrar uma maneira de saciar, ou tentar diminuir esta ansiedade, que por muitos está voltada para as compras. Sim, compras? Gastar? Como o intuito de tentar frear está " doença" muitas pessoas vão as compras, pois comprando se sentem mais felizes, encontram nesta tarefa uma paz interior, mas que se não controlada pode se tornar um vício ou uma doença real difícil de ser curada. Deve cada um parar para pensar e ver o porque daquela ansiedade ou medo por algo e tentar de maneira simples resolver sem gastos, ou com ajuda de um profissional.

    Jéssica Amata S. C.Cota - PP - 6° Notuno

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  48. A ansiedade é inevitável em qualquer momento do nosso dia. Esta sensação acompanha o ser humano desde os primórdios e estará sempre presente, talvez com mais e mais intensidade a cada ano que se passa. A internet tem a sua parcela de culpa neste aumento devido a esta curiosidade exacerbada de saber do outro, onde estão, com quem estão, o que estão fazendo. É notório que, para algumas pessoas, sair da sua zona de conforto e se dirigir para um local onde obrigará a renúncia da tecnologia, mesmo que por alguns dias, implicará em um sentimento de medo, ansiedade e desconforto.


    Aluno: Rogério Dias
    Turma: PP - 6º Período - Noite

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  49. A ansiedade sempre esteve presente na vida das pessoas, mas com o passar do tempo ela vem se tornando mais expressiva, as pessoas querem cada vez mais aparecer e se mostrar para o seu circulo de amigo. A prova disso é que em cada viagem a pessoa sente prazer em mostrar que estava em tal lugar e não em estar no lugar! Pois bem isso faz com que a pessoa fique ansiosa para fazer uma viagem perfeita para poder mostrar para as pessoas então começa as crises. Isso gera impulso fazendo com que a pessoa compre cada vez mais tecnologia entre outros. No meu ponto de vista acho errado, acho que as pessoas tem que viver o momento e fazer registros para lembranças e não fazer registros para poder pensar naquele momento!

    Kaique de Jesus - PP - 6º Período - Noite

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  50. A ansiedade está presente no dia a dia do ser humano. o Fomo, Fobo e Foda definem o que acontece na sociedade atualmente. A ansiedade faz com que as pessoas passem a consumir mais pois tem o medo se sentirem sozinhas e pouco conectados.
    A publicidade vem utilizando dessa ansiedade e elaborando campanhas onde geram impulsos e as pessoas consuman mais, seja tecnologia ou outros produtos que vão dimunuir um pouco dessa ansiedade.

    Patrícia Souza - 6ª Periodo PP - Noite

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  51. E inevitável evitar a ansiedade! Todos nós passamos por este momento ‘’ansioso’’ ou passa com freqüência no dia a dia, no trabalho, na escola e em outros ambientes. Com as redes sociais em alta, isso agrava e desperta a ansiedade nas pessoas. Grande dos usuários dessas ‘’redes sociais’’ têm a necessidade de demonstrar sua vida narrando ela em tempo real. Postagens constantes como: viagens, saídas com os amigos, namoro dentre outros... São pessoas que além de ansiosas apresentam também uma carência de atenção constante, que só se contentam e saciam-se quando alguém curte e comenta suas publicações. Penso que pessoas que tem este tipo de comportamento, podem ter agravado esta ‘’ansiedade’’ por causa de alguma seqüela familiar que ela pode ter sofrido ou sofre esta carência, e o melhor meio que ela encontra para expressar estes sentimentos, é através das redes sociais.

    Guilherme Andrade / PP - 6º Período - Noite

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  52. E inevitável evitar a ansiedade! Todos nós passamos por este momento ‘’ansioso’’ ou passa com freqüência no dia a dia, no trabalho, na escola e em outros ambientes. Com as redes sociais em alta, isso agrava e desperta a ansiedade nas pessoas. Grande parte dos usuários dessas ‘’redes’’ têm a necessidade de demonstrar sua vida, narrando ela em tempo real. Postagens constantes como: viagens, saídas com os amigos, namoro dentre outros, são freqüentes nessas redes. Pessoas que além de ansiosas apresentam também uma carência de atenção constante, que só se contentam e saciam-se quando alguém curte ou comenta suas publicações. Penso que pessoas que tem este tipo de comportamento, podem ter agravado esta ‘’ansiedade’’ por causa de alguma seqüela familiar ou carência de amigos que ela pode ter sofrido ou sofre, e o melhor meio que elas encontram para expressar estes sentimentos, é através das redes sociais.

    Guilherme Andrade / PP - 6º Período - Noite

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  53. A ansiedade é algo que afeta diretamente o consumo. Acredito que quanto mais as pessoas estiverem ansiosas mais elas vão consumir, para sanar suas ansiedades. Nas férias então nem se fala. Fica um espaço de tempo vazio em que as pessoas querem aproveitar da melhor forma possível. Quando percebem que não estão aproveitando de forma "inteligente" buscam consumir algo mais para aproveitar todo o tempo disponível. Humberto de Jesus 6º Período - MANHÃ

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  54. Ah ansiedade... sentimento que acompanha integralmente a sociedade de hoje. Como lidar e viver com ela? Bem eu não sei muito bem, apenas tento equilibrar o meu fobo, fomo e foda. Acredito que hoje, estes três estão cada vez mais presentes nos dias de hoje, devido a sociedade ser mais solitária, mais medrosa devido a violência e a diversos fatores do país e do mundo, levando a exclusão do outro e o desejo de ficar apenas por traz de telas e cabos.Quando analisamos a questão do consumo, os três podem ser útil. Ao termos medo de perder algo, leva a pessoa a evitar fazer muitas coisas e focar apenas no seu desejo, exemplo a mulher deixa de ir a um bar com amigas para não perder o último capítulo da novela. Quanto ao medo de ficar offine faz com que a pessoa gaste com produtos para ficar online o tempo integralmente. E quanto olhamos o medo de fazer qualquer coisa,podemos ter pessoas que se acomodam e passam a consumir apenas as marcas que já conhecem para não ter surpresas e ter que "perder'' tempo pesquisando.
    Com isso as marcas podem estudar as nossas ansiedades e criar formas de impactar e trabalha-las no consumidor, favorecendo o consumo do seu produto e atraindo positivamente o consumidor fiel.
    Em contra partida a este tipo de consumo, criamos uma sociedade solitária e que se move apenas sobre o poder do mundo virtual, ansioso, não aproveitando a vida naturalmente e quem esta ao seu lado.

    Laura Helena Silva Reis - 6 periodo pp noite

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  57. Com a chegada da era digital a ansiedade se elevou bastante,pois muitos de nós querem saber a todo instante sobre o que ''fulano'' esta fazendo na internet, se ''fulano'' comentou e curtiu sua foto, o que ele tem feito e publicado em suas redes.
    E devido a isso o mercado criou ferramentas para suprir essa ''necessidade'' de esta por dentro de tudo,induzindo o consumidor a adquirir novos produtos cada vez mais tecnológicos, despertando o interesse seguido pelo impulso de compra a cada novidade lançada.

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  58. Seres humanos são seres sociais e ansiosos pela aceitação do outro. Com a chegada da era digital esta ansiedade foi significantemente ampliada, pois agora é possível saber o que os outros fazem e/ou pensam o tempo todo através das redes sociais. Esta ansiedade gera a necessidade de estar sempre atualizado sobre o que há de novo, e isto se refere também ao consumismo, ou seja, estar em busca do de que é moda para ser bem visto perante os outros.

    João Pedro Pereira Gomes Teles - 6º Período - Manhã

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  59. Seres humanos são seres sociais e ansiosos pela aceitação do outro. Com a chegada da era digital esta ansiedade foi significantemente ampliada, pois agora é possível saber o que os outros fazem e/ou pensam o tempo todo através das redes sociais. Esta ansiedade gera a necessidade de estar sempre atualizado sobre o que há de novo, e isto se refere também ao consumismo, ou seja, estar em busca do de que é moda para ser bem visto perante os outros.

    João Pedro Pereira Gomes Teles - 6º Período - Manhã

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  60. A ansiedade faz parte de nos seres humanos, as vezes faz bem mas as vezes não, devemos saber controlar essa características em nos, em relação ao consumo os três termos podem ser favoráveis ou não, as pessoas podem se sentir muito apegada a um produto e não querer se desfazer do que ela já tem, isso é negativo, pois o consumidor ter medo de substituir o um produto por outro, acaba que ela fica “refém” de uma marca específica e não da a oportunidade de conhecer outra marca, mas pode ser positivo no sentido de o consumidor ficar ansioso para o lançamento de um produto e sem pensar duas vezes ele vai fazer de tudo para ter o produto tão aguardado.

    Regis Gobet - 6º Período - Noite

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  62. A ansiedade sempre existiu dentro do seres humanos desde que o mundo é mundo. É uma característica intrínseca a todos nós que estamos nessa vida expostos as reações, sentimentos e sensações. E trazendo essa realidade para os dias de hoje, podemos perceber que o consumo também é alimentado pela ânsia de querer estar socialmente envolvido em um universo onde as melhores pessoas são aquelas que possuem certos objetos, dirigem determinados carros e frequentam certos lugares. Essa vaidade é também motivada pela real ansiedade causada por nós, profissionais da comunicação, que usa dos elementos da publicidade e propaganda para provocar reações na sociedade e levá-los ao consumo.
    Tudo isso faz parte da nossa construção e evolução e nem ao menos nós, conscientes do processo, estamos ilesos desse efeito.

    Filipe Ribeiro - 6º Período Noite

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  63. A ansiedade faz parte de nossas vidas e a internet só alimenta essa ansiedade. Antigamente ninguem precisava saber tudo que a outra pessoa faz, mas hoje, isso se tornou uma necessidade.
    Assim como qualquer outra "caracteristica ruim" do ser humano, esta serve para criar estratégias de mercado.
    Os produtos já são pensados para suprir essa necessidade e saciar essa ansiedade.

    Bárbara Araújo - 6° Periodo - Manhã

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  64. Ansiedade é um desconforto físico ou psíquico. A ansiedade é a ausência de tranquilidade. É a tal da ansiedade que nos fez temer os animais selvagens e nos deu o incentivo para construir casas, trabalhar a inteligência e progredir socialmente. Atualmente, a maioria de nós não teme mais fugir de predadores, mas temos outras coisas a nos incomodar. A ascensão social, por exemplo, é uma delas e ser aceito socialmente nos faz cometer atos impensados que nos prejudicam. Na sociedade contemporânea é necessário por a cabeça no lugar e fazer uma avaliação dos verdadeiros valores. Muitas ansiedades são desnecessárias e não motivacionais ao nosso crescimento. A compra exacerbada é uma fuga encontrada para essa ansiedade e deve ser avaliada constantemente.

    Lucas Santos Gomes - 6° PP Manhã

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  65. A ansiedade não é algo ruim. A ansiedade nos faz evoluir, e sem ela não teríamos chegado no alto da tecnologia que só cresce atualmente. Entretanto, quando existe em demasiada, ela pode nos prejudicar. A situação de consumo da contemporaneidade muitas vezes é utilizada de modo a saciar a ansiedade. Só que isso pode acarretar em alguns problemas. A ansiedade que faz as pessoas se afogarem em compras e se endividarem em demasiado comprando o que não podem pagar para suprir um medo social, não é algo legal. Por isso devemos mais do que nunca aprender a nos controlar e a ter discernimento das nossas motivações. Daquilo que nos faz crescer e daquilo que nos denigre. Ansiedade sim, em demasia não.

    Jéssica Nascimento de Souza - 6° PP Manhã

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  66. O ser humano é ansioso por natureza. Sempre planejando o futuro por ansiedade, graças a ansiedade pensamos em mil e uma possibilidades para nos prevenir. A ansiedade consegue ao mesmo tempo ser boa e ruim, pois nos ajuda a evoluir e ao mesmo tempo nos restringe de muito. Com a chegada da era digital o homem se tornou muito mais ansioso que o normal. Agora pensamos muito no que o outro pensará de nos, o consumismo demonstra muito bem isso. Quado pessoas agem por impulso, para se adequar a certo grupo social, ele está agindo com ansiedade de participar daquele circulo.

    Angelo Araújo 31222275

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  67. Atualmente a pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia, seja por qualquer meio de comunicação (celulares, ipads, computadores, etc), assim o medo de ficar desconectado e perder algo é maior do quer qualquer outra coisa. O mundo tem evoluído cada vez mais e assim as informações chegam de uma forma assustadora, as pessoas comentam sobre determinado assunto/polemica e se não acompanhamos ficamos cada vez mais perdidos com tantas informações em questão de minutos/horas. As pessoas então acabam criando uma necessidade de ficar conectadas 24 horas por dia.
    O exagero da tecnologia afeta negativamente a sociedade e acaba resultando em vários problemas prejudiciais ( ex: saúde).
    Muitas vezes refletimos a nossa ansiedade na compra, e o mercado se aproveita disso na compra pelo impulso e aproveitando dessa ansiedade e da sensação do vazio do consumidor para fazer com que esses indivíduos consumam cada vez mais.

    Ana Carolina A. de Freitas - 6 Periodo - Manhã

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  68. Atualmente a pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia, seja por qualquer meio de comunicação (celulares, ipads, computadores, etc), assim o medo de ficar desconectado e perder algo é maior do quer qualquer outra coisa. O mundo tem evoluído cada vez mais e assim as informações chegam de uma forma assustadora, as pessoas comentam sobre determinado assunto/polemica e se não acompanhamos ficamos cada vez mais perdidos com tantas informações em questão de minutos/horas. As pessoas então acabam criando uma necessidade de ficar conectadas 24 horas por dia.
    O exagero da tecnologia afeta negativamente a sociedade e acaba resultando em vários problemas prejudiciais ( ex: saúde).
    Muitas vezes refletimos a nossa ansiedade na compra, e o mercado se aproveita disso na compra pelo impulso e aproveitando dessa ansiedade e da sensação do vazio do consumidor para fazer com que esses indivíduos consumam cada vez mais.

    Ana Carolina A. de Freitas - 6 Periodo - Manhã

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  70. A ansiedade faz parte de um mundo onde temos cada vez mais controle de tudo aquilo que fazemos e falamos, e por estarmos conectados às pessoas o tempo inteiro, também somos julgados o tempo inteiro, fazendo com que simples ações como ir ao shopping seja visto e comentado, dai a ansiedade que nos cerca nos dias de hoje pois quanto mais desse falso controle que a conectividade nos proporciona mais ansiosos nos seremos e mais preocupados com os demais nos tornaremos.

    Bruno Pinheiro PP manhã

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  71. Falar sobre ansiedade por compras é realmente muito interessante. Mas para começar, é importante deixar alguns conceitos claros: sabemos através de estudos da psicologia que nos autoa firmamos satisfazendo duas necessidades opostas: a necessidade de sermos aprovados, amados e aceitos e a necessidade oposta de conquistarmos, dominarmos e conhecermos.

    Álvaro Augusto

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  72. A ansiedade faz parte de um mundo aonde apresentamos um controle de tudo àquilo que fazemos e pensamos, atrelamos às pessoas sendo ponderados o tempo inteiro, fazendo com que simples atos, como a um shopping seja observado e falado , dai a angústia que nos cerca ,nos dias de hoje uma vez que quanto mais falso o domínio que a conectividade nos proporciona mais apreensivos nos ficaremos e mais preocupados ficaremos com os outros

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  73. Os medos e fobias de certa forma são utilizados no mercado para motivar os consumidores, desta forma a ansiedade pode ser por suprir alguma necessidade como por exemplo segurança, comunicação ou aceitação social.

    O mercado vem alimentando cada vez mais estas ansiedades de forma a conduzir o público a consumir cada vez mais, de tornar o consumo cada vez mais eficaz e essencial. Isso modifica o comportamento do consumidor de forma que seja natural o consumo excessivo, sem haver talvez uma real necessidade.

    De todo modo é importante que exista uma reflexão sobre os atos de consumo, do tipo, "eu preciso disto?", "eu quero isto?", "eu posso comprar isto?", pois as marcas sempre querem vender mais e mais, e se o consumidor não refletir e se posicionar será levado ao consumo de forma inconsequente.

    Harumi Yukawa - PP - noite - 6º período

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  74. Hoje com o auto nível de consumo social. O individuo normalmente obtém algum bem como forma de reduzir a ansiedade e consequentemente a satisfação pessoal. A motivação da compra que é primeiramente a ansiedade, desperta o desejo de consumir. Com tudo, pode se dizer alguns indivíduos não precisam desse bem, fazendo o consumo compulsivo na maioria dos casos.

    Bruna Sotte
    6ºP de P.P. NOITE

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  75. Ansiedade, do latim “anxietate”, atitude emotiva concernente ao futuro, caracterizado por alternativas de medo e esperança.
    Esse é o termo usado para significar esse sentimento inerente ao ser humano, vivemos o futuro e não o presente como fazem as crianças, queremos sempre algo que ainda não temos, consumimos mais e mais, agora e pra já, afinal não queremos esperar ainda que sejam 15 segundos para nos conectar e saber o que se passa ao nosso redor e com as pessoas do nosso círculo social, a última postagem, o carro lançamento de 2016, Iphone 7, noticias de um minuto atrás, e somos ansiosos por muitas coisas e canalizamos essa ansiedade para o consumo, algo que possa satisfazer nossos desejos ainda que momentaneamente.

    Rodrigo Nunes
    6° Período P.P Noite.

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  76. Cada vez mais as pessoas estão sofrendo de ansiedade, talvez por terem a tecnologia ali passando informações cada vez mais em tempo real faça com que as pessoas criem esse abito de ter ansiedade para tudo, no consumo isso afeta muito, pois muitas acabam jogando essa ansiedade em compras, com o pensamento que ao comprar essa ansiedade vai passar.

    Rayanne Vieira
    6º período -PP -Manhã

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  77. Cada vez mais as pessoas estão sofrendo de ansiedade, talvez por terem a tecnologia ali passando informações cada vez mais em tempo real faça com que as pessoas criem esse abito de ter ansiedade para tudo, no consumo isso afeta muito, pois muitas acabam jogando essa ansiedade em compras, com o pensamento que ao comprar essa ansiedade vai passar.

    Rayanne Vieira
    6º período -PP -Manhã

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  79. A ansiedade é inevitável, e o fato de saber o que os outros estão fazendo e pensando o tempo todo, faz com que ela amplie consideravelmente. Hoje é fácil enxergar casos de pessoas que sofrem dessa ansiedade, e em muitos desses casos essa ansiedade é “convertida” em consumo. As modalidades de ansiedade Fomo, Fobo e Foda estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, e ao meu ver, a tendência é aumentar.

    Lucas Diniz
    6º período - PP - Manhã

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  80. Creio que a ansiedade se aplique aos meses de férias, mas não é restrita somente à eles. Estamos conectados 24 horas por dia, seja no trabalho, escola ou casa, sendo que algumas pessoas utilizam o celular até mesmo em momentos que não estão livres; utilizam até mesmo quando estão realizando algo importante. Usar a internet, hoje em dia, não é só em momentos de lazer, intensificando a necessidade das pessoas em estarem sempre conectadas, consequentemente, aumentando a ansiedade. No âmbito do consumo, a crescente ansiedade atual pode levar aos indivíduos a realizarem comprar desnecessárias, desenfreadas, para poderem, de certa forma, escapar da realidade em que vivem. Muitos vêem o ato de comprar como uma atividade terapêutica, recreativa, provendo a sensação momentânea de prazer. Quando a sensação passa, volta a ansiedade, e o individuo busca novamente a tranquilidade nas compras, criando um ciclo vicioso.

    Klytia Moura período, PP- manhã

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  81. A ansiedade se aplica no cotidiano de forma geral, afinal, é inevitável. Misturando medo e esperança a ansiedade toma conta através da emoção. Pode-se dizer que o fato do consumo social estar cada vez mais alto, essa ansiedade esteja aumentando também. É uma chuva de informações ao alcance de um clique na tela, e é aí que o mercado entra motivamento consimudores através dessa ansiedade facilmente alcançada, hoje, ouso dizer, que o cosumo exacerbado é julgado como real necessidade, tendo em vista que o comportamento do consumidor mudou muito.

    Tamires Serra - pp - noite - 6

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  82. O ser humano não se adaptou ao mundo estar em suas mãos, pois até 20 anos atrás a velocidade de comunicação era muito inferior ao que é hoje, então com toda essa tecnologia, o ser humano perde e ganha muita coisa ao mesmo tempo trazendo consequentemente o medo de perder.

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  83. Existem pessoas que compõem para se acalmar, com ansiedade , mas fora dessas situacoes o consumo diminue. Acredito q a ansiedade aumenta mais o consumo para que gere um bem estar.

    Marcelo Assis pp 6p noite

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  84. Todo ser humano anseia por algo, as vezes mais, as vezes menos. E algumas dos porquês estão diretamente ligados a questões estão psicológicas, sociais, que devem ser estudadas e analisadas. Porém, a ansiedade é algo que vem ganhando cada vez mais força, por várias pessoas encontrarem válvulas de escape no consumismo exacerbado. Com isso é preciso ser analisado e compreendido e tratado estes transtornos psiquícos.

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  85. No mundo atual é quase impossível fugir da ansiedade. Estamos expostos em diversas situações em que a ansiedade fala mais alto, o O Fobo, Fomo e Foda está presente em nossos dias em cada decisão a ser tomada.
    È difícil “não se preocupar” ou “não ficar ansioso” em casos que se tem que tomar uma atitude ou uma escolha. Creio eu que em um mundo tecnológico a ansiedade aumenta o consumo. Principalmente para pessoas que sentem necessidade de comprar. A tecnologia hoje te dar essa comodidade de comprar pela internet.
    Silvia Layse- 6º período PP- Noite

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  86. A ansiedade virou rotina nas vidas das pessoas, no mundo em que vivemos é muito difícil fugir dela. No caso do Fobo, Fomo e Foda, o ser humano fica com a ansiedade mais elevada, pois o consumo desse meio esta ligado com a praticidade e comodidade do modo de se comunicar. Para as pessoas que necessitam deste tipo de consumo é quase impossível ficar sem internet nos dias atuais.

    Filipe Bueno - 6º PP - Manhã

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  87. A ansiedade está cada vez mais presente na sociedade, uma coisa inevitável.
    Sendo que nossa ansiedade principalmente em período
    de férias cresce cada vez mais nesse mundo moderno. Sendo assim usamos da tecnologia para amenizar pouco dessa ansiedade.
    O conhecimento da ansiedade do publico alvo é a maior chave para o sucesso.

    Arthemis Raftopoulos
    31222292
    6 Periodo Noite

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  88. Os fenômenos citados no texto se encontram dentro da sociedade atual no dia a dia dos indivíduos, sendo em período de férias ou não. A ansiedade é um mal que acomete a maior parte da população atualmente, podendo ser gerada por diversos fatores. O ócio pode ser apontado como o seu principal fator. Um ser que esta com um grande tempo vago passa a ter um ansiedade a procura de coisas para preenchê-lo. Quando esse tempo ocioso não é preenchido pode acarretar nessas transtornos de medo apresentados no texto acima.
    Quando a relacionamos com o consumo, vemos a presente no comportamento de consumo compulsivo, onde o consumidor compra demasiadamente por impulso produtos que ele não tem necessidade aparente, apenas para preencher esse tempo vago, tentando suprir sua ansiedade sem que os medos comecem a aparecer. Porém as consequências desse consumo veem logo em seguida. Primeiramente pode ocorrer um dissonância cognitiva, um arrependimento das compras realizada. Depois pode ocorrer dívidas difíceis de serem quitadas por esses consumidores, pois como foi realizada uma compra por impulso muitas vezes não é medida o quanto ele pode gastar.
    Assim conclui-se que a ansiedade não gera apenas uma recessão de ações, como pode gerar também atitudes compulsivas.

    Yasmim Duanni Rocha Brugger - 6º perído - PP - Manhã

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  89. A ansiedade está cada vez mais crescente na vida das pessoas, a necessidade de ser sempre melhor e ter o melhor, faz as pessoas buscarem o mais descomplicado, e isso implica em ter um consumo exagerado e ações desesperadas para poderem logo mostrar ás pessoas, e é ai que as tecnologias entram para auxiliarem nas postagens e etc. No entanto toda essa ansiedade no ter e ser, muitas vezes faz as pessoas perderem uma oportunidade melhor que iria vir com paciência.
    Roberta Saturnino de Oliveira - 6° período - APD

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  90. Hoje em dia, é comum as pessoas dizerem mais do que pensam, e por muitas vezes é resultado da ansiedade. Por tanto, podemos dizer que a ansiedade é o fenômeno que mais tem crescido nos últimos tempos. Algumas vezes, podemos considerar que seja um ponto negativo na vida das pessoas e um ponto positivo da publicidade. Pois só de pensar em um produto novo, logo, as pessoas já querem adquirir o produto sem antes mesmo de serem lançados ao mercado.
    Ana Flávia Francisco
    6º Periodo PP manhã

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  91. A ansiedade esta presente em quase todos os momentos... O medo de estar desconectado está cada dia mais presente na vida de todos, pois o mundo evolui cada dia mais rápido com a tecnologia e todos nós queremos acompanhar essas mudanças. As informações já estão chegando quase que em tempo real! Os termos Fomo, Fobo e Foda já fazem parte da maioria da população, estamos sempre conectados e muitas vezes nos desligamos do mundo real.O medo de perder algo, de ficar desconectado e é essa ansiedade do consumidor se tornou um mecanismo a mais de venda das empresas. Acontece que esse exageiro do uso abusivo da tecnologia pode ser prejudicial, causando doenças e pode fazer com que você perca o seu tempo real em tempo virtual!

    Jéssica Martins da Silva - PP 6º periodo - Manhã

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  92. Desde sempre a ansiedade existe no ser humano, porém, de alguns anos pra cá ela vem aumentando, se modificando, e adaptando. Bem administrada a ansiedade tem um lugar positivo, agora mau utilizada ela tem um lado negativo. Tornando cada vez mais a população refém da mídia e do consumo. O Fobo, Fomo e Foda são apenas alguns exemplos de como as grandes empresas, visando o retorno financeiro exploram nossas deficiência em seu beneficio.

    Gabriela Lopes Ferreira- PP- Noite- 6° Período

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  93. Desde sempre a ansiedade existe no ser humano, porém, de alguns anos pra cá ela vem aumentando, se modificando, e adaptando. Bem administrada a ansiedade tem um lugar positivo, agora mau utilizada ela tem um lado negativo. Tornando cada vez mais a população refém da mídia e do consumo. O Fobo, Fomo e Foda são apenas alguns exemplos de como as grandes empresas, visando o retorno financeiro exploram nossas deficiência em seu beneficio.

    Gabriela Lopes Ferreira- PP- Noite- 6° Período

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  94. A ansiedade hoje está presente na vida da maioria das pessoas,nas férias ela só aumenta e o que procuramos fazer para tentar amenizar um pouco a situação é o consumo muitas vezes excessivos e a tecnologia que é indispensável para se manter conectado ao mundo.

    Rafaela Paulinele de Freitas 6° Período PP-Noite

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  95. Hoje em dia a ansiedade, é uma sensação que está presente na vida de todaa as pessoas. Quando essa sensação é bem administrada, ela será sempre positiva. Porém, quando possuímos o medo de perder algo, essa ansiedade do consumidor tornou um mecanismo de venda das empresas.

    Edgar Brito - LBA NOITE

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